• Nenhum resultado encontrado

Manual do Segurado. Seguro Multiproteção Celular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Segurado. Seguro Multiproteção Celular"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Manual do

Seguro

Multiproteção Celular

Segurado

(2)

CONDIÇÕES SEGURO

MULTIPROTEÇÃO CELULAR

Este documento contém as principais características, coberturas e exclusões do seu seguro. A íntegra das condições que regem o Contrato está à disposição do Segurado, a qualquer momento, no site www. protecaocelular.com.br. Recomenda-se a sua leitura a fim de que todas as coberturas, direitos e deveres das partes sejam conhecidos.

1. OBJETIVO DO SEGURO

O presente seguro tem por objetivo garantir, até o limite máximo de indenização contratado, o pagamento de indenização ao Segurado ou ao(s) Beneficiário(s), em caso de ocorrência de evento coberto pelas apólices, desde que os bens segurados estejam ativos e habilitados na rede VIVO.

Este Seguro é composto por duas coberturas, e garante:

a) Reposição do bem segurado descrito no Certificado de

Seguro em caso de Roubo (1) ou Furto Qualificado (2) b) Reparo do bem segurado descrito no Certificado de Seguro em caso de Danos Materiais Acidentais (3) sofridos, de forma a possibilitar que o mesmo volte a funcionar normalmente. As coberturas são válidas para Sinistro (4) ocorrido durante a vigência da cobertura individual, após o período de Carência

(5) e descontada a Franquia (6), exceto se decorrentes

dos riscos excluídos, e respeitado o Limite Máximo de

Indenização (7) contratado, conforme as Condições do Seguro

(3)

(1) Roubo: Ato de subtração do bem segurado descrito no

Certificado de Seguro, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de se haver reduzido a possibilidade de resistência da pessoa por qualquer meio.

(2) Furto qualificado: Ato de subtração do bem segurado

descrito no Certificado de Seguro, qualificado, dentre as hipóteses do Código Penal, unicamente pela destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa. Este seguro

não cobre Furto Simples: Ato de subtração de coisa alheia móvel sem deixar vestígios, sem ocorrência das características que distinguem o furto qualificado.

(3) Danos Materiais Acidentais: Prejuízo material (partir,

romper ou fragmentar) sofrido pelo bem segurado descrito no Certificado de Seguro, decorrente de choque ou golpe não intencional, tornando-o inutilizável, que seja passível de indenização de acordo com a cobertura contratada e demais condições contratuais.

(4) Sinistro: Ocorrência do risco coberto (Roubo ou Furto

Qualificado ou Danos Materiais Acidentais) com o bem segurado descrito no Certificado de Seguro, durante o período de vigência do plano de seguro.

(5) Carência: Período contado a partir da data de início de vigência

do Seguro, durante o qual, na ocorrência de sinistro, o Segurado não terá direito a cobertura de Seguro. Promocionalmente, não será aplicada a carência, nos casos que a aquisição do Seguro ocorrer nas lojas físicas VIVO simultaneamente à compra do aparelho. Nos demais caso será aplicada carência de 30 (trinta) dias.

(6) Franquia: É o valor de responsabilidade do Segurado pago à Seguradora no momento da regulação de sinistro. A Seguradora efetuará o reparo ou reposição do bem somente após o pagamento da franquia. Franquia para Roubo ou Furto Qualificado: a franquia deste produto é de 25% sobre o valor do bem segurado, conforme tabela utilizada nas lojas físicas Vivo, vigente na data de liquidação do sinistro, sem descontos ou subsídios, considerando tabela Controle para marca Apple e tabela Pré-pago todas as outras marcas. Danos Acidentais Materiais: 22% do valor do Limite Máximo de Indenização contratado na data de adesão ao seguro.

(4)

(7) Limite Máximo de Indenização: É o valor máximo,

constante no Certificado do Seguro, a ser pago pela Seguradora resultante de um Sinistro ocorrido durante a vigência. O valor da indenização a que o Segurado terá direito, não poderá ultrapassar o valor do bem segurado descrito no Certificado de Seguro no momento do sinistro.

(8) Prêmio Mensal do Seguro: É o preço do Seguro que

deverá ser pago mensalmente pelo Segurado à Seguradora para que ela assuma os riscos contratados.

IMPORTANTE:

ESTE SEGURO PODERÁ SER COMERCIALIZADO PARA APARELHOS NOVOS E USADOS, COM ATÉ 15 DIAS APÓS A DATA DA COMPRA, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DA NOTA FISCAL.

2. VIGÊNCIA, RENOVAÇÃO E SUSPENSÃO DO SEGURO

a) O prazo de vigência de cada Seguro será de 61 (sessenta e um) meses, iniciando-se às 24 (vinte e quatro) horas da data de adesão, desde que não haja manifestação contrária expressa por parte da Seguradora dentro de 15 (quinze) dias a contar da data de recepção da proposta de adesão, e somente será válida enquanto houver o recolhimento do prêmio mensal de seguro.

b) A cobertura do seguro individual será renovada automaticamente uma única vez, por igual período, desde que não exista manifestação expressa contrária à renovação, por parte da Seguradora ou do Segurado, até 60 (sessenta) dias antes da data de encerramento da vigência. Renovações posteriores devem ser feitas de forma expressa.

c) Este seguro é por prazo determinado, tendo a Seguradora a opção de não renovar a apólice na data de vencimento, sem devolução dos prêmios pagos nos termos da apólice.

(5)

Roubo ou Furto Qualificado:

3.1 Está coberta a reposição do bem segurado descrito no Certificado de Seguro, em caso de roubo ou o furto qualificado registrado em Boletim de Ocorrência Policial, observadas as demais condições contratuais. 3.2 A cobertura é devida para eventos ocorridos durante a vigência do Seguro individual, após o período de carência e descontada a franquia, quando aplicáveis, exceto se decorrentes dos riscos excluídos.

d) A falta de pagamento da primeira parcela do prêmio individual, se efetuado de forma mensal ou parcelado, ou, do prêmio à vista, implicará o cancelamento do seguro.

e) Iniciada a vigência da cobertura, se o sinistro ocorrer dentro do prazo de pagamento do prêmio à vista ou de qualquer uma de suas parcelas, sem que ele se ache efetuado, o direito à indenização não ficará prejudicado, podendo o prêmio devido ser abatido da indenização.

f) Caso ocorra atraso no pagamento do prêmio, a cobertura do seguro referente ao período será suspensa a partir das 24 (vinte e quatro) horas da referida data, não podendo haver recolhimento apenas do prêmio do seguro.

g) A Vivo (estipulante) deverá estornar ao cliente qualquer prêmio indevidamente recolhido e no caso de sinistro o(s) Beneficiário(s) ou o Segurado perderão o direito às garantias do seguro.

h) As coberturas serão restabelecidas a partir das 24 (vinte e quatro) horas do dia em que o Segurado retomar o pagamento do prêmio, não sendo cobrados prêmios referentes ao período de suspensão, em que não houve cobertura.

i) Decorridos 60 (sessenta) dias da data de vencimento sem que o pagamento do prêmio tenha sido efetuado, o seguro estará automaticamente e de pleno direito cancelado e a cobertura não poderá ser reabilitada.

j) O Estipulante está proibido de cobrar dos segurados juros ou encargos de qualquer natureza sobre o prêmio de seguro não pago, considerando-se que durante o período de não pagamento o segurado não terá direito à cobertura.

(6)

3.3 A indenização será realizada pela reposição do bem segurado descrito no Certificado de Seguro por outro igual ou, caso o bem esteja em falta no mercado ou se a fabricação estiver descontinuada pelo fabricante, similar (nos casos em que não houver aparelho novo igual ou similar a reposição poderá ser feita, mediante aceitação expressa do Segurado, com aparelho recondicionado), respeitado o limite máximo de indenização contratado.

3.4 Em caso de sinistro coberto, o certificado de seguro

será automaticamente cancelado e o novo bem será enviado

pela Zurich Minas Brasil Seguros pelo correio ao local designado pelo Segurado após a confirmação do pagamento da franquia. O bem será entregue a terceiros somente mediante a autorização do Segurado. 3.5 Caso o aparelho sinistrado seja recuperado (salvado) após o pagamento da indenização, fica o segurado obrigado a disponibilizar imediatamente o aparelho recuperado (salvado) à Seguradora, sem prejuízo da boa guarda e preservação do bem.

Indenização por Danos Materiais Acidentais:

3.6 Está coberto o reparo do bem segurado descrito no Certificado de Seguro, em caso de Danos Materiais Acidentais sofridos, de forma a possibilitar que o bem volte a funcionar normalmente, devolvendo-o ao Segurado no mesmo estado em que se encontrava imediatamente antes do sinistro, observadas as demais condições contratuais.

3.7 A cobertura é devida para eventos ocorridos durante a vigência do Seguro individual, após o período de carência e descontada a franquia, quando aplicáveis, exceto se decorrentes dos riscos excluídos.

3.8 Dependendo do valor do conserto ou quando não for possível efetuar o reparo do bem sinistrado, a Seguradora poderá providenciar a reposição do bem segurado descrito no Certificado de Seguro por outro igual ou, caso o bem esteja em falta no mercado ou se a fabricação estiver descontinuada pelo fabricante, similar (nos casos em que não houver aparelho novo igual ou similar a reposição poderá ser feita, mediante aceitação expressa do Segurado, com aparelho recondicionado), respeitado o limite máximo de indenização contratado.

(7)

será enviado pelo correio ao local designado pelo Segurado após a confirmação do pagamento da franquia. O bem será entregue a terceiros somente mediante a autorização do Segurado.

3.10 O segurado poderá ter até 3 (três) indenizações de sinistros ou atingir o limite máximo de indenização, por vigência de contrato, com o mesmo bem segurado durante a vigência do certificado de seguro. 3.11 Após a liquidação do 3º (terceiro) sinistro ou quando o limite máximo de indenização for atingido, a cobertura de Danos Materiais estará automaticamente cancelada. Nos casos em que houver a necessidade de reposição do bem segurado, o certificado de seguro será automaticamente cancelado após a reposição.

4. RISCOS EXCLUÍDOS

Excluem-se do presente seguro quaisquer prejuízos, ônus, perdas, danos ou responsabilidades de qualquer natureza, direta ou indiretamente causados por resultantes de, ou para os quais tenham contribuído:

a) Geral: Reação nuclear, radiações ionizantes ou contaminação por radioatividade de qualquer combustível ou resíduo nuclear, combustão de material nuclear, material de armas nucleares ou qualquer processo autossustentador de fissão nuclear; Invasão, ato de inimigo estrangeiro, hostilidades ou operações bélicas, guerra, guerra química, guerra bacteriológica, insurreição, rebelião, motim, revolução, conspiração, nacionalização, confisco ou ato de autoridade civil ou militar ou usurpadores de autoridade ou atos de qualquer pessoa que esteja agindo por parte de ou em ligação com qualquer organização cujas atividades visem a derrubada, pela força, do Governo ou instigar a queda do mesmo por meio de quaisquer atos; Ato terrorista, cabendo à Seguradora comprovar com documentação hábil, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independente de seu propósito, e desde que este tenha sido devidamente reconhecido como atentatório à ordem pública pela autoridade pública competente; Quaisquer atos ou fenômenos da natureza; Atos

(8)

de autoridades públicas, salvo se para evitar a propagação de riscos cobertos pelo presente seguro; Apropriação ou destruição por força de regulamentos alfandegários; Qualquer tipo de responsabilidades de fornecedores ou fabricantes perante o Segurado; Atos ilícitos dolosos, culpa grave equiparada ao dolo, atos propositais, fraude, má fé, ação ou omissão dolosa praticada pelo Segurado, por seus beneficiários, pelo representante de um ou de outro; Atos ilícitos dolosos, culpa grave equiparável ao dolo, atos propositais, fraude, má fé, ação ou omissão dolosa praticada pelos sócios controladores, dirigentes, administradores ou beneficiários do Estipulante ou seus respectivos representantes legais, ou por seus prepostos, quer sejam eles empregados em tempo integral, temporários ou de empresas prestadoras de serviço contratadas, incluindo fraude ocasionada por ou como consequência das relações de trabalho com o Estipulante, inclusive negligência em usar de todos os meios comprovadamente ao seu alcance para evitar os prejuízos cobertos, durante ou após a ocorrência de qualquer sinistro; Danos morais e indenizações punitivas; Quaisquer ocorrências, falhas ou defeitos pré-existentes à data de início de vigência das coberturas contratadas e que já eram de conhecimento do Segurado, independentemente de serem ou não de conhecimento da Seguradora; Tumulto, greve ou lock-out (cessação da atividade por ato ou fato do empregador); Danos ou prejuízos causados a terceiros; Vírus Eletrônicos; Erro na interpretação de datas por equipamentos eletrônicos, conforme Cláusula de Exclusão a seguir: Fica entendido e concordado que este Seguro não cobre qualquer prejuízo, dano, destruição, perda e/ou reclamação de responsabilidade, de qualquer espécie, natureza ou interesse, desde que devidamente comprovado pela Seguradora, que possa ser, direta ou indiretamente, originado de, ou consistir em: - Falha ou mau funcionamento de qualquer equipamento e/ou programa de computador e/ou sistema de computação eletrônica de dados em reconhecer e/ou corretamente interpretar e/ou

(9)

processar e/ou distinguir e/ou salvar qualquer data como a real e correta data de calendário, ainda que continue a funcionar corretamente após aquela data. - Qualquer ato, falha, inadequação, incapacidade, inabilidade ou decisão do segurado ou de terceiro, relacionado com a não utilização ou não disponibilidade de qualquer propriedade ou equipamento de qualquer tipo, espécie ou qualidade, em virtude do risco de reconhecimento, interpretação ou processamento de datas de calendário. - Para todos os efeitos entende-se como equipamento ou programa de computador os circuitos eletrônicos, microchips, circuitos integrados, microprocessadores, sistemas embutidos, hardwares (equipamentos computadorizados), softwares (programas utilizados ou a serem utilizados em equipamentos computadorizados), firmwares (programas residentes em equipamentos computadorizados), programas, computadores, equipamentos de processamento de dados, sistemas ou equipamentos de telecomunicações ou qualquer outro equipamento similar, sejam eles de propriedade do segurado ou não. A presente cláusula é abrangente e derroga inteiramente qualquer dispositivo do contrato de seguro que com ela conflite ou que dela divirja. b) Exclusivo da cobertura de Roubo ou Furto: Furto simples, conforme definido na Cláusula 1ª nestas condições; Extravio, perda ou desaparecimento inexplicável do bem ou qualquer outra forma de roubo ou furto que não se enquadre nas definições de roubo ou furto qualificado; Subtração sem violência ou grave ameaça; Roubo ou furto qualificado de quaisquer acessórios do produto, adquiridos isoladamente ou conjuntamente, quando não incluídos na apólice; Roubo ou furto qualificado exclusivamente da bateria ou carregador do aparelho celular; Furto de bens deixados em áreas abertas, ainda que particulares, quando não protegidas por muros ou grades; Roubo de bens enquanto estejam sob a custódia ou em poder do Estipulante, do fabricante, de courrier, mensageiro, serviço postal ou em trânsito, qualquer que seja o destino; “Clonagem” ou cópias de produtos;

(10)

Extorsão mediante sequestro, definida no Artigo 159 do Código Penal como “sequestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate”; 7.10. Extorsão indireta, definida no Artigo 160 do Código Penal como “exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa e procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro”.

c) Exclusivo da cobertura de Danos Materiais Acidentais: Danos ambientais, danos físico ao imóvel, danos imateriais, danos morais, danos corporais e danos pessoais; Danos indiretos, inclusive os danos emergentes, tais como deterioração de matéria-prima, perda de vida útil, multas, juros e outros encargos financeiros decorrentes do sinistro; Quaisquer danos ocasionados por fonte não acidental; Danos de causas internas em geral, originados pelo próprio funcionamento do bem segurado, incluindo os danos decorrentes de desarranjo, de defeito de material, de erro ou falha de fabricação ou de execução de produtos, falta de lubrificação ou manutenção; Quaisquer danos estéticos, incluindo arranhões em superfícies polidas ou pintadas, que não afetem a funcionalidade total do bem; Danos decorrentes de instalação, quando esta estiver sob responsabilidade do estabelecimento que comercializou o produto; Defeitos e falhas causadas por programas, sistemas, microprocessadores, aplicativos e softwares (programas utilizados ou a serem utilizados em equipamentos computadorizados) de qualquer natureza; Deterioração e danos causados por ação da temperatura, umidade, oxidação e ferrugem a que estiverem expostos o bem; Queda de raio, condições climáticas, chuvas, tempestades, tornados, vendaval, granizo, furacões, ciclones, terremotos, maremotos, inundações, quedas de corpos siderais, meteoritos, erupções vulcânicas e quaisquer outros fenômenos e convulsões da natureza; Danos causados por rompimento de encanamento ou rede de esgoto; Vício intrínseco, depreciação, deterioração e

(11)

desgaste natural do bem; Danos consequentes de limpeza, inspeção, ajustamento, lubrificação, conservação, reparo, alinhamento ou manutenção; Danos parciais ou em peças, partes e componentes do bem, que, por si só, não causem a inutilização do mesmo; Danos ocasionados ao bem enquanto estes estejam sob a custódia ou em poder do Estipulante, do fabricante, de courrier, mensageiro, serviço postal ou em trânsito, qualquer que seja o destino; Danos causados ao bem enquanto estes estejam instalados, provisória ou definitivamente, em veículos, embarcações ou aeronaves; Danos ao bem ocasionados por imperícia, do Segurado ou de terceiros; Danos em quaisquer acessórios do produto, adquiridos isoladamente ou conjuntamente, quando não incluídos na apólice; Dano elétrico de causa externa em aparelhos elétricos e eletrônicos, causado por calor gerado acidentalmente por eletricidade devido a variações anormais de tensão, descargas elétricas e outros fenômenos similares, inclusive decorrentes de fenômenos da natureza; Danos decorrentes do uso de equipamentos ou quaisquer outros complementos não autorizados pelo fabricante do bem; Falhas e defeitos existentes ou acidentes ocorridos antes do início de vigência do seguro;

5. GRUPO SEGURÁVEL E CONDIÇÕES PARA ADESÃO

Poderão ser segurados todos os clientes da Vivo (Estipulante) que, ao tomarem conhecimento das condições do seguro, manifestem interesse em aderir às apólices mediante preenchimento e assinatura da proposta de adesão ao seguro, concordando com o pagamento do prêmio, e desde que sejam efetivamente aceitos como Segurados por estarem enquadrados nos termos da apólice.

6. BENS SEGURÁVEIS

(12)

7. BENS E OBJETOS NÃO

COMPREENDIDOS PELO SEGURO

8. PASSO A PASSO EM CASO DE SINISTRO POR ROUBO OU FURTO QUALIFICADO

Não serão garantidos por este Seguro os bens a seguir relacionados: 7.1. Bens de terceiros, recebidos em depósito, consignação ou garantia; 7.2. Programas, sistemas operacionais, microprocessadores e softwares de qualquer natureza;

7.3. Bens consumíveis, tais como pilhas, baterias, cartuchos de tinta, lâmpadas, borrachas, filtros e outros;

7.4. Produtos adquiridos para revenda;

7.5. Bens cuja posse não possa ser comprovada mediante apresentação de Nota Fiscal.

a) Entre em contato com a Vivo pelo número *8486 (de um Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone) e solicite o bloqueio de seu celular (bloqueio por roubo ou furto).

b) Logo em seguida, ligue para *7348 (Somente do celular Vivo) ou 0800 777 2627 (Somente de telefone fixo) ou 0300 777 2627 (Telefones fixos e todas as operadoras). Horário: segunda a sábado das 08h às 20h e comunique seu sinistro à Seguradora.

c) Nesse momento a atendente cadastrará seu sinistro e solicitará o envio da documentação para a Caixa Postal 0540 – CEP 09930-970 DIADEMA – SP

d) Para regulação do sinistro, deverão ser apresentados os documentos básicos abaixo, ficando ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessário, mediante dúvida fundada e justificável:

a. Cópia do RG, CPF do Segurado; b. Cópia do Boletim de Ocorrência Policial

(13)

9. PASSO A PASSO EM CASO DE SINISTRO POR DANOS MATERIAIS ACIDENTAIS

a) Ligue para *7348 (Somente do celular Vivo) ou 0800 777 2627 (Somente de telefone fixo) ou 0300 777 2627 (Telefones fixos e todas as operadoras), Horário: segunda a sábado das 08h às 20h e comunique seu sinistro à Seguradora detalhando a forma como o acidente ocorreu.

b) Para regulação do sinistro, deverão ser apresentados os documentos básicos abaixo, ficando ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessário, mediante dúvida fundada e justificável:

a. O bem segurado descrito no Certificado de Seguro que tenha sinistrado;

b. Cópia da nota fiscal ou cupom fiscal original de comprovante de compra referente ao bem segurado descrito no Certificado de Seguro que tenha sinistrado.

c. Cópia da Nota fiscal ou cupom fiscal de comprovante de compra referente ao bem segurado descrito no Certificado de Seguro que tenha sinistrado.

d. Para cliente Pessoa Jurídica, além dos documentos acima, também será necessário à apresentação da cópia do Cartão CNPJ. e) Em até 15 (quinze dias) após o recebimento da documentação completa, a Seguradora entrará em contato com o Segurado, informando o status do sinistro e efetuando a cobrança da franquia (no caso de aprovação).

f) A franquia poderá ser paga por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

g) Após a confirmação do pagamento da franquia, seu novo aparelho será enviado pelo correio, ao endereço informado. O prazo médio de envio após a confirmação do pagamento da franquia é de 3 (três) dias úteis.

(14)

c. Para cliente Pessoa Jurídica, além dos documentos acima, também será necessário a apresentação da cópia do Cartão CNPJ. c) Você irá receber um código de postagem do correio para encaminhar o aparelho para a assistência técnica.

d) O dano será avaliado pela seguradora, se coberto, assistência técnica entrará em contato com você para realizar a cobrança da franquia.

e) Após a confirmação do pagamento da franquia, a Assistência Técnica iniciará o reparo do bem sinistrado. O prazo máximo para conclusão do reparo é de até 30 (trinta) dias.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE SINISTRO

No caso de sinistro no exterior, o Segurado deverá registrar o fato no país de origem da ocorrência e realizar a reclamação no Brasil quando de seu retorno, sendo que a reposição será feita somente no Brasil.

Se, após o pagamento da indenização, a Seguradora tomar conhecimento de qualquer fato que descaracterize o direito ao seu recebimento, esta poderá requerer do Segurado ou seus herdeiros legais os valores pagos indevidamente e demais gastos incorridos no sinistro.

COMITÊ E REANÁLISE DE SINISTRO

Caso o evento reclamado pelo Segurado tenha sido recusado pela Seguradora, o Segurado poderá solicitar uma Reanálise do Sinistro através da Central de atendimento, apresentando novo documento complementar e explicando os motivos pelos quais não concorda com a recusa. O Comitê de Reanálise de Sinistro se reunirá uma vez por semana para verificar os pedidos, e as respostas serão concedidas aos Segurados em até 7 (sete) dias úteis após o recebimento do pedido de reanálise pela Seguradora.

(15)

10. TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE,

PORTABILIDADE, TROCA DE LINHA TELEFÔNICA OU CANCELAMENTO DOS SERVIÇOS

CONTRATADOS COM A VIVO

11. OBRIGAÇÕES DO SEGURADO

O presente Seguro não é passível de transferência de titularidade, troca de linha telefônica ou portabilidade. Em caso de transferência, portabilidade, troca de linha telefônica ou cancelamento dos serviços com a VIVO, cabe ao Segurado cancelar o Seguro com a Seguradora através da Central de Atendimento da Seguradora: *7348 (Somente do celular Vivo) ou 0800 777 2627 (Somente de telefone fixo). Horário: segunda a sábado das 08h às 20h. Caso o Segurado não faça o cancelamento do Seguro, os prêmios continuarão sendo cobrados. Caso ocorra um sinistro, sendo verificada a transferência de titularidade, portabilidade, troca de linha telefônica ou cancelamento dos serviços contratados com a VIVO, sem que tenha sido comunicado à Seguradora, o Segurado não terá direito ao pagamento de indenização.

O Segurado, independente de outras estipulações deste Seguro, obriga-se a: a) Fornecer à Seguradora, no momento da contratação do Seguro, seus dados completos, de forma a possibilitar seu perfeito cadastro, inclusive para fins de cobrança e cobertura do Seguro contratado; b) Comunicar à Seguradora sobre eventuais trocas de aparelhos celulares ou tablets segurados; c) Comunicar à Seguradora, por escrito e o mais rápido possível, a ocorrência de qualquer sinistro; d) Fornecer à Seguradora ou facilitar-lhe o acesso a toda espécie de informação sobre as circunstâncias e consequências do sinistro, bem como os documentos necessários à apuração dos prejuízos e determinação da indenização; e) Em caso de sinistro por Roubo ou Furto Qualificado, solicitar por telefone à

(16)

Central de Atendimento o bloqueio do número serial do aparelho e sua inclusão no Cadastro Nacional de Aparelhos Roubados; f) Solicitar o cancelamento do Seguro em caso de transferência de titularidade (troca da linha telefônica) ou portabilidade pela Central de Atendimento; g) Cumprir as disposições estabelecidas nas Condições Gerais e nestas Condições do Seguro.

12. SALVADO

13. PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO

a) Em caso de ocorrência de evento que atinja o bem descrito no Certificado de Seguro, não poderá o Segurado deixá-los ao abandono, ficando sob sua responsabilidade tomar, imediatamente, todas as providências cabíveis no sentido de protegê-los e de minorar os prejuízos.

b) A Seguradora poderá providenciar o melhor aproveitamento dos salvados, ficando, no entanto, entendido e acordado que quaisquer medidas tomadas por ela não implicarão no reconhecimento da obrigação de indenizar.

c) Após a indenização, os salvados entregues pelo Segurado ao Estipulante passarão a ser propriedade da Seguradora, não podendo o Estipulante dispor deles sem expressa autorização da mesma. d) Caso o aparelho sinistrado por Roubo ou Furto Qualificado seja recuperado (salvado) após o pagamento da indenização, fica o segurado obrigado a disponibilizar imediatamente o aparelho recuperado (salvado) a Seguradora, sem prejuízo da boa guarda e preservação do bem.

a) A Seguradora efetuará a reposição ou reparo do bem descrito no Certificado de Seguro a que estiver obrigada no prazo de 30 (trinta) dias a contar da apresentação dos documentos pertinentes pelo Segurado. b) No caso de dúvida fundada e justificável, a Seguradora poderá solicitar outros documentos e/ ou informações complementares.

(17)

14. PERDA DE DIREITOS

Sem prejuízo do que consta nas Condições Gerais e do que em lei esteja previsto, o Segurado e/ou o Estipulante perderão todo e qualquer direito com relação ao presente Contrato nos seguintes casos:

a) Se agravarem intencionalmente o risco; b) Se fizerem declarações

falsas, ou, por qualquer meio, procurarem obter benefícios ilícitos do Seguro a que se refere este contrato; c) Recusarem-se a apresentar a documentação que seja exigida e indispensável à comprovação da reclamação de indenização apresentada ou para levantamento dos prejuízos; d) Se deixarem de tomar toda e qualquer providência que seja de sua obrigação ou que esteja ao seu alcance, no sentido de evitar, reduzir ou não agravar os prejuízos resultantes de um sinistro; e) Se, por si, por seu representante legal ou pelo seu corretor de seguros, prestarem qualquer declaração inexata ou omitirem informações que possam influir direta ou indiretamente no conhecimento, análise e aceitação da proposta ou no valor do prêmio, sem prejuízo da obrigação do prêmio vencido; f) Se transferirem direitos e obrigações dos bens segurados a terceiros sem prévia anuência da Seguradora; g) Se o sinistro for devido a dolo ou culpa grave equiparável ao dolo do Segurado, do Estipulante, de seus sócios controladores, dirigentes e administradores legais ou de seus respectivos beneficiários ou representantes legais; h) Se for constatada fraude ou má fé do Segurado, do Estipulante, de seus sócios controladores, dirigentes e administradores legais ou de seus Neste caso, o prazo acima será suspenso, sendo sua contagem reiniciada a partir do dia útil subsequente àquele em que forem completamente atendidas as exigências.

c) Em qualquer caso, independente do valor dos prejuízos, a indenização não poderá ultrapassar o Limite Máximo de Indenização fixado no Certificado de Seguro para a cobertura afetada pelo sinistro.

(18)

respectivos beneficiários ou representantes legais; i) Se deixarem de cumprir as obrigações convencionadas neste contrato.

15. CANCELAMENTO

O presente Seguro será cancelado individualmente: a) Mediante solicitação do Segurado ao Estipulante; b) Em decorrência da extinção da relação entre o Segurado e o Estipulante; c) No caso de sinistro com reposição do bem segurado; d) Quando o Limite Máximo de Indenização da apólice for atingido; e) Com a falta de pagamento dos prêmios mensais do Seguro por 3 (três) meses consecutivos; f) Mediante acordo entre as partes contratantes, através de solicitação escrita da parte que tomou a iniciativa, situação em que a Seguradora restituirá ao Segurado a parte do prêmio líquido recebido, proporcional ao tempo não decorrido, a contar da data do cancelamento até a data em que a contratação do Seguro individual completasse sua vigência. Ocorrendo o cancelamento de um certificado, será aplicada a devolução pró-rata* do prêmio mensal do seguro ao segurado. Devolução pró-rata: é a devolução proporcional ao período não decorrido do seguro dentro do mês.

Ocorrendo o cancelamento de um certificado, será aplicada a devolução pró-rata* do prêmio mensal do seguro ao segurado. Devolução pró-rata: é a devolução proporcional ao período não decorrido do seguro dentro do mês.

Nome da Promoção: Proteção e Multiproteção Celular Período de vigência: 28/06/2014 a prazo indeterminado

A ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S.A., inscrita no CNPJ n° 17.197.385/0001-21, doravante denominada empresa

PROMOTORA DA PROMOÇÃO, irá mensalmente adquirir

Títulos de Capitalização, que serão emitidos pela ZURICH BRASIL CAPITALIZAÇÃO S/A, inscrita no CNPJ nº 17.266.009/0001-41, de acordo com a Nota Técnica e a respectiva Condições Gerais

(19)

aprovadas pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, conforme Processo SUSEP nº 15414.901077/2016-80, e cederá aos participantes o direito à cessão dos sorteios dos Títulos de Capitalização, de acordo com as condições estabelecidas no presente Regulamento. A

PROMOÇÃO COMERCIAL será realizada em todo território nacional.

Ao aderir ao seguro Proteção e Multiproteção Celular, cuja vigência é de 61 (sessenta e um) meses, e atender as demais condições estabelecidas neste regulamento, o participante receberá a cessão gratuita do direito de participação de 01 (um) sorteio mensal, que ocorrerá no último sábado de cada mês. Os clientes contemplados receberão uma premiação individual de R$ 10.000,00 (dez mil reais), bruto de Imposto de Renda, ou seja, R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) líquido de Imposto de Renda. O Imposto será recolhido pela ZURICH BRASIL CAPITALIZAÇÃO S/A conforme legislação vigente. O segurado concorrerá ao(s) sorteio(s) a partir do mês subsequente ao pagamento do prêmio do seguro e sua participação ficará assegurada enquanto estiver em dia com o respectivo pagamento, enquanto o seguro e a referida PROMOÇÃO COMERCIAL estiverem vigentes. Cada Título contém um número aleatório para concorrer ao sorteio, não repetido na mesma série, composto de 6 (seis) algarismos, compreendido entre 100.000 e 599.999.

Os sorteios serão apurados com base nas extrações da Loteria Federal do Brasil, no último sábado de cada mês. Será contemplado o Título vigente na data do sorteio, cujo NÚMERO DA SORTE coincida com a combinação dos 05 (cinco) primeiros prêmios extraídos pela Loteria Federal do Brasil, obtidos da seguinte maneira:

a) será apurado o algarismo da dezena simples do primeiro prêmio da Loteria Federal;

b) será apurado o número, composto de cinco algarismos, obtido através da leitura, de cima para baixo, da coluna formada pelo algarismo da unidade simples dos cinco primeiros prêmios da Loteria Federal.

(20)

1º prêmio da Loteria Federal 6 8 5 8 1

2º prêmio da Loteria Federal 8 7 9 6 2

3º prêmio da Loteria Federal 3 4 7 6 4

4º prêmio da Loteria Federal 2 1 4 3 9

5º prêmio da Loteria Federal 6 3 2 1 5

c) caso o algarismo apurado na alínea (a) acima, seja igual a 0 ou 1, será considerado o algarismo 1;

d) caso o algarismo apurado na alínea (a) acima, seja igual a 2 ou 3, será considerado o algarismo 2;

e) caso o algarismo apurado na alínea (a) acima, seja igual a 4 ou 5, será considerado o algarismo 3;

f) caso o algarismo apurado na alínea (a) acima, seja igual a 6 ou 7, será considerado o algarismo 4;

g) caso o algarismo apurado na alínea (a) acima, seja igual a 8 ou 9, será considerado o algarismo 5;

h) a combinação contemplada será igual a junção do algarismo 1, 2, 3, 4 ou 5, apurado nas alíneas (c) até (g) acima e o número apurado na alínea (b), nesta ordem.

Algarismo da dezena simples do primeiro prêmio: 8 implica no algarismo 5

Número apurado na unidade simples: 12 495 combinação apurada: 512.495

Não ocorrendo extração da Loteria Federal do Brasil na data prevista, o sorteio correspondente será adiado para a primeira extração da Loteria Federal do Brasil que seja realizada após a data do sorteio prevista no título.

Se também não vier, por qualquer razão, a ser realizada a extração a que se refere o item anterior, a ZURICH CAPITALIZAÇÃO promoverá, com a presença de um representante de Auditoria Independente e o livre acesso dos SUBSCRITORES/TITULARES, o sorteio de seis números, em sua SEDE, na sexta-feira subsequente, divulgando o

(21)

resultado em jornal de grande circulação. Não poderão participar desta PROMOÇÃO COMERCIAL os colaboradores da PROMOTORA DA PROMOÇÃO. Os resultados da Loteria Federal do Brasil poderão ser acompanhados por meio do site

http://www.loterias.caixa.gov.br/, bem como em todas as

Casas Lotéricas do Brasil. A PROMOTORA DA PROMOÇÃO obriga-se a identificar todos os participantes, cessionários dos direitos dos eventuais Títulos integralmente cedidos, bem como os ganhadores dos prêmios de sorteio. O contemplado no sorteio será avisado por meio de correspondência registrada e só terá direito ao recebimento da premiação se estiver rigorosamente em dia com o pagamento do prêmio de seguro.

A Zurich Brasil Capitalização S/A. efetuará os pagamentos das premiações, respeitando o prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data da realização do sorteio ou da data de recepção da documentação completa, entregues pelos clientes contemplados a empresa PROMOTORA

DA PROMOÇÃO. Os documentos necessários e obrigatórios

para o pagamento da premiação respeita o que determina a Circular SUSEP nº 445/2012, devendo serem apresentados os seguintes documentos: cópia de identidade (RG ou RNE), válido, sendo que para este último somente em caso do contemplado ser estrangeiro, cópia do CPF, cópia de comprovante de residência atualizado (expedido no máximo há 180 (cento e oitenta dias) da apresentação), devendo, ainda, informar obrigatoriamente a profissão, renda e seu enquadramento como pessoa politicamente exposta, bem como assinar termo de recebimento e quitação do valor do prêmio. A participação nesta Promoção caracteriza a aceitação e o reconhecimento integral dos termos e condições do presente Regulamento.

Os segurados contemplados autorizam, desde já, a utilização de seus nomes, imagens e som de voz para divulgação do resultado da PROMOÇÃO COMERCIAL, em quaisquer meio de comunicação (mídia eletrônica ou impressa), sendo esta autorização válida por um período de 1 (um) ano a

(22)

seguir a data final da PROMOÇÃO COMERCIAL, objeto deste Regulamento, através do qual os clientes não terão nenhum direito a qualquer remuneração e/ou compensação. A autorização é exclusiva para este fim, não significa, nem implica ou resulta em obrigatoriedade de divulgação, sendo esta facultativa à PROMOTORA DA PROMOÇÃO.

A Promoção poderá ser alterada ou suspensa a qualquer momento, mediante simples comunicação aos clientes Participantes, no caso de restrição legal ou regulamentar ou se houver determinação da SUSEP nesse sentido.

A aprovação do Título de Capitalização pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, em incentivo ou recomendação a sua aquisição, representando exclusivamente, sua adequação às normas em vigor.

Fica desde já eleito o foro da Comarca do domicilio do participante para solução de quaisquer questões referente a presente PROMOÇÃO COMERCIAL. Regulamento da PROMOÇÃO COMERCIAL disponível no site www.protecaocelular.com.br

Condições Gerais do Título de Capitalização disponível no site www.zurich.com.br.

TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE PARTICIPAÇÃO EM SORTEIOS DE TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

Pelo presente termo, a ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S.A., inscrita no CNPJ n° 17.197.385/0001-21, que é Empresa

PROMOTORA DA PROMOÇÃO e detentora dos Títulos de

Capitalização da Modalidade Incentivo, cede gratuitamente ao participante que aderir a Promoção, o direito de participação em sorteios, conforme regras definidas no

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO, disponíveis na íntegra no

site, www.protecaocelular.com.br, e que estará disponível durante todo período de vigência da Promoção. Os sorteios serão garantidos por Títulos de Capitalização emitidos pela ZURICH BRASIL CAPITALIZAÇÃO S/A, inscrita no CNPJ nº 17.266.009/0001-41, aprovado conforme Processo SUSEP nº 15414.901077/2016-80.

(23)

17. DICIONÁRIO DO SEGURO

Acessório: Item adicional ou suplementar, que se acrescenta ao

objeto, sem fazer parte integrante do mesmo.

Apólice: Documento emitido pela Seguradora formalizando a

aceitação da cobertura solicitada pelo Estipulante.

Avaria: Dano causado ao bem segurado.

Aviso de Sinistro: Comunicação de ocorrência de sinistro, ou de

evento que possa resultar em tal, que o Segurado é obrigado a fazer à Seguradora, assim que dele tiver conhecimento.

Bem: É considerado o bem segurado descrito no Certificado de

Seguro, observados os bens não compreendidos no Seguro, o limite máximo de indenização contratado e os riscos excluídos.

Certificado de Seguro: Documento que o Segurado recebe

no momento da compra do Seguro junto ao Estipulante e que serve como comprovante de cobertura. Quando o Seguro for adquirido nas lojas VIVO, o Certificado será impresso e entregue na hora da compra. Quando o Seguro for adquirido por meio remoto, os documentos serão enviados ao Segurado por email ou pelo correio, conforme o endereço por ele informado.

Cobertura: Proteção contra determinado evento conferida ao

Segurado de acordo com as condições da apólice.

Condições Gerais: Conjunto de cláusulas que regem um

mesmo plano de seguro, estabelecendo obrigações e direitos da seguradora, dos segurados, dos beneficiários e do estipulante e que definem as características gerais do seguro.

Corretor: Pessoa física ou jurídica, devidamente habilitada e

registrada na SUSEP – Superintendência de Seguros Privados – e legalmente autorizada a intermediar a realização de contratos de seguros, podendo representar os interesses do Segurado junto à Seguradora. Para este seguro a corretora é

(24)

a Mega Administradora e Corretora de Seguros Ltda.- CNPJ: 73.705.600/0001-29, Código SUSEP: 10.0165891.

Culpa Grave: Forma de culpa que mais de aproxima ao dolo,

porém sem intenção de causar prejuízo, mesmo resultando em sérias consequências ou mesmo tragédias, ainda que assumidas.

Dano: É todo prejuízo material sofrido pelo segurado, passível

de indenização, de acordo com a cobertura contratada e demais condições contratuais.

Dano Material: Dano físico à propriedade e/ou

patrimônio tangível.

Dano Moral: Toda e qualquer ofensa ou violação que mesmo

sem ferir ou causar estragos aos bens patrimoniais de uma pessoa, ofenda aos seus princípios e valores de ordem moral, tais como os que se referem à sua liberdade, à sua honra, aos seus sentimentos, à sua dignidade e/ou à sua família, sendo, em contraposição ao patrimônio material, tudo aquilo que não seja suscetível de valor econômico. O Dano Moral é risco excluído de todas as coberturas desta apólice.

Desgaste Natural: Consumo de um bem causado pelo uso. Dolo: É o ato praticado por vontade deliberada e que produz

dano. Assim como a culpa grave, faz parte dos riscos excluídos do seguro e, se comprovado, cancela automaticamente a cobertura, sem direito à restituição de prêmio pago.

Estipulante: É a Telefônica Brasil S.A - CNPJ

02.558.157/0001-62, contratante da apólice coletiva de seguros, ficando investida dos poderes de representação dos Segurados perante a Seguradora, nos termos da legislação em vigor.

Imperícia: É a incapacidade, a falta de habilidade específica

para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando, o agente, em consideração o que sabe ou deveria saber. A imperícia se revela pela ignorância, inexperiência ou

(25)

inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados.

Indenização: Pagamento pecuniário, reposição ou reparação

devida pela Seguradora ao Segurado ou aos seus beneficiários em decorrência de sinistro coberto pela apólice.

Indenizações Punitivas: Indenizações decorrentes de processos

civis, como punição a qualquer falta do Estipulante ou do Segurado, não destinadas a repor a perda do Segurado ou de terceiro reclamante (“Punitive Damages”). As Indenizações Punitivas são riscos excluídos de todas as coberturas desta apólice.

Limite Máximo de Indenização (LMI): É o valor máximo a ser

pago pela Seguradora com base na apólice, resultante de um determinado evento ou série de eventos ocorridos na vigência da mesma e garantidos pela cobertura contratada. O valor da indenização a que o Segurado terá direito, com base nas condições desta apólice, não poderá ultrapassar o valor do(s) objeto(s) ou do(s) interesse(s) segurado(s) no momento do sinistro, independente de qualquer disposição constante desta apólice.

Meios Remotos: Aqueles que permitam a troca de e/ou o

acesso a informações e/ou todo tipo de transferência de dados por meio de redes de comunicação envolvendo o uso de tecnologias tais como rede mundial de computadores, telefonia, televisão a cabo ou digital, sistemas de comunicação por satélite, entre outras.

Prejuízo: Valor que representa as perdas sofridas pelo Segurado

em um determinado sinistro.

Prêmio: Preço do Seguro. É o valor pago pelo Segurado à

Seguradora para que ela assuma os riscos contratados.

Prescrição: Perda do direito da pretensão de todo e qualquer

pedido reclamando um interesse, em razão do transcurso do prazo fixado em lei.

(26)

que passará à condição de Segurado somente após aceitação da proposta pela Seguradora, com o devido pagamento do prêmio correspondente.

Proposta de Adesão: É o documento com a declaração dos

elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco, em que o proponente, expressa a intenção de aderir à contratação do Seguro sob a forma coletiva, manifestando pleno conhecimento das Condições Contratuais.

Quebra Acidental: Partir, romper ou fragmentar objeto por meio

de choque ou golpe não intencional, tornando-o inutilizável.

Risco: Evento futuro e incerto, que independe da vontade

das partes (Segurado e Segurador) e cuja ocorrência acarreta prejuízo ao Segurado.

Seguradora: É a Zurich Minas Brasil Seguros S/A –

CNPJ: 17.197.385/0001-21, emissora da apólice de Seguro que, mediante o pagamento do prêmio, garante as coberturas contratadas.

Segurados: São os clientes que tenham adquirido os bens

cobertos na VIVO e sejam usuários dos serviços da VIVO.

Subestipulante: É a Telefônica Data S.A.– CNPJ

04.027.547/0032-38 que participa de apólice coletiva contratada pelo Estipulante, assumindo as mesmas responsabilidades deste e ficando, igualmente, investida dos poderes de representação dos Segurados perante a Seguradora.

Vigência da Cobertura: É o período durante o qual

as coberturas contratadas para cada Segurado aceito durante a vigência da apólice estão em vigor, respeitadas as condições das mesmas.

(27)

21. FORO

Para dirimir qualquer dúvida deste contrato prevalecerá o foro de domicílio do Segurado.

18. SITE PARA O CLIENTE

19. PRESCRIÇÃO

20. ÂMBITO GEOGRÁFICO DA COBERTURA

Acesse www.protecaocelular.com.br para: • Acompanhar o andamento do sinistro; • Consultar o pagamento do Seguro; • Cadastrar ou alterar seu e-mail; • Conferir o número sorteado;

• Tirar dúvidas através do chat on-line;

• Imprimir a segunda via das Condições do Seguro; • Simular novas adesões.

Decorridos os prazos estabelecidos pelo Código Civil Brasileiro, opera-se a prescrição.

As coberturas deste Seguro serão válidas para sinistros ocorridos em todo o território brasileiro e no exterior.

22. DISPOSIÇÕES GERAIS

Seguro emitido através da Apólice 17.19.186264.

a) Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais do Seguro Compra Protegida – Roubo ou Furto Qualificado – Processo Susep 15414.005122/2011-69 e Compra Protegida – Riscos Diversos – Processo Susep 15414.005123/2011-11.

(28)

EDSON LUIZ FRANCO CEO SEGUROS GERAIS ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS

b) A aceitação do Seguro estará sujeita à análise do risco. c) O registro deste plano de seguro na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

d) O Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF. e) SUSEP - Atendimento Exclusivo ao Consumidor: 0800 021 84 84 / www.susep.gov.br

f) Confirma as condições completas do seguro no www.protecaocelular.com.br ou www.zurich.com.br

(29)
(30)

Válido a partir de Abril/2018

PARA AVISO DE SINISTRO, ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO, RESSARCIMENTO E DEMAIS SOLICITAÇÕES

(CONSULTAS, ALTERAÇÕES), LIGUE:

SAC: 0800 284 4848 Deficiente Auditivo: 0800 275 85 85

Ouvidoria:

Fale Conosco Ouvidoria: www.zurich.com.br Telefone: 0800 770 1061 (Das 8h30 às 17h00) Correspondências: Av. Getúlio Vargas, 1.420 - 5º andar

Funcionários - Belo Horizonte - MG / CEP: 30112-021

SUSEP - Atendimento Exclusivo ao Consumidor 0800 021 84 84 www.susep.gov.br

Serviço de atendimento ao Segurado, Cancelamento e Sinistro: *7348 (Somente do celular Vivo) 0800 777 2627 (Somente de telefone fixo) Aviso de Sinistro: 0300 777 2627 (Telefones

fixos e todas as operadoras)

Horário: segunda a sábado das 08h às 20h. www.protecaocelular.com.br

Zurich Brasil Seguros

www.zurich.com.br

Conectados vivemos melhor. Conectados vivemos melhor.

Conectados vivemos melhor.

Referências

Documentos relacionados

Em qualquer hipótese, o Estipulante deverá encaminhar a comprovação da data de inclusão do Segurado e dos dependentes no Seguro ou Plano de Saúde, bem como

mensalidades ou parcelas decorrentes da relação contratual mantida entre o Segurado e o Estipulante, limitada à periodicidade e valores previstos no Contrato de Seguro e

O custeio do seguro será não contributário, ou seja, será totalmente pago pelo estipulante. 12.1 Fica estabelecido que qualquer pagamento do Capital Segurado, por força do

Caso ocorra a liquidação antecipada do compromisso assumido pelo segurado junto ao estipulante, o contrato de seguro permanecerá vigente até a data prevista no

Se acompanharmos retrospectivamente o desenvolvimento das tendências libidinais, tal como as encontramos no indivíduo, desde suas formas adultas até o seus começos

O presente artigo objetiva apresentar como a experiência de intercâmbio no âmbito do gerenciamento de resíduos sólidos, fruto da parceria entre organizações e

• Moderador: Ronaldo Antonio Roncolatto, Consultor, RAR CONSULTORIA 12:30 - A GESTÃO DA ILUMINAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS • Clara Rosa de Jesus Lacerda Ramalho, Diretora,

corredores ecológicos: porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da