• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 02/2012

Seleção Simplificada Interna de Professores Pesquisadores Conteudistas – Modalidade

Educação a Distância –

Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, no uso de

suas atribuições, torna público aos servidores do IFTM que estarão abertas, no período de

01/08/2012 a 15/08/2012, as inscrições para a seleção de Professor Pesquisador Conteudista

para atuar na produção de material didático dos cursos superiores de Licenciatura em Matemática

e de Licenciatura em Computação do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB. O

candidato deverá observar as disposições contidas neste Edital, bem como as normas

estabelecidas na Resolução FNDE/CD/nº 8, de 30 de abril de 2010, que estabelece orientações e

diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e

execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do

Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A presente seleção de Professor Pesquisador Conteudista será regida por este Edital e será

executada pela Coordenação de Educação a Distância do IFTM (CEAD). O processo seletivo será

interno, aberto apenas aos servidores do IFTM, efetivos ou contratados. As bolsas terão vigência

após a prestação do serviço, mediante a apresentação de material para ser impresso.

Serão oferecidas 23 vagas distribuídas nos cursos, de acordo com o quadro a seguir:

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

DISCIPLINA CH EMENTA

Introdução à Informática 60 Ferramentas computacionais utilizadas na elaboração de textos, planilhas e pesquisas na Internet.

Introdução à EaD 30

Histórico da EaD. O ensino e a aprendizagem na modalidade EaD. Experiências de EaD em âmbito nacional e mundial. Educação continuada. O processo de planejamento na EaD: produção de materiais, legislação, avaliação, sistema de acompanhamento ao estudante - Ambiente de Aprendizagem a distância.

Fundamentos de Matemática 60

Revisão de conceitos da matemática fundamental: produtos notáveis, fatoração e simplificação de expressões, equações e inequações do primeiro e do segundo grau, logaritmos; números reais e conjuntos numéricos; funções matemáticas de uma variável.

Arquitetura e Org. de

Computadores 60

Arquitetura de computadores: projeto de um processador, conjunto de instruções, representação de dados, tipos de dados, dispositivos de entrada e saída; organização de computadores: elementos de uma unidade central de processamento, memórias e barramentos de comunicação; software: sistema operacional, drivers, utilitários, aplicativos; programação: linguagens de baixo e alto nível, tradutores. Língua Portuguesa 60 Noções básicas de linguagem, comunicação e expressão. Os diversos tipos de textos e suas características. Leitura e

(2)

recensão, sínteses e ensaios. Correção gramatical e estilística. Exercícios de expressão oral e de produção de texto.

Lógica Matemática 60

Lógica clássica e o método axiomático dedutivo. Lógica sentencial e de primeira ordem. Sistemas dedutivos: Dedução natural; tableaux; resolução. Correção, completude dos sistemas formais. Exemplos de lógicas não clássicas. Exemplos de aplicações da lógica.

Inglês Instrumental 60

Leitura e compreensão de textos técnicos pertinentes à área de informática dando ênfase ao vocabulário técnico específico, visando a maior conhecimento em inglês bem como reforçando as estruturas básicas da língua inglesa.

Algoritmos 105

Abordar os conceitos básicos de algoritmos, linguagem algorítmica, operadores, estruturas e modularização de programas. Estes conceitos serão implementados através de uma linguagem de programação estruturada, para a aplicação nas unidades curriculares de linguagem de programação. Álgebra Linear 30

Conceitos iniciais. Matrizes. Determinante e matriz inversa. Sistemas de equações lineares. Transformações lineares. Núcleo e imagem de uma transformação linear. Subespaços vetoriais. Base. Dimensão.

Metodologia do Trabalho Científico 30 Estudos básicos sobre a sistemática que envolve os processos de investigação, desenvolvimento e normas de produção de um trabalho acadêmico, em uma abordagem teórico/prática.

Fundamentos Históricos e Organizacionais da Educação no

Brasil

60

Surgimento da educação; o fenômeno da educação na história da humanidade; os movimentos educacionais no Brasil em diferentes períodos históricos e seus condicionantes socioeconômicos e políticos; as políticas públicas educacionais atuais; legislação vigente, organização, estrutura e funcionamento do Ensino: aspectos da relação com a sociedade; concepção, objetivos e finalidades do ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e superior no Brasil e a formação de professores. Os novos parâmetros curriculares e a reforma educacional nos tempos atuais: dimensões sociais, materiais e políticas.

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

DISCIPLINA CH EMENTA

Educação e Realidade 60

Levantamento da realidade local: caracterização da população e sua origem, formas de organização do trabalho, instituições e organizações sociais, hábitos e costumes, espaços de sociabilidade. Representações sociais sobre clima, chegando a uma primeira identificação de conflitos ambientais. A Educação como realidade social e como uma das formas de transformação social.

Fundamentos de Matemática

Elementar 60

A reta real. Operações com números reais. Desigualdades e intervalos. Valor absoluto. Equações e inequações. Funções. Funções elementares. Função inversa. Funções modulares. Funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Qualidades da função: injeção, bijeção e sobrejeção. Função par e função ímpar.

Geometria Plana 60

Antecedentes históricos. Postulados de Euclides. Teoremas clássicos. Congruência e semelhança de triângulos. Construções geométricas. Lugares geométricos. Áreas de polígonos e círculos.

Introdução à Teoria dos Números I 60

Sistemas de numeração. Números naturais: adição, subtração e multiplicação. Princípio de Indução Finita. Divisibilidade. O algoritmo da divisão. O algoritmo de Euclides. Números primos. Critérios de divisibilidade. Equações Diofantinas. Congruência. Os teoremas de Euler, Fermat e Wilson. O teorema chinês do resto. A função Ø de Euler. A função µ (n) de Mobius. A função

(3)

maior inteiro. Resíduos quadráticos. Lei da reciprocidade quadrática. Raízes primitivas. Origem e desenvolvimento da teoria dos números. Números algébricos e transcendentes. Informática e Educação 60 O papel das tecnologias na Educação. O uso dos mecanismos de busca na web e dos softwares de comunicação. O uso da

plataforma de aprendizagem Moodle. Matemática básica 60

Noções básicas sobre conjuntos numéricos e teoria de conjuntos. Frações e operações. Potenciação e radiciação. Produtos notáveis. Operações com polinômios. Fatoração e simplificação algébrica.

Introdução a teoria dos números II 60 Números inteiros, números racionais, números irracionais, números reais e números complexos. Representações algébricas e geométricas dos números complexos.

Cálculo I 60

Limite e continuidade. Contexto histórico. Taxa de variação. Derivada. Aplicações da derivada: otimização, taxas relacionadas, diferenciais. O processo de integração. Integral indefinida. Técnicas de integração. Integrais impróprias. Aplicações da integral. Um panorama da história do cálculo. Geometria Espacial 60 Sólidos Perpendicularismo no espaço. Prismas e pirâmides. O princípio Geométricos. Paralelismo no espaço.

de Cavalieri. Volumes de sólidos geométricos. Oficinas.

Geometria Analítica 60

A origem da geometria analítica. Coordenadas na reta, no plano e no espaço. Vetores no plano e no espaço tridimensional. Produto escalar, misto e vetorial. Aplicações de vetores na física. Equações de retas e círculos no plano. Equações de planos, retas e esferas no espaço tridimensional. Seções cônicas e superfícies quádricas.

Fundamentos da Educação 60

O conhecimento enquanto especificidade humana e na cultura ocidental: esfera social, simbolizadora e produtiva. Conhecimento no contemporâneo: natureza e trabalho; poder e dominação; produção e organização da cultura, agir pessoal e prática social; preocupações temáticas. Educação na história ocidental: papel social e educação escolar para quem e ensinando o quê.

Metodologia do Trabalho Científico I 30

A pesquisa na universidade. Aprendizagem autônoma. Importância do ato de ler. Seleção de material para leitura. Organização dos estudos. Metodologia Científica. Conceituação e objetivos. Conceitos e classificação da ciência. Conhecimento. Investigação científica. Métodos e técnicas. Elaboração de projeto de pesquisa. Tema. Problema. Hipóteses. Objetivos. Metodologia. Recursos. Cronograma das atividades. Universo e amostra da pesquisa. Elaboração de referências. Citações. Notas de rodapé. Ilustrações e tabelas. Referências.

As vagas estarão disponíveis a partir do segundo semestre de 2012. O presente processo

seletivo terá validade de 1 (um) ano.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS

Somente serão válidas as inscrições dos candidatos que atendam aos seguintes critérios:

2.1 – Para professor Pesquisador Conteudista I ( Bolsa de R$ 1.300,00):

a) Ser servidor do IFTM;

b) Possuir formação de nível superior nas áreas específicas ou áreas afins das disciplinas

citadas no Quadro de Distribuição de Vagas;

c) Possuir experiência mínima comprovada de 3 anos de experiência no magistério superior;

d) Ter disponibilidade para participar de curso de capacitação no Campus EaD-IFTM;

e) Autorizar a reprodução e distribuição do material produzido aos cursos que atendem aos

fins e premissas institucionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

(4)

2.2. Para Professor Pesquisador Conteudista II (Bolsa de R$ 1.100,00):

a) Ser servidor do IFTM;

b) Possuir formação de nível superior nas áreas específicas ou áreas afins das disciplinas

citadas no Quadro de Distribuição de Vagas;

c) Possuir experiência mínima comprovada de 1 (um) ano no magistério do ensino superior,

ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a programa de pós-graduação(mestrado

ou doutorado);

d) Ter disponibilidade para participar de curso de capacitação no Campus EaD-IFTM;

e) Autorizar a reprodução e distribuição do material produzido aos cursos que atendem aos

fins e premissas institucionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

3 DAS ATRIBUIÇÕES

3.1 Elaborar e entregar o “boneco” dos conteúdos dos módulos desenvolvidos no prazo

de 30 dias após a capacitação;

a) o tamanho do material estará limitado à quantidade mínima de 40 páginas e

máxima de 190 páginas por disciplina;

3.2 Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de

Ensino;

3.3 Participar de grupo de trabalho para a produção de materiais didáticos para a

modalidade a distância.

4. DAS INSCRIÇÕES:

4.1. A inscrição deverá ser realizada, via Internet, no período de 01/08/2012 a 15/08/2012, da

seguinte forma:

a) somente via Internet, por meio de preenchimento de ficha de inscrição na pagina da EaD:

www.iftm.edu.br/ead

b) A confirmação da inscrição se dará após confirmação da inscrição pelo sistema.

4.2 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – não se

responsabilizará por inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de

comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou de outros fatores que venham

impossibilitar a transferência de dados.

4.3. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no ato da

inscrição, em observância às normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não

poderá alegar desconhecimento.

4.3.1 Os documentos comprobatórios das informações prestadas pelo candidato no ato da

inscrição deverão ser encaminhados em envelope lacrado, com nome do candidato e da vaga, por

malote à CEAD na reitoria do IFTM até o dia 17/08/2012.

Os documentos deverão ser enviados em cópias autenticadas em cartório ou com fé

pública. Serão obrigatórias as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e documentos relativos

ao quadro constante no item 6.5.

4.3.2 A não comprovação das informações prestadas pelo candidato ou a não veracidade destas,

implicará na sua eliminação do processo seletivo e, neste último caso, sua imputação nas iras do

art. 299, do Código Penal.

5. DA SELEÇÃO

A seleção dos Professores Pesquisadores Conteudistas constará de fase única:

5.1 O processo seletivo será de caráter eliminatório e classificatório, será constituída pela Análise

de Títulos (segundo pontuação discriminada na tabela do item 6.6 deste Edital) em que serão

selecionados por ordem de classificação.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 O processo de classificação se dará em ordem decrescente do total de pontos obtidos no item

6.5, para preenchimento das vagas, conforme estabelecido no item 1 deste Edital.

6.2 Os cargos constantes no Quadro de Vagas serão preenchidos pelos candidatos aprovados e

classificados.

(5)

6.3 Os candidatos aprovados, mas não classificados, ficarão no Cadastro de Reservas, em ordem

decrescente de classificação.

6.4 Ocorrendo o empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

6.4.1 maior pontuação nas capacitações e/ou pós-graduações.

6.4.2 maior pontuação em experiência profissional docente na área de atuação e conhecimento;

6.4.3 maior pontuação na experiência profissional docente em EaD;

6.4.4 maior pontuação na titulação acadêmica;

6.5 A análise de títulos será constituída de acordo com a tabela abaixo.

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS PONTOS POR ITEM

Titulação Acadêmica – Máximo 15 pontos PONTOS

a) Formação Superior na área específica da disciplina 10 b) Formação Superior em área afim à disciplina 5 Experiência Docente (modalidade presencial ou a distância) Máximo de 30

pontos

c) Experiência comprovada em docência na área da disciplina (2 pontos por

ano – máximo de 20 pontos) 20

d) Experiência comprovada em docência superior em áreas afins (1 ponto por

ano – máximo de 10 pontos) 5

e) Experiência comprovada em Educação a distância (tutoria ou gestão) – 1

ponto por ano, máximo de 5 pontos) 5

Capacitações e/ou pós-graduações – Máximo de 55 pontos

f) Aperfeiçoamento – na área de atuação/conhecimento a que se habilita com

carga horária mínima de 180 horas. 5

g) Aperfeiçoamento – na área de Educação a Distância com carga horária

mínima de 180 horas. 5

h) Pós-Graduação (Especialização) – Na área de atuação/conhecimento a

que se habilita com carga horária mínima de 360 horas 15 i) Pós-Graduação (Especialização) em outras áreas com carga horária

mínima de 360 horas. 5

j) Pós-Graduação – Na área de Educação a Distância com carga horária

mínima de 360 horas. 5

k) Pós-Graduação – Mestrado ou Doutorado acadêmicos na área da

disciplina. 20

7. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

7.1 Serão classificados em ordem decrescente todos os candidatos com inscrição deferida.

7.2 Serão convocados para capacitação obrigatória oferecida pela CEAD/IFTM até o dobro dos

candidatos às vagas oferecidas. Os demais candidatos ficarão em lista de espera.

a) a não participação na capacitação implica á eliminação do candidato no processo.

7.3 O resultado dos candidatos aprovados será divulgado no dia 27/08/2012, no seguinte

endereço eletrônico: http://www.iftm.edu.br/ead.

7.4 A Coordenação da UAB não se responsabilizará pela informação direta dos resultados aos

candidatos, os quais deverão consultar o resultado no endereço eletrônico informado.

8. DO RECURSO

8.1 O prazo para interposição de recursos, será de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia da

divulgação dos resultados. Em nenhuma hipótese serão recebidos recursos após essas datas.

8.2 A interposição de recurso deverá conter, com precisão, os pontos a serem revisados,

fundamentado com lógica e consistência em seus argumentos e estar devidamente assinada.

8.3 A solicitação do recurso deverá ser feita em formulário próprio disponível no anexo II,

preenchido e posteriormente encaminhado via endereço eletrônico

cead@iftm.edu.br contendo

no titulo da mensagem “recurso processo seletivo professor conteudista iftm”.

8.4 Os recursos serão analisados pela comissão examinadora do processo seletivo, que dará

decisão terminativa, constituindo-se em única e última instância. As decisões em relação às

contestações serão divulgadas pela CEAD no site

www.iftm.edu.br/ead

.

(6)

9. DA REMUNERAÇÃO

9.1 A remuneração do Professor Pesquisador Conteudista será realizada por meio de bolsa, de

acordo com a com a Resolução FNDE/CD/nº 8, de 30 de abril de 2010, que estabelece

orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito

do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

9.2 A bolsa terá vigência após a entrega do material para impressão.

9.3 Os valores das bolsas são os seguintes: R$ 1.100,00 (Um mil e cem reais) para professores

com 1 ano de experiência no magistério superior e R$ 1.300,00(Um mil e trezentos reais) para

aqueles professores com pelo menos 3 anos de experiência no magistério superior.

a) O índice para pagamento das bolsas é o seguinte:

1 bolsa para cada 15 horas de disciplina pagas mensalmente após a entrega do material.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Não serão aceitas as inscrições que forem encaminhadas fora do prazo.

10.2 O Processo Seletivo será válido por 1 (um) ano a contar da data da publicação do Edital de

divulgação dos resultados..

10.3 O candidato selecionado não poderá acumular bolsa ou quaisquer benefícios de Programas

Federais, Estaduais e Municipais.

10.4 O não cumprimento do prazo para entrega do material implica o não pagamento de bolsa e a

convocação do próximo classificado para elaborar o material.

10.5 A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente,

eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua

inscrição.

10.6 A comissão examinadora será composta pelo Coordenador Geral de EaD, pelo Coordenador

Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil e pelos Coordenadores de cada curso, todos do

IFTM.

10.7 Para as vagas que não forem preenchidas, serão convidados professores de outras IES

Públicas através de edital de seleção pública.

10.8 Os casos omissos ou situação não prevista no Termo de Compromisso serão resolvidos pelo

Núcleo de Educação a Distância e encaminhado, em última instância, ao Reitor do IFTM.

Uberaba, 29 de junho de 2012.

ROBERTO GIL RODRIGUES ALMEIDA

(7)

ANEXO II (MODELO PARA RECURSO)

Requerente:_________________________________________________________________________________ Processo seletivo de Professor Pesquisador Conteudista

Questionamento(s) efetuado(s):

Justificativa:

Para uso exclusivo da CEAD – Parecer nº_______________ Descrição do Parecer:

Referências

Documentos relacionados

O questionário de perfil de visitante (Anexo 3), foi aplicado apenas para o visitante que realizou ao menos um pernoite no município pesquisado. Por

Whirlpool Eletrodomésticos AM S.A.. Os fornecedores têm liberdade para escolher se desejam ou não antecipar seus recebíveis e com qual instituição, permitindo ao mesmo gerenciar

a. Implicación nas actividades individuais e en grupos: Se o alumnado se implica activamente nos traballos propostos, traballando motivado e mostrándose receptivo e

O estudo objetiva identifi car as informações relacionadas aos custos ambientais mais evidenciadas nos relató- rios de administração e notas explicativas das empresas que compõe

Objeção 1: Parece não ser muito adequada para o batismo a tradicional forma das palavras: ¨Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo¨, pois a ação precisa

Art. 5º A prorrogação contratual e a prorrogação antecipada dos contratos de parceria nos setores rodoviário e ferroviário observarão as disposições dos respectivos

“Um conjunto de processos está em estado de deadlock quando todos os processos no conjunto estão esperando por um evento que só pode ser causado por outro processo do conjunto.”

Ideal para o uso residencial frequente Quadro electrónico incorporado e integrado com receptor e de fácil acesso Fácil abertura com chave através da abertura da porta