• Nenhum resultado encontrado

A REDAÇÃO NO ENEM 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A REDAÇÃO NO ENEM 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.curso-objetivo.br • www.objetivo.br

A REDAÇÃO

NO ENEM 2014

A REDAÇÃO

NO ENEM 2014

Confira a resolução comentada pelos professores

do Objetivo, logo após o término das provas, nos sites

Retire, nas unidades do OBJETIVO, um Roteiro de Estudos

com orientações para os vestibulares.

(2)

Quem vai avaliar a redação?

O texto produzido por você será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.

Como a redação será avaliada?

Os dois professores avaliarão seu desempenho de acordo com os seguintes critérios:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como será atribuída a nota à redação?

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 (mil) pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

O que é considerado “discrepância”?

Considera-se “discrepância” a divergência de notas atribuídas pelos avaliadores quando: - elas diferirem, no total, por mais de 100 (cem) pontos ou

- a diferença for superior a 80 (oitenta) pontos em qualquer uma das competências.

Qual a solução para o caso de haver “discrepância” entre as duas avaliações iniciais?

A redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.

E se a “discrepância” ainda continuar depois da terceira avaliação?

A redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir: - fuga total ao tema;

- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - texto com até 7 (sete) linhas;

- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;

- desrespeito aos direitos humanos; e

- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

A REDAÇÃO NO ENEM 2014

A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às “competências” que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema

proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, você deverá elaborar uma

proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

TEMA

TESE

ARGUMENTOS

PROPOSTA DE

INTERVENÇÃO

(3)

IMPORTANTE!

Para efeito de avaliação e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas, valendo somente as que foram produzidas pelo autor do texto.

Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível não poderá ser avaliada.

O título é um elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita.

A implantação definitiva do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deveria ocorrer no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2013, segundo decreto presidencial de 2008. No entanto, um novo decreto ampliou o período de transição até 31 de dezembro de 2015. Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.

Recomendações

Para o seu bom desempenho, você deve fazer, antes de escrever sua redação, uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado.

O tema de redação vem sempre acompanhado, na proposta, de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem) que remetem ao tema proposto a fim de orientar sua reflexão.

Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as recomendações abaixo: a) b) c) d) e)

ler com bastante atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (texto dissertativo-argumentativo);

ler os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o po-sicionamento dos autores;

identificar, em cada texto motivador, a tese e os argumentos apresentados pelos autores em defesa de ponto de vista;

refletir sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores; e ler atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores.

1998: “Viver e Aprender”

1999: Cidadania e participação social 2000: Direitos da criança e do adolescente:

como enfrentar esse desafio nacional?

2001: Desenvolvimento e preservação

ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa

conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira:

como mudar as regras desse jogo?

2004: Como garantir a liberdade de

informação e evitar abusos nos meios de comunicação?

2005: O trabalho infantil na realidade

brasileira

2006: O poder de transformação da leitura 2007: O desafio de se conviver com a

diferença

2008: A “máquina de chuva da Amazônia” 2009: O indivíduo frente à ética nacional 2010: O trabalho na construção da

dignidade humana

2011: Viver em rede no século XXI: os limites

entre o público e o privado

2012: O movimento imigratório para o

Brasil no século XXI

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca

no Brasil

(4)

TEMAS QUE PODEM SER PROPOSTOS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM 2014

• Consumo sustentável • Água e sustentabilidade • Fontes de energia • Lixo: redução, reutilização e reciclagem • Mobilidade urbana • Fenômeno de transição demográfica • Crise na saúde/ Programa Mais Médicos • Sedentarismo e obesidade • Bullying (violência na escola) • Redução da maioridade penal • O esporte como fator de inclusão social • Violência no futebol • Desigualdade de gêneros: os desafios da mulher brasileira no séc. XXI • Direitos dos indígenas • A inclusão das pessoas com deficiência • A sexualidade do jovem brasileiro • Supervalorização da beleza física • Intolerância e preconceito • O papel da imprensa numa sociedade democrática • Ética na publicidade • Cotas universitárias • Analfabetismo funcional • Preconceito linguístico • Manifestações (marchas, protestos, reivindicações) • Participação da juventude na política • Comissão Nacional da Verdade • Sistema carcerário e penas alternativas • Leis trabalhistas • Segurança do trabalho • 30 anos do Movimento Diretas Já • 50 anos do Golpe Militar • Trote universitário • O uso de animais em experiências científicas

Veja alguns exemplos:

Temas atuais, que costumam mobilizar a opinião pública, serão apresentados na forma de uma situação-problema, de modo a exigir do estudante sugestões de intervenção.

A proposta de redação do Enem 2013 manteve o formato dos anos anteriores: redigir um texto dissertativo-argumentativo, segundo a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, sobre um determinado tema.

a) b) c) d) e) f)

Tema proposto: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.”

Tipologia textual: texto dissertativo-argumentativo. Com base na situação-problema proposta, o participante deveria expressar sua opinião, ou seja, apresentar uma tese. Para tal, poderia inspirar-se nos textos motivadores, mas sem copiá-los, pois eles devem ser entendidos como instrumentos de fomento de ideias, para que cada um possa construir o seu próprio ponto de vista. Nos parágrafos seguintes, o participante deveria apresentar argumentos e fatos em defesa de seu ponto de vista, inter-relacionados, com coesão e coerência.

O texto deveria ser redigido de acordo com o registro formal da Língua Portuguesa. Assim, o participante deveria estar atento à estrutura dos períodos, à concordância e regência nominal e verbal, ao emprego convencional das letras na grafia das palavras, à acentuação gráfica, à pontuação e à adequação vocabular. Em suma, demonstrar domínio do código escrito. O texto definitivo deveria ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas. A redação com até 7 (sete) linhas seria considerada “insuficiente” e receberia nota 0(zero). Também seria atribuída nota 0 (zero) à redação que fugisse ao tema ou à tipologia textual, isto é, não fosse um texto dissertativo-argumentativo, ou que apresentasse proposta deintervenção desrespeitando os direitos humanos.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Efeitos da implantacao da Lei Seca no brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e

(5)

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada a uso de álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.

Disponível em:www.dprf.gov.br. Acesso em:20 jun. 2013.

REPULSÃO MAGNéTICA A bEbER E DIRIGIR

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetivos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma peça no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.

Disponível em::www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em:20 jun. 2013.(adaptado).

COMENTáRIO à PROPOSTA DE REDAÇÃO

“Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil” foi o tema proposto, a ser desenvolvido numa dissertação argumentativa. Ofereceram-se quatro textos motivadores ao candidato, os quais deveriam nortear suas reflexões acerca do assunto. O primeiro trazia informações sobre o objetivo da Lei Seca, a saber, “alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção”. Já o segundo texto expunha determinada campanha do governo federal advertindo o cidadão da gravidade de dirigir alcoolizado. O terceiro texto consistia num gráfico mostrando os efeitos da Lei Seca “em números”, indicando tanto a redução de hospitalizações quanto a de vítimas de acidentes fatais, além de destacar a aprovação quase unânime do uso dos bafômetros. O último texto relatava uma experiência feita por uma agência de comunicação mineira, que inseriu, de maneira imperceptível, ímãs nas bolachas de papelão que serviam como descanso para os copos de chope, nas quais havia, de um lado, a opção “dirigir”, e de outro, “chamar um táxi”. A intenção era transmitir, no momento do consumo, a mensagem de que bebida alcoólica e direção seriam incompatíveis, apresentando como alternativa o desenho de um táxi. Para além de reconhecer, ainda que de forma relativa, os efeitos positivos da Lei Seca, o candidato poderia destacar a inconsequência de

(6)

boa parte dos motoristas brasileiros no que diz respeito a dirigir depois de beber, buscando formas de driblar, por meio das redes sociais, a fiscalização – ainda precária – dos policiais, fazendo assim prevalecer o descaso com a lei. As razões desse comportamento desrespeitoso também estariam na impunidade que persiste quando se flagram motoristas embriagados, alguns dos quais depois de terem atropelado e até matado uma ou mais pessoas. O simples pagamento de uma fiança e a apreensão da carteira de habilitação, seguidos da liberação do motorista, resumiriam, ao menos num primeiro momento, a penalidade aplicada ao infrator. Essa suposta condescendência, prevista pela Lei, retiraria a seriedade da punição, que, deixando de ser exemplar, não conseguiria inibir os motoristas. Na conclusão de seu texto, entre as propostas de intervenção a serem apresentadas, caberia sugerir o endurecimento da Lei Seca, diminuindo a tolerância com motoristas irresponsáveis, além de ampliar a fiscalização por meio de blitze. Um maior número de campanhas institucionais, advertindo sobre a gravidade da direção sob o efeito etílico, também seria recomendável. No que diz respeito ao cidadão, seria apropriado ressaltar a relevância de seu papel, uma vez que motoristas bem educados, que valorizam a própria vida e por conseguinte a vida alheia, teriam o dever de assumir o volante com a total consciência de sua responsabilidade.

Observe um exemplo de texto dissertativo que obteve nota 1000 no Enem 2013.

Álcool e direção: um tumor a ser combatido pela lei e pelo cidadão

Sancionada em 2008, a “Lei Seca” expôs à sociedade, de forma enérgica, a problemática

que envolve o ato de dirigir sob os efeitos do álcool, bem como as suas trágicas consequências. Além

de atuar pontualmente, ao coibir essa atitude, a lei também é responsável por uma gradual mudança de

valores e posturas éticas, que não só atinge aqueles que dirigem, como também a comunidade em geral.

Pode-se ressaltar, em primeira instância, o surgimento de uma nítida preocupação dos

motoristas quanto às penalidades previstas ao se infringir a nova lei. Ao evitar a apreensão do veículo e

a aplicação de multas severas, ocorre a formação de uma cultura que busca reduzir o uso do transporte

individual, após a ingestão de álcool, cujas características residem na opção por serviços alternativos

de locomoção – a exemplo de diversas companhias de táxi noturno, que surgiram para atender a essa

nova demanda dos frequentadores de bares e boates. Contudo, longe de se aterem ao consumo etílico,

os efeitos da nova legislação também agregam a sociedade como um todo ao redor de questões sociais

importantes, principalmente aquelas relativas ao transporte público – que reina como opção majoritária

entre aqueles que dispensam o próprio automóvel. Estabelece-se, portanto, uma clara relação entre a

“Lei Seca” e as manifestações populares de junho, cujas reivindicações originais residiram na melhora

dos serviços de ônibus e metrô nos centros urbanos.

Para que os efeitos dessa lei sejam preservados e potencializados, são necessárias diversas

medidas no âmbito governamental e individual. Além de oferecer uma melhora no transporte de massa,

cabe também ao Estado aumentar o efetivo policial nas cidades e estradas brasileiras – cuja metade do

número de acidentes é provocada pelo consumo etílico -, assim como instituir nas escolas públicas um

Programa de Educação sobre Álcool, que cumpriria tanto a função de alertar jovens quanto à bebida,

como o de apresentar o perigo da embriaguez ao volante. Do ponto de vista individual, cabe a cada

cidadão o dever de se manifestar contrário a quaisquer atitudes que congreguem o consumo etílico

e o automobilismo, bem como transmitir tais valores aos indivíduos à sua volta. Dessa forma, será

Escrita por Guilherme Rodrigues Marinho, aluno da 3ª série do Colégio Integrado Objetivo em 2012.

(7)

A carreira de Medicina está entre as mais concorridas nos vestibulares, o que requer do candidato um preparo efetivo e diferenciado. O Curso 100% Medicina é completo, forte em todas as disciplinas e com reforço nas matérias mais exigidas nos exames. E mais: material didático completo e atualizado, professores qualifi cados, plantão de dúvidas programado e personalizado, laboratório de redação, simulados específi cos, palestras, cineaulas, salas de estudo.

Algumas carreiras da área de Humanas – como Direito, Administração, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda – têm fi gurado entre as mais concorridas nos grandes vestibulares. Assim, o Objetivo coloca à disposição de seus alunos um Curso Especial para Humanidades, que privilegia as disciplinas de maior peso nas provas para essas carreiras: Português, Matemática, História e Geografi a.

A Engenharia, que vem apresentando modalidades cada vez mais específi cas para atender às novas contingências do mercado de trabalho, é uma das carreiras mais tradicionais – e também uma das mais disputadas. Por isso, o Objetivo desenvolveu um curso dirigido aos candidatos a essa e a outras carreiras da área de Ciências Exatas, com ênfase nas disciplinas que serão decisivas para a aprovação nos vestibulares.

CURSO OBJETIVO VESTIBULARES

O Objetivo oferece um curso especial para os candidatos aos cursos mais procurados da área de Ciências Biológicas – como Odontologia, Veterinária e Ciências Biomédicas. Dessa forma, o estudante concentra os estudos nos conhecimentos específi cos, sem deixar de lado os programas das disciplinas do Ensino Médio.

CURSO ESPECIAL

PARA CIÊNCIAS

BIOLÓGICAS

CURSO ESPECIAL

PARA CIÊNCIAS

EXATAS

CURSO

ESPECIAL PARA

HUMANIDADES

CURSO CURSO

100%

100%

OBJETIVO

OBJETIVO

MEDICINA

MEDICINA

CURSO OBJETIVO 100% MEDICINA

Concurso

para

Bolsas

de

Estudos

Inscreva-se já!

Inscreva-se já!

Concurso

para

Bolsas

(8)

OS VESTIBULARES

2014

CONFIRMAM:

Parabéns aos alunos Objetivo

aprovados nas principais

faculdades e universidades!

66.798

É

RECORDE

EM APROVAÇÕES NOS

PRINCIPAIS VESTIBULARES

E CARREIRAS

PRIMEIROS LUGARES

215

APROVAÇÕES ENGENHARIA

5.592

APROVAÇÕES DIREITO

3.814

APROVAÇÕES ADMINISTRAÇÃO

3.298

APROVAÇÕES AGRONOMIA

794

APROVAÇÕES ARQUITETURA

983

APROVAÇÕES CIÊNCIAS CONTÁBEIS

849

APROVAÇÕES CIÊNCIAS ECONÔMICAS

1.225

APROVAÇÕES COMPUTAÇÃO

1.134

APROVAÇÕES FARMÁCIA E BIOQUÍMICA

991

APROVAÇÕES FISIOTERAPIA

908

APROVAÇÕES JORNALISMO

1.027

APROVAÇÕES ODONTOLOGIA

992

APROVAÇÕES PSICOLOGIA

1.102

APROVAÇÕES PUBLICIDADE

1.304

APROVAÇÕES VETERINÁRIA

792

APROVAÇÕES RELAÇÕES INTERNACIONAIS

837

APROVAÇÕES MEDICINA

1.321

APROVAÇÕES

Parabéns aos alunos Objetivo

aprovados nas principais

faculdades e universidades!

66.798

66.798

66.798

66.798

66.798

É RECORDE

RECORDE EM APROVAÇÕES NOS

EM APROVAÇÕES NOS

PRINCIPAIS VESTIBULARES

E CARREIRAS

66.798

66.798

66.798

66.798

PRIMEIROS LUGARES

215

215

215

215

215

APROVAÇÕES ENGENHARIA

5.592

APROVAÇÕES DIREITO

3.814

APROVAÇÕES ADMINISTRAÇÃO

3.298

APROVAÇÕES AGRONOMIA

794

APROVAÇÕES ARQUITETURA

983

APROVAÇÕES CIÊNCIAS CONTÁBEISCIÊNCIAS CONTÁBEISCIÊNCIAS

849

APROVAÇÕES CIÊNCIAS ECONÔMICAS

1.225

APROVAÇÕES COMPUTAÇÃO

1.134

APROVAÇÕES FARMÁCIA E BIOQUÍMICA

991

APROVAÇÕES FISIOTERAPIA

908

APROVAÇÕES JORNALISMO

1.027

APROVAÇÕES ODONTOLOGIA

992

APROVAÇÕES PSICOLOGIA

1.102

APROVAÇÕES PUBLICIDADE

1.304

APROVAÇÕES VETERINÁRIA

792

APROVAÇÕES RELAÇÕES INTERNACIONAIS

837

APROVAÇÕES MEDICINA

1.321

APROVAÇÕES

66.798

APROVAÇÕES

66.798

EXTENSIVO

2015

Cursos especiais: MEDICINA 100% • EXATAS BIOLÓGICAS • HUMANIDADES Matrículas abertas

universidades

nas

melhores

V CÊ

Referências

Documentos relacionados

Desde que William Labov iniciou o seu estudo sistemático, a investigação de “all the ways in which social factors influence language and linguistic

No nosso exemplo, formal é apresentado como um adjetivo derivado; formalizar é exam inado como um verbo derivado; formalização, como um substantivo derivado; cada uma d essas formas

Irmão Leonardo disse que tem dito que o município tem duas patrol e que se for bem organizado, com duas equipes, é possível realizar a melhoria das estradas.. Disse que o

Extrapolando estes patam ares para os Graus de docentes antes indicados e tendo em conta que deverá ter um grau de form ação superior ao patam ar pelo qual é responsável,

Os decisores em um processo de estruturação de problema e apoio à decisão apresentam como característica comum a participação e o poder nos processos das organizações.

Além do atendimento formal em segunda instância aos clientes que já foram atendidos nos canais primários, a Ouvidoria do Banco Votorantim adotou por missão debruçar-se sobre

Nestes exemplos, a oração introduzida por ‘como’, substituível por ‘segundo’, não expressa um comentário do falante sobre o conteúdo da oração âncora,

Modelo Material da Ferramenta Norma Material de Trabalho Dimensões Tolerância Entrada Tratamento Superfície Pág... broca