• Nenhum resultado encontrado

Boletim da. Por um INPI mais ágil e independente. Associação Brasileira da

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim da. Por um INPI mais ágil e independente. Associação Brasileira da"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Por um INPI mais ágil e

independente

O ano de 2018 foi intenso. A ABPI lançou

nova logomarca, produziu um estudo

econômico, fez propostas aos presidenciáveis,

atuou como amicus curiae, produziu

resoluções, participou de Tomada Pública,

promoveu almoços-palestras, realizou seu

congresso anual, e se fez representar em

eventos de terceiros no Brasil e no exterior.

Fez mais. Reativou seu Comitê Empresarial,

recebeu representantes de entidades nacionais

e estrangeiras, estabeleceu parcerias e

intensificou sua comunicação, com mais

visibilidade nas mídias.

A ABPI também fortaleceu a parceria com o

INPI, com críticas, sugestões e reconhecimento.

“Precisamos reconhecer o bom trabalho realizado

pelo INPI em 2018, com medidas efetivas para

reduzir o backlog de marcas e patentes que, no

entanto, continua em patamar muito alto”, disse o

presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury

Pimenta, na tradicional confraternização de final

de ano, ao lado da Associação Brasileira dos

Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI, no

Restaurante Dell’Orso, em São Paulo, ao defender

a autonomia financeira da autarquia. Nas páginas

seguintes as imagens do evento.

AssociAção BrAsileirA dA

ProPriedAde intelectuAl

Boletim da

Dezembro de 2018 - nº 157

(2)
(3)
(4)
(5)

Confraternização

O que esperar para 2019

Luiz Edgar Montaury Pimenta,

presidente da ABPI

“Acredito que os reconhecidos esforços do INPI visando à redução do backlog de patentes apresentarão maiores resultados em 2019, mas ainda se fazendo necessário um melhor aparelhamento do órgão e a implementação de sua autonomia financeira”. A ABPI continuará fa-zendo esforços nesse sentido, e se-rá fundamental sensibilizar o novo governo para isso.”

Liane Lage,

diretora de Patentes do INPI

“O INPI hoje é uma autarquia muito estruturada e transparente. Temos trabalhado intensamente para aumentar a eficiência e os bons resultados em todas as áreas de atuação são visíveis. E acredita-mos que o novo governo dará a real importância à Propriedade In-dustrial, essencial para o desenvol-vimento do País. É um caminho sem volta.”

Ricardo Pinho, presidente da

Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI

“O ano de 2019 é ainda uma grande interrogação. Temos um presidente novo, um congresso re-novado. Não temos clareza das políticas públicas para a Proprieda-de Intelectual, além Proprieda-de informações de que o INPI vai para o Ministério da Ciência e Tecnologia. E temos pela frente o desafio do Protocolo de Madrid, mas tudo é ainda uma grande interrogação.”

(6)

Luiz Henrique do Amaral,

vice-presidente da AIPPI

“Acredito que teremos uma nova visão de País. Pelas manifes-tações que estamos vendo, a Pro-priedade Intelectual está no centro das preocupações deste governo, com a velocidade dos processos do INPI e, acredito, com a sua in-dependência financeira. A inde-pendência financeira é que vai ala-vancar não só os processos que estão pendentes, mas vão dar con-fiança ao sistema..”

Juliana Viegas,

ex-presidente da ABPI

“A Propriedade Intelectual continua sendo cada vez mais im-portante para a economia como um todo, principalmente para a economia global. Sim, porque a inovação hoje não é mais feita apenas dentro de uma empresa, por algum ‘professor pardal’, mas é colaborativa e entre países, o que demandará mais acordos, es-pecialmente de transferência de tecnologia e de compartilhamento de custos.”

Maria Carmen de Souza Brito,

ex-presidente da ABPI

“O que esperamos é que este novo governo reconheça a impor-tância da Propriedade Intelectual no âmbito da política econômica e apoie o fortalecimento do INPI.”

Paulo Parente Marques Mendes,

presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria - CPICP da OAB-RJ

“O que esperamos do novo governo é o fortalecimento da Pro-priedade Intelectual e segurança jurídica, o que estimulará o au-mento dos investiau-mentos, com no-vas plantas industriais de empre-sas nacionais e estrangeiras no País.”

José Carlos Tinoco Soares,

membro vitalício do Conselho da ABPI

“Sabe-se que o INPI passará para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Estão agora colocando os pingos nos ‘is’. Esperamos que o novo ministro coloque o País na perspectiva da tecno-logia mais avançada, uma vez que es-tamos na era da inteligência artificial.”

Marcelo do Nascimento,

presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual - ASPI

“Esperamos que o INPI seja mais valorizado neste governo que está assumindo o País, pois, apesar dos relatórios positivos que a autarquia divulga, há deficiências crônicas, co-mo na parte de informática, onde tem havido problemas muito sérios.”

Assine a

Revista da ABPI

Escreva para:

abpi@abpi.org.br

ou ligue: 21 2507-6407

Compensação Equitativa pela Reprodução para Uso Privado no Direito de Autor Português e da União Europeia (Copyright Levies)

Alexandre Libório Dias Pereira

Serviços de Streaming sob a Ótica dos Direitos Autorais: Tensões e Perspectivas

Vitor S. Galveas e Veronica Lagassi

Arte e Direitos Autorais: Os Dilemas da Autoria na Arte Contemporânea

Marcelo Conrado

O Processo de Auditoria de Marcas no USPTO e seus Reflexos na Prática Brasileira

Aruan Benatto Monastier

Gestão da Propriedade Intelectual em Redes de Conhecimento Colaborativas

Márcia Brito Nery Alves e Ana Eleonora Almeida Paixão

Marcas: Ativo Complementar ou Regime de Apropriabilidade?

Paula Gobbis Patriarca

Registro de Desenhos Industriais – Esse Desconhecido

Lucas Martins Gaiarsa (In Memoriam)

R EV IS TA D A MAI | JUN 2018 ISSN 1980 2846

(7)

Gestão

Relatório de Atividades da ABPI em 2018

1. Ações institucionais

A ABPI realizou as seguintes ações institucionais junto às autoridades, instituições públicas e outras entidades.

Acordo com Mediare

A ABPI e o Sistema Mediare assinaram um convênio de cooperação no campo da resolução de controvérsias. Pelo acordo, o Mediare indicará a Câmara de Arbitra-gem da ABPI - CArb para os casos da Propriedade Inte-lectual, e a ABPI, por sua vez, recomendará o Mediare para atendimentos de mediação que não envolvam a área da PI.

Frente Parlamentar

Entre os projetos prioritários para acompanhamento legislativo, definidos, em 20 de maio, na 1ª Assembleia Geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Proprie-dade Intelectual e de Combate à Pirataria, em Brasília, constam duas proposições da ABPI: o PDC 860/2017 (ABPI/ABAPI), que aprova, no âmbito do Acordo de Madri, os textos referentes ao Regulamento Comum, do Registro Internacional de Marcas; e o PLS 173/2017 (ABPI), que altera a Lei da Propriedade Industrial para reduzir os prazos previstos no processo de pedido de patente. Participaram do encontro, pela ABPI, o representante seccional de Brasília, Alexandre Müller Buarque Viveiros e o conselheiro Paulo Parente Marques Mendes.

Protocolo de Madrid

Conselho Diretor e Comitê Executivo da ABPI em 20/06, aprovaram, por meio da Resolução ABPI nº 91, com devidas ressalvas, apoio da adesão do Brasil ao Pro-tocolo de Madrid.

Visita da CIPA

O presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pi-menta, recebeu, em 16 de agosto, na sede da entidade, no Rio, o Council Member & Chairman da CIPA (the Char-tered Institute of Patent Attourneys). No encontro, os dois dirigentes trataram das atividades e funcionamento das duas entidades, bem como as práticas do Escritório da Propriedade Intelectual da União Europeia - EPO. Delegação chinesa

Dez membros da China Trademark Association - CTA, liderados pelo deputy secretary general, Wu Dongping, visitaram, em 9 de novembro, à sede da ABPI, no Rio. Os integrantes da delegação chinesa fo-ram recebidos pelo vice-presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, e pelos conselheiros Ricardo Boclin e Ro-drigo Bonan de Aguiar.

Cooperação para combate à pirataria

A ABPI e o Conselho Estadual de Combate à Pirataria do Estado de Santa Catarina - CECOP-SC assinaram, em 18 de setembro, acordo de cooperação para promover e coor-denar ações de combate à pirataria, à sonegação fiscal dela decorrente e aos delitos contra a Propriedade Intelectual. Combate à pirataria audiovisual

A ABPI está representada por seu presidente, Luiz Ed-gard Montaury Pimenta, na Câmara Técnica de Combate à Pirataria de Obras Audiovisuais - CTCP, da Ancine, tendo como primeiro e segundo suplentes, respectivamente, os associados José Henrique Werner e Marcelo Goyanes. Carta aos Presidenciáveis

A Carta aos Presidenciáveis, com dez propostas para melhoria da inovação foi encaminhada em 2 de outubro aos candidatos à presidência da República. O documen-to, reenviado ao presidente eleito Jair Bolsonaro, propõe, entre outras medidas, reduzir o tempo de concessão das patentes e das marcas pelo INPI, bem como dotar a au-tarquia de autonomia financeira para aumentar a sua produtividade e acabar com o backlog de patentes. Tomada Pública à ANP

Por meio de Tomada Pública 07/2018, encaminhada à Agência Nacional de Petróleo - ANP, a ABPI argumen-tou contra a inconstitucionalidade da proposta de comer-cialização de GLP em recipientes de outras marcas.

Amicus curiae

A ABPI vem atuando como amicus curiae nas seguin-tes ações:

• Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.529: Referente ao art. 40, parágrafo único da Lei nº 9.279, que prevê que o prazo de vigência não será inferior a dez anos para a patente de invenção e de sete anos para a patente de modelo de utilidade, a contar da data de concessão. • Recurso Especial nº 1.527.232/SP: Ação de abstenção

de marca c/c concorrência desleal.

• Recurso Especial nº 1.610.728/RS: Ação coletiva pro-posta por diversos sindicatos rurais visando reconhe-cer o direito dos pequenos, médios e grandes sojicul-tores brasileiros de reservar o produto de cultivares de soja transgênica para replantio em seus campos de cultivo e o direito de vender essa produção como ali-mento ou matéria-prima, sem nada mais pagar a títu-lo de royalties, taxa tecnotítu-logia ou indenização. • Ação Civil Pública n° 0513584-06.2003.4.02.5101:

Pro-posta inicialmente pelo MPF questionando o Parecer PROC/DICONS nº 07/2002 do INPI, que admitia mudanças voluntárias nos pedidos de patente, for-mulados após o requerimento do exame.

(8)

• Ação Civil Pública n° 007660-18.2018.4.01.3400: Objetiva a declaração da suspensão e posterior nulidade dos artigos 4º e 5º Portaria Conjunta Anvisa e INPI nº 01/2017, que li-mitaram o instituto da anuência prévia da Anvisa nos pe-didos de patentes de produtos e processos farmacêuticos. Comitê Empresarial

Sob a coordenação do ex-presidente do INPI, Jorge Àvilla, a ABPI retomou as atividades do Comitê Empresarial. Nomes de Domínio

Em seis anos, desde que começou a operar, a Câmara de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio - CASD-ND, da ABPI, já é a principal câmara utilizada pelas partes para resolver seus conflitos sob o âmbito do Sistema Administrativo de Conflitos de Internet - SACI-Adm.

2. Ações de comunicação

A ABPI incrementou sua presença nas mídias, com divul-gação de suas ações por meio de site, boletim, Instagram, Linke-din, portal Migalhas e mídia externa.

S.O.S PATENTES no Valor Econômico

Com o título “S.O.S. PATENTES”, seguido de um mani-festo que ocupa uma página inteira no jornal Valor Econômico, em 27 de fevereiro, a ABPI chamou a atenção para o tempo de espera para concessão de uma patente pelo Instituto Na-cional da Propriedade Industrial - INPI, que varia entre 14 e 15 anos. No manifesto, a ABPI defende a autonomia financei-ra do INPI e destaca, ainda, os 230 mil pedidos de patentes pendentes de análise pelo órgão, o chamado backlog.

Artigo no Valor

Na sequência do anúncio, a ABPI publicou artigo sobre o problema do backlog assinado pelo seu presidente Luiz Edgard Montaury Pimenta.

Parceria com o Migalhas

A parceria, a partir de 13 de abril, com o portal Miga-lhas, um dos mais ativos da área jurídica, deu maior visi-bilidade a ABPI.

Nova identidade visual

A ABPI apresentou na abertura de seu Congresso, em 19 de agosto, sua nova logomarca, com visual mais clean e inovador. Boletins da ABPI

Além dos três boletins diários, produzidos durante o Congresso, foram publicados mais quatro com noticiário da ABPI e do setor da PI.

Revista da ABPI

Foram publicadas cinco edições da Revista da ABPI.

3. Parceria com INPI

A ABPI tem intensificado seu relacionamento com o INPI por meio de visitas, encontros pontuais e participação de repre-sentantes da autarquia em seus eventos (congresso, almoços-palestras), com sugestões e críticas para melhoria do sistema.

Encontro no INPI

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, em 28 de fevereiro, recebeu o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta; o 1º vice-presidente, Gabriel Leonar-dos; e Maria Carmen de Souza Brito, membro do Conse-lho Diretor da Associação. Durante a reunião, a ABPI ex-pressou seu apoio às propostas de reestruturação do INPI, com destaque para a autonomia financeira do Instituto. Cooperação técnica

Um Acordo de Cooperação Técnica entre o INPI e a ABPI foi tema da reunião, em 6 de abril, entre o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, e os servidores da autarquia Leopoldo Nascimento Coutinho (Coordinator of International Relations), Felipe Augusto Melo de Oliveira (Coordenador-Geral de Disseminação para Inovação) e Rafaela Di Sabato Guerrante (Coordenadora de Articulação e Fomento à Propriedade Intelectual e Inovação).

Independência técnica do INPI

A ABPI foi signatária, em 25 de setembro, ao lado da Interfarma, Associação Nacional de Pesquisa das Empre-sas Inovadoras - ANPEI, ABAPI, OAB-RJ, entre outras entidades, de Manifestação em Apoio à Independência Técnica do INPI, veiculado nas mídias sociais.

Carta Aberta sobre o Caos da Informática no INPI A ABPI publicou nas redes sociais, em 30 de agosto, carta aberta sobre a necessidade de investimento na in-fraestrutura do INPI e defendeu que as taxas pagas pelos usuários serem geridas pela autarquia.

Audiência Pública

O presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pi-menta, defendeu, em 19 de junho, o fortalecimento e au-tonomia financeira do INPI durante Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal no debate sobre o PL 3.406/2015 que propõe que os recursos gerados pelo INPI sejam reinvestidos no próprio órgão e não contingenciados pelo Tesouro.

Realinhamento de tarifas do INPI

O presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimen-ta, participou, em 19 de outubro, de reunião na CNI para discussão sobre possível realinhamento dos valores da ta-bela de retribuição dos serviços prestados pelo INPI, con-siderando-se os preços praticados por órgãos equivalentes em outros países e as sugestões das várias entidades pre-sentes no encontro.

(9)

Gestão

4. Eventos próprios

Almoço-palestra com presidente do INPI

No almoço-palestra promovido em 12 de março pela ABPI no Prodigy Hotel, no Rio, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, detalhou a proposta do órgão do exame simplificado de patentes para reduzir o backlog de patentes de cerca de 225 mil pedidos.

Almoço-palestra com desembargador Lazarini No almoço-palestra, em 10 de maio, no restaurante Dinho’s, em São Paulo, o desembargador Alexandre La-zzarini, membro da 1ª Câmara Empresarial do TJ-SP, in-formou que, com cerca de 40 casos contabilizados no mês de abril último, a Propriedade Intelectual já representava 58% das ações, ocupando o segundo lugar no ranking dos casos distribuídos pela 1ª e 2ª Varas Empresariais de São Paulo.

Almoço-palestra com presidente do INPI

O presidente do INPI, Luiz Octávio Pimentel, apre-sentou o planejamento estratégico da autarquia para os próximos anos em almoço-palestra da ABPI, em 26 de junho, no Prodigy Hotel, no Rio.

Congresso Internacional da Propriedade Intelectual

Com palestra inaugural do ministro José Roberto Barroso, o XXXVIII Congresso Internacional da ABPI reuniu, de 19 a 21 de agosto, cerca de 800 participantes e trouxe debates inéditos e integrando representantes de escritórios estrangeiros da PI para trocar experiências sobre depósitos de marcas, patentes e backlog.

5. Eventos de terceiros

A ABPI, por meio de seu presidente, diretores ou associa-dos esteve representada nos seguintes eventos:

Cerimônia na Marinha

O conselheiro Ricardo Boclin, em 20 de fevereiro, na cerimônia de Início de Integração dos Submarinos classe Riachuelo da Marinha brasileira.

Dia Internacional da Propriedade Intelectual A diretora da ABPI Antonella Carminatti, em 26 de abril, na “Mesa Redonda: Mulheres na Inovação e na Criatividade”, na sede do INPI.

Dia da Ciência e Inovação na Marinha

O associado Alexandre Müller Buarque Viveiros, em 26 de abril, no Comando da Marinha, em cerimônia co-memorativa na Marinha.

LESI 2018

A delegação brasileira, com o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta à frente, de 27 a 29 de abril, em evento realizado em San Diego, Califórnia. CNI

O conselheiro da ABPI, Ricardo Vieira de Mello, em 8 de maio, no 2º Seminário da Propriedade Intelec-tual da CNI, em São Paulo, do qual a ABPI está entre as apoiadoras.

Consulado dos EUA

Participação do presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, e outras autoridades na cerimônia, em 11 de junho, com o cônsul dos EUA no Rio de Janeiro, Jimmy Story.

Latin America Liberty Forum 2018

O diretor procurador Rodrigo Ouro Preto, em even-to realizado nos dias 14 e 15 de julho, em Santiago, Chi-le, quando discorreu sobre iniciativas regulatórias mos-trando os efeitos negativos para indústrias e produtos do plain packaging.

OMPI

A diretora tesoureira Tatiana Campello, em 16 de ju-lho, na abertura do Curso de Verão da Propriedade Inte-lectual da OMPI-Brasil, em evento organizado pela OMPI, em parceria com o INPI e a ABPI.

AIPPI

Presença forte da delegação brasileira no Congresso Mundial da AIPPI, de 24 a 26 de setembro, em Cancún, no México. O Brasil, representado por 400 membros, já figura entre os dez maiores grupos internacionais da AI-PPI, a mais importante entidade da Propriedade Intelec-tual no mundo.

2º Diálogo Biotic

O representante seccional da ABPI em Brasília, Ale-xandre Müller Buarque Viveiros, em 25 de setembro, em Brasília, em evento que debateu o impacto da inovação tecnológica na administração pública nos próximos anos.

10th Global Network Summit

O conselheiro Ricardo Boclin, em 27 de setembro, em evento realizado em Cancún, no México, onde palestrou sobre o cenário de patentes, marcas e desenhos industriais no Brasil.

ABAPISUL

O diretor editor Marcio Merkl e a representante sec-cional do Paraná Maria Inez Araújo de Abreu, em 9 de outubro, em Curitiba, Paraná, em evento de celebração aos 70 Anos de fundação da ABAPI.

(10)

Foi além do protocolo a visita dos dez membros da China Trade-mark Association - CTA, liderados pelo deputy secretary general, Wu Dongping, à sede da Associação Bra-sileira da Propriedade Intelectual - ABPI, no Rio. Além da troca de expe-riências houve disposição de aumentar o intercâmbio entre as du-as entidades, com a divulgação de seus eventos anuais. Os integrantes da delegação chinesa foram recebi-dos pelo vice-presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, e pelos conse-lheiros Ricardo Boclin e Rodrigo Bo-nan de Aguiar.

O vice-presidente da ABPI, des-tacou no encontro a importância da aproximação entre as duas entida-des. “A China tem marcas globais e nossa economia, que ainda é muito fechada, precisa deste aprendizado”, disse, depois de fazer uma apresen-tação formal da ABPI e dados do INPI. Nos dez primeiros meses deste ano, segundo o último relatório da autarquia, o Brasil teve 19.570 pedi-dos de marcas, o que representou um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2017.

Os números sobre registro de marcas apresentados pelos represen-tantes da CTA são grandiloquentes, dada a extensão da China. Em 2018 foram mais de 5 milhões de pedidos de registros de marcas e aproxima-damente 200 mil casos julgados de disputas e revisões envolvendo mar-cas administradas pelo Instituto de Proteção dos Direitos da Proprieda-de Intelectual chinês. Fundada em 1994 e com 1.500 associados, a CTA

promove anualmente seu China Tra-demark Festival, evento que reúne cerca de 3 mil participantes de mais de 40 países. O próximo Festival está marcado para julho do ano que vem.

O Brasil exportou no ano passa-do US$ 47,4 bilhões para a China, que é hoje o principal parceiro co-mercial. De acordo com o Ministério do Planejamento brasileiro, em 2017 a China investiu US$ 20,9 bilhões no Brasil, maior valor desde 2010.

Visita da delegação chinesa

ABPI recebe delegação chinesa

Sindigás é novo associado

O Sindicato Nacional das Empre-sas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo - Sindigás é o mais novo

associado da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - ABPI. Criado em 1974, o Sindigás congrega oito

em-presas associadas atuantes em todas a regiões do País, que representam mais de 90% do mercado de GLP.

Venha para a ABPI

Nunca é demais lembrar: professor ou pesquisador em regime de dedicação

exclusiva e pessoas de até 30 anos têm desconto de 50% na taxa anual da

Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - ABPI. Os benefícios são os

mesmos dos demais associados e incluem descontos no Congresso da ABPI,

acesso a trabalhos técnicos, participação em comissões e estudos, clipping, entre

(11)

Informativo dirigido aos associados da ABPI.

ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - Rua da Alfândega, 108 - 6º andar - Centro - Cep 20070-004 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: 21 2507-6407 - Fax: 21 2507-6411 - Web Site: http://www.abpi.org.br - E-mail: abpi@abpi.org.br Comite Executivo: Luiz Edgard Montaury Pimenta - Presidente; Gabriel Leonardos - 1º Vice-Presidente; Peter Eduardo Siemsen - 2º Vice-Presidente; Rodrigo A. de Ouro Preto Santos - Diretor-Procurador; Valdir de Oliveira Rocha Filho - Diretor-Secretário; Márcio Merkl - Diretor-Editor; Benny Spiewak - Diretor-Relator; Tatiana Campello Lopes - Diretor-Tesoureiro

Conselho Editorial: Alberto Luís Camelier da Silva; André Zonaro Giacchetta;

Daniel Brantes Ferreira; Elisabeth E. G. Kasznar Fekete; Fabrício Bertini Pasquot Polido; João Marcelo de Lima Assafim; Jorge Arbache; José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto; José Roberto D'Affonseca Gusmão; Kone Prieto Furtunato Cesário; Lilian de Melo Silveira; Manoel J. Pereira dos Santos; Marcelo Miguel Conrado; Marli Elizabeth Ritter dos Santos; Renata Angeli; Tecia Vieira Carvalho

Boletim da ABPI: Diretor-Editor - Márcio Merkl; Diretor-Editor Adjunto - Marcelo Mazzola; Jornalista Responsável - Rubeny Goulart; Fotos - Masao Goto Filho; Produção Gráfica - PW Gráficos e Editores Associados Ltda.

© ABPI 2018 - Todos os direitos reservados.

Boletim da

Congresso da ABPI debaterá Contexto Geopolítico Mundial

A “Propriedade Intelectual no novo Contexto Geopolítico Mundial” é o te-ma do XXXIX Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da

Associa-ção Brasileira da Propriedade Intelectu-al - ABPI, que será reIntelectu-alizado na cidade do Rio de Janeiro, de 25 a 27 de agosto de 2019. Inscrições para o evento, o

maior do gênero da América do Sul, já podem ser feitas no site www.abpi.org. br e até 31 de março terão direito a des-conto e parcelamento especiais.

Notas

ABPI no II Encontro Nacional das Comissões de PI da OAB

A Associação Brasileira da Pro-priedade Intelectual - ABPI esteve entre as apoiadoras do II Encontro Nacional das Comissões da Proprie-dade Intelectual, Arte, Cultura, Em-preendedorismo e Inovação da Or-dem dos Advogados do Brasil - OAB, realizado de 5 a 7 de dezembro últi-mos, na sede da Seccional Pernambu-co, em Recife. No evento, que teve

mais de 200 participantes de 26 Esta-dos, entre autoridades de governo, como o presidente do Instituto Nacio-nal da Propriedade Industrial - INPI, Luiz Otávio Pimentel, o advogado José Carlos Tinoco Soares foi homena-geado em palestra magna de abertu-ra. A ABPI esteve representada por diversos membros de sua diretoria e Conselho Diretor, dentre os quais,

Marcio Merkl, Diretor Editor; Filipe Fonteles Cabral, Conselho Diretor; José Carlos Tinoco Soares, Membro de Honra Vitalício; Aline Ferreira de Carvalho da Silva, co-coordenadora da Comissão de Direito Internacional da Propriedade Intelectual; Carlos André Ricci, Representante Seccional Bahia e Maria Inez A. de Abreu, Re-presentante Seccional Paraná.

Referências

Documentos relacionados

Isso ocorre, porque uma parte da massa do núcleo pai se transforma em energia cinética desses fragmentos, segundo a lei de equivalência entre massa e energia, proposta por Einstein..

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das

§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade,