• Nenhum resultado encontrado

04. Com relação à carga insuficiente das baterias, analise as afirmativas a seguir.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "04. Com relação à carga insuficiente das baterias, analise as afirmativas a seguir."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

01. Assinale a sequência correta das ações de socorro.

a) Manter a calma; garantir a segurança; pedir por socorro; controlar a situação; verificar a situação das vítimas; realizar algumas ações com as vítimas.

b) Pedir por socorro; realizar algumas ações com as vítimas; manter a calma; garantir a segurança; controlar a situação; verificar a situação das vítimas.

c) Verificar a situação das vítimas; realizar algumas ações com as vítimas; pedir por socorro; controlar a situação; garantir a segurança; manter a calma.

d) Garantir a segurança; pedir por socorro; controlar a situação; verificar a situação das vítimas; realizar algumas ações com as vítimas; manter a calma.

e) Estacionar; pedir por socorro; sinalizar a pista; verificar e acudir as vítimas; controlar a situação.

02. A colisão com o veículo da frente é um acidente extremamente frequente. O que é necessário para evitar que isso aconteça?

a) Pisar bruscamente no freio; não se preocupar, pois quem bate atrás é culpado; quanto mais próximo do veículo da frente mais visto; quando atrás olhar fixo para o veículo da frente.

b) Não olhe além do carro da frente; se estiver na preferencial, os outros que se cuidem; evitar o choque em movimento acionando imediatamente o freio de mão.

c) Ficar alerta; dominar a situação; manter distância; pisar aos poucos no freio; observar a presença de veículos atrás.

d) À noite, dirigir com farol alto para ser visto pelo veículo da frente; frear bruscamente em caso de perigo; em caso de chuva ou neblina usar o pisca alerta com o veículo em movimento.

e) Conduzir o veículo 60% abaixo da velocidade máxima permitida.

03. As ultrapassagens devem ser feitas com a maior segurança possível. Qual das alternativas NÃO apresenta manobras adequadas?

a) Indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo. b) Afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância

lateral de segurança.

c) Retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo.

d) Realizar ultrapassagem utilizando a faixa de trânsito da direita, visto que é a de menor velocidade. e) Ultrapassar em lugares onde a visibilidade seja adequada, possibilitando realizar a manobra de forma

segura

04. Com relação à carga insuficiente das baterias, analise as afirmativas a seguir.

I. Com auxilio de uma vela ou isqueiro, verificar o nível de eletrólito; remover a bateria desligando primeiro o cabo negativo; tentar funcionar com auxílio do equipamento de carga rápida; instalar bateria ligando primeiro o cabo positivo.

II. Desligar a bateria removendo primeiro o cabo positivo; tentar funcionar com auxílio do equipamento de carga rápida; instalar a bateria ligando primeiro o cabo negativo.

III. Em caso de emergência, poderão ser utilizadas baterias auxiliares ligadas em paralelo; se as baterias forem de outro veículo, desligá-las do circuito elétrico do segundo veículo; desligar primeiro o cabo negativo e, ao ligar, primeiro o positivo.

IV. Em caso de emergência, poderão ser utilizadas baterias auxiliares ligadas em paralelo; se as baterias forem de outro veículo, desligá-las do circuito elétrico do segundo veículo; desligar primeiro o cabo positivo e, ao ligar, primeiro o negativo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I

b) II c) III d) IV e) II e IV

05. Nas vias urbanas de trânsito rápido ou em locais em que não existirem sinalização regulamentadora, qual é a velocidade máxima permitida?

a) 110 km/h b) 100 km/h c) 95 km/h d) 90 km/h

(2)

e) 80 km/h

06. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo.

“Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzam, aproximarem-se de local não sinalizado, terá preferência de passagem: no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver ... a) ... circulando por ela; no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; nos demais casos, o que

vier pela direita do condutor. ”

b) ... à esquerda dela; no caso de rotatória, aquele que estiver à direita dela; nos demais casos, o que vier pela direita do condutor. ”

c) ... circulando por ela; no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; nos demais casos, o que vier pela esquerda do condutor. ”

d) ... à direita dela; no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; nos demais casos, o que vier pela direita do condutor. ”

e) ... circulando por ela; no caso de rotatória, aquele que estiver à esquerda dela; nos demais casos, o que vier pela esquerda do condutor. ”

07. Com relação ao uso do freio motor, analise as afirmativas a seguir. I. Ao estacionar, engrenando a marcha ré.

II. Em manobras e em trânsito congestionado. III. Em pistas escorregadias.

IV. Em frenagens prolongadas em longos declives e desacelerações em tráfego normal. V. Em desacelerações em tráfego normal.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I

b) II c) III d) II e IV e) IV e V

08. O uso adequado das luzes do veículo gera maior segurança ao condutor, além de não prejudicar os demais condutores presentes na via. Assinale a alternativa que apresenta o uso INCORRETO das luzes do veículo?

a) O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública.

b) Nas vias iluminadas, o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo. c) O condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina

ou cerração.

d) O condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

e) O condutor utilizará o pisca - alerta em imobilizações ou situações de emergência.

09. Assinale a alternativa que apresenta a correta sequência de ações para colocar o veículo em funcionamento.

a) Pisar no pedal de embreagem; girar a chave de contato, ligando o motor; verificar painel e lâmpadas-piloto; liberar o freio de estacionamento; movimentar o veículo com a lâmpada-piloto da pressão pneumática acesa.

b) Posicionar a alavanca de mudanças em ponto morto; verificar a pressão de óleo, a carga da bateria e a pressão de ar do freio de serviço; girar a chave de contato, ligando o motor; movimentar o veículo. c) Certificar-se de que as verificações de manutenção foram feitas na tarde anterior; liberar o freio de

estacionamento; posicionar a alavanca de mudanças em ponto morto; girar a chave, ligando o motor; movimentar o veículo.

d) Posicionar a alavanca de mudanças em ponto morto; girar a chave para posição ligada; verificar lâmpadas piloto e indicadores; funcionar o motor; verificar pressão do óleo, bateria, ar do freio de serviço, drenagem dos reservatórios; movimentar o veículo após a lâmpada-piloto da pressão

(3)

pneumática apagar.

e) Verificar os pneus e a água do sistema de refrigeração; liberar o freio de estacionamento; funcionar o motor e movimentar o veículo.

10. Se o veículo sair da estrada, quais as manobras necessárias para governá-lo?

a) Não freie; reduza a marcha; mantenha o veículo em linha reta; observe o trânsito; entre lentamente na faixa pavimentada.

b) Esterçar o volante rapidamente para o lado da pista; frear imediatamente; reduzir a marcha e acelerar; observar o trânsito.

c) Frear imediatamente; acelerar; voltar rapidamente à pista; esterçar o volante ao máximo para a pista. d) Acelerar; sair da pista; frear imediatamente; observar o trânsito; retornar rapidamente à faixa

pavimentada.

e) Sair da pista; acelerar; olhar somente para a frente; retornar imediatamente.

Texto I: para responder as questões de 11 a 15.

Pneu Furado

O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.

Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.

– Você tem macaco? - perguntou o homem. – Não - respondeu a moça.

– Tudo bem, eu tenho - disse o homem. -Você tem estepe? – Não - disse a moça.

– Vamos usar o meu - disse o homem.

E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.

Dali a pouco chegou o dono do carro.

– Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado. – É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar. – Coisa estranha.

– É uma compulsão. Sei lá.

(VERISSIMO, Luis Fernando. Pai não entende nada. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001, p 23) 11. A que se refere o título do texto?

a) A uma ajuda espontânea. b) A uma ajuda ao dono do carro. c) À divisão de trabalhos.

d) A uma simples troca de pneu.

e) À relação que o homem tem com a moça. 12. O homem decidiu ajudar a moça porque ela:

a) não sabia trocar o pneu; b) estava muito assustada;

c) estava sentada no meio-fio chorando. d) estava esperando o ônibus;

e) estava triste, olhando o pneu furado; 13. O homem nunca imaginou que:

a) a moça fosse embarcar no ônibus;

b) a moça estivesse acompanhada pelo motorista do ônibus;

c) precisasse tomar emprestado estepe e macaco do motorista do ônibus; d) o dono do carro fosse a moça;

e) o mecânico fosse prestar socorro sem o estepe.

(4)

a) irônico b) afetivo c) superlativo d) jocoso e) infantil

15. A expressão que encerra o texto “Sei lá” tem o mesmo sentido de qual frase? a) Falei por falar.

b) Vamos trocar de assunto? c) Esquece o assunto. d) Já sei.

e) Não sei.

16. Qual alternativa completa corretamente a frase abaixo?

“A liberdade de expressão ______ , mas as pessoas ______ de saber ______.”

(Camila Camargo, Veja, 19 out. 2011) a) existe – têm – usar

b) existe – tem – uzar c) esiste – tem – usar d) esiste – têm – uzar e) existe – têm – uzar

Texto II: para as questões 17 a 19.

“Uma das cidades mais arborizadas do país, Campo Grande construiu uma identidade cultural rica e paisagens urbanas admiráveis.”

17. Qual alternativa apresenta apenas características (adjetivos) retiradas do texto acima? a) País e admiráveis.

b) Arborizadas e rica. c) Cidades e país

d) Paisagens e identidade. e) Campo Grande e paisagens

18. Há um único verbo no texto acima. Qual é? a) Arborizadas

b) País c) Construiu d) Cidades e) Urbanas

19. No texto, a palavra ARBORIZADA significa uma cidade com: a) muito movimento;

b) muitas pessoas; c) muitos animais; d) muitas árvores; e) muitas flores.

20. Assinale a alternativa que está gramaticalmente correta. a) Ele entregou a chave para mim guardar.

b) Fazem deis ano que moro nesta cidade. c) Não gostamos que Pedro grita com nós. d) Encontramo as porta aberta.

e) Jesus perdoou a todos os pecadores.

21. A Petrobras anunciou aumento de 10% no preço do litro de gasolina a partir de 02 de fevereiro de 2012. Sabendo que o preço atual do litro desse combustível é R$ 2,80, qual será o novo preço?

a) R$ 2,80 b) R$ 3,08 c) R$ 3,20 d) R$ 3,58 e) R$ 3,65

(5)

22. A prefeitura recolhe diariamente 1.800 toneladas de lixo. Sabe-se a capacidade de cada caminhão de coleta de lixo é de 15 toneladas. Quantos caminhões são necessários para transportar todo o lixo diário? a) 80

b) 100 c) 120 d) 150

e) 180

23. Uma metalúrgica fabrica 80 carretas por mês. A empresa quer aumentar a produção em 20%. Quantas carretas deverão ser produzidas para conseguir tal objetivo?

a) 80 b) 92 c) 94 d) 96

e) 100

24. Sabe-se que a pista do autódromo de Londrina tem aproximadamente 3.500 metros de comprimento. Calcule essa distância em quilômetros.

a) 3 km b) 3,5 km c) 35 km d) 350 km e) 3500 km

25. Um sexto de hora corresponde a quantos minutos? a) 10

b) 12 c) 15 d) 18 e) 20

26. Um colégio recebeu livros do Governo do Estado. O diretor do colégio dividiu os livros da seguinte maneira: 20% dos livros para o terceiro ano, 30% para o segundo ano e 240 livros para o primeiro ano. Quantos livros o Estado enviou para o colégio?

a) 180 b) 230 c) 240 d) 320 e) 480

27. Uma pesquisa revelou a intenção de consumo de duas marcas (X e Y) de cerveja. Foram entrevistadas 50 pessoas. Concluiu-se no final da pesquisa: 10 pessoas consomem somente a marca X; 15 não consomem nenhuma das cervejas; 14 pessoas consomem somente a marca Y. Assim, quantas pessoas consomem as duas marcas de cervejas?

a) 09 b) 10 c) 11 d) 12

e) 13

28. Para pintar uma sala de aula de 04 metros de largura por 04 metros de comprimento e 03 metros de altura são necessários 5 litros de tinta. A Faculdade pretende pintar as seguintes salas:

Quantidade (salas) Dimensões (largura x comprimento x altura) em m2

05 4 x 4 x 3

02 4 x 8 x 3

(6)

a) 20 b) 25 c) 30 d) 40 e) 45

29. A distância entre duas cidades (A e B) é de 300 km. Um ônibus saiu da cidade A com destino à cidade B às 10 horas, devendo fazer 04 paradas: a primeira no km 60, a segunda no km 120 e a terceira no km 180. Obedecendo-se à mesma relação de distância entre as paradas, em qual quilômetro será a quarta parada? a) 230 b) 240 c) 250 d) 260 e) 270

30. Um operário trabalha 9 horas diariamente. Quantos minutos esse operário trabalha por dia? a) 360 minutos

b) 450 minutos c) 540 minutos d) 630 minutos e) 700 minutos

Referências

Documentos relacionados

Ao aplicarmos o modelo de análise aos conflitos em estudo, desde logo verificamos que a grande maioria (88 por cento) envolve atores tecnologicamente pouco desenvolvidos, o que

Quando não se sabe o intervalo de variação dos parâmetros, uma boa saída é usar o Manipulate junto com o Show para aproximar manualmente o gráfico teórico do experimental

Уколико наручилац оцени да су потребна додатна објашњења или је потребно извршити контролу (увид) код понуђача, односно његовог подизвођача,

Qualquer alteração havida pelas partes, sobretudo no tocante ao valor da transação, não interferirá no valor final das comissões (venda e compra) que terá, sempre, como base

Desde que o BCP anunciou mais um aumento de capital, de até 1.332 milhões de euros, na passada segunda-feira, que as ações do banco ão param de cair de preço em bolsa e

Oferta do solo sem adubação (0,5kg/ha.dia) Pico de demanda da planta (3kgN/ha) (2.432kg/ha) Oferta do solo com adubação Adubação na semeadura Adubação em

I. Fazer visitas domiciliares. Executar atividades de educação para a saúde. Orientar sobre prevenção de doenças. Prescrever medicamentos às pessoas da comunidade. Em relação

Considere a planilha a seguir do Microsoft Excel, versão português do Office XP. Analise as seguintes afirmativas. d) Todas as afirmativas estão corretas. QUESTÃO 13.. São