• Nenhum resultado encontrado

MAIS PRESENTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAIS PRESENTE DO QUE VOCÊ IMAGINA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Publicação trimestral - Ano VI - Nº 19 - Março de 2018

REMESP Informa

O despertador do relógio toca, você abre a torneira para

tomar banho, esquenta a água do café, pega o carro ou no dia do rodízio vai de táxi ao trabalho. São ações auto-máticas do dia a dia, mas todas elas estão envolvidas por meio da metrologia.

A verdade é que a metrologia tem um impacto maior do que se pode imaginar. Medir é a evolução natural do comparar, que é fundamental para a sobrevivência e de-senvolvimento humano. Um exemplo disso é a evolução no combate ao câncer. As técnicas mais modernas so-mente possuem eficácia quando sua dosagem e periodi-cidade são corretas e confiáveis

Em nossas relações de consumo diárias, como ao abaste-cer nosso carro, comprar um pão na padaria, um saco de arroz no mercado estamos confiando que as medições realizadas estão em acordo com as normas e regulamen-tos vigentes, e que os valores informados em embala-gens, na bomba de combustível ou na balança da padaria são corretos.

Já pensou em ir à feira e não saber quanto vai levar para a casa se comprar 1kg de cebola? É a metrologia que garante que a gente vai levar para casa a quantidade cer-ta de comida em relação ao valor que a gente paga.

Mas afinal o que é a metrologia? Nada mais é que a ciência focada nas medições das grandezas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia e a partir dessa ciência é que podemos garantir a certeza das medidas e a base para os avanços tecnológicos e econômicos na sociedade. A medição é, então, o primeiro passo que leva ao controle de qualidade e à melhoria de produtos e processos.

Existe uma imensa variedade de coisas diferentes que podem ser medidas sob vários aspectos. Imagine uma lata de óleo. Pode-se medir a sua altura, pode medir quanto ela pesa e pode medir quanto liquido ela pode comportar. Cada um desses aspectos (comprimento, massa, volume) implica numa grandeza física diferente. Medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mes-ma natureza, tomes-mada como padrão. Medição é, portanto, o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza.

Consequentemente, o conceito de grandeza é fundamen-tal para se efetuar qualquer medição. E pode ser definida como sendo o atributo físico de um corpo, a altura do ser humano é um dos atributos do corpo, definido pela gran-deza comprimento, que é diferente do peso, atributo de-terminado pela grandeza massa.

Tentem imaginar a nossa vida sem a metrologia, você faz um exame clínico e o resultado fornece um diagnós-tico errado ou vai à farmácia comprar um remédio para febre e a composição dele está errada. Sua conta de ener-gia elétrica cobra mais do que o correto ou os sinais de trânsito estão loucos porque o sincronismo de tempo é falho. Enfim, desde que se levanta até a hora de dormir, as pessoas convivem e precisam da metrologia.

(2)

REMESP Informa

Associados e amigos da REMESP, O ano de 2018 marca 20 anos de existência da Rede Metrológica do Estado de São Paulo e está chegando com muita energia. Os nossos associados continuam demonstrando muita confiança e acreditando que os próximos meses serão bastante prós-peros em todos os sentidos. A nossa meta é continuar com foco extremo nos programas de ensaios de profici-ência e de capacitação em gestão de laboratórios. Nossa visão é muito otimista ao se comparar com os últimos 3 anos.

Nosso planejamento para 2018 é de realizar 3 eventos importantes e para isso já estamos trabalhando em busca de recursos junto as agências de fomento para custear todas as despesas.

O Simpósio de Metrologia na Área da Saúde, MetroSaúde, será realiza-do em agosto, no Hospital das Clíni-cas da Faculdade de Medicina da USP, já está com sua programação bem definida e terá como tema

cen-tral: “A Inovação Tecnológica e a Metrologia como Suporte para o Gerenciamento de Risco”. Este evento tratará assuntos importantes como: internet das coisas aplicadas ao diagnóstico, calibração de senso-res, segurança do paciente, seguran-ça elétrica em aparelhos eletromédi-cos, gestão em engenharia clinica e hospital, normalização e regulamen-tação e gestão de laboratórios de calibração e ensaios. O simpósio será uma oportunidade para os espe-cialistas que atuam em laboratórios metrológicos, laboratórios de diag-nóstico, engenheiros clínicos e bio-médicos, enfermeiros e médicos para conhecerem a metrologia como fer-ramenta de melhoria da qualidade dos seus processos.

A REMESP também realizará em novembro, em local a ser definido, o Congresso para a Qualidade da Me-trologia, Enqualab, em comemora-ção aos seus 20 anos. Na oportunida-de realizaremos também o Seminá-rio de Metrologia Legal, uma parce-ria com o Inmetro e Ipem-SP. Para os dois eventos já estamos trabalhan-do com as comissões científicas na elaboração das programações. Outro marco importante é o lança-mento da nova revisão da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, publi-cada em dezembro de 2017. Apro-veito para lembrar a todos os geren-tes de laboratórios, que a partir de maio deste ano será utilizada esta atualização nas avaliações feitas pela Cgcre. Com está motivação informo que a REMESP está programando duas turmas por mês para atender à essa demanda com uma equipe de instrutores experientes e devidamen-te capacitados para esdevidamen-te fim.

Inscre-va-se no site www.remesp.org.br.

A Rede também terá à disposição dos seus associados uma equipe de especialistas para assessorar os labo-ratórios e também para caso houver interesse realizar auditorias internas. A nossa sugestão é para que os gerentes dos laboratórios acreditados já planejem suas auditorias e em a dição a isso organizem também as participações nos ensaios de profici-ência contribuindo assim para o nos-so Provedor de Ensaios de Proficiên-cia acreditado pela Cgcre.

Fazer parte da REMESP é integrar um grupo de laboratórios metrológi-cos cujo comportamento ético pode ser representado perante as organiza-ções governamentais e de ciência e tecnologia.

Nosso objetivo é sempre representar os seus interesses junto ao Inmetro, Anvisa e Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária. É nossa responsabilidade também represen-tar os laboratórios acreditados junto ao sistema Confea/Crea e CRQ. Amigos da Rede, o informativo é a oportunidade para divulgarem a sua marca e os seus produtos, onde vocês podem apresentar artigos so-bre metrologia. Aproveite e faça uma publicação, hoje contamos com um mailing de aproximadamente 7.000 contatos, vale a pena!

Obrigado amigos e boa leitura, Celso Scaranello

PRESIDENTE

Expediente

O REMESP informa é uma publicação trimestral editada pela Rede Metrológica, dirigida aos associados e de distribuição eletrônica. Colaboradores: Ana Car olina Calder oni, Celso Scar anello, Jean Albert Bodinaud, Newton Ferrerez Bastos, Oswaldo Rossi Junior e Re-nata Cardoso de Sá.

Sugestões ou críticas: remesp@r emesp.or g.br

PALAVRA DO PRESIDENTE

Palavra do presidente

Nesta Edição

Palavra do Presidente Pág. 2 Artigo Técnico Pág. 3 Notícias e Serviços Pág. 5

(3)

REMESP Informa

DICAS PARA CALIBRAÇÃO DE BALANÇAS

Por Edgard Grigoletti Junior e Douglas Federicce Francisco

ARTIGO TÉCNICO

Como saber se a balança está pesando corretamente? Confira abaixo a segunda parte do post e fique por den-tro de como calibrar balanças.

Guarde os pesos em sua embalagem original

O INMETRO não permite que os pesos-padrão sejam comercializados sem estojo. Sendo assim, não deixe seus pesos fora do estojo, que os protegerá de poeiras e, devido à sua parte acolchoada, também os protegerá contra danos mecânicos em caso de pequenas quedas. Guarde os pesos perto da balança

Recomendamos guardar os pesos perto da balança. Se isso não for possível, espere o tempo necessário para que os pesos atinjam a temperatura do ambiente onde se en-contra a balança a ser calibrada.

Manuseio

Use pinças com pontas revestidas para os pesos menores (de 1mg até 100g), de preferência de material não mag-nético (que não imante o peso), cuidado com pinças com ponta de metal que podem arranhar os pesos.

Use luvas limpas de helanca, couro ou nylon, de prefe-rência com pontas emborrachadas para uma melhor pega para os pesos de 200g até 1kg.

Use manuseadores para os pesos de mais de 2kg que são especialmente concebidos para este fim. Por serem em-borrachados, protegem a superfície dos pesos, além de serem ergonômicos para o operador.

Limpe com muito critério

Em circunstancias ideais, os pesos não deveriam sujar; no entanto, na prática, nem sempre é assim. Se você poderá limpar o peso ou não, dependerá da criticidade

de seu processo. Se resolver limpá-los, use pincéis especiais para esse fim, pano macio de microfibra, ou sugadores de poeira.

Antes de usar, verifique se há danos aparentes, especial-mente se você compartilhar os pesos entre turnos ou pes-soas. Sempre faça a verificação quanto à impureza, cor-rosão ou substâncias estranhas antes da utilização. Para os pesos de mg uma lupa pode ajudar.

Não toque os pesos com as mãos nuas

Isto é muito crítico para pesos pequenos (mg) e classes com menores margens de erro (exemplo classes E1 e E2).

Experiências mostram que uma simples impressão digi-tal pode depositar até 50 microgramas no peso, limite de erro para um peso de 100g na classe E1.

Não esqueça da calibração periódica

Mesmo quando os pesos-padrão são manuseados com cuidado eles sofrem desgaste. Realizar a calibração deles no período estipulado em seu processo ajudará a mantê-los sempre precisos, ou seja, dentro da tolerância da sua classe.

Utilize sempre um laboratório confiável, de preferência acreditado na Rede Brasileira de Calibração.

Não use um peso-padrão com poeira ou água em sua superfície

Isso pode acontecer, quando se traz pesos de uma outra área fora dos seus estojos, ou de uma área onde a temperatura e a umidade do ar sejam diferentes da área onde a balança se encontra. Permita a aclimatação e, se necessário, realize a limpeza como abordado anteriormente.

(4)

REMESP Informa ARTIGO TÉCNICO

Na dúvida, não use o peso-padrão

Inspecione os pesos-padrão, como mencionado anterior-mente, com os dispositivos adequados. Se as marcas forem visíveis, decida se elas irão afetar a precisão. Ha-vendo dúvida, sempre recalibre o peso-padrão em um laboratório, de preferência acreditado na Rede Brasileira de Calibração.

Não limpe com produtos químicos abrasivos ou cáus-ticos

Estas substâncias podem danificar a superfície externa (“pele”) do peso. Isso pode diminuir ou aumentar sua massa removendo ou causando oxidação.

Não subestime cargas eletrostáticas

Cargas eletrostáticas podem influenciar os resultados. Limite o atrito do peso com outras superfícies, como tecido de limpeza.

Depois de limpar ou secar, permita que o peso “descanse” para que a eletricidade estática se dissipe. Faça a calibração em pelo menos 3 pontos

Isso permite que você verifique a linearidade da balança, ou seja, a sua exatidão em vários pontos da escala. Todos os manuais do usuário da Toledo do Brasil tra-zem, no capitulo Calibrações Periódicas, os pontos indi-cados para aquela balança, e os pesos-padrão que devem ser usados para contemplar estes pontos.

Recomenda-se a calibração em 5 pontos, método basea-do na portaria 236/94 e verificar, além da exatidão, a linearidade, a mobilidade (sensibilidade) e a excentrici-dade (teste de canto).

Repetibilidade (incerteza)

Uma das mais importantes características da balança. Verifique a incerteza da sua balança passando o mesmo peso-padrão (entre 5% e 100% da capacidade da balan-ça), por pelo menos 10 vezes e anote o valor medido. Faça o desvio padrão destas leituras. Este será o valor da

repetibilidade do seu equipamento.

Verifique se a mesma atende as tolerâncias do seu pro-cesso.

A repetibilidade é muito importante quando se deseja calcular o peso mínimo que pode ser pesado naquele equipamento levando em consideração uma tolerância de erro preestabelecida. (Saiba mais sobre carga mínima e peso mínimo no próximos artigos).

Periodicidade das calibrações

Você pode se perguntar: qual o intervalo tempo adequa-do para realizar as calibrações no meu equipamento? Isso é uma dúvida bastante comum. Porém, não existe uma resposta padrão.

No entanto, você deve levar em conta algumas conside-rações:

Valor do produto: Qual o valor do produto a ser pesado?

Quanto maior o valor, maior a frequência das calibra-ções.

Impacto no processo: Qual o impacto de uma pe-sagem errada no seu processo?

Quanto maior o impacto, maior deve ser a frequência das calibrações.

Número de pesagens hora: Quantas pesagens a balança realiza por hora ou dia?

Quanto maior o número, maior deve ser a frequência das calibrações.

Condições ambientais: As condições do ambiente de instalação da balança são ideais?

Quanto mais distante das condições ideais (Por exemplo, poeira em excesso, trepidações, mudanças de temperatu-ra, deslocamento de ar entre outros), maior deve ser a frequência das calibrações.

(5)

REMESP Informa

CURSOS

Interpretação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017

Formação de Auditores Internos segundo ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017

Cálculo de Incerteza de Medições

Metrologia Básica com Ênfase em Dimensional

Técnicas para Determinação da Periodicidade e Interpretação de Certificados de Calibração

Av. Paulista, 2.200, Cj. 91 - Bela Vista - São Paulo-SP Seja um Associado REMESP. Entre em contato e solicite sua proposta:

administrativo@remesp.org.br

Inscrições abertas para o MetroSaúde 2018

Promovido pela REMESP o MetroSaúde 2018 acontecerá no Hospital das Clínicas na Faculdade de Medicina da Uni-versidade do Estado de São Paulo, no Instituto de Radiolo-gia, nos dias 15 e 16 de agosto.

Esta edição do evento terá uma programação dedicada aos profissionais de engenharia clínica e hospitalar, biomédicos, enfermeiros e médicos. Também será uma oportunidade para que os estudantes se integrem às ações relacionadas ao mundo da metrologia ligada a área da saúde.

No simpósio estes profissionais terão a oportunidade de in-teragir com representantes de órgãos de governo, agências regulatórias, associações de classe, organismos de avaliação da conformidade, instituições de ciência e tecnologia, uni-versidades, indústrias e laboratórios de calibração.

A inovação tecnológica e a metrologia como suporte para o gerenciamento de risco serão os temas centrais do evento e a programação será preparada pela comissão organizadora alinhada com o foco principal do simpósio, a segurança do paciente. Venham participar desta iniciativa, recomendem para os seus amigos das organizações de saúde e institui-ções de ensino.

Confiram nossa programação, participem do MetroSaúde 2018 e desta forma vamos disseminar a cultura de uma me-trologia de qualidade para toda a sociedade, com serviços mais confiáveis na área da saúde.

Para mais informações, programação e inscrições acessem o site www.remesp.org.br

NOTÍCIAS E SERVIÇOS

Faça parte dos programas de capacitação

profissional

A REMESP oferece treinamentos conduzidos por especia-listas renomados e tem como objetivo cada vez mais proporcionar a qualificação técnica de profissionais atuantes na área metrológica e da qualidade.

Também são ministrados pela Rede treinamentos In Com-pany de acordo com as necessidades da sua empresa. Solici-te uma proposta pelo e-mail: curso@remesp.org.br.

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Machado/SC,  Jaguaruna/SC,  Jaraguá  do  Sul/SC,  Jardinópolis/SC,  Joaçaba/SC,  Joinville/SC, 

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política