• Nenhum resultado encontrado

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM UMA FARMÁCIA DE DISPENSAÇÃO EM BARBALHA-CE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM UMA FARMÁCIA DE DISPENSAÇÃO EM BARBALHA-CE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM UMA FARMÁCIA DE

DISPENSAÇÃO EM BARBALHA-CE

PROFILE ON A SELF MEDICATION DISPENSING PHARMACY

BARBALHA-CE

D’Avilla Patrícia Souza Duarte; Alberto Malta Junior.

Revista e-ciência

Volume 3

Número 2

Artigo 02

(2)

-

1-

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM UMA FARMÁCIA DE DISPENSAÇÃO EM

BARBALHA-CE

PROFILE ON A SELF MEDICATION DISPENSING PHARMACY BARBALHA-CE

D’Avilla Patrícia Souza Duarte1, Alberto Malta Junior2.

DOI:http://dx.doi.org/10.19095/rec.v3i2.65

RESUMO

A automedicação é uma decisão do paciente, ou de seu responsável, em consumir um medicamento com a finalidade de tratamento de doenças ou alívio de sintomas. O objetivo desse trabalho foi determinar o perfil da automedicação em clientes de um estabelecimento comercial farmacêutico em Barbalha-CE. Foi realizada a coleta de dados em uma área reservada da farmácia junto aos consumidores durante o mês de abril de 2015. Foi aplicado um questionário padronizado a 60 consumidores que fizeram uso de medicamentos sem a prescrição médica, de ambos os sexos, com idade entre 18 a 69 anos. Mediante resultados obtidos na pesquisa, pode-se observar que entre os adeptos da prática da automedicação, há uma prevalência de pessoas do sexo feminino (60%), indivíduos com baixa escolaridade (30%), pessoas com dificuldade de acesso à consulta médica (40%), influência de balconistas de farmácia (30%) e reutilização de medicamentos (48%). Os medicamentos sem prescrição do tipo analgésicos e antitérmicos (75%) foram os mais utilizados. São necessárias intervenções que busquem diminuir a prática da automedicação, orientação da população sobre os riscos e promovam o uso correto dos medicamentos.

Palavras-chave: Automedicação. Uso de medicamentos. Medicamentos sem Prescrição. ABSTRACT

Self-medication is a decision of the patient, or parents, to consume a drug for the purpose of treating disease or relieving symptoms. The aim of this study was to determine the profile of self-medication customers of a pharmaceutical commercial establishment in Barbalha-CE. Data collection was held in a reserved area of the pharmacy to consumers during the month of April 2015. A standardized questionnaire was applied to 60 consumers who used drugs without a prescription, of both sexes, aged 18 to 69 years. By results obtained in the research, it can be observed that among the supporters of self-medication, there is a prevalence of females (60%), individuals with low education (30%), individuals with low access to medical consultation (40%), influence of pharmacy clerks (30%) and reuse of medicines (48.3%). The non-prescription analgesics and antipyretics type (75%) were the most used. Interventions are needed that seek to reduce the practice of self-medication, orientation of the population about the risks and promote the correct use of medicines.

Keywords: Self medication. Drug utilization. Nonprescription Drugs.

1 Farmacêutica, Farmácia Pague Menos, Juazeiro do Norte-CE. E-mail correspondente: maltaj@yahoo.com

(3)

-

2-

ARTIGO ORIGINAL rev. e-ciênc. v.3, n.2, 2015, p.66-73

INTRODUÇÃO

A automedicação é definida pela Organização Mundial da Saúde como a prática na qual o indivíduo seleciona e usa medicamentos para tratar sintomas ou problemas de saúde menores, reconhecidos por eles mesmos (WHO, 1998; LOYOLA et al., 2002). Nesse processo, o paciente decide qual fármaco utilizar. Inclui-se nessa designação a indicação de medicamentos por pessoas não habilitadas como amigos, familiares ou atendentes de farmácia (VITOR et al., 2008).

As razões pelas quais as pessoas se automedicam são: propagandas atrativas de medicamentos, a dificuldade e o custo de conseguir a consulta médica, a angústia desencadeada por sintomas ou pela possibilidade de se adquirir uma doença, informações sobre medicamentos obtidos na internet ou em outros meios de comunicação. A falta de regulamentação e fiscalização daqueles que vendem e a falta de programas educativos sobre os efeitos colaterais de um medicamento, são também motivos que levam as pessoas a utilizarem medicamentos sem prescrição médica (FREITAS; ANCANARO, 2012).

Trabalhos vêm mostrando que a automedicação pode estar relacionada com vários fatores como dificuldade em conseguir acesso ao Sistema Único de Saúde consulta médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o armazenamento doméstico de medicamentos obtidos ou não com receita médica (FERRAZ et al., 2008; TAMIETTI et al., 2012).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o mercado brasileiro dispõe de mais de 32 mil medicamentos. Desses medicamentos muitos só poderiam ser utilizados apenas com prescrição médica, no entanto alguns estabelecimentos comerciais farmacêuticos descumprem essa norma e continuam vendendo os medicamentos, sem receita médica, favorecendo a automedicação (FREITAS; ANCANARO, 2012).

Os medicamentos isentos de prescrição são muito consumidos, porque se tem a impressão comum de baixo risco. Dados da FIOCRUZ mostram que, para o ano de 2012, os casos de intoxicação por medicamentos foram responsáveis por 21% das mortes no Brasil (SINITOX, 2012).

A automedicação é também muitas vezes influenciada pelo acúmulo de medicamentos nas residências. Esse fato pode ocasionar intoxicação por ingestão acidental, especialmente em crianças. Some-se isso ao fato de que o armazenamento inadequado pode comprometer a eficiência e a qualidade do produto. Outro motivo que contribui para o crescimento dessa prática é a propaganda comercial de alguns medicamentos, seja ele na internet, ou em outros meios de comunicação induzindo o consumidor a adquirir o produto sem orientações sobre os riscos inerentes (CHEHUEN NETO et al., 2006).

A crença de que o medicamento seja capaz de eliminar ou, pelo menos, amenizar o problema é um fator que estimula o consumo. Também os médicos são alvos das técnicas comerciais da indústria farmacêutica. Afinal, a escolha de um ou outro medicamento depende de sua indicação. Os argumentos mais utilizados são, em geral, eficácia, segurança, comodidade, rapidez de ação e alta tolerabilidade (AQUINO et al., 2010).

Nos últimos tempos, a aquisição de medicamentos sem receita médica tem se tornado uma prática muito comum, sendo vários fatores responsáveis por essa conduta, como a dificuldade em conseguir consulta médica, acomodação por parte do paciente, indicação de medicamentos por amigos, familiares ou balconistas, reutilização de medicamento que se tem em casa e as propagandas comerciais, tornando assim a automedicação uma conduta comum para as pessoas.

O uso indevido de medicamentos de forma indiscriminada tem contribuído para o agravamento de doenças, intoxicações medicamentosas, complicações pelo uso concomitante com outros

(4)

-

3-

medicamentos, índice elevado de internações por reações adversas, além de gastos desnecessários.

Dado o exposto, o objetivo desse trabalho foi determinar o perfil da automedicação de clientes de um estabelecimento comercial farmacêutico em Barbalha-CE.

MÉTODO

O presente trabalho constituiu uma pesquisa de campo descritiva com abordagem quantitativa que entrevistou 60 pessoas em um estabelecimento comercial no mês de abril em Barbalha-CE. O questionário apresentou oito questões objetivas. As questões investigaram variáveis demográficas (idade, sexo, etnia e nível de escolaridade) e aquelas relacionadas com o medicamento (Medicamentos sem prescrição mais usados, influenciador da automedicação, justificativa para automedicação, poder influenciador da propaganda). Para inclusão foram eleitos os seguintes critérios: consumidores com idade entre 18 a 69 anos, de ambos os sexos que fazem uso de medicamentos sem a prescrição médica. Foram excluídos da entrevista: crianças, gestantes, jovens abaixo de 18 anos, idosos acima de 70 anos e pessoas que apresentaram prescrição médica.

Os dados foram analisados de acordo com uma estatística descritiva e formatado no software Excel®.

Os consumidores foram convidados a preencher o questionário em uma área reservada da farmácia. Foram informados do conteúdo do questionário, dos requisitos necessários e, voluntariamente preencheram os quesitos propostos. Para os que apresentaram dificuldade de leitura e compreensão, foi feita a leitura do mesmo e as explicações necessárias sem intervenção ou direcionamento das respostas.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Juazeiro do Norte com parecer consubstanciado no 1.095.987.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

TABELA 1 – Distribuição dos entrevistados de

acordo com o sexo, faixa etária e etnia em uma farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015.

Variável n % Sexo Feminino 36 60 Masculino 24 40 Total 60 100 Faixa etária 10 a 19 04 7 20 a 29 21 35 30 a 39 17 28 40 a 49 04 7 50 a 59 09 15 60 e + 05 8 Total 60 100 Etnia Branca 0 0 Negra 0 0 Parda 60 100 Amarela 0 0 Total 60 100

O perfil de pacientes que praticam a automedicação na farmácia mostrou uma maioria de mulheres (60%), faixa etária entre 20 a 39 anos (63%) e predominantemente da cor parda.

Há muito tempo que se percebe ser a mulher alvo de propaganda de medicamentos para indução da automedicação. Isso decorre da constatação que é a mulher a responsável para prover a saúde da família. (ARRAIS et al., 1997). Além disso, diversos estudos têm descrito que as mulheres fazem mais o uso de medicamentos por automedicação, já que estas possuem maior preocupação com a manutenção da saúde (MAYOLO; FERNANDES, 2012).

TABELA 2 - Distribuição dos entrevistados quanto

ao nível de escolaridade em uma farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015.

Escolaridade n %

Analfabeto 02 3

Ensino Fund. Completo 04 7

Ensino Fund. Incompleto 15 25

(5)

-

4-

ARTIGO ORIGINAL rev. e-ciênc. v.3, n.2, 2015, p.66-73

Ensino Médio Incompleto 18 30

Ensino Superior 07 12

Total 60 200

A maioria dos entrevistados apresentou baixa escolaridade ou escolaridade incompleta. Esse fator favorece a pouca compreensão dos perigos causados pelos medicamentos e suas consequências à saúde. O resultado obtido aqui está bem próximo daquele obtido por Gonçalves et al (2009), 33,9%; por outro lado, pesquisa de Bortolon et al (2008) e Cascaes et al. (2009) encontraram respectivamente 67% e 66% de usuários praticantes da automedicação com baixa escolaridade.

TABELA 3 - Distribuição de medicamentos

consumidos sem prescrição pelo usuário em uma farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015.

Medicamento n % Antibiótico 08 13 Anti-inflamatório 13 22 Analgésico / Antitérmico 45 75 Ansiolítico 02 3 Antidepressivo 01 2 Emagrecedores 06 10 Outros 03 5 Total 60 100

Nesse estudo, analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios formam o conjunto de medicamentos mais utilizados. Isso exige que o farmacêutico seja um conhecedor dessas classes de medicamentos para orientar o consumidor, fazendo as intervenções necessárias na dispensação. A maioria dos entrevistados (75%) relataram que utilizam com mais frequência a classe dos medicamentos analgésicos / antitérmicos, enquanto que a classe dos medicamentos menos utilizados foram os antidepressivos (tabela 3).

Provavelmente, a ausência de prescrição, a propaganda de medicamentos e o fato de que a dor e a febre são sintomas muito inespecíficos contribuem fortemente para esta realidade. Estudos revelam que há uma predominância do uso de analgésicos entre os medicamentos mais

procurados (ARRAIS et al., 1997; ZANETTI,

2010; CARMO et al., 2013).

Apesar de sua natureza comum, a dor e a febre precisam ser melhor interpretadas porque podem esconder doenças mais graves e a automedicação pode conduzir o indivíduo a uma situação de ordem mais complexa (PROLUNGATTI et al., 2014). Esse é um grande desafio da atualidade, pois percebe-se que medidas educativas não são suficientes para deter o elevado consumo (CARMO et al., 2013). Esse fato reforça a necessidade de acompanhamento profissional para a dispensação deste e de outros medicamentos, nesse caso, o Farmacêutico.

Neste estudo os idosos foram minoria, mas é digno de destaque que essa população já consome outros medicamentos, especialmente os de uso crônico. A associação com analgésicos / antitérmicos pode resultar em interações medicamentosas perigosas e expor esse grupo a reações adversas e/ou intoxicações (PAULA et al., 2012).

A análise dos dados mostrou que os motivos para uso de medicamentos sem prescrição médica são vários. A tabela 4 mostra que, a influência do balconista na automedicação é um aspecto predominante junto com a vontade própria.

TABELA 4 – Distribuição das entrevistas segundo o

agente influenciador da automedicação em uma farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015.

Variável n % Própria 18 30 Mãe e Pai 07 12 Médicos 03 5 Farmacêuticos 02 3 Balconistas de Farmácia 18 30 Amigos 08 13 Internet 03 5 Outros 01 2 Total 60 100

Nesta pesquisa os balconistas de farmácia exerceram forte influência sobre a automedicação (30%) diferente de resultados obtidos em outros estudos como o de Carrasco (2011), o qual

(6)

-

5-

encontrou 10%. Neste estudo, familiares e amigos representaram o agente influenciador mais expressivo com 44%.

É comum que balconistas de farmácia desempenhem o papel de prescritores, facilitando o uso inadequado dos medicamentos, o que se deve à persistência de um conjunto de fatores que fazem a população optar pelos medicamentos como fonte de saúde e pela farmácia como substituto dos serviços de saúde e do médico. O próprio paciente favorece essa situação, devido à busca de soluções rápidas para os sintomas relatados e por pensar que os medicamentos são a cura de todos seus males, sem levar em consideração que esta atitude pode trazer prejuízos para a própria saúde (SABINO; CARDOSO, 2010).

É notável a busca pela automedicação em decorrência da dificuldade de acesso aos serviços de saúde e até pela crença do consumidor de ter conhecimentos suficientes para essa prática (tabela 5).

TABELA 5 – Justificativa para a prática da

automedicação em uma farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015.

Justificativa n %

Não gostar de ir ao médico 9 15 Influência de pessoas não

habilitadas

10 17 Dificuldade em conseguir consulta

médica

24 40 Acredita ter conhecimentos

suficientes 17 28

Total 60 100

A dificuldade que a população encontra para conseguir rapidamente uma consulta médica no sistema de saúde é a principal causa da automedicação. Esse resultado coincide com outros já encontrados na literatura (FERRAZ et al., 2008; LOYOLA et al., 2002). Há estudos inclusive mostrando uma correlação negativa da percepção de melhor acesso a serviços de saúde (facilidade para conseguir um médico à noite e menor tempo

de espera para obtenção de consulta médica, entre outros) com automedicação (LOYOLA et al., 2002).

Nos últimos anos, a propaganda de produtos medicamentosos tem crescido e investido em informações diversificadas atraindo cada vez mais os consumidores que buscam o bem-estar e a manutenção da saúde (tabela 6).

TABELA 6 – Poder influenciador das propagandas

na automedicação entre os entrevistados em uma farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015.

Variável n %

Sim 40 67

Não 20 33

Total 60 100

Os recursos visuais e o marketing investido nas farmácias têm se tornado um atrativo para o consumidor, despertando o interesse em adquirir medicamentos. A propaganda de medicamentos estimula o consumidor a entender um medicamento como um produto de consumo qualquer fazendo-o pensar que pode ter todos os seus problemas resolvidos com esta compra, mas sem levar em consideração dos riscos associado ao uso (BATISTA; CARVALHO, 2013).

Diante dos medicamentos isentos de prescrição, a Resolução 586 de 29 de agosto de 2013 prevê a prescrição farmacêutica e orientação sobre o uso desses medicamentos. Essa resolução deve contribuir para qualificar o uso dos medicamentos isentos de prescrição médica (BRANDÃO, 2010).

O estudo da automedicação no Brasil é relevante, porque representa um problema de saúde pública (CARMO et al., 2013). Dentro do contexto da automedicação, tem se discutido muitas alternativas para enfrentamento do problema. Uma dessas medidas é a automedicação responsável.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define automedicação responsável como o ato da pessoa em tratar seus próprios sintomas e males menores com medicamentos aprovados e

(7)

-

6-

ARTIGO ORIGINAL rev. e-ciênc. v.3, n.2, 2015, p.66-73

disponíveis sem a necessidade da prescrição médica. Apesar disso, considera-se que esses medicamentos oferecem riscos à saúde dos pacientes e que precisam de uma orientação para o uso (FERRAZ, et al., 2008; GALATO et al., 2009). Entre os profissionais da saúde, o Farmacêutico possui papel importante na redução do impacto da automedicação e na orientação para automedicação responsável. A intervenção deste profissional pode ser elemento chave para orientar o uso e a melhor escolha, no contexto de medicamentos livres de prescrição (GALATO et al., 2009).

Apesar dos resultados obtidos, faz-se necessário outras investigações ampliar o conhecimento do perfil. Esse estudo ficou limitado no pequeno tempo para entrevistas, poucas pessoas entrevistadas e reflete a realidade de apenas uma farmácia comercial do município de Barbalha-CE. Além disso, não fez estudo estatístico inferencial.

Estudos quantitativos e qualitativos sobre a automedicação em estabelecimentos comerciais farmacêuticos podem contribuir no futuro para adoção de estratégias que visem o uso racional de medicamentos e à proteção da saúde das pessoas.

CONCLUSÃO

Nesse trabalho foi constatado que o perfil da automedicação de clientes de um estabelecimento comercial farmacêutico em Barbalha-CE envolve a prevalência de pessoas do sexo feminino, com escolaridade incompleta e da cor parda. Entre as classes de medicamentos mais utilizados, estão os analgésicos e antitérmicos, seguidos pelos anti-inflamatórios.

A automedicação é uma prática comum e os motivos que levam o indivíduo a se automedicar são: vontade própria, influência do balconista, dificuldade de acesso ao atendimento médico e as propagandas comerciais destes produtos.

No intuito de reduzir o número de indivíduos que fazem uso da automedicação, o

profissional farmacêutico deve orientar sobre os riscos dessa prática e os aspectos relacionados aos medicamentos.

REFERÊNCIAS

AQUINO, D.S.; BARROS, J.A.C.; SILVA, M.D.P. A automedicação e os acadêmicos da área de saúde.

Ciência & Saúde Coletiva. v.15, n.5,

p:2533-2538, 2010. DOI:

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000500027.

ARRAIS, P. S. D.; COELHO, H.L. L.; BATISTA, M. C. D. S.; CARVALHO, M.L.; RIGHI, R. E.; ARNAU, J. M. Perfil da automedicação no Brasil. Revista de

Saúde Pública, v. 31, n. 1, p. 71-77, 1997. DOI:

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000100010

BATISTA, A.M; CARVALHO, M.C.R.D. Avaliação da propaganda de medicamentos veiculada em emissoras de rádio. Ciênc. Saúde Coletiva. v.18, n. 2, p. 553-561, 2013. DOI:

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000200027.

BORTOLON, P. C.; MEDEIROS, E. F. F.; NAVES, J. O. S.; KARNIKOWSKI, M. G. O.; NÓBREGA, O. T. Análise do perfil de automedicação em mulheres idosas brasileiras. Ciênc. Saúde coletiva. v. 13, n.

4, p. 1219-1226, 2008. DOI:

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000400018.

BRANDÃO, A. Prescrição Farmacêutica. Revista

Pharmacia Brasileira. n.76, p:7-8, 2010.

CASCAES, E.A.; FALCHETTI, M.L.; GALATO, D. Perfil da automedicação em idosos participantes de grupos da terceira idade de uma cidade do sul do Brasil. Arquivos Catarinenses de Medicina. v.37, n.1, p.63-69, 2009.

(8)

-

7-

CARMO, M. M.; SILVA, P. J. C. Uma solução mágica para a dor de viver: reflexões psicanalíticas sobre o consumo de analgésicos. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. v.16, n.2, p. 318-334, 2013.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47142013000200009

CARRASCO, C. G. Prevalência e fatores associados à automedicação em Anápolis, GO. Nucleus. v.8, n.1, p.:213-224, 2011.

CHEHUEN NETO, J.A.; SIRIMARCO, M.T.; CHOI, C.M.K.; BARRETO, A.U.; SOUZA, J.B. Automedicação entre Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

HU Rev. v.32, n.3, p.59-64, 2006.

FERRAZ, S. T.; GRUNEWALD, T.; ROCHA, F. R. S.; CHEHUEN NETO, J. A.; SIRIMARCO, M. T. Comportamento de uma amostra da população urbana de Juiz de Fora - MG. HU Rev. v.34, n.3, p: 185-190, 2008.

FREITAS, K.; ZANCANARO, V. Prevalência de automedicação na população do município de Fraiburgo – SC. Rev Interdisciplinar de Estudos

em Saúde. v.1, n.1, p. 38-58, 2012.

GALATO, D.; GALAFASSI, L.M.;ALANO, G.M.; TRAUTHMAN, S.C. Responsible self-medication: review of the process of pharmaceutical attendance. Braz. J. Pharm. Sci. v.45, n.4, p.625-633, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502009000400004

GOLÇALVES, D.; SANTOS, B.R.M.; GONÇALVES, M.L.; ARAGÃO, C.C.V.; GATTI, R.M.; YAVO, B. Prática de automedicação entre usuários de uma farmácia-escola. Revista Brasileira de Ciências

da Saúde. n.22, p.:23-32, 2009.

LOYOLA FILHO, A.I.; UCHOA, E.; GUERRA, H.L.; FIRMO, J.O.A.; LIMA-COSTA, M.F. Prevalência e

fatores associados à automedicação: resultados do projeto Bambuí. Rev. Saúde Pública. v.36, n.1,

p.:55-62, 2002. DOI:

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000100009

MAYOLO, T.; FERNANDES, L. C. Análise da prática de automedicação em uma drogaria de arroio do Meio-RS. Revista Destaques Acadêmicos. v. 4, n. 3, p:7-18, 2012.

PAULA, T.C.; BOCHNER, R.; MONTILLA, D.E.R. Análise clínica e epidemiológica das internações hospitalares de idosos decorrentes de intoxicações e efeitos adversos de medicamentos, Brasil, de 2004 a 2008. Rev. bras. epidemiol. v. 15, n. 4,

p. 828-844, 2012. DOI:

http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000400014

PROLUNGATTI, Camila Nogueira et al . Use of analgesic and anti-inflammatory drugs before assistance in a children's first aid unit. Rev. dor. v.15, n. 2, p. 96-99, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20140028 SABINO, J.A.; CARDOSO, R.A. Perfil e atitudes de balconistas de drogarias ao dispensar medicamentos sem prescrição médica. Revista

Tempus Actas Saúde Colet. v.4, n.3, p:53-62,

2010.

TAMIETTI, M.B.; MARTINS, M.A.P.; ABREU, M.H.N.G.; CASTILHO, L.S. Fatores associados à automedicação em um serviço brasileiro de emergência odontológica. Pesq Bras Odontoped

Clin Integr. v.12, n.1, p:65-69, 2012 DOI:

10.4034/PBOCI.2012.121.1.

VITOR, R. S.; LOPES C. P.; MENEZES H. S.; KERKHOFF C. E. Padrão de consumo de medicamentos sem prescrição médica na cidade de

(9)

-

8-

ARTIGO ORIGINAL rev. e-ciênc. v.3, n.2, 2015, p.66-73

Porto Alegre, RS. Ciência & Saúde Coletiva. v. 13, p:737-743, 2008.

SINITOX. Sistema Nacional de Informações

Tóxico-Farmacológicas. Rio de Janeiro: Fundação

Oswaldo Cruz; 2012. Disponível na url: http://sinitox.icict.fiocruz.br/dados-nacionais. 2015. WORLD HEALTH ORGANIZATION. The role of the

pharmacist in self-care and self-medication.

Hangue: World Health Organization, 1998. 17p.

ZANETTI, H. H. V. Automedicação versus automedicação responsável: uma análise em três escolas de Alfenas-MG. Rev Bras Odontol. v.67, n.1 p.: 8-12, 2010.

Imagem

TABELA  1  –  Distribuição  dos  entrevistados  de  acordo  com  o  sexo,  faixa  etária  e  etnia  em  uma  farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015
TABELA 4 – Distribuição das entrevistas segundo o  agente  influenciador  da  automedicação  em  uma  farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015
TABELA  6  –  Poder  influenciador  das  propagandas  na  automedicação  entre  os  entrevistados  em  uma  farmácia comercial em Barbalha-CE, 2015

Referências

Documentos relacionados

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Os autores realçam a influência dos grupos de pressão junto de legisladores e da classe política, levando a que os aumentos da carga fiscal sejam geralmente acompanhados

A pontuação média obtida por cada videograma nesta escala, bem como o desvio-padrão, serviram para diferenciá-los de forma rigorosa e estabelecer um critério relativo

Atualmente, a utilização dos smart polymers no tratamento do cancro é feita em quatro frentes: a imagiologia, o tratamento utilizando estímulos externos para focalizar a

The main guidelines of REVIVE are (1) surveillance of hematophagous arthropods; (2) seasonal and geographical distribution and abundance of native vector species and early

APÊNDICE V: ENTREVISTA 3 – PROFESSORA DE INGLÊS      32

Besides shifting locally generated energy in time, the peak demand seen by the electric grid is reduced and the storage device is operated to provide primary reserve control.. The

De uma maneira simplificada, o processo produtivo pode ser descrito por uma fase inicial que envolve a chegada, aprovisionamento e preparação de matérias-primas a