• Nenhum resultado encontrado

Francesco Beccaruzzi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Francesco Beccaruzzi"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Francesco Beccaruzzi

1492?-1562

Francesco Beccaruzzi foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em Conegliano por volta de 1492 e falecido em 1562, o qual exerceu suas atividades em toda região próxima à sua cidade natal e nas vizinhanças de Trevizo. Seu trabalho recebeu a influência tanto de il Porderone (1484-1529) como, mais tarde, de Ticiano Vecélio. (1473?-1490) O pintor recebeu os primeiros ensinamentos em sua cidade natal com Cima de Conegliano e depois, seguiu como discípulo de Porderone, que o levou a Treviso para a realização de obras artísticas na capela da catedral. Do período de cooperação com Pordenone sobreviveu , em particular, a obra “L'Incontro di Gioacchino e Anna”. Não obstante sua presença em Treviso, a maior parte de seu trabalho se realizou, mesmo em Conegliano. Não faltou influência, em seu trabalho, de outros ícones da época, como Tintoreto e di Palma el Vecchio, como se nota em Ritratto di giovane donna (página 152).. Durante sua fase artística mais amadurecida, Beccaruzzi seu aproximou de Ticiano e, desta aproximação, realizou San Francesco che riceve le stimmate (página. 153), que muitos críticos consideram ser o melhor de sua criação. Já no último período artístico, se inspirou no estilo de Veronese (1528-1588), o que fica patente em Sposalizio di Santa Caterina. A casa onde nasceu está preservada, e se acha no centro histórico de Conegliano, próxima ao Convento de São Francisco. >

(2)

- 152 -

Francesco Beccaruzzi, “Ritratto di giovane donna”,

óleo sobre tela, Bergamo, Accademia Carrara

(3)
(4)

- 154 -

Madonna col Bambino in trono tra i santi Giovanni Battista e

Francesco. Fonte: Commons

(5)

Domenico Puligo

1492-1527

Domenico di Bartolommeo Ubaldini conhecido como Domenico Puligo foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido na cidade Florença no ano de 1492 e falecido no mesmo local em 1527)

Domenico aprendeu o ofício com Ridolfo Ghirlandaio, mas adquiriu um estilo consistente trabalhando com seu contemporâneo Andrea del Sarto. Pintou o mural de altar Vision of Saint Bernard, hoje exposto em Baltimore, nos Estados Unidos. Foi um dos pintores da época mais solicitados para pintar retratos particulares.

Era amigo de Andrea del Sarto e seu irmão, Jacone Puligo, também se dedicou à pintura. (Wikipedia em inglês e outras fontes)

(6)

- 156 –

(7)

Francesco Bacchiacca

1494-1557

Francesco d'Ubertino Verdi, também conhecido como Francesco Ubertini, il Bacchiacca, foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido em 1494 e falecido em 1557, cujos trabalhos seguem as características do estilo florentino, com incursões no já nascente Maneirismo.

Bachiacca fez seu aprendizado no estúdio de Peruggino e, a partir de 1515, passou a colaborar com Andrea del Sarto, Jacopo Pontormo e Francesco Granacci, na decoração do mobiliário para o quarto de Pierfrancesco Borgherini and Margherita Acciauoli.

Em 1523, também participou, com Andra del Sarto, Franciabigio e Pontormo na decoração da antecâmera de Giovanni Benintendi.

Depois de ter sua reputação firmada, passou a pintar também retábulos para igrejas, como “A Decapitação de São João Batista”, obra que atualmente se acha em Berlim.

Em 1540, Bacchiaca tornou-se artista da corte do Duque de Cosimo (família Medici) e da duquesa Eleanor de Toledo, mantendo-se próximo dos mais importantes artistas florentinos, como Pontormo, Bronzino, Francisco Salviati, Tribolo, Benvenuto Cellini, Baccio Bandinelli e seu parente, o escultor Giovanni Battista del Tasso.

Como pintor da corte, ele ilustrou “A morte de São Sebastião”, que era um nobre cristão, condenado à morte pelo imperador Deocleciano no Século III AD. Imagina-se que esse painel era apenas parte de um retábulo maior. (Wikipedia em inglês e outras fontes)

(8)

- 168 –

Francesco Bacchiacca, “Santa Maria Madalena”

1540-1545 – Fonte: Commons

(9)

Domenico Caprioli

1494-1528

Domenico Capriolo (ou Caprioli) foi um pintor italiano da Alta Renascença, nascido no ano de 1494 e falecido no ano de 1528, cujo estilo foi influenciado por Giorgioni. Entretanto, nada se sabe de sua vida: a importância dele, como artista, chegou até nós apenas por sua produção, constante de umas poucas peças de caráter religioso e uma grande quantidade de retratos.

(10)

- 160 –

Domenico Capriolo, “Retrato de um homem”, 1512,

óleo sobre tela, 1,17 x 0,85m

Localização: The Hermitage, St. Petersburg

Fonte: http://www.wga.hu/

(11)

Moretto da Brescia

1498-1554

Alessandro Bonvicino (ou Buonvicino), mais conhecido como il Moretto da Brescia, nascido no ano de1498 e falecido no ano de 1554, foi um pintor italiano da Alta Renascença, ativo na Bréscia e em Veneza. Nasceu em Rovato, na Bréscia, e estudou com Fioravante Ferramola (1478?-1528). Outras fontes citam seu treinamento com Vincenzo Foppa (1420?-1616?). Seus irmãos, Pietro e Jacopo, também eram pintores. Segundo está registrado na Enciclopédia Britânica, ele estudou também com Ticiano Vecélio, em Veneza. Seu estilo lembra artistas como Giorgione, Bramantino e Bellini. Sabe-se que trabalhou com Girolamo Savoldo e, em 1521, com Girolamo Romanino, na Cappella del Sacramento, na antiga catedral da Bréscia, onde Moretto finalizou uma Última Ceia. Entre 1522 e 1524, realizou obras em Pádua. Pintou com Lorenzo Lotto na Santa Maria Maggiore, na Bréscia. Também colaborou com Floriano Ferramola na decoração da cúpula da catedral da Bréscia. Foi professor do retratista Giambattista Moroni e influenciou a obra de Callisto Piazza. (Wikipedia e outras fontes)

(12)

- 162 –

Moreto da Brescia, “Cristo no deserto”, 1515(circa), óleo sobre

tela, 46 x 55 cm, Fonte: http://www.metmuseum.org/

(13)

Giampietrino

ativo: 1497?-1540?

Gian Pietro Rizzi, mais conhecido como Giampietrino, foi um pintor italiano da Alta Renascença, ativo na Lombardia. Sabe-se de sua existência como pintor entre 1497e 1540, sem haver informações precisas sobre seu nascimento e morte.

Discípulo direto de Leonardo da Vinci e contemporâneo dos pintores Bergognone, Giovanni Boltraffio, Andrea Solario, Cesare da Sesto e Bernardino Luini, ele pertence a uma geração de artistas lombardos fortemente influenciados pelas longas estadas de Leonardo em Milão.

A documentação sobre sua vida e obra é bastante escassa, possuindo um único trabalho seguramente datado, que é o retábulo da Igreja de San Marino, em Pavia (1521).

Não obstante, Giampietrino é mencionado pelo próprio Leonardo em seu famoso Códice Atlântico (1497-1500), e, posteriormente, no Tratatto dell'arte della pittura de Paolo Lomazzo (1584) - que recorda a existência de uma certo "Pietro Rizzo Milanese".

Seu testamento pictórico é composto tanto por obras de tema sacro

(representações da Sagrada Família, da Paixão de Cristo e da Madalena Arrependida, em diversas igrejas e museus lombardos) como por cenas de cunho mitológico (Cleópatra, Museu do Louvre),

O conjunto da obra se notabiliza por uma contundente observância do estilo de seu mestre - como se percebe na sua cópia da Última Ceia de Da Vinci, conservada na Royal Academy de Londres, e em outras composições em que retoma o sfumato e a disposição espacial leonardianos (Virgem Amamentando o Menino e o Infante São João Batista, Museu de Arte de São Paulo). Giampietrino (Wikipedia e outras fontes).

(14)

- 164 –

Giampetrino, “A virgem e a criança, com

São João Batista” (ca. 1500–20),

(15)

Callisto Piazza

1500-1561

Callisto Piazza, originário da Lombardia e membro de uma família de pintores, foi um artista italiano da Alta Renascença, nascido em 1500 e falecido em 1561. Foi em 1523 que ele se transferiu para a Brescia e, no ano seguinte assina uma obra com o típico estilo dos artistas locais, um estilo ainda emergente, mas que era possível encontrar em artistas como Romanino e Moreto. De sua parte, Calisto Piazza também revela influência de seus contemporâneos, como Dosso Dossi e Ludovico Mazzolino, da escola de Ferrara, assim como de Giovanni Agostino.

Entre 1526 e 1529, Piazza trabalhou em Val Camonica, (Erbanno), Borno, Breno, Esine e em Cividate Camuno, retornando depois a Lodi, onde montou um estúdio com seus irmãos Cesare e Scipione. Em 1538, enquanto se achava em Crema, casou-se com uma nobre, Francesca Confalonieri. Mais tarde, mudou-se para Milão, onde recebeu várias encomendas, como a decoração da

Capela de São Jerônimo, em Santa Maria (1542); a decoração da Capela Simonetta em Maurizio, ao Monasterio Maggiore (1555), executada, em grande parte, com a assistência de seu filho Fulvio. Também, em Lodi, trabalhou na A Coroada (1454), Novara, na Abadia de Chiaravalle e em outras áreas da Lomardia. Callisto voltou a Lodi in 1551 e morreu ali dez anos depois. (Wikipedia em inglês e outras fontes).

(16)

- 166 –

Callisto Piazza, “Madona e a criança”, tempera sobre tela,

77 x 57 cm, Fonte: Web Gallery of Art

(17)

Girolamo da Carpi

1501-1556

Girolamo Da Carpi, nascido no ano de 1501 e falecido no ano de 1556, foi um pintor italiano da Alta Renascença e cresceu no ambiente artístico, pois seu pai era pintor e decorador da corte da Família d’Este em Ferrara. Estudou com Benvenuto Tisi (il Garofalo) e, aos 20 anos, foi para Bolonha. É considerado uma figura do começo do Renascimento na Escola de Bolonha.

Seu estilo sofreu a influência de Lorenzo Costa e Rafael Sanzio. Em 1520, visitou Roma e Bolonha e apreciou o estilo maneirista de Giulio Romano. Como se pode ver, geografiacmente e estilisticamente, recebeu várias influências. Voltou para Ferrara e trabalhou com Dosso Dossi e Garofalo, entre outros, em encomendas para a Família d’Este. Em 1550, tornou-se o supervisor da remodelação do Belvedere do Vaticano. (Wikipedia e outras fontes)

(18)

- 168 –

Girolamo da Carpi, “Figura femminile in un paesaggio”, olio su tavola, 30,8x19cm; Fonte: http://www.veneziacinquecento.it/

(19)

Giulio Campi

1507?-1572

Giulio Campi, nascido em Cremona em torno de 1507 e falecido na mesma cidade no ano de 1572, foi um pintor e arquiteto da Alta Renascença, cujo trabalho contribuiu para a formação da escola cremonense. Seu trabalho, e o de seus seguidores, era elegante e eclético. Campi era um pintor prolífico, com maestria tanto em afresco quanto em óleo, e o conjunto de sua obra se destaca pela riqueza cromática. Iniciou seus estudos com o próprio pai, Galeazzo Campi (1477-1563). Seus irmãos, Vincenzo Campi (1536–1591) e Antonio Campi (1536–c.1591) também tiveram importância na formação da chamada escola de Cremona.

Em 1522, em Mantua, estudou pintura e arquitetura com Giulio Romano (1492-1546). Visitou Roma e se tornou um ardente admirador da Antiguidade e, como Bernardino Luini(1480?-1532), combinou tradições lombardas e romanas. Colaborou com Camillo Boccaccino (1505-1546), filho de Boccaccio Boccaccino, com quem também estudou. Seu trabalho é frequentemente comparado com o de outro pintor, (de Bolonha) Ludovico Carracci (1556-1619), que viveu bem mais tarde mas que deixou marcas profundas no estilo bolonhês. (Enciclopédia Britânica e outras fontes)

(20)

- 170 –

Acima, Giulio Campi, “A vendedorade frutas” 1580, Fonte: Commons Abaixo, “Natividad”, Chiesa de San Pietro al Po

(21)

Rocco Marconi

1490?-1529

Rocco Marconi, nascido por volta de 1490 e falecido em 13 de maio de 1529, foi um pintor italiano da Alta Renascença, ativo principalmente em Veneza e em Treviso. Foi discípulo do pintor Giovani Bellini, juntamente com Vittore Belliniano e Girolamo Santacroce. Além de sua experiência e talento para a pintura, batalhou para juntar seus companheiros artistas à guilda de Veneza (1517) e à escola de Sant’Anna (1526). Os dados que se possue em torno de sua vida são esparsos e imprecisos, sendo mais conhecido pelo legado que chegou a nós por suas obras. (Wikipedia em inglês e outras fontes) >

Abaixo, Cristo e a mulher adúltera, 1525, óleo sobre tela. 1,31 x 1,97m, Fonte: Commons.

(22)

- 172 –

Acima, “Maria e criança com santos” Fonte: http://www.copia-di-arte.com/ Abaixo, “Cristo na casa de Marta”, Fonte:

(23)

Giovanni Jacopo Caraglio

Gravador e medalhista

1500?-1565

Giovanni Jacopo Caraglio, nascido em torno de 1500 e falecido em 26 de agosto de 1565, referenciado também como Jacobus Parmensis ou Jacobus Veronensis, foi um gravador, ourives e medalhista italiano da Alta Renascença, procedente de Verona ou de Parma, não se sabe ao certo. Sua carreira é bem identificada em dois períodos bem diferenciados. Primeiro, ele trabalhou em Roma, desde 1526 (ou antes), exercendo a atividade de gravador, em colaboração com outros artistas. Depois, estabeleceu-se em Veneza, antes de se mudar e passar o resto de sua vida como ourives na Polônia, país onde também morreu . (Wikipedia em inglês)

(24)

- 174 –

“Batalha entre Hércules e Centauro”, 1526-1527

(da série sobre “Os 12 trabalhos de Hércules)

Fonte: http://www.arthermitage.org/

Gravador: Giovanni Jacopo Caraglio

(25)

Giovanni Angelo Montorsoli

1507-1563

Giovanni Angelo Montorsoli, nascido em 1507 em Montorsoli (hoje uma comuna de Vaglia) e falecido em 31 de agosto de 1563, tambem reconhecido como Giovanni Agnolo Montorsoli, foi um escultor italiano da Alta Renascença com campo de atividades em Florença e entorno. Era filho de Michele d'Angelo da Poggibonsi e foi assistente de Michelangelo na nova sacristia da Capela de Medici e também na decoração da Biblioteca Medicea Laurenziana da Basilica de San Lorenzo, em Florence. Ele se tornou frade, mas continuou na atividade de escultor. (Wikipedia em inglês e outras fontes)

Abaixo, Fonte de Neptuno, em frente ao Palácio Velho (Florença) Fonte da imagem: http://www.gotterdammerung.org/

(26)

- 176 –

Giovanni Angelo Montorsoli, Altar Maior da Capela de Santa Maria de Servi – Fonte: Commons

(27)

Barbara Longhi

1552-1638

Em pleno Cinquecento, em um mundo em que as artes plásticas em geral eram profissão só para homens, duas mulheres quebraram a tradição e conseguiram se impor como artistas profissionais. Uma foi a escultora Properzia de Rossi (página 147) (1490-1530), e a outra, em época mais avançada, a pintora Barbara Longhi (1152-1638)i. Outras mais poderá ter havido, mas se perderam no nascedouro, sem condições vencer o preconceito e as tradições. Barbara Longhi nasceu em 21 de setembro de 1552 e faleceu numa ante véspera de Natal, dia 23 de dezembro 1638, a qual foi muito respeitada como retratista, ainda que muitos retratos tenham se perdido ou não haja, ainda, condições para atribuir alguns deles como sendo de sua lavra. Essas obras, como Madonna e criança (imagem abaixo), firmam sua reputação como artista.

(28)

- 178 -

Barbara Longhi é originária do Norte da Itália, mais precisamente de Ravena, onde nasceu, desenvolveu o trabalho ao longo da vida, e onde veio a falecer. Seu pai, Luca Longhi (1507-1508) era pintor e assim, também, seu irmão Francesco Longhi (1544-1618) Ambos receberam do pai a educação artística e trabalharam no estúdio dele, como assistentes de projetos atribuídos, como retábulos. De quebra, à medida que ia ficando conhecida, passou a receber encomendas de retratos, executados no próprio estúdio do pai. Seus laços de família eram muito fortes e, para não se afastar dela, permaneceu solteira por toda a vida. Assim, pouco se sabe de sua vida pessoal. (Wikipedia em inglês e outras fontes. (Abaixo, retrato presumido de Santa Catarina de Alexandria)

(29)
(30)

- 180 –

Referências

Documentos relacionados

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

Cada capítulo iniciará com uma apresentação do texto hebraico correspondente ao texto massorético estabelecido como versão provavelmente mais original na edição

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do

Este trabalho traz uma contribuição conceitual sobre a utilização do sistema de gestão de produtividade que poderá motivar futuras pesquisas sobre o tema, bem

O objetivo geral desse trabalho foi analisar o perfil acadêmico dos docentes de uma instituição pública de educação profissional tecnológica que atuam em cursos

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução