• Nenhum resultado encontrado

DA MODA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: INDIVIDUAL MICROEMPREENDEDOR VOL. 1 EMPREENDEDORES O DIA A DIA DO O DIA A DIA DO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DA MODA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: INDIVIDUAL MICROEMPREENDEDOR VOL. 1 EMPREENDEDORES O DIA A DIA DO O DIA A DIA DO"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

EMPREENDEDORES

DA MODA

Rede de Atendimento ao Empreendedor

O DIA A DIA DO

MICROEMPREENDEDOR

INDIVIDUAL

O DIA A DIA DO

MICROEMPREENDEDOR

INDIVIDUAL:

ROTINAS ADMINISTRATIVAS E

CONTÁBEIS NA PONTA DO LÁPIS

(2)

O DIA A DIA DO

MICROEMPREENDEDOR

INDIVIDUAL

ROTINAS ADMINISTRATIVAS E

CONTÁBEIS NA PONTA DO LÁPIS

VOL. 1

(3)

FICHA TÉCNICA

2013 – SEBRAE MINAS

Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, desde que divulgadas as fontes.

SEBRAE MINAS

Lázaro Luiz Gonzaga

Presidente do Conselho Deliberativo

Afonso Maria Rocha

Diretor-superintendente

Luiz Márcio Haddad Pereira Santos

Diretor-técnico

Fábio Veras Souza

Diretor de Operações

UNIDADE DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL AO EMPREENDEDOR

Mara Regina Veit

Gerente

Ariane Maira Chaves Vilhena Arnou dos Santos

Augusto Manso de Andrade Beatriz de Carvalho Haroldo Santos Araújo Laurana Silva Viana

Luciana Cristine de Carvalho Lessa Viviane Soares da Costa

Equipe Técnica

Chaves Vilhena Sociedade de Advogados

Consultoria Jurídica

Casa de Editoração e Arte

Editoração Eletrônica

Sílvia Aguiar

(4)

SUMÁRIO

Rotinas administrativas e contábeis

Obtenção de alvará de funcionamento definitivo Obtenção de Inscrições Municipal e Estadual Contratação de um funcionário

Atividades diárias Atividades mensais Atividades anuais

Migração de Microempreendedor Individual para Simples Nacional Alteração de Registro

Encerramento das Atividades

Como gerenciar seu negócio

Gestão financeira Gestão de marketing

O Sebrae Minas e a gestão do seu negócio

Produtos e serviços de atendimento do Sebrae Minas

7

8

9

9

10

12

17

24

25

26

27

27

27

30

31

(5)

APRESENTAÇÃO

Prezado Empreendedor Individual,

Desde que surgiu a figura do Empreendedor Individual, em 2008, muito se tem divulgado sobre as facilidades de se formalizar e os benefícios previdenciários e tributários. Essas são questões importantes, mas como prosseguir após a forma-lização? O que fazer? Como gerenciar esse negócio? Quais os próximos passos? Pensando nisso, o Sebrae Minas vem desenvolvendo produtos e serviços para ajudá-lo na gestão da sua empresa.

Em 2010, foi lançada a Série Empreendedor Individual, composta por dez cartilhas relacionadas às atividades de maior interesse dos empreendedores. Nelas, você encontrará dicas específicas sobre os negócios, orientações de como calcular o preço de seus produtos e serviços, como fazer o controle de caixa, entre outros. Visando auxiliá-lo nas questões burocráticas, o Sebrae Minas elaborou esta carti-lha, que tem como objetivo responder algumas dúvidas sobre o dia a dia da empre-sa. Aqui você encontrará respostas sobre emissão de Nota Fiscal, contratação de funcionário, migração de Empreendedor Individual para outra forma empresarial, alteração de dados e orientações sobre as rotinas de uma empresa.

O Sebrae está à disposição para dar orientações por meio do portal www.sebraemg.com.br, pela Central de Relacionamento (0800 570 800) e nos Pontos de Atendimento localizados em diferentes municípios do Estado de Minas Gerais.

Boa leitura.

Mara Regina Veit

(6)

ROTINAS ADMINISTRATIVAS

E CONTÁBEIS NA PONTA DO LÁPIS

Após a formalização, existem alguns controles que precisam ser elaborados e acompanhados, tais como validade de licenças, pagamento de impostos, contrata-ção de funcionário, entre outros. Além desses controles, existem algumas obriga-ções que precisam ser cumpridas.

A obrigação principal é o pagamento mensal do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. As outras obrigações são: o preenchimento do relatório men-sal de receitas brutas; emissão de Nota Fiscal para pessoas jurídicas; entrega da DASN-SIMEI – Declaração Anual de Faturamento.

Caso tenha um funcionário será necessário, também, entregar a RAIS – Relação Anual de Informações Sociais e entregar a SEFIP – Sistema Empresa de Recolhi-mento do FGTS e Informaçôes à Previdência Social.

Parece complicado, mas no decorrer da cartilha serão dadas as orientações neces-sárias para que você possa cumprir com todos os seus compromissos.

A responsabilidade de prestação de serviço gratuito do contador (apenas os op-tantes pelo Simples Nacional) para com o Microempreendedor Individual se res-tringe ao Registro e a primeira Declaração Anual de Faturamento (DASN). Qual-quer outro serviço é pago e o contador deverá ser consultado.

(7)

ALVARÁ

OBTENÇÃO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO DEFINITIVO

Ao se formalizar como Microempreendedor Individual, automaticamente, será emitido um alvará provisório para que o seu negócio possa funcionar. Mas a prefei-tura tem um prazo de até 180 dias para emitir o alvará definitivo. Após esse prazo é necessário que você procure a prefeitura para pegar este documento.

Em Belo Horizonte é possível emitir o alvará através do site portal7.pbh.gov.br/alfi, informando o número da consulta prévia aprovada e o CNPJ de sua empresa. O estabelecimento estará sujeito a algumas fiscalizações, portanto fique atento ao prazo de validade dos alvarás e deixe-os sempre em locais visíveis. Veja alguns órgãos e o que eles fiscalizam:

*O alvará sanitário é necessário para empresas que trabalhem, por exemplo, com alimen-tos, medicamenalimen-tos, produtos de limpeza, cosméticos e agrotóxicos.

ÓRGÃO O QUE FISCALIZA

Prefeitura Alvará de funcionamento

Corpo de Bombeiros Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Vigilância Sanitária* Alvará sanitário

(8)

OBTENÇÃO DE INSCRIÇÕES MUNICIPAL E ESTADUAL

Toda empresa formalizada deve possuir, assim como o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), as inscrições municipal, se serviços, e/ou estadual, se co-mércio/indústria. É através dessas inscrições que a prefeitura e a fazenda estadual controlam o funcionamento da empresa e os impostos que são gerados por ela. Veja como obter as inscrições:

Inscrição Municipal

A Inscrição Municipal é emitida pela prefeitura local. Em Belo Horizonte o prazo é de três dias úteis após o cadastro. Para mais informações acesse www.fazenda. pbh.gov.br/fic/requerimento.asp

Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é emitida pela Secretaria Estadual da Fazenda e o prazo de liberação é de três dias úteis após o cadastro. Para mais informações acesse www.sintegra.fazenda.mg.gov.br/consulta_empresa_pesquisa.asp.

CONTRATAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO

Para que a contratação do empregado seja formalizada, você deverá solicitar ao trabalhador a apresentação de alguns documentos que, além de ajudar na identi-ficação dessa pessoa, possibilitarão o correto cumprimento das obrigações traba-lhistas. Seguem alguns deles:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

b) Título de eleitor (para os maiores de 18 de anos; opcional para maiores de 16 anos e menores de 18 anos);

c) Certificado de reservista ou de alistamento militar para os empregados brasi-leiros do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos;

d) Certidão de nascimento ou casamento;

e) Registro Geral – RG ou Registro de Identidade Civil – RIC; f) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

(9)

g) Documento de inscrição no PIS/PASEP (DIPIS) ou anotação correspondente na CTPS. Caso o empregado não seja inscrito no PIS é responsabilidade da empresa inscrevê-lo;

h) Cópia da certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos, para fins de recebimento de salário-família;

i) Cartão da Criança – que, a partir de 1/7/91, substitui a carteira de vacinação. Deve ser apresentado o Cartão original dos filhos entre 1 e 7 anos de idade e/ ou comprovação semestral de frequência escolar dos filhos de 7 a 14 anos; j) Carteira Nacional de Habilitação – CNH para os empregados que exercerão o

cargo de motorista ou qualquer outra função que envolva a condução de veí-culo de propriedade da empresa. Lembre-se de que na carteira deve constar a observação “exerce a atividade remunerada”;

k) Cartas de referência, se achar necessário; l) Uma foto 3x4.

ATIVIDADES DIÁRIAS

• Faça um controle de tudo o que você recebe e tudo o que você paga diaria-mente. Se possível, faça uma planilha com os campos para recebimentos em dinheiro e em cartão. Esse controle dará uma visão de quanto dinheiro você realmente tem no seu caixa e quanto você tem a receber a prazo.

• Guarde todos os comprovantes de recebimentos com cartões de crédito ou débito. Esses comprovantes não devem ser descartados até que os valores sejam depositados na sua conta. Não deixe de conferir todos os lançamentos.

IMPORTANTE

A rotina que envolve a contratação e a manutenção de um funcionário é bastante minuciosa e diferenciada; dependendo do ramo de atividade, haverá convenção coletiva de trabalho e outros benefícios estipulados por lei. Caso realmente pre-cise de um ajudante, procure os serviços de um contador, pois as atividades são muito detalhadas, incluindo a emissão das guias para pagamento de taxas. O pagamento com atraso gera multas.

(10)

Exemplo de controle diário de caixa

Emissão de Nota Fiscal

O Microempreendedor Individual, obrigatoriamente, deverá emitir Nota Fiscal nas vendas de produtos e nas prestações de serviços realizadas para pessoas jurídicas (empresas) de qualquer porte, ficando dispensado desta emissão para o consumidor final, pessoa física. Entretanto, a emissão da Nota Fiscal para pes-soas físicas não é proibida, ficando a critério do empreendedor a sua emissão, caso seja solicitada.

Como e onde acessar a Nota Fiscal

Indústria e Transporte Intermunicipal ou Interestadual:

A indústria somente poderá emitir NF avulsa por meio eletrônico, que deve ser solicitada no portal da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) no seguin-te endereço eletrônico: https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ctrl/SOL/NFAE/ SERVICO_007?ACAO=NOVO&ACESSO_EXTERNO=1, sendo gratuita a emissão.

Comércio:

As atividades de comércio têm a possibilidade de emitir NF Avulsa por meio eletrônico (mesmo procedimento da indústria) e Série D.

A nota série D, utilizada para vendas em que a mercadoria é retirada pelo con-sumidor final na loja, deverá ser solicitada junto à gráfica de sua livre escolha. Basta levar na gráfica o Certificado de Condição de Microempreendedor

Indi-CONTROLE DIÁRIO DE CAIXA - ANEXO 1

Empresa:

CONTROLE DIÁRIO DE CAIXA Mês/Ano

Dia Histórico Entradas Saídas Saldo Saldo inicial

(11)

vidual e imprimir a quantidade de blocos necessários para o desempenho de suas atividades.

Serviço:

Para emissão de NF de serviços é necessário procurar a Secretaria de Finanças da prefeitura da sua cidade, pois cada município possui um procedimento específico.

ATIVIDADES MENSAIS

• Pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS). Esse gamento é referente aos impostos (ICMS e/ou ISS) e INSS que são pa-gos pelo Microempreendedor Individual. Esta guia deverá ser paga até o dia 20 de cada mês e poderá ser emitida através do Portal do Empreende-dor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br

• Preenchimento do Relatório Mensal de Receitas Brutas. Receita bruta é o valor total de vendas de produtos ou de prestações de serviços. Caso você tenha o hábito de fazer o controle diário de caixa, esta tarefa ficará bem mais fácil.

RESUMO MENSAL

Esta planilha será muito útil para que você consiga acompanhar o desempenho do seu negócio. Através desse resumo mensal será possível visualizar facilmente se a sua empresa está dando lucro.

O lucro é tudo o que sobra depois que se paga todos os compromissos, ou seja, des-pesas (água, luz, telefone, aluguel, impostos, funcionário) e compras (fornecedores).

DIA TOTAL VENDAS (R$) TOTAL COMPRAS (R$) TOTAL DESPESAS (R$)

01 02 03 04 05

(12)

DIA TOTAL VENDAS (R$) TOTAL COMPRAS (R$) TOTAL DESPESAS (R$) 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

(13)

EXEMPLO DO RELATÓRIO MENSAL DE RECEITAS BRUTAS

O modelo está disponível no Portal do Empreendedor: www.portaldoempreendedor.gov.br.

RELATÓRIO MENSAL DE RECEITAS BRUTAS

CNPJ:

Microempreendedor Individual: Período de apuração:

RECEITA BRUTA MENSAL - COMÉRCIO

1- Revenda de mercadorias com dispensa de NF (pessoas físicas) R$ 2- Revenda de mercadorias com emissão de NF (pessoas jurídicas) R$ 3- Total de recebimento das receitas (1+2) R$

RECEITA BRUTA MENSAL - INDÚSTRIA

4- Revenda de mercadorias com dispensa de NF (pessoas físicas) R$ 5- Revenda de mercadorias com emissão de NF (pessoas jurídicas) R$ 6- Total de recebimento das receitas (4+5) R$

RECEITA BRUTA MENSAL - SERVIÇO

7- Revenda de mercadorias com dispensa de NF (pessoas físicas) R$ 8- Revenda de mercadorias com emissão de NF (pessoas jurídicas) R$ 9- Total de recebimento das receitas (7+8) R$ Local e data: Assinatura:

ENCONTRAM-SE ANEXADAS A ESTE RELATÓRIO:

As Notas Fiscais que comprovam as entradas de mercadorias e serviços tomados no período;

As Notas Fiscais emitidas referentes às vendas de mercadorias e serviços presta-dos no período.

(14)

IMPOSTOS MENSAIS

Caso tenha um funcionário você precisará:

• Pagar a guia GPS (referente ao pagamento do INSS) no dia 20 de cada mês. Caso não haja expediente bancário nesse dia, o pagamento o pagamento de-verá ser antecipado;

• Elaborar o contracheque e efetuar o pagamento do salário até o 5º dia útil; • Preencher e pagar a GFIP (referente ao recolhimento do FGTS) até o dia 7 de

cada mês. Caso o dia 7 não seja dia útil, o pagamento deverá ser antecipado.

Procure uma das agências da Caixa Econômica Federal para orientá-lo sobre como baixar o sistema. Os arquivos gerados devem, obrigatoriamente, ser transmitidos pela internet por meio do canal eletrônico “conectividade social”. Acesse: https://conectividade.caixa.gov.br.

ATIVIDADE ECONÔMICA DO MICROEMPREENDEDOR

INDIVIDUAL

RECOLHIMENTO

FIXO MENSAL TRIBUTOS INCLUÍDOS

Comércio

R$ 34,90 Contribuição Previdenciária IndividualICMS: R$ 1,00 1:

R$ 33,90 Indústria

Prestação de Serviço R$ 38,90

ISS: R$ 5,00

Contribuição Previdenciária Individual1:

R$ 33,90 Atividade Mista (comércio ou indústria e prestação de serviço) R$ 39,90 CMS: R$ 1,00 ISS: R$ 5,00

Contribuição Previdenciária Individual1:

R$ 33,90

Acesse o site www.sebraemg.com.br e baixe a cartilha do Sebrae Minas intitu-lada “Como contratar funcionários”. Neste material você encontrará informações detalhadas sobre o processo de registro e manutenção do funcionário1.

(15)

DESPESAS COM FUNCIONÁRIO2

O valor especificado acima refere-se apenas às despesas mensais. Além desse valor, o funcionário recebe, uma vez por ano, férias, 1/3 de férias e 13º salário. Veja o exemplo nas informações referentes às atividades anuais.

DESPESA VALOR

Salário mínimo R$ 678,00 3% INSS R$ 20,34 8% FGTS R$ 54,24

TOTAL R$ 752,58

O valor total das despesas com funcionário poderá sofrer alteração, pois depen-dendo do caso, ainda será necessário o pagamento do vale-transporte e outros benefícios obrigatórios estipulados em convenções coletivas de sindicatos. Para fazer esse cálculo, preencha a tabela de cálculo do custo com empregado – Microempreendedor Individual disponível no site www.sebraemg.com.br.

Lembre-se de que os cálculos exemplificados neste manual foram feitos com base no salário mínimo – mas existem categorias, principalmente do comércio, que pos-suem piso salarial diferenciado.

Para saber qual é o sindicato da sua categoria e ter acesso às convenções coletivas procure o Ministério do Trabalho: portal.mte.gov.br/delegacias/mg/.

2 Despesas calculadas com base no salário mínimo vigente em jan/2013. Verifique no sindi-cato o valor do piso salarial da sua categoria.

(16)

EXEMPLO DE RECIBO DE SALÁRIO/CONTRACHEQUE

* O valor recebido pelo funcionário referente ao vale-transporte não consta no contrache-que, pois o mesmo não pode ser pago em dinheiro. No contracheque consta apenas o valor do desconto e a empresa fornece o cartão ou outra forma de conceder o benefício, lembran-do que o valor lembran-do desconto não pode ser superior a 6% lembran-do salário.

RECIBO DE PAGAMENTO DE SALÁRIO

Empregador: Mês/Ano: Empregado: CBO: Descrição Vencimentos Descontos Salário Vale-transporte* INSS R$ 678,00 R$ 40,68 R$ 54,24 Total de vencimentos R$ 678,00+ Total de descontos R$ 94,92-Total líquido R$ 583,08 Salário-base R$ 678,00

Sal. Contr. INSS

R$ 678,00 Base Cálc. FGTS R$ 678,00 FGTS do mês R$ 54,24

ATIVIDADES ANUAIS

• Pagamento da Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento – TFLF, enviada pela prefeitura local.

• Pagamento da Taxa de Fiscalização Sanitária – TFS, enviada pela prefeitura local (somente quando houver alvará sanitário).

• Pagamento da Taxa de Fiscalização de Engenho de Publicidade – TFEP, enviada pela prefeitura local (caso a sua empresa possua placa ou letreiro luminoso). • Declaração Anual do Microempreendedor DASN-SIMEI, realizada pelo Portal

Receita Federal do Brasil no mês de janeiro.

(17)

Essa declaração pode ser feita até o final de maio, mas os empreendedores só conseguem imprimir as guias de pagamento mensal após a entrega da declaração.

Dessa forma, é recomendado que ela seja feita no mês de janeiro para evitar o pagamento de multas.

A multa pelo atraso na entrega é de R$ 50,00 por ano. Além da multa, o Empreen-dedor que ficar inadimplente com o carnê de pagamento não terá a contagem dos períodos em atraso para fins de carência para obtenção dos benefícios previdenci-ários respectivos – ou seja, ficará sem a devida cobertura previdenciária.

Lembre-se de que, para fazer a primeira declaração, você poderá pedir a ajuda de um contador optante pelo Simples Nacional e, somente nessa ocasião, este servi-ço não poderá ser cobrado.

No Portal do Empreendedor há uma relação de contabilistas inscritos para esta atividade.Para mais informações acesse www.portaldoempreendedor.gov.br.

(18)

Caso tenha um funcionário, você precisará:

• Gerar GFIP/SEFIP em dezembro, relativa ao 13º salário, de competência 13; • Pagar a GPS (referente ao pagamento do INSS) até o dia 20 de dezembro,

relativa ao 13º salário;

• Preencher a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS até 28 de fevereiro. Mesmo que o funcionário tenha sido contratado no fim do ano, é obrigatório declarar a RAIS. Acesse http://rais.com.br;

• Pagar a Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical (GRCS) em abril, com retenção em março. Caso o empregado tenha sido contratado após essa data o recolhimento deverá ser feito no primeiro salário do funcionário, a não ser que o empregado comprove outra retenção no ano.

• Atualizar a carteira de trabalho do funcionário registrando férias, alterações de salário e outras mudanças ocorridas durante o ano.

(19)

É permitida a contratação de um segundo funcionário “por prazo determinado” caso ocorra o afastamento do(a) funcionário(a) por licença médica ou materni-dade. O contrato temporário deverá ser finalizado no retorno das atividades do funcionário afastado.

As férias serão concedidas a cada 12 meses de contrato de trabalho, na época que me-lhor atender o empregador, sendo comunicada ao empregado por escrito com no

míni-RECIBO DE FÉRIAS

Empregador: Mês/Ano: Empregado:

Período aquisitivo:

Período de gozo: Dias gozados: Descrição Vencimentos Descontos Férias normais 1/3 férias INSS R$ 678,00 R$ 226,00 R$ 72,32 Total de vencimentos R$ 904,00+ Total de descontos R$ 72,32-Total líquido R$ 831,68

Recebi de (nome da empresa) a importância de R$ 831,68 (oitocentos e trinta e um reais e sessenta e oito centavos), conforme demonstrativo, relativa ao período aquisi-tivo de férias acima especificado.

Pela clareza, firmo o presente dando plena e geral quitação. Cidade, (dia) de (mês) de (ano).

_____________________________________ _____/_____/_____ Nome do funcionário Data

(20)

LEMBRE-SE

Exemplo de contracheque com pagamento de 13º salário proporcional

RECIBO DE PAGAMENTO DE 13º SALÁRIO PROPORCIONAL

Empregador: Mês/Ano: Empregado: CBO: Descrição Vencimentos Descontos Salário 13º salário (7/12)* R$ 678,00 R$ 395,00 Vale-transporte R$ 40,68 INSS normal INSS 13º R$ 54,24 R$ 31,64 Total de vencimentos R$ 1.073,00+ Total de descontos R$ 126,56-Total líquido R$ 946,44 Salário-base R$ 678,00

Sal. Contr. INSS

R$ 1.073,00

Base Cálc. FGTS

R$ 1.073,00

FGTS do mês

R$ 85,88

Além do valor das férias dado no exemplo (R$ 831,68) você deverá pagar tam-bém o salário referente ao mês trabalhado (R$ 623,76), que deverá vir sem o desconto de vale-transporte.

mo 30 dias de antecedência e pagas até 2 dias antes do início das férias, acrescidas de 1/3 do salário. Poderá o empregado optar por vender no máximo 10 dias de suas férias. Para mais informações procure o Ministério do Trabalho ou o sindicato da categoria.

*O exemplo acima é referente ao pagamento do 13º proporcional pago em duas parcelas, ou seja, contracheque referente ao mês de novembro.

(21)

O 13º salário pode ser pago:

• Em duas parcelas, sendo a primeira paga entre os meses de fevereiro a

no-vembro ou por ocasião das férias do funcionário (quando ele solicitar). Já a 2ª parcela será paga até 20 de dezembro, lembrando que o funcionário poderá requerer a antecipação no mês de janeiro;

• Parcela única: para funcionários que foram contratados após o dia 17 de

no-vembro ou em dezembro, o pagamento será em parcela única, até o dia 20 de dezembro. O valor do 13º é pago proporcionalmente aos meses trabalhados. Exemplo: se o seu funcionário trabalhou o ano inteiro ele receberá o 13º salário integral. Caso ele tenha trabalhado apenas 7 meses no ano ele receberá 7/12 avos.

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

O comunicado da dispensa do empregado acontece por meio de um documento chamado aviso prévio. Este documento é uma comunicação por escrito da extin-ção do contrato de trabalho, que pode ser dada tanto pelo empregado quanto pelo empregador.

O aviso prévio pode ser indenizado ou concedido. Se for indenizado (pagamento sem trabalho), obriga o empregador a fazer o acerto rescisório com o trabalhador no prazo máximo de 10 dias. Se o aviso for cumprido (trabalhado), o acerto deve ser feito um dia após o término do contrato de trabalho.

Quando cumprido, o trabalhador poderá optar pela redução de duas horas por dia durante o cumprimento do aviso prévio, ou sete dias ao final do prazo (23 dias), para procurar novo emprego.

Não se esqueça de que, para cada ano de trabalho, o funcionário receberá 3 dias a mais de aviso prévio, ou seja, 2 anos + 6 dias; 3 anos + 9 dias, e assim por diante.

(22)

da categoria. Para romper o contrato de trabalho será necessário seguir alguns procedimentos:

• Solicitar o exame demissional, que é obrigatório no ato da dispensa do funcio-nário (ver a CLT art. 168);

• Preencher e assinar comunicação de dispensa ou pedido de demissão; • Registrar desvinculação de emprego na carteira de trabalho e livro de funcionário; • Preencher e assinar, em duas vias (um para empregador e outra para o empre-gado), o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho de acordo com o modelo disponibilizado pelo Ministério do Trabalho;

• Preencher e assinar, em quatro vias (uma para o empregador e três para o empregado), o Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho, para empregados com menos de um ano de serviço de acordo com o modelo dis-ponibilizado pelo Ministério do Trabalho;

• Preencher e assinar, em quatro vias (uma para o empregador e três para o empregado), o Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho, para empregados com mais de um ano de serviço de acordo com o modelo disponibilizado pelo Ministério do Trabalho;

• Entregar chave de conectividade para possibilitar ao empregado sacar o FGTS, que é gerado pelo programa GRRF (somente no caso de dispensa sem justa causa), lembrando que nesse caso a empresa paga uma multa de 50% sobre o FGTS, mas o empregado recebe apenas 40% do benefício; • Entregar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Para mais informações

consulte a Previdência Social ou o seu contador.

Conectividade Social é um canal eletrônico de troca de informações entre a Caixa

Econômica e as empresas que são obrigadas a recolher FGTS ou prestar informa-ções à Previdência Social. Para mais informainforma-ções procure uma agência da Caixa Econômica Federal na sua cidade ou um contador.

FIQUE ATENTO

Ao contratar ou demitir um empregado toda empresa deverá comunicar o fato ao Ministério do Trabalho - MTE até o dia 7 do mês seguinte, por meio do formulário Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged.

(23)

MIGRAÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL PARA

SIMPLES NACIONAL

O desenquadramento do regime como Microempreendedor Individual ocorre quando a empresa não mais cumpre as regras do regime do MEI, sendo os casos mais comuns: faturamento superior ao limite de R$ 60.000,00 por ano, interesse em contratar mais de um funcionário, ter sócio, abrir uma filial ou mudar para outra forma de empresa.

Se o faturamento for superior ao limite, o MEI deverá realizar os seguintes procedimentos:

• Faturamento ultrapassado em menos de 20%, ou seja, até R$ 72.000,00:

Em janeiro, realizar a declaração (DASN) como MEI. Desta forma, a empresa será desenquadrada já em janeiro e o próprio sistema irá gerar o DAS referente ao recolhimento dos tributos com base no Simples Nacional. O imposto devido é calculado sobre o valor excedente até os R$ 12.000,00, e deverá ser pago em única parcela, ainda em janeiro.

• Faturamento superior a 20%, ou seja, mais de R$ 72.000,00: Caso o

exce-dente do faturamento ocorra em dezembro, solicitar o desenquadramento em janeiro do ano seguinte. Neste caso, o empresário deverá recolher os tributos com efeitos retroativos a janeiro do ano anterior, com base no Simples Nacio-nal. O imposto devido será calculado sobre o valor total que foi faturado no ano e também será pago em uma única parcela em janeiro, incluindo juros e multa. Caso o excedente do faturamento ocorra em qualquer outro mês, realizar o desen-quadramento imediatamente. Neste caso, o empresário deverá recolher os

tribu-O aviso prévio pode ser dado à empresa pelo empregado. Nesse caso, ele deve cumpri-lo ou pagá-lo.

Caso o funcionário tenha mais de um ano de serviço, a rescisão precisa ser feita no sindicato (se houver) ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho ou Fórum.

(24)

tos com efeitos retroativos, desde o início do ano, com juros e multa, com base no valor total que foi faturado até o momento e seguirá recolhendo impostos como optante do Simples Nacional durante o ano vigente.

Nos demais casos (contratação de funcionário, opção por sócio, abertura de filial ou mudança de tipo de empresa), o empreendedor deverá seguir os mesmos pro-cedimentos do caso de faturamento superior a 20%.

No caso de ter um sócio, abrir uma filial ou mudar a forma da empresa, além das instruções acima, deverá também dar entrada na Junta Comercial com a documen-tação, por meio de um contador.

ALTERAÇÃO DE REGISTRO

O Microempreendedor Individual poderá efetuar a alteração de dados do registro no site www.portaldoempreendedor.gov.br.

As alterações permitidas são referentes a endereço, atividades, forma de atuação e nome fantasia e o Roteiro para Alteração está disponível no próprio site.

FIQUE ATENTO

No caso de alteração de endereço, atividade e forma de atuação será necessário efetuar nova consulta prévia na prefeitura local.

Depois de realizado o procedimento no Portal do Empreendedor é necessário pro-curar a prefeitura para solicitar a alteração nesse órgão.

IMPORTANTE

• O desenquadramento do Simples Nacional (SIMEI) é realizado no endereço: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL/Servicos/Grupo. aspx?grp=t&area=2.

• É obrigatória a contratação de um contador para assinar a documentação fiscal da empresa.

(25)

A alteração do nome empresarial será realizada nos seguintes casos: 1) Mudança de nome de solteira para nome de casada;

2) Mudança de nome de casada para nome de solteira (quando for divorciada); 3) Reconhecimento de paternidade.

Para a mudança especial do nome em função do divórcio ou reconhecimento de paternidade é necessária uma mudança judicial, ou seja, aprovação de um juiz. Depois você deverá procurar a Receita Federal para fazer a atualização do nome no CPF e, posteriormente, realizar o processo de alteração no Portal do Empreendedor.

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

O Microempreendedor Individual poderá efetuar a baixa no site

www.portaldoempreendedor.gov.br onde está disponível o Roteiro para Baixa. Para realizar este procedimento é importante que você quite todos os DAS desde o período em que abriu a empresa até o mês em que decidiu dar baixa no seu CNPJ. Além disso, é preciso fazer a Declaração Anual de Faturamento (DASN) marcando a opção “situação especial” informando a data da baixa.

Depois de realizado o procedimento no portal do empreendedor é necessário procurar a prefeitura para solicitar a baixa nesse órgão.

(26)

COMO GERENCIAR

SEU NEGÓCIO

Sabemos que a rotina de um Microempreendedor Individual é muito pesada, pois você tem que se desdobrar ao longo do dia para dar conta de tudo o que precisa ser feito.

Mas para que tenha sucesso no seu negócio é preciso que você não descuide de alguns aspectos importantes, tais como gestão financeira, marketing, ven-das, relacionamento com o cliente, entre outros.

GESTÃO FINANCEIRA

Não descuide do controle diário de caixa, pois é através dele que será possível conferir se pagamentos e recebimentos realmente aconteceram e se o saldo no final do dia confere com o registro de entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa.

Outro fator importante na gestão financeira é avaliar a necessidade de crédito. Em muitos casos não há a necessidade de dinheiro, mas sim de organização e controle dos gastos financeiros.

Fazer empréstimo não é mau negócio, desde que seja para investir na empresa e não para apagar incêndios. Essa alternativa é interessante, por exemplo, caso você precise comprar uma nova máquina, produtos diferenciados para atender à demanda dos clientes ou fazer uma reforma no imóvel.

GESTÃO DE MARKETING

Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é apenas propaganda. Ele também é responsável, dentre várias coisas, por avaliar o comportamento do consumidor e identificar o que os clientes compram, que preço estão dispos-tos a pagar, qual a melhor forma de divulgar o produto e atingir o cliente e como o cliente é atendido.

(27)

Prestar atenção no comportamento do consumidor e nas mudanças do mercado é muito importante para que você possa sair na frente da concorrência. Isso inclui fazer comparativos entre a sua empresa e a de seus concorrentes no que se refere a atendimento, forma de pagamento, promoção, serviços oferecidos, entre outros. Através da diferenciação você atrai o cliente para a sua empresa.

VENDAS

O importante é vender e receber, não é mesmo? Veja algumas alternativas para que isso aconteça:

• Quando aceitar cheques, peça o máximo de informações possíveis (identida-de, CPF, referências pessoais, entre outras);

• Ofereça outras formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, que podem inclusive contribuir para aumentar as vendas e diminuir a inadimplência.

Não aceitamos cheque

Leis Estaduais 14.126/01 e 15.443/2005

Aceitamos cheques somente de clientes já cadastrados

Leis Estaduais 14.126/01 e 15.443/2005

Aceitamos cheques somente após consulta ao SPC

Leis Estaduais 14.126/01 e 15.443/2005

FIQUE ATENTO

Caso você não aceite alguma forma de pagamento, como por exemplo o cheque, você deverá informar para o cliente antes mesmo que ele faça a compra.

(28)

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Hoje em dia é muito fácil encontrar o que precisamos. As lojas e os prestadores de serviço oferecem praticamente os mesmos produtos e serviços. Então, o que fazer para que não haja perda clientes?

Além da diferenciação de preços, promoções e um atendimento cordial, será pre-ciso investir no relacionamento com os clientes.

E, para estabelecer este relacionamento, é importante que você fique o mais pró-ximo do cliente e, sempre que possível, chame-o pelo nome. Para ajudá-lo nessa tarefa crie um banco de dados com as informações de todos, como nome, telefo-ne, endereço, CPF, aniversário, estado civil, aniversário de casamento etc. Essas informações servirão para o envio de mala-direta ou e-mail marketing para os clien-tes nas datas comemorativas.

Crie uma caixa de sugestões e reclamações, mas preste atenção: apenas ofereça esta caixa se você realmente for dar atenção ao que os clientes dizem.

O assunto não acabou, e ainda temos muito que conversar. Existem várias coisas importantes que você precisa saber sobre o gerenciamento de um negócio. O 2º volume da cartilha trará mais informações e dicas sobre o assunto.

(29)

O SEBRAE MINAS E A GESTÃO

DO SEU NEGÓCIO

CONSULTORIA DE GESTÃO

Atendimento individual, pela internet, por telefone ou presencial, realizados por técnicos especialistas do Sebrae Minas.

OFICINAS E CARTILHAS SEI –

SEBRAE EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

SEI Comprar

SEI Controlar meu dinheiro SEI Empreender

SEI Planejar

SEI Unir forças para melhorar SEI Vender

*Para participar das oficinas verifique a disponibilidade de agenda na sua cidade **As cartilhas estão disponíveis no site www.sebraemg.com.br.

MAIS INFORMAÇÕES

(30)

PRODUTOS E SERVIÇOS DE

ATENDIMENTO DO SEBRAE MINAS

ATENDIMENTO PRESENCIAL: Pontos de Atendimento

Consultoria de Gestão Individual

Atendimento pré-agendado realizado por técnicos especialistas em gestão de pequenos negócios.

Orientação de Negócio

Atendimento pré-agendado sobre os projetos, produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae, realizado pela equipe de atendentes.

ATENDIMENTO A DISTÂNCIA: Central de Relacionamento

Atendimento telefônico sobre todos os projetos, produtos e serviços do Sebrae e parceiros, realizado pela equipe de atendentes.

Consultoria de Gestão On-line - Chat

Salas de interação técnica sobre temas de gestão de micro e pequenos negó-cios, realizada por técnicos de atendimento.

Consultoria de Gestão - Telefone

Atendimento a distância, pelo telefone, com duração de até 20 minutos, pré agendado pela Central de Relacionamento e realizado pelos técnicos de aten-dimento.

Atendimento On-line e Fale com o Sebrae

Atendimento virtual realizado pelos atendentes da Central de Relacionamento.

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

(31)

REFERÊNCIAS

Cadastro Brasileiro de Ocupação.

Disponível em:<http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>. Acesso em: 24 fev. 2011.

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged. Disponível em: <https://www.caged.gov.br>

Acesso em: 24 fev. 2011.

Caderno do Empreendedor Individual: orientações para quem agora é um Em-preendedor Individual. Rio de Janeiro: SEBRAE, 2011.

Caixa Econômica Federal.

Disponível em: <http://caixa.gov.br> Acesso em: 1 mar. 2011.

Ministério da Previdência Social.

Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br>. Acesso em: 22 fev. 2013.

Ministério do Trabalho e Emprego.

Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/delegacias/mg>. Acesso em: 22 fev. 2013.

Portal do Empreendedor.

Disponível em: <http://www.portaldoempreendedor.gov.br>. Acesso em: 22 fev. 2013.

Receita Federal.

Disponível em: <http://receita.fazenda.gov.br> Acesso em: 22 fev. 2013.

(32)

Rede de Atendimento ao Empreendedor

Referências

Documentos relacionados

O MEI deverá informar para a Recei- ta Federal o total de sua receita bruta anual, auferida no ano anterior, ou seja, tudo que foi apurado com a venda de mercadorias

Para ser um MEI é necessário faturar até R$ 60.000,00 por ano, sendo proporcional aos meses de abertura, não ter mais de um estabelecimento nem participação em outra empresa,

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

A falta de integração entre MDS e Prefeituras permite, ou ocasiona, que o MDS, provedor do Benefício de Prestação Continuada - BPC, não remeta para as Prefeituras

Os soldados do palácio do rei ficaram muito espantados ao verem o terrível gigante fugindo de um homem tão pequenino e quando perguntaram ao alfaiate quem ele era,

Por meio de uma pesquisa quantitativa, desenvolvida através de um questionário com 21 questões, nas quais revelam algumas curiosidades e um pouco da sua rotina,

o Caso não possua nenhuma movimentação financeira e/ou emissão de nota fiscal, apresentar a cópia do Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (MEI) e