• Nenhum resultado encontrado

Grande Corrida de Sacos VALORMED

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grande Corrida de Sacos VALORMED"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Grande Corrida de Sacos VALORMED

2012/2013

Entre na corrida da reciclagem e ajude a sua escola a ganhar prémios.

1. Apresentação

A VALORMED é uma sociedade constituída por um grupo de associações do sector farmacêutico – Indústria Farmacêutica, Distribuidores e Farmácia – que, conscientes das especiais caraterísticas do medicamento, decidiram criar um sistema que dá uma solução ambiental às embalagens e medicamentos fora de uso que as pessoas possam ter em suas casas. A VALORMED faz a recolha das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso que são entregues pelos utentes nas farmácias e trata-os da seguinte forma:

1º Separa os medicamentos das embalagens – caixas, blisters, bulas, ampolas, bisnagas e frascos.

2º As embalagens são encaminhadas para reciclagem.

3º Os medicamentos fora de uso são incinerados de forma segura e respeitando o ambiente,

Este sistema de recolha, licenciado pelo Ministério do Ambiente, evita que os restos de medicamentos se misturem com outros resíduos domésticos e contaminem as águas dos rios ou o próprio solo, contribuindo decisivamente para a defesa do ambiente e o futuro do planeta.

2. Âmbito

Este sistema pretende criar um processo seguro de tratamento de medicamentos fora de uso, diminuindo a sua utilização indevida e reduzindo os riscos de automedicação incorreta. Por outro lado, todos os anos, milhares de crianças são vítimas de intoxicação pelo acesso a medicamentos guardados em casa. É por isso que é tão importante entregar as embalagens vazias e medicamentos fora de uso na farmácia para serem recolhidos, separados e valorizados.

(2)

2 3. Objetivos

A Grande Corrida de Sacos é uma ação de sensibilização ambiental da VALORMED que irá premiar 5 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, público ou privado, dos distritos de Lisboa e Porto - de um máximo de 150 inscritas - que entreguem o maior número de sacos com medicamentos para reciclagem e valorização.

Estes 5 prémios dividem-se em 3 prémios absolutos e 2 prémios per capita, não cumulativos.

Serão consideradas as embalagens de medicamentos e os medicamentos fora de uso, incluindo caixas, frascos, blisters, bulas e todos os acessórios como colheres, copos, seringas de medida, entre outros.

4. Público-alvo

Este concurso de sensibilização está destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das 150 primeiras escolas que se inscreverem no projeto, do distrito de Lisboa e do distrito do Porto e cujas inscrições sejam dadas como válidas.

5. Dinâmica do concurso

Este concurso consiste em depositar um mínimo de cinco elementos (embalagens vazias, frascos de xarope, acessórios, literatura e/ou medicamentos fora de uso) em cada um dos sacos zip fornecidos para o efeito e entregá-los numa farmácia aderente ao projeto. A cada saco corresponde um postal de validação, que deverá ser carimbado pela farmácia e entregue na escola. A escola, por sua vez, enviará para a Organização, através de envelope RSF (não necessita de selo), os postais carimbados, num máximo de 20 postais por envelope RSF.

6. Definição dos pontos de entrega

Terminadas as inscrições das escolas e assim que estiverem definidas as 150 escolas participantes na GRANDE CORRIDA DE SACOS, serão contactadas as farmácias das áreas envolventes com o objetivo de comunicar o projeto

(3)

3 e confirmar a sua adesão/ participação. No final deste processo e antes do início do período de recolha, as farmácias que participarão nesta ação serão identificadas em página específica do site www.corridadesacos.pt. Será enviado a todas as farmácias aderentes um autocolante de montra a comunicar que é uma farmácia aderente ao projeto – de aplicação facultativa – e 2 folhetos informativos.

7. Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas até 9 de novembro de 2012 no site

www.corridadesacos.pt. Serão consideradas apenas inscrições por escola, independentemente do Agrupamento a que pertençam.

Os dados facultados pela escola são da inteira responsabilidade da mesma. O erro, lapso ou omissão de dados, pode levar à desclassificação da escola. A inscrição só é considerada válida após receção por parte da escola de e-mail da Organização, de confirmação da adesão, num prazo de 24 a 48 horas (dias úteis).

Serão consideradas no máximo as 150 primeiras inscrições.

8. Cronograma de orientação

a. Envio de e-convite de participação às escolas: 15 de outubro de 2012

b. Período de inscrições das escolas: de 15 de outubro a 9 de novembro de 2012

c. Comunicação farmácias: de 12 a 23 de novembro de 2012

d. Envio de kits (escolas/ alunos/ farmácias): de 1 a 11 de janeiro de 2013

e. Início da competição: 14 de janeiro de 2013 f. Fim da competição: 5 de abril de 2013

g. Identificação 5 escolas vencedoras: de 8 a 12 de abril de 2013 h. Divulgação 5 escolas vencedoras: até ao dia 19 de abril de 2013 i. Instalação dos prémios: de 29 de abril a 10 de maio 2013

j. Eventos nas escolas premiadas: de 20 de maio a 31 de maio de 2013

(4)

4 9. Constituição do Kit Escolas/Kit Alunos/ Kit Farmácias

A VALORMED disponibilizará a:

cada escola o denominado kit Escolas com:

- 5 cartazes, 10 folhetos, 35 envelopes RSF e gift para professores constituído por bloco e caneta.

No Kit Escolas o gift para professores será ajustado ao número de professores do 1.º ciclo do ensino básico, num máximo de 8 por escola.

cada escola o denominado kit Aluno com:

- saco gift, 3 sacos de plástico de recolha, 3 postais comprovativos de entrega nas farmácias, folhetos informativos.

A quantidade de kit Aluno a enviar, será ajustada ao número de alunos do 1.º ciclo do ensino básico, num máximo de 200 kit Aluno por escola participante.

cada farmácia o denominado kit Farmácia com: - 1 autocolante, 2 folhetos informativos;

No caso de as escolas esgotarem os materiais de recolha enviados – sacos plásticos, postais comprovativo de entrega – poderão sempre solicitar mais exemplares à Organização, até à ruptura de stock extra disponível, através do info@corridadesacos.pt ou Linha Verde 800 910 800.

10. Condições gerais de participação

A Escola participante deverá respeitar os pontos anteriormente referidos: . pertencer aos distritos de Lisboa e Porto

. ter como nível de ensino o 1.º ciclo do ensino básico . inscrever-se dentro dos prazos devidos

. comprometer-se a preencher os dados com informações reais . ter o e-mail de confirmação de inscrição

11. Anúncio dos vencedores

(5)

5 12. Entrega e instalação do prémio

O parque escolar infantil será entregue/ instalado, entre 29 de abril e 10 de maio de 2013.

Para a devida gestão do processo, será necessário a escola enviar todos os elementos necessários para a montagem do parque – fotografia do local, dimensões, outros – e garantir uma base cimentada, nivelada e lisa. Finalizada a instalação do equipamento, será agendada uma cerimónia simbólica de inauguração do parque.

13. Participações inválidas

Escolas que não depositem nos sacos 5 elementos fora de uso e/ou que tenham enviado o postal comprovativo de entrega sem carimbo da farmácia aderente e/ou que o envio dos envelopes RSF tenham data posterior a 5 de abril de 2013.

A organização não se responsabiliza por qualquer erro, lapso, extravio ou greve dos CTT.

14. Dinâmica de atribuição de prémio

A GRANDE CORRIDA DE SACOS vai premiar, no total, 5 escolas. Os 5 prémios vão ser divididos da seguinte forma:

- Prémios Absolutos: entregue às 3 escolas que entreguem o maior número de sacos em termos absolutos

- Prémios Per capita: entregue às 2 escolas que tenham os melhores resultados em termos per capita.

Nota: os prémios não são cumulativos.

Em caso de empate, o fator de desempate será, no caso dos prémios absolutos, a variável per capita; e no caso per capita, a variável absoluta. Esta situação aplica-se caso se verifique o empate entre um dos 3 primeiros lugares absolutos com os seguintes e dos 2 premiados per capita e seguintes.

Para garantir o prémio a escola necessita ter obrigatoriamente um processo de inscrição válido e ter cumprido com as regras de entrega dos sacos nas farmácias.

(6)

6 15. Prémio

O prémio a atribuir às escolas vencedoras da GRANDE CORRIDA DE SACOS será um parque infantil com duas opções de escolha que dependem das condições da escola.

Caso a escola não tenha piso apropriado de amortecimento de queda:

- 1 parque infantil com área de 45m2 em piso sintético SBR verde de 43mm; estrutura composta por escorrega com altura de saída a 1,4m, acesso por escada de corrimão, estrutura com rede de marinheiro, espaldar com 4 degraus e jogo da macaca no piso.

Caso a escola tenha já instalado e disponibilize uma área de 60m2 de piso apropriado de amortecimento de queda:

- 1 parque com estrutura composta por torre com escada de acesso com corrimões, por escorrega com altura de saída a 1,4m, estrutura com rede de marinheiro, espaldares de 4 degraus e área com jogo do galo.

Será da responsabilidade da escola preparar o local para montagem do equipamento (zona cimentada, nivelada e lisa). O prémio inclui a montagem do equipamento.

(7)

7 16. Disposições finais

À Organização da GRANDE CORRIDA DE SACOS reserva-se o direito de, em qualquer altura, introduzir alterações e aditamentos ao presente Regulamento, sem necessidade de prévia comunicação. A candidatura à ação implica o conhecimento e aceitação, integral e sem reservas, dos termos e condições previstos no presente Regulamento.

As escolas aderentes devem autorizar a utilização de imagens fotográficas ou vídeo resultantes da participação no projeto.

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Durante as várias fases da adaptação cultural e linguística do PGQ para a população portuguesa, nomeadamente, tradução, síntese de tradução, retroversão, painel