• Nenhum resultado encontrado

HIGHLIGHTS 15 DE MARÇO HOTEL HILTON BOGOTÁ - COLÔMBIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HIGHLIGHTS 15 DE MARÇO HOTEL HILTON BOGOTÁ - COLÔMBIA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

HIGHLIGHTS

(2)
(3)

Highlights POC Day

3

PANORAMA

Em 15 de março, Bogotá sediou o 2º Encontro Latino Americano de Point of Care, o maior evento científico para discutir os benefícios dos testes de diagnóstico rápido na região. Nesta ocasião, o evento contou com a participação de 23 palestrantes de diferentes países da América Latina, América do Norte, Europa e África; que apresentaram diferentes visões do uso da tecnologia de teste rápido, dividindo experiências e histórias de sucesso, bem como discutindo pontos chave como o acesso ao Point of Care e os modelos econômicos e regulatórios para a implementação dessa tecnologia.

Dr. Luis Gonzalez, Diretor médico da Abbott Rapid Diagnostics para a América Latina, foi responsável pela abertura do encontro e destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento profissional de especialistas em saúde, através da construção de conhecimento em torno das novas tecnologias POC. “Na Divisão de Diagnóstico Rápido da Abbott, queremos que a equipe especializada em exames tenha ferramentas de alta tecnologia que facilitem seu trabalho; mas também acreditamos que é importante criar uma rede de apoio que contribua para a construção de conhecimentos sólidos para fortalecer as bases do nosso trabalho”.

Em seu discurso, o Dr. González apresentou três pontos-chave a serem levados em conta para a implementação de Point of Care. Primeiro, a importância do desenvolvimento de novos modelos de negócios focados nos benefícios relacionados ao custo efetividade. Segundo o Dr. González, os dispositivos de diagnóstico rápido oferecem uma

grande vantagem em termos de tempo e custo, visto que eles permitem que os especialistas abordem todo o ciclo da doença durante a mesma consulta médica. Finalmente, revisou as barreiras regulatórias e os obstáculos que existem para a implementação do modelo Point of Care.

Em entrevista a Highlights POC Day, o Dr. Ramón Abel Castaño, consultor especializado em inovações em modelos de negócios para a prestação de serviços de saúde, comentou que os dispositivos de diagnóstico rápido são tecnologias disruptivas, uma vez que modificam a forma de gerar valor na indústria, oferecem soluções inovadoras e facilitam o desenvolvimento de soluções para as necessidades, expectativas e preferências do usuário de maneiras totalmente diferentes. “O modelo Point of Care integra atributos diferentes daqueles do modelo tradicional de laboratório centralizado, já que cria novas oportunidades dada a urgência do resultado, o tempo de retorno e a possibilidade de fazer testes extra-muros”.

(4)

Moderado pelo Dr. Octávio Fernandes, PhD em Medicina Tropical, o painel que discutiu a regulamentação e o acesso para dispositivos Point of Care destacou diferentes experiências da implementação desta tecnologia; como o modelo de prestação de serviços de saúde com Point of Care (POC) e os requisitos regulatórios na Colômbia, tema da conferência da Dra. Alba Cecilia Garzón, Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade e Auditoria de Serviços de Saúde.

Em seu discurso, a Dra. Garzón assegurou que a tecnologia Point of Care é uma ferramenta que contribui para a segurança do paciente. Os testes de diagnóstico rápido facilitam o gerenciamento de

informações através da conectividade e permitem obter resultados rápidos, precisos e válidos, o que acelera a tomada de decisão médica. Além disso, ela também explicou os requisitos regulamentares para a implementação do modelo Point of Care em hospitais e ações extra-muros na Colômbia, que, sendo uma tecnologia emergente, é regido pelas normas previstas para os dispositivos médicos em geral, como a Lei 100 de 1993, Lei 4816 de 2008 e Lei 1751 de 2015, entre outros.

Para concluir, a Dra. Garzón assegurou que é necessário que o país migre rapidamente de um sistema de promoção e prevenção para um sistema resolutivo com a ajuda do POC.

POC REGULAMENTAÇÃO E ACESSO

(5)

A articulação da tecnologia de testes de diagnóstico rápido com os laboratórios é fundamental para garantir sua correta implementação e oferecer o maior valor possível aos profissionais da saúde, instituições e pacientes. O Dr. Octavio Fernandes, abordou o papel do laboratório no uso de Point of Care e a necessidade de construir um novo ritmo para as emergências, uma vez que esta é uma forma de otimizar a eficiência do sistema de saúde, melhorando o fluxo de pacientes e a eficácia médica. Segundo o Dr. Fernandes, os parâmetros de valor do Point of Care respondem às soluções em diversos cenários, esses são: custo, mobilidade, conforto, qualidade, anonimato, volume de sangue e conectividade. Durante sua palestra, ele também explorou as perspectivas de conhecimento,

uma vez que grande parte da população não sabe que está doente e o diagnóstico rápido abre as portas para o acesso do tratamento oportuno. Em entrevista para Highlights POC Day, o Dr. Fernandes disse que os testes de diagnóstico rápido representam uma grande oportunidade se o seu valor for reconhecido e os cenários onde eles podem ser implementados forem analisados adequadamente.

De acordo com o Dr. Fernandes, “O Brasil está começando a implementar a tecnologia de Point of Care nas farmácias, pois sabemos que em 69% dos casos o primeiro profissional que os brasileiros procuram para cuidar da saúde é o farmacêutico”. Nesses cenários, podem ser oferecidos testes rápidos para a identificação de HIV, zika e dengue, bem como fortalecer a utilização de testes de gravidez e até mesmo fazer a medição de glicose e colesterol. “No meu país, temos 7 milhões de diabéticos que não sabem que tem a doença. Por essa razão, é muito importante que os testes de diagnóstico rápido que podem identificar esta doença estejam próximos das pessoas “, acrescentou o Dr. Fernandes. Além disso, o especialista lembrou que a implementação de Point of Care, juntamente com modelos de laboratório tradicional, não deve ser dada pela lógica da tecnologia pela tecnologia, porque poderia ser feito uma má utilização dos novos dispositivos e não ser obtidos os grandes benefícios esperados. “É muito importante descobrir a relação entre a necessidade e o cenário em cada caso particular, para desta forma obter o valor real que o uso de um teste de diagnóstico rápido representa,” Fernandes concluiu.

Para oferecer uma perspectiva sobre as etapas a serem seguidas na saúde, o Dr. Carlos Gouvéa, fez uma apresentação sobre as tendências futuras que incluem o uso de Point of Care e facilitam o diagnóstico e a detecção precoce por meio de novas tecnologias, como biossensores e implantes; combinação de dispositivos e medicamentos; bioimpresão: nanotecnologia e robótica. Com o surgimento do conceito de saúde 4.0, a convergência tecnológica obriga aos agentes da saúde a pensarem sobre o paciente e na responsabilidade de sempre levar o melhor resultado possível, segundo o especialista, essa é a principal missão do modelo Point of Care.

Outro ponto alto do painel foi a palestra da Dra. Michelle Hamilton, Médica e PhD, que fez esclarecimentos sobre a conectividade da tecnologia Point of Care, expondo seus principais benefícios:

acompanhamento dos pacientes testados, controle de qualidade, controle de inventário, otimização de implantação de pessoal e acesso remoto.

A Dra. Hamilton apresentou os benefícios e desafios do Point of Care através do caso de sucesso da implementação deste modelo na Jamaica, destacando a importância da conectividade para obter os maiores benefícios dessa tecnologia. Segundo a especialista, a conectividade faz com que os testes de diagnóstico rápido funcionem no seu potencial máximo. Além de facilitar o acesso a áreas remotas, o modelo de implementação do Point of Care e sua conectividade na Jamaica, permitiu o recolhimento de informações importantes em tempo real para gerar relatórios para as autoridades da área da saúde monitorar e controlar o uso de dispositivos e tomar decisões rápidas e embasadas para a saúde pública da ilha.

O papel do laboratório na implementação de POC

Dr

. Octa

vio F

erna

(6)

O s e g u n d o p a i n e l “ E f i c á c i a C l í n i c a e rentabilidade” foi moderado pela Dra. Carla Musso, endocrinologista e Coordenadora da Unidade Metabólica do Hospital Fundación Favaloro da Argentina, que iniciou a discussão compartilhando o caso da tecnologia POC aplicada às doenças crônicas, destacando a inércia e aderência.

EFICÁCIA CLÍNICA E RENTABILIDADE

Dra. Carla Musso

Durante sua apresentação, a Dra. Musso reforçou a necessidade de promover práticas de prevenção para superar o problema da falta de identificação de doenças crônicas, tomando como exemplo a diabetes, que a partir de seu diagnóstico o paciente modifica seu estilo de vida, começa com a tomada de medicamento e inicia uma rotina de acompanhamento médico. Como parte dessa rotina, a tomada de exames de controles médicos como a hemoglobina glicosilada são essenciais para garantir que os pacientes com diabetes estejam recebendo o tratamento adequado. “Trabalhar com Point of Care junto com pacientes diabéticos é uma grande vantagem, pois permite ao especialista a possibilidade de ver o paciente e na mesma consulta, seguir o controle metabólico e diabetológico”, disse o Dr. Musso. “O Point of Care é essencial porque não há perda de tempo”, acrescentou a especialista. “Em diabetes há um fenômeno

chamado inércia do médico e tem a ver com o tempo que o especialista demora para passar o paciente para outro medicamento antidiabético. Em muitos casos, a decisão de mudar o tratamento é atrasada pelo tempo e deslocamento necessário para a realização dos testes de laboratório convencionais, agora com Point of Care os médicos podem fazer o teste durante a consulta e alterar a conduta terapêutica, naquele momento, se o paciente exigir isso”. De acordo com Musso, ao considerar a implementação de testes de diagnóstico rápido é muito importante analisar o benefício para o paciente a longo prazo e não o custo que o paciente representa hoje. “Para o sistema de saúde, um paciente diabético que está sob controle terá menos complicações e custará menos a longo prazo. Não tratar a diabetes a tempo pode trazer diálise, cegueira, deficiência, pé diabético e até ataque cardíaco.”

POC em doenças Crônicas

Dr

a. Ca

rla M

(7)

Highlights POC Day

7

Dra. Carla Musso

Dr. Gustavo Méndez

Por outro lado, na Colômbia, a tecnologia Point of Care fez parte de um projeto liderado por uma companhia de seguros focada em melhorar a experiência do paciente com soluções integradas. A Dra. Ángela María Loaiza, Especialista em Gestão de Qualidade e Auditoria de Saúde, apresentou os resultados da aplicação de uma estratégia de atendimento com solução integrada, na qual se obteve maior agilidade nos diagnósticos e resultados; menor custo por membro afiliado;

uso menos frequente de exames laboratoriais; e maior satisfação do paciente. Além disso, apresentou resultados relevantes relacionados à manipulação do sistema POC: o benefício dessa tecnologia é diretamente proporcional à sinergia que exista entre os membros da equipe e seu grau de especialização. Esta experiência permitiu demonstrar que o modelo POC é relevante porque é diferente do laboratório tradicional e proporciona um aumento nas taxas de satisfação dos pacientes.

POC em Cardiologia

“Trabalhar com Point of

Care junto com pacientes

diabéticos é uma grande

vantagem, pois permite ao

especialista a possibilidade

de ver o paciente e na

mesma consulta, seguir

o controle metabólico e

diabetológico”

“Point of Care não

salva vidas, ele permite

diagnósticos ágeis para tomar

medidas terapêuticas rápidas

que ofereçam maior benefício

para o paciente”

(8)

Os testes de diagnóstico rápido oferecem uma positiva relação efetividade e custo-benefício; O Dr. Gustavo Méndez, Subdiretor de Cardiologia do Hospital Xalapa, explicou sua evidência econômica e seu papel na Cardiologia, onde a tomada de decisões rápidas é essencial. O especialista comentou que os dispositivos de diagnóstico rápido são mais eficazes porque permitem ter um melhor tempo de retorno. A tecnologia Point of Care oferece benefícios econômicos, qualidade de atendimento, economia e satisfação do paciente. Segundo o Dr. Méndez, isso se reflete em ações comuns, como o uso do glicômetro por pacientes diabéticos para medir seu nível de glicose e tomar uma decisão terapêutica. “Esse tipo de estratégia precisa estar progredindo e permeando em todos os hospitais”. Em entrevista com Highlights POC Day, o Dr. Mendez disse que o México é provavelmente o país latino-americano que faz mais testes Point of Care para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. “Em cardiologia, o tempo é vida. Os testes diagnósticos rápidos permitem tomar decisões próximo do paciente. Em 20 minutos posso tomar uma decisão terapêutica pelo bem-estar do paciente, enquanto em outro cenário esse mesmo teste pode levar entre 45 e 90 minutos”. Além disso, o Dr. Méndez enfatizou a importância de entender a perspectiva do paciente. “Um paciente com suspeita de infarto vai ao médico com a expectativa de ser informado de que a

sua dor no peito não é um ataque cardíaco, por isso, é importante ter um mecanismo que gere um diagnóstico rápido e confiável. Point of Care tem valores preditivos negativos de 99%. Então tem muito valor para todos: para quem tem a doença, para aquele que implementa o diagnóstico e para o sistema de saúde, pois permite tomar decisões muito rapidamente”. Durante sua palestra, o Dr. Mendez também enfatizou o comprovado benefício econômico da implementação de testes de diagnóstico rápido em cardiologia e ressaltou “que o Point of Care não salva vidas, ele permite diagnósticos ágeis para tomar medidas terapêuticas rápidas que ofereçam maior benefício para o paciente “. E m r e l a ç ã o à s d o e n ç a s s e x u a l m e n t e transmissíveis, a Dra. Maria Luiza Bazzo, microbiologista, abordou especificamente a hepatite C e o HIV, enfatizando que os países além de investir no tratamento deveriam investir também no diagnóstico rápido como uma política pública, dada a importância de detecção prévia para evitar o aumento de transmissões e custos para o sistema. Especificamente, exemplificou essa premissa com o caso de uma população vulnerável, como as gestantes portadoras de DST, que não têm acesso aos controles pré-natais e, portanto, apresentam alto risco de contágio vertical. Situação que pode ser evitada com o diagnóstico prévio e representa uma economia em futuros tratamentos.

(9)

Highlights POC Day

9

Dr. Teruya apresentou o uso do Point of Care no manejo perioperatório, ou seja, desde que o paciente chega ao local onde a intervenção cirúrgica ocorrerá até que ele retorne para casa. O especialista indicou que essa possibilidade permite um acompanhamento rigoroso e de qualidade ao caso clínico e esclareceu que os exames com respostas mais rápidas e mais constantes são essenciais no tratamento de um paciente em situação de alta complexidade. A palestra seguinte focou no papel da tecnologia POC na política da Declaração de Berlim, que visa o desenvolvimento na detecção da diabetes tipo 2 através do trabalho articulado de representantes

APLICAÇÃO E UTILIDADE DO POC EM

CARDIOMETABÓLICO E TOXICOLOGIA

Dr. Gustavo Méndez

O painel sobre as perspectivas do Point of Care no campo cardiometabólico e da toxicologia foi liderado pelo Dr. Gustavo Méndez. A primeira palestra ficou a cargo do Dr. Alexandre Teruya, anestesista e diretor médico do Hospital Moriah, em São Paulo (Brasil).

Dr . Gusta vo M éndez Dr . Alex andr e T eru ya

(10)

de 38 países. O Dr. Balduino Tschiedel, presidente da Federação Internacional de Diabetes para a América Latina, explicou que o trabalho é classificado em quatro programas: prevenção, detecção, controle e acesso ao tratamento; modalidade que permite que os países sejam orientados sobre como agir para prevenir casos de diabetes e reduzir o possível valor de 129 milhões de dólares que, segundo a declaração de Berlim, seria o aumento dos custos no sistema de saúde até 2040.

O 2º Encontro Latino Americano de Point of Care não foi apenas a oportunidade de apresentar os benefícios da tecnologia no setor de saúde, mas foi também o cenário para demonstrar que as utilizações do POC transcendem para outras áreas de trabalho. A Dra. Christine Moore, especialista em toxicologia, explicou como o POC representa uma ótima ferramenta para a detecção do uso de drogas em motoristas. Segundo as estatísticas, o risco de morrer ou ser ferido em um acidente de trânsito devido ao uso de substâncias psicoativas é de 1 para 3, portanto, os controles com dispositivos de diagnóstico rápido, que não necessariamente funcionam

com exames de sangue, mas com outros fluidos como a saliva, contribuem para reduzir o risco de acidentes e os custos do tratamento para as pessoas feridas neles.

A Dra. Moore argumentou que acesso é importante, mas que também é necessário saber exatamente o funcionamento de cada dispositivo de diagnóstico rápido para fazer um uso adequado e aproveitar suas utilidades. Seguindo com os benefícios do Point of Care na detecção do abuso de drogas, o Dr. Carlos Damin, diretor da Divisão de Toxicologia do Hospital Fernández em Buenos Aires (Argentina), encerrou a sessão apresentando um caso de sucesso que aplica controle de drogas para membros das forças de segurança, como a polícia. Como parte da execução do projeto, foi incluído um programa de prevenção do consumo de substâncias psicoativas. Entre os resultados, verificou-se que dos 3.049 testes, 10 foram positivos. O especialista disse que o objetivo do trabalho era demonstrar que é importante para empresas de diferentes setores implementar a tecnologia Point of Care e, assim, promover bons hábitos entre seus funcionários.

(11)

Highlights POC Day

11

APLICAÇÃO E UTILIDADE DO POC

EM DOENÇAS INFECIOSAS

Dr. Octavio Fernandes

O painel de discussão sobre a aplicação do Point of Care na gestão de doenças infecciosas foi liderado pelo Dr. Octavio Fernandes. A primeira palestra da sessão foi realizada pelo Dr. Sergio Carmona, especialista em doenças infecciosas, que apresentou o panorama da epidemia de HIV em nível regional e incluiu a perspectiva sul-africana. O Dr. Carmona enfatizou a importância de iniciar o tratamento imediatamente após a obtenção do diagnóstico para alcançar uma redução significativa no número de mortes por AIDS que ocorrem no mundo. Assim, o POC pode contribuir para a iniciativa 90 90 90 da UNAIDS, com a qual se espera atingir um aumento na cobertura de tratamento para os portadores do vírus da imunodeficiência humana até 2020.

A palestra seguinte discutiu a tecnologia Point of Care como ferramenta de prevenção; a Dra. Andrea González, diretora da Clínica La Condesa no México, falou sobre a população identificada como de alto risco e disse que o modelo tem um alto valor no controle virológico, oferecendo a possibilidade de aplicar testes rápidos que permitam reter positivos e negativos para controlar a epidemia do HIV. Para a Dra. González, um dos pilares para o alvo 90 90 90 ter sucesso, é a prevenção através da estratégia Profilaxia Pre-exposição, estratégia que procura que os

Dr . J os hua B lumenf eld Dr a. Andr ea González

(12)

não portadores tomem medicamentos contra o vírus antes de uma possível infecção. Amilcar Tanuri, PhD em Virologia, focou sua apresentação em doenças tropicais: Dengue, Chikungunya e Zika. O Dr. Tanuri apresentou a complexidade dos algoritmos como um desafio para a detecção bem-sucedida desses vírus, levando em conta aspectos como a localização geográfica da América Latina devido à sua proximidade com a zona tropical. Portanto, para obter eficácia nos testes, é imperativo incorporar a mais recente tecnologia, especificamente para se beneficiar de seu custo efetividade e reduzir o tempo de diagnostico. A malária é uma doença tropical que tem tido um grande impacto nos últimos anos; houve um aumento considerável nas Américas; de fato, a Colômbia ocupa o terceiro lugar na presença de malária na América Latina. Segundo o Dr. Joshua Blumenfeld, é essencial que os tomadores de decisão possam financiar a luta contra a malária,

assim como organizações como a Fundação Gates, Carlos Slim ou Iniciaiva Chan Zuckerberg fazem, uma vez que, embora os mosquitos sejam vetores de transmissão, o maior número de transmissões é dado de pessoa para pessoa.

Por fim, a Dra. Rubi Troncoso, microbiologista Supervisora na Clínica Dávila de Chile, fez referência às infecções respiratórias que são consideradas um problema de saúde pública, principalmente no pico respiratório que ocorre entre junho e agosto, afetando na maioria dos casos, os pacientes pediátricos. A Dra. Troncoso, mencionou o vírus Sincicial respiratório (RSV) como um exemplo dos elevados custos envolvidos tanto para as famílias da população em situação de risco (principalmente crianças e idosos) quanto para o sistema. Durante esse período, a demanda por internação aumenta e o modelo POC favorece a tomada de decisão no tratamento, garantindo resultados confiáveis sob os critérios de especificidade e sensibilidade.

TENDÊNCIAS FUTURAS

Dr. Juan Manuel Gutiérrez

A agenda acadêmica do 2° Encontro Latino Americano de Point of Care continuou com apresentações sobre o futuro dessa tecnologia. O painel que abordou as tendências futuras foi liderado pelo Dr. Juan Manuel Gutiérrez, que disse que os sistemas de saúde exigem modelos para descongestionar os serviços de emergência e melhorar o tempo de resposta dos laboratórios para compensar o tempo gasto e os custos ocultos que são gerados nesta situação.

(13)

Highlights POC Day

13

Dr. Juan Manuel Gutierrez compartilhou como as experiências bem-sucedidas na Europa e Australásia, em que os dispositivos para o diagnóstico rápido têm sido utilizados mesmo em atendimento pré-hospitalar, impulsionaram a chegada do modelo POC à Colômbia há uma década, mostrando que os benefícios também podem ser obtidos neste hemisfério.

“O futuro de Point of Care é agora. Hoje no mundo esta tecnologia é aquela com a qual decisões rápidas são tomadas em desastres, no atendimento pré-hospitalar em ambulâncias e em serviços de emergência em geral “, assegurou o Dr. Gutiérrez. “Temos uma necessidade de mudar o tempo de atendimento e transformar a metodologia com a qual trabalhamos nos serviços de emergência nos últimos 50 ou 60 anos. Quando o Point of Care chegou, conseguimos encurtar os tempos de resolução e tomada de decisão”. Segundo o especialista, os benefícios econômicos e sociais da implementação do Point of Care devem ser destacados.

O s p r i m e i r o s s e refletem em uma redução nos custos de atendimento ao paciente, bem como u m a r e d u ç ã o n o tempo gasto para

esse atendimento. “Por exemplo, dois anos atrás, realizamos um programa em Medellín, Colômbia, com o qual procuramos gerar um modelo de implementação ideal para testes diagnósticos rápidos e conseguimos reduzir o custo do atendimento por paciente em 42%”, acrescentou Gutiérrez.

Os benefícios sociais respondem ao desejo do paciente de chegar a um serviço de emergência para ser tratado rapidamente e não ter que esperar. “Testes diagnósticos rápidos contribuem para o descongestionamento do atendimento e a rapidez do atendimento, o que oferece maior segurança na prestação do serviço e gera maior satisfação do paciente com o serviço”, concluiu o especialista.

Experiências promissoras ao

redor do mundo

Por sua vez, a Dra. Paula Távora, patologista, explicou que as drogarias também são importantes aliadas na implementação do Point of Care, uma vez que os clientes demandam um atendimento seguro e com boa relação custo-benefício.

Dr a. Paul a T áv or a Dr . J ua n M an ue l Gutiérr ez

(14)

Perspectivas do POC em drogarias

Em sua apresentação, a Dra. Távora explicou que baseada em sua experiência como patologista clínica, ela pode ver claramente que o Point of Care consegue alterar a velocidade no diagnóstico e o atendimento de pacientes mantendo a boa qualidade. “Os resultados rápidos e confiáveis em menos tempo beneficiam muito o sistema de saúde, mas também temos uma grande responsabilidade, porque temos de garantir que os testes apropriados sejam feitos e os resultados

corretos sejam obtidos”, acrescentou. Da mesma forma, a especialista disse que grande parte do sucesso da gestão correta da tecnologia de diagnóstico rápido reside no trabalho articulado entre todos os agentes de saúde, incluindo farmácias, pois a proximidade que têm com as pessoas deve funcionar como uma ponte eficaz para detecção e prevenção de patologias, identificando necessidades que incentivem o sistema a ser treinado em atendimento preciso.

Com uma perspectiva regional, o Dr. Omar Sued, especialista em doenças infecciosas, centrou o seu discurso sobre a implementação do POC na América Latina, mencionando as vantagens importantes que oferece: baixo custo e viabilidade, acesso, planejamento e estratégias em saúde, forte sinergia entre a medicina de triagem e laboratório e resultados que ajudam a reduzir a transmissão. Essas características possibilitam mudar o curso das doenças, pois afetam diretamente os tempos de detecção e tratamento; portanto, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais favorável será a resposta para a saúde do paciente. O Dr. Sued concluiu assegurando que o uso de Point of Care poderia ajudar a salvar milhões de vidas e as barreiras à sua implementação devem ser quebradas através

Finalmente, a Dra. Rosanna Peeling, PhD da London School of Hygiene & Tropical Medicine (Reino Unido), disse que a conectividade tem atributos relevantes para o acesso à informação; a transmissão de dados via satélite e 3G, a conexão bem-sucedida de dispositivos e os resultados

disponíveis em uma hora. Estas são algumas das características que destacam a importância da implementação de tecnologia Point of Care em comunidades com difícil acesso a laboratório, ilustrando o caso Africano. A Dra. Peeling destacou a utilidade do modelo Point of Care em áreas remotas porque foi possível atender pacientes que tinham dificuldade de acesso a laboratórios tradicionais no tempo necessário. A conectividade desempenhou um papel fundamental neste processo para coletar informações e manter

(15)

Em sua primeira edição, a pesquisa vencedora do POC AWARD foi “Estratégia de teste domiciliar rápido para HIV e carga viral para detecção de casos de infecção aguda em mulheres transexuais” liderada por Claudia Elizabeth Frola na Argentina. O segundo lugar foi Keite da Silva Nogueira no Brasil com o seu trabalho “Avaliação da prevalência e método de diagnóstico da infecção por Clostridium difficile.” Finalmente, o terceiro lugar foi para Maria A Nardi pelo seu projeto

“Implementação e avaliação de um programa de gestão da qualidade para o monitoramento de glicômetros em um hospital universitário “. A comissão avaliadora dos trabalhos apresentados para o Prêmio Latino-Americano em pesquisa Point of Care foi composto por: Dra. Paula Távora, Dra. Carla Musso, Dr. Octavio Fernandes, Dr. Ramon Abel Castaño, Dr. Juan Manuel Gutierrez e Dr. Gustavo Méndez.

Highlights POC Day

15

POC AWARD

Dra. Paula Távora

Posteriormente, o Prêmio Latino-Americano de Pesquisa Point of Care - POC Award 2018 foi apresentado pela primeira vez, um reconhecimento para os profissionais que trabalharam com o objetivo de estudar o impacto que os testes de diagnóstico rápido têm no atendimento ao paciente. A Dra. Paula Távora foi responsável por liderar este painel, um espaço no qual ela destacou a importância de continuar a promover pesquisas sobre a implementação de testes de diagnóstico rápido na região, a fim de continuar a verificar os benefícios dessa tecnologia.

Dr

a. Cl

au

dia Elizabeth fr

ola

(16)

OPORTUNIDADES E AMEÇAS PARA

O POINT OF CARE – MESA REDONDA

Dr. Ramón Abel Castaño

Em entrevista para Highlights POC Day, o Dr. Ramón Abel Castaño, consultor especializado em inovações de modelos de negócios para prestação de serviços de saúde, garantiu que os dispositivos de diagnóstico rápido são tecnologias que mudam a forma de gerar valor na indústria, oferecendo soluções inovadoras e facilitando o desenvolvimento de soluções para as necessidades, expectativas e preferências do usuário de maneiras totalmente diferentes. “O modelo Point of Care integra atributos diferentes daqueles do modelo tradicional de laboratório centralizado, pois cria oportunidades pela rapidez do resultado, pelo tempo de retorno e pela possibilidade de realizar testes extra-muros”, acrescentou o especialista. Segundo o Dr. Castaño, há duas preocupações legítimas com relação à implementação dos modelos do Point of Care. “Quanto à receptividade, é válido desconfiar de algo novo. Essa preocupação de natureza técnica reside no risco de que sejam inadequadamente

manipulados e que o resultado perca sua validade. Além disso, há uma preocupação estratégica, pois o POC abre a possibilidade de não ter controle direto do diagnóstico. No entanto, a tecnologia Point of Care performa igual ou melhor do que o diagnóstico in vitro”. O modelo de diagnóstico junto ao paciente oferece uma oportunidade estratégica muito importante: desenvolver um novo modelo de negócio que não dependa da lógica do modelo centralizado de laboratório, com a vantagem de ser mais eficiente. Para o Dr. Castaño, “o POC é parte de uma nova linha de tecnologias que possibilitam a prestação de serviços ao paciente. Os testes de diagnostico rápido são parte da nova atenção que já não depende estritamente da visita ao médico, mas é baseado em tecnologias que permitem ter informações sobre o estado de saúde do paciente, ao tempo que abrem a possibilidade de teleconsulta, telediagnóstico, telemedicina, entre outros”.

(17)

Highlights POC Day

17

A título de reflexão, a Dra. Hamilton interveio na mesa redonda propondo a otimização no uso de dispositivos de diagnóstico rápido para atender à população com localização remota; levando em conta a centralização das informações para garantir maior controle na implementação do modelo e dispor de informações em tempo real que permitam uma tomada de decisão precisa no desenvolvimento de campanhas de saúde pública. Por sua parte, o Dr. Gutiérrez convidou os participantes a pensar sobre o desenvolvimento de serviços de emergência com assertividade para prestar atendimento oportuno. Ao que o Dr. Méndez acrescentou que a

geração de informações e evidências sólidas para a tomada de decisões é um atrativo interessante para aqueles que fornecem e acessam o serviço de saúde. Além disso, a Dra. Peeling, enfatizou a conectividade e sua importância para garantir acesso as informações e alcançar o potencial máximo dessa tecnologia. Como complemento, o Dr. Carlos Gouvea mencionou que as sociedades médicas têm um papel importante neste processo de implementação dos modelos POC e na obtenção de informações dos pacientes, e apontou que o orçamento dos países deve ser considerado para promover iniciativas que facilitem o acesso a dispositivos de diagnóstico rápido.

(18)

CONVITE AO 3° ENCONTRO

LATINO-AMERICANO DE POINT OF CARE

O POC Day 2018 terminou com sucesso, consolidando-se como um espaço de troca de conhecimento que cruzou fronteiras com um propósito conjunto: fazer com que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico seguro, rápido e eficaz e tenham uma melhor experiência nos serviços de saúde. Antes de encerrar o evento, a Dra. Carla Musso teve a oportunidade de fazer um convite especial para o 3º Encontro Latino Americano de Point of Care que será sediado em Buenos Aires, Argentina,

Buenos Aires

2020

(19)

Highlights POC Day

(20)

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

a) retirou a sua vontade, apropriando-se dela para sempre b) retirou a sua vontade, deixando-a partir, em seguida, para o céu c) não conseguiu retirar a sua vontade.. d) decidiu

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

The strict partition problem is relaxed into a bi-objective set covering problem with k-cliques which allows over-covered and uncovered nodes.. The information extracted