• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA II SEMINÁRIO NASF- RIO SER RESOLUTIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA II SEMINÁRIO NASF- RIO SER RESOLUTIVO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA II SEMINÁRIO NASF

-

RIO PROBLEMATIZANDO O TRABALHO DO NASF

:

COMO COORDENAR O CUIDADO E

SER RESOLUTIVO

1. APRESENTAÇÃO:

A Coordenação de Policlínicas e Núcleos de Apoio a Saúde da Família (CPNASF), por meio da Superintendência de Atenção Primária (SAP), convida a todos os profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família do município do Rio de Janeiro a participarem do II Seminário NASF-Rio - Problematizando o trabalho do NASF: como coordenar o cuidado e ser resolutivo.

O encontro visa: promover a qualificação e aprimorar as competências e habilidades de todos os atores envolvidos na Rede de Atenção à Saúde da cidade do Rio de Janeiro; a valorização, visibilidade e o intercâmbio de experiências através da utilização de linguagens livres e criativas; a identificação e ampliação do uso das ferramentas no cotidianos das equipes NASF; a melhoria do cuidado e ampliação do escopo de atenção das Equipes de Atenção Básica, contribuindo para o aprimoramento do seu processo de trabalho, para a diminuição das iniquidades na saúde e para a melhoria do acesso aos serviços de saúde.

2. DA REALIZAÇÃO:

O “II Seminário NASF-Rio - Problematizando o trabalho do NASF: como coordenar o cuidado e ser resolutivo” será realizado no dia 13 de maio de 2016, das 8 às 18h, no Auditório da UniGranrio, localizado no endereço:

Rua da Lapa, nº 86 - 13º andar. Lapa (referência: prédio da ACM).

3. DOS EIXOS TEMÁTICOS E CATEGORIAS: 3.1. DAS OFICINAS:

(2)

3.1.1. As oficinas têm por objetivo fomentar espaços para reflexão do trabalho da equipe NASF com base em metodologias ativas de participação e interação entre facilitador e profissionais a fim de abordar aspectos práticos do tema. Abaixo, seguem as Oficinas disponíveis para inscrição:

 OFICINA 1 – Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Apoio à Regulação Ambulatorial;

 OFICINA 2 – Como elaborar a agenda padrão do profissional NASF?;

 OFICINA 3 – A coordenação e condução de grupos nas práticas educativas;  OFICINA 4 – A Intervenção Interpessoal Breve na prática do profissional;  OFICINA 5 – Ferramentas do trabalho cotidiano das equipes NASF;  OFICINA 6 – Síndromes Congênitas Fetais relacionadas ao ZIKA Vírus.

3.2. A Mostra de Trabalhos visa expor experiências cotidianas exitosas e criativas, que apresentem ferramentas de trabalho inovadoras ou reinventadas para a melhoria e integração no serviço dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, terá como eixos temáticos os expostos a seguir:

 Eixo 1 – Boas práticas do NASF na Saúde Mental;  Eixo 2 – O NASF no contexto da Reabilitação;

 Eixo 3 – O trabalho do NASF no cuidado à Saúde da Mulher/Saúde da Criança e do Adolescente; e

 Eixo 4 – O NASF na atenção às Condições de Morbidade/Co-Morbidades relacionadas a Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

Poderão participar com trabalhos inscritos ou como ouvintes todos os apoiadores, profissionais dos NASF do município do Rio de Janeiro.

(3)

5. DAS ETAPAS:

As etapas seguirão o cronograma descrito no anexo I deste edital. 5.1. DAS INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES:

5.1.1. As inscrições para compor o “II Seminário NASF-Rio - Problematizando o trabalho do NASF: como coordenar o cuidado e ser resolutivo” serão gratuitas e realizadas no período 01/04/2016 a 17/04/2016, através doendereço:

https://form.jotformz.com/60765933618667

Atingindo o número de 300 (trezentas) inscrições antes da data limite, as que ultrapassarem este número não serão aceitas.

5.1.2. As inscrições nas Oficinas devem ser realizadas pelo formulário eletrônico e estão sujeitas a lotação.

5.1.3. Cada profissional deverá estar inscrito em apenas uma Oficina, sob pena de cancelamento da inscrição mais recente.

5.1.4. As inscrições e apresentações dos trabalhos serão organizadas de acordo com os eixos estabelecidos no item 3 deste edital.

5.1.5. A submissão de trabalhos deve ser realizada junto à inscrição no evento através do link (https://form.jotformz.com/60765933618667), devendo obedecer a seguinte formatação:

 Título: no máximo 15 (quinze) palavras;

 Autores: até 5 (cinco) autores, contendo Nome completo (sendo o nome do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviações), Categoria profissional, Cargo e Instituição (deve ser inserido o nº da CAP e o nome da unidade) de cada autor;

(4)

 Resumo: no máximo 2.500 caracteres (com espaço) divididos entre os itens abaixo:

o Introdução: até 500 caracteres (com espaço); o Objetivo: até 300 caracteres (com espaço);

o Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava): até 700 caracteres (com espaço); o Conclusão ou Considerações Finais: 1.000 caracteres (com

espaço).

5.1.4. Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho selecionado.

5.1.5. Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos para a mostra em quaisquer dos eixos.

5.1.6. Só serão aceitas submissões feitas através do Formulário de Submissão de Trabalhos e dentro do prazo indicado neste edital. Resumos que não cumpram com as exigências descritas acima não serão aceitos. Recomenda-se detalhada revisão do texto, pois em nenhuma hipótese serão aceitas mudanças no conteúdo do resumo enviado.

5.1.7. A Comissão organizadora selecionará os trabalhos a serem apresentados. Sendo utilizados os seguintes critérios para aprovação:

 Relevância na prática do NASF;

 Encadeamento lógico entre os tópicos;  Clareza, coerência e concisão.

5.1.8. Os trabalhos selecionados para apresentação serão alocados em uma das categorias, a seguir:

(5)

5.1.8.1. Pôster: a exposição do pôster ocorrerá durante todo o evento, em espaço a ser definido, denominado de Corredor de Experiências NASF-Rio. É permitida a utilização de ilustrações (gráficos, tabelas, figuras, etc) relacionadas ao trabalho apresentado. Os painéis devem seguir a seguinte formatação:

 Medida padrão de 120 cm de comprimento e 90 cm de largura;  Material impresso em lona vinílica;

 Acabamento: bastão e cordas de nylon, a fim de facilitar a fixação;

5.1.8.2. Roda de Conversa: espaço de conversa sobre a temática, com duração de 10 a 15 minutos para cada trabalho, sem utilização de recursos multimídia (não será permitido power point, data show e outros). Haverá a participação de um moderador, visando estimular a participação, o diálogo e o compartilhamento de suas realidades locais. Está autorizada a utilização de materiais diversos para a apresentação (fotos, instrumentos e outras ferramentas).

6. DA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO:

A divulgação da Programação e da modalidade dos trabalhos inscritos será realizada via Plataforma SUBPAV e portal da Secretaria Municipal de Saúde até o dia 29/04/2016.

7. DOS ANEXOS:

Faz parte integrante deste edital:

Anexo I – Cronograma das etapas do edital Anexo II – Comissão Organizadora

(6)

Etapa Data/período

Inscrições e submissão 01/04/2016 a 17/04/2016 Divulgação da Programação e trabalhos

aprovados

29/04/2016

(7)

ANEXO II – COMISSÃO ORGANIZADORA

RAFAELLA PEIXOTO DA SILVA OLIVEIRA

Coordenadora de Policlínicas e NASF

FABIOLA ANDRADE RODRIGUES

Gerente de Policlínicas e NASF

RENATA GOMES ZUMA

Coordenação de Policlínicas e NASF

CLARISSA GONÇALVES DA SILVA

Coordenação de Policlínicas e NASF

JOÃO PAULO DA COSTA

Assessoria de Informação

IGOR CRUZ

Superintendência de Promoção da Saúde

PATRÍCIA LIRA

Superintendência de Promoção da Saúde

RAFAEL CAVADAS

Referências

Documentos relacionados

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que