• Nenhum resultado encontrado

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO

DE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(2)

ABNT NBR 6023:2002

Informação e documentação – Referências - Elaboração

(3)

SUMÁRIO

1. Introdução 1 2. Objetivos 2 3. Apresentação 3 4. Modelos 4 5. Considerações finais 23 6. Referência bibliográfica 24 Anexo 1 22

(4)

1 1.

Introdução

A Associação Brasileira de normas técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudos (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Pública entre os associados da ABNT e demais interessados.

As Referências Bibliográficas são o conjunto de informações que permitem identificar as publicações citadas no trabalho. Elas devem ser relacionadas em lista própria após o texto da pesquisa, e devem incluir todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaboração do trabalho (FRANÇA, 2003).

Os trabalhos de graduação [e pós-graduação] devem, necessariamente, trazer listados todos os documentos pesquisados pelo autor. As referências bibliográficas referem-se às fontes efetivamente citadas no corpo da pesquisa com o intuito de fortalecer a(s) ideia(s) do autor. Já a bibliografia, refere-se a todas as fontes consultadas, mesmo as que não foram citadas, mas que permitem ao leitor aprofundar-se no(s) assunto(s) abordado(s) no trabalho. (FACULDADES NETWORK, 2002 apud SANTOS, 2005, p. 3).

A norma que rege as Referências Bibliográficas é a ABNT NBR 6023:2002 revisada em agosto de 2002. Existem vários tipos de referências, textuais impressos ou eletrônicos, cd-rom, vídeo, música etc. A ABNT NBR 6023:2002 traz a forma correta de descrevê-las, neste manual apresentamos as mais comuns nos trabalhos acadêmicos.

As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas nesse texto, constituem prescrições para esta Norma. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como toda norma esta sujeita à revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento.

NBR 6032:1989 - Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas - Procedimento

NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação

(5)

2

2. Objetivos

Esta Norma estabelece os elementos a serem inclusos em referências. A finalidade é apresentar a ordem dos elementos das referências e estabelecer padrões para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informações.

Destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para a inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.

(6)

3

3. Apresentação

As referências bibliográficas podem ser apresentadas em notas de rodapé (excepcionalmente), ao final do texto ou capítulo, antecedendo resumos, ou em lista própria. Nestes casos, devem ser digitadas em espaçamento simples, em ordem alfabética pela forma de entrada, separadas entre si por espaço duplo e devem ser alinhadas a esquerda da página. Para destacar o título, o mesmo deve ser escrito de acordo com as opções: negrito, itálico ou sublinhado.

(7)

4

4. Modelos

4.1 -

Autor

- iniciam-se pelo último sobrenome do autor (exceto para sobrenomes

compostos) em maiúsculas, seguido dos prenomes, da forma como constam no documento. Aconselha-se adotar um padrão de apresentação na lista de referência, ou todos os prenomes abreviados ou todos por extenso.

Quando houver Editor, Organizador, Coordenador..., estes entrarão como autores, seguidos dos elementos complementares da seguinte forma: (Org.), (Coord.), (Ed.), antes do título do livro.

Exemplos:

MAGILL, RICHARD A. SCHMIDT, R.

CASTELO BRANCO, Camilo. PRADO JUNIOR, B.

PEREIRA, E. W.; TEIXEIRA, Z. A. NOGUEIRA, Neide; ABREU, Ana Rosa.

BANDY, W. D.; IRION, J. M.; BRIGGLER, M. BRANCH, J. D.; PATE, R. R.; BOURQUE, S. P.

BURNER, Bárbara; et al. TANI, G.; et al.

PEREZ GALLARDO, José. Santiago. LOPEZ AGUILERA, P.

Entrada por sobrenome simples

Entrada por sobrenome composto

Entrada com dois autores

Entrada com três autores

Entrada com mais de três autores

(8)

5

Os autores devem ser separados por ponto e vírgula, e os nomes abreviados devem conter ponto. Devem começar pelo último sobrenome, seguido do prenome, exceto para nomes espanhóis, onde a entrada é pelo penúltimo sobrenome.

Quando o autor for repetido na sequência da referência (por exemplo, dois livros de um mesmo autor), não é necessário repetir, coloca-se um espaço tracejado (sublinear) da seguinte forma: ______. (equivalente a seis espaços e ponto final).

O mesmo deve ser adotado para capítulos de livros, quando o autor do capítulo for o mesmo do livro. Neste caso, o tracejado substituirá o autor do livro.

Exemplo:

CARNIO, M. S.; COUTO, M. I. V.; LICHTIG, I. Linguagem e surdez. In: ______. (Org.). Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngue. São Paulo: Plexus, 2 000.

FREYERE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943. 2 v.

______. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936.

4.2 - Título

- sempre ocorre em casos anônimos, ou de autoria não assinada, ou seja, se desconhece o autor. Neste caso, a entrada é feita pelo título e a primeira palavra significativa do texto deve vir em maiúscula.

Exemplos:

O JARDIM das rosas.

NUTRIENT requirements of swine.

4.3 - Entidades coletivas

- referem-se a obras de instituições, organizações,

empresas, comitês, comissões entre outros responsáveis por publicações em que não se distingue autoria pessoal.

Exemplos:

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. MINAS GERAIS. Secretaria do Estado da Educação.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Biblioteca universitária. BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil).Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

(9)

6

4.4 - Congressos, conferências, simpósios, seminários etc.

- são encontros

científicos e incluem-se as informações, nome do evento, número, ano e local de realização.

Exemplos:

CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO DA FIEP-UNIMEP, 2., 2002, Piracicaba.

ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 4., 2001, Cascavel. SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA, 3., 2003, Espírito Santo do Pinhal.

4.5 - Livros

AUTOR(es) do livro. Título do livro. edição (acima da primeira) 2. ed. Local de publicação: Editora, ano.

A edição deve ser colocada sempre a partir da segunda edição e abreviada da seguinte forma: 2.ed., quando houver complemento deve ser colocado também abreviado: 2. ed. rev., 2. ed. rev. e atual., 2. ed. rev. e aum.

Não há necessidade de colocar o estado junto com a cidade no Local de publicação. Somente em casos homônimos (cidades com mesmo nome em estados diferentes). Também não há necessidade de colocar a palavra editora, no local da Editora, pois está implícito. Somente colocar se fizer parte do nome, como por exemplo: Editora da Unicamp.

Elementos complementares como total de páginas do livro, coleção, etc., devem ser colocados no final da referência, após o ano, na sequência: 000 p. (Coleção...).

Exemplos:

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998. 54p.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: inter-relações movimento, leitura e escrita. São Paulo: Phorte, 2002.

TANI, G.; et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/USP, 1988.

(10)

7

4.6 - Livros em Meio Eletrônico

AUTOR(es) do livro. Título do livro. Fonte (se houver). Notas (CD-ROM, DVD). AUTOR(es) do livro. Título do livro. Fonte (se houver). Disponível em: <endereço eletrônico >. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

Exemplos:

KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta/Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente.

São Paulo, 1999. Disponível em:

<http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

O destaque sempre será no título do livro, ou da revista, NUNCA no título do capítulo ou artigo.

4.7 - Capítulos de Livros

AUTOR(es) do Capítulo. Título do Capítulo. In: AUTOR(es) do livro. Título do livro. edição (acima da primeira) 2. ed. Tradutor (se houver). Local de publicação: Editora, ano.

Exemplos:

ARCHER, E. R. O mito da motivação. In: BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicodinâmica da

vida organizacional. São Paulo: Pioneira, 1990. p. 3-24.

CARNIO, M. S.; COUTO, M. I. V.; LICHTIG, I. Linguagem e surdez. In: LACERDA, C. B. F. et al. (Org.). Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngue. São Paulo: Plexus, 2000.

4.8 - Capítulos de Livros em Meio Eletrônico

AUTOR(es) do Capítulo. Título do Capítulo. AUTOR(es) do livro. Título do livro. Fonte (se houver). Notas (CD-ROM, DVD).

AUTOR(es) do Capítulo. Título do Capítulo. AUTOR(es) do livro. Título do livro. Fonte (se houver). Disponível em: <endereço eletrônico >. Acesso em: dia mês abreviado. Ano. Exemplo:

GHAROTE, M. L. Yoga aplicada: da teoria a prática. Tradução e adaptação de Marco s Rojo. Disponível em: <http://www.phorte.com/informa/mat08.asp>. Acesso em: 26 fev. 2002.

(11)

8

4.9 - Artigos de Periódicos

AUTOR do artigo. Título do artigo. Nome da revista, Local de publicação, volume (v.), numero (n.), página inicial e página final do artigo p.00-00, período (jan./fev.). ano. Exemplo:

VALLENTINI, N. C. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na percepção de competências de crianças com atraso s motores. Revista Paulista de

Educação Física, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 62-75, jan./jun. 2002.

4.10 - Artigos de Periódicos Eletrônicos

AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Nome da revista, Local de publicação, volume (v.), numero (n.), página inicial e página final do artigo. p.00-00, período (jan./fev.). ano. Disponível em: <http://www.site.com.br>. Acesso em: 00 jan. 0000.

Exemplo:

CARNETHON, M. R. et al. A Longitudinal Study of Physical Activity and Heart Rate Recovery: CARDIA, 1987-1993. Medicine and Science in Sports and Exercise. v. 37, n. 4, p. 606-12, apr. 2005.

Disponível em: <http://server01.bc.unicamp.br/per_eletronico/frameset.htm>. Acesso em: 17 mai. 2005.

4.11 - Artigos da Internet

AUTOR(es) do artigo. Título do artigo. ano (se houver). Disponível em: <http://www.site.com.br>. Acesso em: 00 jan. 0000.

NOTA: Quando não houver um título específico no site, colocar o nome do site. Exemplo:

PEDRINELLI, Verena Junghähnel. A atividade física adaptada no continente

sul-americano. Disponível em:

<http:://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/atividadefisica.pdf>. Acesso em: 17 maio 2005.

4.12 - Evento (Congresso, Encontro, Simpósio, etc.)

NOME DO EVENTO, número, ano, local do evento. Tipo de material... (anais, coletâneas, cadernos, proceedings) Local de publicação: editora, ano de publicação.

Exemplos:

CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO DA FIEP-UNIMEP, 2., 2002, Piracicaba.

Coletâneas... Piracicaba: UNIMEP, 2002.

ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 4., 2001, Marechal Cândido Rondon-PR. Anais... Cascavel: EDUNIOESTE, 2001.

(12)

9

4.13 - Evento (Congresso, Encontro, Simpósio, etc.) em meio

Eletrônico.

NOME DO EVENTO, número, ano, local do evento. Tipo de material... (anais, cadernos, proceedings) Local de publicação: editora, ano de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico >. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996 , Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

4.14 - Trabalho Apresentado em Evento

AUTOR(ES), título do trabalho apresentado, seguido da expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do

documento (anais, atas, tópico temático etc.), local, editora, data de publicação e

página inicial e final da parte referenciada. Exemplo:

ALMEIDA, M. C. R. Os exercícios físicos e a saúde na terceira idade. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO, 1., 2002, Manaus. Anais... Manaus: UFAM/FEF, 2002. p. 49-50.

NOTA: Quando necessário, acrescenta-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Exemplo:

MATIN NETO, L.; BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Resumos... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. p. 443, ref. 6-141.

4.15 - Trabalho Apresentado em Evento em Meio Eletrônico

AUTOR(es) do Capítulo. Título do Capítulo. NOME DO EVENTO, número, ano, local do evento. Tipo de material... (anais, cadernos, proceedings) Local de publicação: editora, ano de publicação. Disponível em: < endereço eletrônico >. Acesso em: dia mês ano. Exemplo:

(13)

10

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos d o paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais

eletrônicos... Recife: UFPE, 1996. Disponível em:

<http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

4.16 - Imagem em Movimento (Vídeos, Filmes, DVD)

Título do documento. Nome do diretor. Nome do produtor. Cidade: nome da produtora, ano. Especificação do documento (videocassete, bobina, DVD etc).

Exemplos:

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 videocassete (30 min), VHS, son., color.

NOTA: Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Exemplo:

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Junior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marília Pêra; Vinicius de Oliveira; Sônia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachtergaele e outros. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S.I.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 1 bobina cinematográfica (106 min.), son., color., 35 mm.

4.17 - Teses, Dissertações e Monografias.

AUTOR. Título da tese ou dissertação ou monografia. Ano de defesa. Número de folhas (00 f.). tipo de documento (Tese ou Dissertação ou Trabalho de Conclusão de Curso). Grau e área de concentração (Mestrado em...), (Doutorado em...)-atenção para o traço. Nome da universidade (por extenso). Nome da Faculdade (por extenso), Local, ano. Exemplo:

PASETTO, S. C. Os efeitos da utilização de dicas visuais no processo

ensino-aprendizagem de habilidades motoras de aprendizes surdos. 2004. 117f. Dissertação

(Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

(14)

11

SILVA, L. F. A trajetória da educação física nas primeiras serie s do ensino fundamental

na rede publica do Estado de São Paulo: entre o proposto e o alcançado. 2002. 187f.

Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

4.18 - Apud (Citado por, Conforme, Segundo)

Essa expressão é comumente utilizada no texto, mas sua referência também deve constar na lista de referências. A mesma regra é utilizada para qualquer tipo de material (livro, artigo, tese etc.).

AUTOR(es) do documento citado. Título do documento citado. edição acima da primeira (2.ed.) do livro citado. Local de publicação: Editora, ano. (do documento citado) apud AUTOR(es) do documento. Título do documento. edição acima da primeira (2. ed.). Local de publicação: Editora, ano.

Exemplo:

OLSON, D. R. From utterance to text: the bias of language in speech and writing.

Harvard Educational Review. v. 47, n. 3, p. 257-281, 1977 apud SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 2.

(15)

12

4.19 – Data

A data de publicação é um elemento essencial da referência de uma obra e a ABNT NBR 6023:2002 recomenda não deixar nenhuma referência sem data. França (2003, p. 136) diz: “Esta data de publicação, preferencialmente, pode ser também a de

copyright (registro dos direitos autorais), da impressão, da apresentação, nos casos de

trabalhos acadêmicos.” No entanto, se nenhuma estiver disponível, registra-se uma data aproximada entre colchetes como segue descrito abaixo:

4.19.1 - Anos

[1971 ou 1972] um ou outro ano

[1969?] data provável

[1973] data certa, não indicada no item

[entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos

[ca. 1960] data aproximada

[197-] década certa

[197-?] década provável

[18--] século certo

[18--?] século provável

Exemplos:

FINE, R. Psicologia del jugador de ajedrez. Barcelona: Ediciones Martinez Roca, [1974].

DICIONÁRIO Geral das Ciências Humanas. Direção de G. Thines e Agnes Lempereur.

Lisboa: Edições 70, [1984?].

NOTA: Para obras que contém somente a data de copyright, registra-se a data acrescida do copyright (c2000).

Exemplo:

CORREIA, L. A.; RAHM, H. J. Solução para farmacodependentes: uma experiência terapêutica. São Paulo: Edições Loyola, c1987.

(16)

13

4.19.2 - Meses

Os meses devem ser indicados de forma abreviada, no idioma original da publicação, conforme a Tabela de Abreviaturas dos Meses (Anexo 1).

Exemplo:

CARNETHON, M. R. et al. A Longitudinal Study of Physical Activity and Heart Rate Recovery: CARDIA, 1987-1993. Medicine and Science in Sports and Exercise. v. 37, n. 4, p. 606-12, apr. 2005.

“Se a publicação indicar, em lugar de meses, as estações do ano ou as divisões

do ano em trimestres, semestres etc., transcrevem-se os primeiros tais como figuram

no documento e abreviam-se os últimos.” (ABNT, 2002d, p. 18). Exemplos:

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de La cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera, 1998.

FIGUEIREDO, E. Canadá e Antilhas: línguas populares, oralidade e literatura. Gragoatá, Niterói, n. 1, p. 127-136, 2. sem. 1996.

(17)

14

4.20 - Documentos jurídicos

Neste item incluem-se Legislações, Jurisprudência (decisões judiciais) e Doutrina.

4.20.1 - Legislação

Compreende a constituição, as emendas constitucionais e os textos legais infraconstitucionais (lei complementar e ordinária, medida provisória, decreto em todas as suas formas, resolução do Senado Federal) e normas emanadas das entidades públicas e privadas (ato normativo, portaria, resolução, ordem de serviço, instrução normativa, comunicado, aviso, circular, decisão administrativa, entre outros).

Como elementos essenciais (os que não podem faltar), temos: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses.

Exemplos:

São Paulo (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 DEZ. 1997. Seção 1, p. 29514. BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, 1943. Suplemento.

Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Exemplos:

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

(18)

15

em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República

Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

4.20.2 - Jurisprudência (decisões judiciais)

Compreende súmulas, enunciados, acórdãos, sentenças e demais decisões judiciais. Os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação.

Exemplos:

BRASIL. Supremo Tribunal de Justiça. Súmula nº 14. In: _____. Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, 1994. P. 16.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas-corpus nº 181.636-1, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p. 236-240, mar. 1998.

BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Região). Apelação cível nº 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Técnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de março de 1997. Lex:

jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998.

Quando necessário, acrescenta-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Exemplos:

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 14. Não é admissível por ato

administrativo restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. In: ____. Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, 1994. P. 16.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Processual Penal. Habeas-corpus. Constrangimento ilegal. Habeas-corpus nº 181.636-1, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p. 236-240, mar. 1998.

BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Região). Administrativo. Escola Técnica Federal. Pagamento de diferenças referente a enquadramento de servidor decorrente da implantação de Plano Único de Classificação e Distribuição de Cargos e Empregos, instituído pela lei nº 8.270/91. Predominância da lei sobre a portaria. Apelação cível nº 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Técnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de março

(19)

16

de 1997. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998.

4.20.3 - Doutrina

Inclui toda e qualquer discussão técnica sobre questões legais (monografias, artigos de periódicos, papers etc.), referenciada conforme o tipo de publicação.

Exemplo:

BARROS, Raimundo Gomes de. Ministério Público: sua legitimação frente ao Código do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudência dos Estados, São Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago. 1995.

4.21 - Documentos jurídicos em meio eletrônico

As referências devem obedecer aos padrões indicados para documento jurídico, acrescido das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Quando se tratar de obras consultadas online, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre os sinais <>, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

Exemplos:

LEGISLAÇÃO brasileira: normas jurídicas federais, bibliografia brasileira de Direito. 7. ed. Brasília, DF: Senado Federal, 1999. 1 CD-ROM. Inclui resumos padronizados das normas jurídicas editadas entre janeiro de 1946 e agosto de 1999, assim como textos integrais de diversas normas.

BRASIL. Regulamento dos benefícios da previdência social. In: SISLEX: Sistema de Legislação, Jurisprudência e Pareceres da Previdência e Assistência Social. [S.I.]: DATAPREV, 1999. 1 CD-ROM.

BRASIL. Lei nº 9.887, de7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal.

Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível

em: http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?Id=LEI%209887. Acesso em: 22 dez. 1999.

(20)

17

4.22 - Documento iconográfico

Inclui pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, dispositivo, dia filme, material estereográfico, transparência, cartaz, entre outros.

Os elementos essenciais são: autor, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do suporte.

Exemplo:

KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia.

4.23 - Documento iconográfico em meio eletrônico

As referências devem obedecer aos padrões indicados para documento iconográfico, de acordo com o item 4.22, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Quando se tratar de obras consultadas online, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre os sinais <>, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

Exemplos:

VASO.TIFF. 1999. Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 32 BIT CMYK. 3.5 Mb. Formato TIFF bitmap. Compactado. Disponível em: <C:\Carol\VASO.TIFF>. Acesso em: 28 out. 1999

ESTAÇÃO da Cia. Paulista com locomotiva elétrica e linhas de bitola larga. 1 fotografia, p&b. In: LOPES, Eduardo Luiz Veiga. Memória fotográfica de Araraquara. Araraquara: Prefeitura do Município de Araraquara, 1999. 1 CD-ROM.

(21)

18

4.24 - Documento tridimensional

Inclui esculturas, maquetes, objetos e suas representações (fósseis, esqueletos, objetos de museu, animais empalhados, monumentos, entre outros).

Os elementos essenciais são: autor (es), quando for possível identificar o criador artístico do objeto, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do objeto.

Exemplos:

DUCHAMP, Marcel. Escultura para viajar. 1918. 1 escultura variável. BULE de porcelana. [China: Companhia das Índias, 18--]. 1 bule.

Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Exemplos:

DUCHAMP, Marcel. Escultura para viajar. 1918. 1 escultura variável, borracha colorida e cordel. Original destruído. Cópia por Richard Hamilton, feita por ocasião da retrospectiva de Duchamp na tate Gallery (Londres) em 966. Coleção de Arturo Schwarz. Tradução de: Sculpture for travelling.

BULE de porcelana: família rosa, decorado com buquês e guirlandas de flores sobre fundo branco, pegador de tampa em formato de fruto. [China: Companhia das Índias, 18--]. 1 bule.

(22)

19

4.25 - Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico

Incluem bases de dados, listas de discussões, BBS (site), arquivos em disco rígido, programas, conjuntos de programas e mensagens eletrônicas, entre outros.

Os elementos essenciais são: autor (es), título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico. Quando se tratar de obras consultadas online, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre os sinais <>, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

NOTA – No caso de arquivos eletrônicos, acrescentar a respectiva extensão à denominação atribuída ao arquivo.

Exemplos:

MICROSOFT Project for Windows 95. Version 4.1. [S.I.]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas.doc. Curitiba, 1998. 5 disquetes.

ÁCAROS no Estado de São Paulo. In: FUNDAÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIA “ANDRÉ TOSELLO”. Base de Dados Tropical. 1985. Disponível em: http://www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/. Acesso em: 30 maio 2002.

NOTA – As mensagens que circulam por intermédio do correio eletrônico devem ser referenciadas somente quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discussão. Mensagens trocadas por e-mail têm caráter informal, interpessoal e efêmero, e desaparecem rapidamente, não sendo recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa.

(23)

20

4.26 - Sistema numérico

Se for utilizado o sistema numérico no texto, a lista de referências deve seguir a mesma ordem numérica crescente. O sistema numérico não pode ser usado concomitantemente para notas de referência e notas explicativas.

Exemplos:

No texto:

De acordo com as novas tendências da jurisprudência brasileira1, é facultado ao magistrado decidir sobre a matéria.

Todos os ícones coletados para a região escolhida foram analisados minuciosamente2.

Na lista de referências:

1 CRETELLA JÚNIOR, José. Do impeachment no direito brasileiro. [São Paulo]: R. dos Tribunais, 1992. P. 107.

(24)

21 Anexo 1 (normativo)

Abreviatura dos meses

janeiro jan. enero enero gennaio genn.

fevereiro fev. febrero feb. febbraio febbr.

março mar. marzo marzo marzo mar.

abril abr. abril abr. aprile apr.

maio maio mayo mayo maggio magg.

junho jun. junio jun. giugno giugno

julho jul. julio jul. luglio luglio

agosto ago. agosto agosto agosto ag.

setembro set. septiembre sept. settembre sett.

outubro out. octubre oct. ottobre ott.

novembro nov. noviembre nov. novembre nov.

dezembro dez. diciembre dic. dicembre dic.

janvier anv. January Jan. Januar Jan.

février févr. February Feb. Februar Feb.

mars mars March Mar. März März

avril avril April Apr. April Apr.

mai mai May May Mai Mai

juin juin June June Juni Juni

juillet juil. July July Juli Juli

août août August Aug. August Aug.

septembre sept. September Sept. September Sept.

octobre oct. October Oct. Oktober Okt.

novembre nov. November Nov. November Nov.

décembre déc. December Dec. Dezember Dez.

Português Espanhol Italiano

(25)

22

5. Considerações finais

Conclui-se, portanto, que a ABNT NBR 6023:2002 - Informação e documentação – Referências - Elaboração, é a Norma vigente até o presente momento para elaboração de referências bibliográficas e, faz-se necessário o cumprimento das regras que nesta constam para obter os resultados esperados. As informações na íntegra constam na ABNT NBR 6023:2002 impressa, disponível no acervo das Unidades Bibliotecárias Paulo Freire, da Faculdade de Jaguariúna.

A ABNT NBR 6023:2002 - Informação e documentação – Referências - Elaboração é a Norma vigente até o presente momento para apresentação de referências bibliográficas e, faz-se necessário o cumprimento das regras que nesta constam para padronizar a apresentação das referências bibliográficas.

Informações detalhadas constam na ABNT NBR 6023:2002 - Informação e documentação – Referências - Elaboração, disponível para consulta no acervo da Biblioteca Paulo Freire, da Faculdade de Jaguariúna, Campus 1 e Campus 2.

(26)

23

6. Referência bibliográfica

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Coordinating teacher Luís Miguel Soares Nobre de Noronha e Pereira. Teaching staff Type Classes

Entretanto a comparação dessa relação nos grupos de con­ troles normais (indivíduos vítimas de morte violenta) e no grupo de pacientes falecidos em decorrência de

O que especialmente me chamou a atenção no trabalho de Gilberto Freyre, além da magia de seu estilo de prosa, foi o mesmo que encontrei em Braudel e Marc Bloch e

A autora cita que no Brasil esse processo também acontece, em relação aos grandes centros produtivos e industriais, já que nas décadas de 1970 e 1980 houve uma concentração

(D) o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais &lt; &gt; , precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso do documento, precedida da expressão.

Esta análise tem como por objetivo avaliar através do programa ABAQUS a variação do fator de intensidade de tensão K ao longo do tempo, de um bloco rochoso

Assim, esta pesquisa tem como objetivo quantificar a influência da quantidade de cal de carbureto e porosidade da mistura cimentada, para um determinado tempo de

Si- mão Bacamarte entendeu desde logo reformar tão ruim costume; pediu licença à câmara para agasalhar e tratar no edifício que ia construir todos os loucos de Itaguaí e das