• Nenhum resultado encontrado

Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Um ano para celebrar Maria!

Ano Nacional Mariano

2016/2017

Ano IV Nº 50

Novembro de 2016

www.saomiguelsd.com

“Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5)

A paz de Jesus e o Amor de Maria.

Dep ois d e ce lebra r est e se nsacional Ano Santo da Misericórdia, a Igreja do Brasil é agora presenteada e convidada a celebrar um ano todo especial: o Ano Mariano Nacional.

Por conta dos trezentos anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – proclamou o Ano Mariano que será celebrado do dia 12 de outubro de 2016 (Solenidade da Padroeira do Brasil) até o dia 11 de outubro de 2017, véspera do 300º aniversário da pesca milagrosa da imagem Aparecida.

Estando em nosso país, o P apa Francisco nos disse: “Deus ofereceu ao Brasil a Sua própria mãe”. Sendo assim, nesse ano somos convidados a nos unirm os àqu eles t rês pescadores que acreditaram na fiel intercessão da Virgem Maria, vendo ali no Rio que estava vazio, uma grande e milagrosa quantidade de peixes.

Maria não faz milagres, mas como nas Bodas de Caná, ela quer interceder para que a nossa água improdutiva se torne saboroso e glorioso vinho de bênçãos e graças vindas do coração do próprio Jesus, Aquele a quem ela nos ensina sempre a obedecer. “Fazei o que Ele vos disser” (cf. Jo 2, 5) é o maior ensinamento da Virgem Mãe que nos acolhe e nos quer moldar em sua forma.

Durante esse tempo que nós possamos estar sempre em oração, participar dos eventos e tudo o mais que diz respeito a esse ano todo dedicado à nossa Mãe.

Salve Maria, Rainha e Padroeira do Brasil!

Celebremos com gratidão esse Ano Mariano Nacional! Padre João P aulo Teixeira Dias

(2)

.saomiguelsd.com

Caríssimo Irmão e Caríssima Irmã, mais uma vez nós nos aproximamos de você e de sua família para louvarmos a Deus pelos muitos benefícios que continuamente recebemos providencialmente das mãos de nosso Deus Pai que é Misericórdia, Bondade, Mansidão e como nos convida o Evangelista João em Sua Carta a comunidade fazer a experiência do Amor. Deus é amor que quem ama permanece em Deus, e transmite esta experiência também a toda a humanidade. Este mês que estamos iniciando é um mês muito significativo, pois já começamos a fazer um exame de consciência de tudo aquilo que realizamos ao longo do ano e o tudo que ainda necessitamos crescer. É um mês que marca o coração de toda a humanidade porque nos exorta da fragilidade e da finitude de nossos dias, e nos convida a olharmos para o Pai e nele encontrarmos o repouso e a paz para que o Reino da Justiça e do Amor não nos seja algo estranho diferente. É um mês que nos ajuda a ver e seguir Jesus como Rei, e clamarmos com Fé, Reina Senhor em todas as situações de nossa vida, no desanimo, nas fragilidades existentes em nosso coração e até mesmo na falta de amor que pode existir dentro do nosso coração. É uma oportunidade para celebramos um Novo Ano Litúrgico que chega no Advento do Senhor e nos anima a trazer em nosso coração todos aqueles sentimentos de Paz e Prosperidade que nos incentiva na construção do Reino definitivo. Eis que faço nova todas as coisas, é a palavra que o livro do Apocalipse traz à baila, deixemos realmente que todas as coisas sejam refeitas, que todos os âmbitos e espaços de nossa vida sejam realmente transformados, que todos os nossos pensamentos possam ser para nos identificarmos como Discípulos-Missionários até a implantação do Reino Definitivo. Amém.

Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário da Paróquia São Miguel e Almas).

EDITORIAL

Muitas vezes, a questão do dízimo é mal interpretada por algumas pessoas, as quais não entendem o real valor dele. Pois bem, a palavra Dízimo vem da época do Antigo Testamento, quando os Israelitas davam 10% do que arrecadavam para a manutenção dos Templos.

Entretanto, esse conceito mudou. Atualmente o Dízimo é uma contribuição voluntária, na qual o fiel ajuda com um valor de sua escolha e proporcional à sua arrecadação.

É importante lembrar, também, que isso não é uma esmola, pois Deus não precisa disso, o Dízimo nada mais é do que um ato de esperança e fé no Senhor. É uma forma concreta de ajudar a comunidade, uma vez que o dinheiro arrecadado é para ajudar na manutenção e obrigações da paróquia, além de serem utilizados em atividades comunitárias e de caridade. Tal prática deve ser feita com disposição e sem aflição com relação ao valor, como o Apóstolo P aulo vos fala:

“Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9, 7).

Antônio Cláudio (PASCOM)

A alegria de evangelizar

Nossa Paróquia São Miguel e Almas atendendo ao apelo da Igreja do Brasil que no Doc.100 afirma ser um imperativo para nós, católicos, tornar visível na vida paroquial o amor e a reverência que a Palavra de Deus merece. Investindo na formação de leitores e animadores, cursos para os salmistas e criar espaços onde a Bíblia possa ser rezada, estuda e partilhada. Assim sendo, a paróquia apresentar-se-ia como a ‘Casa da Palavra’.

Nosso pároco tem empreendido significativos esforços para que a Palavra de Deus seja celebrada e vivida. No mês de abril iniciamos o Grupo de Estudos Bíblicos que se reúne na Cantina do Guri, todas as segundas-feiras, às 19h. Pe. João Paulo sugeriu que começássemos refletindo o Evangelho segundo Lucas em consonância como o Ano da Misericórdia.

Nos encontros, cheios de alegria e espírito de fé, partilhamos o texto bíblico e, ao final de cada encontro, descubrimos muito sobre nosso Mestre Jesus de Nazaré. Mais que isso, descobrimos que a história da Sagrada Escritura é a nossa história. Buscamos, á luz da fé, colocar em nossa vida as lições que a Palavra de Deus nos traz. Pois nossa fé e nossa vida devem caminhar juntas.

Venha você também fazer parte deste grupo. Quando você chegar será uma alegria para nós e para Deus. Venha: todas as segundas-feiras às 19h, na Cantina do Guri. Agradecemos aos amigos que tem partilhado sua vida, suas histórias e suas risadas conosco a cada encontro. Certos de que o Senhor está entre nós sempre te espero na próxima semana para juntos a vida e a fé. Diogo José Ferreira Martins

Produção: Pastoral da Comunicação Respons ável: Pe. João Paulo Teixeira Dias Corre spondência: Praça Cesário Alvim n° 49

- Centro Santos Dumont-MG cep: 36240000-(32) 3251-4839

e-mail: saomiguelsd@hotmail.com

Diagramação, revisão, editoração, arte final e impress ão: Pastor al da Comunicação

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1000 exemplares

A importância do Dízimo

na Igreja Católica

(3)

Cristo Rei

A solenidade de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI, em 11 de dezembro de 1925, com o intuito de chamar os fiéis para reconhecer o reinado de Jesus sobre todos os povos e nações, dado que na época de sua criação havia uma crescente rejeição dos ensinamentos da Igreja. Nos dias atuais esta festa é para reafirmar a grandiosidade espiritual de Jesus sua misericórdia e seu amor por nós.

A Festa de Cristo Rei é uma das festas móveis da Igreja, pois não tem uma data fixa para sua realização. Ela acontece sempre no último domingo do Ano Litúrgico, fechando assim um ciclo e marcando o inicio de um novo ano.

À primeira vista, esta festa pode parecer um pouco pretensiosa e levanta o questionamento de qual realeza se trata? Não devemos utilizar reis e rainhas como modelos a serem comparados à representação de Jesus; nem toda a riqueza, palácios e vários outros elementos utilizados para exaltar a grandiosidade de soberanos, se comparam com a entrega grandiosa que Jesus Cristo fez por nós. Jesus foi Rei em duas situações em sua vida na terra, uma ao entrar em Jerusalém como um Rei, montado em um jumento, e a outra quando foi humilhado na Paixão e recebeu a coroa de espinhos.

A realeza de Jesus não vem do poder ou riqueza, ela vem do seu imenso amor pela humanidade e toda a criação. Jesus é Rei do Universo e de nossos corações. Sua capacidade de governar o intimo dos homens e conduzi-los de forma harmônica em suas relações sociais, seus empreendimentos, é única. A festa de Cristo Rei é uma ótima oportunidade para reconhecermos a importância de cada um trabalhar e seguir diariamente os ensinamentos de Jesus; este que foi o grande presente de Deus a toda a criação. No sacerdócio de Jesus nos tornamos unidos a sua missão de ajudar o próximo com compaixão e solidariedade, e assim depositamos a esperança de uma vida feliz e bem vivida.

No primeiro domingo do mês de novembro a Igreja Católica, celebra a solenidade do dia de Todos os Santos. Celebração esta que através da liturgia nos convida a observar e analisar a vida e trajetória dos homens e mulheres que depois de muitas tribulações e desprendimentos se tornaram santos na fé em Cristo Jesus.

Os santos e santas nos dão o exemplo de que não precisamos realizar obras extraordinárias, para entrarmos no Reino de Deus, contudo para se tornar uma pessoa santa é preciso que haja

em nós uma sincera conversão alicerçada na palavra de Deus e principalmente na conduta do cristão. O evangelho do dia que também é chamado de O Anúncio das Bem Aventuranças, sermão este que Jesus diz aos discípulos que “Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia; Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”. (Mt5,7-9).

É com este sermão que Jesus nos convida a mudança de vida e atitude.

Celebração dos Fiéis Defuntos. No dia 2 de novembro celebra-se a solenidade dos fiéis defuntos, um dia em que se celebra a memória de nossos entes queridos já falecidos. Celebração esta que vem desde o primeiro século, tempo em que os cristãos já visitavam os túmulos para rezarem por seus mortos.

A tristeza de perder um ente querido tem que dar lugar a esperança na Ressureição em Cristo Jesus, que depois de sofrer na cruz por nossos pecados, ressurgiu dos mortos ao terceiro dia. Assim como diz Paulo em uma de suas cartas : “Deus que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós pelo seu poder” (Cor.

6,14). É com este consolo que devemos rezar por todos aqueles que amamos, para que tenham a vida eterna.

Nos dias de hoje na correria do dia e com tanta tecnologia para nos distrair, não paramos para pensar no significado da Ressureição, já que a morte vem cercada de muitos mistérios, porém se formos parar para pensar, não sabemos nem o dia, nem a hora de nossa partida, portanto devemos usar nosso tempo aqui na terra para praticarmos o bem, auxiliando e amparando a quem necessita de auxílio, para que quando formos chamados para junto do Pai possamos também ter a vida eterna. Patrícia Honório - PASCOM

Iniciada em 2008 a campanha “Um toque, um drible” promovida pelo instituto Lado a Lado Pela Vida, teve o objetivo de promover uma mudança nos paradigmas em relação a ida dos homens aos médicos. Em 2012 o mesmo instituto passou a promover um mês inteiro de atividades e mobilizações focados na saúde do homem, surgia então o Novembro Azul.

Estima-se que 51% dos homens nunca procuram um urologista. Dado assustador, uma vez que o câncer de próstata atinge 68 mil novos casos ao ano. Doença que não tem prevenção, no entanto, o diagnostico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento. O principal objetivo do

Novembro Azul é diagnosticar casos no inicio, quando as chances de cura chegam a 90%.

Deixe o preconceito de lado, consulte o seu medico regularmente e atente-se aos fatores de risco

* Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos) * Histórico familiar

* Raça (maior incidência entre os negros)

* Alimentaçao inadequada, a base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos

* Obesidade * Sedentarismo

Rômulo Modesto (PASCOM)

Um toque, um drible

Daniela (PASCOM) - (fonte: Canção Nova, Catequizar)

(4)

.saomiguelsd.com

Festa de Santa Teresinha - Educandário - 01/10 Peregrinação Porta da Misericórida - 09/10

Catequese homenageando a Mãe Aparecida - 12/10 Festa de N. Srª Aparecida - Com. da Soledade - 12/10 Dia das Crianças - Com. Santo Expedito - 12/10

Pe Fransérgio - Novena a N. Srª Aparecida - 10/10

Festa na Comunidade Santa Edwiges - 16/10

Missa com batizado na Com. São Judas Tadeu - 16/10 Missa com Adoração na Matriz - 23/10 Missionários da Canção Nova: Juliana e Alexandre- 23/10 Festa de N. Srª Aparecida - Par. São Miguel - 12/10 Almoço na Comunidade da Soledade - 12/10

(5)

É a espera ansiosa pela vida nova que se aproxima; pelo milagre da renovação. É um tempo de alegria, pois aguardamos a chegada do Messias. Tempo de prepararmos o nosso coração para vivermos a nossa própria reconciliação, libertando-nos de nossas tribulações pois estaremos nos preparando para uma busca incessante em promover a fraternidade e a tão sonhada paz que vem do Senhor. Fiquemos, portanto, atentos e vigilantes para que não pereçamos diante de nossas fraquezas, pois sabemos que Deus estará se renovando em nós. Este ano, em especial, estamos vivendo a graça da absolvição de nossos pecados ao passarmos pela Porta da Misericórdia e, então, a nossa libertação e reconciliação na fé, nos torna mais fortes para esperarmos a salvação que vem do Menino Deus. Pensemos naqueles que não podem celebrar esse momento, vítimas de

envolvimento em todo tipo de guerras, que não são deles... Pelos refugiados que procuram por um pouco de alento e dignidade em outra Pátria, por não suportarem mais os desmandos irracionais de uma batalha sem fim. E muitos são os que necessitam de nossas orações para que se livrem das amarras que os transformam prisioneiros de seus próprios medos e escolhas. Que Deus os acolha sempre com bondade, fazendo com que superem a ausência de paz e a nós, neste Tempo do Advento, cabe transformarmos nosso coração para que tenhamos fé em um mundo melhor, onde não haja guerra, nem fome, nem exclusão de todo e qualquer irmão. Que nenhum problema seja maior que a nossa fé, pois fomos criados por Deus para, com Ele, sermos vitoriosos.

Cantinho da Criança -

VAMOS COLORIR? por: Maria Alzira (PASCOM).

conselho da Mãe Santíssima:

“Vinde aos pés do Altar: aqui as graças serão derramadas sobre todas as pessoas que as pedirem com confiança. Elas serão

derramadas sobre os grandes e os pequenos”.

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2016 acontecerá em todo Brasil o exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tal exame consiste em avaliar o aluno de acordo com os conteúdos assimilados durante o ensino médio, visando o ingresso nas instituições de ensino Federal. Com ajuda do SISU (Sistema de Seleção Unificada) o aluno cadastra sua nota oriunda do Enem e participar de um processo seletivo nacional para conquistar uma vaga nas universidades brasileiras. O Enem tem como principal objetivo unificar todos os processos de ingresso em um só exame, facilitando a vida do candidato. Por esses e outros motivos o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas ) registra todos os

anos mais de 5 milhões de inscrições. Recomenda-se para o exame que o aluno esteja munido de caneta com corpo transparente na cor preta e algum lanche como por exemplo água e chocolates.

Augusto Mansur (PASCOM). Padre João Paulo deixa uma benção para todos qie irão fazer a prova do ENEN.

Amados e amadas, desça sobre todos vós a bênção de Deus Todo Poderoso em Nome: Do Pai †, e do Filho †, e do Espírito Santo †. Amém! Rita Fontes (PASCOM)

(6)

.saomiguelsd.com

Dia 01 - 1ª Terça

7h - Missa e Novena - P e Fransérgio

9h - Missa e Novena - Pe João de Souza

14h - Novena Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 19h - Novena

20h - Terço dos Homens

Dia 02 - 1ª Quarta

Dia de Finados 8h - Missa no Cemitério 10h - Missa nos Passos 19h - Missa na Matriz

Dia 03 - 1ª Quinta

15h - Missa no Hospital - Pe Celso 18h - Adoração na Matriz 19h - Missa na Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 04 - 1ª Sexta

14h - Adoração na Matriz 15h - Missa na Matriz - Pe João de Souza

18h - Adoração - Matriz 19h - Missa na Matriz e P eregrinação dos jovens que participação das provas do ENEM nos dias 5 e 6 de novembro

Dia 05 - 1º Sábado

14h - CPP no Salão 19h - Missa na Barra 19h - Missa Passos

19h - Casamento na Matriz - Diác. Hélio

Dia 06 - 1º Domingo

8h - Missa Matriz

10h - Missa Santa Rita com Batizados

10h - Cel. na Matriz - Diácono Adelmo

11h - Batizados na Matriz - Diácono Adelmo 16:30h - Cel. Passos 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz Dia 07 - 1ª Segunda 19h - Cel Passos Dia 08 - 2ª Terça

Assembléia do Regional Leste II em BH

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 19h - Missa com Novena 20h - Terço dos Homens

Dia 09 - 2ª Quarta

Assembléia do Regional Leste II em BH

9h - Missa Educandário 19h - Missa Passos

Dia 10 - 2ª Quinta

Assembléia do Regional Leste II em BH

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 11 - 2ª Sexta

19h - Missa Rosa Mística 19h - Missa Matriz

Dia 12 -2º Sábado

19h - Missa Passos 19h - Missa São Pedro

Dia 13 - 2º Domingo

8h - Missa Matriz - Encerramento do Ano da Misericórdia-Cerimônia onde serão fechadas as Portas Santas

8h - Cel São Cristóvão 10h - Cel Patrimônio 15h - Ordenações na Catedral/ JF 16:30h - Cel Passos 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz Dia 14 - 2ª Segunda 19h - Cel Passos

Não haverá funcionamento do Escritório Paroquial

Dia 15 - 3ª Terça

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio

15:30h - Novena Diác. Roque 19h – Missa com Novena 20h - Terço dos Homens

Dia 16 - 3ª Quarta

19h - Missa Passos

Dia 17 - 3ª Quinta

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 18 - 3ª Sexta

19h - Cel Matriz

19h - Missa Na Sede da SSVP

Dia 19 - 3º Sábado

9h - Reunião da Forania - Padres e Leigos na Paróquia São Miguel e Almas

8h - Oficina com a Catequese na Comunidade Santa Rita 11h - Batizado Passos 19h - Missa Matriz 19h - Missa Santo Expedito

Dia 20 - 3º Domingo

8h - Missa Matriz 10h - Missa São Judas 10h - Missa Matriz 15h - Missa da Misericórdia na Matriz 16:30h - Cel Passos 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz Dia 21 - 3ª Segunda 19h - Cel Passos Dia 22 - 4ª Terça

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 19h - Missa com Novena 20h - Terço dos Homens

Dia 23 - 4ª Quarta

9h - Missa Educandário 19h - Cel Passos

19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças

Dia 24 - 4ª Quinta

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz

19h - Missa no Lar São Miguel 20h - Mulheres que Oram

Dia 25 - 4ª Sexta

19h - Missa Matriz

20h - Reunião com os Ministros da Palavra no Salão Paroquial

Dia 26 - 4º Sábado

10h - Encontro com o MESC 19h - Missa Passos

19h - Casamento na Comunidade Santa Rita de Cássia- Diácono Helio

19h - Missa Variante

Dia 27 - 4º Domingo

8h - Encontro de Catequistas das Paróquias São Miguel e Almas e N. S. das Dores em Nova Dores 8h - Missa Matriz

8h - Missa Santa Edwiges 10h - Missa Matriz 15h - Missa Soledade 16:30h - Cel Passos 18h - Adoração Matriz

19h - Missa Matriz - Abertura das Novenas de Natal

Dia 28 - 4ª Segunda

19h - Cel. Passos

Dia 29 - 5ª Terça

Reunião da Província Eclesiástica em JF - Pe JP

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 19h - Missa com Novena e Consagração a São Miguel e Almas em honra ao Jubileu da nossa Paróquia

20h - Terço dos Homens

Dia 30 - 5ª Quarta

19h - Missa Passos

20h - Reunião com a P astoral Familiar no Salão Paroquial

Calendário das Celebrações / Novembro / 2016

Todas as terças:

Terço dos Homens às 20h na Matriz de São Miguel e Almas.

Todas as quintas:

Mulheres que Oram às 20h na Matriz de São Miguel e Almas.

Convite RCC:

Grupo de oração Beata Elena Guerra. Todas as segundas do mês às 7h na Sede da RCC.

Todo as terças:

Nov. Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h e 19h

Convite RCC:

Grupo de Oração Arcanjo Rafael (Cura e Libertação). Às 15h todas as terças do mês na Sede da RCC.

Referências

Documentos relacionados

estratégias de aprendizagem de estudantes, em nosso meio. Informações essas que serviram de base, junto com a literatura da área, para a construção de duas escalas de estratégias

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Não regulamentado 14.4 Grupo de embalagem Não regulamentado 14.5 Perigos para o ambiente Nenhum. 14.6 Precauções especiais para

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

Para criar essa organização, instruções simples do programa – como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador –, são interconectadas a

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados