• Nenhum resultado encontrado

RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

INTERESSADO/MANTENEDORA UF

A S S O C I A Ç Ã O CATARINENSE DE E N S I N O

SC

ASSUNTO

A u t o r i z a ç ã o (Projeto) para f u n c i o n a m e n t o do Curso de C i ê n c i a s da Computação, a ser m i n i s t r a d o p e l a F a c u l d a d e de C i ê n c i a s e T e c n o l o g i a de J o i n v i l l e .

RELATOR: SR. CONS. S Y D N E I LIMA SANTOS

PARECER Nº 137-94 CAMARA OU COMISSÃO APROVADO EM 22/02/1994

PROCESSO N.° 23001.001400/90

-I - RELATÓR-IO

A Associação C a t a r i n e n s e de E n s i n o encaminhou a este

C o n s e l h o p e d i d o de autorização para f u n c i o n a m e n t o do curso de Ciências da Computação, a ser m i n i s t r a d o p e l a F a c u l d a d e de Ciên_ cias e T e c n o l o g i a de J o i n v i l l e .

A carta-consulta foi a p r e c i a d a e a p r o v a d a através do Parecer nº 615/93, com 60 v a g a s t o t a i s a n u a i s .

A m a n t e n e d o r a ê uma I n s t i t u i ç ã o de e n s i n o com sede própria na c i d a d e de J o i n v i l l e , Estado de Santa Catarina, loca-l i z a d a em área c e n t r a loca-l e aprazíve loca-l, de f á c i loca-l acesso, num terre-no de 20.728m e área c o n s t r u í d a de 10.120 m, com 14 edificações de a l v e n a r i a , toda infra-estrutura d i d á t i c o - p e d a g ó g i ca, possuin do prédio a d m i n i s t r a t i v o , 53 salas: de aula, bibli oteca, auditó-rio com c a p a c i d a d e p a r a 300 pessoas, l a b o r a t ó r i o s , áreas de ' lazer e c a n c h a s para p r a t i c a s d e s p o r t i v a s .

Com experiência e tradição no e n s i n o m é d i o e superior, por mais de duas décadas, a Associação Catarinense de E n s i n o mantém as F a c u l d a d e s de Educação, com 4 h a b i l i t a ç õ e s , Direito, P s i c o l o g i a e C i ê n c i a s da Saúde, com os cursos de F i s i o t e r a p i a e Terapia O c u p a c i o n a l . Todos os seus cursos estão d e v i d a m e n t e ' reconhecidos.

(2)

MEC/CFE

PARECER

PROC. 23001.001400/90-85

1. C o n c e p ç ã o e O bjetivos do Curso

0 Projeto expõe a caracterização sócio-econômica e cultural em que estará inserido o curso, com base na c i d a d e de J o i n v i l l e que possui importan_ tes i n d ú s t r i a s com destaque n a c i o n a l e i n t e r n a c i o n a l , em campos de tecnolo -gia avançada. 0 setor terciário apresenta-se de senvolvido, com área de in- f l u ê n c i a que a b r a n g e 13 m u n i c í p i o s das microregiões norte e nordeste do ' Estado de Santa Catarina, com uma p o p u l a ç ã o e s t i m a d a em m a i s de 700.000 ha-bitantes.

Em função deste d e s e n v o l v i m e n t o , as empresas i n d u s t r i a i s , o comercio e entidades educacionais, entre elas a Associação Catarinense de Ensino, estimulados pelo governo do município, lançaram as condições básicas para o d e s e n v o l v i m e n t o do Projeto "SOFTVILLE - POLO DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA DE J O I N V I L L E " . 0 Curso de C i ê n c i a s da Computação , a n i v e l de B a c h a r e l a d o , a ser mini strado pela Faculdade de Ciências e Tec nologia de J o i n v i l l e , devera a t e n d e r a demanda de p r o f i s s i o n a i s .

2. Organização C u r r i c u l a r

Pelo p l a n o de c u r s o p r o p o s t o , o mesmo terá uma c a r g a h o r á r i a de 3.060 h/a, a c r e s c i d a s de 72 h/a de Educação F í s i c a e de 72 h/h de E s t u d o de P r o b l e m a s B r a s i l e i r o s , que será m i n i s t r a d o de conformidade com a Lei 866/93, perfazendo um total de 3.204 h/a, conforme grade c u r r i c u l a r .

0 curso terá r e g i m e seriado a n u a l com duração de 4 anos e f u n c i o -nara no período noturno, p o d e n d o u t i l i z a r outro turno, q u a n d o necessário.

0 Estágio Superv isionado , c o m p o n e n t e o b r i g a t ó r i o do currículo do curso, está d e t a l h a d o no C a p i t u l o V do projeto de R e g i m e n t o e o b j e t i v a pro-porcionar ao aluno a i n d i s p e n s á v e l c a p a c i t a ç ã o p a r a o p l e n o exercí cio de suas a t i v i d a d e s futuras e a p r e s e n t a - s e como fator de integração escola/empresa/ comunidade.

A carga horária do Estágio está e s t i p u l a d a em 360 h/a, o que permi_ tira superar a c o m p l e x i d a d e tecnológica da área em relação ao campo de traba_ lho.

3. Corpo Docente

Para m i n i s t r a r o curso foram i n d i c a d o s 29 professores, dentre os q u a i s 1 com d o u t o r a d o , 12 com mestrado e. 16 com es pecializ ação e larga expe-r i ê n c i a pexpe-rofissional e de magist é expe-rio supeexpe-rioexpe-r, a t e n d e n d o assim, o d i s p o s t o ' na R e s o l u ç ã o 20/77.

R e l a ç ã o de professores indicados. - Anexo II deste R e l a t ó r i o .

(3)

MEC/CFE

PARECER

Proc. Nº 23001

.001400/90-4. Organização A d m i n i s t r a t i v a e Didatico-Pedagogica

A F a c u l d a d e de C i ê n c i a s e Tecnologia de J o i n v i l l e , responsável pela m i n i s t r a ç ã o do curso, e mantida p e l a Associação C a t a r i n e n s e de E n s i n o e tem por fim d i f u n d i r e aperfeiçoar a c u l t u r a t é c n i c o - c i e n t í f i c a no campo das1 c i ê n c i a s e t e c n o l o g i a , tendo a s e g u i n t e estrutura o r g a n i z a c i o n a l , na forma r e g i m e n t a l : a Congregação, o C o n s e l h o D epartame ntal, os Departamentos, a Diretoria, os Órgãos de Apoio A d m i n i s t r a t i v o e os Órgãos de A p o i o A c a d ê m i c o .

0 exame do Regimento se fará i s o l a d a m e n t e , em Parecer próprio.

5 . B i b 1 i o t e c a

A B i b l i o t e c a que dará suporte ao curso e n c o n t r a - s e c o n s t r u í d a em

-2 uma área de 203,27 m , com a m b i e n t e s p r ó p r i o s para o acervo, sala de l e i t u r a , orientação e c o n s u l t a s e s p e c i a l i z a d a s , com p l a n o de expansão previsto.

Os l i v r o s são c l a s s i f i c a d o s de a c o r d o com o CDD ( C l a s s i f i c a ç ã o De_ cimal de Dewey) a exceção das publicações da área de informática, que estão c l a s s i f i c a d o s de acordo

com o método a d o t a d o p e l a ACM (Association for Compu_ ting Machinery).

0 h o r á r i o de funcionamento é das 07:30 às 11:30 horas e das 13:30 ãs 22:00 horas, d i a r i a m e n t e . E n c o n t r a - s e sob. a r e s p o n s a b i l i d a d e de 1 biblio_ t e c á r i a e de 4 a u x i l i a r e s .

A r e l a ç ã o g e r a l do a c e r v o b i b l i o g r á f i c o e também dos p e r i ó d i c o s es_

p e c i a l i z a d o s c o n s t a m dos autos, possuindo o total de 18.524 títulos e 22.350 v o l u m e s ; 52 p e r i ó d i c o s , s e n d o 18 específicos do curso, a l é m de 21 a s s i n a t u r a s correntes. Q u a n t o ao a c e r v o específico de l i v r o s para o curso, já pos sui em fase de c a t a l o g a r ã o , 698 t í t u l o s , d e v e n d o ser ser a d q u i r i d o s mais 1500 títulos na m e d i d a em que o c u r s o for i m p l e m e n t a d o .

A B i b l i o t e c a está a s s o c i a d a à Rede Acadêmica I n t e r n a c i o n a l BITNET.

6. Edificações, Instalações, L a b o r a t ó r i o s e E q u i p a m e n t o s

As i n s t a l a ç õ e s d e s i g n a d a s para o curso c o n s t a m de 4 salas de aula, com acomodação para os a l u n o s e l a b o r a t ó r i o s p r o f i s s i o n a i s que p e r m i t i r ã o as a t i v i d a d e s de Processamento de Dados, Programação e Práticas. Todas as salas estão e q u i p a d a s com m o b i l i á r i o a p r o p r i a d o . Os l a b o r a t ó r i o s e s p e c i a l i z a d o s ' p e r m i t i r ã o a u t i l i z a ç ã o s i m u l t â n e a de 30 t e r m i n a i s . A r e l a ç ã o de e q u i p a m e n t o s f u n d a m e n t a i s encontra-se encontra-se a n e x o ao projeto.

(4)

A p a r t i r da fase de i m p l a n t a ç ã o do curso, em função da p a r t i c i p a ç ã o da F a c u l d a d e no Projeto S O F T V I L L E - POLO DE T E C N O L O G I A E I N F O R M Á T I C A DE JOIN-VILLE, desenvolv erá a t i v i d a d e s e projetos de p e s q u i s a e extensão em conjunto com empresas e s p e c i a l i z a d a s e seus r e s p e c t i v o s centros de d e s e n v o l v i m e n t o , ' cujos convênios de cooperação t é c n i c o - c i e n t í f i c a fazem parte dos autos..

8. P l a n e j a m e n t o econômico-financeiro

0 plano econômic o-financ eiro esta a t u a l i z a d o e contem projeção das receitas e dos investimentos abrangendo toda a implantação do curso, com in-dicação do valor das m e n s a l i d a d e s e dos n i v e i s s a l a r i a i s docentes em função 'do Plano de Carreira. Contem pla planos de expansão para Biblioteca, instala-ções e equipame ntos, a l é m de um programa de d e s e n v o l v i m e n t o e e s p e c i a l i z a ç ã o para o corpo docente e a d m i n i s t r a t i v o .

II - VOTO DO RELATOR

Considerando o exposto, vota o R e l a t o r favoravelmente ã aprovação do Curso de C i ê n c i a s da Computação, a n i v e l de B acharelado, a f u n c i o n a r na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Joinville, mantida pela Associação ' C a t a r i n e n s e de Ensino, com 60 (sessenta] v a g a s t o t a i s a n u a i s .

Aprovado este parecer, o processo c u m p r i r a o que d i s p õ e m os artigos 19 e 20 da Resolu ção nº 1/93.

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

(5)

ORGANIZAÇÃO C U R R I C U L A R A N E X O I CURSO: C I Ê N C I A S DA COMPUTAÇÃO - B a c h a r e l a d o -Discip1inas Carga Horaria 1. Cálculo I... 144 2. Cálculo II ... 72 3. Álgebra ... . . 72 4. P r o b a b i l i d a d e e estatística ... 72 5. I n t r o d u ç ã o a C o m p u t a ç ã o . » ... 72 6. E n g e n h a r i a de Software... 72 7. Compiladores ... . ... 72 8. Estrutura de Dados ... 72 9. Análise Computacional ... 72 10. Banco de Dados ... 72 11. Sistemas de Computação. ... 72

12. A n á l i s e e Projeto de Sistemas em Processamento de Dados... 144

13. L i n g u a g e m e T é c n i c a de Programação I ... 108

14. L i n g u a g e m e T é c n i c a de Programação II . C o m p u t a d o r e s , sua E s t r u t u r a e Programação ... 144

. Software B á s i c o e L a b o r a t ó r i o de Programação ... 144

15. L i n g u a g e m e Técnica de Programação III ... 144

16. S i s t e m a s O p e r a c i o n a i s de Computação 1 ... 144 17. S i s t e m a s O p e r a c i o n a i s de Computação II ... 72 18. Simulação Discreta ... 72 19. Tópicos A v a n ç a d o s em L i n g u a g e m de Programação... 144 20„ T ó p i c o s A v a n ç a d o s em S i s t e m a s de Computação ... 144 21. A d m i n i s t r a ç ã o G e r a l ... 72 22. A d m i n i s t r a ç ã o de Processamento de Dados ... 72 23. C o n t a b i l i d a d e G e r a l e de Custos ... 72 24. Economia e Finanças» ... 72 25. P l a n e j a m e n t o e C o n t r o l e da Produção ... 72

26. Comunica ção e Expressão ... 72

27. Inglês Básico e Instrumental ... 72

28. Computador e Sociedade ... 36

29. Metodolo gia da Pesquisa Científica ..., ... 36

30„ P r a t i c a P r o f i s s i o n a l sob a forma de E s t á g i o S u p e r v i s i o n a d o (Com t r a b a l h o m o n o g r á f i c o de Graduação) ... 360

(6)

OBSERVAÇÕES Os a l u n o s não d i s p e n s a d o s por Lei, ficam o b r i g a d o s ã P r a t i c a de E d u c a ç ã o F í s i c a , sob a forma de ativi_ d a d e s d e s p o r t i v a s , com a carga de 72 horas, no de_ correr do ano l e t i v o

Estudo de Problemas Brasileiros será m i n i s t r a d o de c o n f o r m i d a d e com a Lei 866/93, com a carga h o r á r i a de 72 h/a.

(7)

O R G A N I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R - (ANEXO I

)

CURSO: C I Ê N C I A S DA COMPUTAÇÃO

Bac ha r elad o

-S e r i a ç ã o

CICL O BÁSICO

Primeira Série

1. Comunic a ção e Expressão ...

72

2. Inglês Básico e Instrumental ...

72

3. Metodologia da Pesquisa Cientifica ...

36

4. Introdu ç ão a Computação ...

72

5. Cálculo I ...

144

6. Álgebra ...

72

7. Admi ni st raçã o Geral ...

72

8. L i n g u a g e m e T é c n i c a de Programação I... ...

108

9. S i s t e m a s de Computação ... 72 720

CICLO PROFISSIONALIZANTE

Segunda Serie

1. Cálculo II ...

72

2. P r o b a b i l i d a d e e Estatística ...

72

3. Economia e Finanças ...

72

4. C o n t a b i l i d a d e Geral e de Custos ...

72

5. Análise Computacional ...

72

6. Estr ut ur a de Dados ...

72

7. L i n g u a g e m e Técnicas de P r o g r a m a ç ã o II

. Co mput adores, sua E s t r u t u r a e Programação ...

144

. Software B á s i c o e L a b o r a t ó r i o de Programação ... 144 720

Terceira Série

1. E n g e n h a r i a de Software ...

72

2. Compiladores ...

72

3. S i s t e m a s O p e r a c i o n a i s de Computação I ...

144

4. P l a n e j a m e n t o e C ontr ol e da Produção ...

72

5. Banco de Dados ...

72

6. A n á l i s e e Projeto de S i stemas em Processamento de Dados.

144

7. L i n g u a g e m e Técnicas de Programação III ... 144 720

(8)

Quarta Serie 1. Simulação ... 7 2 2. Computador e Sociedade ... 36 3. Sistemas O p e r a c i o n a i s de Computação II ... 72 4. A d m i n i s t r a ç ã o de Processamento de Dados ... 72 5. Tópicos A v a n ç a d o s em L i n g u a g e m de Programação ... 144

6. Tópicos Avançados em Sistemas de Computação ... 144

7. P r a t i c a P r o f i s s i o n a l sob a forma de E s t á g i o S u p e r v i s i o n a d o (Com t r a b a l h o monográfico de Graduação) ... 360 900

CARGA H O R Á R I A TOTAL... 3.060

OBSERVAÇÕES: -Os a l u n o s não d i s p e n s a d o s por Lei, f i c a m o b r i g a d o s ã P r á t i c a de Educação física, sob a forma de a t i v i _ d a d e s desportiva s, com a c a r g a h o r á r i a de 72 horas, no decorrer do a n o l e t i v o .

-Estudo de Problemas B r a s i l e i r o s será m i n i s t r a d o de c o n f o r m i d a d e com a Lei 866/93, com a c a r g a h o r á r i a de 72 h/a.

(9)

ANEXO II

Professores i n d i c a d o s por atenderem ao d i p o s t o na R e s o l u ç ã o nº 20/77, a r t i g o 59, a l í n e a s "c" e "d"

1. ADAUTO J A I M E DA S I L V A

D i s c i p l i n a (s): -Computador e S o c i e d a d e

-Metodologia da Pesquisa Científica

Qualificação L i c e n c i a d o em S o c i o l o g i a e Bacharel em Direito E s p e c i a l i z a ç ã o em C i ê n c i a s S o c i a i s Experiência profissional e de magisté rio superior Possui

Parecer CFE nº 766/84 e 17/85

Parecer

2. A D E M I R A L B I N O ROSSI

Disciplina(s) - Introdução a Computação e - Analise Computacional

L i c e n c i a d o em Matemática Qualificação:

Especializações em Administração, Economia Indust rial e Planejamento Empresarial. 20 anos de e x p e r i ê n c i a em a t i v i d a d e s de Processamento de Dados e Experiência de M a g i s t é r i o Superior. Parecer: 3. D A V I D T. B A L S A N E L L I V E G I N I Disciplina(s) - C o m u n i c a ç ã o e Expressão Qualificação: L i c e n c i a d o em Letras

Especialização Lingua Portuguesa e Comunicação Social

Experiência de Magistério Superior P o s s u i Parecer CFE nº 766/84 e 17/85

(10)

4. E U C L I D E S S E C C O

Disciplina(s ) - Calculo - Á l g e b r a e

- P r o b a b i l i d a d e e estatística

Qualific a ç ã o : L i c e n c i a d o em Ma temática e Bacharel em C i ê n c i a s Econômicas.

E s p e c i a l i z a ç ã o em estatística Superior

Experiência profissional e de magistério superior P o s s u i Parecer CFE nº 218/81 e 766/84

Parecer

GERSON V O L N E Y LAGEMANN

Disciplina(s) -Es trutura de Dados

- B a n c o de Dados e - L i n g u a g e m e T é c n i c a de Programação

Qualificação: T e c n ó l o g o em Processamento de Dados Especial ização em A n a l i s e e Sistemas

E x p e r i ê n c i a profissional na área de informática e de m a g i s t é r i o superior.

Parecer

6. ISLEY ROBERTO S C H R O E D E R

Disciplina (s ) : -Administração Geral e

-Planejamento e Controle da Produção

Qualificação: Bacharel em Administração

Especial izações em E n g e n h a r i a de Produção e M a r k e t i n g E x p e r i ê n c i a profissional na área da informática.

Parecer

7. MARCIO LUIZ DA COSTA

Disciplina(s ) : -Introdução à Computação

- A n á l i s e e Projeto de S i s t e m a s em Processamento de Dado - C o n t a b i l i d a d e Geral e de Custos

Qualificação: Bacharel em C i ê n c i a s Contábeis

Especialização em Planejamento e Gerenciamento de Infor mátíca.

E x p e r i ê n c i a p r o f i s s i o n a l na área de infor mática

(11)

8. N I C I A M A R I A BERTHOLD SAAD

Disciplinam (s ) : -Inglês Básico e Instrumental

Qualificação: L i c e n c i a d a em Letras

Especialização em L i n g u a Inglesa e Literatura

Experiência profissional e de magistério superior

P o s s u i P a r e c e r CFE nº 766/84

Parecer:

9. N I L D E GALASSE

Disciplina(s):-Computador e Sociedade

Qualificação: L icenciada em Ciê ncias Sociais

Especializações em M e t o d o l g i a do Ensino Superior e S o c i o l o g i a U r b a n a Experiência de

magistério superior

P o s s u i Parecer CFE nº 17/85

Parecer:

10. OFÉLIA GOMES MACHADO

Disciplina(s): -Calculo -Álgebra e

-Probabilidade e Estatística

Qualificação: L i c e n c i a d a em Matemática

Especializações em Matemática estatística e M e t o d o l o g i a do E n s i n o Superior Experiência de magistério superior Parecer: 11. PEDRO A L U Í S I O DUNZER

Disciplina(s ) : - A n a l ise e Projeto de Sistemas em Processamento Dado: A d m i n i s t r a ç ã o de Processamento de Dados

-Tópicos Avançados, em Sistemas de Computação Qualificação: L i c e n c i a d o em Matemática

Especialização em Admini stração e em Sistema Especia-l i s t a G-2/EEUU.

Experiência p r o f i s s i o n a l na área da i n f o r m á t i c a

(12)

12. ROBERTO B U S C H

Disciplina(s ] : -Economia e Finanças

Qualificação: Bacharel era Administração e Ciên cias Contábeis B a c h a r e l era D i r e i t o

Especialização em Administração e Economia

Experiência profissional e de magistério superior

P o s s u i Parecer CFE nº 17/85

Parecer:

13. SÉRGIO R O B E R T O C O C H E L A

Disciplina (s ) : -Tópicos A v a n ç a d o s em L i n g u a g e m de Programação -Planejamento e Controle da Produção - Prática

P r o f i s s i o n a l sob a forma de Estágio Superv i s i o n a d o .

Qualificação: Bacharel em Admin istração

E s p e c i a l i z a ç õ e s em E n g e n h a r i a de Produção e Ciênc ias T e c n o l ó g i c a s Ex p e r i ê n c i a profissional na área de informática

Parecer

14. SERGI0 RODRIGUES. ALVES

D i s c i p l ina(s): -Administr ação Geral

- A d m i n i s t r a ç ã o em Processamento de D a d o s - P r á t i c a P r o f i s s i o n a l sob a forma de Estágio Superv i s i o n a d o .

Qualificação: - Bacharel em A d m i n i s t r a ç ã o e em D i r e i t o - E s p e c i a l i z a ç ã o de Processamento de Dados

- E x p e r i ê n c i a p r o f issional na área de A d m i n i s t r a ç ã o de Processamento de Dados.

- Possui trabalhos publicados.

Parecer

15. VILMAR A N D E R L E

D i s c i p l ina(s):-Economia e Finanças

Qualificação: Bacharel em C i ê n c i a s Contábeis

Especial ização em Economia e Finanças

E x p e r i ê n c i a profissional e de magistério superior

P o s s u i Parecer CFE nº 17/85

(13)

16. V I L M A R GORGES A L V E S

Disciplina(s): - C o n t a b i l i d a d e Geral e de Custos

Q u a l i f i c a ç ã o : Bacharel em C i ê n c i a s Contábeis e em D i r e i t o Especial ização em C o n t a b i l i d a d e e Custos de

Produção Experiência profissional e de m a g i s t é r i o superior.

(14)

Professores i n d i c a d o s portadores do t i t u l o de mestre ou doutor 1 . ALEXANDRE ANDRADE T E I X E I R A Discip1ina(s ) - A d m i n i s t r a ç ã o Geral - A d m i n i s t r a ç ã o de Proces s amento de Qualificação Dados Mestre

Experiência profissional e de magistério superior Possui Parecer CFE nº 503/89

Parecer

2. A N T O N I O B R Z E Z I N S K I

Disciplina(s ) : - L i n g u a g e m e Técnica em Programação

Qualificação: Mestre

Experiência profissional e de magistério superior P o s s u i PARECER CFE n9 503/89

Parecer: ________________________________

3. EGÍDIO JOSÉ. ROMANELLI

Disciplina(s):

Qualificação:

Computador e Sociedade

Doutor

Experiência profissional e de magistério superior

P o s s u i Parecer CFE n9 503/89 e 33/90

Parecer:

4. ELÓI MENESTRINA

Disscplina(s):-Metodologia da P e s q u i s a c i e n t i f i c a

Qualificação: Mestre

Experiência profissional e de magistério superior

Parecer:

5. E U G É N I O L E B R E L 0 T 0 STEFANELO

Disei piina(s ): - Planejam ento e Controle da Produção

Q u a l i f i c a ç ã o : Mestre

Experiência profissional e de magistério superior Possui parecer CFE n9 503/89

(15)

6. DENIS DONATO FERNANDES

disciplina(s):- I n t r o d u ç ã o a Computação

- A n á l i s e e Projeto de Sistemas em Proces s amento de Dados .

Qualificação: Mestre

Experiência p r o f i s s i o n a l e de m a g i s t é r i o superior

P o s s u i Parecer CFE nº 503/89

Parecer:_ _________________

7. FERNANDO BLEY V I C E N T E DE CASTRO

D i s c i p l i n a ( s ) : A n a l i s e Computacional e

Tópicos Avançados em L i n g u a g e m de Computação

Qualific ação: Mestre

Experiência profissional e de magistério superior

P o s s u i Parecer CFE n) 503/89

Parecer: _____________________________________

9. LUCINDA CLARITA BOEHM

Di seipiina(s ) : I n g l ê s Básico e Instrumental

Q u a l i f i c a ç ã o : Mestre

Experiên cia profissional e de mag istério superior Possui Parecer CFE nº 766/84

10. LUIZ F E R N A N D O CAVALCANTI

disciplina(s): - E n g e n h a r i a de Softwara - E s t r u t u r a de DAdos e - Sistemas de Computação Q u a l i f i c a ç ã o : Mestre

Experiência profissional e de magistério superior P o s s u i Parecer CFE nº 503/89

Parecer: ___________________________________

11. OMIR C O R R E I A ALVES J ÚN I O R

Disciplina ( s ) : -Sistemas de COmputação

- A n á l i s e e Projeto de S i s t e m a s em Processamento de Dados - Sistemas Operacionais Q u a l i f i c a ç ã o : Mestre E x p e r i ê n c i a p r o f i s s i o n a l na área de informática Parecer:

(16)

12. RAUL TBRAND J

Disciplina (s ]

Qualificação

UNI;0R

: Sistemas. Operacionais de Computação

-Tópicos Avançados de Computação

Mestre

Experiência profissional e de magistério superior

Possui. Parecer do CFE nº 503/89

Parecer:

13. UBIRATAN DE MATOS'

disciplina(s):-Comunicação e. Expressão

-Inglês: Básico e Instrumental

- Metodologia da Pesquisa Cientifica

Qualificação: Mestre

Experiência de magistério superior

Possui Parecer CFE nº 503/89

(17)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por

una-nimidade, a conclusão da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

aspirador de pó. Para alcançar um elevado grau de remoção de pó, utilize um removedor de pó móvel adequado recomendado pela Hilti para madeira e/ou pó mineral que tenha sido

74 – Os caminhos rumo à unidade cristã no Brasil (Pe. Elias Wolff) 75 – Alguns pensamentos sobre a Quaresma (Dom Sumio Takatsu) 76 - Esboço de uma Teologia do Antigo Testamento

A alternativa apontada como correta está de acordo com o que é preconizado em bibliografias indicadas no edital do concurso, e, portanto, atinente à temática em

• Application window shortcut key (Tecla de atalho da janela do aplicativo): para abrir um menu rápido para opções em Auto Mode (Modo Automático) e Easy Arrange

A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória

São de grande importância, derivados de atividades desenvolvidas sob pressão de tempo, em função da tensão nervosa à qual o trabalhador se expõe. Vamos imaginar a situação de

Diante de tantas evidências sobre a ausência significativa das pesquisas voltadas para os anos iniciais e a constatação de que mais pesquisas precisam ser empreendidas nessa linha,

Para obter anestesia eficiente, com profundidade e duração adequadas, aliada à segurança, o cirurgião-dentista deve possuir ótimo conhecimento sobre farmacologia e