• Nenhum resultado encontrado

Importância e definições

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Importância e definições"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

Iniciei meu trabalho em 1958. Vivenciando a pecuária exis-tente na época, entendi qual a conformação ideal necessária para maior produção de carne e aproveitamento de carcaça, conhecendo animais como Índio OM, Tirano F, Notável Indiana, Nassik VR, Negli-gente VR, Ocarim VR, Provedor OM, Legível VR, Bagdá VR, Egípcio F, Garrido F e Federal VR, touro este de 1000 kg a campo, porém, com uma conformação futurista.

A intuição me levou a compreender a importância de aprumos, linha de dorso e parte racial preservada para o verdadeiro produ-tor de carne. Vendo a importância deste biotipo animal comecei a observar as mesmas características nos touros importados como Karvadi Imp., Golias Imp., Godhavari Imp., Rastã Imp., Karnool Imp., e Taj Mahal Imp. Observei neles a mesma qualidade dos grandes re-produtores.

Segui minha seleção nesse caminho, orientado pelos grandes importadores, buscando equilíbrio, preservação racial e padro-nização de suas progênies. Fui jurado durante vinte e cinco anos sempre buscando animais com essas características, pela certeza e consistência do aprendizado desde o início, visando assim a minha contribuição para a pecuária brasileira.

Sempre pensando em colaborar com consistência e provas reais para a pecuária, em outubro de 2014 iniciamos nossos Abates Técnicos, uma experiência única no país, pois se tratam de abates com pais identificados por DNA, em gado comercial, em rebanho de terceiros e com muita transparência nas informações, que foram re-alizados e supervisionados pelo Prof. Dr. Sérgio Pflanzer (Unicamp), Dr. Fausto Pereira Lima, Prof. Raysildo Lobo, ABCZ e Multbeef Ali-mentos.

Isso nos trouxe a confirmação de que os animais que podem contribuir para a pecuária brasileira são animais adaptados, equili-brados, com aprumos perfeitos, linha de dorso plana e parte racial preservada, pois sem ela não existe padronização, exigência essa fundamental para a indústria da carne. Os aprumos e a linha de dor-so estão diretamente ligados ao rendimento de carcaça, qualidade e volume nos cortes nobres, e rendimento de dianteiro, carne essa de maior consumo mundial.

Entramos agora em uma nova fase. Continuam os abates, mas também utilizamos a ultrassonografia de carcaça, realizada pela equipe DGT Brasil (Designer Genes Technologies), pela Dra. Liliane Suguisawa, e com isso tivemos uma grata surpresa: a existência de alto índice de marmoreio em nossos reprodutores.

Mas não podíamos parar por aí. Fomos mais longe e realiza-mos nos EUA testes de maciez em nossos reprodutores. Apesar de não ser a idade ideal para realização desses testes, comprovamos a maciez em nosso trabalho. Assim, unimos em nosso rebanho rendi-mento de carcaça, qualidade de carne e maciez. Isso tudo aliado à padronização das progênies.

E seguimos além, continuamos trabalhando cada dia mais, incessantemente, para a pecuária e o melhoramento, com provas reais, contando sempre com o apoio das entidades de melhoramen-to, e acima de tudo dos criadores do país, pois sem eles tudo isso não seria possível. A eles nosso muito obrigado.

(3)

I

mportâncIa

e

defInIções

O sistema de produção brasileiro a pasto deve estar aliado à se-leção de matrizes como máquinas de alta produtividade e os machos como produtores de proteína vermelha de alto valor biológico. Para tal, o alicerce deve ser construído com aprumos corretos, ossatura forte, boca e narinas bem pigmentadas e umbigo bem inserido. Os pontos relacionados com a funcionalidade dos animais são:

Padrão racial: parte racial preservada.

docilidade: animais dóceis e produtivos.

linhagem degado: exclusivamente de linhagem Indiana.

Pigmentação: influencia no conforto térmico do animal e na sua

longevidade. Animais adaptados possuem pelo fino com maior densidade de pelo por centímetro quadrado. A pele de coloração preta deve ser provida de um sistema muscular subcutâneo que facilita repelência de ectoparasitas. Riqueza secular que não pode ser desprezada na raça zebuína.

estrutura: desenvolvimento ósseo do animal, fixado entre si por

tendões que darão sustentação aos músculos, permitindo maior locomoção em nossas pastagens, maior longevidade e lucrativi-dade da ativilucrativi-dade pecuária.

musculosidade: distribuída de maneira uniforme, homogênea e

de acordo com as características da raça, permitindo visualizar as características qualitativas e quantitativas da carcaça.

Precocidade: estreitamente relacionada com a idade do animal.

Nesta fase o dimorfismo sexual já deve ser bem evidenciado. Nos machos com bom acabamento de carcaça e as fêmeas já com de-senvolvimento e aptas à reprodução.

aPrumos: característica peculiar da raça Nelore para facilitar a

lo-comoção. O tamanho dos membros deve ser equivalente à pro-fundidade do tórax.

dimorfismo sexual: machos com características sexuais primárias

e secundárias evidentes. Fêmeas demonstrando feminilidade de bezerra à vaca adulta.

umbigo: comprimento e posição do conjunto da prega umbilical,

bainha e prepúcio uniforme. Não podendo ser pendular ou com excesso de prepúcio aparente.

Pecuáriasustentável: pecuária que maximiza os ganhos do

produ-tor em harmonia com o meio ambiente.

confira ao vídeo

de nossa história

(4)

S

iStema

de

criação

e

manejo

Na Fazenda Barreiro Grande é feito o ciclo completo da pecuária com cria, recria e engorda. Os reprodu-tores são testados em nosso próprio rebanho antes de ter seu sêmen comercializado. Assim, quando o sê-men é disponibilizado para o mercado os clientes têm a certeza da qualidade de

sua produção, sua rusti-cidade, adaptabilidade, padronização de suas progênies e consistência genética.

Assim são os reprodu-tores da linhagem Adir. Reprodutores com resul-tado de décadas de tra-balho duro em melhora-mento genético e seleção das melhores, mais

fér-teis, puras e produtivas linhagens da raça Nelore. Dessa forma, ao utilizar um reprodutor com a marca Adir, os clientes têm absoluta certeza de levar para seus reba-nhos, puros e comerciais, reprodutores que irão pro-duzir uma bezerrada precoce, parelha, parruda e uni-forme em qualidade e volume de carcaça, sempre com a parte racial preservada.

São reprodutores que, com certeza, produzem ma-chos e fêmeas que irão desmamar com a metade do peso final de abate. O que dá essa certeza é que isso acontece ano a ano em nosso rebanho e em nossos parceiros.

As mães dos reprodutores da marca Adir parem seus bezerros do tamanho padrão da raça Nelore e des-mamam muito acima da média nacional. Sem falar no alto grau de sangue Golias, Karvadi e Godhavari, por-tanto, pedigree aberto, produtivo e diferenciado para acasalamento com todas as principais linhagens da raça Nelore.

a

bateS

técnicoS

Atualmente, o refrescamento de ‘sangue’ na raça Nelore é imprescindível. Para isso, é preciso ter mais do que touros. É preciso ter reprodutores com consistên-cia genética, um rebanho de linhagens indianas PO e POI com origem conhecida e trabalhada.

Com linhagens testadas para habilidade materna, crescimento pré e pós-desmama, fertilidade e acabamento de carcaça, a já consagrada marca no mercado avança rumo a novos horizontes, bus-cando o animal adaptado e sustentável.

Nesse sentido, demos início a uma experiência pioneira no país. Em ou-tubro de 2014 realizamos o Primeiro Abate Técnico por Touro, colocando a prova filhos de nosso reprodutor Jiandut FIV da 2L. Em junho de 2015, dando continui-dade ao projeto realizamos mais dois abates, provando no gancho filhos de outros dois reprodutores: Opus FIV do Brumado e Naman FIV da 2L.

Nos três abates seguimos rigorosamente o mesmo processo, garantindo resultados comparativos confiá-veis e reais. Foram dez garrotes por abate, que vieram de fazenda de parceiros, são filhos de vacas de corte e foram apartados aleatoriamente na porteira.

Tiveram a paternidade comprovada por exame de DNA e após recria a pasto foram submetidos a confina-mento na Estância 2L, recebendo exatamente a mesma alimentação nos três abates.

Todos os abates técnicos foram conduzidos pelo Professor Dr. Sergio Pflanzer da UNICAMP, tendo acom-panhamento do Dr. Fausto Pereira Lima, Professor Raysildo Lobo da ANCP, Dr. Carlos Marino, jurado da raças zebuínas, e da ABCZ, representada por Frederico da Silva Guimarães. Todos também ocorreram no frigo-rífico Olhos D´Água e a desossa na processadora de ali-mentos Mult Beef.

(5)

O primeiro abate realizado foi o dos garrotes filhos do touro Jiandut FIV da 2L, um touro de linhagem Golias. Com idades entre 19 e 20 meses e 90 dias de confina-mento, os garrotes apresentaram os seguintes resulta-dos: peso vivo médio de 487 kg, peso médio final de 290 kg, com rendimento de carcaça de 59,5%, rendimento de desossa de 84%, 100% de cota Hilton e cobertura de gordura ideal de 4 a 6 mm. As carcaças se destacaram também por sua padronização.

No segundo abate, os garrotes do Opus, touro de li-nhagem Jeru, com idades entre 19 e 20 meses e com 86 dias de confinamento, apresentaram peso vivo médio de 531,3 kg, e peso final de 301,4 kg. Seu rendimento médio de carcaça foi de 57%, e rendimento de desossa de 80%, com 100% de Cota Hilton e cobertura de gor-dura ideal de 4 a 6 mm.

mentares, garantindo a realização de um melhoramento genético de um gado adaptado e sustentável.

Em nossa incessante busca pelo melhoramento gené-tico estamos realizando junto à DGT Brasil (Designer Genes Technologies) o trabalho de Ultrassonografia de Carcaças em nosso rebanho.

Ao nosso ver, com a ultrassonografia de carcaças podemos unir os dados e números ao olho do criador, critério de muita relevância em nossa criação. Nosso ob-jetivo é buscar o animal ideal para a pecuária.

Neste catálogo você poderá conferir os dados de ul-trassonografia de carcaça já realizados em nossos re-produtores. O levantamento traz ainda informações como peso, AOL(cm²), AOL/100kg, ratio, marmoreio, EGS (mm), EGS/100kg, picanha (mm) e predição de maciez.

No terceiro e último abate técnico dessa primeira fase, tivemos os filhos do Naman, touro de linhagem Visual. Com idades entre 18 e 19 meses e 96 dias de confina-mento, apresentaram peso vivo médio de 534 kg, peso final de 307 kg. Rendimento de carcaça de 58% e rendi-mento de desossa de 79,68%, alto índice de Cota Hilton e cobertura de gordura desejada e uniforme.

Pode-se observar que os garrotes do Opus obtive-ram excelentes resultados de ganho de peso com menor tempo de confinamento, o Naman conferiu mais peso a sua produção, que era composta de animais com menor idade, e o Jiandut obteve o melhor rendimento de car-caça. Temos a certeza que estas são linhagens

Nosso objetivo com estes projetos é fornecer dados e resultados reais de nossos reprodutores, podendo obser-var os pontos fortes de cada um e assim direcionar aos cri-adores a genética que melhor atende a suas necessidades. Com isso acreditamos contribuir para a pecuária nacional, fornecendo dados reais a toda a classe e às entidades e associações, para que todos possamos juntos avaliar ou reavaliar o direcionamento do melhoramento genético do Nelore no Brasil.

Nelore Adir, raça com produtividade.

(6)

LICCO POI FIV DA 2L

ADIR 2082

n

Nasc.: 26/11/2007

n

Peso: 1.040 kg

n

CE: 40 cm

Enugu POI da ZEB.VR E5775 977

Hogum POI da ZEB.VR G 343 1348

Nipunan PO da ZEB. AO 546 92

Sahma POI Pontal VR VRCM 332

Andamam PO ZEB.VR D4405 566

Ielbarga POI PL VR DD 938 135

Ozhungana PO S. Marta AT1383 17

s

oftware de Predição de maciez

( 31 kgf )

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

940.00 110.16 11.72 0.53 4.26 9.44 1.00 9.48

Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955

Chintaladevi Imp. B 395

medidadoreProdutoremcoleta

59 233 182 57 159 165 40 n28,9% de sangue Golias

n Raça, equilibrado, aprumos e linha de dorso perfeitos n Opção de POI

clique aqui e

assista ao vídeo

(7)

SHIVANGI DA 2L

ADIR 3475

n

Nasc.: 07/01/2014

n

Peso: 1.050 kg

n

CE: 42 cm

Padayi POI da ZEB.VR C 1545

Visual da ZEB.VR D 681

Lotérica da ZEB. AE 9869

Mainara FIV da 2L Adir 2168

Pradesh G 703

Osela da Pontal VR EB 600

Ebena VR da LAG. CJ 8052

c

omentários

nRefrescamento de genética para o Nelore nacional nCarcaça perfeita em distribuição e volume

nAprumos e linha de dorso perfeitos, parte racial preservada

nReúne em seu pedigree as matriarcas Kotti POI BR e Osela Da Pontal VR

Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955

Chintaladevi Imp. B 395

Hakk FIV POI Brumado BRU 4942

Dugal POI do BR. C 7070

Kotti POI do BR. Cl 8774

Kumari III POI BR. BA 7666

medidadoreProdutoremcoleta

58 235 183 57 160 164 42

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

895.00 103.03 11.51 0.56 2.77 9.43 1.05 13.03

clique aqui e

assista ao vídeo

(8)

JALLAD FIV DA 2L

ADIR 1816

n

Nasc.: 29/09/2006

n

Peso: 1.040 kg

n

CE: 41 cm

Enugu POI da ZEB.VR E 5775

Hogum POI da ZEB.VR G 343

Nipunan PO da ZEB AO 546

Sica Pontal VR VRC 3017

Visual da ZEB.VR D 681

Osani Pontal VR VRC 2424

Luina da Pontal VR DS 3052

s

oftware de Predição de maciez

( 27 kgf )

medidadoreProdutoremcoleta

c

omentários

Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955

Chintaladevi Imp. B 395

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

1,040.00 135.09 12.99 0.59 4.25 13.24 1.27 14.83 60 242 182 57 160 164 41

n29,3% de sangue Golias Imp.

nPadronização, habilidade materna, acabamento de carcaça, refrescamento de sangue,

rusticidade, adaptabilidade, aprumos e linha de dorso perfeitos

nTemperamento

clique aqui e

assista ao vídeo

(9)

QUANUPUR DA 2L

ADIR 3086

n

Nasc.: 20/01/2012

n

Peso: 1.020 kg

n

CE: 39 cm

Enugu POI da ZEB.VR E 5775

Xenugu 8616 do RC J 800 Unnan 7498 do RC DG 828

Godavapi da 2L Adir 1355

Dabul TE POI da SF E 4327 Natação da 2L Adir 608 Pinta da Guariroba DD 1986

s

oftware de Predição de maciez

( 30 kgf )

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

1,008.00 120.01 11.91 0.58 5.02 14.16 1.40 21.13

Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955

Chintaladevi Imp. B 395

Jallad FIV da 2L Adir 1816

Hogum POI da ZEB.VR G 343

Sica Pontal VR VRC 3017

Osani Pontal VR VRC 2424

medidadoreProdutoremcoleta

58 229 188 56 160 163 39 n11x Golias

n Touro número 1 para marmoreio na raça Nelore

nTransmite muita carcaça, aprumos e linha de dorso perfeitos, fertilidade n Habilidade materna, pedigree aberto

clique aqui e

assista ao vídeo

(10)

PALLUK POI FIV DA 2L

ADIR 2864

n

Nasc.: 03/03/2011

n

Peso: 1.010 kg

n

CE: 39 cm

Amedaba 3425 Himalaya do BR. B 5980 Gooty III E 6398

Chakori POI do BR EA 6123

Reddy POI do BR. E 1431 Lanka VI POI do BR. CV 1175 Lanka POI do BR. BH 7062

s

oftware de Predição de maciez

( 30 kgf )

medidadoreProdutoremcoleta

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

915.00 121.13 13.24 0.54 4.31 14.61 1.60 15.68 Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955

Cintaladevi Imp. B 395 60 223 186 58 158 162 39

n25% de sangue Golias Imp., 14,45% de sangue Godhavari Imp. nExcelente produtor de fêmeas para reposição de rebanho

nAprumos e linha de dorso perfeitos, raça n Encontro das linhagens VR e Brumado

clique aqui e

assista ao vídeo

(11)

RUPAK FIV DA 2L

ADIR 3220

n

Nasc.: 03/11/2012

n

Peso: 1.040 kg

n

CE: 43 cm

Ludy de Garça C 6740

Haloscópio Poty VR L 58

Rodésia da Poty BA 4722

Bélgica da ZEB.VR ZEB 9749

Bhajol POI da ZEB.VR D 5488

Grana da ZEB.VR CS 9519

Calada da ZEB.VR CA 3523

s

oftware de Predição de maciez

( 26 kgf )

medidadoreProdutoremcoleta

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

856.00 100.76 11.77 0.52 3.22 8.54 1.00 13.50 Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955

Chintaladevi Imp. B 395 65 225 165 64 160 162 43

n 31,24% de sangue Golias Imp.

nAcabamento de carcaça,aprumos e linha de dorso perfeitos nCarcaça ideal, rusticidade, padronização

clique aqui e

assista ao vídeo

(12)

ROUND DA 2L

ADIR 3379

n

Nasc.: 06/10/2013

n

Peso: 980 kg

n

CE: 39 cm

Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955 1235

Chintaladevi Imp. B 395

Lais FIV da 2L Adir 2074

Hogum POI da ZEB.VR G 343 1348

Sinuca Pontal VR VRC 2932

Berlinda Pontal VR BS8455 84

medidadoreProdutoremcoleta

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

800.00 124.13 15.52 0.61 4.02 9.50 1.19 9.62

Padayi POI da ZEB.VR C1545 235

Visual da ZEB.VR D 681 4922

Lotérica da ZEB. AE9869 2792

Naman FIV da 2L Adir 2523

Haloscópio Poty VR L 58 4020

Bélgica da ZEB.VR ZEB 9749

Grana da ZEB.VR CS9519 6495 58 220 159 56 152 158 39 nDestaque da safra 2013

n Aprumos e linha de dorso perfeitos nCarcaça ideal com racial preservado n Pelagem firme, muita consistência de família

clique aqui e

assista ao vídeo

(13)

RUMAK FIV DA 2L

ADIR 3339

n

Nasc.: 01/06/2013

n

Peso: 1.000 kg

n

CE: 40 cm

Ludy de Garça C6740 1467

Haloscópio Poty VR L 58 4020

Rodésia da Poty BA4722 947

Bélgica da ZEB.VR ZEB 9749

Bhajol POI da ZEB.VR D5488 670

Grana da ZEB.VR CS9519 6495

Calada da ZEB.VR CA3523 5489

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

901.00 140.93 15.64 0.58 4.20 19.33 2.14 21.20

Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955 1235

Chintaladevi Imp. B 395

n 31,24% de sangue Golias Imp.

nCarcaça ideal, linha de dorso perfeita, aprumos perfeitos nEm teste de progênie, parte racial preservada

medidadoreProdutoremcoleta

59 233 182 57 159 165 40

clique aqui e

assista ao vídeo

(14)

TULE DA 2L

ADIR 3941

n

Nasc.: 17/10/2015

n

Peso: 1.000 kg

n

CE: 39 cm

Karvadi Imp. 3987

Neblina FIV da 2L Adir 2316

Panagpur AL da Paul. G 1000

Tralha TE Pontal VR VRC 3126

Ideia da Pontal VR DD 162

Padayi POI da ZEB.VR C 1545

Visual da ZEB.VR D 681

Lotérica da ZEB. AE 9869

Naman FIV da 2L Adir 2523

Haloscópio Poty VR L 58

Belgica da ZEB.VR ZEB 9749

Grana da ZEB.VR CS 9519

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

550.00 90.16 16.39 0.49 3.08 5.09 0.92 7.66

n Parte racial preservada

nComprimento, carcaça volumosa, equilibrado n Aprumos e linha de dorso perfeitos nSangue aberto para todas as linhagens

medidadoreProdutoremcoleta

59 206 163 58 144 157 39

clique aqui e

assista ao vídeo

(15)

JIANDUT FIV DA 2L

ADIR 1796

n

Nasc.: 28/09/2006

n

Peso: 965 kg

n

CE: 41 cm

Enugu POI da ZEB.VR E5775 977

Hogum POI da ZEB.VR G 343 1348

Nipunan PO da ZEB. AO 546 92

Sinuca Pontal VR VRC 2932

Taj Shanti DC D 64 554 Berlinda Pontal BR BSB455 84 Ômega da SS AO9535 1203

c

omentários Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7995 1235

Chintaladevi Imp. B 395

medidadoreProdutoremcoleta

60 240 186 59 159 162 41

n28,9% de sangue Golias Imp. nRendimento de carcaça

n Aprumos e linha de dorso perfeitos

n Habilidade materna, precocidade e refrescamento de sangue nAcabamento de carcaça, fertilidade

nReprodutor provado em abate técnico

clique aqui e

assista ao vídeo

(16)

OPUS FIV BRUM

BRUM A 1340

n

Nasc.: 05/11/2006

n

Peso: 1.120 kg

n

CE: 44 cm

Belur 7595

Inkar POI da 3 COX. E 2200

Francesa POI 3 COX. BT 202

Akasa TE POI do BR BRU 3673

Dugal POI do BR C 7070

Palkonda VI POI BR DE 9908

Palkonda POI da BR BG 5120

medidadoreProdutoremcoleta

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

1,100.00 150.21 13.66 0.62 2.14 13.40 1.22 17.33

Ludy de Garça C 6740

Bitelo da SS G 9000

Tarefa da SS DP 8580

Jeru FIV do Brumado Brum A 376

Dugal POI do BR C 7070 Mallika POI do BR CP 7311 Kumari VI POI do BR BG 5119 67 238 188 66 168 170 44

nHabilidade materna, precocidade, aprumos e linha de dorso perfeitos n Alta conversão alimentar, transmite alto peso a sua progênie, temperamento

nIndicado também para pista nReprodutor provado em abate técnico

clique aqui e

assista ao vídeo

(17)

ODRE FIV DA 2L

ADIR 2709

n

Nasc.: 06/10/2010

n

Peso: 1.150 kg

n

CE: 44 cm

Golias Imp. 3981

Faulad da SC 7955

Chintaladevi Imp. B 395

Cascavel de Jalles DJE 163

Dhariti POI do BR. I3929

Pylara QG Aratau CQG 2449

Bonita PO da NI CNI 2099

s

oftware de Predição de maciez

( 24 kgf )

medidadoreProdutoremcoleta

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

1,150.00 136.59 11.88 0.59 3.60 14.61 1.27 15.94

Ludy de Garça C6740

Bitelo da SS G9000

Tarefa da SS DP8580

Jeru FIV do Brumado Brum A 376

Dugal POI do BR. C7070 Mallika POI do BR. CP7311 Kumari VI POI do BR. BG5119 63 237 178 64 160 164 44

nPedigree que alia as linhagens Brumado e VR nGanho de peso, aprumos e linha de dorso perfeitos

nFertilidade, habilidade materna n Indicado também para pista

clique aqui e

assista ao vídeo

(18)

RECANTO DA 2L

ADIR 3261

n

Nasc.: 13/12/2012

n

Peso: 1.170 kg

n

CE: 45 cm

Enugu POI da ZEB.VR E5775 977

Hogum POI da ZEB.VR G 343 1348

Nipuman PO da ZEB. AO 546 92

Fekiha III TE POI 2L Adir 1575

Nangar POI da IND. F1829 A2060

Fekiha POI da IND.BV Taca 5023

Inabda POI da IND. BR6964 A1127

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

1,000.00 123.36 12.34 0.62 2.78 10.99 1.10 10.82

Ludy de Garca C6740 1467

Bitelo da SS G9000 1752

Tarefa da SS DP8580 1312

Jeru FIV do Brumado BRUM A 376

Dugal POI do BR. C7070 1024

Mallika POI do BR. CP7311 1708

Kumari VI POI do BR. BG5119 730

n Pedigree que alia as linhagens Brumado e VR, Indiana n Ganho de peso, aprumos e linha de dorso perfeitos

nFertilidade, habilidade materna nIndicado também para pista

medidadoreProdutoremcoleta

238 190 67 168 73 170 45

clique aqui e

assista ao vídeo

(19)

ORION DA 2L

ADIR 2718

n

Nasc.: 13/10/2010

n

Peso: 1.070 kg

n

CE: 43 cm

Golias Imp. 3981

Faulad da SC RG 7955

Chintaladevi Imp. B 395

Jundia FIV da 2L Adir 1823

Hogum POI da ZEB.VR G 343

Sinuca Pontal VR VRC 2932 Berlinda Pontal VR BS 8455

c

omentários Ludy de Garça C 6740 Bitelo da SS G 9000 Tarefa da SS DP 8580

Jeru FIV do Brumado Brum A 376

Dugal POI do BR. C 7070

Mallika POI do BR. CP 7311

Kumari VI POI do BR. BG 5119

Enugu POI da ZEB.VR E5775 977

Hogum POI da ZEB.VR G 343 1348

Nipuman PO da ZEB. AO 546 92

Fekiha III TE POI 2L Adir 1575

Nangar POI da IND. F1829 A2060

Fekiha POI da IND.BV Taca 5023

Inabda POI da IND. BR6964 A1127

n Reprodutor comprido, parte racial preservada, equilibrado n Volume de musculatura excepcional

n Linha de dorso plana e aprumos perfeitos

n Indicado para produção de bezerros pesados com padronização

medidadoreProdutoremcoleta

67 240 185 65 165 169 43

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

1,008.00 130.83 12.98 0.65 3.41 8.99 0.89 13.18

clique aqui e

assista ao vídeo

(20)

RHUBAYA FIV DA 2L

ADIR 3344

n

Nasc.: 01/06/2013

n

Peso: 1.100 kg

n

CE: 40 cm

Enugu POI da ZEB.VR E5775 977

Hogum POI da ZEB.VR G 343 1348

Nipunan PO da ZEB. AO 546 92

Sica Pontal VR VRC 3017

Visual da ZEB.VR D 681 4922 Osani Pontal VR VRC 2424 Luina da Pontal VR DS3052 1993

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

704.00 112.42 15.97 0.56 3.20 3.89 0.55 5.84

Bitelo da SS G9000 1752

Jeru FIV do Brumado Brum A 376

Mallika POI do BR. CP7311 1708

Opus FIV Brum Brum A1340

Inkar POI da 3 COX. E2200 A 454

Akasa TE POI do BR. BRU 3673

Palkonda VI POI BR. DE9908 2072

medidadoreProdutoremcoleta

60 238 173 61 163 172 40

n Pedigree que alia as linhagens VR, Brumado e Inkar n Ganho de peso, aprumos e linha de dorso perfeitos

nFertilidade, habilidade materna nIndicado também para pista

clique aqui e

assista ao vídeo

(21)

P

ercentual de sangue dos genearcas em nossos reProdutores

P

rinciPais características transmitidas Pelos genearcas AKASAMU

IMP. ASHOKA IMP. CHANDALURO* CHEKURUPADU* GODHAVARI GOLIASIMP. GONTHURIMP. INDIOOM KARVADI IMP. NAGPURIMP. RASTÃIMP. TAJ MAHAL IMP. VISUALZEB VR

JALLAD FIV DA 2L 0 0 0 0 0 29,30% 0 0,40% 8,10% 0 7,04% 3,12% 6,25%

JIANDUT FIV DA 2L 0 0 0 0 0 28,90% 0 1,56% 8% 0 4,68% 4,68% 0

LICCO POI FIV DA 2L 0 0 0 0 0 28,90% 0 0 6,24% 0 4,68% 1,56% 0

ODRE FIV DA 2L 0 0 0 9,38% 4,58% 12,50% 1,18% 1,12% 10,64% 0 0,30% 1,96% 0

OPUS FIV BR 0 0 12,50% 3,12% 7,42% 2,34% 0,78% 0,92% 10,74% 0 0 2,92% 0

ORION DA 2L 0 0 0 9,38% 3,52% 14,46% 0 1,70% 8,50% 0 2,34% 3,72% 0

PALLUK POI FIV 2L 3,12% 3,12% 0 10,94% 14,45% 25% 0,40% 0 0,98% 0 0 0 0

QUANUPUR DA 2L 0 0 0 0 0,20% 17,96% 0 0,24% 12,06% 0 5,08% 7,04% 3,12% RECANTO DA 2L 1,56% 0 0 9,38% 5,08% 3,90% 0 0,92% 10,16% 0 4,68% 5,28% 0 RHUBAYA FIV DA 2L 0 0 0 6,24% 3,72% 5,46% 0,40% 0,86% 13,48% 0 7,04% 4,58% 0 ROUND DA 2L 0 0 0 0 0 17,58% 0 2,34% 12,60% 25% 6,24% 3,12% 25% RUMAK FIV DA 2L 0 0 0 0 0 31,24% 0 1,56% 10,94% 0 1,56% 1,56% 0 RUPAK FIV DA 2L 0 0 0 0 0 31,24% 0 1,56% 10,94% 0 1,56% 1,56% 0 SHIVANGI DA 2L 0 0 0 3,12% 5,08% 14,06% 0 1,86% 8,98% 0 3,12% 1,56% 25% TULE DA 2L 0 0 0 0 0 3,12% 1,56% 2,14% 36,72% 0 4,68% 0,78% 31,25%

KARVADI IMP. Imprime caracterização racial, aprumos corretos, excelente distribuição de carcaça e leite

GOLIAS IMP. Grande produtor de carne e leite

RASTÃ IMP. Imprime beleza, linha de dorso perfeita e leite

TAJ MAHAL IMP. Imprime conformação e leite

VISUAL ZEB VR Imprime linha de dorso, raça e leite

GONTHUR IMP. Imprime fertilidade, longevidade e leite

GODHAVARI IMP. Imprime carne, leite, fertilidade, posterior

CHEKURUPADU* Imprime comprimento, leite, raça, refrescamento de sangue e fertilidade

CHANDALURO* Imprime leite, carne e refrescamento de sangue

ASHOKA IMP. Imprime porte, comprimento e raça

Enugu POI da ZEB.VR E5775 977

Hogum POI da ZEB.VR G 343 1348

Nipunan PO da ZEB. AO 546 92

Sica Pontal VR VRC 3017

Visual da ZEB.VR D 681 4922

Osani Pontal VR VRC 2424

(22)

O Banco do Brasil formalizou parceria com a marca Adir, para oferecer ao

mercado o Programa de Melhoramento Genético Banco do Brasil Grupo Adir

na pecuária de corte e de leite. Esse convênio tem a finalidade de financiar

os produtores rurais e as cooperativas agropecuárias, para aquisição de

material genético, sêmen, embriões, matrizes PO, touros PO, prestação de

serviços, capacitação, treinamento e suporte técnico. O convênio proporciona

aos compradores a modalidade simplificada de apresentação de propostas,

com prazo de até 3 anos, com carência de 1 ano e parcelas anuais.

PROGRAMA

MELHORAMENTO GENÉTICO

clique aqui e

assista ao vídeo

(23)
(24)

QUERENTE DA ESTIVA

AJCA 1094

n

Nasc.: 15/12/2007

n

Peso: 920 kg

n

CE: 40 cm

Ordeiro da Estiva 1712

Bem-Amado da Estiva 1754

Pérola da Estiva 2893

Erésia da Estiva JCA 754

Faraó da Estiva 1021

Zaga da Estiva AJCA 523

Pétala da Estiva 2892

s

oftware de Predição de maciez

( 25 kgf )

medidadoreProdutoremcoleta

c

omentários

a

valiação de carcaça e qualidade de carne

Peso (kg) AOL (cm²) AOL / 100 kg Ratio Marmoreio EGS (mm) EGS / 100 kg Picanha (mm)

920.00 113.89 12.38 0.55 2.05 8.99 0.98 16.21

Organdi da Estiva 1713

Xexéu da Estiva 2163

Paródia da Estiva 2890

Famoso da Estiva AJCA 679

Ordeiro da Estiva 1712

Aba da Estiva AJCA 547

Prenda da Estiva 2891 54 200 175 55 151 153 40

Grande Campeão Nacional em Uberaba no ano de 2012. Seus filhos tiveram os seguintes campeonatos:

n Belo AJCF

Grande Campeão e Campeão Touro Sênior Expozebu 2015, Reservado Grande Campeão e Reservado Touro Sênior Expozebu 2014; 3º Lugar Touro Jovem Expozebu 2013, 3º Grande Campeão Expozebu 2012

n Buldogue AJCF

Campeão Touro Sênior Expozebu 2014; Grande Campeão e Campeão Touro Sênior Expozebu 2014, Campeão Touro Jovem e 3º Grande Campeão da Expozebu 2013, Campeão Junior Maior Expozebu 2012

n Coronel AJCF

Reservado Campeão Junior Maior Expozebu 2013

n Cereja AJCF

3ª Grande Campeã Expozebu 2015

n Cordel AJCF

3º Lugar Touro Sênior Expozebu 2015

clique aqui e

assista ao vídeo

(25)

Ordeiro da Estiva 1712

Bem-Amado da Estiva 1754

Pérola da Estiva 2893

Erésia da Estiva JCA 754

Faraó da Estiva 1021

Zaga da Estiva AJCA 523

Pétala da Estiva 2892

RAJA FORMOSO

RAJT 101

n

Nasc.: 15/01/2012

n

Peso: 870 kg

n

CE: 40 cm

Vagante da Estiva 2362 460

Empenho da Estiva AJCA 666

Pituca da Estiva 2896 421

Revista da Estiva AJCA 1200

Organdi da Estiva 1713 383

Caligrafia da Estiva AJCA 617

Orquestra da Estiva 2883 386

c

omentários Faraó da Estiva 1021 302

Baluarte da Estiva AJCA 588

Orgia da Estiva 2860 375

Índio da Estiva AJCA 777

Faraó da Estiva 1021 302

Tanga da Estiva 4780 479

Fábrica da Estiva 2533 307

nMuita carne, rusticidade, adaptabilidade nTransmite muito equilíbrio para suas progênies

medidadoreProdutoremcoleta

59 233 182 57 159 165 40

(26)

CONDE FIV

TZN 25

n

Nasc.: 25/06/2009

n

Peso: 830 kg

n

CE: 42 cm

Pati da CAL A6772

Dalton TE Pati CAL B 5003

Iemanjá S 4247

Abadia FBGO 494

Rancheiro da CAL A 4299 FB Heliografia Ranc. X 8403 28 Neve N83 S 8780 Jaguar A 1474 S.C. Uacai Jaguar B 4010 S.C. Maloca Caxanga T 3019

Jaguar TE do Gavião GAV 291

Papiro da CAL A 3285

Umidade V 1642

Região da CAL T 8839

c

omentários

nAprovado na 2ª prova de pré-seleção para fertilidade do PNMGL ABCGIL/EMBRAPA nFilho de um dos ícones em fertilidade

nSua mãe com lactação oficial de 6265 kg

nProvado em 2018 e classificado em 13º no ranking de produção de leite segundo a ABCGIL

medidadoreProdutoremcoleta

210 153 52 144 39 160 42

(27)

Pati da CAL A6772

Dalton TE Pati CAL B 5003

Iemanjá S 4247

Abadia FBGO 494

Rancheiro da CAL A 4299

FB Heliografia Ranc. X 8403

28 Neve N83 S 8780

CONDE WILDMAN FIV

SABV 3200U

n

Nasc.: 01/08/2013

n

Peso: 957 kg

n

CE: 46 cm

Faceira SA Bela Vista AF 2084

c

omentários Maizefield Bellwood-ET Mara-Thon BW Marshall-ET Morgan-Valley Elton Mara

Ladys-Manor Wildman-ET

Ladys-Manor Winchester-ET Ladys-Manor Wynona-ET Ladys-Manor Temptious-ET

n Sua mãe com lactação oficial 11.990 kg n Padronização das Progênies

n Filhas premiadas em pista

medidadoreProdutoremcoleta

65 238 176 11 155 161 46

Clique aqui e

assista ao vídeo

(28)

JACUBA GM LARS SANSÃO SHAMROCK

JAG 0007

n

Nasc.: 12/11/2012

n

Peso: 645 kg

n

CE: 39 cm

C.A. Everest B805

C.A. Sansão KCA472

C.A. Heureca X468

Jacuba V Carina I 3169-F

C.A. Prelúdio A8396

Jacuba Carina I N-0802

Jacuba Santarém Carina Capsule Fury HBB/B136981 Rose-Baum Taboo-ET HBB/AX113519

Ensenada Taboo Planet -ET HBB/AX125509

Plushanski Amel Patty-ET 130161039

Ladys-Manor PL Shamrock-ET

HBB/AX135714

Picston Shottle-ET HBB/AX125530

Ladys-Manor Ruby D Shawn-ET 62360741

Ladys-Manor Ruby D-ET 60462691

c

omentários

n Girolando 5/8 com 8 gerações de seleção na Fazenda Jacuba, unindo o melhor do Holandês Americano e Canadense ao GIR provado

n Filho de Shamrock, touro Americano moderno com excelente prova nos Estados Unidos e de vaca Sansão com lactação oficial de 10.143,1 L

n Suas primeiras filhas Girolando já são um sucesso!

PROGRAMA

medidadoreProdutoremcoleta

185 159 54 151 55 153 39

(29)

C.A. Everest B805

C.A. Sansão KCA472

C.A. Heureca X468

Jacuba V Carina I 3169-F

C.A. Prelúdio A8396

Jacuba Carina I N-0802

Jacuba Santarém Carina Capsule Fury HBB/B136981

Um dos maiores confinamentos do Brasil, que abate em torno de 100 mil

bois por ano. Abateu expressivo número de bois da Genética Adir, vindos de

diversos produtores. O rendimento, padronização e precocidade acima da

média geral levaram a Fazenda Conforto a valorizar mais a Genética Adir.

Quem produz bezerros com Genética Adir é melhor remunerado pela

Fazenda Conforto.

PROGRAMA

(30)

Com foco em qualidade de carne, padronização de carcaça e precocidade

nos abates. O frigorífico Masterboi buscou uma genética consistente, que

permite maior rentabilidade para a indústria e para o produtor. Baseada

nos abates técnicos do Grupo Adir a Masterboi optou por remunerar

melhor animais que possuam a Genética Adir. Tendo um valor agregado

em sua arroba no abate, consulte nosso Programa Qualidade de Carne,

Grupo Adir

Masterboi

.

PROGRAMA

QUALIDADE DE CARNE

(31)

PROGRAMA

AlAgoAs

Cooperboi - Petrônio

cooperboi@globo.com (82) 9-9805-6777 (Maceió)

Hélio Fernandes Teixeira

cli_vet@uol.com.br (82) 9-9981-3806 (Maceió)

BAhiA

Paulo Fontes de Amorim e Santana

paulo@confianca.agr.br

(75) 9-8812-8292 (Feira de Santana)

Adriano Sá Bouzas

adriano@confianca.agr.br (71) 9-8738-1270 (Salvador)

Davi Correia de Freitas

davi@confianca.agr.br (71) 9-9932-3366 (Salvador)

Leonardo Galvão Moura

leonardo@confianca.agr.br (71) 9-8243-8212 (Salvador)

goiás

Luiz Gonçalves de Faria

walter@adirleonel.com.br (62) 9-9964-6021 (Itapuranga)

Diego Augusto Gonçalves de Faria

walter@adirleonel.com.br (62) 9-9678-2350 (Mozarlândia)

Reginaldo Marques Junior

marquesreproducao@gmail.com (62) 9-9800-3821 / (62) 9-9455-9564 (18) 9-9799-8111 (Mozarlândia)

Corjêsus Pedro da Silva Cabral

corjesusmedvet@gmail.com

(62) 9-8244-1376 / (62) 9-9641-8768 (Nova Crixás)

Lourenço Souza Sales

cdn.central@hotmail.com

(62) 9-9994-2651 / (62) 3364-3871 (São Miguel do Araguaia)

Pedro Henrique Pereira Rocha

pedrohprvet@hotmail.com

(62) 9-9678-6292 (São Miguel do Araguaia)

MAto grosso Ricardo Caproni reproduvet2014@gmail.com (65) 9-9951-9865 / (65) 3224-2009 (Cáceres) Fabner Paulossi fabner@tragronegocios.com.br (66) 9-9653-1958 (Santiago)

r

epreSentanteS

são PAulo

ESTÂNCIA 2L - ESCRITÓRIO CENTRAL

Av. Coronel Fernando Ferreira Leite, 1520 - salas 509/511 estancia2l@hotmail.com - (16) 3919-5660

Ribeirão Preto

Walter Celani Junior

Diretor Comercial

walter@adirleonel.com.br - (16) 9-9611-2191

Marcos Antonio Ferreira dos Santos

Gerente Agropecuário

marquinhos@adirleonel.com.br - (16) 9-8136-1689

CRGen Comercial

ricardo.leonel@yahoo.com.br

(16) 9-9758-7600 / (16) 3102-0888 (Ribeirão Preto)

Marcos Vinícius Jardim Sandrin

marcos.sandrin@hotmail.com (16) 9-9192-5143 (Batatais)

Olívia Guimarães de Carvalho

vendas01@adirleonel.com.br (17) 9-8132-7766 (Fernandópolis)

tocAntins

Felipe Del Bianco

jbonifacio2@yahoo.com.br (63) 9-9919-9427 (Araguaína)

Eduardo Rocha do Carmo

jbonifacio2@yahoo.com.br (63) 9-9215-7970 (Conceição do Tocantins) Alexandre Gasparin jbonifacio2@yahoo.com.br (63) 9-8455-2774 (Dianópolis) João Bonifácio jbonifacio2@yahoo.com.br (63) 9-9229-5547 / (63) 9-8458-7839 (Palmas) Leonardo Damaso jbonifacio2@yahoo.com.br (63) 9-9994-0009 (Paraíso do Tocantins) PArá

Carlos José Rodrigues Barroso

barrosocj@bol.com.br

(94) 9-9202-2917 (São Geraldo do Araguaia)

PArAná

Madalena Reich

madalenareich@hotmail.com

(43) 9-9977-1284 (Santo Antônio da Platina)

PernAMBuco

Alexandre Neves Feitosa

alexandrefeitosa@hotmail.com (82) 9-9919-9565 (Recife)

rio grAnde do norte

Eduardo de Paula Melo

eduardo.depaulamelo@gmail.com (84) 9-9982-2107 / (84) 9-9428-8787 (Natal) Orlando Procópio estancia2l@hotmail.com (84) 9-8855-4047 (Natal) rondôniA

Rogério Teixeira Rodrigues da Costa

rogeriotrcosta@gmail.com (21) 9-9794-7664 (Porto Velho)

(32)

Informações: Estância 2L - (16) 3919-5660 z Barreiro Grande - (62) 3348-6815 z Marquinhos - (16) 9-8136-1689 z Walter Celani - (16) 9-9611-2191

www.adirleonel.com.br z www.facebook.com/adirleonel

Nossos agradecimentos a todos os nossos amigos e colaboradores.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

[r]

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação