• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO UO POLICIA MILITAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO UO POLICIA MILITAR"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

www.policiamilitar.sp.gov.br

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

UO 180.04 – POLICIA MILITAR

UGE 180180 – DIRETORIA DE LOGÍSTICA EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO PR -180/0019/15 SERVIÇO ENGENHARIA COM MEDIÇÃO

SERVIÇOS DE REFORMA E ADAPTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, LÓGICAS, PISO, FORRO, PINTURA E DIVISÓRIAS DA DIRETORIA DE LOGISTICA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, LOCALIZADA NO 6º ANDAR DO COMPLEXO ADMINISTRATIVO “CEL PM HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO”

PROCESSO N° 20151800135

OFERTA DE COMPRA Nº 180180000012016OC00002

ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.bec.sp.gov.br

DATA DO INÍCIO DO PRAZO PARA ENVIO DA PROPOSTA ELETRÔNICA: DATA E HORA DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA: 14/03/2016 ÀS 09:30H

O Senhor Coronel PM Celso Aparecido Monari, Dirigente da UGE 180180, no exercício da competência delegada pelos artigos 3º e 7º, inciso I do Decreto nº 47.297/2002, combinado como o artigo 4º, inciso XLVI artº3º do Decreto nº 57.947/2012, torna público que se acha aberta, nesta unidade, licitação na modalidade PREGÃO, a ser realizada por intermédio do sistema eletrônico de contratações denominado “Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – Sistema BEC/SP”, com utilização de recursos de tecnologia da informação, denominada PREGÃO ELETRÔNICO PR-180/0019/15, do tipo MENOR PREÇO, sob o regime de empreitada por preço global – Processo nº 2015180135, objetivando a contratação de empresa especializada para a execução de serviços reforma e adaptação das instalações elétricas, lógicas, piso, forro, pintura e divisórias da Diretoria de Logística da Polícia Militar do Estado de São Paulo, localizada no 6º andar do Complexo Administrativo “Cel PM Hélio Guaycuru de Carvalho”, sob o regime de empreitada por preço global, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17/07/2002, pelo Decreto Estadual n° 47.297, de 06/11/2002, pelo Decreto Estadual n° 49.722, de 24/06/2005, pelo regulamento anexo à Resolução n° CC-27, de 25 de maio de 2006, alterado pela Resolução CC-52, de 26 de novembro de 2009, Decreto Estadual 57.159, de 21/07/2011, aplicando-se, subsidiariamente, no que couberem, as disposições da Lei Federal nº 8.666, de 21/06/1993, da Lei Estadual nº 6.544, de 22/11/1989, do, da Resolução CEGP-10, de 19/11/ 2002 e demais normas regulamentares aplicáveis à espécie.

As propostas deverão obedecer às especificações deste instrumento convocatório e seus anexos e serão encaminhadas, por meio eletrônico, após o registro dos interessados em participar do certame e o credenciamento de seus representantes, no CAUFESP.

A sessão pública de processamento do Pregão Eletrônico será realizada no endereço eletrônico www.bec.sp.gov.br ou www.fazenda.bec.sp.gov.br, no dia e hora mencionados no preâmbulo deste Edital e será conduzida pelo pregoeiro com o auxílio da equipe de apoio, designados nos autos do processo em epígrafe e indicados no sistema pela autoridade competente.

(2)

I. DO OBJETO

1.1. A presente licitação tem por objeto a contratação de serviços reforma e adaptação das instalações elétricas, lógicas, piso, forro, pintura e divisórias da Diretoria de Logística, no 6º andar do Complexo Administrativo da Polícia Militar, 260, Canindé-SP conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Códigos, Leis, Decretos, Portarias e Normas Federais, Estaduais e Municipais e normas de concessionárias de serviços públicos, com fornecimento total de mão de obra e material, conforme especificações técnicas contidas no Projeto Básico que integra este edital como Anexo I.

II. DA PARTICIPAÇÃO

1. Poderão participar do certame todos os interessados em contratar com a Administração Estadual, que estiverem registrados no Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo, em sua versão web – CAUFESP, em atividade econômica compatível com o seu objeto, sejam detentores de senha para participar de procedimentos eletrônicos e tenham credenciado os seus representantes, na forma estabelecida no regulamento que disciplina a inscrição no referido Cadastro.

2. O registro no CAUFESP, o credenciamento dos representantes que atuarão em nome da licitante no sistema de pregão eletrônico e a senha de acesso, deverão ser obtidos anteriormente à abertura da sessão pública e autorizam a participação em qualquer pregão eletrônico, realizado por intermédio do Sistema BEC/SP.

3. As informações a respeito das condições exigidas e dos procedimentos a serem cumpridos, para o registro no CAUFESP, para o credenciamento de representantes e para a obtenção de senha de acesso, estão disponíveis no endereço eletrônico www.bec.sp.gov.br ou www.fazenda.sp.gov.br.

4. A participação no certame está condicionada, ainda, a que o interessado ao acessar, inicialmente, o ambiente eletrônico de contratações do Sistema BEC/SP, declare, mediante assinalação nos campos próprios, que inexiste qualquer fato impeditivo de sua participação no certame ou de sua contratação, que conhece e aceita os regulamentos do Sistema BEC/SP, relativos a Dispensa de Licitação, Convite e Pregão Eletrônico.

5. A licitante responde integralmente por todos os atos praticados no pregão eletrônico, por seus representantes devidamente credenciados, assim como pela utilização da senha de acesso ao sistema, ainda que indevidamente, inclusive por pessoa não credenciada como sua representante.

6. Cada representante credenciado poderá representar apenas uma licitante, em cada pregão eletrônico.

7. O envio da proposta vinculará a licitante ao cumprimento de todas as condições e obrigações inerentes ao certame.

8. Para o exercício do direito de preferência de que trata o subitem 5.11, bem como para a fruição do benefício da habilitação com irregularidade fiscal e trabalhista previsto na alínea 5.17.6, a condição de microempresa, empresa de pequeno porte ou cooperativas que preencham

(3)

as condições estabelecidas no artigo 34, da Lei Federal nº 11.488, de 15/06/2007, deverá constar do registro da licitante junto ao CAUFESP.

III. DAS PROPOSTAS

1. As propostas deverão ser enviadas por meio eletrônico disponível no endereço www.bec.sp.gov.br ou www.bec.fazenda.sp.gov.br na opção PREGAO–ENTREGAR PROPOSTA, desde a divulgação da íntegra do Edital no referido endereço eletrônico até o dia e horário previstos no preâmbulo, devendo a licitante, para formulá-las, assinalar a declaração de que cumpre integralmente os requisitos de habilitação constantes do Edital.

2. A proposta de preço deverá conter os preços unitário e total do serviço a ser executado, observado o respectivo projeto básico, grafados em moeda corrente nacional, em algarismos, apurados à data de sua apresentação, sem inclusão de qualquer encargo financeiro ou previsão inflacionária.

2.1. Nos preços propostos deverão estar incluídos, além do lucro, todas as despesas e custos, como por exemplo: transportes, tributos de qualquer natureza e todas as despesas, diretas ou indiretas, relacionadas com a prestação de serviços objeto da presente licitação. Os valores não previstos e descriminados serão considerados como já existente e previstos, não podendo serem pleiteados quaisquer acréscimos após a entrega da proposta;

2.2. Para fins de formulação de lances, a licitante deverá indicar o valor total do serviço a ser executado, conforme o constante do projeto básico nº CIAP-042/20/15.

2.3. Os preços unitários e total que tratam o subitem 2 desta Seção III do Edital devem ser apresentados mediante formulário eletrônico próprio;

2.4. Proposta apresentada por cooperativa de trabalho deverá discriminar os valores dos insumos, especialmente os dos serviços sobre os quais incidirá a contribuição previdenciária que constitui obrigação da Administração contratante, observadas as disposições do item 2.3. da Seção “V” – Da Sessão Pública e do Julgamento, e do subitem 1.1. da Seção “XII” – Da Forma de

Pagamento, ambos deste Edital;

3. O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias, contados da data de sua apresentação.

4. A empresa não poderá ofertar preço diverso em razão da quantidade do constante na planilha.

5. O preço ofertado permanecerá fixo e irreajustável.

6. Conforme disposições regulamentares do Pregão Eletrônico (Manual do Fornecedor da BEC), a inclusão de qualquer símbolo, marca, modelo, fabricante ou outros elementos indicativos nas propostas ofertadas ou em seus respectivos anexos, inclusive na propriedade dos documentos enviados, que permitam ou possibilitem a identificação do licitante que a apresentou, implicará na imediata desclassificação da proposta de preços, impedindo a continuidade da participação no procedimento licitatório.

7. A proposta de preço deverá estar acompanhada de:

7.1. Planilha de preços, conforme modelo constante no anexo deste edital, preenchida com todos os intens, com os seus respectivos preços unitários e totais, grafados em moeda corrente

(4)

7.2. Cronograma físico-financeiro, conforme modelo anexo nesse edital.

8. Na planilha de preços e no cronograma físico financeiro não deverá constar nenhuma indicação do licitante, sob pena de desclassificação da proposta.

9. A empresa não poderá ofertar preço diverso em razão da quantidade do constante na planilha.

10. Só serão aceitos arquivos contendo o(s) anexo(s) indicado(s) desta seção.

IV. DA HABILITAÇÃO

1. O julgamento da habilitação se processará na forma prevista no item “9”, da Seção “V”, deste Edital, mediante o exame dos documentos a seguir relacionados, os quais dizem respeito a:

1.1. HABILITAÇÃO JURÍDICA

a) registro empresarial na Junta Comercial, no caso de empresário individual;

b) ato constitutivo, estatuto ou contrato social atualizado e registrado na Junta Comercial, em se tratando de sociedade empresária ou cooperativa;

c) documentos de eleição ou designação dos atuais administradores, tratando-se de sociedade empresária ou cooperativa;

d) ato constitutivo atualizado e registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas tratando-se de sociedade não empresária, acompanhado de prova da diretoria em exercício;

e) decreto de autorização em se tratando de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

f) Registro da Sociedade Cooperativa perante a entidade estadual da Organização das Cooperativas Brasileiras, nos termos dos artigos 107, da Lei Federal nº 5.764, de 14 de julho de 1971.

1.2. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA

a) para fins de Comprovação da Regularidade Fiscal e Trabalhista, a licitante, caso a licitante tenha filiais, também deverá apresentar a documentação daquela(s) que irá(ão) executar o contrato;

b) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ); ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mediante a apresentação do Cartão de CNPJ, emitido pela Receita Federal do Brasil (RFB);

c) prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, relativo à sede da licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto do certame;

d) em face da responsabilidade tributária, inclusive, aos Órgão da Administração Pública, decorrente do artigo 9º-A da Lei Municipal de São Paulo nº 13.701/2003, com as alterações introduzidas pela Lei nº 14.042, de 30/08/2005 e 53.151 de 17/05/2012, no caso do licitante não

(5)

ser cadastrado como contribuinte no Município de São Paulo e emitir nota fiscal autorizada por outro Município, o mesmo deverá apresentar Declaração formal, subscrita pelo representante legal, sob as penas da Lei, do não cadastramento e de que, caso se sagre vencedor no ato da assinatura do Termo de Contrato, irá proceder à apresentação do comprovante (não sendo aceito protocolo) de sua inscrição em cadastro da Secretaria Municipal de Finanças, conforme dispõe o Regulamento do ISS do Município de São Paulo.

e) Certidão de regularidade de débito com a Fazenda Estadual e Municipal, da sede ou do domicílio da licitante ou outra prova equivalente, na forma da lei;

f) certidão de regularidade de débito para com o Sistema de Seguridade Social (INSS) e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

g) a Certidão Conjunta Negativa de Débitos ou Positiva com efeitos de Negativa, relativa a tributos federais e dívida ativa da União

h) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas-CNDT, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto Lei nº 5.452 de 1º de maio de 1943, conforme preconiza a Lei Federal nº 12.440 de 07 de julho de 2011.

i) em razão do direito de preferência a que alude a Lei Complementar Federal nº 123/2006, para habilitação de microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativa que preencham as condições estabelecidas no artigo 34, da Lei Federal nº 11.488, de 15/06/2007, não será exigida comprovação de regularidade fiscal e trabalhista, mas será obrigatória a apresentação dos documentos exigidos no edital para fins de comprovação da regularidade fiscal e trabalhista, ainda que os mesmos veiculem restrições impeditivas à referida comprovação.

1.3. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

a) Certidão negativa de falência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica ou de execução patrimonial, expedida pelo distribuidor do domicilio da pessoa física;

a.1) se a licitante for cooperativa, a certidão mencionada na alínea “a”, deste subitem “1.3.”, deverá ser substituída por certidão negativa de ações de insolvência civil.

1.4. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

a. Certidão de registro da empresa e de seu responsável técnico no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA e/ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

b. As empresas interessadas em participar do certame deverão apresentar Atestado(s) de capacidade técnica anterior em contratos de obras ou serviços da mesma natureza, fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privadosi.

c. estes atestados deverão conter, necessariamente, a especificação do tipo de serviço, com indicações da área em metros quadrados, dos trabalhos realizados e do prazo de execução.

d. identificação do profissional que será responsável pelo comando dos serviços, com experiência em serviço de características análogas.

(6)

e. Certificado de visita técnica.

1.5. OUTRAS COMPROVAÇÕES

1.5.1. declaração da licitante, elaborada em papel timbrado e subscrita por seu representante legal, de que se encontra em situação perante o Ministério do Trabalho, conforme modelo anexo ao Decreto Estadual nº 42.911 de 06/03/1998;

1.5.2. declaração da licitante, elaborada em papel timbrado e subscrita por seu representante legal, de que atende às normas relativas à saúde e segurança do trabalho (parágrafo único, artigo 117, da Constituição do Estado), conforme modelo anexo;

1.5.3. declaração da licitante, elaborada em papel timbrado e subscrita por seu representante legal da inexistência de impedimento legal para licitar para com a Administração Pública.

1.5.4. declaração sob as penas da lei, elaborada em papel timbrado e subscrita por seu representante legal, assumindo a obrigação de utilizar na execução do objeto da licitação somente produtos e subprodutos de origem exótica, ou de origem nativa de procedência legal e, no caso de utilização de produtos e subprodutos listados no artigo 1°, do Decreto estadual n° 53.047, de 02 de junho de 2008, a obrigação de proceder às respectivas aquisições de pessoa jurídica devidamente cadastrada no “Cadastro Estadual das Pessoas Jurídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos florestais de origem nativa da flora brasileira – CADMADEIRA”, de acordo com o modelo anexado neste Edital.1de atendimento às normas relativas à saúde e segurança do trabalho (artigo 117, da Constituição do Estado) – Anexo “F” deste Edital;

1.6 DISPOSIÇÕES GERAIS

Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a Administração aceitará como válidas as expedidas até 180 (cento e oitenta) dias imediatamente anteriores à data de apresentação das propostas.

V. DA SESSÃO PÚBLICA E DO JULGAMENTO

1. No dia e horário previstos neste edital, o Pregoeiro dará início à sessão pública do pregão eletrônico, com a abertura automática das propostas e a sua divulgação, pelo sistema, na forma de grade ordenatória, em ordem crescente de preços.

2. A análise das propostas pelo Pregoeiro visará ao atendimento das condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

2.1. Serão desclassificadas as propostas:

a) cujo objeto não atenda as especificações, prazos e condições fixados no Edital;

b) que apresentem preço baseado exclusivamente em proposta das demais licitantes.

c) que por ação da licitante ofertante contenham elementos que permitam a sua identificação, inclusive na propriedade do arquivo anexado (Apagar todo e qualquer caractere: letra, número ou símbolo; ou informação constante nas abas: Geral; Resumo: do “Título”, do “Autor”, da

(7)

“Empresa” entre outros; Estatística [Gravado por]; Conteúdo; Personalizar ou qualquer outro campo onde poderá ser identificado o licitante, representante ou operador., conforme consta no site da Bolsa Eletrônica de Compras – BEC, através do Manual Pregão Eletrônico - FORNECEDOR, item 14.3 - Proposta de Serviço), reforçando que, apenas um único caractere na propriedade do arquivo do documento, será considerado como identificação da licitante.

2.1.1. A desclassificação se dará por decisão motivada do Pregoeiro.

2.2. Serão desconsideradas ofertas ou vantagens baseadas nas propostas das demais licitantes.

2.3. Se a licitante for cooperativa de trabalho, para fins de aferição do preço ofertado, será acrescido ao valor dos serviços de que trata o subitem 3.2.1 deste Edital o percentual de 15% (quinze por cento) a título de contribuição previdenciária, que constitui obrigação da Administração contratante (art. 22, inc IV, Lei Federal n° 8.212, de 24/06/1991, com a redação introduzida pela Lei Federal n° 9.876, de 26/11/1999, c/c o art. 15, inc. I, Lei Federal n° 8.212/91).

3. O eventual desempate de propostas do mesmo valor será promovido pelo sistema, com observância dos critérios legais estabelecidos para tanto.

3.1. Nova grade ordenatória será divulgada pelo sistema, contendo a relação das propostas classificadas e das desclassificadas.

4. Será iniciada a etapa de lances, com a participação de todas as licitantes detentoras de propostas classificadas.

4.1. A formulação de lances será efetuada, exclusivamente, por meio do sistema eletrônico.

4.1.1. Os lances deverão ser formulados em valores distintos e decrescentes, inferiores à proposta de menor preço, sendo que a redução mínima entre eles será de R$ 1.000,00 (um mil reais), aplicável, inclusive, em relação ao primeiro formulado, prevalecendo o primeiro lance recebido quando ocorrerem 2 (dois) ou mais lances do mesmo valor.

4.1.1.1. A aplicação do valor de redução mínima entre os lances incidirá sobre o valor total do serviço.

4.2. A etapa de lances terá a duração inicial de 15 (quinze) minutos.

4.2.1. A duração da etapa de lances será prorrogada automaticamente pelo sistema, visando à continuidade da disputa, quando houver lance admissível ofertado nos últimos 3 (três) minutos do período de que trata o subitem “4.2.” ou nos sucessivos períodos de prorrogação automática.

4.2.1.1. Não havendo novos lances ofertados nas condições estabelecidas no subitem “4.2.1.”, a duração da prorrogação encerrar-se-á, automaticamente, quando atingido o terceiro minuto contado a partir do registro no sistema, do último lance que ensejar prorrogação.

4.3. No decorrer da etapa de lances, as licitantes serão informadas pelo sistema eletrônico:

a) dos lances admitidos e dos inválidos, horários de seus registros no sistema e respectivos valores;

(8)

4.4. A etapa de lances será considerada encerrada, findos os períodos de duração indicados no subitem “4.2.”.

5. Encerrada a etapa de lances, o sistema divulgará a nova grade ordenatória, contendo a classificação final, em ordem crescente de valores.

5.1. Para essa classificação, será considerado o último preço ofertado de cada licitante.

6. Com base na classificação a que alude o item “5” desta Seção “V”, será assegurada às licitantes microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas que preencham as condições estabelecidas no artigo 34, da Lei Federal nº 11.488, de 15/06/2007, preferência à contratação, observadas as seguintes regras:

6.1. A microempresa, empresa de pequeno porte ou cooperativa, que preencha as condições estabelecidas no artigo 34, da Lei Federal n° 11.488, de 15/06/2007, detentora da proposta de menor valor, dentre aquelas cujos valores sejam iguais ou superiores até 5% (cinco por cento) ao valor da proposta melhor classificada, será convocada pelo pregoeiro, para que apresente preço inferior ao da melhor classificada, no prazo de 5 (cinco) minutos, sob pena de preclusão do direito de preferência.

6.1.1. A convocação recairá sobre a licitante vencedora de sorteio, no caso de haver propostas empatadas, nas condições do subitem “6.1.”.

6.2. Não havendo a apresentação de novo preço, inferior ao preço da proposta melhor classificada, serão convocadas para o exercício do direito de preferência, respeitada a ordem de classificação, as demais microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas, que preencham as condições estabelecidas no artigo 34, da Lei Federal n° 11.488, de 15 de junho de 2007, cujos valores das propostas se enquadrem nas condições indicadas no subitem “6.1.”.

6.3. Caso a detentora da melhor oferta, de acordo com a classificação de que trata o item “5”, seja microempresa, empresa de pequeno porte ou cooperativa, que preencha as condições estabelecidas no artigo 34, da Lei Federal n° 11.488, de 15/06/2007, não será assegurado o direito de preferência, passando-se, desde logo, à negociação do preço.

7. O Pregoeiro poderá negociar com o autor da oferta de menor valor, obtida com base nas disposições dos subitens “6.1.” e “6.2.”, ou, na falta desta, com base na classificação de que trata o item “5”, mediante troca de mensagens abertas no sistema, com vistas à redução do preço.

8. Após a negociação, se houver, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade do menor preço, decidindo motivadamente a respeito.

8.1. O critério de aceitabilidade dos preços ofertados será o de compatibilidade com os preços de mercado vigentes na data de apresentação das propostas, coerentes com a execução do objeto ora licitado, acrescidos dos respectivos encargos sociais e benefícios e despesas indiretas (BDI), apurados mediante pesquisa realizada pelo órgão licitante, atualizada por ocasião do julgamento, nos termos do Decreto Estadual nº 34.350/91;

8.2. O Pregoeiro poderá a qualquer momento solicitar às licitantes a composição de preços unitários de serviços e/ou de materiais/equipamentos, bem como os demais esclarecimentos que julgar necessário.

9. Considerada aceitável a oferta de menor preço, passará o Pregoeiro ao julgamento da habilitação, observando as seguintes diretrizes:

(9)

a) verificação dos dados e informações do autor da oferta aceita, constantes do CAUFESP e extraídos dos documentos indicados na Seção “IV” deste Edital;

b) caso os dados e informações constantes no CAUFESP não atendam aos requisitos estabelecidos na Seção “IV” deste Edital, o Pregoeiro verificará a possibilidade de suprir ou sanar eventuais omissões ou falhas, mediante consultas efetuadas por outros meios eletrônicos hábeis de informações;

b.1) essa verificação será certificada pelo Pregoeiro na ata da sessão pública, devendo ser anexados aos autos, os documentos passíveis de obtenção por meio eletrônico, salvo impossibilidade devidamente certificada e justificada;

c) a licitante poderá, ainda, suprir ou sanar eventuais omissões ou falhas, relativas ao cumprimento dos requisitos e condições de habilitação estabelecidos no Edital, mediante a apresentação de novos documentos ou a substituição de documentos anteriormente ofertados, desde que os envie no curso da própria sessão pública do Pregão e até a decisão sobre a habilitação, por meio de fac-símile para o número (11) 3327-7591 ou por correio eletrônico para o endereço dluge@policiamilitar.sp.gov.br;

c.1) sem prejuízo do disposto nas alíneas “a”, “b”, ”c”, ”d”, “e” e “f”, deste item “9”, serão apresentados, obrigatoriamente, por fac-símile ou por correio eletrônico ou por meio da funcionalidade da sessão pública, “anexos de documentos no momento da habilitação, as declarações a que se refere o subitem “1.5.1.”, da Seção “IV”, deste Edital;

d) a Administração não se responsabilizará pela eventual indisponibilidade dos meios eletrônicos hábeis de informações, no momento da verificação a que se refere a alínea “b”, ou dos meios para a transmissão de cópias de documentos a que se refere a alínea “c”, ambas deste item “9”. Na hipótese de ocorrerem essas indisponibilidades e/ou não sendo supridas ou saneadas as eventuais omissões ou falhas, na forma prevista nas alíneas “b” e “c”, a licitante será inabilitada, mediante decisão motivada;

e) os originais ou cópias, estas autenticadas por tabelião de notas, dos documentos enviados na forma constante da alínea “c”, deverão ser apresentados na Seção de Finanças e Material da UGE 180.180 (Diretoria de Logística), sito na Av. Cruzeiro do Sul, 260 – sala 610, em até 5 (cinco) dias após o encerramento da sessão pública, sob pena de invalidade do respectivo ato de habilitação e a aplicação das penalidades cabíveis;

f) para habilitação de microempresas ou empresas de pequeno porte ou cooperativas, que preencham as condições estabelecidas no artigo 34, da Lei Federal n.º 11.488, de 15 de junho de 2007, não será exigida comprovação de regularidade fiscal e trabalhista, mas será obrigatória a apresentação dos documentos indicados no subitem “1.2.”, alíneas “a” a “e” da Seção “IV” deste Edital, ainda que os mesmos veiculem restrições impeditivas à referida comprovação;

g) constatado o cumprimento dos requisitos e condições estabelecidos no Edital, a licitante será habilitada e declarada vencedora do certame;

h) por meio de aviso lançado no sistema, o Pregoeiro informará às demais licitantes que poderão consultar as informações cadastrais da licitante vencedora, utilizando opção disponibilizada no próprio sistema para tanto. Deverá, ainda, informar o teor dos documentos recebidos por fac-símile ou outro meio eletrônico;

(10)

10. A licitante habilitada nas condições da alínea “f”, do item “9” da Seção “V”, deverá comprovar sua regularidade fiscal e trabalhista, sob pena de decadência do direito à contratação, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

11. A comprovação de que trata o item “10” desta Seção “V” deverá ser efetuada mediante a apresentação das competentes certidões negativas de débitos, ou positivas com efeito de negativa, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do momento em que a licitante for declarada vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração. 12. Ocorrendo a habilitação na forma indicada na alínea “f”, do item “9”, a sessão pública será suspensa pelo Pregoeiro, observados os prazos previstos no item “11”, para que a licitante vencedora possa comprovar a regularidade fiscal e trabalhista de que tratam os itens “10” e “11” desta Seção “V’.

13. Por ocasião da retomada da sessão, o Pregoeiro decidirá motivadamente sobre a comprovação ou não da regularidade fiscal e trabalhista de que tratam os subitens “10” e “11” desta Seção “V”, ou sobre a prorrogação de prazo para a mesma comprovação, observado o disposto no mesmo item “11”.

14. Se a oferta não for aceitável, se a licitante desatender às exigências para a habilitação ou não sendo saneada a irregularidade fiscal e trabalhista, nos moldes dos itens “10” a “13”, desta Seção “V”, o Pregoeiro, respeitada a ordem de classificação de que trata o item “5” da Seção “V”, examinará a oferta subsequente de menor preço, negociará com o seu autor, decidirá sobre a sua aceitabilidade e, em caso positivo, verificará as condições de habilitação e assim sucessivamente, até a apuração de uma oferta aceitável cujo autor atenda aos requisitos de habilitação, caso em que será declarado vencedor.

VI. DO RECURSO, DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO.

1. Divulgado o vencedor ou, se for o caso, saneada a irregularidade fiscal e trabalhista nos moldes dos itens “10” a “13” da Seção “V”, o Pregoeiro informará às licitantes, por meio de mensagem lançada no sistema, que poderão interpor recurso, imediata e motivadamente, por meio eletrônico, utilizando para tanto, exclusivamente, campo próprio disponibilizado no sistema.

2. Havendo interposição de recurso, na forma indicada no item “1” desta Seção “VI”, o Pregoeiro, por mensagem lançada no sistema, informará aos recorrentes que poderão apresentar memoriais contendo as razões de recurso no prazo de 3 (três) dias após o encerramento da sessão pública e às demais licitantes, que poderão apresentar contrarrazões em igual prazo, os quais começarão a correr do término do prazo para apresentação de memoriais, sendo-lhes assegurada vista imediata dos auto, no endereço da Unidade promotora da licitação, ou seja, na Seção de Finanças da UGE 180.180, situada na Avenida Cruzeiro do Sul nº 260, sala 610 – Canindé - São Paulo.

2.1. Os memoriais de recurso e as contra razões serão oferecidas por meio eletrônico, no sítio www.bec.sp.gov.br ou www.bec.fazenda.sp.gov.br opção RECURSO, e a apresentação de documentos relativos às peças antes indicadas, se houver, será efetuada mediante protocolo, na UGE 180.180 da Diretoria de Logística, sito à Avenida Cruzeiro do Sul nº 260, sala 610 – Canindé - São Paulo, observados os prazos estabelecidos no item “2”, desta Seção “VI”.

(11)

3. A falta de interposição na forma prevista no item “1” desta Seção “VI” importará a decadência do direito de recurso e o pregoeiro proporá à autoridade competente a homologação do procedimento licitatório.

4. O recurso terá efeito suspensivo e o seu acolhimento importará a invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

5. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto da licitação à licitante vencedora e homologará o procedimento licitatório.

6. O recurso terá afeito suspensivo e o seu acolhimento importará a invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

7. A adjudicação será feita pela totalidade do objeto;

8. A vencedora do certame obriga-se a apresentar, no prazo de 2 (dois) dias úteis contado da data de homologação do certame, os novos preços unitários e totais para a contratação, a partir do valor total final obtido no certame, por meio de planilha que apresente a composição de preços, conforme modelo constante do Anexo “B”.

8.1. Esses novos preços serão apresentados pela licitante vencedora em nova planilha a ser entregue diretamente na Seção de Finanças - UGE 180.180 da Diretoria de Logística, sito à Avenida Cruzeiro do Sul nº 260, sala 610 – Canindé - São Paulo.

8.2. Tratando-se de cooperativa de trabalho, para apuração dos novos preços, deverá ser expurgado o acréscimo indicado no subitem 2.4. da Seção “III” – Das Propostas, deste Edital, e o resultado da soma do novo preço total, com o valor do acréscimo expurgado, deverá ser igual ao valor total final obtido no certame;

8.3. Se a vencedora da licitação for cooperativa de trabalho, deverá apresentar, no prazo de 2 (dois) dias úteis contados da data de adjudicação do objeto, os novos preços unitário e total para a contratação, a partir do valor final obtido no certame;

8.4. Esses novos preços serão lançados pela cooperativa no próprio sistema do pregão eletrônico.

8.5. Se a licitante vencedora do certame deixar de cumprir a obrigação estabelecida no item “9”, desta Seção “VI”, no prazo ali mesmo assinalado, somente os preços unitários finais válidos para a contratação serão apurados pelo Contratante, com a aplicação do percentual que retrate a redução obtida entre o valor total oferecido na proposta inicial e o valor total final obtido no certame, indistintamente, sobre um dos preços unitários ofertados na referida proposta.

VII. DA DESCONEXÃO COM O SISTEMA ELETRÔNICO

1. À licitante caberá acompanhar as operações no sistema eletrônico, durante a sessão pública, respondendo pelos ônus decorrentes de sua desconexão ou da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema.

2. A desconexão do sistema eletrônico com o Pregoeiro, durante a sessão pública, implicará:

a) fora da etapa de lances, a sua suspensão e o seu reinício, desde o ponto em que foi interrompida. Neste caso, se a desconexão persistir por tempo superior a 15 (quinze) minutos, a

(12)

sessão pública deverá ser suspensa e reiniciada somente após comunicação expressa às licitantes de nova data e horário para a sua continuidade;

b) durante a etapa de lances, a continuidade da apresentação de lances pelas licitantes, até o término do período estabelecido no Edital.

3. A desconexão do sistema eletrônico com qualquer licitante não prejudicará a conclusão válida da sessão pública ou do certame.

VIII DOS PRAZOS, DAS CONDIÇÕES E LOCAL DE ENTREGA DO OBJETO DA LICITAÇÃO

1. O objeto do contrato deverá ser executado e concluído em até 120 dias, excluídos os dias chuvosos, quando implicarem em parada dos serviços, conforme deliberação da fiscalização e aprovação da Chefia da Diretoria de Logísitica, contados da data da expedição da ordem de serviço, a qual será expedida pela Chefia da Diretoria de Logística de acordo com as condições estabelecidas na licitação indicada no preâmbulo deste instrumento e seus anexos.

2. A execução do objeto desta licitação deverá ser realizada na Diretoria de Logística, localizada no 6º andar do Complexo Administrativo da Polícia Militar, situado na avenida Cruzeiro do Sul 260, Bairro Canindé, município de São Paulo/SP, correndo por conta da Contratada as despesas de embalagem, seguros, transporte, tributos, encargos trabalhistas e previdenciários decorrentes do fornecimento.

3. Executado o serviço, seu objeto será recebido de acordo com o disposto no artigo 73 da Lei Federal nº 8666/93.

IX – DA FISCALIZAÇÃO E VISTORIAS DURANTE A EXECUÇÃO DO SERVIÇO.

1. A fiscalização, acompanhamento e gerenciamento da execução dos serviços, cumprimento de cronogramas e gestão de contrato serão feitas por intermédio do Gestor e Fiscal de Contrato.

2. Serão realizadas vistorias pelo CONTRATANTE ou prepostos devidamente qualificados, que terão por objetivo:

2.1. a avaliação da qualidade e do andamento dos serviços prestados; 2.2. a medição dos serviços executados para efeito de faturamento;

2.3. e a recepção de serviços concluídos, especialmente ao final do serviço.

3. Todas as vistorias deverão ser acompanhadas pelo engenheiro civil/arquiteto indicado pela CONTRATADA.

4. A realização das vistorias deverá ser registrada no diário do serviço, e as anotações da fiscalização, terão validade de comunicação escrita, devendo ser rubricadas pelos representantes de ambas as partes.

5. A CONTRATADA manterá no local o livro diário do serviço, devendo o CONTRATANTE receber as segundas vias das folhas do mesmo; nesse livro estarão registrados os trabalhos em andamento, condições especiais que afetem o desenvolvimento dos trabalhos e os fornecimentos de materiais, fiscalizações ocorridas e suas observações, anotações técnicas etc., servindo de meio de comunicação formal entre as partes.

(13)

6. A fiscalização dos serviços será feita por intermédio de policial militar habilitado, pertencente ao efetivo do CIAP, com conhecimento e formação no ramo de engenharia civil ou arquitetura, ou pelo seu substituto legal designado pelo Chefe do Centro Integrado de Apoio ao Patrimônio e nomeado pelo Diretor de Logística juntamente com o Gestor Contratual. No impedimento legal dos oficiais designados e a critério do Dirigente da UGE 180180, os mesmos poderão ser substituídos por outros militares estaduais designados nos autos do processo.

X- DAS MEDIÇÕES DOS SERVIÇOS CONTRATADOS

1. As medições para faturamento deverão ocorrer a cada período de 30 (trinta) dias a partir da ordem de início dos serviços. Os relatórios destas medições deverão ser entregues pela Contratada, com 02 (dois) dias de antecedência, para aprovação da CONTRATANTE, instruída com os seguintes elementos:

1.1. relatórios escrito e fotográfico;

1.2. cronograma refletindo o andamento do serviço;

1.3. declaração, sob as penas da lei, afirmando que os produtos e subprodutos de madeira utilizados no serviço são, exclusivamente, de origem exótica, ou, no caso de utilização de produtos e subprodutos de origem nativa:

1.4. se tais produtos e subprodutos forem aqueles listados no artigo 1°, parágrafo primeiro, do Decreto Estadual n° 53.047/2008, declaração sob as penas da lei, afirmando que procedeu as respectivas aquisições de pessoa jurídica cadastrada no CADMADEIRA;

1.5. apresentação das faturas e notas fiscais e demais comprovantes da legalidade da madeira utilizada na obra, tais como Guias Florestais, Documentos de Origem Florestal ou outros eventualmente criados para o controle de produtos e subprodutos florestais, acompanhados das respectivas cópias, que serão autenticadas pelo servidor responsável pela recepção.

2. Serão medidos apenas os serviços ou as parcelas dos serviços executados e concluídos conforme o disposto nos documentos que integram o presente edital.

3. As medições serão registradas em planilhas que conterão a discriminação dos serviços, as quantidades medidas e seus preços, e serão acompanhadas de elementos elucidativos adequados, como fotos, memórias de cálculo, desenhos, catálogos etc.

4. As medições serão acompanhadas por representantes do Contratante e da Contratada, sendo que eventuais divergências serão sanadas pelo representante do Contratante.

5. Caberá ao gestor do contrato, após cada medição, conferir junto ao CADMADEIRA a situação cadastral do fornecedor dos produtos e subprodutos listados no artigo 1°, do Decreto Estadual n° 53.047/2008, bem como instruir o expediente da contratação com o comprovante do respectivo cadastramento e com as cópias de documentos indicadas no subitem 1.5.

XI DOS PAGAMENTOS E DO REAJUSTE DE PREÇOS

(14)

medições, correspondendo às etapas concluídas do cronograma do serviço, mediante a apresentação dos originais da fatura, de acordo com as disposições contratuais.

2. Os pagamentos serão efetuados em 30 (trinta) dias, contados a partir da data de cada medição, pela contratante, observando-se para as respectivas realizações, o procedimento e as demais condições e prazos estabelecidos na minuta de termo de contrato, que constitui anexo integrante deste edital.

3. Constitui condição para a realização dos pagamentos a inexistência de registros em nome da Contratada no “Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais do Estado de São Paulo – CADIN ESTADUAL”, o qual deverá ser consultado por ocasião da realização de cada pagamento.

4. Havendo atraso no pagamento sobre o valor devido incidirá correção monetária nos termos do artigo 74 da Lei Estadual 6.544/89 (calculada pela UFESP), bem como juros moratórios, estes a razão de 0,5% (meio por cento) ao mês, calculados “pro rata tempore” em relação ao atraso verificado.

5. O pagamento será feito mediante crédito aberto em conta corrente em nome da contratada no Banco Brasil S.A.

6. Os preços não serão reajustados.

XII DAS CONTRATAÇÕES

1. A contratação decorrente desta licitação será formalizada mediante celebração de termo de contrato próprio, em conformidade com o disposto no artigo 58, da Lei Estadual nº 6.544/1989, combinado como o artigo 61 como o § 1º e caput do artigo 62, ambos da Lei Federal nº 8.666/1993, cuja minuta integra o Edital como Anexo “C”.

2. Se, por ocasião da formalização do contrato, as certidões de regularidade de débito da adjudicatária perante o Sistema de Seguridade Social (INSS), o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Fazenda Nacional (Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativa a tributos federais e dívida ativa da União) e o Tribunal Superior do Trabalho (Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT) estiverem com os prazos de validade vencidos, o órgão licitante verificará a situação por meio eletrônico hábil de informações, certificando nos autos do processo a regularidade e anexando os documentos passíveis de obtenção por tais meios, salvo impossibilidade devidamente justificada.

3. Se não for possível atualizá-las por meio eletrônico hábil de informações, a Adjudicatária será notificada para, no prazo de 2 (dois) dias úteis, comprovar a sua situação de regularidade fiscal e trabalhista de que trata o subitem anterior, mediante a apresentação das certidões respectivas com prazos de validade em vigência, sob pena de a contratação não se realizar.

4. Constitui condição para a celebração da contratação a inexistência de registros em nome da adjudicatária no “Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais do Estado de São Paulo – CADIN ESTADUAL”, o qual deverá ser consultado por ocasião da respectiva celebração

5. A adjudicatária deverá, no prazo de 5 (cinco) dias corridos contados da data da convocação, comparecer à Seção de Finanças da Diretoria de Logística, sito à Avenida Cruzeiro do Sul, nº 260, sala 609, Canindé, São Paulo/SP, para assinatura do contrato e retirada da ordem de execução de serviços.

(15)

6. Quando a Adjudicatária deixar de comprovar a regularidade fiscal e trabalhista, nos moldes das alíneas “g” e “h” do item 9 da Seção “V”, deste Edital, ou na hipótese de invalidação do ato de habilitação com base no disposto na alínea “e” também do item 9 da Seção “V”, deste Edital, ou ainda, quando convocada dentro do prazo de validade de sua proposta, não apresentar a situação regular de que trata o item 2 deste Seção, ou se recusar a assinar o contrato ou retirar instrumento equivalente, serão convocadas as demais licitantes classificadas, para participar de nova sessão pública do pregão, com vistas à celebração da contratação.

7. Essa nova sessão será realizada em prazo não inferior a 3(três) dias úteis, contados da divulgação do aviso.

8. A divulgação do aviso ocorrerá por publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo - DOE e divulgação nos endereços eletrônicos www.bec.sp.gov.br ou www.bec.fazenda.sp.gov.br e www.imesp.com.br , opção “e-negócios públicos.

8. Na sessão, respeitada a ordem de classificação, observar-se-ão as disposições nos itens 7 a 10 da Seção “V”, deste Edital, e itens 1 a 4 e 6 da Seção “VI”, deste Edital, deste Edital.

9. Por ocasião da assinatura do contrato, tratando-se de adjudicatária sociedade cooperativa deverá esta indicar gestor encarregado de representá-la com exclusividade perante o contratante.

10. A execução dos serviços deverá ter início imediatamente após a assinatura da Ordem de Execução de Serviço.

11. A adjudicatária devera apresentar, por ocasião da formalização do contrato, além da apresentação dos demais documentos, inclusive aqueles que comprovem a situação fiscal e trabalhista de regularidade de eventuais certidões anteriormente apresentadas em que os prazos de validade já se encontram vencidos, os seguintes documentos:

11.1. A Certidão atualizada de registro da empresa, expedida ou visada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, com indicação do objeto social compatível com o objeto desta licitação, de acordo com o disposto no inciso I, do art. 30, da Lei Federal nº 8.666/93, em original ou cópia autenticada por tabelião de notas;

11.2. a Certidão de Registro de seus responsáveis Técnicos nas Áreas de Arquitetura e Engenharia, atualizada, expedida ou visada pelo CREA, em original ou cópia autenticada por tabelião de notas;

11.3. relação de aparelhamento e pessoal técnico, em original ou cópia autenticadas por tabelião de notas dos documentos comprobatórios (carteira de trabalho juntamente com a folha do registro, contrato de trabalho assinado e certificado de cursos e títulos quando a profissão assim exigir);

11.4. a identificação do profissional que será responsável pelo comando dos serviços, com experiência em serviço de características análogas, comprovando o vinculo empregatício com as provas em original ou cópia autenticada por tabelião de notas da carteira de trabalho, contrato de trabalho assinado e certificado de cursos e títulos quando a função assim exigir;

11.5. declaração assumindo a obrigação de utilizar na execução do objeto da licitação somente produtos e subprodutos de origem exótica, ou de origem nativa de procedência legal e, no caso de utilização de produtos e subprodutos listados no artigo 1°, do Decreto Estadual n° 53.047, de 02 de junho de 2008, a obrigação de proceder às respectivas aquisições de pessoa jurídica

(16)

devidamente cadastrada no “Cadastro Estadual das Pessoas Jurídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos florestais de origem nativa da flora brasileira – CADMADEIRA”, de acordo com modelo que integra este edital como Anexo “L”;

11.6. original ou cópia autenticada por tabelião de notas do ART/RRT com a responsabilidade do profissional relacionado à empresa, estando em conformidade com as Leis Federais nº 6.496/1977 e nº 12.378/2010 da execução dos serviços envolvidos, assinados por profissionais credenciados pelo CREA/CONFEA/CAU, conforme Leis Federais nº 5.194/1966 e nº 12.378/2010

XIII-DO RECEBIMENTO DO OBJETO

1. Os serviços de reforma e adaptação das instalações elétricas, lógicas, piso, forro, pintura e divisórias da Diretoria de Logística da Polícia Militar do Estado de São Paulo, situada no 6º andar do Complexo Administrativo da Polícia Militar, serão recebidos pelo Contratante, após inspeção física de qualidade por Comissão ou Servidor para tanto designado, em conformidade com o disposto nos artigos 70 e 71, da Lei Estadual nº 6.544/89 e 73 e 74, da Lei Federal nº 8.666/93 e as regras específicas estabelecidas neste edital e seus anexos.

2. O recebimento que trata esta Seção “X” será realizado provisoriamente, após vistoria para recebimento do serviço, quando o imóvel tiver plena condição de uso, com as ligações às redes públicas devidamente aceitas, limpo e higienizado. Constatada a conclusão dos serviços de acordo com o projeto, as especificações e as recomendações da fiscalização, o Contratante fornecerá o Termo de Recebimento Provisório do Serviço, que terá validade por 30 (trinta) dias.

2.1. O recebimento provisório será efetuado em conjunto pelo Fiscal e Gestor de Contrato, sendo estes, respectivamente, nomeado e designado pelo Contratante.

3. No ato do recebimento do serviço deverá ser entregue pela Contratada a Nota Fiscal relativa aos serviços prestados e materiais utilizados, a qual deverá ser emitida detalhadamente em conformidade com a proposta apresentada e a nota de empenho. A discriminação dos valores dos insumos, especialmente os de serviços, exigida no subitem 2.4. da Seção III – Das Propostas deste Edital, deverá ser reproduzida na Nota Fiscal apresentada para efeito de pagamento.

3.1. A Contratada deverá entregar Nota Fiscal representativa dos serviços efetivamente

prestados, colhendo a data, nome do servidor responsável pelo recebimento, cargo, assinatura e número do Registro Geral (RG), emitido pela Secretaria de Segurança Pública.

4. Decorrido o prazo de 30 (trinta) dias de validade do Termo de Recebimento Provisório, sem necessidade de quaisquer reparos, será emitido o Termo de Recebimento Definitivo, uma vez verificado o atendimento satisfatório aos serviços, conforme § 2º observado o disposto no artigo 69, da Lei Federal nº 8.666/93, com a redação vigente, após o Gestor e Fiscal Contratual

verificar o atendimento integral da execução dos serviços, tudo de acordo com o Projeto Básico nº CIAP 042/20/2015. Caso haja ocorrências que justifiquem o refazimento no todo ou em parte do serviço ou dos serviços, a contagem do período de 180 (cento e oitenta) dias será recomeçada.

5. O recebimento do serviço, bem como a aceitação dos serviços das etapas intermediárias, atesta o cumprimento das exigências contratuais, mas não afasta a responsabilidade técnica ou civil da Contratada, que permanece regida pela legislação pertinente.

6. Constatadas irregularidades na execução dos serviços, o Contratante poderá rejeitá-lo todo ou em parte, determinando sua adequação e ficando a Contratada obrigada a refazê-lo, no prazo

(17)

máximo de 30 dias, contados na notificação por escrito, mantido o preços inicialmente contratado ou rescindindo a contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis.

6.1. Na impossibilidade de serem refeitos os serviços rejeitados, ou na hipótese de não serem os mesmos executados, o valor respectivo será descontado da importância devida à contratada, sem prejuízo das sanções cabíveis.

7. Os serviços realizados deverão ser executados de forma a propiciar perfeitas condições de uso e emprego imediato.

9. A entrega do objeto, à luz do artigo 618 do Código Civil, a Contratada deverá entregar termo individualizado de garantia dos serviços realizados com validade mínima de 5 anos, contados a partir do recebimento definitivo do objeto pela Administração.

10. Havendo rejeição dos serviços no todo ou em parte estará a Contratada obrigada a refazê-los, no prazo fixado pelo Contratante, observando as condições estabelecidas para a execução.

XIV CERTIFICADO DE VISITA TÉCNICA

1. A empresa deverá apresentar um funcionário devidamente credenciado, para apresentar-se no local do serviço, para visita técnica, com o objetivo de cientificar-se das condições do local, no qual serão realizados os serviços, para elaboração de sua proposta de preço.

2. A empresa receberá comprovante de sua visita técnica a ser fornecido por um policial do efetivo da (OPM), contendo assinatura e identificação, devendo ser apresentado na fase da habilitação.

XV DAS SANÇÕES PARA O CASO DE INADIMPLEMENTO

1. Ficará impedida de licitar e contratar com a Administração direta e indireta do Estado de São Paulo, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, a pessoa física ou jurídica que praticar quaisquer atos previstos no artigo 7º da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, c.c. o artigo 15 da Resolução CEGP-10 de 19 de novembro de 2002.

2. A sanção de que trata o subitem anterior poderá ser aplicada juntamente com as multas previstas na Resolução nº SSP-333, de 09 de setembro de 2005, garantido o exercício de prévia e ampla defesa, e deverá ser registrada no CAUFESP, no endereço eletrônico www.sancoes.sp.gov.br.

3. O CONTRATANTE reserva-se o direito de descontar das faturas, os valores correspondentes às multas que eventualmente forem aplicadas.

4. As multas são autônomas e a aplicação de uma não exclui a de outra.

5. O não cumprimento da assistência técnica prevista na Seção XVI – DA GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO SERVIÇO, deste Edital, dentro do prazo de garantia prestado por parte da CONTRATADA, ensejará a aplicação de multa de 15% sobre o valor total do contrato.

(18)

1. Após o recebimento definitivo do objeto, a CONTRATADA, à luz do artigo 618 do Código Civil, compromete-se a dar total garantia durante 5 (cinco) anos, efetuando novos serviços, totalmente às suas expensas, de qualquer avaria decorrentes da execução dos serviços do produto bem como a garantia pela solidez e segurança do trabalho assim em razão dos materiais e solo,

que não se encontrem devidamente certificados pelo INMETRO, excluindo-se os casos de comprovado uso ou manuseio inadequados por parte dos usuários.

XVII –DA GARANTIA CONTRATUAL

1. Após a adjudicação do objeto do certame e até a data da assinatura do contrato, a licitante vencedora deverá prestar garantia correspondente a 5 (cinco) % sobre o valor da contratação, em conformidade com o disposto no artigo 56 da Lei Federal nº 8.666/1993.

2. A garantia prestada será restituída (e/ ou liberada) após o cumprimento integral de todas as obrigações contratuais inclusive aquelas pertinentes à garantia técnica oferecida e quando em dinheiro, será atualizada monetariamente, conforme dispõe o § 4º do artigo 56 da Lei Federal nº 8.666/1993.

3. A não prestação de garantia equivale à recusa injustificada para a celebração do contrato, caracterizando descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando a Adjudicatária às penalidades legalmente estabelecidas e à aplicação de multa.

XVIII-DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. As normas disciplinadoras da licitação serão interpretadas em favor da ampliação da disputa, respeitada a igualdade de oportunidade entre as licitantes, desde que não comprometam o interesse público, a finalidade e a segurança da contratação.

2. Das sessões públicas de processamento do Pregão serão lavradas atas circunstanciadas, observadas o disposto no artigo 14, inciso XIII, do regulamento anexo à Resolução CC- 52/2009, a serem assinadas pelo Pregoeiro e pela equipe de apoio.

3. O sistema manterá sigilo quanto à identidade das licitantes, para o Pregoeiro até a etapa de negociação com o autor da melhor oferta e para os demais, até a etapa de habilitação.

4. O resultado deste Pregão e os demais atos pertinentes a esta licitação, sujeitos à publicação, serão divulgados no Diário Oficial do Estado e nos sítios eletrônicos

www.imprenssaoficial.com.br, opção “e-negócios públicos” e www.bec.sp.gov.br ou www.bec.fazenda.sp.gov.br, opção “pregão eletrônico”.

5. Até 2 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá, por meio do sistema eletrônico, solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do Pregão Eletrônico.

5.1. A impugnação, assim como os pedidos de esclarecimentos e informações, será formulada em campo próprio do sistema, encontrado na opção EDITAL.

5.2 As impugnações serão respondidas pelo subscritor do Edital e os esclarecimentos e

informações prestados pelo Pregoeiro, no prazo de até 1 (um) dia útil, anterior à data fixada para abertura da sessão pública.

5.3. Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será designada nova data para realização da sessão pública.

(19)

6. Os casos omissos do presente Pregão serão solucionados pelo Pregoeiro e as questões relativas ao sistema, pelo Departamento de Controle de Contratações Eletrônicas – DCC.

7. A licitante vencedora fica obrigada a aceitar nas mesmas condições e mantidos os valores unitários constantes de sua proposta, acréscimos ou supressões até o limite estipulado na legislação vigente.

8. É terminantemente proibido, sob qualquer pretexto e por qualquer forma (presencial, telefone, e-mail, rádio e outros meios hábeis de comunicação), o licitante entrar em contato com o órgão licitante durante a realização da sessão pública de pregão, enquanto não houver sido declarado o(s) vencedor(es) do certame, por ato formal do pregoeiro no próprio Sistema BEC.

9. Integram o presente Edital:

Anexo A – Projeto Básico nº042/20/15; Anexo B – Planilha de Orçamento Estimativo; Anexo C – Minuta de Contrato;

Anexo D – Modelo de Declaração de regularidade perante o Ministério do Trabalho;

Anexo E – Modelo de Declaração de inexistência de impedimento legal para licitar ou contratar com a administração;

Anexo F – Modelo de Declaração de pleno atendimento às normas de saúde e segurança do trabalho;

Anexo G – Modelo de Declaração de Pleno Atendimento aos Requisitos para Habilitação; Anexo H – Modelo de Atestado de Visita Técnica;

Anexo I – Cronograma físico financeiro Anexo J- Cópia da Resolução SSP-333/05. Anexo k – Modelo de Declaração sobre Madeira.

10. Para dirimir quaisquer questões decorrentes da licitação, não resolvidas na esfera administrativa, será competente o foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo.

Quartel em São Paulo, 08 de dezembro de 2015.

CELSO APARECIDO MONARI Cel PM – Subscritor do Edital

(20)

ANEXO A

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CENTRO INTEGRADO DE APOIO PATRIMONIAL

www.policiamilitar.sp.gov.br

MEMORIAL DESCRITIVO Nº CIAP – 042/20/15

1. OBJETO

1.1 Memorial Descritivo para contratação de serviços de reparação e adaptação do 6º andar (área ocupada pela DL) do Complexo Administrativo da Polícia Militar, conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Códigos, Leis, Decretos, Portarias e Normas Federais, Estaduais e Municipais, com fornecimento total de mão de obra e material, conforme descrito abaixo:

1.1.1. Unidade: Diretoria de Logística;

1.1.2. Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 260 – Canindé - 6º andar; 1.1.3. Município: São Paulo/SP.

2. CONDIÇÕES GERAIS

2.1. O presente deve ser detalhadamente analisado em todas as suas peças, ficando claro que os sistemas ou elementos apontados em quaisquer das peças deve ser considerado como se estivesse estabelecido em todas e os que não forem relatados entender-se-ão conforme ABNT ou NBR respectivas;

2.2. Antes da apresentação da proposta, a proponente deverá examinar os documentos fornecidos pelo contratante, bem como vistoriar previamente o local, onde serão executados os serviços, a fim de levantar em quantidades e, também eventuais dúvidas, omissões ou falhas, as quais deverão ser levadas por escrito ao conhecimento da Contratante até 2 (dois) dias úteis antes do processo licitatório para serem sanadas;

2.3. Eventuais dúvidas, omissões ou discrepâncias constatadas pela proponente deverão ser comunicadas, e por escrito, ao Contratante, encarregado do procedimento licitatório, de forma a serem sanadas aquelas que possam trazer embaraços ao perfeito desenvolvimento dos serviços;

(21)

2.4. A mão de obra será de inteira responsabilidade da Contratada e de primeira qualidade, devendo ser especializada para os serviços ora licitados;

2.5. Equipamentos e materiais: deverão ser devidamente adequados para finalidade específica do presente Memorial Descritivo, de acordo com as normas pertinentes ao serviço. Os materiais empregados deverão obedecer às especificações contidas no presente Memorial Descritivo; 2.6. A execução deverá estar de acordo com o disposto no presente Memorial Descritivo, Edital de Licitação, Ordem de Execução de Serviço e Supervisão do Contratante e demais normas relativas à boa técnica do ramo;

2.7. Garantia: a Contratada deverá oferecer, por escrito, garantia de 05 (cinco) anos sobre os serviços realizados e materiais empregados, contados a partir da entrega dos serviços pela Contratada, de acordo com o art. 618 do Código Civil;

2.8. A Contratada deverá refazer ou substituir, sem ônus para o Contratante, os serviços que apresentarem defeitos de material ou vícios de execução.

3. DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO ESCOLHIDA

3.1 Visando tornar o ambiente funcional, salubre e seguro, bem como atender as exigências contidas nas legislações em vigor e especificações contidas nas normas técnicas brasileiras, serão contratados os serviços de reparação e adaptação nas instalações ocupadas pela DL, incluindo fornecimento total de mão-de-obra, materiais e peças técnicas, bem como a disponibilização de equipamentos e maquinários necessários à implementação do projetado em 120 (cento e vinte) dias, devendo obedecer ao estabelecido neste Memorial Descritivo.

4. SOLUÇÕES TÉCNICAS A SEREM SEGUIDAS

4.1 Os serviços serão executados sem a desocupação total dos ambientes pela Contratante, ou seja, os locais onde serão realizadas as intervenções serão desocupados gradativamente, conforme cronograma e plantas anexas:

4.1.1 No primeiro mês do cronograma anexo, os serviços serão executados nas salas de curso, salas de aula 1 e 2, seção de armas e munição, sala do chefe, sala do subchefe e arquivo(nesta etapa toda a área será liberada para a contratada);

4.1.2 No segundo mês os serviços serão executados na seção de finanças e material, salas do chefe da seção, subseção de orçamento e custos, subseção de despesas, divisão de administração de frotas, salas do chefe da seção administrativa de frota, chefes da subseção, chefia da divisão administrativa e transportes e copa (nesta etapa toda a área será liberada para a contratada); 4.1.3 No terceiro mês os serviços serão executados nas seções de informática e banco de dados, intendência e subsistência, setor de controle de material telemática, sjd e protocolo geral setor de

(22)

expediente, compreendendo as salas que envolvem as seções (chefes, subchefes, arquivos, servidor, etc.) (nesta etapa toda a área será liberada para a contratada);

4.1.4 No quarto mês os serviços serão executados nas salas do subdiretor e sala ao lado que se encontra vaga, sala de reuniões, sala do diretor, alojamento do diretor, recepção de apoio logístico e copa de oficiais (nesta etapa toda esta área será liberada para a contratada).

4.2 Os materiais e técnicas adotadas deverão ser os usuais em nosso padrão atual de engenharia, de forma a atender as normas técnicas oficiais e os textos legais em vigor, visando a melhor razão custo/benefício, além de evitar materiais e técnicas especiais, que dificulte sua manutenção ou eventual reparo;

4.3 Os serviços poderão discorrer em horário conveniente à Contratada, devendo haver um acordo prévio em casos de trabalhos fora do horário comercial.

5. IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

o ESCOPO DOS SERVIÇOS

 Serviços preliminares;  Fechamentos e Divisórias;  Acabamentos;  Portas e Esquadrias;  Instalações;  Pintura;

 Limpeza e teste final.

o DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS:

5.2.1 Serviços preliminares

5.2.1.1 Instalações provisórias e condições organizacionais

5.2.1.1.1 O canteiro dos serviços, para efeito deste MEMORIAL, compreende todas as instalações provisórias junto à área das intervenções, com a finalidade de garantir as condições adequadas de trabalho, abrigo, segurança e higiene a todos os elementos envolvidos, direta ou indiretamente, na execução e identificação;

5.2.1.1.2 Cuidados especiais deverão ser adotados no caso de armazenamento dos materiais a serem utilizados na execução dos serviços;

5.2.1.1.3 No caso de materiais perecíveis, tais como, cimento, aditivos, resinas, etc., devem ser tomadas medidas especiais para a correta proteção, evitando-se infiltrações de água e outros líquidos nos depósitos destes materiais;

(23)

5.2.1.1.4 Do mesmo modo os materiais metálicos devem estar sempre protegidos, limpos e armazenados de forma adequada;

5.2.1.1.5 A Contratada dedicará especial atenção aos detalhes de armazenamento e utilização desses materiais, de maneira e garantir a sua correta aplicação nas peças a que se destinam; 5.2.1.1.6 Após e conclusão dos serviços de acordo com as determinações da Fiscalização, o canteiro de serviços e os demais ambientes envolvidos deverão ser totalmente limpos, procedendo-se a desmontagem de suas instalações, executando-se demolições necessárias, eliminação de todas as interferências, removendo-se todo o entulho e materiais inservíveis; 5.2.1.1.7 Todos os elementos utilizados durante o serviço deverão ser mantidos em permanente estado de limpeza, higiene e conservação;

5.2.1.1.8 A empresa deverá prever durante toda a obra a instalação de container de aço galvanizado, com dimensões mínimas de 6,00 x 2,40m, para utilização como canteiro de obras; 5.2.1.1.9 O local para a instalação do canteiro de serviço será definido pela Fiscalização na área externa do prédio.

5.2.1.2 Equipamentos

5.2.1.2.1 O canteiro de serviços instalado pela Contratada deverá contar, de acordo com a natureza de cada uma de suas etapas, com todos os equipamentos, maquinários, ferramentas etc., necessários à sua boa execução, tais como:

5.2.1.2.1.1 Andaimes;

5.2.1.2.1.2 Betoneiras, geradores, compressores, vibradores, compactadores, serras circulares, giricas etc.

5.2.1.2.2 Caberá à Contratada fornecer todos os equipamentos individuais de proteção aos operários, tais como: capacetes, cintos de segurança, luvas, botas, máscaras etc., de acordo com as prescrições especificas em vigor, e executar os andaimes que se fizerem necessários, estritamente de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela ABNT.

5.2.1.3 Demolição e remoção

5.2.1.3.1 A Contratada deverá, com esmero e perícia, retirar todos os itens existentes na área a ser adequada, que apresentem interferências técnicas e/ou estéticas, com a aplicação das soluções previstas em projeto;

5.2.1.3.2 As demolições e retiradas necessárias deverão ser efetuadas pela contratada dentro da mais perfeita técnica, tomando os devidos cuidados de modo a evitarem danos a terceiros e a outras instalações não afetadas pelos serviços previstos neste memorial e obedecendo ao disposto do título próprio da Norma Regulamentadora NR18 do Ministério do Trabalho;

Referências

Documentos relacionados

compreendendo os seguintes serviços: montagem e desmontagem de equipamentos mecânicos, estruturas metálicas, equipamentos elétricos e de automação, montagem e

Inscrição Nascimento Port... Nome

a) Menor do que se a máquina operasse com base no ciclo de Carnot. O processo de expansão ou compressão de um gás em um curto intervalo de tempo pode representar um processo

Segundo o acordo, firmado em 15 de dezembro de 2015, a Jurisdição Especial de Paz constituir-se-á por uma série de salas de justiça, entre as quais se incluem a Sala de Anistia

Tanto o uso de faca caseira como o aparelho cortador de comprimidos forneceram fragmentos com quantidades de princípio ativo acima do limite de variação preconizado (7,8%)

Como implícito na teoria, as observações são uma forma muito importante de se coletar dados, de modo a centralizar os processos interacionais, quer de uma criança com os pais, quer

Artigo 56: Caso seja deliberada a saída da Companhia do Novo Mercado para que os valores mobiliários por ela emitidos passem a ter registro para negociação

2.11 Estimativa de geração de caixa recorrente (FCFE) Entender qual seria o retorno esperado da ação, caso não houvesse nenhuma perspectiva de crescimento 2.12 Análise de