• Nenhum resultado encontrado

ATA da 4ª Reunião da Comissão Técnica do Meio Ambiente do Setor Carbonífero. Cleber J. B. Gomes Siecesc

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA da 4ª Reunião da Comissão Técnica do Meio Ambiente do Setor Carbonífero. Cleber J. B. Gomes Siecesc"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATA da 4ª Reunião da Comissão Técnica do Meio Ambiente do Setor Carbonífero Data: 06 de Novembro de 2003 Hora: 8:15 as 12:00 h. Local: SIECESC Presentes:

Cleber J. B. Gomes cleber@satc.rct-sc.br

Siecesc André Luiz Smaniotto meioambiente@riodeserto.com.brRio Deserto Giovano Isidoro giovano@carboniferametropolitana.com.br Marcos Back mpa@unesc.rct-sc.br

UNESC Carlos H. Schneider schneider@carbocri.com.br Criciuma Cezar Goularte fatma@unisul.br

FATMA Dario Valiati dnpmcriciuma@matrix.com.br DNPM Gerson Garcia Lisboa cmcia@terra.com.br

Comin Antônio Silvio Krebs krebs@cyber.com.br

CPRM Juarez Rosa da Costa cppa10p@pm.cs.gov.br

P. Ambiental Joaquim A. De Bem joarbem@hotmail.com

FATMA

1. Abertura e Informes

O Prof. Ismael Bortoluzzi informa por telefone que não poderá participar desta reunião.

O geólogo Krebs informa que o Superintendente Regional da CPRM em Porto Alegre juntamente com o Chefe do 11º Distrito do DNPM em Florianópolis estão encaminhando um convênio entre as referidas instituições que contemplará a questão ambiental no sul de Santa Catarina. Diz que ainda existe uma possibilidade de que o CECOPOMIN possa a ser utilizado na região sul de Santa Catarina.

O Geólogo Krebs informa que no trabalho de Hidrogeologia, realizado em Convênio com o SIECESC, foi constatada a ocorrência de poços escavados, na localidade de Timbé do Sul e Jacinto Machado (fora da Bacia Carbonífera), com pH de 2,8 a 3,6 e Fe 16 mg/l. Estes poços estariam contaminados por efeito da alteração de fragmentos de diabásio componentes dos leques aluviais. Diz o Geol. Krebs que o diabásio não gera acidez e sulfato, mas altera os níveis de pH, Ferro e Manganésio. O Engº Marcos Back diz que devemos ter cuidado ao afirmar que a rizicultura proporciona a adução de água do Rio Mãe Luzia para regiões distantes (Meleiro) da Bacia do Araranguá, que não haveria razão para

(2)

tanto, já que existem outros rios (Amola Faca e outros) que poderiam abastecer as lavouras. O Geol. Krebs insiste que em períodos de seca prolongada durante o período de bombeamento (Outubro a Março) o principal manancial disponível acaba sendo o Rio Mãe Luzia e que portanto neste caso o problema ocorre.

O Gel. Dario informa que na localidade de Rio Maior aparece um poço com vazão de 31 l/s fora da área de influência da mineração de carvão e contaminado com ferro e manganês.

2. Discussões

Inicia-se a discussão sobre a necessidade formal da obtenção da Licença Prévia antes da apresentação do Projeto Técnico de Mina – PTM ao DNPM. Vários dos presentes se manifestaram a respeito do tema e foi iniciado o delineamento de um fluxograma que oriente o empreendedor a respeito de todos os passos a serem dados para a obtenção da Licença de Operação e que servirá de eixo mestre para o aprimoramento da Instrução Normativa Nº 07 da FATMA, objeto da discussão desta Comissão.

O Sgtº Juarez da Polícia Ambiental entende que para efeito de padronização todos os empreendimentos mineiros deveriam obter uma Licença Ambiental Prévia antes de encaminhar seus projetos ao DNPM. Em seguida foi colocada a questão do Licenciamento Ambiental para os trabalhos de prospecção (pesquisa mineral) na fase anterior à obtenção de Portaria de Lavra.

O Engº Marcos pergunta se a FATMA pode impedir, ou negar a autorização para a execução da pesquisa mineral.

O Eng° César coloca que normalmente não é negada, mas que segundo a PI nº 02/92 a pesquisa mineral deverá ser submetida a Licenciamento Ambiental.

A comissão entende que é necessária uma revisão na Portaria Intersetorial nº 02/92 e para tanto seria ideal a formação de um Grupo Específico para elabora uma proposta.

No caso do Licenciamento da Pesquisa Mineral a Comissão entende que deverá ser feito um procedimento padronizado, simplificado e específico para este tipo de atividade, possivelmente com a expedição direta de Licença de Operação com dispensa das Licenças Prévia e de Instalação. Para tanto foi constituido um Grupo de Trabalho formado pelos Geólogos

(3)

Carlos Schneider e Dario Valiati e o Engº César Goularte para a elaboração de formulário próprio para o Licenciamento da Atividade de Pesquisa para carvão Mineral.

O Engº Gerson comenta que a demora nos processos de Licenciamento Ambiental e de aprovação de Projetos Técnicos de Mina leva às empresas a iniciarem simultâneamente seus processos na FATMA e no DNPM para economizar tempo.

O Biol. Joaquim de Bem afirma que em certos casos é possível a dispensa pela FATMA da Licença Prévia. Diz também que em caso de empreendimentos já funcionando é possivel também a dispensa da Licença de Implantação. Alguns presentes colocam que não é possível a dispensa de Licença Prévia.

Ficou claro entre os presentes que o problema não se resolve com a dispensa de alguma etapa do processo de Licenciamento Ambiental e sim no estabelecimento de um processo claro, onde não prevaleça a personalidade e em que não hajam abusos de ambas as partes.

Foi em seguida construído um fluxograma básico das atividades de Licenciamento Ambiental e aprovação de Projetos de Minas, que mostra as etapas do empreendedor no processo de licenciamenteo e suas interfaces e interações com a FATMA e o DNPM.

Uma vez definido um esboço básico do fluxograma que traça o eixo da IN-7, foi sugerido que um Grupo menor, formado pelos Engº André Smaniotto e César Goularte e o Geol. Carlos Schneider se reuniria e elaboraria uma proposta de aprimoramento da Instrução Normativa nº 07 da FATMA a ser apresentada para discussão na próxima reunião da Comissão.

3. Comentários Gerais

O Engº Marcos Back esclarece que a UNESC/IPAT, ao contrário do que foi comentado não está analisando Estudo de Impacto Ambiental de Unidades Mineiras, e que tampouco emitirá parecer sobre a viabilidade ambiental destes empreendimentos. Informa que alguns profissionais da Universidade ou do Instituto foram solicitados a colaborar com o Ministério Público e que a Instituição somente disponibilizou os referidos profissionais. A instituição portanto, não assume a análise de documento algum.

(4)

O Sargento Juarez informou que no caso da Mina a ser instalada no município de Içara, o problema pode ser de cunho sócio-econômico, já que a área de implantação do empreendimento já se encontra ambientalmente impactada pela atividade de plantio de fumo e arroz. O Engº Cleber, para informação dos presentes, fez uma breve descrição do histórico da origem e da atividade desta Comissão de Meio Ambiente e da Comissão Regional do Setor Mineral, que acompanha a implementação da Norma Regulamentadora 22 de Saúde e Segurança na mineração, na região carbonífera. O Biólogo Joaquim de Bem solicita que seja trazida para esta Comissão uma cópia da NR-22 em função de tratar-se de assunto correlato e complementar.

4. Encaminhamentos

O Grupo de Trabalho do Licenciamento de Pesquisa se reunirá para elaborar uma proposta de padronização e simplificação do Licenciamento;

O Grupo de Trabalho da Instrução Normativa IN-7 elaborará uma proposta para apresentar na próxima reunião da Comissão;

O Engº Cleber encaminhará ao Biólogo Joaquim de Bem a descrição dos passos do Licenciamento detalhados no diagrama, e este compromete-se a elaborar um esboço de fluxograma do processo de licenciamento;

5. Próxima Reunião

A próxima reunião foi marcada para o dia 11 de Novembro de 2003 às 8:00 h no SIECESC.

Sem mais para tratar a reunião foi encerrada as 12:00 h.

Engº Cleber J. B. Gomes Secretário da CTMASC

(5)

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com.

The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Referências

Documentos relacionados

A SPE-UHPLC-MS/MS method (A) was fully optimized and validated to assess the occurrence of 4 veterinary pharmaceuticals (ceftiofur, ofloxacin, enrofloxacin and ivermectin)

Na Tabela 1 é apresentado o resumo da análise de variância, sendo que as cultivares apresentaram diferenças entre si para os caracteres APM, NDM e PG, enquanto que para o caráter

Neste panorama, o principal objetivo desse estudo é entender a importância da competitividade de destinos turísticos pontuando quais políticas tem sido adotadas

No acesso de banda larga a rede de acesso inclui para além do modem ADSL , os multiplexadores de acesso DSLAM ( Digital Subscriber Line Access Multiplexer ), situados.. mo

http://especializacao.cgis.ufg.br/ , a partir do dia 27/05/2021, até às 12h00 (horário de Brasília) do dia 31/05/2021. Um único arquivo, em formato .PDF, com no máximo 20

Um dos propósitos dos modernistas de 22 era solidifi- car uma literatura essencialmente nacional. Para isso, os escritores dessa geração revisitaram textos das primeiras

Assim, foi possível através de perguntas abertas e fechadas, identificar a noção dos usuários sobre sustentabilidade, e avaliar a contribuição da horta para o

Já os indivíduos do sexo feminino do mesmo grupo, apresentaram uma melhora na performance do sub-teste SCWI após o esforço físico máximo, diminuindo o tempo e o número de