• Nenhum resultado encontrado

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU Ano V Circular nº 14/ /05/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU Ano V Circular nº 14/ /05/2021"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE ENSINO

REGIÃO DE PIRAJU

SUMÁRIO

GABINETE... ACONTECE NA DIRETORIA... ACONTECE NA ESCOLA... ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)... NPE (Núcleo Pedagógico)... CAF (Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura) ... CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)... CRH (Centro de Recursos Humanos)...

03 -- 04 -- 13 31 33 34

CIRCULAR

Nº 14

Ano V – Circular nº 14/2021

07/05/2021

(2)

HOMENAGEM

AO

DIA

DAS

MÃES

É já conhecida a máxima : “mãe não é somente a que gera, mas aquela que educa”. Ousamos ir além: mães são todas e todos que têm a missão de cuidar e educar, desempenhando-a com amor e devoção. A estas e a estes, os nossos sinceros parabéns e uma prece.

(3)

e aos f

DATA

BASE

PARA

PRIORIDADE

NO

CREDENCIAMENTO

PEI

2022

Prezados Gestores Escolares,

O processo de adesão ao Programa Ensino Integral (PEI) está aberto e o prazo para envio dos documentos necessários, conforme alinhado previamente, é 15 de junho de 2021. Informamos que a data base para que os profissionais em exercício nas unidades escolares que irão aderir ao PEI tenham prioridade no credenciamento é a mesma data em que o prazo para envio dos documentos encerra, ou seja, 15 de junho de 2021.

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

(4)

1) DIA

NACIONAL

DA

MATEMÁTICA

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no Brasil em 6 de maio, em homenagem à data de nascimento de Malba Tahan. O objetivo dessa comemoração é reconhecer e valorizar os profissionais da área, além de promover um tempo para a reflexão sobre a aprendizagem e o ensino da disciplina.

C

OMO SURGIU A DATA

?

Em 1995, ano de comemoração do centenário de Malba Tahan, uma comissão formada por especialistas na vida e obra do matemático propuseram a criação do dia da Matemática. Nesse mesmo ano, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo a criação da data comemorativa, no Estado do Rio de Janeiro e no Município de São Paulo.

Em 2004, houve a apresentação, na Câmara dos Deputados, de um projeto de lei para a criação do Dia da Matemática.

A iniciativa, no entanto, foi aprovada quase 10 anos mais tarde, em 5 de Junho de 2013, e decretado pela presidência da República no dia 26 de Junho de 2013, por meio da lei número 12.835.

Q

UEM FOI

M

ALBA

T

AHAN

?

(5)

Júlio César de Mello e Souza nasceu em 6 de maio de 1895 no Rio de Janeiro. Professor, pesquisador, engenheiro, escritor e editor, acreditava que o ensino de Matemática poderia ser desafiador e envolvente. Ele ensinava Matemática por meio de atividades lúdicas e imaginativas. Usando personagens árabes, criava histórias e enigmas que despertavam a curiosidade nos alunos. Passou a usar o pseudônimo de Malba Tahan para conseguir editar os seus livros.

Como Júlio era admirador da cultura árabe, passou a incluí-la em suas produções e chegou até mesmo a assinar suas obras como Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan, um árabe. Para dar credibilidade ao seu pseudônimo, ele escreveu uma falsa biografia em que atestava que Malba Tahan era um admirável escritor e tinha uma grande história de vida. Após ter diversos contos publicados com esse pseudônimo, ele conseguiu lançar, em 1925, seu primeiro livro matemático: Contos de Malba Tahan.

Escreveu mais de 120 livros, dos quais 50 deles dedicados à Matemática, sendo o mais famoso intitulado "O Homem que Calculava", publicado em 1938.

Malba Tahan permaneceu como verdadeiro escritor até os anos de 1940, quando foi descoberto. Júlio Cesar morreu em 18 de junho de 1974, quando estava no Recife para participar de eventos científicos. Aos 79 anos, ele continuava ativo, dando cursos e mantinha uma coluna diária no Jornal Última Hora. Trinta e nove anos depois, a data de seu nascimento, 6 de maio, tornou-se o Dia Nacional da Matemática.

(6)

APRESENTAMOS

AGORA

AS

AÇÕES

DE

DUAS

DE

NOSSAS

ESCOLAS,

VOLTADAS

AO

DIA

NACIONAL

DA

MATEMÁTICA!!

E.E

MIGUEL

MARVULLO

PROJETO

DIA

NACIONAL

DA

MATEMÁTICA

Durante as aulas de Matemática, a professora Joseane Corrêa de Carvalho propôs aos alunos do 7º ano B, 9º ano B, 9 ano C, 1ª série A e 1ª série B, projeto voltado ao Dia Nacional da Matemática, cujo objetivo foi, além de trabalhar a data comemorativa, enfatizar junto aos alunos a relação existente entre as demais disciplinas e a Matemática, focando também a presença da Matemática em nossa vida cotidiana e a sua grande importância e abrangência.

Através de um vídeo explicativo postado no grupo de WhatsApp de suas turmas, a professora apresentou a proposta do desafio: cada aluno gravar um vídeo de no mínimo 30 segundos, entrevistando uma pessoa, que é ex-estudante da EE Miguel Marvullo. Na entrevista foi solicitada a identificação do entrevistado, profissão, ano em que finalizou o estudo na Miguel e a pergunta central foi “onde utiliza Matemática na sua vida”?

Figura 1: Vídeo elaborado pela professora Joseane para orientar alunos sobre a proposta.

(7)

Após a elaboração dos vídeos, a professora compilou todos, apresentou-os aos alunos como produto final do projeto, durante as aulas por ela transmitidas via CMSP, relacionando com o Dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 06 de maio. O vídeo também foi divulgado por meio dos grupos de whatsapp.

Figura 3: Divulgação do vídeo por meio de grupo de whatsapp de cada turma.

CLIQUE AQUI e confiram o vídeo produzido pelos alunos da E.E. Miguel Marvulo, sob orientação da professora Joseane, destacando a importância da Matemática.

Parabenizo à professora Joseane, alunos e toda equipe da E.E. Miguel Marvullo pela iniciativa

e participação no projeto.

(8)

E.E

CEL

NHONHÔ

BRAGA

Durante as aulas da eletiva: “Meça suas palavras”, cujo objetivo é ressaltar a importância da Língua Portuguesa na leitura e compreensão de enunciados e resolução de desafios matemáticos, as professoras Laís Alves (Língua Portuguesa) e Janaína Ap. Cavalcanti Toledo (Matemática) propuseram atividades voltadas ao Dia Nacional da Matemática.

Foram trabalhadas biografia e obras de Júlio César de Mello e Souza, que ficou famoso com seu pseudônimo Malba Tahan. Os alunos foram desafiados a realizarem a leitura dos contos e interpretação/resolução dos desafios propostos no livro “O homem que calculava”. Após análise da obra, contextualização dos textos e resolução dos desafios, os alunos elaboraram mapas mentais, podcast e ilustrações referentes aos assuntos estudados.

(9)

Confiram o podcast elaborado pela aluna Stella Ferreira Boranelli de Paula, do 8º ano A, referente ao texto: “Os 35 camelos”:

CLIQUE AQUI

para acessar o Podcast

A aluna Ruth Ellen Fernandes Furlan, da 3ª série B foi convidada a participar do projeto e elaborou um vídeo contando sobre a vida de Malba Tahan. Confiram:

CLIQUE AQUI

para acessar o vídeo

Agradeço às professoras Laís e Janaína, aos alunos e equipe da E.E Cel Nhonhô Braga a

iniciativa e participação.

(10)

2) ALUNA

DA

ESCOLA

ISABEL

CRISTINA

É

DESTAQUE

EM

AULA

DO

CMSP

A aluna Emanuelli Ariela Ferreira, do 8º ano da E.E. Professora Isabel Cristina Fávaro Palma, surpreendeu seu professor Adilson, levando para a escola uma balança que ela mesma construiu, inspirada em uma atividade da aula de História do CMSP sobre Mercantilismo. O feito de Emanuelli ganhou destaque na aula do CMSP, pois sua atitude pode ser considerada um verdadeiro exemplo de protagonismo juvenil. Parabenizamos a aluna e o professor por levarem para o estado todo o nome de sua escola, cidade e Diretoria de Ensino. Ficamos muito felizes com a publicidade de ações como essa, que vem reconhecer o trabalho engajador realizado pelas equipes escolares.

(11)

3) COMPARTILHANDO

BOAS

PRÁTICAS

A aluna Maria Eduarda da 2ª série A da E.E. Cel. Nhonhô Braga, inspirada pelas aulas da professora de História Maria Estela e desafiada a escrever uma carta a Pero Vaz de Caminha relatando a situação atual da nação brasileira, redigiu um texto que sintetizou as ideias debatidas em sala, exibindo um olhar analítico, crítico e de forte sentimento empático com os excluídos e subalternizados de nossa história. Confira abaixo a carta:

Piraju, São Paulo, Brasil, 3 de maio de 2021. Caro Pero, na carta anterior, tinha me perguntado como andavam as coisas aqui no Brasil e receio não ter sido sincera o suficiente com você. Permita-me reparar meu erro através desta e colocá-lo a par da situação. As coisas por aqui estão bem ruins, não quero ser pessimista, mas estão indo de mal a pior. Na verdade, a situação nunca foi muito favorável para a nossa pátria amada e você deve reconhecer que tenho razão. Desde o início, o território “Brasil” foi forjado pela dor dos que aqui já habitavam. Nosso passado é manchado com sangue indígena e posteriormente, como se já não bastasse o terrível genocídio, o sangue preto. Manchado com as mentiras seduzentes, violência, tortura, estupro, escravidão e com exploração, feitas por seu povo. Como puderam fazer isso? Sei que não terá palavras para me responder quanto a isso e não o culpo.

Não há nada que possamos fazer para desfazer essas cicatrizes, elas são permanentes, marca de nascença do povo brasileiro. Essas marcas ocorreram em todos os períodos que tivemos homens autoritários e conservadores no poder, utilizando da palavra divina como desculpa para os seus terríveis atos contra as pessoas, contra a natureza.

A pandemia do Covid-19 é um grande exemplo de consequência que representa pessoas cegas pelo poder, pelo dinheiro, como acabei de mencionar e que também já havíamos discutido na carta anterior.

O atual presidente me causa medo, não por ele, mas pelo futuro da nação, pelo futuro do meu país, que, infelizmente, não tem sido motivo de orgulho para mim e para muitos outros nos últimos tempos. A desesperança bate em cheio na gente.

Por uma má governança, pessoas passam fome, sede, morrem de Covid e de outras doenças, violência, morrem por falta de educação, saúde, transporte, cultura, lazer. A cada dia, milhares de brasileiros morrem por falta de esperança. Se já nem temos vacina o suficiente para vencer este vírus, como teremos vacinas, remédios para curar este outro tipo de doença que assola a alma do povo? São muitas perguntas e eu não tenho respostas e/ou soluções para a maioria delas.

Espero não tê-lo deixado mal com este meu relato, mas é assim que o Brasil tem vivido seus dias. Me despeço de você agora, pois acho que já tomei muito do seu tempo com as minhas amarguras, mas aguardo ansiosamente sua resposta e quem sabe também uma solução, uma luz para todos nós.

Cordialmente, Maria Eduarda.

(12)

Em paralelo, na 1ª série, a professora solicitou que seus alunos produzissem memes sobre a temática debatida em sala. As alunas Letícia e Maria Laura também surpreenderam a docente com suas produções que subverteram a lógica colonizadora em relação aos povos indígenas. Confira abaixo as reflexões propostas pelas imagens:

Autora: Letícia Autora: Maria Laura

Parabenizamos as alunas e a professora, mais um belo exemplo de como se fazer educação crítica e de qualidade!

(13)

amiliares e amigos podor.

1) ORIENTAÇÕES

SOBRE

O

USO

DO

ACERVO

LITERÁRIO

A Secretaria da Educação, buscando democratizar, incentivar e fortalecer o hábito da leitura na comunidade escolar, investiu na aquisição de novos livros para compor o acervo das unidades escolares. São 340 títulos técnicos e de literatura, que abordam diferentes temáticas, escolhidos a partir de consulta pública, envolvendo docentes, gestores e estudantes no 1º Processo de Indicação de Livros da SEDUC. Diante da variedade de títulos e públicos, é importante que a equipe gestora entenda que o acervo é da unidade escolar, de maneira que atende também a biblioteca dos professores e que a utilização dos livros com os estudantes deve estar de acordo com o Projeto Pedagógico e com o planejamento anual da escola e de cada professor.

Ao se trabalhar com os títulos em sala de aula, ou disponibilizar os mesmos para empréstimo aos estudantes, a equipe gestora e docentes também deverão considerar:

✓ a pertinência para o público-alvo (faixa etária e etapa de ensino), ponderando que há, por exemplo, títulos indicados apenas para os estudantes do Ensino Médio e/ou da Educação de Jovens e Adultos;

✓ a contextualização da obra a partir da intencionalidade pedagógica e do plano de aula, de maneira que o docente já tenha abordado os temas relevantes do uso da língua portuguesa e da realidade social do Brasil com os estudantes;

✓ a relevância do trabalho com essas obras, considerando o desenvolvimento das habilidades, objetos de conhecimento e competências previstas no nosso Currículo.

Desta maneira, a escola possui autonomia para decidir como, quando, para quem e se deverá trabalhar em sala de aula ou disponibilizar aos estudantes cada um dos títulos recebidos em seu acervo e deve exercer essa autonomia com responsabilidade e intencionalidade pedagógica.

Daiane Eloisa dos Santos

PCNP Língua Portuguesa - Fone: (14) 3352-6023 deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(14)

2) COMUNICADO

EXTERNO

CONJUNTO

SUBSECRETARIA/COPED

2021

-

N

º

321

NOVAS INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DE MATERIAIS ESPORTIVOS (BOLAS) NAS UNIDADES ESCOLARES.

Prezados Gestores,

Como já é de conhecimento dos(as) senhores(as), a Secretaria da Educação está distribuindo 546.856 bolas para a prática das modalidades de futebol, voleibol, basquete, handebol, tênis de mesa e iniciação esportiva (bolas de borracha). As bolas serão entregues em duas etapas distintas, ficando as bolas de borracha para um segundo momento (maio/junho).

Pedimos a sua contribuição para realização do acompanhamento, checagem e ateste do serviço prestado pelo fornecedor. Para a realização do acompanhamento, elaboramos informação e questionário para preenchimento de cada unidade escolar, com o apoio da Supervisão ou Núcleo Pedagógico.

Orientação aos respondentes:

1. Acesse o link (https://bit.ly/3u3y7tA);

2. Selecione a Diretoria de Ensino correspondente no campo “DE”; 3. Selecione o código CIE da unidade no campo “COD_ESC”;

4. Confira os quantitativos mostrados no quadro com os que chegaram na escola para cada item; 5. Clique no link para o formulário que está abaixo do quadro de itens e quantitativos;

6. Responda às perguntas com atenção.

As escolas de todas as regiões deverão responder ao formulário, lembrando que as escolas do interior do Estado de São Paulo, ainda estão em processo de recebimento das entregas e devem aguardar pelo mesmo para efetuarem as orientações passadas.

Agradecemos a costumeira colaboração.

Isac Toledo Sobrinho Junior

PCNP Educação Física - Fone: (14) 3352-6034 isac.junior@educacao.sp.gov.br

(15)

3) OLIMPÍADA

NACIONAL

DE

CIÊNCIAS

(ONC)

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI).

A edição da ONC 2021 destina-se a estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental até a 3a série do Ensino Médio e envolve conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Segue abaixo o cronograma:

• Inscrições: 05/04 a 02/08 por meio do site http://www.onciencias.org • 1a Fase: 05 e 06 de agosto – Prova on-line.

• 2a Fase: 03 de setembro – Prova on-line. • Cerimônia de Premiação: 27 de outubro.

O Regulamento da ONC 2021, as orientações para inscrição e mais informações podem ser acessados por meio da página: http://www.onciencias.org , ou ainda pelo QR Code abaixo:

Douglas Alves Shigueki

PCNP Ciências/Biologia - Fone: (14) 3352-6020 shigueki@prof.educacao.sp.gov.br

(16)

4)

8

ª

FECEESP

Está aberta a 8ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que será parte integrante do Movimento Inova III. Nesta edição podem participar professores e estudantes matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Os projetos devem ser inscritos nas Diretorias de Ensino em sua fase de seletiva regional e os classificados inscritos posteriormente na SEDUC para a fase de seletiva estadual.

Poderão inscrever-se projetos nas categorias: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática, em duas subcategorias: Júnior (6º, 7º e 8º anos do EF) e Master (9º ano do EF e 1ª, 2ª e 3ª séries do EM).

Para consultar informações detalhadas e o cronograma, acesse o Regulamento da 8ª FeCEESP, por meio do link.

Caso não consiga acessar o regulamento no Hiperlink anterior, copie e cole em seu navegador o link: https://drive.google.com/file/d/1mJUPyI_i3IQFA7fNysBTBdsZp-FiBm44/view?usp=sharing

Douglas Alves Shigueki

PCNP Ciências/Biologia - Fone: (14) 3352-6020 shigueki@prof.educacao.sp.gov.br

(17)

5)

ALUNOS

PRODUZEM

VÍDEO

EM

AULA

DE

HISTÓRIA

Os alunos Guilherme Oliveira e Lucas Leite, do 9º ano A da E.E. Cel. Marcos Ribeiro, produziram um vídeo explicativo sobre a Revolta da Vacina, provocando reflexões sobre uma possível comparação com a pandemia vivenciada por nós hoje. Instruídos pela professora de História, Andréia Regina de Oliveira, os estudantes são exemplos de que, apesar de todas as dificuldades impostas pelo ensino remoto, a tecnologia pode servir de forte aliada para o engajamento deles nas aulas.

Parabéns, alunos e professora! O vídeo é apenas a culminância de todo um processo de muito ensino, estudos e ajustes, de aprendizagem incalculável!

Apreciem o vídeo e deixem um like! CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP História, Filosofia e Sociologia - Fone: (14) 3352-6033

(18)

6) FORMAÇÃO

PELA

ESCOLA

OFERTA

DE

CURSOS

ONLINE!

Caro(a) profissional da Educação,

Você quer compreender o que são políticas públicas educacionais? Conhecer as fontes de financiamento da Educação e o papel social do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)? O

Programa FORMAÇÃO PELA ESCOLA oferece cursos na modalidade a distância, com o objetivo de contribuir

para o fortalecimento da atuação dos agentes e dos parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social das ações educacionais e dos programas

financiados pelo FNDE.

Conheça a seguir os cursos oferecidos pelo Programa Formação pela Escola: • Competências Básicas;

• Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); • Programas de Transporte do Escolar (PTE);

• Programas do Livro (PLi);

• Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb);

• Controle Social para Conselheiros;

• Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE); • Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso.

Quem poderá participar dos cursos?

Todos os profissionais dos quadros do QM, QSE e QAE poderão participar. O atendimento também poderá ser estendido aos demais interessados da comunidade escolar e da sociedade civil.

A certificação dos cursos será emitida a todos os cursistas pela FNDE. Aos servidores estaduais, haverá certificação emitida também pela EFAPE, válida para evolução funcional para todos os quadros da SEDUC-SP.

Você está interessado(a) em se inscrever? Então, entre em contato com um tutor! No site da EFAPE, será possível encontrar tutores para atender você totalmente a distância.

(19)

Como encontrar o tutor e obter mais informações?

I. Acesse o site da EFAPE (efape.educacao.sp.gov.br);

II. No menu superior, clique em “CURSOS E FORMAÇÕES” e, na sequência, localize e clique em “FORMAÇÃO PELA ESCOLA”. Você também poderá utilizar o campo de busca disponível na página; III. No final da página do Programa, para encontrar o tutor mais próximo à sua cidade, clique em “Lista de Tutores” ou “Localização de tutores”.

Participar do Programa Formação pela Escola é integrar uma rede de cidadãos, que têm importante papel na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à Educação. Assim, haverá uma contribuição direta para a melhoria da qualidade do ensino.

Divulgue as ações do Programa Formação pela Escola em sua comunidade escolar!

Mylene Bergamo Villas Boas

Diretor NPE – Núcleo Pedagógico - Fone: (14) 3352-6026

(20)

7)

CIENTISTA

POR

UM

DIA

O "Cientista por um dia", do Instituto de Química de São Carlos/IQSC da Universidade de São Paulo/USP, é um programa que tem como objetivo possibilitar aos alunos de segundos e terceiros anos do Ensino Médio a vivência completa de um dia como cientista na melhor universidade do país.

Em tempos de pandemia, imposta pelo Covid-19, ao invés dos alunos irem até a USP, é a Universidade que virá até o aluno, possibilitando que ele conheça, se encante e queira fazer parte do Instituto de Química de São Carlos/IQSC - USP.

Assim, as edições de 2021 serão realizadas de forma online, conforme datas e horários abaixo:

Mês Data Horário Endereço YouTube

Março 29/03/2021 10h às 12h https://youtu.be/wXZwVS9UXI0 Abril 26/04/2021 14h às 16h https://youtu.be/3cDWi28EJ1A Maio 31/05/2021 10h às 12h https://youtu.be/05vLyP69NU4 Junho 28/06/2021 14h às 16h https://youtu.be/8caS57nSquY

CLIQUE AQUI para acessar as edições gravadas que estão disponíveis no canal do IQSC no YouTube Contato: ccex@iqsc.usp.br

Elaine Queli P. V. Rodrigues

PCNP Física/Química - Fone: (14) 3352-6027

(21)

8)

24

ª

OLIMPÍADA

BRASILEIRA

DE

ASTRONOMIA

E

ASTRONÁUTICA

Douglas Alves Shigueki

PCNP Ciências/Biologia - Fone: (14) 3352-6020 shigueki@prof.educacao.sp.gov.br

(22)

9)

OLIMPÍADA

DE

LÍNGUA

PORTUGUESA

7

ª

EDIÇÃO

2021

Na 7ª edição, em 2021, a Olimpíada de Língua Portuguesa, em continuidade à natureza formativa do concurso, reitera o compromisso e vínculo do Programa com professores e professoras de Língua Portuguesa das escolas públicas brasileiras.

Em 2021, o concurso legitima como protagonistas o(a) professor(a) e a sua turma de estudantes, que vão construir o Relato de prática e registrar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados por estes durante o trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião. No Relato de prática, o(a) professor(a) reconstitui, por meio de documentação, registro e reflexão sobre a prática, o percurso de ensino e aprendizagem da turma, reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, tendo como tema “O lugar onde vivo”. Assim, participando do concurso, o(a) professor(a), irá orientar o(a) estudante a resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para a participação social e o desenvolvimento de sua cidadania.

QUEM PODE PARTICIPAR

Os professores (as) que estão lecionando, em 2021, para estudantes de escolas da rede pública matriculados nos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (inclusive, classes de aceleração que atendem estudantes com defasagem entre idade e série), e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

COMO PARTICIPAR

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelos(as) professores(as) pelo Portal Escrevendo (https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso) o Futuro, de 22/02/2021 até as 23h59 (horário de Brasília) de 20/05/2021.

Para se inscrever, o(a) professor(a) deverá comunicar e obter anuência da direção da escola em que leciona com objetivo específico para participar da Olimpíada. Os(As) professores(as) inscritos(as) devem desenvolver e documentar, ao longo do primeiro semestre as atividades propostas nos “Cadernos docentes”, por meio de relato escrito e produção multimídia (fotos, vídeos, áudios), com a participação de todos os(as) estudantes envolvidos(as) no registro do trabalho realizado.

O (A) professor (a) poderá se inscrever em uma ou mais categorias, de acordo com os anos escolares em que lecionam. Em uma mesma escola poderão se inscrever quantos (as) professores (as) desejarem. Caso

(23)

o (a) professor (a) lecione em mais de uma escola deverá especificar na inscrição as informações de cada uma delas, para garantir a participação de todos (as) os (as) estudantes.

Não serão aceitas inscrições por outros meios que não pelo preenchimento da ficha de inscrição e inserção de documentos no portal já informado.

OFICINAS EM AULA REMOTA OU PRESENCIAL

As oficinas de leitura e escrita serão realizadas pelos(as) professores(as) em aula remota ou presencial com todos os(as) estudantes das turmas participantes e, para isso, terão acesso aos Cadernos Docentes, pelo site <www.escrevendoofuturo.org.br>, que têm como princípio teórico uma metodologia de ensino para a produção de textos na perspectiva de gênero. Os cadernos em versão digital e em PDF, apresentam uma sequência didática que aborda os conteúdos de língua portuguesa e produção audiovisual, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), favorecendo o desenvolvimento das práticas de linguagem (leitura/escuta, oralidade, produção – escrita e multissemiótica – e análise linguística/semiótica).

As atividades das oficinas poderão ser realizadas interdisciplinarmente, no entanto, a coordenação do trabalho com a turma deverá ser assumida por um(a) único(a) professor(a) inscrito(a).

ETAPAS DE AVALIAÇÃO

No período de 6 a 16 de agosto de 2021, o(a) professor(a) deverá postar no ambiente virtual do Portal Escrevendo o Futuro o Relato de prática composto pelos registros e reflexões do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, de acordo com o documento orientador “Tessitura do Relato de prática” (https://www.escrevendoofuturo.org.br/relato-de-pratica) disponível no Portal Escrevendo o Futuro.

(24)

1. ETAPA ESCOLAR

Uma das etapas do processo se dá na escola, veja como proceder nessa etapa:

Comissão Julgadora Escolar

Após a realização das oficinas com os(as) estudantes e a elaboração do Relato de prática, a direção de cada escola participante será responsável por criar e coordenar uma Comissão Julgadora Escolar encarregada pela seleção, caso haja mais de 01 (um) professor(a) por escola participante concorrendo em uma mesma categoria.

No caso de haver mais de um(a) diretor(a) em uma mesma escola, eles deverão decidir quem será o responsável por todas as atividades relacionadas à Olimpíada naquela escola.

A Comissão será composta de 3 (três) a 5 (cinco) avaliadores(as), incluindo: professores(as) de língua portuguesa não inscritos(as) na 7ª edição da Olimpíada; representantes dos pais de estudantes que não estejam em turmas participantes do concurso em 2021; ou representantes da comunidade que, preferencialmente, sejam reconhecidos pelo domínio da língua portuguesa (como repentistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores, poetas).

Ao final do processo, o(a) diretor(a) deverá registrar uma ata de constituição da Comissão em <www.escrevendoofuturo.org.br> até as 23h59 (horário de Brasília) de 16/08/2021.

Todas as orientações referentes à criação e ao funcionamento da Comissão encontram-se disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro <www.escrevendoofuturo.org.br>.

Relatos de prática selecionados

Cada escola deverá escolher apenas 1 (um) Relato de prática por categoria inscrita, segundo os critérios de seleção indicados neste Regulamento.

Os Relatos de prática selecionados pela Comissão Julgadora Escolar estão classificados para a Etapa Municipal e, para tanto, devem ser postados pelo respectivo professor(a)-autor(a), em campo específico no site <www.escrevendoofuturo.org.br> até as 23h59 (horário de Brasília) de 16/08/2021.

(25)

IMPORTANTE

Nenhum professor (a) inscrito(a) e/ou pessoa que possua qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com o(a) próprio(a) professor(a) inscrito(a) ou com os(as) estudantes-autores(as) dos textos selecionados como significativos da turma, poderá ser membro de qualquer Comissão Julgadora prevista neste concurso.

A Comissão Julgadora deverá desclassificar, a qualquer tempo, um Relato de prática quando houver a identificação de plágio comprovado e for de uma categoria referente a ano escolar não atendido pela escola participante que o enviou.

Para maiores esclarecimentos sobre avaliação, premiação, detalhes das demais etapas e outras informações, leia o regulamento disponível em:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/10607/regulamento-olp-7-edicao-2021.pdf

Outra novidade deste ano é que serão reservadas vagas nas etapas estadual, semifinal e final para professores(as) que atuam em escolas que atendam aos dois requisitos descritos a seguir:

I – Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica, com Nível II (baixo) ou Nível I (muito baixo), segundo a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2015:

● Nível I – [Até 20]: Este é o menor nível da escala e os estudantes, de modo geral, indicaram que há em sua casa bens elementares, como uma geladeira e um quarto para dormir, não há banheiro ou televisão; pode ou não possuir um telefone celular; não há renda familiar mensal; os pais ou responsáveis

não sabem ler e escrever, nunca estudaram ou não completaram o 5º ano do Ensino Fundamental; ● Nível II – [20;40]: Neste, os estudantes, de modo geral, indicaram que há em sua casa bens elementares, como uma televisão, uma geladeira, um ou dois telefones celulares, um banheiro e até dois quartos para dormir. Não possui máquina de lavar roupa ou computador entre seus bens. A renda familiar mensal é de até 1 (um) salário mínimo; e seu pai e sua mãe (ou responsáveis) sabem ler e escrever tendo ingressado no Ensino Fundamental, completando ou não o 5º ano de estudo.

II – Baixo desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2019.

● Considera-se baixo desempenho, a escola cujo Ideb estiver abaixo da meta regional prevista para 2019, segundo cálculo do Inep, conforme as tabelas apresentadas a seguir:

(26)
(27)

Confira abaixo os materiais de divulgação do concurso para download:

Cartaz Cronograma

Panfleto Relato de prática Tutorial de inscrição

Para maiores informações, entre em contato com:

DAIANE ELOISA DOS SANTOS

PCNP DE LÍNGUA PORTUGUESA DIRETORIA DE ENSINO DE PIRAJU

E-mail: deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

Tel: (14) 3352-6023

COMO ENTRAR EM CONTATO COM A EQUIPE DO CENPEC

As dúvidas sobre este concurso serão respondidas pelo e-mail <olimpiada@cenpec.org.br> ou pela Central de Atendimento da Olimpíada (telefone 0800-7719310 – ligação gratuita).

As inscrições, postagens de textos e todos os materiais de orientação sobre a participação neste concurso estão disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro <www.escrevendoofuturo.org.br>.

(28)
(29)

Professores e Secretarias de Educação devem se inscrever até 20 de maio

Professores e Secretarias de Educação devem se inscrever até 20 de maio

A partir do diálogo com professores(as) e gestores(as), a Olimpíada de Língua Portuguesa anuncia a ampliação do prazo das inscrições e adesões para o dia 20 de maio. A nova data atende à demanda das redes que ainda não iniciaram o ano letivo de 2021, permitindo que mais escolas participem do concurso.

As inscrições podem ser feitas na página do concurso. Confira o tutorial de inscrição para professores(as).

Como fazer adaptações das atividades da Olimpíada para o ensino remoto ou híbrido? Quais as mudanças no novo formato de Relato de prática? Estas questões foram tema do segundo webinário da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que foi realizado no dia 28 de abril. O webinário foi apresentado por Patrícia Calheta e Margarete Schlatter, que integram a equipe técnica do programa Escrevendo o Futuro e responderam às perguntas ao vivo. O vídeo pode ser assistido no canal da Olimpíada no Youtube, clicando na imagem abaixo:

(30)

10)

CURSOS

COM

INSCRIÇÕES

ABERTAS

CURSOS

– Eletivas – Projeto de Vida – Tecnologia

A QUEM SE DESTINA

SEDUC: A todos os servidores do QM (Quadro do Magistério) e diretores de Núcleo Pedagógico do QSE (Quadro da Secretaria da Educação);

NÃO PODERÃO SE INSCREVER

Cursistas aprovados no mesmo curso da Formação Básica em edições anteriores.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

De 18 de fevereiro a 26 de maio de 2021.

MODALIDADE

A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).

REGULAMENTO

O Regulamento desta edição é único para os três cursos.

CLIQUE AQUI – REGULAMENTO FORMAÇÃO BÁSICA

Para maiores informações e acesso ao formulário de inscrições, acesse - https://inova.educacao.sp.gov.br/formacao-edicoes-2021/

Cibele Tucunduva Alves Scacheti

PCNP Tecnologia - Fone: (14) 3352-6044

(31)

1) GESTÃO

PATRIMONIAL

DE

BENS

PÚBLICOS

Prezados Diretores (as),

Considerando as orientações da Seduc, Tribunal de Contas e Secretaria da Fazenda, relativas à Gestão Patrimonial de Bens Públicos, reafirmamos a necessidade de análise profícua do estado de conservação e da qualidade de preservação de todo o mobiliário escolar, em especial no que compete à Baixa de Materiais julgados Inservíveis.

Destaca-se que, ao requisitar novo mobiliário, seja considerado o que a Unidade Escolar já possui em seu Inventário e, nesse sentido, é primordial que seja avaliado o mobiliário julgado inservível para que se proceda à baixa e à substituição por móveis novos.

Importante frisar que nem sempre há necessidade de requisição (quando houver disponibilidade na Seduc e até mesmo quando os bens forem adquiridos pela Unidade Escolar) de novo mobiliário, mas que isso ocorra somente nos casos em que se verificam bens definitivamente inservíveis.

Quanto à classificação de bem inservível, deve haver ampla análise para que o ato administrativo busque cumprir com os Princípios da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e para isso o (a) Diretor (a) deve proceder com relatório fotográfico dos bens, comunicar ao Supervisor de Ensino competente e enviar ao NAD/CAF desta Diretoria, para que, então, o processo de baixa seja feito e autorizado pelo Dirigente de Ensino. Como previsto na Lei 10.261 de 28/10/1968, o Agente Público tem a responsabilidade de zelar pelo Patrimônio Público e fazer a guarda deles de maneira a não acarretar ônus ao erário e, nesse sentido, destacamos: Art.241, IX; Art. 245, II; e Art. 246 do mesmo diploma legal.

Ana Paula Lopes Siqueira

Diretor I - NAD - Fone: (14) 3352-6046 ana.paula.siqueira@educacao.sp.gov.br

CAF –

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO,

(32)

2) COMUNICADO

CUIDADOR

Senhores (as) Diretores (as) e Equipe Gestora,

Tendo em vista a possibilidade de atendimento aos alunos com deficiência que apresentem limitações motoras e outras que acarretem dificuldades de caráter permanente ou temporário no autocuidado, por meio de Profissional de Apoio Escolar, esta Diretoria informa e apresenta expediente próprio que deve ser formado quando da solicitação de atendimento.

Seguem os modelos dos documentos a serem formulados.

Com relação ao atestado médico que certifique a incapacidade e limitação do aluno, segue um modelo ilustrativo, cabendo ao médico responsável que o faça como aprouver, contudo, que o atestado contenha o CID da doença, a menção da condição limítrofe do aluno, data, carimbo ou a impressão do nome completo e CRM e assinatura, obrigatoriamente.

Se o aluno fizer algum tipo de tratamento ou qualquer outro tipo de atendimento especializado, importante que os documentos sejam trazidos ao processo para adensar a instrução e fortalecer a análise da Equipe da Diretoria e também da SEDUC.

A entrevista do aluno deve ser feita pelo (a) Diretor (a) em companhia da Equipe de atendimento desta Diretoria de Ensino.

Tudo deve ser instruído e anexado no Sistema São Paulo Sem Papel e encaminhado, primeiramente ao Núcleo de Obras e Manutenção desta Diretoria, onde está o Gestor do Contrato, para prévia análise e depois encaminhado à Supervisão e Núcleo Pedagógico para elaboração de Parecer.

CLIQUEI AQUI para acessar os modelos dos documentos a serem formulados.

Felipe Bertem Chagas

Diretor Técnico I - NOM - Fone: (14) 3352-6010 felipe.chagas@educacao.sp.gov.br

(33)

CENSO

ESCOLAR

MATRÍCULA

INICIAL

2021

A Matrícula Inicial é a primeira fase de coleta do Censo Escolar. Nessa fase são coletados dados de escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, com base na realidade das escolas na data de referência do Censo Escolar, que em 2021 será dia 26/05/2021.

Antes da Migração do CENSO, as Unidades Escolares da Rede Estadual precisam verificar na SED, eventuais dados desatualizados nos sistemas de Cadastro de Escolas, Cadastro de Alunos, (ex: cadastrar gestores, dependências, verificar dados do transporte escolar, ficha do aluno, formação de classes, matriz curricular, associação professor na classe, etc)

De acordo com o cronograma/e-mail que será enviado pela DE, sempre que necessário.

TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO ENDEREÇO: depiraju.educacao.sp.gov.br/censo

CIE – Centro de Informações Educacionais

e Gestão da Rede Escolar

depjucie@educacao.sp.gov.br (14) 3352.6047

CIE –

CENTRO DE INFORMAÇÕES

(34)

1) COMISSÃO

DE

ATRIBUIÇÃO

AULAS

DIRETORIA

DE

ENSINO

REGIÃO

DE

PIRAJU

Manifestação de Interesse – Saldo de Aulas SED – Atribuição Online.

Público Alvo: Docentes Contratados, Candidatos a Contratação – Processo Seletivo Banco de Talentos 2021, Comunicamos aos Docentes contratados e candidatos à contratação devidamente inscritos no Processo de Atribuição de Aulas 2021, bem como os candidatos classificados no Processo Seletivo 2021 - Plataforma Banco de Talentos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Diretoria de Ensino Região de Piraju, a possibilidade de manifestação de interesse nos respectivos saldos de aulas disponível que ocorre diariamente na Secretaria Escolar Digital (SED) https://sed.educacao.sp.gov.br.

(35)

Segue abaixo o Tutorial de Manifestação de Interesse - Atribuição online

durante o ano

(36)
(37)
(38)
(39)
(40)

2) CARTÃO

DE

IDENTIFICAÇÃO

IAMSPE

Agora você pode emitir a sua carteirinha digital pelo site do Iamspe sem precisar sair de casa. A carteirinha física não será mais impressa e foi substituída pela digital.

CLIQUE AQUI para ter acesso à emissão da carteirinha digital. Siga a orientação:

(41)

O Iamspe solicita que seus usuários mantenham seus dados cadastrais em dia junto aos órgãos de Recursos Humanos de cada unidade, como endereço, telefone próprio ou de contato e e-mail com o objetivo inclusive de facilitar a comunicação com pacientes e familiares.

(42)

CIRCULAR PRODUZIDA PELA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

Edição nº 14/2021 – 07 de Maio de 2021

Dirigente Regional de Ensino – Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Publicações para Circular

A Diretoria de Ensino de Piraju terá enorme prazer em publicar e compartilhar os acontecimentos de nossas escolas, porém solicitamos que as matérias para publicação na Circular sejam enviadas até quinta-feira, às 13h00, para o e-mail

depjunit@educacao.sp.gov.br.

Sugerimos que o texto seja digitado no Word ou no próprio corpo do e-mail. As fotos não precisam ser inseridas no Word, basta anexá-las ao e-mail. Qualquer dúvida, entrar em contato pelos telefones (14) 3352.6047 / 3352.6028

Fotos da capa: Thiago Luiz Fernandes

www.facebook.com/diretoriadeensinopiraju www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho tem por objeto material analisar a Lei n.º 12.846, de 1º de agosto de 2013, regulamentada pelo Decreto n.º 8.420, de 18 de março de 2015 - mais conhecida como

O tema foi escolhido devido a sua importância frente aos novos desafios do mercado internacional no combate à corrupção e de frequentes notícias de escândalos

Porém, apesar dessas dificuldades, tem-se observado que o estado do Espírito Santo tem se tornado referência na implementação da lei, pois, além de ter sido o

Assim como proposto por Lugo-Ortiz &amp; McCafferty (1996), o estado 1 foi recuperado como sinapomorfia de Prebaetodes. Algumas espécies de Baetodes, entretanto, também

Para uma melhor compreensão dos fatores causais dos acidentes de trânsito é importante o conhecimento do perfil das vítimas, como também o meio de transporte

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

O ODS-L10 tem capacidade para até duas unidades de arquivo de disco óptico, como a ODS-D55U, no máximo dez cartuchos e um mecanismo robótico integrado em uma estrutura de montagem

Concluiu-se que o beneficiamento das sementes de soja não afetou a qualidade fisiológica das sementes e a cultivar BMX Potência RR apresentou qualidade fisiológica superior pelo