• Nenhum resultado encontrado

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: ASSISTENTE SOCIAL ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: ASSISTENTE SOCIAL ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

ASSISTENTE SOCIAL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 15h00min e término às 18h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 17h00min.

... Concurso Público Município de Guatambu - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 04. Um país amnésico

Como dizia o Cronista Ivan Lessa: 'A cada 15 anos, o Brasil esquece os últimos 15'. Como ficou demonstrado com o incêndio do Museu Nacional, o Brasil parece só usar a memória para se lembrar de que não a tem ou a tem incompleta — é o país da amnésia crônica e do pretérito imperfeito. A voracidade do tempo presente e a correria da vida moderna podem contribuir para isso, mas também e principalmente a pouca atenção que damos à nossa História. Gostamos do paradoxo de cultivar uma espécie de memória do esquecimento. Agora, por exemplo, avolumam-se as evidências do que deveria e poderia ter sido feito preventivamente para evitar o que está sendo repetido como um lugar comum: foi uma ―tragédia anunciada‖. Sim, e de múltiplas responsabilidades criminosas.

Esse pouco apreço ao nosso patrimônio cultural não é de hoje. ―No meu tempo‖, como dizem os velhos, o ensino fazia da História uma disciplina enfadonha que se resumia a uma relação cansativa de datas e nomes que dependiam de um mecanismo de aprendizado conhecido como ―decoreba‖, isto é, engolir sem precisar entender e sem gostar do que logo depois se esquecia.

Visitas guiadas a museus não eram um programa das escolas. Aliás, visitar exposições ainda é um hábito que se pratica sobretudo quando se viaja ao exterior. Em 2017, mais brasileiros foram ao Louvre do que ao nosso Museu Nacional. De acordo com quem fez as contas, o repórter Rafael Barifouse, da BBC News Brasil, foram 289 mil visitantes brasileiros lá contra 192 mil aqui. E mais: o número de patrícios que visitaram o museu francês foi 50,5% superior à visitação total da instituição brasileira.

Assim como enchemos o peito para exaltar com razão o nosso patrimônio esportivo — as Copas que conquistamos, os craques que fabricamos e exportamos — poderíamos ostentar também com orgulho os tesouros culturais que só agora, que os perdemos pelo fogo, tornamos conhecidos e valorizamos.

Apesar de seus 200 anos e do acervo de 20 milhões de peças, inclusive relíquias arqueológicas como Luzia, a nossa primeira mulher, a instituição criada por D. João VI precisou virar cinzas para ter sua importância conhecida pelo público. Além do que guardava, o Palácio de São Cristóvão é, segundo o jornalista e historiador Laurentino Gomes, o local de nascimento do Brasil como Estado-nação. Para ele, o incêndio equivaleu ―ao Brasil queimar sua própria certidão de nascimento‖.

A triste realidade é que nossa amnésia crônica nunca chegou a ser uma preocupação nacional. É matéria preferencial para o humor. A piada crítica mais conhecida é a do excelente cronista Ivan Lessa, ele mesmo pouco lembrado, que dizia: ―A cada 15 anos, o Brasil esquece os últimos 15 anos‖.

E essa quase verdade é para se lamentar, não para fazer rir.

Zuenir Ventura - O Globo, 08/09/2018.

01- Pelas características predominantes do texto, assinale a alternativa que melhor identifique o seu gênero:

a) Crônica. b) Lírico. c) Notícia. d) Resenha.

(4)

02- A relação estabelecida pelos termos destacados, nos períodos abaixo, foi corretamente identificada em:

a) ―Assim como enchemos o peito para exaltar com razão (...).‖ 4º parágrafo (comparação).

b) ―Como ficou demonstrado com o incêndio do Museu Nacional (...).‖ 1º parágrafo (proporção).

c) ―De acordo com quem fez as contas (...).‖ 3º parágrafo (finalidade).

d) ―(...) mas também e principalmente a pouca atenção que damos à nossa História.‖ 1º parágrafo (adição).

03- O termo destacado tem o mesmo significado da palavra entre parêntese, exceto em: a) ―Um país amnésico‖ Título (desmemoriado).

b) ―(...) o ensino fazia da História uma disciplina enfadonha (...).‖ 2º parágrafo (fastidiosa).

c) ―E mais: o número de patrícios que visitaram o museu francês (...).‖ 3º parágrafo (estrangeiros).

d) ―Gostamos do paradoxo de cultivar uma espécie de memória (...).‖ 1º parágrafo (despropósito).

04- ―Assim como enchemos o peito para exaltar com razão o nosso patrimônio esportivo (...) poderíamos ostentar também com orgulho os tesouros culturais que só agora, que os perdemos pelo fogo (...).‖ (4º parágrafo).

Os termos sublinhados acima têm, respectivamente, a equivalência de: a) Afirmação/explicação/situação.

b) Inclusão/modo/tempo.

c) Afirmação/intensidade/tempo. d) Inclusão/explicação/situação.

05- O desenho abaixo é utilizado para demonstrar:

a) A congruência de triângulos.

b) Que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 360°. c) Que a soma dos ângulos externos de um triângulo é 180°. d) Que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

06- Sabe-se que o diâmetro de uma esfera é 8 cm. Qual o volume desta esfera? a) Aproximadamente 267 cm³.

b) Aproximadamente 268 cm³. c) Aproximadamente 269 cm³. d) Aproximadamente 270 cm³.

(5)

07- A figura abaixo representa uma geometria fractal, sendo a razão do número de quadrados de cada figura encontrado com base em que conteúdo da Matemática?

a) Somatória.

b) Progressão Aritmética. c) Progressão Geométrica. d) Análise Combinatória.

08- Sabe-se que uma Progressão Aritmética têm 12 termos. O primeiro termo é 4 e o último termo é 26. Sabendo que a razão desta progressão é 2, qual a soma dos termos desta P.A. ?

a) 100. b) 120. c) 150. d) 180.

09- Conforme incisos do artigo 8º da Lei Complementar Municipal nº 004/2001 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Guatambu, são formas de provimento de cargo Público, exceto:

a) O nível de escolaridade exigido para o cargo. b) Readaptação.

c) Aproveitamento. d) Reversão.

10- São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso público. Julgue as alternativas abaixo e assinale a incorreta de acordo com os parágrafos e caput do artigo 94 da Lei Orgânica Municipal.

a) O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa e mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma prevista na lei complementar, assegurada ampla defesa.

b) Validada a sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração igual ao cargo que ocupa.

c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

d) Como condição para aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho, por comissão instituída para essa finalidade, nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

Conhecimentos Específicos

11- A agressão psicológica consiste na submissão da criança ou do adolescente a agressões verbais constantes, humilhações, hostilidade, culpabilização, rejeição ou indiferença por parte dos pais ou responsáveis, levando a danos muitas vezes irreparáveis a seu psiquismo e

(6)

desenvolvimento emocional. É a forma de maus-tratos mais difícil de ser conceituada e diagnosticada quando surge de forma isolada, pois, muitas vezes, resulta do despreparo dos pais para a responsabilidade com os filhos, valendo-se eles de ameaças, humilhações ou desrespeito, como formas culturalmente aprendidas de educar. Marque a alternativa que não corresponde aos sinais mais comuns encontrados em crianças e adolescentes que sofrem agressão psicológica:

a) Baixa autoestima e autoconfiança, irritabilidade ou choro sem causa aparente e afecções de pele frequentes, sem causa aparente.

b) Comportamentos extremos de apatia ou agressividade, isolamento, destrutividade e autodestrutividade (roer unhas compulsivamente, ansiedade constante, tentativa de suicídio, como exemplos).

c) Lesões por doenças sexualmente transmissíveis e comportamento sexual precoce para a idade.

d) Obesidade ou distúrbios alimentares, enurese noturna e dificuldades na fala, gagueira. 12- A organização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a partir de eixos foi concebida no sentido de que os percursos desenvolvidos com os grupos promovam as aquisições previstas pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais para os usuários, observando os ciclos de vida e os contextos onde as ações serão desenvolvidas. Os eixos estruturantes, assim como os subeixos e os temas transversais orientam o planejamento e a oferta de atividades no sentido de contribuir para a elaboração de propostas que contemplem formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade em conformidade com os objetivos do serviço. Marque a alternativa que não corresponde aos eixos norteadores do SCFV:

a) Convivência social. b) Direito de ser. c) Exclusão social. d) Participação.

13- O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Assim, o CRAS assume como fatores identitários dois grandes eixos estruturantes do SUAS. Quais são estes eixos?

a) Rede de proteção social e Convivência familiar. b) Rede intersetorial e Socialização.

c) Rede socioassistencial e Protagonismo social. d) Matricialidade sociofamiliar e Territorialização.

14- A interdisciplinaridade é um processo de trabalho recíproco, que proporciona um enriquecimento mútuo de diferentes saberes, que elege uma plataforma de trabalho conjunta, por meio da escolha de princípios e conceitos comuns. Esse processo integra, organiza e dinamiza a ação cotidiana da equipe de trabalho e demanda uma coordenação, a fim de organizar as linhas de ação dos profissionais em torno de um projeto comum. Os profissionais da psicologia não devem adotar o atendimento psicoterapêutico no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Assim, esses profissionais não devem ―patologizar‖ ou categorizar os usuários do CRAS nos seus atendimentos. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa incorreta:

(7)

b) Compreender os processos subjetivos que podem gerar ou contribuir para a incidência de vulnerabilidade e risco social de famílias e indivíduos.

c) Contribuir para a prevenção de situações que possam gerar a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.

d) Favorecer o desenvolvimento da autonomia dos usuários do CRAS.

15- De acordo com Sousa (2008), […] é primordial que o Assistente social saiba falar e escrever corretamente, bem como comunicar-se articuladamente. Isto é criar uma identidade social de um profissional competente, que articula teoria e prática, e que detém uma forma coerente de pensar e de expressar o pensamento. Definido isto, podemos identificar duas categorias de linguagens comumente utilizadas pelo Serviço Social: a linguagem oral ou direta e a linguagem escrita ou indireta, e com elas, estabelecer as interações. Desse modo, podemos classificar os instrumentos de trabalho como instrumentos diretos (ou ―face a face‖) e instrumentos indiretos (ou ―por escrito‖) […] Das alternativas abaixo, qual não corresponde aos instrumentos de trabalho direto:

a) Entrevista individual e grupal e Reunião. b) Diário de Campo e Atas de reunião. c) Visita domiciliar e Visita institucional.

d) Observação participante, Dinâmica de Grupo e Mobilização de comunidades.

16- O ________________________________ é uma ferramenta obrigatória de gestão da Política de Assistência Social nas três esferas de governo. Sua construção e implementação está prevista na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Política Nacional de Assistência Social (2004) e Norma Operacional Básica/Sistema Único de Assistência Social (2005). São elementos constituintes:

I – Realização de estudos e diagnósticos da realidade;

II – Mapeamento e identificação da cobertura da rede prestadora de serviços; III – Definição de objetivos;

IV – Estabelecimento de diretrizes e prioridades; V – Determinação de metas e previsão de custos;

VI – Previsão de fontes de financiamento (recursos municipais e estaduais e federais); VII – Estabelecimento das ações de monitoramento e avaliação.

Assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento correto da lacuna: a) Conselho Municipal de Assistência Social.

b) Diagnóstico Social.

c) Plano Decenal da Assistência Social. d) Plano Municipal de Assistência Social.

17- A Lei Federal Nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), foi criada com o objetivo de:

a) Criar mecanismos para incentivar a violência intrafamiliar.

b) Criar mecanismos de coibir e prevenir a violência de crianças e adolescentes.

c) Criar mecanismos de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. d) Estabelecer estratégias de prevenção às negligências de idosos.

18- O Código de Ética do/a Assistente Social defende o reconhecimento e a defesa dos princípios fundamentais:

I- Liberdade, Direitos humanos, Cidadania, Democracia.

II- Equidade e Justiça Social, Combate ao preconceito, Pluralismo.

III- Articulação com movimentos de trabalhadores, qualidade dos serviços prestados e combate a toda espécie de discriminação.

(8)

IV- Democracia, Incentivo ao preconceito, Liberdade, Cidadania. Das alternativas abaixo, qual não corresponde a estes princípios?

a) As alternativas I e II são verdadeiras. b) As alternativas I, II e III são falsas.

c) As alternativas II, III e IV são verdadeiras. d) As alternativas I, II e III são verdadeiras.

19- Sobre os deveres do/a assistente social, considere:

I- Abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.

II- Substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência.

III- Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

Está(ão) correto(s): a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II, III. d) II, apenas.

20- […] O _________________________ é uma avaliação teórica e técnica realizada pelo Assistente Social dos dados coletados. Mais do que uma simples organização de informações sob a forma de relatório, compete ao Assistente Social avaliar essas informações, emitir uma opinião sobre elas. Uma opinião que deve estar fundamentada, com base em uma perspectiva teórica de análise […] (Sousa, 2008) Marque a alternativa que complete corretamente a lacuna:

a) Diário de campo. b) Livro de registro. c) Parecer social. d) Relatório social.

21- Segundo a Organização Mundial da Saúde ―apesar de ser uma doença sem cura, o alcoolismo pode ser totalmente controlado.‖ (Brasil, 2012).‖ É nessa perspectiva de controle, redução de danos e diminuição das mazelas do alcoolismo, tanto para o indivíduo como para sua família, que deve ser apoiado, incentivado e procurado o tratamento. Qual é o Equipamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem por finalidade, proporcionar atendimento à população, oferecendo-lhe atividades terapêuticas e preventivas para o alcoolismo?

a) Centro de Atenção Psicossocial III. b) Centro de Atenção Psicossocial I.

c) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Álcool e Drogas. d) Centro de Atenção Psicossocial – Infantil.

22- São eixos de atuação dos/as assistentes sociais na saúde, exceto: a) Atendimento indireto aos usuários.

b) Mobilização, participação e controle social. c) Investigação, planejamento e gestão.

(9)

23- São critérios, na visita domiciliar, para a abordagem efetiva, exceto: a) Esclarecer os motivos e a finalidade da visita.

b) Respeitar costumes e valores individuais.

c) Não permitir que o ponto de vista pessoal direcione o diálogo. d) Manter sigilo do que foi ouvido, salvo para equipe multidisciplinar.

24- São Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, exceto: a) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

b) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA).

d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

25- As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional deverão adotar os seguintes princípios, exceto:

a) Preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar. b) Desenvolvimento de atividades em regime de co-educação.

c) Atendimento padronizado para grandes grupos.

d) Participação de pessoas da comunidade no processo educativo. 26- São princípios da política nacional do idoso, exceto:

a) A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.

b) O estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento.

c) O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.

d) O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.

27- São competências na área de trabalho e previdência social, na implementação da política nacional do idoso, exceto:

a) Promover simpósios, seminários e encontros específicos.

b) Criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria, nos setores público e privado, com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento. c) Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto a sua participação

no mercado de trabalho, no setor público e privado.

d) Priorizar o atendimento do idoso nos benefícios previdenciários.

28- São competências na área de trabalho e previdência social, na implementação da política nacional do idoso, exceto:

a) Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto a sua participação no mercado de trabalho, no setor público e privado.

b) Promover simpósios, seminários e encontros específicos.

c) Priorizar o atendimento do idoso nos benefícios previdenciários.

d) Criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria, nos setores público e privado, com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento.

(10)

29- Sobre o projeto ético-político-profissional do Serviço Social, marque (V) para as afirmativas Verdadeiras ou (F) para Falsas:

( ) O corpo profissional é uma unidade não-homogênea, uma unidade de diversos, sendo que nele estão presentes projetos individuais e societários diversos e, portanto, configura um espaço singular do qual podem surgir projetos profissionais semelhantes.

( ) A elaboração e a afirmação de um projeto profissional devem dar-se com a nítida consciência de que o pluralismo é um elemento factual da vida social e da própria profissão, que deve ser respeitado.

( ) O projeto ético-político-profissional se declara radicalmente democrático – considerada a democratização como socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.

( ) A construção deste projeto profissional acompanhou a curva ascendente do movimento democrático e popular que, progressista e positivamente, tensionou a sociedade brasileira entre a derrota da ditadura e a promulgação da Constituição de 1988.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V, V, F, V.

b) V, V, V, F. c) F, V, V, V. d) V, F, F, V.

30- São diretrizes da assistência social, exceto:

a) Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.

b) Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

c) Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

d) Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

Referências

Documentos relacionados

O eixo dos Processos de Apoio relaciona atribuições de apoio administrativo relacionadas à atividade-meio da Corporação, compreendendo todas aquelas vinculadas à

Como destacado pelos principais proponentes da TAMO, é importante que os países pretendentes à união monetária, etapa finda do processo de integração, apresentem um desempenho

Visto que a utilização de animais polinizadores é uma alternativa para o aumento da produção de algumas espécies vegetais, a associação destes animais com as plantações de

Segundo esse autor, o gesso agrícola aplicado, mesmo que na superfície do solo, promove a elevação dos teores de cálcio nos frutos, pois sendo mais solúvel em água que o

Das 140 amostras de leite cru, queijo Minas Frescal e manipuladores coletadas, 66 (47,1%) foram positivas para Staphylococcus aureus e destas foram obtidos 77 isolados (Tabela 1)..

seguramente coisas certas, por isso, passem para cá as respostas que eu decoro).?. Perspetiva

Para inferir a personalidade de cada participante foram propostos dois diferentes testes: (1) o teste para a inferência de personalidade, baseado em questionários explícitos foi

efeito da concentração de inóculo e da via de penetração por estômato (folha intacta), por ferimento (folha com ferimento mecânico) e por injúria de LMC (folha com injúria de