• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA IDOSOS COM HIPERTENSÃO RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA IDOSOS COM HIPERTENSÃO RESUMO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA IDOSOS COM HIPERTENSÃO

Beatriz Coelho Lima11 Mariana Veloso Moreira2 Aline Aparecida Neiva dos Reis3

Valdirene da Silva Elias Esper4

RESUMO

O presente estudo teve seu objetivo traçar, fatores de risco, hábitos alimentares e frequência alimentar dos pacientes idosos hipertensos, bem como sua relação com a hipertensão arterial sendo que na dietoterapia para hipertensos tem o objetivo de oferecer uma dieta que reduza os níveis pressóricos, que elimine ou minimize a quantidade de medicamentos, que possa controlar o peso do paciente, evitando a obesidade ajudando a melhorar suas condições de vida aliado a prática regular de atividade física. A dieta de um individuo hipertenso deve ser pobre em sal, porém rica em cálcio, magnésio e potássio. A quantidade de sal deve ser de uma ingestão diária de 6 gramas, o mesmo que 4 colheres de café rasas para que sejam preparadas as refeições. Palavras-Chave: Hipertensão, idoso, dietoterapia, atividade física.

ABSTRACT

This study your goal chart, risk factors, eating habits and food frequency of hypertensive elderly patients as well as their relationship with hypertension and that the diet therapy for hypertensive aims to provide a diet that reduces blood pressure levels, which eliminate or minimize the amount of drugs that can control the patient's weight, preventing obesity helping to improve their living conditions combined with regular physical activity. The diet of an individual hypertensive patient should be low in salt, but rich in calcium, magnesium and potassium. The amount of salt should be a daily intake of 6 g, the same shallow 4 teaspoons for meals to be prepared.

Keywords: Hypertension, elderly, diet therapy, physical activity.

1

Aluna do curso de Nutrição da Faculdade Atenas.

2

Professora da Faculdade Atenas.

3

Professora da Faculdade Atenas.

4

(2)

INTRODUÇÃO

A nutrição e a alimentação são pouco exploradas na terceira idade, não tendo a atenção necessária, com o aumento de pessoas acima dos 60 anos de idade, com isso aumenta-se a necessidade de que seja investigado o perfil nutricional e o estado de saúde para que as propostas de educação continuem ter adesão e impacto na qualidade de vida desses indivíduos. O processo de envelhecimento da população aumenta cada vez mais a necessidade de fatores que incidem sobre a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis associadas à idade, ainda como os fundamentos da nutrição na promoção e manutenção da independência e autonomia dos idosos. Com a chegada da idade ocorrem alterações em grande parte do corpo trazendo mudanças funcionais ao organismo do idoso. Dentre elas a redução de massa magra, aumento do tecido adiposo corpóreo e a menor eficiência de bombeamento do coração, podendo haver diminuição do fluxo sanguíneo (BUENO, 2008).

A hipertensão arterial sistólica tem o domínio de 60% a 80% no idoso o que já tem sido considerado um problema comum. Apesar de ser constante a hipertensão nessa faixa etária ainda não consegue ser controlada. Com a chegada do processo do envelhecimento fisiológico, os grandes vasos e arteríolas expandindo a espessura da parede com diminuição de luz, pois há expansão do componente colágeno e diminuição do componente elástico. Essa perda de flexibilidade das artérias abaixa sua capacitância com expansão da velocidade da onda de pulso. A parede dos vasos quando rígidas tende a elevar a pressão sistólica e o aumento da velocidade da onda de pulso mantém a pressão arterial diastólica (GAZONI, 2009).

Acredita-se que até o ano de 2020 as doenças crônicas não transmissíveis serão a principal causa de incapacidades, e entre a mais comum doença é a hipertensão arterial (HA), por ser uma eminencia com muitos fatores e depender da participação e colaboração ativa do individuo hipertenso para seu controle, assume-se a um grande desafio aos profissionais da saúde. A HA é considerada um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), explicando assim 40% das mortes por acidente vascular encefálico (AVE) e 25% de mortes por

(3)

doença arterial coronariana no país. É de grande importância que se reflita a gravidade das consequências desses eventos. São dados como este que por si só justificam a importância dos profissionais da saúde para que estimulem e orientem constantemente o portador de hipertensão a modificar hábitos nocivos a sua saúde, auxiliando-o a controlar seus níveis pressóricos (OLIVEIRA, 2010).

METODOLOGIA

A pesquisa a ser desenvolvida, quanto à tipologia, será de revisão bibliográfica descritiva exploratória. Este tipo de estudo, segundo Gil (2010), é “desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.

O referencial teórico será retirado de artigos científicos depositados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Bireme, e também em livros de graduação relacionados ao tema, do acervo da biblioteca da faculdade Atenas.

DESENVOLVIMENTO

A hipertensão sendo uma síndrome de origem multifatorial engloba uma alimentação rica em gorduras e sódio, etilismo, ausência de exercício físico regular, tabagismo e alterações psicoemocionais, são fortes contribuintes para que ocorra a elevação da pressão arterial. Nos dias atuais a hipertensão é definida de acordo com valores pressóricos, analisando que quando níveis iguais ou superiores a 140/90 mmHg. Ao contrário do que muitas pessoas dizem não é comum que haja aumento da pressão com a chegada da idade, prevenir seu aumento é a maneira mais eficiente para o combate da HA, evitando desta maneira dificuldades e alto custo com o tratamento (LOPES, 2006).

(4)

A dieta de um hipertenso deve ser pobre em sal, porém rica em cálcio, magnésio e potássio. A quantidade de sal deve ser de uma ingestão diária de 6 gramas, o mesmo que 4 colheres de café rasas para que sejam preparadas as refeições, é necessário que seja evitado alimentos como: enlatados, frios, conservas, molhos prontos, embutidos, salgados, queijos amarelos etc. É permitido o consumo de ervas, pimenta, limão, vinagre, azeite de oliva, sendo que estes não influenciam a pressão arterial (LOPES, 2006).

A hipertensão é uma doença que é possível fazer o controle com o uso de medicamentos contínuos, sendo necessária uma mudança no estilo de vida, como uma prática regular de atividade física, procurando uma alimentação saudável e deixando esclarecido aos seus portadores a necessidade do controle por toda a vida, é necessário um rigoroso esquema para que haja cuidado e controle permanentes em função de possíveis sequelas, sendo que pode ser incapacidade funcional, o que deixa em evidência o papel da família ou cuidador ás suas responsabilidades na condução do cuidado doméstico (CONTIERO, 2009).

No envelhecimento há uma maior prevalência do consumo de fármacos e enfermidades crônico degenerativas, considerando que aumentam a incidência de muitos problemas em relação ao consumo de medicamentos, levando em consideração que dessa forma a população se torna mais vulnerável a muitos problemas de saúde e aumentando o custo do sistema de atenção sanitária, com referencia ao uso de medicamentos eles estão em primeiro lugar em causadores de intoxicações (LYRA JUNIOR, 2006).

Como uma forma de tratamento muitos idosos têm como costume fazer o uso de plantas medicinais o que corresponde há uma das mais antigas “armas” utilizadas pelo homem no tratamento de diversas enfermidades, porém o uso indiscriminado destas plantas e seus derivados podem trazer sérios danos á saúde devido à presença de princípios tóxicos. As plantas quando usadas na forma correta tem a capacidade de prevenir e ou reduzir a pressão, levando em consideração que não é qualquer tipo de planta que contém o principio ativo que atua nessa função (OLIVEIRA, 2007).

Mudança no estilo de vida é algo primordial para que seja possível obter o controle da pressão independente dos níveis pressóricos, essas mudanças podem prevenir ou retardar a instalação da doença. Algumas das

(5)

modificações com maior impacto são as práticas de atividade física com mudanças de hábitos nutricionais, não esquecer a redução de ingestão de sódio e o controle de peso. Quando se deparam com pessoas sedentárias estas têm uma maior probabilidade de desenvolver a doença quando são comparadas com pessoas ativas fisicamente. Há uma falta de valorização no combate ao sedentarismo do idoso, sendo que é possível diminuir doenças coronarianas, com fator de risco comparável a hipertensão (GRAVINA, 2007).

Há estudos realizados em que foram feitas comparações em diferentes grupos de idosos praticantes de atividade física, com intensidade leve e moderada que foram prescritas após exames e avaliação clinica, respeitando condicionamento e limitações de cada individuo. Com relação há segurança da prática de atividade não foram observadas ocorrência de reações adversas. Há relatos que no Brasil existe um percentual maior de mulheres hipertensas em relação aos homens, considerando que houve resultados com á prática regular de atividade que no estudo foram seis meses, mas se deve ressaltar que com uma alimentação equilibrada os resultados seriam mais satisfatórios (BARROSO, 2008).

A nutrição tem como objetivo oferecer uma dietoterapia para pacientes hipertensos aos quais reduzam os níveis pressóricos, que sejam capazes de minimizar ou eliminar a quantidade de medicamentos, que seja feito o controle de peso do paciente evitando que este se torne obeso e ajudando na qualidade de vida. Devem ser feitos trabalhos sociais que sejam capazes de incluir essa população, em sua grande maioria analfabeta ou não conseguiram terminar o ensino fundamental e com uma renda considerada baixa que seria de um salario mínimo para o sustento de três a quatro pessoas por mês, já em grupos sociais com um maior poder econômico são baixíssimos os níveis de pessoas com hipertensão. Sabe-se também que não é preciso uma renda alta para que se consiga fazer uma refeição saborosa e de qualidade, precisam aprimorar a criatividade sem aumentar os custos, conseguindo desta forma aumentar a qualidade de vida (COCA, 2010).

Na alimentação brasileira houve uma crescente mudança com o passar dos anos, caracterizada por calorias de densidade elevada, com alto teor de gorduras, sal, açúcar, que quando aliada ao sedentarismo contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas, sabe-se também que a grande

(6)

maioria de idosos que recebem orientações quanto a ingestão de água, frutas, verduras, horários das refeições porém não seguem as orientações conformes descritas para cada paciente (WHITE, 2014).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo apresentado teve a abordagem de um tema importante nos dias atuais ao qual há um grande volume da população hipertensa idosa no mundo, tornando-se validado com todas as pesquisas que foram realizadas foi possível constatar que a alimentação regular consegue manter níveis pressóricos normais e quando aliados a pratica de atividade física regular os resultados são mais satisfatórios.

Com a alimentação regular e balanceada o individuo aumenta possibilidades de ter uma expectativa de vida maior, seguindo todas orientações a melhora será gratificante.

REFERÊNCIAS

BARROSO, Weimar Kunz Sebba. et al. Influência da atividade física programada na pressão arterial de Idosos hipertensos sob tratamento não-farmacológico. Rev Assoc Med Bras. Goiânia: v.54, n.4, p.328-33, 2008.

BUENO, Julia Macedo. et al. Avaliação Nutricional e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos pertencentes a um programa assistência., Ciência e Saúde Coletiva. Viçosa: v. 13, n. 4, p. 1237-1246, 2008.

COCA, Alyne Lôdo. et al. Consumo alimentar e sua influência no controle da hipertensão arterial de adultos e idosos de ambos os sexos em uma unidade básica de saúde em Dourados – MS. RBCEH. Passo Fundo: v. 7, n. 2, p. 244-257, maio/ago. 2010.

CONTIERO, Ana Paula. et al. Idoso com hipertensão arterial: dificuldades de acompanhamento na Estratégia Saúde da Família. Revista Gaúcha Enfermagem Porto Alegre: v. 30, n.1, p. 62-70, mar. 2009.

(7)

GAZONI, Fernanda Martins. et al. Hipertensão sistólica no idoso. Revista Brasileira Hipertensão v.16, n. 1, p. 34-37, 2009.

GRAVINA, Claudia F.; GRESPAN, Stela Maris; BORGES, Jairo L.. Tratamento não-medicamentoso da hipertensão no idoso. Rev. Bras. Hipertens. São Paulo: v. 14, n. 1, p. 33-36, 2007.

LOPES, Louisy Oliveira; MORAES, Elzira Diniz de. Tratamento não medicamentoso para hipertensão arterial. Rev. Eletrônica. Londrina: v. 1, n.1, nov. 2006.

LYRA JUNIOR, Divaldo Pereira de. et al. A farmacoterapia no idoso: revisão sobre a abordagem Multiprofissional no controle da hipertensão arterial sistêmica. Rev Latino-am Enfermagem; v. 14, n. 3 p. 435-41, maio/jun. 2006. OLIVEIRA, Célida Juliana de; ARAÙJO, Thelma Leite de. Plantas Medicinais: uso e crenças de idosos portadores de hipertensão arterial. Rev. Eletrônica de Enfermagem ; v. 9, n. 1, p. 93-105, 2007.

OLVEIRA, Célida Juliana de; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Caracterização do tratamento não-farmacológico de idosos portadores de hipertensão arterial. Rev. Rene. Fortaleza: v. 11, n. 1, p.76-85, jan/mar, 2010.

WHITE, Harriet Jane; LEÓN, Leticia Marín. Orientações nutricionais em serviços de saúde: a percepção de idosos portadores de hipertensão e diabetes. Demetra: v. 9, n. 4, p. 867-880, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Em termos da aferição da aprendizagem, a medida é necessária e ponto de partida para os procedimentos posteriores, apesar de ser questionável se o processo de medir, utilizado

A crise e o período seguinte de depressão são a culminação do período de investimentos injustificados criado pela extensão creditícia (VON MISES, 2008,

Portanto parece já estabelecido que existe relação entre estilo de vida e boa qualidade de saúde, entretanto ainda não está bem estabelecido quais são os instrumentos mais

Assim, o presente estudo propõe traçar o perfil nutricional dos pacientes cardiopatas em abordagem paliativa, descrevendo o risco e estado nutricional da amostra estudada, bem

Assim, a finalidade do presente estudo é a análise comparativa de alguns versos das cantigas de amigo “Fui eu, madre, lavar meus cabelos”, de João Soares Coelho; “- Cabelos, los

Objetivo: Analisar o estado nutricional e fatores de risco para Hipertensão Arterial Sistêmica de idosos atendidos em ambulatório do Hospital Universitário.. Metodologia:

Pacientes com TB não apenas apresentam maior prevalência de fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão, tais como tabagismo, consumo de álcool e hábitos

FIGURA 2 (A) Eficiência de translocação (ET) de P para Icatu, (B) ET média de K no cafeeiro e (C) eficiência de utilização (EU) do Mg pela variedade Mundo Novo (MN), em função