• Nenhum resultado encontrado

A ARTE DO REALISMO NA EUROPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ARTE DO REALISMO NA EUROPA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

A ARTE DO REALISMO NA EUROPA

Antes do Realismo, os temas se limitavam a fatos do mundo moderno; os artistas conseguiram reproduzir perfeitamente o que viam, mas sempre à forma da idealização e teatralidade. Agora eles se preocupavam em fazer uma imitação precisa de percepções visuais sem alterações. Sobriedade, camponeses e classe trabalhadora urbana ao invés de deuses, deusas e heróis da antiguidade; o que era real mesmo e palpável.

Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

São características gerais:  O cientificismo.

 A valorização do objeto.  O sóbrio e o minucioso.

 A expressão da realidade e dos aspectos descritivos.

ARQUITETURA

Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".

PINTURA

Características da pintura:

 Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental.

 Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.  Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS

SÉRIE/ANO: 8 º TURMA(S): A B C D DISCIPLINA: ARTE DATA:____ / ____ / 2016 PROFESSORA: LORENA NUNES DE SOUZA

A T I V I D A D E S ALUNO (A):_____________________________________________________ Nº_______

(2)

Artistas:

 Honoré Daumier (1863-65) - foi o precursor da pintura realista. As caricaturas se tornaram sua marca registrada, impressas e publicadas no jornal Le Caricature, antes da revolução de 1848 e da deposição do rei Luís Felipe I. Além das caricaturas, seu estilo satírico também aparece em suas esculturas realistas. Em vez de retratar o campo, o pintor, escultor, gravurista e chargista francês se inspirou nas cenas urbanas para representar sua crítica à sociedade. Em sua série sobre vagões de trem, o artista mostra com clareza as dificuldades que as pessoas comuns enfrentavam para sobreviver de maneira digna.

(Vagão da terceira classe)

 Gustave Courbet (1819-1877) - foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares.

(O homem desesperado) Autorretrato do artista

(O ateliê – 1855)

(3)

Courbet – coisas reais, concretas e existentes. “Nunca vi anjos, se me mostrarem um, eu pinto”. Tela: "Enterro em Ornans" – sobre gente comum. É a primeira vez que um tema tão comum é retratado como "obra de arte" - essa tela tem cerca de 6m. Antes, nessas proporções, apenas cenas heroicas e mitológicas eram retratadas.

 Jean-François Millet (1814-1975), sensível observador da vida campestre, criou uma obra realista na qual o principal elemento é a ligação do homem com a terra.

As Respigadeiras.(1857) – A representação do movimento nas figuras foi calculada para dar um significado que transcende a simplicidade da cena. As figuras se tornam atores, capturados em pleno movimento. A composição é equilibrada e não há drama ou tensão. A cena sugere calma, com figuras sólidas, unidas ao chão, o que confere firmeza e dignidade na leitura estética. Não há contrastes marcantes de

claro e escuro, e a cor amena da paisagem a torna coadjuvante da ação camponesa.

Releitura de "As respigadeiras" achada na Internet. E faz sentido...o novo nome poderia ser "As catadoras de latinhas"...

(4)

Rosa Bonheur (1822-1879) - mulher artista, a frente de sua época. Pintava os animais como principal tema.

Fotografia da artista. Dissecava animais para conhecê-los anatomicamente e fumava quando era impróprio para as moças da época, morava com uma amiga e certa vez conseguiu uma autorização policial para poder usar calças compridas.

 Camille Corot (1796-1875) - Montou a Escola de Barbizon, onde eram influenciados por John Constable para pintar paisagens.

Escola de Barbizon – na região de Fontainebleau, na Franca, em uma pequena aldeia chamada Barbizon, um grupo de

artistas se reunia para discutir sobre Arte desde o início do século XIX. As paisagens se tornaram mais realistas com a técnica empregada pelos pintores desta escola.

(5)

Suas telas tornaram-se tão populares que foram as mais falsificadas no mundo inteiro.

 Eakins - era sistemático e queria retratar a realidade tal como ela é, sem idealizações. Teve um estudo tão grande em anatomia que chegou a dar aulas para alunos de Medicina.

(6)

Antes dele, as paisagens só serviam como esboço para a pintura. Ele valorizou-a e transformou em obra de arte.

Harnett - natureza-morta. Fazia os objetos de forma tão real, que em alguns bares os garçons ganhavam dinheiro de apostas de

clientes que tocavam no quadro e duvidar ser uma pintura. Certa vez o sindicato do Tesouro do país quis adverti-lo por falsificação por ter pintado notas de dólar tão perfeitamente.

ESCULTURA

 Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são.

(7)

Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.

 Camille Claudel – modelo, aprendiz e amante de Rodin. Suas obras são mais suaves e menos eróticas.

Lista sobre a Arte do Realismo

Questão 01. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamado

Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, se convenceu de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. De acordo com o texto o elemento social que impulsionou a arte realista.

(a) Revalorização da cultura clássica grega e romana. (b) A desaceleração do progresso científico.

(c) A Valorização das visões subjetivas e emotivas para interpretar a natureza. (d) O desejo de fugir da realidade imposta pela sociedade industrial de luta de classes.

(8)

(c) Armazéns, lojas e bibliotecas. (d) Escolas, hospitais e moradias. (e) Ricos palácios e templos.

Questão 03. A escultura do período realista não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os

seres tais como são. Além disso, os escultores preferiram os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Entre os escultores do período realista, o que mais se destaca é Auguste Rodin (1840-1917). Apesar do caráter polêmico de sua obra, que muitas vezes se confundiu-se entre o Romantismo e o Impressionismo, a característica fundamental da escultura de Rodin que o marcou como artista do Realismo, foi a fixação do momento significativo de um gesto humano. Aponte qual destas obras esculturais abaixo não pertence ao artista Rodin:

(a) São João pregando (1879) (b) Os burgueses de Calais (1895) (c) O Pensador (1880)

(d) Balzac (1892-1897) (e) Pietá (1499)

Questão 04. O Realismo surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade, Igualdade e

Fraternidade. A sociedade se dividia entre a classe operária e a burguesia. Logo mais tarde, em 1848, os comunistas Marx e Engels publicam o Manifesto que faz apologias à classe operária. Uma realidade oposta ao que a sociedade tinha vivido até aquele momento surgia com o progresso tecnológico: o avanço da energia elétrica, as novas máquinas que facilitavam a vida, como o carro, por exemplo. Entre as correntes filosóficas, destacam-se: o Positivismo, o Determinismo, o Evolucionismo e o Marxismo. Contudo, o pensamento filosófico que exerce mais influência no surgimento do Realismo é o Positivismo, o qual analisa a realidade através das observações e das constatações racionais. Dessa forma, a produção literária no Realismo surge com temas que norteiam os princípios do Positivismo. São características desse período: a reprodução da realidade observada; a objetividade no compromisso com a verdade (o autor é imparcial), personagens baseadas em indivíduos comuns (não há idealização da figura humana); as condições sociais e culturais das personagens são expostas; lei da causalidade (toda ação tem uma reação); linguagem de fácil entendimento; contemporaneidade (exposição do presente) e a preocupação em mostrar personagens nos aspectos reais, até mesmo de miséria (não há idealização da realidade). A literatura realista surge na França com a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert, e no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881.

O realismo foi um movimento de: (a) Volta ao passado.

(b) Exacerbação ultrarromântica (c) Irracionalismo.

(d) Moralismo.

(e) Maior preocupação com a objetividade.

Questão 02. Entre 1850 e 1900 surgiu nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada

Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização da sociedade. Quanto às características do Realismo, analise os itens abaixo e julgue-os:

(9)

1. ( ) O Realismo repudiava a artificialidade Romântica. 2. ( ) O Realismo foi um grande aliado das classes burguesas

3. ( ) Seus temas giravam em torno das personagens da mitologia francesa. 4. ( ) São também representados temas como a natureza morta e fatos heroicos.

Questão 03. O movimento Realista teve ainda grande expressão na escultura e na arquitetura. Sobre esse assunto julgue os itens:

1. ( ) Os arquitetos realistas procuravam respostas às necessidades urbanas. 2. ( ) Uma das obras arquitetônicas mais famosas do Realismo é a Torre Eiffel.

3. ( ) A escultura fugiu dos princípios que sustentaram o realismo, idealizando seus temas. 4. ( ) Os temas da escultura se opunham aos da pintura, sem o teor político. T

Questão 04. O termo realismo, de uma maneira geral, é utilizado na História da Arte para designar representações objetivas, sendo

utilizado como sinônimo de naturalismo. Normalmente implica numa não idealização dos objetos representados e numa preferência por temas ligados ao homem comum, bem como a existência cotidiana. Sobre a Arte no Realismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:

1. ( ) O realismo repudiava a artificialidade romântica.

2. ( ) A principal característica da arquitetura realista é visível na construção de igrejas. 3. ( ) Os materiais tinham um tratamento agressivo, principalmente o ferro e o bronze.

4. ( ) Ao artista realista não cabia “melhorar” a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.

Questão 05. Quanto a pintura Realista analise os itens e marque a alternativa correspondente:

I. ( ) A pintura Realista caracteriza-se, sobretudo pelo principio de que o artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza.

II. ( ) Para os Realistas, não cabia “melhorar” artisticamente a natureza. . III. ( ) A sua função seria apenas revelar os aspectos da realidade tal como ela é. a) Todos os itens são falsos.

b) Apenas o item I está falso. c) Todos os itens estão corretos. d) Apenas o item III está correto.

Questão 06. Segundo as características do Realismo analise e responda:

I. ( ) O contemporâneo é óbvio na pintura realista.

II. ( ) O nacionalismo vem a ser abandonado em decorrência da necessidade de crescimento da técnica.

III. ( ) Rompem com as convenções acadêmicas a favor da livre expressão da personalidade do artista como nas obras de David.

a) Todos os itens estão corretos. b) Todos os itens são falsos. c) Apenas o item I está correto. d) Apenas o item III está correto.

Questão 07. Havia neste período artistas que viessem a discordar deste movimento criado pelos românticos. Estes artistas ficaram

conhecidos como Realistas. Quanto as característica do Realismo analise e julgue os itens abaixo (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa correspondente à sequência obtida:

I. ( ) Os artistas passaram a usar como modelo um estilo clássico reelaborado com base nos princípios de racionalidade e proporção.

(10)

d) V – V – F – F.

Questão 08. No período romântico muitos artistas discordaram dele. Estes artistas ficaram conhecidos como Realistas. Quanto às

características do Realismo. Marque

a) Os artistas passaram a usar como modelo um estilo clássico reelaborado com base nos princípios de racionalidade e proporção.

b) A simetria e a nitidez das imagens em sua pintura são abandonadas. c) O artista realista não está fortemente ligado ao misterioso e ao sobrenatural. d) O Realismo é considerado o primeiro dos movimentos a se opor ao neoclassicismo.

e) A reprodução da realidade observada; a objetividade no compromisso com a verdade, personagens baseadas em indivíduos comuns; as condições sociais e culturais das personagens são expostas.

Questão 09. Sobre o Realismo marque a alternativa correta:

a) ( ) É uma arte verossimilhante. b) ( ) É uma arte Estilizada. c) ( ) Pode ser abstrato.

d) ( ) Pode ser extremamente geométrico.

Questão 10. Marque a alternativa correta:

a) ( ) No Realismo reaparecem temas mitológicos.

b) ( ) No Realismo o sobrenatural aparece com frequência. c) ( ) Nele a beleza não existe totalmente.

d) ( ) A realidade é o tema principal.

Questão 11. Marque a alternativa correta:

a) ( ) O cristianismo é valorizado no Realismo. b) ( ) O objeto é valorizado no Realismo.

c) ( ) O conceito grego de belo é valorizado no Realismo. d) ( ) Nenhuma das alternativas.

Questão 12. O que foi o Realismo?

_________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________

Questão 13. Assim como a obra “As respingadeiras” e “As catadoras de latinha” apresentadas no texto, elabore uma releitura de

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política