• Nenhum resultado encontrado

Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Dias Abertos no CNC

Semana da Ciência e da Tecnologia 2012

Centro de Neurociências e Biologia Celular

Universidade de Coimbra

(2)

Durante a Semana da

Ciência e da Tecnologia, de

19 a 25 de Novembro,

instituições científicas,

universidades, escolas,

associações, museus e

Centros Ciência Viva de todo

o País abrem as suas portas

ao público, lançando um

convite irrecusável para

uma viagem pelo

conhecimento.

Nesta semana o Centro de

Neurociências e Biologia

Celular abrirá as suas portas

às Escolas e ao Público em

Geral para ficarem a

conhecer o que aqui se

investiga e ensina. Este ano

temos ainda para oferecer a

peça “MIM – My Inner

Mind” – criada pela

companhia de teatro

MARIONET e inspirada na

residência artística que

levaram a cabo no CNC em

2010.

(3)

1

“Quando a Memória nos Atraiçoa”

Cláudia MF Pereira [Faculdade de Medicina & Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra] 19 Novembro, 10h00

20 Novembro, 10h00 23 Novembro, 14h00

Local: CNC, antigo edifício da FMUC (Pólo I, Coimbra)

Todos nós nos esquecemos de um nome, onde pusemos as chaves ou se trancámos a porta de casa. É normal esquecer coisas de vez em quando. No entanto, esquecer como usar o telefone, fazer o troco, ou encontrar o caminho de casa podem ser sinais de problemas sérios de memória. O grupo ‘Mecanismos Moleculares de Doença’ do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra tem como objectivo identificar os mecanismos moleculares e celulares

envolvidos na perda neuronal associada à doença de Alzheimer (DA), uma patologia do sistema nervoso central que afecta a memória de forma progressiva. Usando modelos celulares e animais que mimetizam esta doença, pretende-se identificar novas estratégias que possam retardar ou mesmo parar o processo neurodegenerativo.

Organização: Grupo de Mecanismos Moleculares de Doença, Departamento de Neurociências e Doença do CNC.

Inscrições: por telefone (304 502 920) ou email (scicomm@cnc.uc.pt).

(4)

2

“Nanotecnologia Aplicada à Engenharia de Células e Tecidos”

Michela Comune [Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra]

19 Novembro, 14h00

Local: Laboratório de Biomateriais e Terapias Baseadas em Células Estaminais do CNC (Biocant, Cantanhede)

Nanotecnolgia é o estudo e a aplicação de novos materiais à escala nanométrica – entre 1 e 100 nanómetros (nm), que pode ser transversalmente usada em diversas áreas, tais como a química, física, ciência de materiais, engenharia e medicina. No nosso laboratório a nanotecnologia é usada num contexto de engenharia de tecidos, por exemplo na identificação de

biomateriais que melhorem o processo de diferenciação celular, nomeadamente nanopartículas e nanofilmes. Uma outra linha de investigação é a síntese de nanopartículas para entrega de biomoléculas com um objectivo terapêutico. Os estudantes terão a possibilidade de fazer uma visita ao nosso laboratório no Biocant Park onde terão contacto com investigadores que trabalham em diferentes projectos e com a tecnologia que estão a desenvolver.

Organização: Grupo de Biomateriais e Terapias Baseadas em Células Estaminais, Departamento de Biotecnologia e Saúde do CNC.

Inscrições: por telefone (304 502 920) ou email (scicomm@cnc.uc.pt).

Público-alvo: alunos de ensino secundário, alunos do ensino universitário e público em geral (máximo 30 participantes).

(5)

3

“Mitobuilding: Exercitar a Mitocôndria”

Anabela Rolo [Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra] 19 Novembro, 14h00

21 Novembro, 14h00 23 Novembro, 10h00

Local: MitoLab CNC, Departamento de Ciências da Vida da FCTUC (Pólo I, Coimbra)

Tal como em atletas de alta competição, um regime de treino intenso estimula a performance mitocondrial e consequente desempenho energético. Aumentar a eficiência energética é uma questão central em diversas patologias humanas. Indivíduos resistentes à insulina manifestam distúrbios múltiplos no metabolismo de

ácidos gordos e têm acumulação de lípidos em tecidos como o músculo esquelético. Um metabolismo mitocondrial deficiente e a subsequente diminuição na capacidade para oxidar os ácidos gordos, pode ser um fator causal na acumulação de lípidos intramuscular e o desenvolvimento de resistência à insulina. Disfunção mitocondrial inclui a perda de mitocôndrias, defeitos no sistema OXPHOS mitocondrial e diminuição da taxa de síntese de ATP. A estimulação da biogénese mitocondrial aparece como uma estratégia para o tratamento da Síndrome Metabólica, melhorando a atividade mitocondrial e protegendo a célula contra o fluxo aumentado de substratos reduzidos para a cadeia de transporte de eletrões e, portanto, reduzindo a inflamação metabólica.

Organização: MitoLab, Grupo de Toxicologia Mitocondrial e Doença, Departamento de Toxicologia Celular e Molecular do CNC.

Inscrições: por telefone (304 502 920) ou email (scicomm@cnc.uc.pt).

(6)

4

“Uma Molécula Sinalizadora Peculiar – O Óxido Nítrico no Sistema Nervoso”

Ana Ledo [Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra]

20 Novembro, 14h00 21 Novembro, 10h00 22 Novembro, 10h00

Local: CNC, antigo edifício da FMUC (Pólo I, Coimbra)

No cérebro, os processos eléctricos e químicos são a base funcional da actividade das células nervosas. Neste contexto, o óxido nítrico surge como um mensageiro sui generis, com propriedades físico-químicas distintas das demais. É uma peça chave tanto na regulação de fenómenos fisiológicos como em estados de doença. Utilizando estratégias experimentais

inovadoras e diferentes modelos biológicos, na nossa investigação tentamos compreender como o óxido nítrico é produzido no sistema nervoso bem como o seu papel na fisiologia e patologia do cérebro.

Organização: Grupo de Biologia Redox na Saúde a na Doença, Departamento de Toxicologia Celular e Molecular do CNC.

Inscrições: por telefone (304 502 920) ou email (scicomm@cnc.uc.pt).

Público-alvo: alunos de ensino secundário, alunos do ensino universitário e público em geral (máximo 30 participantes).

(7)

5

“Células e Máquinas: À Procura de Sinergias para Melhor Cartilagem”

Alexandrina Ferreira Mendes [Faculdade de Farmácia & Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra] 20 Novembro, 14h30

Local: Laboratório de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Pólo III

A cartilagem articular é um tecido altamente especializado que permite o movimento indolor, fornecendo superfícies quase sem atrito e amortecendo e distribuindo as forças exercidas sobre as articulações. A cartilagem articular é, porém, um tecido com muito pequena capacidade de reparação espontânea, ao contrário, por exemplo, do tecido ósseo. Assim, as lesões da cartilagem, resultantes de traumatismos, doenças ou simplesmente do

envelhecimento, não são reparadas e, pelo contrário, desencadeiam a sua destruição progressiva, com a consequente perda de mobilidade e dor que caracterizam a osteoartrite ou osteoartrose.

A engenharia de tecidos procura encontrar formas de obtenção in vitro de tecido que seja funcionalmente tão eficaz como a cartilagem normal, de modo a poder ser utilizado para reparar a cartilagem lesada. Esse objectivo ainda não foi atingido, apesar da grande evolução da última década.

Por isso, continuam a procurar-se formas de melhorar a qualidade da

cartilagem produzida in vitro. O nosso grupo está a utilizar um novo sistema de estimulação mecânica, desenvolvido em conjunto com um grupo de investigação em engenharia mecânica da Universidade de Aveiro. O objectivo é combinar estímulos mecânicos e bioquímicos para imitar o ambiente articular normal e estimular as células da cartilagem a produzir cartilagem funcionalmente eficaz.

Nesta actividade, os participantes terão oportunidade de ver culturas bi e tridimensionais de condrócitos, as células da cartilagem, e de ver o bioreactor (aparelho desenvolvido para estimular mecanicamente essas células) em funcionamento.

Organização: Linha de investigação em Biologia do Condrócito e Osteoartrite, Grupo de Imunologia Celular e Oncobiologia, Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do CNC e FFUC.

Inscrições: por telefone (304 502 920) ou email (scicomm@cnc.uc.pt).

(8)

6

M

M

I

I

M

M

M

M

y

y

I

I

n

n

n

n

e

e

r

r

M

M

i

i

n

n

d

d

Uma criação sobre o modo como o ser humano tem consciência de si e do mundo, e das investidas que faz no sentido de perceber essa sua forma de funcionar, no sentido de se conhecer melhor. O cérebro a olhar para o cérebro.

De Janeiro a Julho de 2010 a MARIONET foi um dos 10 candidatos seleccionados para uma realizar uma residência artística no âmbito do programa Rede de Residências – Experimentação Arte | Ciência e Tecnologia da responsabilidade conjunta da Ciência Viva e da DGArtes. A nossa residência decorreu no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), onde pudemos acompanhar diariamente as rotinas e projectos de alguns dos grupos daquele centro de investigação.

O facto de a nossa estadia ali ter sido uma “residência residente”, por nos ter sido cedido um espaço próprio dentro do centro para desenvolvermos o nosso trabalho, permitiu-nos uma interacção prolongada com o objecto do nosso estudo artístico, o que resultou numa enorme quantidade de materiais recolhidos, muitos dos quais não foram utilizados nos objectos artísticos criados no âmbito daquele programa.

É este acervo de materiais criativos, juntamente com a relação próxima entretanto estabelecida com o CNC, que pretendemos explorar na criação de MIM – My Inner Mind.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Encenação: Mário Montenegro; Intérpretes: Filipe Eusébio, Lucília Raimundo, Mário Montenegro; Espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem: Pedro Andrade; Música e interpretação: Marcelo dos Reis e José Miguel Pereira.

Local: Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (Pólo I, Rua Larga, Edifício da FMUC) Data: 21 de Novembro a 1 de Dezembro (4ª a Sábado) às 21h30

Reservas: aceitam-se reservas até ao dia do espectáculo (931 671 163 ou marionet@marioneteatro.com); os bilhetes deverão ser

levantados na Casa das Artes (Av. Sá da Bandeira, 83, Coimbra) ou no CNC na noite do espectáculo, até às 21h15. 10€ bilhete normal; 6€ estudantes, profissionais das artes e profissionais das ciências.

Apoios

Câmara Municipal de Coimbra, Centro de Neurociências e Biologia Molecular da Universidade de Coimbra, Governo de Portugal – Direcção-Geral das Artes, Fundação Bissaya Barreto, Ilídio design, MAFIA, RUC

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced