• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM MESTRADO E DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM MESTRADO E DOUTORADO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM

MESTRADO E DOUTORADO

Áreas de Concentração:

Estudos Linguísticos e Estudos Literários CUIABÁ-MT

PROCESSO SELETIVO 2016

DOUTORADO

(Publicado em 03 de novembro de 2015)

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem comunica a abertura de inscrições para o seu Curso de Doutorado em Estudos de Linguagem (recomendado pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES, de 09/12/2014, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UFMT – Res. nº 059, de 02/06/2014) para o Processo Seletivo 2015.

I. INSCRIÇÕES

1. As inscrições deverão ser feitas presencialmente ou mediante procuração simples na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, sala 42, 2º andar, Instituto de Linguagens, UFMT – Cuiabá/MT, no período de 03 a 11 de novembro de 2015, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00min (horário de Mato Grosso), exceto nos finais de semana e feriados.

As inscrições poderão ser efetuadas também pelo correio, via sedex, até a data de 07 de novembro de 2015, no endereço:

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagem

Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem - 2º piso, sala 42, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Bairro: Boa Esperança

CEP: 78.060-900 – Cuiabá-MT

Atenção: O candidato que realizar a inscrição por correspondência deverá entrar em contato com a secretaria do Programa, pelo e-mail ppgelufmt@gmail.com, ou pelos telefones (65)3615-8408/(65)3615-8418, para confirmar se os documentos chegaram à

(2)

secretaria. Todos os documentos que vierem por correspondência deverão ser autenticados em cartório.

2. Documentação exigida

Todas as cópias devem ser apresentadas autenticadas por cartório ou com os originais para autenticação administrativa. Não serão aceitos quaisquer documentos enviados fora dos prazos estabelecidos, por via fax e/ou email.

2.1. Requerimento de inscrição (ANEXO 1). No requerimento de inscrição, o candidato deve indicar a linha de pesquisa pretendida (apenas uma opção) e o orientador pretendido dentro dessa linha de pesquisa (assinalando uma primeira e uma segunda opções de professores orientadores, sempre dentro da mesma linha de pesquisa).

2.2. Projeto de pesquisa a ser desenvolvido de acordo com a linha de pesquisa e o projeto do professor orientador pretendido como primeira opção no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem.

Instruções: o projeto de pesquisa deve conter de 15 a 20 páginas com espaço 1,5 entrelinhas, com as seguintes partes:

- Capa;

- Resumo (de 200 a 300 palavras); - Sumário

- Introdução; - Justificativa;

- Objetivos (gerais e específicos);

- Metodologia (opcional para a Área de Estudos Literários); - Referencial teórico;

- Cronograma (para 8 semestres); - Referências (normas da ABNT).

2.3. Certificado de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol) para brasileiros e para estrangeiros oriundos de países em que o português seja língua oficial, e certificados de exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros oriundos de países em que sejam oficiais línguas diferentes do português. O candidato deve entregar um certificado de aprovação em exame de língua estrangeira numa língua diversa daquela apresentada no mestrado.

Serão aceitos somente certificados expedidos, no máximo há 2 anos, oriundos das seguintes instituições:

1. fornecido pelo IL/ Departamento de Letras da UFMT. 2. fornecido por outra universidade pública brasileira.

3. fornecido por: Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DALF, TCF, TEF, todos em nível avançado.

2.4. Curriculum vitae (modelo Plataforma Lattes) com comprovações da formação acadêmica, atuação profissional, produção bibliográfica (livro, capítulo de

(3)

livro, artigo em periódicos, trabalhos completos em anais, resumos em anais) e produção técnica (apresentação de trabalhos). Não incluir comprovação de eventos ou minicursos em que participou apenas como ouvinte. (serão avaliadas tais produções referentes aos últimos três anos)

2.5. Cópias dos diplomas de graduação e de mestrado. Caso o diploma de mestrado ainda não tenha sido expedido, o candidato deverá apresentar uma declaração de conclusão, acompanhada da cópia da ata de defesa, ambas emitidas pela Instituição de Ensino do Programa em que cursou o mestrado. Títulos de graduação e mestrado obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

2.5.1. Caso o candidato não tenha concluído o mestrado, deverá apresentar, no ato da inscrição, o histórico escolar do mestrado e, em data anterior à matrícula, cópia da ata de defesa ou diploma, sob pena de perder a sua vaga caso não os apresente até essa data.

2.6. Cópias dos históricos escolares da graduação e do mestrado, expedidos por Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada;

2.7. Cópia de certidão de nascimento ou de casamento; RG; CPF ou declaração de regularidade emitida pelo site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br); Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição, inclusive segundo turno, se houver, ou comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, disponível em http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes);

2.8. Comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino;

2.9. Comprovação de pagamento da taxa de inscrição mediante apresentação de boleto pago, original (não cópia), impresso através do site da UNISELVA

www.fundacaouniselva.org.br, da Taxa de Inscrição de R$R$164,27 (cento e sessenta e quatro reais e vinte e sete centavos) em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT - Fundação UNISELVA.

2.9.1. Poderão solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, conforme a legislação vigente:

2.9.1.1. Os servidores, docentes e técnicos administrativos, efetivos da Universidade Federal de Mato Grosso, estão isentos da taxa de inscrição, desde que acrescentem à documentação exigida para a inscrição cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

2.9.1.2. De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que cumulativamente: a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico)

(4)

para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. O requerimento de isenção deverá ser apresentado por meio de processo protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT, campus Cuiabá, instruído com documentação comprobatória autenticada em cartório (ou apresentada juntamente com o documento original para autenticação administrativa) e entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, no período de 03 e 05 de novembro de 2015, das 8h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h30 (horário de Mato Grosso).

2.9.1.3. Os processos serão analisados e terão parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 06 de novembro de 2015. Os resultados serão divulgados no site da UFMT www.ufmt.br, e no mural externo da Secretaria do Programa.

2.9.1.4. O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes neste Edital. Em caso de o candidato apresentar recurso ao indeferimento, deverá realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido, com o protocolo do processo de recurso, e aguardar o resultado do recurso. Caso seu recurso seja indeferido, poderá pagar a taxa mesmo após o fim do período regulamentar de inscrição, por meio de boleto bancário cuja expedição o Programa solicitará da Uniselva em caráter extraordinário.

2.9.1.5. O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar à documentação exigida para a inscrição, cópia do parecer emitido pelo Colegiado do Curso fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, a ser retirado na Secretaria do Programa de 09 a 11 de novembro 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 (horário de Mato Grosso), exceto feriados.

2.10. Uma foto 3 x 4 recente;

2.11. Os candidatos estrangeiros que desejarem participar do processo seletivo deverão apresentar Registro Nacional de Estrangeiros válido (RNE), visto vigente e passaporte;

3. Vagas: O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem oferecerá até 18 vagas para o Doutorado em 2016, distribuídas por professor. Isso não implica um compromisso com o preenchimento de vagas nem a obrigatoriedade em concessão de bolsas.

(5)

4. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa 4.1. Área: Estudos Linguísticos

Linhas de pesquisa

4.1.1. Paradigmas de Ensino de Línguas

Esta linha nucleia pesquisas que investigam as recentes mudanças paradigmáticas no ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Atualmente, as pesquisas bifurcam-se em duas tendências: (1) crenças e conceitos sobre a língua no embate entre ortodoxia gramatical e o relativismo linguístico em espaços de educação formal e informal e (2) reorientação do ensino de línguas do eixo forma-uso-forma para o eixo uso-forma-uso-forma-uso, sob o signo das linguísticas do discurso, com ênfase nas práticas balizadas pela noção de gênero discursivo.

4.1.2. Práticas textuais e discursivas: múltiplas abordagens

O objetivo desta linha é fomentar projetos e congregar pesquisadores em torno do estudo de textos (manuscritos, impressos, eletrônicos e digitais) e de discursos, adotando perspectivas teórico-metodológicas da filologia, da crítica textual e da análise de discurso. Textos verbais e multimodais exemplares de discursos de vários campos, sobremaneira, do campo da política, da mídia, da gramática e da linguística e do ensino da língua têm se constituído em objeto de investigação.

4.1.3. História e descrição do Português Brasileiro

Esta linha nucleia pesquisas que focalizam o português brasileiro, do ponto de vista histórico e estrutural. As investigações têm privilegiado: (1) estudos de variedades dialetais do português brasileiro, com destaque para o falar cuiabano; (2) estudos históricos, linguísticos e sócio-culturais do português brasileiro e (3) estudos filológicos.

4.2. Área: Estudos Literários Linhas de pesquisa

a) Literatura, Sociedade e Identidades

Esta linha abrange as tendências críticas que discutem diferentes manifestações literárias em suas relações com seu contexto de produção. Investiga as intersecções entre literatura, organização social,

(6)

história, política. Examina a construção de identidades em textos literários, enfocando aspectos de classe, gênero, cultura, etnia, raça.

4.2.2. Literatura, outras artes, memórias e fronteiras

Esta linha contempla o estudo da literatura e outras formas de produção artístico-cultural regional (principal foco), nacional e internacional, considerando as possibilidades de entrecruzamento e as perspectivas teóricas adotadas em sua interpretação. Seu objetivo é identificar, observar, registrar em suportes perenes e analisar produções artísticas em seus valores estéticos e em suas relações sociais, históricas e de fronteiras culturais e epistemológicas.

5. Professores que oferecem vaga nesse processo seletivo

Atenção: Um mesmo professor pode fazer parte de até duas linhas de pesquisa. Porém, o candidato deve escolher apenas uma linha de pesquisa. Exclusivamente dentro dessa linha, deve estabelecer a primeira opção e a segunda opção de orientador. O projeto deve ser elaborado de acordo com o projeto de pesquisa vinculado ao docente da primeira opção dentro da linha pretendida.

5.1. Área: Estudos Linguísticos

Linha de pesquisa Paradigmas de Ensino de Línguas

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa Profa. Dra. Cláudia

Graziano Paes de Barro Paradigmas de Ensino de Línguas Investigando o(s) letramento(s): um estudo crítico-dialógico de discursos e práticas escolares Ensino-aprendizagem de português-língua estrangeira Prof. Dr. Dánie Marcelo de Jesus Paradigmas de Ensino de Línguas Letramento para as diferenças na formação de professores de línguas: questões sociais e culturais em uma sociedade digital

Ensino-aprendizagem de línguas mediado por tecnologia

Profa. Dra. Simone de Jesus Padilha Paradigmas de Ensino de Línguas REBAK - Relendo Bakhtin: contribuições do círculo de Bakhtin

(7)

para uma análise dialógica de discursos produzidos em diferentes esferas da atividade humana

Profa. Dra. Solange Maria de Barros Paradigmas de Ensino de Línguas Formação crítica do educador de línguas: pedagogia emancipatória para a inclusão social

Linha de pesquisa Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de

pesquisa Profa. Dra. Solange

Maria de Barros Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens Práticas discursivas de violência: jovens e adolescentes em situação de risco Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens Slogans políticos e publicitários, fórmulas, enunciados de pequena extensão e estereótipos: problemas de particitação e/ou de hiperenunciação, de sobreasseveração e/ou de aforização?

5.2. Área: Estudos Literários

Linha de pesquisa Literatura e Outras Artes, Memórias e Fronteiras Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa Profa. Dra. Célia Maria

Domingues da Rocha Reis Literatura e outras artes, memórias e fronteiras Lugares de arte e sentidos da tradição Prof. Dr. Vinícius Carvalho Pereira Literatura e outras artes, memórias e fronteiras Lugares de arte e sentidos da tradição

(8)

Linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Identidades

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa Profa. Dra. Divanize

Carbonieri Literatura, Sociedade e Identidades O romance africano de língua inglesa na contemporaneidade As literaturas coloniais e pós-coloniais em movimento Prof. Dr. Fausto Calaça Galvão de Castro Literatura, Sociedade e Identidades

Romantismo, século XIX e subjetivação literária

Para um maior esclarecimento a respeito dos projetos de pesquisa dos docentes, verificar em (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/) e/ou nos currículos lattes dos docentes, que podem ser acessados em (http://lattes.cnpq.br/).

6. Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas. (A documentação será analisada pela secretaria do Programa e a não entrega de qualquer um dos documentos anteriormente citados implicará no indeferimento das inscrições)

 Data: 13 de novembro de 2015Local: site da UFMT (www.ufmt.br)

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone. II. SELEÇÃO

A seleção será composta por três etapas. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete) nas etapas 1 e 2. Será obtida uma média entre as notas dessas duas etapas, somando-as e dividindo-as por dois. A pontuação obtida na etapa 3 tem caráter classificatório e será somada à média.

4. Etapa 1: Análise do projeto de pesquisa. (Data: de 18 a 20 de novembro de 2015) Essa etapa, de caráter eliminatório, será realizada pela comissão avaliadora composta pelos professores com vagas abertas nesse seletivo, sem a presença dos candidatos. Somente serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete). Essa etapa será constituída de duas fases, assim especificadas:

4.2. Fase 1. A comissão avaliadora analisará os projetos de pesquisa apresentados, avaliando sua adequação à linha de pesquisa pretendida e ao projeto de pesquisa do professor orientador pretendido em primeira opção. Se não for considerado adequado, o projeto será eliminado e não participará da fase seguinte. Caso o projeto se adéque à linha de pesquisa, mas não ao projeto de pesquisa do professor orientador de primeira opção, será avaliada,

(9)

então, a disponibilidade dos professores orientadores pretendidos para a orientação do candidato.

4.3. Fase 2. Os projetos considerados adequados na fase anterior serão avaliados e pontuados quanto ao mérito (valor: 10,0 pontos).

Critérios de avaliação:

a) Precisão no delineamento do objeto de pesquisa (valor: 1,0 ponto).

b) Clareza no estabelecimento dos objetivos do projeto de pesquisa (valor: 2,0 pontos).

c) Adequação do referencial teórico ao objeto de pesquisa e à abordagem proposta em relação à linha de pesquisa pretendida (valor: 2,0 pontos).

d) Domínio do referencial teórico empregado (valor: 3,0 pontos). e) Adequação à norma culta da língua portuguesa (valor: 2,0 pontos).

Atenção: Os resultados da primeira etapa e os horários e locais da etapa seguinte (defesa do projeto de pesquisa) serão publicados até 26 de novembro no site da UFMT e no mural da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. O resultado não será divulgado por telefone.

5. Etapa 2: Defesa do projeto de pesquisa (valor: 10,0). (Data: de 07 a 10 de dezembro)

Nesta etapa, de caráter eliminatório, os candidatos serão arguidos a respeito do projeto de pesquisa entregue na inscrição. Somente serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete). Nesta etapa estarão presentes os docentes do Programa e os candidatos. Será vedada a presença de pessoas estranhas ao processo seletivo.

Local: Instituto de Linguagens, 2º piso, sala 35 e 36, UFMT - campus de Cuiabá-MT.

Critérios de avaliação:

 Conhecimento a respeito do objeto de pesquisa escolhido (valor: 5,0 pontos);

 Conhecimento do referencial teórico utilizado (valor: 5,0 pontos);

3.Etapa 3: Análise do currículo. (Data: 11 de dezembro de 2015)

Essa etapa, de caráter classificatório, será realizada pela comissão avaliadora composta pelos professores com vagas abertas nesse seletivo, sem a presença dos candidatos. Só serão analisados os currículos dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores para critérios de classificação. Consistirá na pontuação da produção intelectual bibliográfica e técnica, de acordo com os seguintes critérios:

(10)

Item Descrição Pontuação

a) Livro (obra completa) 2,0

b) Livro (coletânea) 2,0

c) Capítulo de livro 1,5

d) Prefácio ou pósfacio 1,0

e) Artigo em periódico científico 1,5

f) Texto completo publicado em

anais de evento científico

1,0

g) Texto publicado em jornal ou

revista

0,5

h) Resumo em anais de evento

científico 0,5 i) Apresentação de trabalho em evento científico 0,5 j) Palestra 0,5 l) Mesa-redonda 0,5

Casos omissos serão avaliados pela comissão.

Para o resultado final, serão computados os resultados das diferentes etapas a partir do seguinte critério:

(N1 x 10) + (N2 x 10) + N3 = NF 2

(nota da avaliação do Projeto multiplicada por 10) mais a (nota da defesa oral do projeto multiplicada por 10), divide-se o resultado por dois e, a este resultado, soma-se a nota da análisoma-se do currículo.

4. Divulgação dos resultados das etapas 2 e 3 a) Data: 15 de dezembro de 2015

b) Local: site da UFMT www.ufmt.br e no mural do Programa - 2º piso, sala 42, Instituto de Linguagens, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-graduação em questão, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT.

O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de recurso de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.

A publicação do resultado de todas as fases, assim como o resultado final do processo seletivo, será feita por meio de lista contendo a pontuação de todos os candidatos aprovados.

(11)

b) Divulgação dos resultados finais c) Data: 18 de dezembro de 2015

d) Local: site da UFMT www.ufmt.br e no mural do Programa - 2º piso, sala 42, Instituto de Linguagens, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

Para o resultado final, serão computados os resultados das diferentes etapas a partir do seguinte critério:

(N1 x 10) + (N2 x 10) + N3 = NF 2

(nota da avaliação do Projeto multiplicada por 10) mais a (nota da defesa oral do projeto multiplicada por 10), divide-se o resultado por dois e, a este resultado, soma-se a nota da análisoma-se do currículo. Em caso de empate soma-será soma-selecionado o candidato de maior idade.

III. MATRÍCULA

Os candidatos classificados deverão fazer suas matrículas pessoalmente na secretaria no Programa.

 Período: de 15 a 18 de fevereiro de 2016, somente nos dias úteis.  Horário: das 08h00min às 11h00min – 14h00min às 17h00min

 Local: Sala 42, 2º piso, Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – UFMT, campus de Cuiabá-MT.

As cópias dos documentos dos candidatos selecionados entregues no ato da inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula.

(12)

IV. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Data Etapa

03 a 11/11 Inscrições

03 a 05/11 Requerimento para isenção de taxa de inscrição 06/11 Divulgação os pedidos de isenção de taxa de inscrição 13/11 Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas

18 a 20/11 Etapa 1

26/11 resultado da Etapa 1

27/11 prazo para recurso ao resultado da Etapa 1 30/11 resultado dos pedidos de recurso

07 a 10/12 Etapa 2

11/12 Etapa 3

15/12 resultado das Etapas 2 e 3

16/12 prazo para recurso ao resultado das Etapas 2 e 3

17/12 resultado do recurso

18/12 resultado final

(13)

V. DISPOSIÇÕES GERAIS

O Programa não garante bolsas de estudos para os candidatos aprovados.  Não serão aceitos quaisquer documentos enviados via FAX ou email.

 Não haverá, em hipótese alguma, remanejamento de matrícula de uma área para outra.

 Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na secretaria do Programa até 02 a 31 de março de 2016, após o que os documentos serão incinerados.

 O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem é também disciplinado pela Resolução CONSEPE nº 05, de 28 de janeiro de 2008, pelo regimento específico e por decisões emanadas do Colegiado do Programa.

 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.

Este Edital foi aprovado pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem em 17 de julho de 2015.

Cuiabá, em 02 de setembro de 2015.

Profª. Drª. Cláudia Graziano Paes de Barros

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

[r]

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição