• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Professores: Rosane, Edson, Rafael Componente curricular: Ciências Turma: 91 e 92 Data:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Professores: Rosane, Edson, Rafael Componente curricular: Ciências Turma: 91 e 92 Data:"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Tarefa de estudos dirigidos a 1

Conceitos em Ecologia Prezadas e prezados estudantes.

Nas tarefas anteriores apresentamos os biomas brasileiros e mundiais, destacando as suas principais características e como os seres vivos são adaptados a cada ambiente. Na tarefa desta semana vamos conhecer alguns conceitos que são frequentemente utilizados em ecologia. Bons estudos!

Atividade 1. Quando mencionamos a palavra ambiente nos estudos sobre biomas, estávamos nos referindo a todos os componentes que formam esses ambientes. Eles podem ser de dois tipos:

a) FATORES ABIÓTICOS (a=não; bios=vida) são todos os componentes físicos ou químicos, ou seja, componentes não vivos, tais como, por exemplo, a quantidade de luz solar, de água, os nutrientes no solo, a temperatura, entre outros.

b) FATORES BIÓTICOS que são as ações e interações que envolvem os seres vivos, tais como, por exemplo, a forma como se alimentam, como se reproduzem, como se abrigam, entre outras.

Todas as espécies vivas dependem dos fatores bióticos e abióticos, ou seja, precisam de outros seres vivos para sobreviverem, assim como também das condições físicas e químicas que o ambiente oferece (temperatura, nutrientes no solo, disponibilidade de água, quantidade de chuvas, etc.).

Observe as imagens de diferentes biomas e escreva o que você considera fator biótico ou abiótico, conforme o exemplo.

Floresta Amazônica (Exemplo)

Fatores bióticos:

onça procurando alimento; arara voando; vegetação. Fatores abióticos:

água da cachoeira, luminosidade do sol.

Manguezal Fatores bióticos:

____________________________________________ Fatores abióticos:

____________________________________________

Pampa com geada Fatores bióticos:

____________________________________________ Fatores abióticos:

_____________________________________________

Fonte das imagens: https://br.blastingnews.com/curiosidades/2018/03/fatos-que-voce-dificilmente-sabe-sobre-a-floresta-amazonica-002427145.html; https://es360.com.br/festa-em-vitoria-no-dia-municipal-do-manguezal/;

https://br.pinterest.com/pin/78953799696411612/

Aluno(a): Professores: Rosane, Edson, Rafael Componente curricular: Ciências Turma: 91 e 92 Data: 13/11/2020 E-mail da professora: rosanebio2007@gmail.com

(2)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Atividade 2. O termo Ecologia (do grego oikos, que significa casa, e logos, que significa ciência), foi usado pela primeira vez em 1866 pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel (1934-1919). A Ecologia, portanto, é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. As relações ecológicas podem ser estudadas em diferentes níveis. São eles:

Espécie: considera-se espécie aqueles organismos que podem se acasalar na natureza e produzir descendentes (filhos) férteis (que podem ter filhos também). Este é um conceito bem simplificado de espécie. Existem estudos mais complexos que acrescentam mais informações a respeito do que seja efetivamente uma espécie. Para designar uma espécie indicamos o seu nome científico, mas no cotidiano usamos geralmente o seu nome popular. Por exemplo, o quero-quero (Vanellus chilensis).

População: conjunto de seres vivos de uma mesma espécie que vivem em determinada área em um mesmo intervalo de tempo. Exemplo: população de quero-quero (Vanellus chilensis) do Campus do Vale da UFRGS.

Comunidade: conjunto de populações de diferentes espécies que vivem em uma determinada área em um mesmo intervalo de tempo. Por exemplo: populações de joão-de-barro (Furnaris rufus), quero-quero (Vanellus chilensis), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), caturrita (Myiopsitta monachus) e vegetais como pitangueiras (Eugenis uniflora), patas-de-vaca (Bauhinia forficata), todos habitando o campus do Vale da UFRGS.

Ecossistema: conjunto composto pela comunidade de seres vivos (fatores bióticos) de uma área e os fatores físicos (fatores abióticos) com os quais eles interagem. Por exemplo, o Morro Santana no Campus do Vale, o bioma da Floresta Amazônica. É importante destacar que uma ecossistema pode ter diferentes escalas, ou seja, pode ser muito grande, como o planeta inteiro, ou até ser representado por algo pequeno como, por exemplo, um aquário. O importante é que tenhamos fatores bióticos e abióticos em interação.

Biosfera: região do ambiente terrestre onde há seres vivos. É o ecossistema global

Observe as imagens e coloque os números correspondentes aos níveis de organização que elas ilustram: 1. espécie, 2. população, 3. comunidade, 4. ecossistema, 5. biosfera.

Fonte das imagens: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/04/especies-ameacadas-lobo-guara-cerrado-dia-da-terra; https://apremavi.org.br/mata-atlantica/biodiversidade/; https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/recifes-corais.htm;

https://blog.biologiatotal.com.br/cerrado-a-savana-brasileira/; https://climate.nasa.gov/climate_resources/205/twin-blue-marbles/ Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) Quatis (Nasua nasua)

Os recifes de coral abrigam diferentes espécies

(3)

Tarefa de estudos dirigidos a

Atividade 3. Os organismos vivem em determinados lugares que atendam as suas necessidade de sobrevivência. Chamamos estes lugares de hábitats. Há diferentes hábitats no mundo onde as espécies evoluíram e se especializaram.

A forma como um organismo vive em um determinado ambiente chamamos de nicho ecológico, ou seja, é o papel ecológico que a espécie desempenha no lugar onde vive: o que come, como interage com outros organismos, como se reproduz, etc.

Para entendermos melhor, podemos dizer que o h bi a de m o gani mo o e ende e o , o nicho a a p ofi o .

Em um mesmo hábitat podemos encontrar muitos nichos diferentes. O hábitat de macacos, por exemplo, pode ser uma floresta. Porém, muitos outros animais podem viver lá também, mas com estilos de vida (nichos) completamente diferentes. Por exemplo, o nicho dos macacos é comer frutas, viver nas árvores, reproduzir preferencialmente na estação mais seca; já as onças podem se alimentar de diferentes animais da floresta, circular por grandes extensões em busca de alimento e não ter um período específico de reprodução.

O contrário também pode acontecer. Duas espécies podem viver no mesmo hábitat e ter nichos muito parecidos. Por exemplo, na floresta podem ter algumas aves que comam as mesmas frutas que os macacos. Dizemos assim que, quando duas espécies tem nichos semelhantes no mesmos hábitat, entram em processo de competição pelos recursos.

Agora leia atentamente o enunciado para completar o quadro abaixo.

Ao mergulhar no mar próximo à praia, encontramos em uma grande rocha vários seres vivos: algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem com água, seres microscópios que nela vivem para se alimentar. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-ma p endem e b a o no moluscos presentes na rocha e sugam o animal para se alimentar. Os ouriços-do-ma a pam a ocha com e den e , alimentando-se de detritos (texto adaptado de questão do vestibular da UERJ).

A seguir, complete a tabela identificando HÁBITAT e NICHO ecológico de cada ser vivo.

SER VIVO HÁBITAT NICHO ECOLÓGICO

Algas Craca Anêmona-do-mar Estrela-do-mar Ouriço-do-mar

Fonte das imagens: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=972&evento=4;

https://br.pinterest.com/pin/534802524495904498/; https://www.drcurioso.com.br/noticia/sete-curiosidades-sobre-as-estrelas-do-mar/; https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/1363-como-o-ourico-do-mar-pode-contribuir-com-o-sequestro-de-carbono.html

(4)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

1.

Educação Física 32 – Revisão dos fundamentos do Futebol

Os estudantes que encontram-se de 1 a 15 na lista de chamada de sua turma devem realizar a tarefa e encaminhar ao professor Ivan (ivanlivindocap@gmail.com) ou pelo Whatsapp: 99324-8562 enquanto que os alunos que encontram-se de 16 a 30 na lista de chamada deverão realizar e encaminhar ao professor Daniel (dgvasques@hotmail.com). Identificar a tarefa com o nome e a turma.

Durante o ano letivo de 2020, quando se abordou em Educação Física o conteúdo de Futebol e Futsal, verificou-se que, para que o jogo possa ocorrer, são necessários determinados fundamentos técnicos, como por exemplo: domínio de bola, passe, condução da bola, drible, chute e reposição da bola em jogo quando essa sai de campo. Muitas técnicas são utilizadas nessas modalidades esportivas, porém pode-se afirmar que enquanto algumas delas são específicas do Futebol (de campo), outras s o ili adas com mais freq ncia no F sal ( futebol de salão ).

A tarefa dessa semana consiste em 1) escrever no pontilhado o nome do fundamento técnico correspondente à imagem e 2) identificar em qual(is) modalidade(s) esportiva(s) ela é utilizada, no Futebol, no Futsal ou em ambos.

1- Fundamento ... Esporte(s) ... 2- Fundamento ... Esporte(s) ... 3- Fundamento ... Esporte(s) ... 4- Fundamento ... Esporte(s) ... 5- Fundamento ... Esporte(s) ... 6- Fundamento ... Esporte(s) ... Aluno(a): Professores: Daniel Vasques e Ivan Livindo Componente curricular: Educação Física

Turma: 81, 82, 91 e 92 Data: 13/11/2020 E-mail dos professores: dgvasques@hotmail.com ivanlivindocap@gmail.com

(5)

7- Fundamento ... Esporte(s) ... 8- Fundamento ... Esporte(s) ... 9- Fundamento ... Esporte(s) ... 10- Fundamento ... Esporte(s) ... 11- Fundamento ... Esporte(s) ... 12- Fundamento ... Esporte(s) ...

(6)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

MOVIMENTOS SOCIAIS E OS POVOS ORIGINÁRIOS

Instruções: leia atentamente o texto a seguir. Após, responda as atividades que seguem.

“Não somos chilenos, somos mapuches!”: as vozes do passado no presente da luta mapuche por seu território

“Não somos chilenos, somos mapuches!”. Essa é uma das frases repetida por Matías Catrileo, uma das lideranças mapuches presente em inúmeros vídeos que circularam nacionalmente no Chile nos últimos tempos. O pano-de-fundo: o conflito entre as reivindicações mapuches e os interesses políticos e econômicos que objetivavam desarticulá-los, seja pela política de criminalização exercida por meio do Estado, seja, no limite, pela sua eliminação política e cultural. As redes de televisão chilenas, em geral, acabaram por reduzir as imagens: os mapuches de um lado, sob o discurso da periculosidade, e a polícia do outro, sob a necessidade de melhor organizar-se para debelar os entes perigosos. Instaurou-se, portanto, um conflito no Chile entre o Estado (muitas vezes representando os interesses de empresas transnacionais) e a Nação Mapuche.

Este é um conflito que não se inicia com a independência nacional, em 1818, mas que, no entanto, se intensifica partir daí gestando não apenas a redução territorial do povo mapuche, como também um processo brutal de criminalização. Apesar das nuances nesta conflitual relação dos mapuches com o Estado desde tempos mais distantes, é justamente em meados de 1990 que cresce fortemente a reivindicação pelo reconhecimento das especificidades socioculturais mapuches face ao restante da comunidade chilena. Se por um lado o domínio do Estado buscava atingir a sua totalidade, é justamente da tensão deste processo que o movimento mapuche emerge com discursos bem mais elaborados, utilizando-se da sua identidade.

A ligação entre “identidade” e “terra” é total na cosmovisão mapuche, no entendimento de si e da sua comunidade, do próprio wallmapu, o País Mapuche. “Mapu” significa terra, enquanto “che” significa pessoa. Há aqui uma ligação indissociável da identidade coletiva e individual com o meio: a pessoa, o que ela é está intimamente ligado à terra. O “mapuche” é literalmente a “gente-da-terra”, ele complementa a terra – o seu território – e a terra o adorna reflexivamente de significados para que sua própria existência seja preenchida de sentido. Logo, o movimento mapuche reclama não somente a “reconstrução” da sua identidade há muito desvalorizada e corroída pelo processo colonial, mas remete à vontade de criação de uma Aluno(a): Professoras: Arlene e Evelin Componente curricular: Estudos Latino-americanos

Turma: 91 e 92 Data: 02/11 a 13/11 E-mail da professora: Turma 91 – evelin.geografia@gmail.com Turma 92 – profarlenehistoria@gmail.com

(7)

identidade coletiva que face ao projeto de Nação chileno passa a reafirmar-se pelo questionamento do “outro estabelecido”: da sociedade chilena e do próprio Estado. Portanto, a década de noventa é um marco referencial na modificação da luta mapuche, onde não apenas o território será reivindicado, mas a própria necessidade de se afirmar a sua autonomia, ou wallmapu tañi kizungünewün [autogobierno del País Mapuche], em relação ao Estado Chileno.

Essa diferença de visão, onde a natureza possui o direito a ser respeitada, onde a relação homem-natureza dá-se em harmonia, colide com os interesses das grandes empresas extrativistas e florestais, que veem no território mapuche grandes acúmulos de reservas naturais e, em especial, o potencial de exploração dos seus rios, de fontes energéticas e das suas reservas madeireiras. De fato, não apenas os mapuches, mas muitas outras comunidades indígenas na América Latina estão em territórios de interesse das empresas, o que tem acirrado conflitos e posto em causa as garantias dos direitos dos povos originários. Sob esta perspectiva foi aprovada pela ONU, em setembro de 2007, a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas.

A percepção dos movimentos indígenas da necessidade de se buscar efetivação dos seus direitos e, acima de tudo, da autonomia dos seus territórios é patente. Um mês após a aprovação da Declaração pela ONU realizou-se, entre os dias 10 e 12 de outubro, o Encontro Mundial dos Povos Indígenas nas cidades de La Paz, Tiwanaku e Chimoré, na Bolívia. Dentre os objetivos estava o de se discutir a autonomia das terras indígenas como forma de proteção destas diante do modelo econômico global. Esse encontro estabeleceu parâmetros de organização para os povos originários, e foi encerrado com a divulgação de uma Carta que estabelece 14 pontos comuns de reivindicação aos Estados Nacionais.

Assim, a “política de combate” ao inimigo do Estado passa pelo processo de desumanização do outro, pela sua estigmatização e/ou barbarização. Tal “tendência” amplia-se no caso dos mapuches, em especial por se tratar de um povo que busca se estabelecer em contraponto à nação chilena: autonomia do povo mapuche [wallmapu tañi kizungünewün], refortalecimento do mapuzugun, legitimação do território como forma a reviver a sua cultura, dentre outras questões que necessitariam maior aprofundamento. O contexto mapuche impõe maiores debates acerca dos conflitos instaurados pela emergência Estado-Nação na América Latina face às políticas daí derivadas para os povos originários. Este passado parece essencial para a compreensão dos conflitos contemporâneos, sobretudo no que tange aos discursos de criminalização destes últimos por parte do Estado.

(8)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Texto adaptado de: Interface: a journal for and about social movements. Volume 3, n. 1, p. 118 – 144, maio de 2011.

Glossário:

Cosmovisão: maneira subjetiva de ver e entender o mundo; visão de mundo.

Imagem 1

-Bandeira Wenufoye criada pela organização indigenista "Conselho de Todas as Terras" em 1992. É também empunhada em atos e manifestações relativas à nova constituição chilena.

A partir da leitura e reflexão do texto anterior, responda:

1 - O que pode caracterizar o movimento mapuche enquanto um movimento social? 2 - Quais são as reivindicações que o movimento mapuche possui?

3 - Porque a luta pelo território é tão significativa para o povo mapuche?

4 - Os Mapuche não estão sozinhos em suas reivindicações, principalmente na busca da garantia ao seu território originário. Qual é a importância do estabelecimento dessas redes de solidariedade entre os diversos povos originários e porque elas ocorrem?

Para saber mais:

Na última semana os chilenos obtiveram uma grande vitória. Leia a reportagem a seguir e, caso tenha ficado interessado, é possível acessar a matéria completa em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54689493

No domingo (25/10), os chilenos deram seu apoio massivo a uma nova Constituição, uma das principais demandas dos manifestantes que ocuparam ruas do país por meses.

A atual Constituição chilena remonta a 1980 e, embora alterada várias vezes, é criticada por ser uma herança do regime militar de Augusto Pinochet e por dar um papel residual ao Estado na prestação de serviços básicos, o que é justamente um dos motivos dos protestos que começaram em 18 de outubro de 2019 e se estenderam até março de 2020, em um movimento que passou a ser conhecido como estallido social (ou estouro social, em tradução literal). Segundo o resultado das urnas, 78% dos eleitores votaram pela mudança da Carta atual e 22% rejeitaram a proposta.

A Assembleia Constituinte será formada em um novo pleito em abril de 2021, com paridade de gênero (50% mulheres e 50% homens). Na votação de domingo, os eleitores também decidiram que a Constituinte não será mista, com metade dos assentos destinados a parlamentares em exercício, mas sim inteiramente formada por novos membros eleitos, sem necessidade de filiação partidária. Assim, representantes do Congresso não participarão da nova Constituinte e haverá uma cota de assentos reservados para os povos indígenas, embora o Congresso chileno ainda não tenha definido quantos e como serão eleitos. Apenas normas aprovadas por dois terços dos futuros constituintes serão incorporadas à nova Carta chilena.

(9)

1.

EUROPA: União europeia

Europa e União Europeia (UE) não são sinônimos. A primeira é um continente formado por 50 países, já a segunda, é um bloco econômico do tipo união econômica e monetária formada por 27 Estados-membros. Inicialmente, a primeira tentativa de formar um bloco econômico na Europa surge logo após a Segunda Guerra Mundial, para incentivar a cooperação econômica, partindo do pressuposto de que se os países tivessem relações comerciais entre si, dependendo economicamente um dos outros, reduziria o risco de conflitos. Em 1958, foi criada a Comunidade Econômica Europeia (CEE), então constituída por seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Desde então, mais 22 países aderiram a esta grande organização, formando um enorme mercado único.

Em 1991, a partir do Tratado de Maastricht passou a chamar-se União Europeia (UE), refletindo esta evolução. A imagem ao lado reproduz a bandeira da UE. Sendo assim, compõem o bloco da UE os seguintes países, segundo o ano de adesão: 1958 – Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos; 1973 – Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; 1981 – Grécia; 1986 – Espanha e Portugal; 1995 – Áustria, Finlândia e Suécia; 2004 – República Tcheca, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia; 2007 – Bulgária e Romênia; 2013 – Croácia. Em 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido saiu da União Europeia. O processo vinha se desenrolando

desde 2017 a partir de uma votação em que os habitantes do Reino Unido puderam se posicionar sobre a permanência ou não no bloco. Após a decisão de saírem da UE, conhecida como Brexit (Britain Exit) o processo finaliza-se somente este ano, com a saída oficial do Reino Unido. O quadrinho ao lado resume este momento e revela o impasse vivido pelo Reino Unido.

A adesão à UE é um processo complexo e demorado. Além de ter de cumprir as condições de adesão, o país candidato tem de aplicar a legislação e a

Aluno(a): Professora: Evelin Biondo Componente curricular: Geografia

(10)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

a regulamentação europeia em todas as áreas. Atualmente, são candidatos: Albânia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia. São potenciais candidatos a Bósnia-Herzegovina e Kosovo.

Este mercado único, baseia-se em quatro fundamentos permitidos aos cidadãos europeus dentro da UE: viver ou trabalhar em qualquer país da UE; transferir dinheiro; vender bens sem restrições; e prestar serviços em condições de igualdade. Ou seja, um português pode trabalhar em Luxemburgo sem problemas ou ainda comprar uma casa na Itália. O euro (cujo símbolo é €) é a moeda oficial de 19 dos 27 países da União Europeia, constituindo zona do euro e a partir de 2002 os países que aderiram a nova moeda passaram substituir suas antigas moedas nacionais pelo euro. Alguns países da UE têm ainda de cumprir os critérios necessários para aderir à área do euro, ao passo que a Dinamarca optou por não participar. Andorra, Mônaco, San Marino e a Cidade do Vaticano adotaram o euro como moeda nacional por força dos seus acordos monetários com a UE. No entanto, não fazem parte da zona euro, dado que não são países da UE.

Glossário Bloco Econômico – organização de países criada para

promover a integração econômica, o crescimento e a competitividade internacional dos países-membros. União econômica e monetária – é um dos estágios de integração dos blocos econômicos, em que os países-membros concordam em

adotar uma moeca comum e alinhar as

suas políticas

(11)

O mapa a anterior demonstra às incorporações à UE após o tratado de Maastricht, bem como os países da Zona do Euro, representados no mapa por uma moeda. Estão indicados também os países candidatos à UE. No infográfico a seguir, apresentamos alguns dados gerais sobre a UE. Ao contrário do que podemos imaginar, há uma grande diversidade dentro da própria UE, tanto no que se refere às diversas culturas que compõe o bloco, até diferenças na economia. Por exemplo, em agosto de 2020, a Espanha apresentava um pouco mais de 15% de taxa de desemprego enquanto que na República Tcheca este número é de 2,7% da população economicamente ativa.

Tradução (da esquerda para a direita, de cima para

baixo): - A União Europeia em números; - população 512 milhões; - área 4473 680 km²; - taxa de desemprego 7,6% ; - taxa de fertilidade 1,6 filhos por mulher;

- PIB per capta €30000; - importação/ exportação de mercadorias: 36% vem de dentro da UE,

64% vem de fora da UE; - energia renovável 17% do total de energia consumida na UE.

Instruções: a partir da leitura do texto anterior, responda as atividades que seguem.

1 - Explique 3 vantagens da criação de um bloco econômico do tipo união econômica e monetária. 2 - Cite 5 países europeus que não integram a UE.

3 – Quais são as vantagens ao abolir as fronteiras com um país vizinho, como ocorre para os cidadãos da União Europeia dentro da UE?

4 - As origens da oposição dos britânicos à União Europeia (UE), que estão na justificativa do Brexit, remontam ao fato de que, historicamente, eles nunca abraçaram uma identidade europeia. O Brexit representa um duro golpe ao projeto de integração europeu cujas origens datam do pós segunda guerra mundial.

Adaptado de: BBC Brasil, junho de 2016 Aponte um motivo de ordem econômica ou social relacionados aos interesses daqueles britânicos que desejam sair da UE.

(12)

Tarefa de estudosdirigidos a distância

Atenção: para realizar esta Atividade você deve ler atentamente o texto, da semana

30, De Getúlio à Campanha da Legalidade no Rio Grande do Sul, nos subtítulos:

governo Jânio Quadros e a Campanha da Legalidade

.

1 - (UFMG, adaptada) Nas eleições presidenciais de 1960, o candidato Jânio Quadros

destacou-se usando o seguinte jingle de campanha:

"Varre, varre, varre, varre, varre, varre, vassourinha/ Varre, varre a bandalheira/

Que o povo já está cansado/ De sofrer desta maneira/ Jânio Quadros é a

esperança deste povo abandonado."

Junto a esse jingle, Jânio Quadros utilizava como símbolo da sua campanha:

A) A foice e o martelo, que simbolizavam seu alinhamento com a União

Soviética.

B) Máquinas e Usinas Elétricas, que simbolizavam a industrialização do país.

C) A vassoura, que simbolizava o combate á corrupção.

D) A enxada, simbolizando a necessidade de se implantar uma reforma agrária

no país.

E) A águia de cabeça branca, representando seu alinhamento com os Estados

Unidos da América.

2 - Entre as atitudes polêmicas que marcaram o curto governo de Jânio Quadros,

esteve:

a) o fechamento do Congresso Nacional.

b) o rompimento de relações diplomáticas com os Estados Unidos.

c) a condenação da UDN (União Democrática Nacional) à ilegalidade.

d) a tentativa de assassinato do vice-presidente, João Goulart.

e) a proibição da realização de desfiles de biquíni.

Professor: Vanderlei Machado Componente curricular: História Aluno(a): Turma:

(13)

Tarefa de estudosdirigidos a distância

3 - (UFRGS, ada ada) A de

ada Ca

a a da Le a dade , c

da R o

Grande do Sul no final de agosto de 1961, foi uma consequência da:

a) renúncia do presidente Getúlio Vargas.

b) renúncia do presidente Jânio Quadros, que provocou a mobilização política

para garantir a posse do vice-presidente João Goulart.

c) renúncia do presidente Juscelino Kubitschek, fato que provocou uma extensa

mobilização militar visando garantir a posse de João Goulart.

d) renúncia do presidente Castelo Branco, o que permitiu a posse de Costa e

Silva

4 - Para garantir a posse de João Goulart na presidência da República, foram

realizadas negociações para a implantação de uma nova forma de governo. Que

forma de governo foi esta?

a) Ditadura

b) Presidencialismo

c) Capitalismo

d) Comunismo

e) Parlamentarismo

5 - (Mackenzie SP/2003, adaptada) Durante a Campanha da Legalidade, os

brasileiros vivenciaram onze dias em clima de golpe de Estado. O país estava

dividido entre os legalistas (entre eles o Governador gaúcho Leonel Brizola, que

apoiavam a posse do vice-presidente) e os golpistas, (que queiram impedir a posse de

João Goulart na presidência da República). A grave crise foi solucionada por meio:

a) da renúncia do vice-presidente João Goulart.

b do retorno ao poder do ex-presidente Jânio Quadros

c) do confronto militar entre as duas facções.

d) da emenda constitucional que introduziu o parlamentarismo.

e) do golpe de Estado liderado pelos militares.

(14)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Título ou conteúdo da tarefa: Jogando e aprendendo

Ao longo do mês de outubro, você foi convidada/o a ler textos sobre a infância e suas relações com a sociedade e sobre as práticas comumente associadas a ela, entre elas os jogos e as brincadeiras. Na quinzena, falamos sobre a diferença entre jogar, praticar esportes e brincar: Você consegue diferenciar esses conceitos agora?

Todos esses temas estiveram a serviço de um objetivo comum: revisitar os processos para a realização

de uma pesquisa científica. Na semana 15/16, você já havia estudado sobre Metodologia de pesquisa. Você

lembra? Naquele material dissemos que a metodologia “se refere ao caminho escolhido para se chegar ao fim proposto pela pesquisa, ou seja, é o conjunto de procedimentos que o pesquisador realiza para entender o objeto de estudo”. Logo, as metodologias de pesquisa são variadas e dependerão podem daquilo que for pesquisado. Quem pesquisa dispõe de diferentes procedimentos: entrevistas, leituras, testes laboratoriais, análise a partir de gravações audiovisuais, observação de fenômenos da natureza, entre outros tantos. A escolha apropriada dos métodos de pesquisa auxiliará a pesquisadora e o pesquisador a chegar a conclusões autorais.

Levando em conta tudo isso, nesta semana convidamos você a revisar conceitos e, ao mesmo tempo, a aprender mais sobre três tipos de caminhos de pesquisa, já apontados anteriormente: a bibliográfica (1), a laboratorial (A) e a qualitativa interpretativa (I). Para isso, desenvolvemos um tabuleiro, que se encontra na última página. Antes de jogar, contudo, você vai encontrar na página 2, três colunas: cada uma delas se refere a uma das metodologias e traz 10 passos para o desenvolvimento de uma pesquisa. Só que você precisará colocar esses passos, essas etapas, em ordem antes de iniciar seu jogo, conforme explicamos a seguir. É necessário, então:

Ler cada coluna. Elas se referem a cada tipo de metodologia. Na pesquisa bibliográfica, coluna 1, ordene-os de 1 a 10; na laboratorial, coluna 2, de A a J; e na qualitativa-interpretativa, coluna 3, de I

a X.

Passar a limpo cada uma das tabelas com as etapas em ordem em uma página do seu caderno.

Pegar um dado e convidar algum/a familiar para jogar e para se divertir aprendendo junto com você. *se você não tiver um dado, pode construir um a partir da planificação do cubo presente na tarefa da semana 24 da integrada de Artes e Matemática.

Como jogar:

Será necessário usar um dado para jogar e avançar as casas de cada caminho. Cada símbolo, letra ou número é uma casa. Assim, aquele/a participante que chegar primeiro ou à casa 10 ou à casa J ou a casa X será o/a vencedor/a;

Toda/os a/os participantes saem da lente da lupa, onde há um boneco, e devem escolher somente um dos três caminhos para seguir. Cada caminho pertence a um dos tipos de pesquisa, que já estarão com os passos ordenados por você (bibliográfica, caminho 1; laboratorial, caminho A; qualitativa-interpretativa, caminho I);

O número máximo de passos em cada jogada é 3. Assim, quando o você tirar de 1 ou 4, você anda 1 casa; se você tirar 2 ou 5, anda 2 casas; e se tirar 3 ou 6, anda 3 casas;

Se chegar a uma casa em forma de círculo preto, significa que você teve um problema em sua pesquisa (seus dados não são suficientes; sua bibliografia está desatualizada; você ficou sem alguma substância para realizar testes de laboratório). Logo, deve esperar 2 rodadas sem jogar.

Se chegar a uma casa com um quadrado vermelho, você deve iniciar a sua pesquisa do início já que mudou seus objetivos após iniciá-la;

Se chegar a uma casa com um triângulo azul, parabéns! Você conseguiu mais recursos para a sua pesquisa e poderá terminá-la antes do tempo esperado. Nesse caso, você tem direito a jogar outra vez e a avançar as casas que ele mostrar.

Observações Importantes:

Caso você não tenha impressora, o jogo pode ser reproduzido facilmente em uma folha qualquer à mão. Você pode desenhar seu tabuleiro, utilizando o nosso como inspiração;

Se tiver como imprimir a tarefa, lembre-se que embora não seja necessário, é interessante que você recorte cada um dos passos da tabela a fim de separá-los e ordená-los.

.

Vamos lá?

Aluno(a): Professores: IC Pixel 90 Componente curricular: Iniciação Científica Turma: Data: até 20/11/2020 Professora articuladora: Rosane Nunes Garcia

(15)

Tarefa de estudos dirigidos a distância Bibliográfica (De 1 a 10) Laboratorial (De A a J) Qualitativa-interpretativa (De I a X) Faça anotações sobre os textos que

você está lendo, estabelecendo relações entre eles.

Lembrete: anote as fontes completas e as páginas de onde está retirando suas anotações. Elas são fundamentais para suas referências bibliográficas.

Identifique as informações especializadas existentes sobre seu assunto de pesquisa que podem estar disponíveis em diferentes fontes (palestras, revistas, sites etc.).

Lembrete: para fazer uma revisão bibliográfica você precisa combinar palavras-chave.

Verifique as publicações especializadas que existem sobre seu assunto de pesquisa.

Lembrete: para fazer uma revisão bibliográfica você precisa combinar palavras-chave.

Procure chegar a conclusões autorais, ou seja, algo novo que não tenha sido apresentado ainda por outros/as pesquisadores/as.

Crie uma ou mais hipóteses que expliquem seu problema de pesquisa.

Esteja presente nos encontros cotidianos dos/das participantes da pesquisa, observando as suas ações e gerando os dados para o estudo.

Eleja quais são as leituras essenciais ao desenvolvimento de sua pesquisa.

Elabore sua questão ou problema de pesquisa, considerando suas leituras.

Certifique-se de que o/a pesquisador/a tem a autorização dos/das participantes para iniciar a pesquisa no lugar escolhido. Retome suas anotações e verifique se

há necessidade de buscar fontes complementares.

Teste suas hipóteses através dos resultados que você obteve por meio da realização de experiências.

Lembrete: as condições para a realização de um experimento devem controladas, ou seja, todos os seus experimentos devem ser repetidos da mesma forma, para não haver interferência nos resultados.

Divulgue os resultados da pesquisa na comunidade em que ela foi realizada e em publicações especializadas, mostras ou eventos.

Verifique se é necessário retomar seu recorte temático, considerando as leituras realizadas.

Realize um plano de ações para testagem de suas hipóteses.

Em virtude do que encontrar em suas observações, realize uma busca bibliográfica complementar.

Compartilhe os resultados de sua pesquisa.

Torne públicos os resultados de sua pesquisa.

Analise profundamente aquelas ações, realizadas pelos/as participantes da pesquisa, que tenham relação com o interesse do estudo.

A partir do levantamento bibliográfico, estabeleça o tema e formule seu problema de pesquisa.

A partir dos resultados obtidos, contribua com os conhecimentos científicos por meio de sua pesquisa.

Elabore textos nos quais entrem em diálogo a bibliografia utilizada e a análise dos dados que foram gerados em campo. Leia com atenção o material

levantado na revisão bibliográfica.

Repita ou reveja as etapas e colete novas informações, se necessário.

Faça registros sistemáticos das ações dos seus participantes de pesquisa, levando em conta seus objetivos.

Lembrete: para realizar os registros a/o pesquisador/a pode se munir de diversos suportes, desde anotações manuais até gravações audiovisuais.

Ao longo de suas leituras, dialogue com os textos, incluindo suas próprias análises.

Abandone ou confirme suas hipóteses a partir do resultado de suas experiências.

Revise seus registros ao concluir o período de observações e selecione pontos importantes que possam se configurar como dado de pesquisa a ser analisado. Descubra que publicações já existem

sobre o assunto de sua pesquisa. Lembrete: para fazer uma revisão bibliográfica você precisa combinar palavras-chave.

Analise e interprete seus dados já testados.

Formule seu problema de pesquisa e, levando-o em consideração, escolha o lugar onde os dados serão gerados.

Tarefa: além de jogar, você precisa enviar aos seus professores e às suas professoras a imagem nítida do seu caderno com as etapas de metodologia ordenadas e copiadas a próprio punho. Use caneta azul ou preta.

(16)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

E-mails para o retorno da tarefa: Gina (Inglês) - gina.neves@ufrgs.br

Hugo (Espanhol) - correahugojc@gmail.com Gabriela (Francês) - ic90frances@gmail.com Rosita (Alemão) - rositaschm@gmail.com

(17)

Orientações para a realização da tarefa — Semanas 31 e 32 Caras alunas e caros alunos, esperamos que todas e todos estejam bem!

A atividade das próximas duas próximas semanas será uma integrada entre Artes, Matemática e Literatura e Língua

Portuguesa. Vocês irão utilizar as suas experiências e conhecimentos já construídos ao longo das tarefas anteriores sobre Alice no País das Maravilhas e sobre o Novo Planeta.

Na tarefa passada de Literatura e Língua Portuguesa, vocês receberam um trecho do livro Alice no País das

Maravilhas/Capítulo I, em que a Falsa Tartaruga explica para Alice como eram as aulas em sua escola. Vamos relembrar uma

passagem do texto, na versão traduzida por Ana Maria Machado1:

Bom, a a come a , a gen e inha a imei a le a e a endia Leiteira e Distrita replicou a Falsa Tartaruga. De oi inham a quatro operações aritméticas: Ambição, Distração, Publificação e Diversão.

Ao longo deste capítulo, ainda aparecem outras disciplinas estranhas. Você obsevou que a autora buscou, em sua tradução, realizar jogos linguísticos , associando-as a componentes que já conhecemos, provocando estranhamento tanto em Alice, quanto em nós, leitores?

Colo-rir;

Mistéria Antiga e Mistéria Moderna; Desdenho;

Jografia; Parte; Latir;

Educação Partística.

Já em Codex Seraphinianus, [livro que usamos nas integradas de Artes e Matemática], aparecem algumas ilustrações em que podemos imaginar como seriam as mãos de um escritor, com próteses ou com ferramentas diferentes de escrita, como um lápis que não exige contato com o suporte da folha. Somente a imaginação já seria suficiente para a escrita ser transposta para o papel.

Ilustrações Codex Seraphinianus, s/paginação. Aluna (o):

Professores: Michel Zózimo da Rocha, Ana Luiza Kessler, Rita de Cássia Cavalcante Componente curricular: Artes, Matemática, Literatura e Língua Portuguesa Turma: Data: E-mail da professora: ritaccav@gmail.com

(18)

Com base nesses materiais, agora vamos pensar em como seria uma Escola do Novo Planeta. Vocês deverão pensar em uma escola nova, diferente de tudo que conhecemos.

Responda as seguintes questões:

1) Descreva como seria o ambiente escolar. O que a sua escola teria de diferente? 2) O recreio dessa escola também seria diferente? Explique-o.

3) Imagine que em um dia da semana, os alunos dessa Nova Escola poderiam escolher o que estudar e como estudar. O que você escolheria, como faria isso e por quê?

4) Invente cinco novas disciplinas que seriam ensinadas nessa escola:

5) Quais seriam os livros indicados para a leitura? Sobre que assuntos eles falariam?

6) Se existissem nesta escola as disciplinas Matemática do Sonho, Artes substanciais e Língua não Falada, o que elas nos ensinariam?

7) Crie duas integradas com as disciplinas que temos no Pixel 90. Explique como duas disciplinas diferentes ou mais

poderiam ser misturadas. Justifique a sua resposta.

8) Como seriam as avaliações nessa nova escola?

PARA QUANDO? Até o dia 13/11.

COMO: Envie para o e-mail dos três professores ao mesmo tempo:

ritaccav@gmail.com; ideiasquenaoderamcerto@gmail.com; analuizakessler@gmail.com

(19)

1.

Título ou conteúdo da tarefa: Meio ambiente e consumo

A Alemanha se angloria de ser o campe o do m ndo em reciclagem de li o. Mas o pa s exporta todos os anos mais de um milhão de toneladas de lixo plástico para o Exterior, especialmente para países do hemisfério sul, que muitas vezes não possuem um controle e uma infraestrutura de reciclagem condizentes. O resultado: lixo plástico alemão acaba sendo descartado em depósitos ilegais, de onde pode ser arrastado para os oceanos, ou é queimado de forma irregular, causando poluição do ar, prejudicando não só o meio ambiente, mas a saúde das pessoas. Esse é apenas um exemplo de um país. Sabemos que muitos países ricos seguem essa prática. E não apenas com os resíduos plásticos, mas também vidro, papel e outros dejetos são exportados para países distantes. A sociedade humana tem milhares de anos. Nesses milhares de anos, houve muitas formas diferentes de vida. Nada nos permite dizer que uma forma de vida seja a definitiva. No mundo atual, observamos que a meta é produzir cada vez mais, de enriquecer cada vez mais, de se consumir cada vez mais bens. Já foi dito várias vezes que se todo planeta tiver o nível de consumo dos norte-americanos, a natureza não dá conta. Há estudos que mostram em que dia a cada ano se esgotam os recursos materiais renovados naquele ano. É em julho ou agosto. Ou seja, o que produzimos, o que tiramos dos elementos naturais, para gerar nossa vida, ainda que haja muita pobreza e miséria no mundo, estando o planeta muito longe do consumo dos países mais ricos, é o suficiente para que não seja renovável, para que nós estejamos cada ano consumindo coisas do ano seguinte. Quer dizer: esse tipo de consumo é insustentável no planeta. É o que os ecologistas levantam cada vez com argumentos melhores, com mais razão, com estudos científicos fortes etc. Tem também a questão de saber em que medida nós estamos comprando bens, renovando coisas que não são necessárias. Certamente, há muita coisa que não é necessária. Compramos muitas coisas por pura vaidade. Por pura exibição. Será que isso é necessário? Se nós colocarmos a questão da necessidade efetiva de cada um, o que precisa, talvez possamos ter uma vida mais modesta, mas ao mesmo tempo mais simples. E a felicidade está quase sempre ligada a isso. Os estudiosos da felicidade geralmente dizem: a felicidade está associada a você tirar o máximo do mínimo que você tiver. Tirando esse máximo você vai ser capaz de fazer as coisas render bastante. Será que nós não vivemos em uma sociedade que consome muito intensamente, muito exageradamente? Se não é sustentável terá que ser reduzido. Nós temos que pensar melhor. Quando compro uma nova roupa, um alimento etc. pergunto em que medida isso é sustentável e faz o bem para as pessoas? Afinal, a felicidade não é você ter um gigantesco padrão de consumo. E ainda reduz o lixo produzido, ajudando a tornar o planeta mais sustentável.

Tarefa: O texto acima está baseado na fonte citada abaixo e em leituras realizadas em diferentes momentos. O objetivo é provocar uma reflexão e um posicionamento sobre o tema. Você não precisa concordar com tudo o que diz no texto. Pense a respeito e depois responda. Pode acrescentar exemplos às respostas.

1. O que você pensa sobre a prática dos países ricos com seu lixo? Como os países que impor am esse lixo deveriam agir? ... 2. Reflita sobre seus hábitos de consumo em relação a roupas, eletrônicos, água,

alimentos. Você já pensou sobre isso antes? Tem alguma coisa que pode mudar na sua vida? Ou no seu entorno? ... 3. O que seria a felicidade para você? ...

Fonte: https://weact.campact.de/petitions/stoppt-den-export-von-plastikmull?utm_campaign=google-cpc-weact- plastikexport&utm_medium=adwords&utm_source=google-cpc&utm_content=adgroup-79649277793&source=goAD-weact-plastikexport&bucket=goAD-weact-plastikexport. Acesso em: 28 out 2020

Aluno(a): Professora: Rosita Schmitz Data: 30/10-06/11/2020

Componente curricular: Alemão/Música Turma: 91/92 E-mail da professora: rositaschm@gmail.com

(20)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

¡HOLA CHICOS!

a) Llegamos a Uruguay, el último país de nuestra visita por los países hispanoamericanos.

Y tú, ¿qué sabes sobre Brasil?

Tarea 1: Escribe de 5 a 7 informaciones sobre Brasil (puedes copiar el estilo de las frases del cuadro arriba).

b) COSTUMBRES URUGUAYAS

Professora: Ivonne Mogendorff Componente curricular: Língua Espanhola 90 Aluno(a): Turma: 91-92 Data: 20/11/2020 E-mail da professora: ivonnejordam@gmail.com

(21)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Tarea 2: Marca verdadero o falso

1. El choripan es un chorizo entre dos trozos de pan. Verdadero _____ Falso _____ 2. El arroz con leche nunca se sirve caliente. Verdadero _____ Falso _____

3. El Carnaval de Brasil y el Carnaval de Uruguay tienen la misma duración. Verdadero _____ Falso _____

4. El dulce de leche se elabora con esencia de vainilla. Verdadero _____ Falso ____ 5. La torta frita se hace al horno. Verdadero _____ Falso _____

Tarea 3: Elige 5 costumbres o comidas típicas brasileñas. Describe cada una de estas costumbres o comidas en un párrafo (parágrafo).

c) JOAQUÍN TORRES GARCÍA (Montevideo, 1874 - Montevideo, 1949) fue un pintor,

profesor, escritor, escultor y teórico del arte uruguayo.

¡Mira y lee!

¿Por qué el norte queda arriba en los mapas? (texto adaptado de https://www.lanacion.com.ar/lifestyle/por-que-el-norte-queda-arriba-en-los-mapas-nid2159998)

Trata de imaginar la Tierra vista desde el espacio. ¿Dónde quedaría la parte de arriba? Si dices el Polo Norte, lo más probable es que coincidan muchas personas contigo. Pero, tal vez estés equivocado. La incómoda verdad es que a pesar de que todos nos imaginamos el mundo de esa manera, no hay razones para pensar que el techo del mundo es el norte.

(22)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

¿Sabías?

En los mapas chinos, el Emperador, quien vivía en el norte del país, siempre fue colocado en el techo de los mapas, con todos los demás súbditos mirando en dirección hacia él.

En el antiguo Egipto el echo era colocado en el este, porque de ahí salía el sol. En las primeras versiones de los mapas islámicos le daban preponderancia al sur,

porque la mayoría de las culturas musulmanas se encontraban al norte de la Meca, por lo que se imaginaban mirando hacia el sur.

Los mapas de los antiguos cristianos situaron el este en el echo , apuntando hacia el Jardín del Edén, con Jerusalén en el centro.

La razón por la cual el norte comenzó a ser la referencia tiene que ver con exploradores como Cristóbal Colón y Fernando de Magallanes, quienes navegaban tomando como guía la Estrella del Norte. Pero cuando comienzas a mirar a la Tierra desde el espacio te das cuenta que la idea de colocar un punto específico como echo no tiene sentido.

Tarea 4:

Responde: ¿Cuál es la parte superior de la Tierra? Escribe tu opinión.

¡HASTA PRONTO!

Otras obras de Torres García

También hizo juguetes que se podían transformar porque para Torres García toda forma es una transformación.

(23)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Tarefa 32 e 33 (9°ano): Références culturelles - Le portrait chinois

Em muitos países de língua francesa, o ano escolar se inicia no mês de setembro,

pois as férias de verão ocorrem nos meses de julho e agosto. Sempre que uma nova

turma se forma nas escolas da Suíça (que é um país francófono, ou seja, de língua

francesa), os professores promovem ações para que os colegas novos se integrem aos

antigos e para que todos e todas se sintam bem naquele novo grupo que vai conviver

quase todos os dias do ano. Uma técnica muito usada nessas escolas é a aplicação do

“questionnaire de Proust” , também conhecido como “portrait chinois” (retrato chinês). A

ideia desse questionário é dar informações pessoais a partir de categorias. Por exemplo,

na categoria livro, poderíamos responder: se eu fosse um livro, seria o livro

“Bicho-preguiça em ação”, porque mesmo sendo preguiçoso(a) tento não ficar parado(a).

Le portrait chinois

Imaginez que vous êtes dans un pays francophone et que, comme devoir pour la

maison, vous devez compléter un portrait chinois avec vos informations

personnelles. Le portrait chinois est aussi appelé «  questionnaire de Proust  », un jeu

d’esprit créé par l’écrivain français Marcel Proust. L’objectif est de donner des

informations sur soi en imaginant être autre chose. Toutes les catégories sont possibles !

Activité - instructions :

1. Complétez votre portrait chinois selon votre personnalité.


2. Expliquez vos réponses, en portugais ou en français.


3. Créez quatre nouvelles catégories à la fin du questionnaire et complétez-les aussi.

4. Répondez à la question 2, à la fin de l’activité.

Aluno(a):

Turma: Data:

Professora: Gabriela J. Componente curricular: Língua francesa 90

(24)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1. Le portrait chinois de ________________________ (votre prénom).

Se eu fosse… eu seria… Por quê?

Se preciso, você pode consultar a lista de vocabulário de apoio na próxima página.

Si j’étais...

Pourquoi ?

un instrument

un animal

un objet

une saison

une ville

une couleur

une boisson

un livre

un vêtement

une langue

un style de musique

un sport

un film

je serais...

(25)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Vocabulaire

Un chat, un chien, un cheval, une vache… 


Un livre, un vase, un téléphone, un ordinateur…


Le printemps, l’été, l’automne, l’hiver

Paris, Rio, Tokyo, Lisbonne, Argel, Lima…

Blanc, marron, rose, noir, vert, gris, bleu, violet…


Le lait, l’eau, le café, le soda, le thé…


Un violon, une guitare, un piano, une flûte …


Le Petit Prince, Blanche Neige…


La natation, le volley, le football, le tennis…


Le français, l’allemand, le guarani, le lingala…


Le jazz, le rap, le funk brésilien, la samba…


Une robe, une veste, un pantalon, un t-shirt… 


Titanic, Intouchables, Harry Potter…

2. O que você achou de completar esse questionário? Para você, foi fácil ou

desafiador pensar em categorias para falar de alguns traços da sua personalidade?

Em caso de dúvidas sobre alguma tarefa, entre em contato com a professora!

un instrument

un animal

un objet

une saison

une ville

une couleur

une boisson

un livre

un vêtement

une langue

un style de musique

un sport

un film

(26)

Atividade de Língua Inglesa das turmas 90 - semanas 32 e 33

Hi, guys, how are you doing? Hope you are all well :)

Essa semana faremos uma atividade de leitura sobre um lugar sobre o qual normalmente sabemos bem pouco. Vou contar uma mania minha pra vocês. Eu tenho um mapa múndi na parede de casa e volta e meia fico contemplando o mapa e escolho algum lugar aleatório para pesquisar sobre. Já descobri muitos lugares interessantes fazendo isso! O que você já ouviu falar sobre Israel?

Leia o texto abaixo para responder as questões que seguem. Israel Travel Guide

Israel is a standout destination. From the days of prophets to the modern day this tiny slice of land on the eastern Mediteranean attracts many visitors. Some arrive there on a spiritual journey, and others are on cultural tours, beach holidays and eco-tourism trips. In Israel there are crumbling temples, ruined cities, abandoned forts and hundreds of places associated with the Bible. A sense of adventure is required, but most places are safe and easily accessible. Israel has a very diverse population. Jews come from all over the world to live there, and about 20% of the population is Muslim. Politics are hard to get away from in Israel as everyone has an opinion about it — with a ready ear you can hear opinions from every side of the political spectrum.

Adaptado de www.worldtravelguide.net. Acesso em: 04 nov. 2020.

1. O que os visitantes procuram em Israel? 2. Qual a relação entre Israel e a bíblia?

3. Pode-se dizer que a maioria dos lugares em Israel é segura ou perigosa para os visitantes? 4. Qual é a quantidade, mais ou menos, de muçulmanos que vivem em Israel?

5. Você já viu a palavra “slice (sublinhada na primeira linha) em outro contexto. O que essa palavra significa nesse outro contexto e o que ela significa aqui no texto?

6. Explique como você entende os trechos destacados em negrito no texto.

7. Se for possível pra você, assista a este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=c8e0FcARNNA

(é bem curtinho e bonito) e me conte o que mais chamou a sua atenção e por quê.

8. Agora que você já conheceu um pouquinho sobre esse lugar, me diga: você gostaria de visitá-lo? Aluno(a):

Turma:

Professora: Fernanda Knecht Componente curricular: Inglês

Data: 20.1 1.20 20 20

(27)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Conjuntos Instrumentais – Parte 2 (Semana 32):

Como vimos na semana passada;

A Orquestra Sinfônica é formada por vários instrumentos das famílias de metais, madeiras, cordas e percussão. Cada músico desempenha a sua função para que o conjunto seja harmonioso.

Tarefa:

Observe os instrumentos que estão assinalados por números na figura. Após, numere corretamente a lista de instrumentos abaixo:

( ) Trompas ( ) Violinos ( ) Piano ( ) Contrabaixos ( ) Trombones ( ) Clarinetes ( ) Xilofone ( ) Violas ( ) Trompetes ( ) Violoncelos Aluno(a):

Professora: Gina Neves Componente curricular: MÚSICA Turma: 91 e 92 Data de Entrega: 13/11/20 E-mail da professora: gina.neves@ufrgs.br

(28)

TRABALHO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

CENA

SALA DE AULA EM ALGUM LUGAR DO MUNDO IMAGINÁRIO S a F a a Olá queridas e

vocês estão desenvolvendo um

trio Estou recebendo as ideias de vocês que possamos desenvolver melhor pensaram que esse Projeto era para ser

pra ficar só no papel Não A proposta é que esse P artística feita por vocês reali ada no

E a XYZ Mas como assim professora

S a F a a Isso mesmo Durante esse período difícil e complicado da pandemia coronavírus os artistas de Teatro têm

contato com o público e garantir o seu artística durante essa quarentena

E a XYZ Não nunquinha

S a F a a Ah pois é As redes sociais e plataformas digitais estão repletas de

experimentos inusitados pra vocês assistirem Além disso vários grupos de teatro disponibili aram gravações de suas peças reali adas antes da pandemia

E a ABC Tá sora mas isso é T

S a F a a Gente enquanto ficamos paralisa mundo não parou de girar o tempo não parou de correr

essa questão O momento que estamos vivendo é esse e precisamos usar as ferramentas que temos agora Nesses mais de dois mil

continuar seguindo o fluxo das mudanças da

casa é muito importante e até necessário pra saúde mental E a ABC (cochichando para Estudante HIJ

S a F a a (em tom solene)

E a CBA Bah sora agora tu falou bonito

S a F a a ficando encabulada Gullar Al (a): P fe (a): T ma: 91 e 92 Da a: 27/11/2020 Tarefa de estudosdirigidos

CRIAÇÃO ARTÍSTICA

SALA DE AULA EM ALGUM LUGAR DO MUNDO IMAGINÁRIO VIRTUAL ueridas e queridos estudantes como estão vocês

P C a A a De forma indi

de vocês por e mail e aos poucos estou dando um retorno para melhor a proposta No entanto notei que alguns alunos ou alunas pensaram que esse Projeto era para ser concreti ado após o nosso retorno presencial ou ainda

el Não A proposta é que esse Projeto seja transformado em uma criação reali ada no modo quarentena

Mas como assim professora fa er Teatro à distância no modo quarentena Isso mesmo Durante esse período difícil e complicado da pandemia

eatro têm se reinventado para seguir fa endo Arte

contato com o público e garantir o seu ganha pão Vocês já assistiram alguma apresentação artística durante essa quarentena

Não nunquinha

Ah pois é As redes sociais e plataformas digitais estão repletas de

vocês assistirem Além disso vários grupos de teatro disponibili aram gravações de suas peças reali adas antes da pandemia

Tá sora mas isso é Teatro

enquanto ficamos paralisados perguntando se isso é T

o tempo não parou de correr Não adianta nada ficarmos remoendo momento que estamos vivendo é esse e precisamos usar as ferramentas que dois mil anos de existência o Teatro já se transformou muito e vai

s mudanças da humanidade Além do mais e até necessário pra saúde mental não deixar de ter

ando para Estudante HIJ) Ih sabia que vinha discurso

A Arte existe porque a vida não basta Bah sora agora tu falou bonito (batendo palmas)

encabulada) Obrigada Mas a frase não é minha é do poeta Ferreira

P fe (a): Fe a da Ma lia R cha C m e e c ic la : /2020 E-mail d /da fe (a): afe a da ea @gmail.c m

dirigidosa distância Há algumas semanas dividual em dupla ou mail e aos poucos estou dando um retorno para No entanto notei que alguns alunos ou alunas etorno presencial ou ainda rojeto seja transformado em uma criação

modo quarentena

Isso mesmo Durante esse período difícil e complicado da pandemia do rte para não perder o Vocês já assistiram alguma apresentação

Ah pois é As redes sociais e plataformas digitais estão repletas de lives e vocês assistirem Além disso vários grupos de teatro disponibili aram

dos perguntando se isso é Teatro ou não o Não adianta nada ficarmos remoendo momento que estamos vivendo é esse e precisamos usar as ferramentas que anos de existência o Teatro já se transformou muito e vai Além do mais pra quem está só em ter contato com a Arte Ih sabia que vinha discurso

Mas a frase não é minha é do poeta Ferreira C m e e c ic la : Tea

(29)

E a FGH Legal

E a LMN Ah então dá umas sugestões aí sora de performances pra gente assistir

S a F a a Claro no final da aula eu dou os também algumas referências pra tirar como base são os artistas e agora irão desenvolver

E a IJK (com olhos arregalados)

S a F a a Até o final do mês de novembro

E a IJK Ah então tem tempo

S a F a a Não aí é que você se engana O tempo passa voando e

maior pra esse trabalho pra que vocês consigam elaborar e desenvolver a proposta de vocês melhor forma porque certamente

outra coisa (bem séria) tem muuuuuuita gente que ainda não me mandou a tarefa

das semanas que era pra vocês experimentarem a ideia de vocês na prática pra ver como ia ficar

E a OPQ Então esse vai ser o nosso último trabalho

S a F a a Sim vai funcionar como um trabalho de conclusão do nosso ano

E a XYZ Ah sora e não vamos poder assistir os trabalhos dos colegas

S a F a a Legal essa tua pergunta Estou pensando em criar uma espécie de pra que a gente possa colocar

turma pra gente fa er como se fosse uma exposição ou um festival E a XYZ (Cara de impressionada)

S a F a a Sim muito legal compartilhamento então é muii

Bom borá lá então Bom trabalho pra todos

acenando e mandando beijos com a mão)

T Desenvolva sua criação

teatral expliquei isso na tarefa da semana EXEMPLOS

Se sua escolha for fa er um texto teatral

dramática desse texto para apresentar em formato de vídeo ou áudio Ou ainda se você escolher criar um figurino

fotos ou vídeo

P a a

Tarefa de estudosdirigidos Ah então dá umas sugestões aí sora dessas apresentações performances pra gente assistir

Claro no final da aula eu dou os links pra vocês Quem puder assiste pra ter também algumas referências pra tirar como base Bom mas voltando ao nosso trabalho vocês

desenvolver a criação de vocês em casa pra me envi

(com olhos arregalados) Até quando sora

Até o final do mês de novembro dia

Ah então tem tempo Bele inha (faz gesto de positivo com a mão)

Não aí é que você se engana O tempo passa voando e estou dando um pra o pra que vocês consigam elaborar e desenvolver a proposta de vocês porque certamente vocês não conseguiriam fa er em uma ou duas semanas

tem muuuuuuita gente que ainda não me mandou a tarefa

que era pra vocês experimentarem a ideia de vocês na prática pra ver como ia

Então esse vai ser o nosso último trabalho

Sim vai funcionar como um trabalho de conclusão do nosso ano não vamos poder assistir os trabalhos dos colegas

Legal essa tua pergunta Estou pensando em criar uma espécie de pra que a gente possa colocar ali os trabalhos dos colegas que quiserem compartilha

pra gente fa er como se fosse uma exposição ou um festival

(Cara de impressionada) Nossa sora isso seria bem legal

legal até porque uma das características do T é muiiito importante que nossas criações artísticas cheguem ao

balho pra todos vocês Estou no aguardo até mais

acenando e mandando beijos com a mão)

TRABALHO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Desenvolva sua criação artística usando algum dos recursos ou funções da linguagem teatral expliquei isso na tarefa da semana

fa er um texto teatral função do dramaturgo depois você fará a leitura tica desse texto para apresentar em formato de vídeo ou áudio

criar um figurino você vai se vestir com ele e apresentá

P a a a a a

dirigidosa distância apresentações artísticas

Quem puder assiste pra ter ao nosso trabalho vocês

enviar

(faz gesto de positivo com a mão)

estou dando um pra o pra que vocês consigam elaborar e desenvolver a proposta de vocês da conseguiriam fa er em uma ou duas semanas E tem muuuuuuita gente que ainda não me mandou a tarefa do Protótipo que era pra vocês experimentarem a ideia de vocês na prática pra ver como ia

Sim vai funcionar como um trabalho de conclusão do nosso ano não vamos poder assistir os trabalhos dos colegas

Legal essa tua pergunta Estou pensando em criar uma espécie de mural virtual ali os trabalhos dos colegas que quiserem compartilhar com a

uma das características do Teatro é o es artísticas cheguem ao público até mais (se despede

funções da linguagem

depois você fará a leitura você vai se vestir com ele e apresentá lo mandando

(30)

IMPORTANTE Vamos manter nosso contato por e elaboração da sua criação

PRAZO FINAL sexta

L O a

REFERÊNCIAS

Programa emcasacomsesc https www youtube com channel UCESs L Ccnq q J yZ nQ

Criação Kamikase https www instagram com criacaokamika e igshid wm d hr g ff

Grupo Galpão https www youtube com channel UC l

Barracão Teatro https www youtube com user Barracaoteatro

Circo di só ladies https www youtube com c CircodiS C B Ladies

Palhaça Magnólia https www youtube com chann

Palhaça Hipotenusa https www youtube com channel UC RbJCA mFEdJaePCbCElg

Canal da Ana Fuchs professora de Teatro do CAp

https www youtube com channel UC bjOVjWSYBb fLnQhEqAg

A a a Á a T a Da a á a a a A a CONVITE a a

Tarefa de estudosdirigidos

IMPORTANTE Vamos manter nosso contato por e mail de forma que eu possa colaborar na PRAZO FINAL sexta feira

a O a a a

https www youtube com channel UCESs L Ccnq q J yZ nQ

https www instagram com criacaokamika e igshid wm d hr g ff

https www youtube com channel UC l yiY kugea n Pr w

https www youtube com user Barracaoteatro https www youtube com c CircodiS C B Ladies

https www youtube com channel UClnGdOBmjt uXDH qALlh w

https www youtube com channel UC RbJCA mFEdJaePCbCElg

professora de Teatro do CAp

https www youtube com channel UC bjOVjWSYBb fLnQhEqAg

A a a Á a T a Da a á a a a

A a CONVITE a a a a

E a

dirigidosa distância mail de forma que eu possa colaborar na

a a

https www youtube com channel UCESs L Ccnq q J yZ nQ

https www instagram com criacaokamika e igshid wm d hr g ff Pr w

el UClnGdOBmjt uXDH qALlh w

https www youtube com channel UC RbJCA mFEdJaePCbCElg

A a a Á a T a Da a á a a a

a a

A a Fiquem bem Professora Fernanda

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de