• Nenhum resultado encontrado

Reunião com ex-presidentes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reunião com ex-presidentes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Editorial

Maio – começa com feriado em comemoração ao Dia do Trabalho, do Trabalhador/a. Mas também é o mês do dia das mães e, na tradição popular, o mês das noivas. Será que é porque, aqui no Brasil, em pleno outono, se começa a sentir a passagem do calor do verão e os primeiros dias de frio, especialmente na região sul? De todo o caso, enquanto escrevo essas linhas, os primeiros dias de frio – com marcas abaixo de zero na região serrana catarinense! – já se passaram e o sol voltou a brilhar, prenunciando um “veranico” de maio. É o ciclo da natureza, com a alternância de dia e noite, a sequência das estações do ano, que torna possível a continuidade da vida. E tudo isso também em meio à continuidade das reflexões em torno do novo código florestal, aprovado pela Câmara Federal e que pouco ou nada contribui para a preservação da floresta. Por isso transcrevo parte de um posicionamento de Leonardo Boff que recebi hoje via Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC):

Ele propôs o entendimento e respeito à “luta pela vida, pelo futuro da humanidade e pela preservação da Mãe Terra”. Boff não nega a necessidade de produzir, mas insiste no respeito ao “alcance e o limite de cada ecossistema, os ciclos da natureza” cuidando dos bens e serviços “que Mãe Terra gratuita e permanentemente nos dá”. Reforçou ainda que o futuro deve ser bom não apenas para os humanos, mas “para a toda a comunidade de vida, para as plantas, para os animais, para os demais seres da criação”.

“O momento é de resistência”, “de denúncia e de exigências de transformações nesse Código que, modificado, honrará a vida e alegrará a grande, boa e generosa Mãe Terra”.

Adiante, propugnou “o caminho constitucional do referendo popular. E ai veremos o que o povo brasileiro quer para si, para a humanidade, para a natureza e para o futuro da Mãe Terra... Não permitiremos que um Código Florestal mal intencionado ponha em risco nosso futuro e o futuro de nossos filhos, filhas e netos. Queremos que eles nos abençoem por aquilo que tivermos feito de bom para a vida e para a Mãe Terra e não tenham motivos para nos amaldiçoar por aquilo que deixamos de fazer e podíamos ter feito e não fizemos”.

Cuidar da boa criação de Deus é tarefa de todos nós, de cada cidadão, de cada cristão. Não será também tarefa de comunidades e da própria OGA colaborar nesse sentido? Que o Espírito Santo, de cuja dádiva nós nos lembramos neste final do mês, nos oriente nesse sentido!

(2)

2

Reunião com ex-presidentes

Nas duas últimas reuniões da Diretoria, quando pensávamos em novos desafios para a OGA, foi lembrado de que seria interessante aproveitar a experiência dos ex-presidentes da OGA para nos ajudarem nessa reflexão, ainda mais que, com exceção do P. Rui Bernhard, ex-secretário executivo e atual vice-presidente e da Gizela Münchow, que continua na Diretoria, todos/as demais são novos em suas funções. Assim, no dia 03 de maio, os ex-presidentes Johannes Hasenack, Arteno Spellmeier e Rolf Droste estiveram na sede da OGA para dialogar com a atual presidência e secretaria executiva. Foi um encontro muito proveitoso, considerando as diversas sugestões trazidas, especialmente no que diz respeito a se manter e buscar incentivar a busca de apoio mútuo entre comunidades naquele espírito do livro do centenário: uma obra de muitas mãos.

Diretoria/ Comissão Projetos GAW

A Diretoria teve a sua primeira reunião do ano no dia 22 de março. Esta primeira reunião do ano, além de questões de rotina, tais como Ação Confirmandos e os encaminhamentos iniciais do Seminário de Representantes Sinodais em julho, num segundo momento, é sempre em conjunto com a Comissão de Projetos do GAW, considerando que tais projetos devem estar em Leipzig até ao final do mês de março. Fazem parte da Comissão, além dos integrantes da Diretoria, dois representantes do Conselho da Igreja – a Sra. Léa Stange de Oliveira e o Sr. Almiro Wilbert – e um representante da Secretaria Geral, no caso, o Secretário de Missão P. Mauro Schwalm. Os projetos aprovados entram no Catálogo de Projetos do GAW – Projektkatalog/PK – do ano seguinte. No caso, foram analisados os projetos que entrarão no referido catálogo em 2013, junto com todos os demais projetos de outras Igrejas. Ao longo do ano, os diferentes grupos de GAW existentes nas

(3)

3

Igrejas Territoriais da Alemanha captam os recursos para apoiar os projetos. Esses recursos são repassados no ano seguinte através da OGA para as instâncias requerentes. Portanto, um projeto encaminhado para o GAW leva dois anos até que o recurso esteja disponível. Na reunião de março foram aprovados os seguintes projetos novos:

a. Comunidade de Vila Rica/MT (construção de centro comunitário; veja notícia abaixo); b. Comunidade Santa Fé do Sul/SP (construção da igreja);

c. Comunidade Floresta do Caçador, Paróquia Rio das Antas/SC (reforma da igreja); d. Garopaba, Paróquia de Palhoça/SC (construção de igreja);

e. Comunidade de Ijuí (restauração da igreja); f. Um projeto do Comin.

Além desses, há apoios continuados dentro do PK para bolsas de estudo, projetos missionários ao longo de vários anos, vestimentas talares e apoio para o trabalho da própria secretaria da OGA. Por ocasião da reunião da Diretoria, o grupo também visitou a árvore do centenário com a placa que fora colocada em fevereiro último.

(4)

4

Representantes Sinodais -

Depoimento

Um pouco sobre a grata experiência como Representante Sinodal da OGA

Estou muito alegre e sou imensamente grato a Deus por Ele ter me dado a oportunidade de trabalhar durante oito anos (março de 2004 a março de 2012), como Representante Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, nessa importante instituição da IECLB chamada “Obra Gustavo Adolfo”.

No farto material de divulgação, elaborado e distribuído por nossa Secretaria Executiva, é destacado que a OGA é um trabalho maciçamente de parceria, um grande mutirão que envolve muitas pessoas.

Se os recursos financeiros arrecadados, para que a OGA possa atender os inúmeros pedidos de ajuda que recebe, são importantes, de maior significado são justamente as tantas pessoas, com as quais se pode contar nesse pleito. Nesse sentido nosso Sínodo conta com uma verdadeira legião de colaboradores/as, que oram em favor da causa da OGA, que de uma ou outra maneira divulgam a instituição e, por fim, levantam os recursos que se fazem necessários. A todas essas pessoas, uma palavra de reconhecimento e de gratidão.

Como aposentado desde início de 2000, tenho o privilégio de dispor de bastante tempo para cumprir essa ou aquela tarefa na Igreja. Assim, repetidas vezes assumi trabalhos paroquiais temporários em tempo integral, que variavam de três meses até mais de um ano. Esses atendimentos têm sido e são uma oportunidade por excelência para a divulgação do trabalho da OGA-IECLB. Ademais atendi a muitos convites para oficiar cultos ou proferir palestras, em âmbito sinodal, nas mais diferentes Comunidades, Paróquias ou então nos tantos Setores de Trabalho que existem. Essas ocasiões foram e são de grande valia para se cunhar o elevado espírito diaconal da OGA. Como membro do Conselho Sinodal (não como Representante Sinodal da OGA, mas como Pastor Emérito) e como delegado à Assembleia Sinodal, tive igualmente o ensejo de divulgar o trabalho da OGA.

O que de mais gratificante existe no trabalho da OGA-IECLB diz respeito aos “Encontros Anuais de Representantes Sinodais”, realizados sempre durante três dias em julho na Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo. Se o local – o conhecido “Mutterhaus” – já é um reduto de muito aconchego, então esse aconchego toma forma muito especial nesses encontros em nível de toda a IECLB, pois ali o coração da Igreja pulsa bem forte. Por quê? Porque além das questões de ordem restrita à própria OGA tratadas nos encontros, afloram as tantas questões de abrangência global da Igreja. O compartilhar de experiências entre os 18 Sínodos é algo ímpar. Pode haver um foro igual a esses encontros, mas duvido que haja melhor! Vou sentir muitas saudades desses encontros.

Um forte abraço e saudações fraternas a todos/as os/as Representantes Sinodais, “oguistas” e amigos/as em geral da OGA.

(5)

5

“Devemos fazer o bem a todas as pessoas, a começar por aquelas que pertencem à nossa família na fé” Gl 6.10 – lema da OGA.

P. em. Albino Vortmann, Santa Rosa/RS

Notícias das Comunidades:

IECLB de Vila Rica faz lançamento da pedra fundamental do centro

Luterano

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), de Vila Rica/MT – Sínodo Mato Grosso, realizou no último domingo, dia 06 de abril, o lançamento da Pedra Fundamental para construção do Centro Luterano. A solenidade iniciou às 08 horas e 30 minutos, com celebração de um culto, oficiado pelo pastor da comunidade, Paulo Marcos Jahnke, a programação seguiu ao longo dia, com roda de viola, almoço, leilões e brincadeiras.

O centro luterano será um espaço de quase 400 metros quadrados, destinado a realizações de alguns eventos da comunidade, e principalmente para o desenvolvimento de alguns projetos sociais. A expectativa é de que, até o final do ano de 2014, o centro esteja concluído e funcionando.

A Comunidade realizou durante o ano de 2011, num período de 11 meses, o projeto denominado de “Mulher Tecendo Sonhos”, no qual as participantes aprenderam a confeccionar roupas íntimas. Algumas já estão trabalhando por conta própria, desfrutando do conhecimento adquirido no projeto. Como o próprio pastor ressaltou, devemos viver o evangelho de Jesus Cristo, proporcionando mudanças de vidas para aqueles que mais necessitam.

Artistas locais fizeram uma belíssima apresentação na roda de viola, que a exemplo da celebração de lançamento da pedra fundamental, foi transmitida ao vivo pela Rádio Comunitária Eldorado FM, valorizando os talentos da terra.

(6)
(7)

7

IECLB-Selos:

No relatório para a assembleia da OGA em julho de 2011, o Coordenador de IECLB-Selos Dieter Fertsch escreveu:

“Na história de IECLB-SELOS, agora já com quase 32 anos de atividade, houve dois acontecimentos marcantes: O primeiro em 2002, quando iniciou a parceria com a OGA, a partir da qual a quantidade de doações de selos, principalmente por grupos do GAW na Alemanha, aumentou consideravelmente e a nossa prioridade número um foi o empenho na busca por mais compradores, pois os estoques estavam crescendo muito... Em 2010 houve o segundo acontecimento marcante: O Sr. Romeu Odilo Trauer, membro da Comunidade de Florianópolis, até então desconhecido por nós, colocou à nossa disposição o seu site na Internet sobre venda de selos. Prontificou-se a publicar nosso trabalho e o resultado foi simplesmente impressionante. Se o cancelamento das feiras foi uma espécie de “fechar uma janela”, eis que Deus abriu uma verdadeira porteira: Os pedidos por e-mail não cessaram de chegar assim que quase não damos mais conta de tantas encomendas...”

Em consequência desse segundo fato marcante, nós pudemos repassar para a instância a ser auxiliada neste ano com a verba de IECLB-Selos já em fevereiro todo o valor. A instituição beneficiada é a ADL, em Serra Pelada/ES - Sínodo Espírito Santo a Belém, que precisava de uma nova centrífuga para a lavanderia. Como o internato da ADL precisava da nova máquina para o início do ano letivo, essa ajuda veio em muito boa hora.

Abaixo, uma foto de alunos da ADL que estão sendo beneficiados com esta ajuda!

(8)

8

Visitas:

Ao longo do dos últimos meses recebemos novamente diversas visitas. O fato de a AMA (Associação de Mútuo Auxílio) estar sediada aqui na casa da OGA, muitas pessoas que vêm tratar assuntos da AMA acabam visitando também a OGA. Assim, a localização da casa e os setores de trabalho existentes na casa (além da AMA, funcionam no térreo as Coordenações de Música e de Liturgia e Pandorga/Formação) são motivo de muitos encontros aqui na sede da OGA. Mas há também visitas específicas de pessoas e de grupos à OGA. Em abril esteve conosco a delegação da Obra Missionária Evangélica Luterana (OMEL), da Alemanha, parceira da IECLB e que estava em visita a diversas regiões e instituições da IECLB. Em abril, visitou-nos também o grupo de OASE da Comunidade de Cruzeiro do Sul/RS e, no início deste mês, como faz a cada ano, o P. Elton Bender, de Sapiranga, passou aqui com o grupo de confirmandos. São oportunidades únicas para reforçar os vínculos entre a OGA e as comunidades

Rua Sinodal, nº 50 – 93030-225 – São Leopoldo – RS Fone: (51) 3589-1098 – E-mail: ogaieclb@luteranos.com.br

Na internet: www.luteranos.com.br/oga

Você está recebendo este Boletim por estar cadastrado em nosso Banco de Dados. Caso não queira mais receber este Boletim, por favor, clique aqui.

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

A gramínea Brachiaria decumbens Stapf tem sido largamente plantada no território nacional por causa da sua excelente adaptação aos solos de baixa fertilidade, sendo,

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Nosso estudo visa à descrição de uma série de 194 pacientes com fraturas faciais, avaliando a epidemiologia dos pacientes acometidos por essas fraturas, as

Tendo em vista todo contexto positivo que as aulas práticas laboratoriais causam no processo de aprendizagem e das muitas dificuldades encontradas para suas

Pelos resultados do teste de Tukey (P<0,05), apresentados na Tabela 1, observa-se que a testemunha e as linhagens SV07-060 e SV07-032 apresentaram os maiores

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade