• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO USUARI ROONDAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO USUARI ROONDAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SY·

MI

CROONDAS

MW24

MANUAL

(2)

PRECAUÇÕES PARA EVITAR A POSSÍVEL EXPOSIÇÃO A ENERGIA DE

MICRO-ONDAS EXCESSIVA

1. Não tente usar o forno com a porta aberta, uma vez que o funcionamento com a porta aberta pode resultar em exposição nociva a energia de micro-ondas. É importante não retirar ou alterar os dispositivos de bloqueio de segurança.

2. Não coloque objectos entre a face frontal do forno e a porta ou deixe que sujidade ou resíduos de líquido de limpeza se acumulem nas superfícies de vedação.

3. Não use o forno se estiver danificado. É particularmente importante que a porta do forno feche correctamente e que não existam danos na(s)

a. Porta (torta),

b. Dobradiças e fechos (partidos ou soltos),

c. Selos da porta e superfícies de vedação.

4. O forno não deve ser ajustado ou reparado por ninguém, excepto por pessoal devidamente qualificado.

BEMVINDO

Obrigado pela compra do nosso novo Microondas 20L SY-MW24. Para beneficiar

plenamente deste produto, leia atentamente as instruções a seguir e guarde este manual do usuário em um local seguro para referência futura

INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

Ao usar dispositivos eléctricos deverão ser seguidas precauções básicas de segurança, incluindo as seguintes:

AVISO!--Para reduzir o risco de queimaduras, choques eléctricos, incêndios, danos pessoais ou exposição excessiva à energia de micro-ondas:

1. Leia todas as instruções antes de utilizar o aparelho.

2. Utilize este aparelho apenas para o seu uso pretendido, conforme descrito no manual. Não use produtos químicos corrosivos ou vapores neste aparelho. Este tipo de forno é desenhado especificamente para aquecer, cozinhar ou secar alimentos. Não foi desenhado para uso industrial ou laboratorial.

3. Não use o forno vazio.

4. Não utilize este aparelho se tiver um fio ou tomada danificados, se não estiver a funcionar correctamente, ou se foi danificado ou caiu. Se o cabo de alimentação estiver danificado, deve ser substituído pelo fabricante ou pela sua assistência técnica ou por pessoa com qualificação similar, para evitar danos.

5. AVISO: Quando o aparelho for utilizado na função Combi, as crianças só devem usar o forno sob supervisão de um adulto devido às temperaturas geradas.

6. Para reduzir o risco de incêndio na cavidade do forno:

¾ Quando aquecer alimentos em recipientes de plástico ou de papel, verifique o forno com frequência para a possibilidade de ignição.

(3)

forno.

¾ Se verificar a existência de fumo, desligue ou retire o aparelho da tomada e mantenha a porta fechada para apagar qualquer chama.

¾ Não use a cavidade para fins de armazenamento. Não deixe produtos de papel, utensílios de cozinha, ou comida na cavidade quando não em uso.

7. AVISO: Líquidos ou outros alimentos não devem ser aquecidos em recipientes fechados, uma vez que são susceptíveis de explodir.

8. Aquecimento de bebidas no micro-ondas pode resultar em ebulição eruptiva tardia, portanto tem que ter cuidado ao manipular o recipiente.

9. Não frite alimentos no forno. Óleo quente pode danificar as peças do forno e os utensílios e até resultar em queimaduras na pele.

10. Ovos com casca e ovos cozidos não devem ser aquecidos em fornos micro-ondas uma vez que podem explodir mesmo após o aquecimento.

11. Perfure os alimentos com cascas mais grossas tais como batatas, abóboras, maçãs e castanhas antes de os cozinhar.

12. O conteúdo de biberões e boiões de bebé deve ser mexido ou agitado e a temperatura deve ser verificada antes de servir para evitar queimaduras.

13. Os utensílios de cozinha podem ficar quentes por causa do calor transferido do alimento aquecido. Pegas de cozinha podem ser necessárias para lidar com o utensílio.

14. Os utensílios devem ser verificados para garantir que são adequados para uso em micro-ondas.

15. AVISO: É perigoso para qualquer um que não seja uma pessoa treinada para realizar qualquer serviço ou operação de reparação que envolva a remoção de qualquer tipo de cobertura que dá protecção contra a exposição a energia de micro-ondas.

16. Este produto é um equipamento ISM do Grupo 2 Classe B. A definição do Grupo 2, que contém todos os equipamentos ISM (Industriais, Científicos e Médicos) onde energia de rádio-frequência é intencionalmente gerada e/ou utilizada na forma de radiação eletromagnética para o tratamento do material e equipamento de erosão de faísca. Equipamento da Classe B é o equipamento adequado para uso em estabelecimentos domésticos e em estabelecimentos directamente ligados a uma rede de abastecimento de energia de baixa tensão que abastece os edifícios utilizados para fins domésticos. 17. Este aparelho não se destina ao uso por pessoas (incluindo crianças) com capacidades

físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido supervisão ou instruções relativas à utilização do aparelho por uma pessoa responsável pela sua segurança.

18. As crianças devem ser supervisionadas para garantir que não brincam com o aparelho. 19. O micro-ondas é usado apenas de forma independente.

20. AVISO: Não instale o forno por cima de um fogão ou de outros aparelhos que produzam calor. Se instalado pode ser danificado e a garantia anulada.

21. A superfície acessível pode estar quente durante o funcionamento. 22. O micro-ondas não deve ser colocado num armário.

(4)

funcionamento.

24. A temperatura das superfícies acessíveis pode ser elevada quando o aparelho está em funcionamento.

25. O aparelho deve ser colocado contra uma parede.

26. O aparelho não deve ser utilizado por crianças ou pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou com falta de experiência e conhecimento, a não ser que lhes tenha sido dada supervisão ou instrução.

27. Crianças devem ser vigiadas para não brincarem com o aparelho.

28. AVISO: Se a porta ou selos da porta forem danificados, o forno não deve ser usado até ser reparado por uma pessoa competente.

29. As instruções devem estabelecer que os aparelhos não se destinam a serem usados com um temporizador externo ou sistema de controlo remoto separado.

30. O micro-ondas é somente para uso doméstico e não para uso comercial.

31. Nunca retire o suporte de distância nas costas ou nas laterais, pois ele garante uma distância mínima da parede para a circulação de ar.

32. Por favor, segure o prato rotativo antes de mover o aparelho para evitar danos.

33. Cuidado: É perigoso reparar ou fazer a manutenção do aparelho por alguém que não seja um especialista, porque nestas circunstâncias a tampa que garante protecção contra a radiação de micro-ondas tem que ser removida. Isto aplica-se ao substituir o cabo de alimentação e a luz. Nestes casos, envie o aparelho para o nosso centro de assistência. 34. O micro-ondas destina-se apenas ao descongelamento, cozedura e vaporização de

alimentos.

35. Use luvas ao retirar qualquer alimento aquecido.

36. Cuidado! Vapor poderá escapar, ao abrir tampas ou embalagens.

37. Este aparelho pode ser utilizado por crianças com idades a partir de 8 anos e acima, e pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas ou com falta de experiência e conhecimento se lhes tiver sido dada supervisão ou instruções relativas à utilização do aparelho de forma segura e compreendem os riscos envolvidos. As crianças não devem brincar com o aparelho. A manutenção e limpeza não devem ser feitas por crianças a menos que tenham idade a partir de 8 anos e acima e sob supervisão.

38. Se verificar a existência de fumo, desligue ou retire o aparelho da tomada e mantenha a porta fechada para apagar qualquer chama.

(5)

ESPECIFICAÇÕES

Consumos: 230-240V/50Hz, 1050W (Micro-ondas)

Potência máxima nominal: 700W Frequência de Funcionamento: 2450MHz

Dimensões Exteriores: 291mm(A)×440mm(L)×355mm(P) Dimensões da Cavidade:

Capacidade: 20Litros

Uniformidade Cozedura: Prato Rotativo

Peso Líquido: Aprox.10.62 kg

INSTALAÇÃO

1. Certifique-se de que todos os materiais da embalagem são removidos de dentro da porta.

2. AVISO: Verifique o forno para quaisquer danos, tais como porta desalinhada ou torta, selos da porta e superfície de vedação danificados, dobradiças e fechos partidos ou soltos e mossas dentro da cavidade ou na porta. Se existir algum dano, não use o forno e entre em contacto com o pessoal da assistência qualificada.

3. Este micro-ondas deve ser colocado sobre uma superfície plana e estável para suportar o seu peso e os alimentos mais pesados susceptíveis de serem cozinhados no forno. 4. Não coloque o forno onde calor, humidade ou alta humidade são gerados ou perto de

materiais inflamáveis.

5. Para um funcionamento correcto, o forno deve ter um fluxo de ar suficiente. Deixe 20cm de espaço acima do forno, 10cm na parte traseira e 5cm em ambos os lados. Não cubra ou bloqueie quaisquer das aberturas no aparelho. Não remova os pés.

6. Não use o forno sem o prato de vidro, suporte rotativo e eixo nas suas posições adequadas.

7. Certifique-se de que o cabo de alimentação não está danificado e não passa sob o forno ou sobre qualquer superfície quente ou afiada.

8. A tomada deve estar prontamente acessível para que possa ser facilmente desligada em caso de emergência.

9. Não utilize o forno ao ar livre.

INTERFERÊNCIA DE RÁDIO

O funcionamento do micro-ondas pode causar interferências no seu rádio, TV ou outro equipamento semelhante.

Quando há interferência, esta pode ser reduzida ou eliminada ao tomar as seguintes medidas:

1. Limpe a porta e a superfície de vedação do forno. 2. Reoriente a antena de recepção de rádio ou televisão. 3. Reposicione o micro-ondas em relação ao receptor. 4. Afaste o micro-ondas do receptor.

(6)

5. Ligue o micro-ondas numa tomada diferente para que o micro-ondas e o receptor fiquem em circuitos diferentes.

PRINCÍPIOS PARA COZINHAR NO MICRO-ONDAS

1. Acondicione os alimentos cuidadosamente. Coloque as áreas mais grossas na parte de fora do prato.

2. Verifique o tempo de cozedura. Cozinhe pelo mais curto período de tempo indicado e adicione mais conforme necessário. Comida severamente queimada pode soltar fumo ou incendiar-se.

3. Cubra os alimentos durante a cozedura. Tampas evitam salpicos e ajudam os alimentos a cozinhar uniformemente.

4. Vire os alimentos uma vez durante a cozedura no micro-ondas para acelerar a sua cozedura, como frango e hambúrgueres. Itens grandes, como assados, devem ser virados pelo menos uma vez.

5. Reacondicione os alimentos, tais como almôndegas, a meio do cozimento, cozinhando de cima para baixo e do centro do prato para fora.

INSTRUÇÕES DE ATERRAMENTO

Este aparelho deve ser aterrado. Este forno está equipado com um cabo com um fio terra com uma ficha de aterramento. Deve ser ligado a uma tomada de parede devidamente instalada e aterrada. No caso de um curto-circuito eléctrico, o aterramento reduz o risco de choque eléctrico, ao fornecer um cabo de fuga para a corrente eléctrica. É recomendável o fornecimento de um circuito separado somente para o forno. Usar alta tensão é perigoso e pode resultar em incêndio ou outros acidentes causando danos ao forno.

AVISO Uso indevido da ficha de aterramento pode resultar em risco de choque eléctrico. Nota:

1. Se tiver alguma dúvida sobre as instruções de aterramento ou eléctricas, consulte um eletricista ou a assistência técnica.

2. Nem o fabricante nem o revendedor aceitam qualquer responsabilidade por danos ao forno ou lesões pessoais resultantes da inobservância dos procedimentos de ligação eléctrica.

Os fios deste cabo principal são coloridos de acordo com o código a seguir: Verde e Amarelo = TERRA

Azul = NEUTRO

Castanho = COM TENSÃO

ANTES DE LIGAR PARA O SERVIÇO PÓS-VENDA

Se o forno não funcionar:

1. Verifique se o forno está ligado de forma segura. Se não, retire a ficha da tomada, aguarde 10 segundos e ligue-o novamente de forma segura.

(7)

parecem estar a funcionar correctamente, teste a tomada com outro aparelho.

3. Verifique se o painel de controlo está programado correctamente e o temporizador definido.

4. Verifique se a porta está fechada de forma segura com o sistema de bloqueio de segurança da porta. Caso contrário, a energia de micro-ondas não irá fluir para o forno. SE NENHUMA DAS VERIFICAÇÕES ANTERIORES RETIFICAR A SITUAÇÃO, ENTÃO ENTRE EM CONTACTO COM UM TÉCNICO QUALIFICADO. NÃO TENTE AJUSTAR OU REPARAR O FORNO.

GUIA DE UTENSÍLIOS

1. O material ideal para um utensílio de micro-ondas é transparente para as micro-ondas, ele permite que a energia passe através do recipiente e aqueça a comida.

2. As micro-ondas não conseguem penetrar metal, então utensílios de metal ou pratos com acabamento metálico não devem ser usados.

3. Não use produtos de papel reciclado ao cozinhar no micro-ondas, uma vez que podem conter pequenos fragmentos de metal que podem causar faíscas e/ou incêndios. 4. Pratos redondos/ovais em vez de quadrados/oblongos são recomendados, pois a

comida nos cantos cozinha demasiado.

5. Tiras estreitas de papel alumínio podem ser utilizadas para evitar refeições queimadas nas áreas expostas. Mas tome cuidado, não use muito e mantenha uma distância de 1 polegada (2,54 cm) entre a folha e a cavidade.

A lista abaixo é um guia geral para o ajudar a escolher os utensílios correctos.

UTENSÍLIOS MICRO-ONDAS GRILL COMBI

Vidro Resistente ao Calor Sim Sim Sim

Vidro Não Resistente ao Calor Não Não Não

Cerâmica Resistente ao Calor Sim Sim Sim

Prato de Plástico para Micro-ondas Sim Não Não

Papel de Cozinha Sim Não Não

Bandeja de Metal Não Sim Não

Suporte de Metal Não Sim Não

(8)

NOMES DAS PARTES

A)

Painel de controle

B)

Eixo da plataforma giratória

C)

Conjunto do anel giratório

D)

Bandeja de vidro

E)

Janela de observação

F)

Montagem da porta

G)

Sistema de bloqueio de segurança

F

G

A B C E D

CONFIGURANDO SEU MICROONDAS

Nomes de peças de microondas e acessórios

Retire o microondas e todos os materiais do cartão e da cavidade de

microondas. O seu microondas vem com os seguintes acessórios:

Bandeja de vidro

1

Conjunto do anel giratório 1

Manual de instruções

1

Instalação da mesa giratória

Hub (lado inferior)

Bandeja de vidro

Conjunto do anel giratório

a.

Nunca coloque a bandeja de vidro de cabeça para

baixo. A bandeja de vidro nunca deve ser restrita.

b. Tanto a bandeja de vidro como o conjunto do anel

giratório devem sempre ser usados durante o cozimento.

c. Todos os alimentos e recipientes de alimentos são

sempre colocados na bandeja de vidro para cozinhar.

d. Se a bandeja de vidro ou o conjunto do anel da placa

giratória quebrar ou quebrar, entre em contato com o

centro de serviço autorizado mais próximo.

Eixo da plataforma

giratória

(9)

Função / potência baixa Med. Baixa (Descong)

Med. Med. High High controlador de tempo Poder

OPERAÇÃO

Painel de controle e instruções

de operação de características

Saída 17% micro. 33% micro. 55% micro. 77% micro. 100% micro. Aplicação Soften sorvete

Ensopado de sopa, amaciar manteiga ou degelo Guisado, peixe

Arroz, peixe, frango, carne moída

Reaquecimento, leite, ferver água, vegetais, bebidas

Aviso: quando remover alimentos do microondas, certifique-se de que o

A energia do microondas é desligada ao girar o temporizador para 0 (zero). Não fazer isso, e operar o microondas sem alimentos em pode resultar em superaquecimento e danos ao magnetron.

1. Para configurar o poder de cozedura girando o botão de energia no nível desejado.

2.Para ajustar a hora de cozinhar girando o botão do temporizador para o tempo desejado por seu guia de cozimento de alimentos.

3.O microondas irá começar a cozinhar

automaticamente depois que o nível de energia e o tempo estiverem ajustados.

4. Após o tempo de cozedura, a unidade irá "Dong" para parar.

5.Se a unidade não estiver em uso, sempre ajuste o tempo para "0".

(10)

FUNCIONAMENTO

Definir um programa

1. Coloque os alimentos no forno e feche a porta.

2. Gire o botão POTÊNCIA para escolher um nível de potência ou a função. 3. Use o botão Temporizador para definir o tempo de cozedura

NOTA:

Assim que o temporizador é girado, o forno começa a cozinhar.

Ao seleccionar o tempo para menos de 2 minutos, gire o temporizador passados 2 minutos e depois volte para a hora correcta.

CUIDADO: COLOQUE SEMPRE O TEMPORIZADOR NA POSIÇÃO ZERO se o alimento for retirado do forno antes do tempo de cozedura terminar ou quando o forno não estiver em uso. Para parar o forno durante o processo de cozedura, pressione o botão de abertura da porta ou abra a porta pela pega.

LIMPEZA E CUIDADOS

1. Desligue o forno e retire a ficha da tomada antes de limpar.

2. Mantenha o interior do forno limpo. Quando salpicos de comida ou líquidos derramados aderem às paredes do forno, limpe com um pano húmido. Detergente neutro pode ser usado se o forno estiver muito sujo. Evite o uso de spray e outros produtos de limpeza agressivos, pois podem manchar, riscar ou apagar a superfície da porta.

3. As superfícies externas devem ser limpas com um pano húmido. Para evitar danos às peças no interior do forno, não deverá deixar água infiltrar-se nas aberturas de ventilação.

4. Limpe frequentemente a porta e a janela em ambos os lados, os selos da porta e peças adjacentes com um pano húmido para remover quaisquer derrames ou salpicos. Não use produtos de limpeza abrasivos.

5. Não permita que o painel de controlo se molhe. Limpe com um pano macio e húmido. Ao limpar o painel de controlo, deixe a porta do forno aberta para impedir que se ligue acidentalmente.

6. Se vapor se acumular no interior ou à volta da porta do forno, limpe com um pano macio. Isso pode ocorrer quando o micro-ondas é usado sob condições de alta humidade. E é normal.

7. É ocasionalmente necessário retirar o prato de vidro para limpeza. Lave o prato em água morna e detergente ou na máquina de lavar loiça.

8. O anel rotativo e o fundo do forno devem ser limpos regularmente para evitar ruído excessivo. Simplesmente limpe a superfície do fundo do forno com detergente neutro. O anel rotativo pode ser lavado em água com detergente neutro ou na máquina de lavar

(11)

loiça. Ao retirar o anel rotativo do fundo da cavidade para limpeza, certifique-se de que o coloca na posição indicada.

9. Retire os odores do seu forno, combinando uma chávena de água com o sumo e a casca de um limão numa tigela profunda para micro-ondas, ligue por 5 minutos. Limpe completamente e seque com um pano macio.

10. Quando for necessário substituir a lâmpada do forno, por favor consulte um revendedor para a substituir.

11. O forno deve ser limpo regularmente e quaisquer depósitos de comida retirados. Não manter o forno num estado limpo pode provocar a deterioração da superfície o que poderia afectar negativamente a vida do aparelho e possivelmente resultar num risco. 12. Por favor, não coloque este aparelho no caixote do lixo doméstico; deve ser eliminado

no centro de recolha específico fornecido pelos municípios.

Solução de problemas

Recepção de TV

interferente no forno de

microondas

Luz do forno dim

Vapor acumulado na porta,

ar quente fora das aberturas

O forno começou

acidentalmente sem comida

A recepção de rádio e TV pode ser interferida quando o forno de microondas estiver funcionando. É semelhante à interferência de pequenos aparelhos elétricos, como um misturador, aspirador, ventilador elétrico, etc. é totalmente normal.

Na cozedura de microondas de baixa potência, a luz do forno pode ficar fraca. é normal.

Ao cozinhar, o vapor pode sair da comida. A maior parte dela sai das aberturas, mas algumas podem acumular-se em um lugar legal, como a porta.

É proibido executar a unidade sem qualquer alimento no interior. É muito perigoso.

O forno não pode

ser iniciado

O forno não aquece

A mesa giratória de

vidro faz barulho

quando o forno de

microondas funciona

(1) O cabo de alimentação não está encaixado firmemente

(2) Funcionamento de fusível ou disjuntor

(3) Problemas com a saída (4) Porta não fechada bem (5) Sujeira e repousa na parte inferior do forno

Desconecte e depois ligue novamente após 10 segundos

Substitua o fusível ou reinicie o disjuntor (precisa ser reparado pelo serviço técnico oficial)

Saída de teste com outro aparelho elétrico

Feche a porta bem Consulte "Manutenção de

microondas" para limpar peças de sujeira

(12)

DECLARAÇAO DO CONFORMIDADE

Fabricante Nome: Satyatrade S. L.

Endereço: Pol Ind La Raya C / Guadalquivir, 2.Camarma de Esteruelas, 28816 Madrid

Tel: 902 430 967 Fax: 91 8864285 NIF: B83254763

País de fabricação: China Descrição: Microondas

Sytech® SY-MW24 está em conformidade com as seguintes diretrizes: EMC padrão: Diretiva 2014/30/EU

LVD padrão: Diretiva 2014/35/EU

ROHS padrão: Diretiva 2015/863/EU Restrição de Substâncias Perigosas

Assinado: Ajeet Nebhwani Utamchandani Administrador Sole

De acordo com Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos

(WEEE), os REEE devem ser coletados e tratados separadamente. Se, em

qualquer momento do futuro, você precisar descartar este produto, NÃO ELIMINE este produto com lixo doméstico. Envie este produto para os pontos de coleta de REEE, quando disponíveis.

Referências

Documentos relacionados

A Secretaria Municipal de Educação considerando o estabelecido na Resolução SME n° 15/2014 e a importância de incorporar a formação continuada ao exercício regular da

Em relação a sua carreira política e militar o autor narra apenas os eventos nos quais Josefo esteve diretamente envolvido, dentre os quais, a tomada da cidadela de

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

medidas de prevenção que nos permitam mitigar o aparecimento destes riscos e o impacto por eles gerados. Revela-se assim fundamental a con- cretização de um diálogo aberto entre as

(c) Apresentar aos S ´ocios Eleitores anualmente as listas candidatas aos seguintes ´org ˜aos eleg´ıveis do NEIIST, de acordo com os presentes estatutos, em reuni ˜ao

•O forno tem vários dispositivos de segurança, embutidos, para assegurar que o aparelho não seja ligado se a porta estiver aberta.. Não modificar

A expansão das vendas diretas é uma boa notícia não apenas para empresas que podem usar o sistema para entrar em novos mercados, como está fazendo a Viagens

 Além do texto e atividade os alunos serão conduzidos a visitar o seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=46192 para