• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 1ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

Leia o texto e, em seguida, responda às questões 1 e 2.

COSMOLOGIA

O “multiverso”

A cada dia o universo torna-se mais e mais complexo.

Os tempos mudam, as teorias evoluem e os astrônomos descobrem novos objetos — mas o universo sempre acaba se mostrando mais vasto do que se suspeitava. Uma nova teoria sustenta que ele é apenas um dentre inúmeros universos — como uma bolha em um enorme tanque borbulhante de cerveja, em que cada uma das outras bolhas seria outro universo.

[...] Esse multiverso contém incontáveis bolhas-universos, e algumas das quais certamente abrigam observadores inteligentes tentando entender seu próprio cosmo louco.

Mas a teoria do multiverso é de difícil comprovação. “Ainda não é ciência”, diz Michael Turner, da Universidade de Chicago.

Revista National Geographic Brasil.

01. Em relação à palavra multiverso:

a) Que motivo teria levado o redator a empregá-la entre aspas no título do texto?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) A que palavra do texto ela se contrapõe? Justifique.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ c) Aponte algumas palavras ou expressões do texto que justifiquem o uso do prefixo multi- na palavra multiverso.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

02. A palavra cosmologia, do texto anterior, é formada por dois

elementos gregos: kosmos e logia.

a) Que palavra do texto é sinônimo de cosmo?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) O que significa, então, cosmologia?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ c) Cosmologia é uma palavra derivada ou composta? Justifique. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

03. Leia estes dois trechos da crônica Um pé de milho, de Rubem Braga.

 Já viu o leitor um pé de milho? Eu nunca tinha visto. Tinha visto centenas de milharais – mas é diferente. Um pé de milho sozinho, em um canteiro, espremido, junto do portão, numa esquina de rua não é um número numa lavoura, é um ser vivo e independente.

 Mas aquele pendão [de pé de milho] firme, vertical, beijado pelo vento do mar, veio enriquecer nosso canteirinho vulgar com uma força e uma alegria que me fazem bem.

(Rubem Braga. 200 crônicas escolhidas)

a) As palavras independente (1º trecho) e enriquecer (2º trecho) formaram-se pelo mesmo processo? Justifique.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) No primeiro trecho, há uma palavra que, embora apresente sufixo aumentativo, não exprime, necessariamente, idéia de aumento. Identifique-a e justifique sua resposta.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

4. A respeito dos vínculos de coesão estabelecidos por alguns pronomes

demonstrativos do texto, responda aos itens a seguir. a) Considere o trecho:

“[...] se aplique pessoalmente a algo que fuja aos assuntos da guerra e à organização e à disciplina militares, porquanto apenas estes concernem à única arte atinente ao seu comando. [...]”.

Nele, o demonstrativo “estes” retoma a expressão “à organização e à disciplina militares” ou a expressão “assuntos de guerra”? Justifique. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Em “que não somente ela afirma no poder aqueles que têm o principado de berço”, o demonstrativo tem como referente um elemento citado no próprio texto ou um elemento extratextual (de fora do texto)? Explique. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ c) Indique a que se refere a expressão “esta dignidade” e comente a adequação ou inadequação do pronome esta.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(2)

05. A frase a seguir, extraída de um anúncio publicado por ocasião do

retorno dos atletas brasileiros que haviam participado dos jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, fazia referência ao expressivo número de medalhas conquistadas por eles no atletismo.

Os detectores de metais dos aeroportos vão apitar adoidado.

(Folha de S. Paulo)

A palavra adoidado está corretamente empregada ou deveria ser flexionada no plural? Justifique sua resposta baseando-se na classe da qual essa palavra faz parte nessa frase.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

06. Indique a relação semântica estabelecida pelas palavras indicadas.

“pra” no último balão.

(causa, oposição, situação, tempo, finalidade, procedência, modo, lugar, exclusão, alternância)

a) “pra” no último balão.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) A conjunção “mas” que inicia a fala do eleitor do deputado é, normalmente uma conjunção de adversidade, oposição. Nesse contexto, tente traduzir o sentimento expresso com ela, como se ela fosse uma interjeição. (Espanto, susto, indignação, alívio, conformismo)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

07. Leia o poema “Das Utopias” de Mário Quintana.

Se as coisas são inatingíveis… ora! Não é motivo para não querê-las… Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas!

a) A palavra “se” que inicia o 1º verso estabelece qual relação semântica no contexto?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

b) Retire uma interjeição do texto e explique o valor dessa classe gramatical ao texto.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

08. No fragmento de artigo de João Amoedo na folhaonline de 14 de

agosto de 2017: “No Brasil, o Estado concentra renda e aumenta as desigualdades.Nos próximos meses, até as eleições de 2018, será fundamental discutirmos ideias e conceitos e não apenas os nomes que se apresentam como candidatos.” Retire:

a) Uma expressão que estabeleça relação de tempo:

_________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Uma expressão com relação de lugar:

_________________________________________________________ _________________________________________________________

09. Leia o poema “Moça linda bem tratada” de Mário de Andrade.

Moça linda bem tratada, Três séculos de família, Burra como uma porta: Um amor.

Grã-fino do despudor, Esporte, ignorância e sexo, Burro como uma porta: Um coió.

Mulher gordaça, filó, De ouro por todos os poros Burra como uma porta: Paciência...

Plutocrata sem consciência, Nada porta, terremoto Que a porta do pobre arromba: Uma bomba.

O verso: “Que a porta do pobre arromba” na última estrofe está no sentido figurado a expressão “arrombar a porta”. O que ela realmente p-retende quanto ao sentido?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

10. Leia e analise a frase: “O passarinho pousou e posou, sentindo-se uma

águia.”.

a) Explique “paronomásia” a partir dessa frase.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Esclareça o sentido que cada uma das palavras causadoras da paronomásia alcançam nessa frase.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(3)

TEXTO 1

"Saio em busca de um Grande Talvez"

- François Rabelais

QUEM É VOCÊ, ALASCA? – JOHN GREEN TEXTO 2

“[…] um coelho branco é tirado de dentro de uma cartola. E porque se trata de um coelho muito grande, este truque leva bilhões de anos para acontecer. Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pelos do coelho. Por isso, elas conseguem se encantar com a impossibilidade do número de mágica a que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, elas vã se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. Lá embaixo é tão confortável que não ousam mais subir até a ponta dos finos pelos lá em cima. Só os filósofos têm ousadia para se lançar nessa jornada rumo aos limites da linguagem e da existência. Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pelos do coelho e berram para as pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida. – Senhoras e senhores – gritam eles -, estamos flutuando no espaço Mas nenhuma das pessoas lá debaixo se interessa pela gritaria dos filósofos

– Deus do céu! Que caras mais barulhentos! – elas dizem. E continuam a conversar: será que você poderia me passar a manteiga? Qual a cotação das ações de hoje? Qual o preço do tomate? Você ouviu dizer que a Lady Di está grávida de novo?” O MUNDO DE SOFIA, Jostein Gaarder p. 31

11. Considerando o texto 1, quais as duas perspectivas filosóficas

propostas pela obra de Green, o livro traz as respostas para essas questões ideológicas? Comprove sua resposta com o enredo.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

12. Ao fazer um paralelismo interdiscursivo entre “Quem é você, Alasca?

“ e “O Mundo de Sofia”, como o trecho acima, texto 2, pode responder o questionamento feito a Sofia e a Miles acerca do sentido da vida? Disserte com base nas obras.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 5

Esta barca onde vai ora,

que assi está apercebida? [preparada] DIABO

Vai pera a ilha perdida, [para o Inferno] e há de partir logo ess’ora.

FIDALGO

Pera lá vai a senhora? DIABO

Senhor, a vosso serviço. FIDALGO

Parece me isso cortiço... DIABO

Porque a vedes lá de fora. FIDALGO

Porém, a que terra passais? DIABO

Pera o inferno, senhor. FIDALGO

Terra é bem sem sabor. DIABO

Quê?... E também cá zombais? FIDALGO

E passageiros achais pera tal habitação?

(4)

TEXTO 6 PARVO Hou daquesta! DIABO Quem é? PARVO Eu sô.

É esta a naviarra nossa? DIABO De quem? PARVO Dos tolos. DIABO Vossa. Entra! PARVO De pulo ou de vôo? Hou! Pesar de meu avô!

Soma, vim adoecer [soma = em resumo] e fui má hora morrer,

e nela, pera mi só. [naquele momento só meu, isto é, ele morreu de diarréia.] DIABO De que morreste? PARVO De quê? Samicas de caganeira. DIABO De quê? PARVO De cagamerdeira! Má rabugem que te dê! O Auto da Barca do Inferno

13. Por que as ideias de Maquiavel se relacionam com o conflito presente

em Anjos e Demônios? Justifique.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

14. a) No texto 5 acima, temos dois fragmentos da peça de Gil Vicente

intitulada Auto da barca do inferno. Aponte uma diferença quanto ao nível de linguagem empregado pelas personagens. O nível da linguagem empregada nos fragmentos transcritos funciona como instrumento de caracterização das personagens? Justifique.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

b) Ao dirigir-se ao Diabo, o Fidalgo comete um engano e o Diabo o corrige imediatamente. De que engano se trata?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

15. Qual a relação intertextual podemos fazer entre Anjos e Demônios e

O Auto da Barca do Inferno apesar de serem obras de estilo, estrutura e contextos distintos? Justifique.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

Pontifícia Universidade Católica do Paraná 2016

Read the text

Cooking show in space They say your sense of taste diminishes with altitude, but that hasn’t stopped astronauts onboard the International Space Station getting creative with their food. “I would like to show one of my favourite meals up here, which is a chicken turmeric with champignon mushrooms, brown rice,

and peas…” Samantha Cristoforetti of the European Space Agency recorded her own cookery show onboard the ISS, making a meal that’s literally out of this world.

“I’m going to start -by spreading

some peas cream. I have already heated the food pouches, with the ingredients, in the food warmer. This is one of the most important tools up here in space when it comes to the kitchen, a scissor to open the food pouch. OK, next, I will add the brown rice. Next, I will add some champignon mushrooms. And finally, my chicken with turmeric. There we go! It’s not too bad considering that we are in weightlessness. Mm!” Finally, a space experiment you can try at home!

Fonte: . Acesso em: 15/06/15.

16. O que consiste a receita da astronauta Samantha?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

17. Insert the questions. Use simple past Simple Past or Past Continuous.

Check the underlined words to possibly use WHAT, WHERE, WHO, HOW or WHEN.

Where were you last night? I was at home last night.

1 __________________________________________? I was traveling in December.

(5)

2 ___________________________________________? I brought an English and Geography books this afternoon. 3 _______________________________________? My mom was visiting another city .

4___________________________________________? We argued at the club with my friends last weekend.

5 ________________________________________________? He came to school on foot.

6 ____________________________________________? Harry and I hid yesterday from the Susan on the street corner. 7____________________________________________? Carl bought a nice beautiful British pants at Macy’s. 8________________________________________? The aircraft hit the hill two days ago.

18. Write sentences. Use the Simple past negative. 1 I / not swim / fast

_________________________________________________________ 2 The dog / not hide / under the bed / yesterday

_________________________________________________________ 3 Three men / not fight / in the street / three days ago

_________________________________________________________ 4 they / not argue / about the food / last night

_________________________________________________________ 6 David / not wear / sneakers / last week

_________________________________________________________ 19. Use the correct Indefinite pronoun.

1. I have __________________to do with it. 2. She is talking to _____________________.

3. Is ________________________there to answer the door?

4. Did ____________________-happened to her? I think she seems really strange.

5. Maria and John are planing _____________________because they are talking to _________________We don’t even know.

6. ___________________is going on. She didn’t come here for a reason.

7. We have to discuss this issue with _____________________because we couldn’t find a solution yet.

8. Does__________________want to buy my old car?

9. _____________came to the class today, I guess because it’s been raining all day.

10. I didnt see ________________yesterday.

11. I saw ___________________when i was driving home.

12. The teache didn’t do __________________ to make the situation better.

13. ________________strange is happening to her.

14. __________________has to stop them. They are being very rude. 15. Are the girls doing _____________tonight?

20. Check T for true and F for false T / F

( ) ( ) Jennifer lived in California.

( ) ( ) She played hockey and basketball and she likes surfing. ( ) ( ) Jennifer is 27 years old.

( ) ( ) Jennifer has been working as an actress for 20 years. ( ) ( ) She has starred in three movies.

16. VOCABULARIO ROPA

Escriba 05 piezas de ropa masculinas y 05 femeninas. (NO repita ninguna) a. ... b. ... c. ... d. ... e. ... f. ... g. ... h. ... i. ... j. ... 17. POSESIVOS PERSONA QUE POSEE ANTES DEL SUSTANTIVO NUNCA ANTES DEL SUSTANTIVO yo MI MÍO tú TU TUYO

él, ella, ud. SU SUYO

nosotros NUESTRO NUESTRO

vosotros VUESTRO VUESTRO

ellos, ellas, ustedes

SU SUYO

Complete los espacios con el posesivo correspondiente, recuerde de hacer sus adecuaciones de acuerdo con la frase, encuanto al género (masculino y femenino) o número (singular y plural).

a) Quiero a ... amigos cerca de mí. (yo) b) Los amigos ... están en la carrera. (tú) c) Voy a ... fiesta de cumpleaños. (él) d) ... profesor se fue del país. (nosotros)

e) Este libro es el ..., el ... lo cogió la profe y el ... se perdió. (yo, tú, ella)

f) Una tienda es ... (yo).

g) Espero ... comprensión y paciencia. (tú)

18. PERÍFRASIS DE FUTURO: IR A + INFINITIVO

Une los elementos y forma frases usando la perífrasis de futuro. a) María / comer / frutas

_________________________________________________________ b) Nosotros / gastar / poco

_________________________________________________________ IR yo voy tú vas él va nosotros vamos vosotros vais ellos van

(6)

c) Los niños / realizar / sus sueños

_________________________________________________________ d) Yo / regalar / flores a mi madre

_________________________________________________________ e) Tú / ir / al cine

_________________________________________________________ f) Vosotros / grabar / los cds

_________________________________________________________

19. HABLE SOBRE LA PELÍCULA “MAR ADENTRO”

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 20. NÚMEROS ORDINALES

Escriba los números ordinales hasta el 10. a. ……… b. ……… c. ……… d. ……… e. ……… f. ……… g. ……… h. ……… i. ……… j. ………

Referências

Documentos relacionados

• Não é permitido participação societária em qualquer empresa que tenha qualquer tipo de relação comercial com a Fockink, e nenhum

5.4 Para candidatos ao doutorado, na análise do projeto de pesquisa, a nota classificatória será de 0 a 10 (dez), que será avaliada segundo critérios estabelecidos neste edital

Assim, considerando a relação do setor de construção civil com o desenvolvimento econômico mensurado pelo PIB e que, consequentemente, a geração de riquezas nos

Esse trabalho trata da atuação da Mestra Joana no Grupo de maracatu de baque virado Baque Mulher na comunidade do Bode, no bairro do Pina em Recife/PE só com

São contabilizados os números de encontros com convidados externos, campanhas de esclarecimentos, pareceres gerados pelos Grupos, artigos enviados pelos Grupos

Entre medicina e ciência, a Ayurveda é sobretudo uma arte de viver, uma filosofia de vida baseada no equilíbrio e no bem-estar do corpo através do espírito. Já rica numa gama de

224. Em sua manifestação, a LMTE aduziu que se opõe ao enquadramento e às alegações expostas na Não Conformidade N.21, destacando que em nenhuma ocasião a

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) torna público processo seletivo interno, no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização