• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CAMPUS BARRA DO CORDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CAMPUS BARRA DO CORDA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

CAMPUS BARRA DO CORDA EDITAL N°. 55, DE 19 DE ABRIL DE 2021

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA AO CURSO

TÉCNICO EM COMÉRCIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

NA FORMA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS – EJA NOTURNO

A DIRETORA GERAL DO CAMPUS BARRA DO CORDA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente EDITAL contendo as normas e os procedimentos para a realização das inscrições, seleção e classificação dos candidatos ao Processo Seletivo Público do

IFMA ao CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA,

noturno, para o ano de 2021.

CRONOGRAMA

DATA ATIVIDADE

19.04.2021 a 26.04.2021 Período de Inscrição e Matrícula 27 de Abril de 2021 Divulgação do Resultado 28 de Abril de 2021 Prazo para recursos

29 de Abril de 2021 Resultado Final

30 de Abril de 2021 Convocação de candidatos excedentes (se houver)

1 DO CURSO

1.1 O presente Processo Seletivo destina-se a selecionar candidatos para o Curso Técnico em

Comércio da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com matrícula única neste Instituto,

possibilitando ao estudante concluir simultaneamente uma habilitação profissional técnica e o Ensino Médio.

2 DAS VAGAS

2.1. As vagas a serem preenchidas pelos candidatos inscritos e matriculados, simultaneamente, obedecida à rigorosa ordem cronológica de inscrição, estão especificadas no ANEXO I deste Edital.

3 DO SISTEMA DE COTAS

3.1. Para este curso, 50% (cinquenta por cento) das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública (Lei nº 12.711/2012).

(2)

3.1.1. Considera-se Escola Pública a instituição pública criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público na forma do que dispõe o Art. 19, inciso I, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

3.2. Os candidatos interessados em concorrer às vagas destinadas aos egressos de escola pública, na forma do subitem 3.1 deverão atentar ao que segue:

I - na forma Integrada, exige-se que o candidato tenha cursado TODO o Ensino Fundamental em escola pública, ou seja: todas as séries do Ensino Fundamental de 8 anos ou todos os anos do Ensino Fundamental de 9 anos.

3.2.1. Poderão também concorrer às vagas de que trata o subitem 3.1 os candidatos que:

I – tenham cursado INTEGRALMENTE O ENSINO FUNDAMENTAL em escola pública em cursos no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do ENCEJA ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino;

3.3. NÃO poderão concorrer às vagas reservadas ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas os estudantes que tenham, EM ALGUM MOMENTO:

a) cursado em escolas particulares parte do Ensino Fundamental, ainda que amparado com bolsas integrais ou parciais de estudo, de acordo com o disposto no Art. 5º, §1º, da Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012;

b) cursado em escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas parte do Ensino Fundamental.

3.3.1. Conforme Art. 20, incisos I, II, III, IV, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 são classificadas como instituições de ensino privadas as escolas particulares, comunitárias,

confessionais e filantrópicas, mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

3.4. Das vagas destinadas aos candidatos egressos de escola pública de que trata o subitem 3.1, 50% (25% do total de vagas) serão reservados aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita, garantindo-se o percentual de 77% (IBGE) destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

3.5. Das vagas destinadas aos candidatos egressos de escola pública de que trata o subitem 3.1, 50% (25% do total de vagas) serão reservados aos candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita, garantindo-se o percentual de 77% (IBGE) destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

3.5.1 Para os efeitos deste Edital a renda familiar mensal per capita será apurada de acordo com o seguinte procedimento:

I - calcula-se a soma dos rendimentos brutos recebidos por todas as pessoas da família a que pertence o candidato, levando-se em conta, no mínimo, os três meses anteriores à data de matrícula do candidato; II - calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos apurados após a aplicação do disposto no inciso I do subitem 3.5.1; e

III - divide-se o valor apurado após a aplicação do disposto no inciso II do subitem 3.5.1 pelo número de pessoas da família do candidato.

3.5.2 No cálculo referido no inciso I do subitem 3.5.1 serão computados os rendimentos de qualquer natureza percebidos pelas pessoas da família, a título regular ou eventual, inclusive aqueles provenientes de locação ou de arrendamento de bens móveis e imóveis.

3.5.3. Estão excluídos do cálculo de que trata o subitem 3.5.1: I - os valores percebidos a título de:

a) auxílios para alimentação e transporte; b) diárias e reembolsos de despesas; c) adiantamentos e antecipações;

d) estornos e compensações referentes a períodos anteriores; e) indenizações decorrentes de contratos de seguros;

f) indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial; e II - os rendimentos percebidos no âmbito dos seguintes programas:

(3)

a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

b) Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

c) Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados; d) Programa Nacional de Inclusão do Jovem - Pró-Jovem;

e) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

f) demais programas de transferência condicionada de renda, implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios;

3.6. Para este curso, 5% (cinco por cento) das vagas serão destinadas aos candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas no § 1° do Artigo 5º do Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

3.7. Quando a aplicação do percentual previsto nos subitens anteriores resultar em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente.

3.8. A participação do candidato no Sistema de Cotas fica condicionada à apresentação, no ato da

matrícula, do respectivo documento comprobatório na forma do exigido no subitem 9.2.2.

3.9. A auto declaração dos candidatos pretos e pardos, realizada no ato da inscrição deste Processo

Seletivo, será confirmada mediante procedimento de heteroidentificação realizado por comissão de validação institucionalmente constituída, conforme dispõe a Resolução CONSUP/IFMA Nº 014 de 22

de maio de 2019.

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão gratuitas, realizadas pelo e-mail da Instituição barradocordaproeja@ifma.edu.br

(devendo todos os documentos requisitados neste Edital serem digitalizados e enviados para o mesmo e-mail) ou, presencialmente, em horário comercial, pela entrega dos documentos ( listados neste Edital ) obedecendo o período de 19 de abril de 2021 a 26 de abril de 2021 no Campus Barra do Corda, no horário das 08h às 12h, em dias úteis, observando todos os protocolos de segurança em saúde.

4.2. No ato da inscrição e matrícula, se presencial, o candidato deverá entregar, preenchido, o Questionário Socioeconômico disponível no site (Consultar Edital), ou, se optar pela matrícula por e-mail, também enviá-lo digitalizado.

4.3. O candidato com deficiência que necessitar de recursos específicos para o preenchimento do Questionário Socioeconômico deverá listar os recursos de que necessita através de notificação no formulário de inscrição (ANEXO II).

4.4. O preenchimento do Questionário Socioeconômico do candidato com deficiência dar-se-á em hora e data a serem comunicadas ao candidato no ato da inscrição.

4.5 Só poderá inscrever-se candidato com, no mínimo, 18 anos completos, até a data da matrícula, e

que já tenha concluído, ou esteja concluindo antes do encerramento do período de inscrição, em 2021, o Ensino Fundamental.

4.6. Serão aceitas inscrições por e-mail até à meia noite do dia 26/04/2021. 4.7. Documentos exigidos para a inscrição e matrícula:

Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental original (Digitalizado) e cópia

(Presencialmente); ou Declaração original (Digitalizado) de Conclusão do Ensino Fundamental, com data a partir de janeiro de 2021;

(4)

Original (Digitalizado) e cópia (Presencialmente) da Carteira de Identidade (RG), ou

Carteira Profissional, ou Carteira Nacional de Habilitação ou qualquer outro documento oficial com foto.

Original (Digitalizado) e cópia do CPF (Presencialmente);

Original (Digitalizado) e Cópia (Presencialmente) de comprovante de endereço recente;

Certidão de Nascimento ou de Casamento original (Digitalizado) e cópia

(Presencialmente);

Prova de quitação com as obrigações do Serviço Militar (Digitalizado) ou (só para

apresentação presencialmente)

Cópia do Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (Digitalizado) ou

cópia (Presencialmente);

Duas fotografias 3x4 iguais, de frente e recentes.

5 CONDIÇÃO SELETIVA

5.1. Os candidatos serão selecionados mediante a ordem de matrícula.

5.1.1. Os critérios a serem considerados na análise do Questionário Socioeconômico são:

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

a) Capacidade de interpretação dos itens do questionário 10 pontos b) Condições socioeconômicas de maior vulnerabilidade 30 pontos

c) Capacidade de expressão escrita 20 pontos

5.2. Se necessário será realizada apenas uma entrevista para preenchimento de futuras vagas ociosas, baseada nos seguintes itens:

a) Compatibilidade entre os interesses e intenções do candidato e o perfil profissional do curso escolhido;

b) Experiência do candidato em ocupações do Eixo Tecnológico a que pertence o curso escolhido. 5.3 O Resultado Preliminar no dia 27 de abril de 2021.

5.1.5 O período para interposição de recursos é de 1 (um) dia útil (28 de abril de 2021) após a divulgação do resultado preliminar, devendo o candidato protocolá-lo na sede do Campus Barra do Corda, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

6 DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. Para a classificação será considerada a ordem de inscrição em que o candidato digitalizou os documentos, bem como para os presenciais a entrega dos mesmos, considerando para ambos, o dia e o horário em que seus documentos foram digitalizados/entregues.

6.2 O preenchimento das vagas será feito em ordem decrescente de pontuação obedecendo ao quantitativo de vagas estabelecido para este curso na forma do quadro de vagas, ANEXO I.

6.3. Em caso de empate, dar-se-á preferência, sucessivamente aos candidatos que tiverem: 1 – Maior tempo fora da escola;

(5)

7. DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

7.1. O IFMA divulgará o Resultado Final no site https://barradocorda.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/ e nas Dependências do Campus Barra do Corda a partir de 29 de abril de 2021.

7.1.1. O Resultado do Processo Seletivo será publicado em Lista explicitando os matriculados por Sistema de Cotas e Ampla Concorrência.

7.1.2. Será divulgada, também, no site https://barradocorda.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/ e nas Portarias e/ou dependências do Campus Barra do Corda, a lista dos inscritos e, consequentemente, matriculados, contendo a relação nominal dos candidatos.

8. DO FUNCIONAMENTO DO CURSO

8.1 O curso será ministrado de segunda a sexta-feira, no turno noturno, conforme Quadro de Vagas (Anexo I), com conclusão simultânea da Habilitação Técnica e do Ensino Médio a ser concluído em três anos. Em caso de necessidade institucional poderão haver aulas aos sábados.

9. DA MATRÍCULA

9.1. As matrículas presenciais dos candidatos aos Cursos Técnico em Comércio da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada ao Ensino Médio, serão efetuadas no Campus Barra do Corda, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), sala 32, no período de

19 a 26 de abril de 2021, no horário das 08h às 12h, de 14h às 18h em dias úteis.

9.1.1. O candidato inscrito que, por qualquer motivo, não efetuar sua matrícula no período estipulado no subitem 9.1, perderá o direito à vaga.

9.2. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar:

9.2.1. PARA OS CLASSIFICADOS PARA AS VAGAS DE AMPLA CONCORRÊNCIA a) FORMA INTEGRADA

I. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia); ou Declaração original de Conclusão do Ensino Fundamental, com data a partir de janeiro de 2021;

II. Histórico Escolar (original e cópia);

III. Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia); IV. Documento de Identidade (original e cópia);

V. Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia);

VI. Prova de quitação com as obrigações do Serviço Militar (só para apresentação); VII. Cópia do Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;

VIII. Duas fotografias 3x4 iguais, de frente e recentes.

9.2.2. PARA OS CLASSIFICADOS PARA AS VAGAS PELO SISTEMA DE COTAS: 9.2.2.1.COTA DE ESCOLA PÚBLICA

I. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia); ou Declaração original de Conclusão do Ensino Fundamental, com data a partir de janeiro de 2021;

(6)

III. Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia); IV. Documento de Identidade (original e cópia);

V. Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia);

VI. Prova de quitação com as obrigações do Serviço Militar (só para apresentação); VII. Cópia do Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;

VIII. Duas fotografias 3x4 iguais, de frente e recentes; IX. Documento comprobatório de renda familiar bruta mensal;

X. Documento que comprove ter o candidato cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública (MODELO ANEXO III). Necessário aos candidatos que não apresentaram Histórico

Escolar.

9.2.2.2. COTA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

I. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia); ou Declaração original de Conclusão do Ensino Fundamental, com data a partir de janeiro de 2021;

II. Histórico Escolar (original e cópia);

III. Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia); IV. Documento de Identidade (original e cópia);

V. Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia);

VI. Prova de quitação com as obrigações do Serviço Militar (só para apresentação); VII. Cópia do Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;

VIII. Duas fotografias 3x4 iguais, de frente e recentes;

IX – Laudo Médico, emitido nos últimos doze meses, comprovando a natureza da deficiência, atestando a especificidade, grau ou nível da deficiência, em conformidade com as definições da Organização Mundial de Saúde (OMS) observado o disposto no § 1º, do Art. 5º do Decreto 5.296/2004.

9.3. O candidato que concorrer através do sistema de cotas que não apresentar, no ato da matrícula, os documentos de que trata o subitem 9.2.2.1. (Cota Escola Pública) e o subitem 9.2.2.2. (Cota para Pessoa com Deficiência) perderá o direito a vaga. O Campus emitirá documento de indeferimento de matrícula ao candidato, explicitando os motivos da inelegibilidade do candidato.

9.4. Da decisão de inelegibilidade do candidato às vagas reservadas para o sistema de cotas cabe recurso interposto a Pró-Reitoria de Ensino, no prazo máximo de 10 dias, a contar da data de indeferimento da matrícula.

9.5 A matrícula poderá ser feita por Procuração com firma reconhecida.

9.6. Ao candidato regularmente matriculado no IFMA nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e eventualmente classificado neste Processo Seletivo Público é vedada a efetivação de sua matrícula, conforme a Portaria Ministerial nº 1.862/92, Art. 1º, a não ser que o candidato cancele a matrícula no curso anterior.

9.7. As vagas remanescentes após o fim do período de matrícula serão preenchidas seguindo a ordem de pontuação dos candidatos excedentes, constantes da LISTA GERAL DE EXCEDENTES, conforme subitem 7.1.2.

9.8. O IFMA divulgará no site https://barradocorda.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/ e na Portaria e/ ou Dependências principais do Campus Barra do Corda, a CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA dos candidatos excedentes ( se houver ) para preenchimento das vagas remanescentes, obedecendo as seguintes datas:

30 de Abril de 2021 Convocação de candidatos excedentes para matrícula (se houver) 9.9. O candidato excedente convocado para matrícula que, por qualquer motivo, não efetuar sua matrícula no período estipulado ou não apresentar os documentos necessários para matrícula, conforme subitem 9.2, perderá o direito à vaga.

(7)

9.10. Após o término da matrícula das chamadas estipuladas neste Edital, se ainda houver vagas, o Campus Barra do Corda poderá realizar outra chamada, até no máximo, a segunda semana de início do período letivo/2021.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. Na hipótese de força maior, o Campus Barra do Corda fará divulgar, sempre que necessário, Avisos Oficiais e Normas Complementares ao presente Edital, constituindo tal documento, a partir de então, parte integrante deste Edital.

10.2. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição e a matrícula do candidato, desde que verificadas qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nos documentos apresentados.

10.3. O Instituto Federal do Maranhão, Campus Barra do Corda, somente se obrigará a ministrar o Curso constante deste Edital quando forem preenchidas, no mínimo, 50% das vagas oferecidas.

10.4. Quaisquer dúvidas ou informações suplementares poderão ser respondidas pela Comissão do Seletivo.

10.5. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Direção Geral do Campus e, quando necessário, encaminhados para solução aos setores competentes superiores do Instituto Federal do Maranhão.

Parágrafo único – Fica eleito o Foro da Justiça Federal da Cidade de São Luís -MA, para dirimir

questões do presente Processo Seletivo Público.

Barra do Corda (MA),19 de Abril de 2021

Marinete Moura da Siva Lobo

Diretora Geral do IFMA Campus Barra do Corda

José Sandro Gomes Fonseca

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO-PROEN

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

CAMPUS BARRA DO CORDA

EIXO CURSO FORMA TURNO VAGAS TOTAIS VAGAS IN ÍC IO D O C U R S O (S E MES TR E ) COTAS AM PL A C O N C O R R Ê N C IA D E FI C IE N TE ESCOLA PÚBLICA RENDA SUPERIOR 1,5 SALÁRIO MÍNIMO PER CAPITA RENDA ATÉ 1,5 SALÁRIO MÍNIMO PER CAPITA PP I DEMAIS PPI DEMAIS GESTÃO E

NEGÓCIOS COMÉRCIO INTEGRADA NOTURNO 30 2 3 1 3 1 20 1º SEM

TOTAL 30

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

(9)

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SELETIVO PROEJA 2021 1) NOME DO

CANDIDATO_________________________________________________________________________ 2) SEXO: ( ) MASC ( ) FEM 3) DATA DE NASCIMENTO:

____/_____/_____ 4) NOME D0 PAI: ___________________________________________________________________________________ _ 5) NOME DA MÃE:_______________________________________________________________________________ ___

6) CPF (DO CANDIDATO): ________________________ 7) RG (DO CANDIDATO): ________________________

8) PERFIL ÉTNICO (cor ou raça): ( ) BRANCO ( ) NEGRO ( ) PARDO ( ) INDÍGENA 09) ESCOLARIDADE (DO CANDIDATO):

( ) Ensino Fundamental Completo

( ) Cursando a última série/ano do ensino fundamental 10) TIPO DE ESCOLA CURSADA OU EM CURSO

( ) Pública Municipal ( ) Pública Estadual ( ) Pública Federal

( ) Rede privada sem bolsa ( ) Rede privada com bolsa integral ( ) Rede privada com bolsa parcial

Conforme Capítulo I, Art 19º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, as instituições de ensino públicas, assim entendidas, as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público.

Conforme Capítulos I, II, III, IV do Art 20º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 as escolas particulares, comunitárias confessionais e filantrópicas, são mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, classificadas como instituições de ensino privadas. 11) TELEFONE: ( ) ___________________ CELULAR: ( ) _____________________________________________ 12) ENDEREÇO: ___________________________________________________________________________________ __ MUNICÍPIO: ___________________________ ESTADO: _________________________ 13) PARTICIPAÇÃO EM COTAS (Observar os requisitos mínimos para participar das cotas) : ( ) Nenhuma

( ) Deficiente

( ) Escola pública-renda per capta até 1,5 salário mínimo-vagas preto/pardo/indígena ( ) Escola pública-renda per capta até 1,5 salário mínimo- demais vagas

( ) Escola pública-renda per capta superior 1,5 salário mínimo-vagas preto/pardo/indígena ( ) Escola pública-renda per capta superior 1,5 salário mínimo- demais vagas

14) TIPO DE DEFICIÊNCIA: ( ) FÍSICA ( ) AUDITIVA ( ) VISUAL ( ) INTELECTUAL ( ) MÚLTIPLA

(10)

( )NÃO ( )SIM

ESPECIFIQUE:________________________________________________________________________ _______________

Corte aqui COMPROVANTE DO CANDIDATO

INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 2021 DO IFMA CAMPUS TIMON DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Nome do

Candidato:______________________________________________________________________ Assinatura do Servidor: ____________________________________ Data:_____/_____/______

(11)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

CAMPUS BARRA DO CORDA ANEXO III

MODELO DE DECLARAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE ESTUDOS EM ESCOLA PÚBLICA

DECLARAÇÃO

Declaramos para os devidos fins de direito que ____________________________________________________________concluiu o Ensino Fundamental neste Estabelecimento de Ensino em ____/____/____, estando o seu certificado em fase de expedição.

Declaramos, ainda, que o (a) referido (a) aluno (a) cursou todas as séries (anos) do Ensino Fundamental em escola pública, conforme consta em seu histórico escolar.

_____________________, ______,_______,______ (cidade) (data) _____________________________________ DIRETOR (A) (carimbo e assinatura)

Referências

Documentos relacionados

A presente pesquisa objetiva discutir e identificar ações afirmativas em gênero e diversidade no currículo da Educação Profissional e Tecnológica – EPT na

Trimestral de Direito Público.. 72.144/5), no qual foi interposta ação civil pública, pelo Ministério Público, para participação em concurso público, para o cargo de Fiscal

O Diretor Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Barra do corda, no uso de suas atribuições, torna público que

Os resultados mostraram que o processo proposto para a purificação do ácido láctico tem grande potencial para obtenção de ácido láctico 2,4 vezes mais concentrado que

Tabela 2- Análise de variância da regressão linear para as variáveis independentes umidade e temperatura do solo e a variável dependente emissão de dióxido de

Tetrastichus giffardianus Silvestre (Hymenoptera: Eulophidae) e Diachasmimorpha longicaudata Ashmead (Hymenoptera: Braconidae) foram os primeiros a serem utilizados

Parágrafo único. Se o condenado, quando proferida a sentença, já estiver na reserva, ou reformado ou aposentado, a pena prevista neste artigo será convertida em pena de detenção,

“Nestes estudos foram descritos alguns casos de recidiva (recorrência) da separação dos músculos do abdômen (diástase) que ocorreram após a correção feita de