• Nenhum resultado encontrado

SOFTWARES DE TREINAMENTO AUDITIVO PARA ADULTOS E IDOSOS USUÁRIOS DE APARELHO AUDITIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOFTWARES DE TREINAMENTO AUDITIVO PARA ADULTOS E IDOSOS USUÁRIOS DE APARELHO AUDITIVO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

SOFTWARES DE TREINAMENTO AUDITIVO PARA ADULTOS E IDOSOS

USUÁRIOS DE APARELHO AUDITIVO

Simone Virginia Vitti1, Marcelo Carvalho1, Wanderléia Q. Blasca2, Daniel Sigulem3, Ivan Torres Pisa3

1

Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, UNIFESP 2

Departamento de Fonoaudiologia, FOB-USP, Bauru, Brasil 3

Departamento de Informática em Saúde, EPM/UNIFESP, São Paulo, Brasil

Resumo

O avanço tecnológico na área da saúde encontra-se presente cada vez mais nas clínicas fonoaudiológicas por meio do uso de softwares. O objetivo do presente estudo foi revisar e discutir a respeito dos softwares utilizados para treinamento auditivo em adultos e idosos usuários de auxiliares da audição (aparelho auditivo e implante coclear). Foram revisados periódicos nacionais e internacionais relevantes indexados no PubMed, LILAC e SciELO. Foi também utilizado na busca Google e Google Acadêmico. No total foram obtidos 283 resultados considerando artigos, capítulos de livros, dissertações, teses e CD-ROM no período de 2001 a 2012. Estudos apontam que o uso de softwares e sistemas web como auxiliares no treinamento auditivo causam impacto positivo na reabilitação auditiva dos deficientes auditivos usuários de auxiliares da audição.

Palavras-Chave: adulto (M01.060.116), idoso (M01.060.116.100), auxiliares de audição (E07.814.458) Abstract

The technological advances in healthcare are increasingly present in clinical speech therapy through the use of software and web systems. The purpose of this study was to review and discuss about the software and computer programs used for auditory training in adults and elderly users of hearing aids. We reviewed relevant national and international journals indexed in PubMed, LILACS, SciELO, Google and Google Scholar. The Eletronic search on data base resulted on 283 studies, book chapters, dissertations, theses and CD-ROM published from 2001 to 2012. Despite the paucity of data on software for this population, studies indicate that the use of software programs and web as an aid in the training of listening skills impact positively on the auditory rehabilitation of deaf users of hearing aids.

Key-words: adult (M01.060.116), aged (M01.060.116.100), hearing aids (E07.814.458)

Introdução

A deficiência auditiva é uma das principais deficiências físicas que acomete o indivíduo em qualquer fase da vida, implicando a quem a adquire limitações no desempenho de atividades sociais1,2.

Apesar da alta tecnologia do século XXI dos auxiliares da audição (aparelho auditivo ou aparelho de amplificação sonora individual – AASI e Implante Coclear - IC) muitas vezes para a efetividade da reestruturação do sistema auditivo não basta apenas à indicação e adaptação dos mesmos, mas faz-se necessário o treinamento auditivo (TA) que abrange uma série de exercícios variados de escuta projetados para melhorar a habilidade auditiva de um indivíduo para compreender a fala.3, 4

Com o advento da tecnologia de informática pesquisas começaram ser realizadas sobre o TA4,5 por meio de softwares especializados para desenvolver as habilidades auditivas de indivíduos com distúrbios auditivos específicos. Atualmente, centros audiológicos fazem uso destes softwares para auxiliá-los no TA como parte integrante da reabilitação auditiva dos usuários de aparelhos auditivos6. Entretanto, no Brasil é recente a preocupação com ferramentas computacionais que possam auxiliar no TA dinâmico dos pacientes adultos e idosos usuários de aparelho auditivo. Elas não apenas auxiliam o processo de escolha e

(2)

2

adaptação do aparelho auditivo, mas também podem contribuir para a reabilitção das habilidadse auditivas e auxiliar o paciente com as desvantagens e incapacidades resultantes da deficiência auditiva.

Portanto, com o objetivo de demonstrar as atualidades da área realizamos um levantamento de softwares nacionais e internacionais utilizados para o treinamento auditivo para população adulta e idosa na última década.

Este trabalho faz parte das atividades de um grupo interdisciplinar de pesquisa acadêmica (http://saude360.com.br) envolvendo professores e alunos da UNIFESP, USP, UNIP e IFSP que trata de informática para consumidor de saúde e sistemas de apoio a decisão em saúde.

Métodos

Foi realizado um trabalho de revisão sistemática, no período de 2001 a 2012, de softwares (plataforma web, cliente-servidor ou stand-alone) em periódicos nacionais e internacionais relevantes e indexados no PubMed, LILACS e SciELO em uma primeira fase e em uma segunda fase utilizado o Google e Google Acadêmico. Um total de 283 resultados, entre artigos, capítulos de livros, dissertações, teses e CD-ROM, foram encontrados, destes 111 referentes à segunda etapa .

A pesquisa foi estruturada por meio da combinação dos termos: treinamento auditivo, reabilitação auditiva, adulto, idoso, deficiência auditiva, auxiliares da audição, aparelho auditivo, softwares, hearing loss, auditory training, auditory processing, adult, auditory

rehabilitation, elderly, hearing aids.

Na busca uma única avaliadora analisou os resultados obtidos e selecionou os mais relevantes cujo título, resumo ou corpo do texto mantivesse relação com o objetivo do presente estudo. Desta forma foram identificadas 86 publicações, das quais foram analisadas de acordo com os critérios de inclusão: objetivo específico de treinamento auditivo por meio de softwares; tipo de intervenção audiológica (programa de treinamento) para usuários de auxiliares da audição ou para pacientes com distúrbios de processamento auditivo central; número da casuística acima ou igual a 8 sujeitos; grupo controle e experimental; análise estátistica dos resultados e a importância científica na área da reabilitação auditiva.

Resultados

Decorrente desta pesquisa 12 softwares foram encontrados e caracterizados em função do treinamento auditivo, destes seis internacionais e seis nacionais.

Foram relacionados no Quadro 1 os softwares internacionais e observações de seus avaliadores e no Quadro 2 apenas a especificação do TA de cada software.

Softwares Internacionais para Treinamento Auditivo

Atualmente há estudos internacionais4-13 voltados para o TA por meio da tecnologia computacional, dentre esses estudos podemos citar os descritos no Quadro 1 de acordo com: o software, número de sujeitos da pesquisa, programa de treinamento, resultados e diferenças encontradas após os treinos e o impacto do TA.

(3)

3

Quadro 1 - Softwares internacionais de treinamento auditivo para adultos e idosos.

Software Número de participantes Programa de treinamento Tempo de Treinamento Resultados Diferença entre o antes e o depois do treino Impacto do TA Análise dos dados

Computer-based auditory rehabilitatio n 8 N =10; idade = 25 a 60 anos vocal e consoante Frequência: 5 vezes por semana Vogal: 15.8% Consoante: 13.5% Melhora significativa em todo os pacientes; desempenho da percepção de discurso após o treinamento Speech perception assessment and training system (SPATS)9 N= 16 Idade: 26 a 90 anos sílabas e sentenças sem e com ruído Frequência: 2 vezes por semana Sílabas: 6% Sentença sem ruído: 13% Sentença com ruido: 9% Melhora no desempenho do reconhecimento de auditivo-visual mesmo mesmo sem o apoio visual Computer-Initial & Delayed training Group10 N= 23 Idade: 50 a 80 anos Identificação silábica, Voz feminina e masculina, sem e com ruído Frequência: 5 vezes por semana Reconhecimento de fonemas melhora de 8,8% a 10,6% Melhora significativa na identificação de sílabas Veterans Affairs Sentence Test (VAST)11 N = 8 Idade: 58 a 79 anos Palavras e sentenças sem e com ruído. Comunicação via telefone Frequência: 3 vezes por semana Reconhecimento das sentenças de 2,7% a 13,4% Melhora significativa da habilidade auditiva para reconhecimento da fala após o TA Computer-based self-administered training12 N= 11 Idade: 23 a 71 anos Palavras isoladas e sentenças Frequência: 5 vezes por semana Vogal: 2,5% Consoante: 8% Sentenças: 0% Melhora na discriminação de consoantes, entretanto não houve melhora na discriminação de vogais e sentença Listening and communicati on enhancement (LACE)5 N= 67 Idade: acima de 40 anos Sentenças com distorções físicas. Presença de ruído. Fala acelerada Frequência: 5 sessões por semana 90% dos indivíduos treinados melhoraram as habilidades nas tarefas treinadas Mostra que as habilidades

auditivas podem ser melhoradas

com treinamento auditivo

Softwares Nacionais para Treinamento Auditivo

Durante a busca não foram encontrados publicações científicas, dentro dos critérios de inclusão do presente estudo, referentes ao uso de softwares nacionais específicos para treinamento auditivo em adultos e idosos usuários de auxiliares da audição. Entretanto, foram encontrados seis softwares nacionais específicos para TA do processamento auditivo central para adultos, os quais estão apresentados no Quadro 2 com o respectivo treinamento auditivo.

(4)

4

Quadro 2 - Softwares nacionais de treinamento auditivo para adultos e idosos.

Software Treinamento Auditivo

Audio Training13 Treinamento de habilidades auditivas alteradas, tais como: discriminação, atenção sustentada, localização, ordenação temporal simples e complexa, fechamento, síntese binaural, integração e separação binaural, figura-fundo para sons não-verbais, atenção seletiva, reconhecimento de padrões temporais e memória de trabalho. Sons verbais e não verbais

EarMix 14 Pode ser usado para diagnóstico e atividades terapêuticas. Estimula o desenvolvimento de habilidades auditivas: figura-fundo, fechamento, análise e síntese binaural, assim como a percepção de padrões acústicos, permitindo a criação de estratégias monóticas e dicóticas, personalizadas para as necessidades de cada paciente. Pode ser gerado CDs em áudio para treino domiciliar

DuoTraining15 Treinamento das habilidades auditivas musicais: atenção, memória auditiva, discriminação, identificação de sons e melodias, ordenação e resolução temporal

Memo music 16 Treinamento das habilidades auditivas musicais: atenção, memória auditiva, discriminação, identificação de sons e melodias, ordenação e resolução temporal

Memo Training17 Jogo de memória com estímulos: visual, auditivo e auditivo visual,Sons Verbais e não verbais naturais

Escuta Ativa18 Oferece um conjunto de tarefas acústicas designadas para ativar o sistema auditivo e sistemas realiconados, de tal maneira, que suas bases neurais e compartamentos auditivos associados sejam alterados positivamente

Discussão

Observamos que estudos3,4-12 referem que para atuar na motivação do treinamento auditivo os softwares devem apresentar ao paciente material variado de atividades de escuta interativa e comunicação mais próximo possível da realidade da população com deficiência auditiva. Estudos8-12 demonstram parâmetros satisfatórios para o TA em adultos e idosos, no entanto não fornecem descrições detalhadas de seus protocolos. Com relação a estes estudos, vemo-os referenciados no Quadro 1 totalizando seis estudos selecionados sobre o TA por meio da tecnologia computacional. Destes cinco apresentam casuística entre 8 a 23 sujeitos e um apresenta 67 sujeitos. Entretanto, todos corroboraram com a melhora do desempenho das habilidades auditivas e compreensão da fala em ambientes ruidosos enfatizando a importância do TA6,8-12.

De acordo com o cenário nacional, observamos no Quadro 2 seis softwares13-17 desenvolvidos por fonoaudiólogos que não foram especificamente elaborados para adultos e idosos. Entretanto, todos referem poder ser utilizados para esta população. Dois destes softwares referem poder ser utilizados para o TA de pacientes adultos15,18. O software Memo Music16 é direcionado apenas para o TA de melodias musicais. Quatro softwares referem apresentar banco de dados estatístico para o acompanhamento do TA14-17.

Apesar da escassez da literatura sobre TA utilizando softwares para adultos e idosos usuários de auxiliares da audição, os estudos demonstram a importância do TA na melhora das habilidades auditivas desta população.

Conclusão

Observamos nos estudos encontrados evidência da importância da tecnologia computacional para o desenvolvimento de estratégias dinâmicas e atualizadas para o TA de indivíduos usuários de.auxliares da audição. O uso desses avanços tecnológicos contribui comprovadamente para a melhora das habilidades auditivas.

Verificamos também a necessidade, principalmente no Brasil, de mais pesquisas sobre o uso de softwares de TA para esta população. Considerando que apenas um dos estudos apresentou casuística significante, novas iniciativas no âmbito geral devem considerar um

(5)

5

número maior de sujeitos propiciando resultados mais conclusivos.

Agradecimentos

Agradecemos a FAPESP pelo auxílio por meio de uma bolsa doutorado concedida no 2012/05410-0, ao CNPQ Edital Universal no processo 4809/2011-8 em nome da Profa. Dra Wanderléia Q. Blasca, a Divisão da Saúde Auditiva do HRAC-USP e ao Departamento de Informática em Saúde – DIS/UNIFESP pelo apoio e incentivo ao desenvolvimento deste estudo.

Referências

1. Russo IP. Intervenção fonoaudiológica na terceira idade. Rio de Janeiro: Ed. Revinter Ltda; 2004.

2. Paiva KM et al. Envelhecimento e deficiência auditiva referida: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública. 2011; 27 (7):1292-1300.

3. Bronus k, Refaie AE, Pryce H. Auditory Training and Adult Rehabilitation: A Critical Review of the Evidence. Global Journal of Health Science. 2011; 3(1): 49-63.

4. Stacey PC, Raine CH, O’Donoghue GM, Tapper L, Tracey TA, Summerfield Q. Effectiveness of computer-based auditory training for adult users of cochlear implants. International Jouranal of audiology. 2010; 49(5):347-356.

5. Sweetow RW. Training the auditory brain to hear. The Hearing Journal. 2005; 58(6):10-16

6. Sweetow RW, Henderson-Sabes J. The case for LACE: listening and auditory communication enhancement training. The Hearing Journal. 2004;57(3):32-3

7. Sweetow RW, Palmer CV. Efficacy of individual auditory training in adults: a systematic review of the evidence. J Am Acad Audiol. 2005; 16(7):494-504.

8. Fu Q J, Galvin J, Wang X, Nogaki G. Effects of auditory training on adult cochlear implant patients: A preliminary report. Cochlear Implants International. 2004; 5(1), 84–90.

9. Miller JD, Watson CS, Kistler DJ, Wightman FL, Preminger JE. Preliminary evaluation of the speech perception assessment and training system (SPATS) with hearing-aid and cochlear-implant users. Proceedings of Meetings on Acoustics. 2008; 2(1): 1–9.

10. Stecker GC, Bowman GA, Yund EW, Herron TJ, Roup C M, Woods DL. Perceptual training improves syllable identification in new and experienced hearing aid users. Journal of RehabilitationResearch & Development. 2006; 43(4): 537-552.

11. Burk MH, Humes LE Effects of long-term training on aided speech-recognition performance in noise in older adults. Journal of Speech, Language, and Hearing Research. 2008; 51(3): 759-771.

12. Stacey PC, Raine CH, O'Donoghue GM, Tapper L, Twomey T, Summerfield AQ. Effectiveness of computer-based auditory training for adult users of cochlear implants. International Journal of Audiology, 2010; 49(1): 347–356.

13. Nunes C, Frota S. Audio training: software de apoio à terapia fonoaudiologica. [CD-ROM], Rio de Janeiro, RJ; 2006.

14. Gielow I. Earmix: desenvolvendo habilidades auditivas. [CD-ROM]. Pato Branco, Pr: CTS informática;2008.

15. Sanches M, Alvarez AA. Duotraining. [CD-ROM]. Pato Branco, Pr: CTS informática; 2011.

(6)

6

17. Sanches M.L, Alvarez A. Memotraining. [CD-ROM]. Pato Branco, Pr: CTS informática; 2011.

18. Alvares A, Sanches M.L, Guesdes M.C. Escuta Ativa. [CD-ROM]. Pato Branco, Pr: CTS informática; 2012.

Contato

Simone Virginia Vitti, Fonoaudióloga, CRFa 6718/SP

End: Rua Botucatu, 862, Vila Clementino, São Paulo-SP, Cep: 04023-062 Telefone: (11) 5576-1273, E-mail: svvitti@unifesp.br

Referências

Documentos relacionados

Isso porque tais estudos não consideraram a análise individualizada dos decis, de modo que não foi possível identificar um tratamento voltado à relação específica entre D1

REVESTIMENTOS (TINTAS, VERNIZES E ESMALTES VÍTREOS), COLAS, VEDANTES E TINTAS DE IMPRESSÃO; Resíduos do FFDU e da remoção de tintas e vernizes; resíduos de tintas e vernizes,

O método RoHS Engine (patente pendente) otimiza automaticamente os limites ideais de detecção para fonte de raios X e para a filtragem dos limites da amostra da liga e

 uma VIEW com o nome Carro_Especial será criada contendo os campos Fabricante, Tipo, Preco e Cor, onde todos os valores do campo Cor nesta VIEW serão iguais a Azul.  o

Dar ao usuário permissão para criar outros usuários e novos bancos de dados: ALTER USER luizete CREATEUSER

A Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem Presbiteral, que procederá à correção das provas, concederá a cada candidato/a uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

Frequência encontrada por gênero bacteriano em relação ao número total de colônias identificadas nas amostras coletadas de bovinos oriundos da Fazenda Santo Antônio, município

O(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvido(s) na elaboração deste relatório declara(m) que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente