• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PRONATEC/FIC Nº 01/ PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DOS CURSOS FIC 2 /2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PRONATEC/FIC Nº 01/ PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DOS CURSOS FIC 2 /2021"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

EDITAL PRONATEC/FIC Nº 01/2021 - PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DOS CURSOS FIC 2°/2021

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA E INGRESSO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA -FIC – PRONATEC/NOVOS CAMINHOS NO ÂMBITO DA SEE/MG.

A Secretaria de Estado de Educação - SEE/MG, por intermédio da Coordenação Geral do PRONATEC/MG, com sede na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, torna público o Processo Seletivo, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, que foi instituído pela Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011, para ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC a serem realizados sob as normas expressas neste Edital, em conformidade com a Portaria MEC nº 817, de 13 de agosto de 2015, o Decreto no 7.589, de 26 de outubro de 2011, a Portaria nº 1.152, de 22 de dezembro de 2015, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e da Lei nº 12.513 de 26 de outubro, de 2011.

1.1. Constitui objeto do presente Edital a realização de processo seletivo de candidatos para matrícula nos cursos FIC 2°/2021, no âmbito do PRONATEC/Novos Caminhos, seguindo o cronograma estabelecido no Anexo I.

1.1.1. Compreende-se como processo seletivo a inscrição, a classificação e a matrícula dos candidatos.

1.2. O processo seletivo destina-se a candidatos com ou sem vínculo com a Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, que atendam aos requisitos mínimos para cada curso, nos termos da Portaria MEC nº 817/2015 que dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do PRONATEC/Novos Caminhos.

1.3. Os municípios, escolas participantes, cursos, quantidade de vagas e turno de oferta constam descritos no Anexo II. 1.4. O perfil desejado para o egresso dos cursos ofertados é descrito no Anexo III.

1.5. A escola somente poderá abrir turma com quantitativo de estudantes matriculados igual ao número de vagas ofertadas -Anexo II, atendendo ao estabelecido na pactuação realizada entre a Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG e o Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC.

1.5.1. Em nenhuma hipótese poderá ser matriculado número de estudantes em quantidade superior ao número de vagas ofertadas, conforme Anexo II.

1.5.2. Caso o número de estudantes matriculados seja inferior a quantidade de vagas ofertadas , a escola, através de ofício próprio, deverá solicitar autorização da Coordenação Geral do PRONATEC/MG para abertura da turma.

1.6 Este Edital de Seleção de Candidatos é composto dos seguintes anexos: Anexo I – Cronograma;

Anexo II – Dos Municípios, escolas participantes, cursos, quantidade de vagas e turno; 1. DO OBJETO

(2)

Anexo III – Perfil do egresso;

Anexo IV – Termo de Bolsa e Matrícula; Anexo V – Autodeclaração de escolaridade;

2.1 A inscrição no PROCESSO SELETIVO FIC 2º/2021 dará ao candidato o direito de concorrer a uma das vagas dos Cursos FIC para o 2º semestre do ano letivo de 2021.

2.2 Os cursos FIC da SEE/MG conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional, em todos os níveis de escolaridade.

2.3 O certificado do curso FIC terá validade nacional e habilitará o estudante egresso ao exercício profissional ao concluir o curso.

2.4 Para concorrer a uma das vagas disponíveis neste edital, o candidato deverá possuir a escolaridade e idade mínima exigidas para o curso escolhido, conforme Anexo III, devendo comprová-las no ato da matrícula, caso seja contemplado.

2.5 Conforme previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), os cursos FIC ofertados no presente edital são de caráter PRESENCIAL, no entanto, em virtude da pandemia e considerando as exigências dos órgãos reguladores, as aulas presenciais poderão ser ministradas virtualmente no formato remoto, utilizando-se de metodologías híbridas, caso ainda permaneça a situação de pandemia do COVID-19, retornando às aulas presenciais assim que a situação seja regularizada.

2.6 Ao se inscrever, o candidato declara ter ciência de que aceita de forma irrestrita as condições estabelecidas neste edital, não podendo alegar desconhecimento das informações. É de total responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as fases e chamadas deste processo seletivo.

2.7 No momento da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.

3.1 As inscrições para o PROCESSO SELETIVO FIC 2º/2021 são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, na escola onde o curso será realizado, no período de 23 a 31 de agosto de 2021, conforme cronograma constante no Anexo I deste edital.

3.2 Requisitos para inscrição:

a) Estar portando número do RG e CPF;

b) Possuir escolaridade e idade mínima no ato da inscrição; c) comprovante de residência;

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

(3)

3.3 O candidato deverá fornecer todos os dados solicitados na ficha de inscrição, sendo vedado o uso de informações falsas e/ou de terceiros.

3.3.1. O candidato que fornecer informações falsas e/ou de terceiros terá sua inscrição cancelada. 3.4 As informações declaradas no ato de inscrição do curso são de total responsabilidade do candidato.

3.5 A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas e instruções previstas neste Edital.

4.1 A classificação será divulgada no dia 01 de setembro de 2021 em local informado na escola no ato da inscrição.

4.2 É de inteira responsabilidade dos candidatos tomar conhecimento do resultado da classificação do Processo Seletivo para realização das matrículas.

4.3 A classificação do candidato dar-se-á por ordem de inscrição realizada na escola, respeitando o disposto no Art. 8º da Portaria nº 817 de 15 de agosto de 2015..

4.4 Os candidatos serão classificados e relacionados em uma lista única, considerando o seguinte status:

CLASSIFICADO – APTO A MATRICULA

CLASSIFICADO – CADASTRO RESERVA

4.5 O candidato que não preencher os requisitos mínimos para matrícula, será desclassificado do processo seletivo, e automaticamente será convocado outro inscrito conforme a ordem de classificação.

5.1. A matrícula constitui o ato formal de ingresso dos candidatos nos cursos FIC 2°/2021 e de vinculação do candidato ao PRONATEC/Novos Caminhos.

5.2. A matrícula dos candidatos selecionados será realizada em primeira chamada no período de 08 a 10 de setembro de 2021. 5.2.1. É de inteira responsabilidade do candidato a realização da matrícula dentro do prazo estipulado no edital, não cabendo à escola a convocação destes..

5.3. Encerrado o período descrito para a realização de matrículas em primeira chamada, e havendo vagas disponíveis, iniciará a convocação dos candidatos classificados em cadastro reserva, sob responsabilidade da escola.

5.4. Para realizar a matrícula, os candidatos selecionados deverão apresentar cópia dos seguintes documentos: a) Carteira de Identidade;

4. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDADOS

(4)

b) CPF – Cadastro de Pessoa Física;

c) Comprovante de residência (água, luz ou telefone) atualizado (no máximo 60 dias); d) Autodeclaração de escolaridade – Anexo V;

e) Comprovante de Beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda (Bolsa-Família entre outros), quando houver;

f) Comprovante de Beneficiários do Programa Seguro-Desemprego, quando houver;

6.1. Os estudantes matriculados nas turmas ofertadas no âmbito do PRONATEC/Novos Caminhos farão jus ao recebimento de bolsa-formação nos termos da Portaria MEC nº 817/2015, Decreto Estadual nº 4497/2019, Resolução/CD/FNDE nº 23/2012 e demais instrumentos legais publicados.

6.1.1. A bolsa-formação será depositada, em pecúnia, em local indicado pela Coordenação Geral do Pronatec, em nome do estudante beneficiário do Programa.

6.2. De acordo com o Art. 73 da Portaria MEC nº 817/2015 do PRONATEC, terá a Bolsa-Formação cancelada o beneficiário de curso presencial que:

I - ausentar-se nos cinco primeiros dias consecutivos de aula;

II - for reprovado, por nota ou frequência, numa mesma etapa, disciplina ou módulo do curso;

III - tiver constatada a inidoneidade de documento apresentado ou a falsidade de informação prestada à instituição de ensino ou ao MEC;

IV - descumprir os deveres expressos no Termo de Compromisso assinado no ato da matrícula – Anexo IV; V - solicitar por escrito o cancelamento da Bolsa-Formação;

VI - demonstrar comportamento incompatível com as regras de conduta estabelecidas pela instituição de ensino.

6.3. De acordo com o Art. 55 da Portaria MEC nº 817/2015, todos os beneficiários da Bolsa-Formação estarão regidos pelas mesmas normas e regulamentos internos da instituição, desde que não estejam em desacordo com as normas do PRONATEC e da Bolsa-Formação.

6.4. O Art. 58 da Portaria MEC nº 817/2015 estabelece que caberá aos beneficiários da Bolsa-Formação o cumprimento dos deveres previstos no Termo de Compromisso (Anexo VI) assinado no ato da matrícula.

6.5 O cálculo da Bolsa-Formação será realizado utilizando-se a fórmula: hora-aula/mês X R$4,00.

6.5.1 Para efeito do cálculo da Bolsa-Formação, considera-se hora-aula aquela em que houver a comprovação do registro de frequência.

(5)

7.1 A inscrição no PROCESSO SELETIVO FIC 2º/2021 implica o conhecimento e a aceitação pelo candidato de todas as condições previstas neste edital.

7.2 O presente Processo Seletivo FIC 2021/2 para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na Modalidade Presencial da SEE-MG terá validade para o 2º (segundo) semestre do ano letivo de 2021.

7.3 A SEE/MG resguarda para si o direito de não ofertar qualquer um dos cursos constantes no Anexo II deste edital caso o número de candidatos homologados seja inferior ao número total de vagas ofertadas para o curso em questão.

7.4 Os casos omissos neste edital serão analisados e decididos pela Coordenação Geral do PRONATEC-SEE/MG.

Nelson de Rezende Junior Coordenador Geral do PRONATEC/MG

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS 7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

(6)

ANEXO I - CRONOGRAMA

EVENTO DATA Publicação do Edital 16/08/2021 Período de inscrições 23/08/2021 a 01/09/2021 Divulgação da classificação 01/09/2021

Matrícula - Primeira Chamada 02/09/2021 e 03/09/2021 Matrícula - Segunda Chamada 08/09/2021 a 10/09/2021 Início das aulas 13/09/2021

(7)

ANEXO II – DOS MUNICÍPIOS, ESCOLAS PARTICIPANTES, CURSOS, QUANTIDADE DE VAGAS E TURNO

SRE MUNICIPIO ESCOLA CURSO VAGAS TURNO

SRE ALMENARA CACHOEIRA DE PAJEÚ EE BARÃO DO RIO BRANCO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE ALMENARA CACHOEIRA DE PAJEÚ EE BARÃO DO RIO BRANCO REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE ALMENARA ALMENARA EE TANCREDO NEVES

LOCUTOR- APRESENTADOR-ANIMADOR

40 NOITE

SRE ALMENARA JOAÍMA EE DE GIRU PROMOTOR DE VENDAS

SRE ALMENARA FELISBURGO EE TRANQUILINO PINTO COELHO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE ARAÇUAÍ ITAOBIM EE CHAVES RIBEIRO

LOCUTOR- APRESENTADOR-ANIMADOR

40 NOITE

SRE ARAÇUAÍ CHAPADA DO NORTE EE INHÔ FIGUEIREDO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE ARAÇUAÍ JENIPAPO DE MINAS EE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE ARAÇUAÍ JENIPAPO DE MINAS EE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE BARBACENA ANTÔNIO CARLOS EE LIMA DUARTE PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE BARBACENA ANTÔNIO CARLOS EE LIMA DUARTE REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE BARBACENA BARBACENA EE PROFESSOR JOÃO ANASTÁCIO ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE BARBACENA PIEDADE DO RIO GRANDE EE DOUTOR ANTÔNIO BATISTA DO NASCIMENTO ORGANIZADOR DE

EVENTOS 40 NOITE

SRE CAMPO BELO PERDÕES EE JOÃO MELO GOMIDE PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CARANGOLA ORIZÂNIA EE DOS DORNELAS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CARANGOLA CARANGOLA EE EMÍLIA ESTEVES MARQUES PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE CARANGOLA CARANGOLA EE EMÍLIA ESTEVES MARQUES REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE CARANGOLA TOMBOS EE ILKA CAMPOS VARGAS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CARANGOLA TOMBOS EE ILKA CAMPOS VARGAS REPRESENTANTE

(8)

SRE CARANGOLA CARANGOLA EE JOÃO BELO DE OLIVEIRA CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE

SRE CARANGOLA CARANGOLA EE JOÃO BELO DE OLIVEIRA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CARANGOLA CARANGOLA EE JOÃO BELO DE OLIVEIRA REPRESENTANTE COMERCIAL 40 NOITE SRE CARANGOLA FERVEDOURO EE JOAQUIM BARTHOLOMEU PEDROSA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CARATINGA IPANEMA EE CORONEL CALHAU PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CARATINGA ALVARENGA EE GOVERNADOR BIAS FORTES PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CARATINGA CARATINGA EE MOACYR DE MATTOS ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE CAXAMBU CONCEIÇÃO DO RIO VERDE EE DOM OTHON MOTTA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CAXAMBU POUSO ALTO EE FELIZARDA RUSSANO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CAXAMBU POUSO ALTO EE FELIZARDA RUSSANO REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE CONSELHEIRO

LAFAIETE PIRANGA EE CORONEL JOSÉ ILDEFONSO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE CONSELHEIRO

LAFAIETE PIRANGA EE CORONEL JOSÉ ILDEFONSO

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE CONSELHEIRO

LAFAIETE RIO ESPERA EE MONSENHOR FRANCISCO MIGUEL FERNANDES PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE CONSELHEIRO

LAFAIETE RIO ESPERA EE MONSENHOR FRANCISCO MIGUEL FERNANDES

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE CORONEL

FABRICIANO IPATINGA EE MAURÍLIO ALBANESE NOVAES

ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE CORONEL

FABRICIANO BELO ORIENTE EE PRESIDENTE TANCREDO NEVES PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE CORONEL

FABRICIANO BELO ORIENTE EE PRESIDENTE TANCREDO NEVES

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE CORONEL

FABRICIANO TIMÓTEO EE PROFESSORA ANA LETRO STAACKS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE CORONEL

FABRICIANO TIMÓTEO EE PROFESSORA ANA LETRO STAACKS

REPRESENTANTE

(9)

SRE CORONEL

FABRICIANO TIMÓTEO EE PROFESSORA HAYDÉE DE SOUZA ABREU PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE CORONEL

FABRICIANO TIMÓTEO EE PROFESSORA HAYDÉE DE SOUZA ABREU

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE CORONEL

FABRICIANO TIMÓTEO EE PROFESSORA HILDA DE ARAÚJO OSÓRIO ZAUZA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE CORONEL

FABRICIANO TIMÓTEO EE PROFESSORA HILDA DE ARAÚJO OSÓRIO ZAUZA

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE CURVELO CURVELO EE MINISTRO ADAUTO LÚCIO CARDOSO ORGANIZADOR DE

EVENTOS 40 NOITE

SRE CURVELO BUENÓPOLIS EE PADRE LAERTE ESPERANÇA OLIVEIRA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE CURVELO BUENÓPOLIS EE PADRE LAERTE ESPERANÇA OLIVEIRA REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE DIAMANTINA ANGELÂNDIA EE AUGUSTO BARBOSA

LOCUTOR- APRESENTADOR-ANIMADOR

40 NOITE SRE DIAMANTINA RIO VERMELHO EE DOUTOR AFONSO PENA JÚNIOR PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE DIAMANTINA GOUVEIA EE JOVIANO DE AGUIAR PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE DIAMANTINA GOUVEIA EE JOVIANO DE AGUIAR REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE DIAMANTINA ITAMARANDIBA EE SÃO JOÃO BATISTA

LOCUTOR- APRESENTADOR-ANIMADOR

40 NOITE SRE DIVINÓPOLIS ARCOS EE DONA BERENICE DE MAGALHÃES PINTO CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE SRE DIVINÓPOLIS ARCOS EE DONA BERENICE DE MAGALHÃES PINTO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE DIVINÓPOLIS ARCOS EE DONA BERENICE DE MAGALHÃES PINTO REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE DIVINÓPOLIS DIVINÓPOLIS EE MARTIN CYPRIEN ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE DIVINÓPOLIS ITAÚNA EE PADRE LUIZ TURKENBURG ASSISTENTE DE CONTROLE

(10)

SRE DIVINÓPOLIS ITAÚNA EE VICTOR GONÇALVES DE SOUZA ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE GOVERNADOR

VALADARES GOVERNADOR VALADARES EE ABÍLIO RODRIGUES PATTO

ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE GOVERNADOR

VALADARES CONSELHEIRO PENA EE DE CONSELHEIRO PENA CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE SRE GUANHÃES ÁGUA BOA EE ADÃO MARQUES DAS ALELUIAS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE GUANHÃES SÃO SEBASTIÃO DO MARANHÃO EE ALTAIR ANDRADE GUIMARÃES PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE GUANHÃES SABINÓPOLIS EE MONSENHOR JOSÉ AMANTINO DOS SANTOS MONITOR DE ATIVIDADES

DE LAZER 40 NOITE

SRE GUANHÃES SABINÓPOLIS EE MONSENHOR JOSÉ AMANTINO DOS SANTOS ORGANIZADOR DE

EVENTOS 40 NOITE

SRE GUANHÃES PEÇANHA EE DOUTOR ANTÔNIO DA CUNHA PEREIRA ORGANIZADOR DE EVENTOS

SRE GUANHÃES COLUNA EE PROFESSORA ALMERINDA AGUIAR PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE ITAJUBÁ PARAISÓPOLIS EE ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE ITUIUTABA ITUIUTABA EE GOVERNADOR ISRAEL PINHEIRO ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE JANUÁRIA JANUÁRIA EE CAIO MARTINS AGRICULTOR ORGÂNICO 20 TARDE

SRE JANUÁRIA JUVENÍLIA EE CORONEL ALMEIDA AGRICULTOR ORGÂNICO 20 NOITE

SRE JANUÁRIA VARZELÂNDIA EE DEPUTADO EDGAR PEREIRA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE JANUÁRIA SÃO FRANCISCO EE DOUTOR TARCÍSIO GENEROSO APICULTOR 20 TARDE

SRE JANUÁRIA JANUÁRIA EE OLEGÁRIO MACIEL PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE JANUÁRIA JANUÁRIA EE OLEGÁRIO MACIEL REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE JUIZ DE FORA MATIAS BARBOSA EE CÔNEGO JOAQUIM MONTEIRO ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE JUIZ DE FORA SANTOS DUMONT EE ENGENHEIRO HENRIQUE DUMONT ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE JUIZ DE FORA JUIZ DE FORA EE HERMENEGILDO VILAÇA CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE SRE JUIZ DE FORA SÃO JOÃO NEPOMUCENO EE PROFESSOR GABRIEL ARCANJO MENDONÇA ORGANIZADOR DE 40 NOITE

(11)

EVENTOS

SRE LEOPOLDINA ITAMARATI DE MINAS EE ISA MORAES FREITAS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE LEOPOLDINA ITAMARATI DE MINAS EE ISA MORAES FREITAS REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE LEOPOLDINA LEOPOLDINA EE PROFESSOR BOTELHO REIS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE LEOPOLDINA LEOPOLDINA EE PROFESSOR BOTELHO REIS REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE LEOPOLDINA LEOPOLDINA EE SEBASTIÃO SILVA COUTINHO ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE MANHUAÇU MANHUAÇU EE DE MANHUAÇU ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A BELO HORIZONTE EE CORAÇÃO EUCARÍSTICO CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A BELO HORIZONTE EE GOVERNADOR MILTON CAMPOS

ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A CAETÉ EE JOSÉ BRANDÃO

ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A CAETÉ EE JOSÉ BRANDÃO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A CAETÉ EE JOSÉ BRANDÃO

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A BELO HORIZONTE EE PROFESSOR NEIDSON RODRIGUES

ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A SABARÁ EE PROFESSOR ZOROASTRO VIANNA PASSOS

LOCUTOR- APRESENTADOR-ANIMADOR

40 NOITE SRE METROPOLITANA

A SABARÁ EE PROFESSOR ZOROASTRO VIANNA PASSOS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A SABARÁ EE PROFESSOR ZOROASTRO VIANNA PASSOS

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

A BELO HORIZONTE EE PROFESSORA ALAÍDE LISBOA DE OLIVEIRA

ASSISTENTE DE CONTROLE

(12)

SRE METROPOLITANA

B

BETIM EE JOÃO PAULO I PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

B BETIM EE JOÃO PAULO I

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

B BELO HORIZONTE EE NOSSA SENHORA DO BELO RAMO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

B BELO HORIZONTE EE NOSSA SENHORA DO BELO RAMO

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

C PEDRO LEOPOLDO EE IMACULADA CONCEIÇÃO

ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

C PEDRO LEOPOLDO EE MAGNO CLARET PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

C PEDRO LEOPOLDO EE MAGNO CLARET

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

C BELO HORIZONTE EE MARIA LUÍZA MIRANDA BASTOS

ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE METROPOLITANA

C SANTA LUZIA EE RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE SRE MONTES CLAROS BOCAIÚVA EE PROFESSOR GASTÃO VALLE PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE MONTES CLAROS FRANCISCO SÁ EE TIBURTINO PENA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE MONTES CLAROS FRANCISCO SÁ EE TIBURTINO PENA REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE NOVA ERA JOÃO MONLEVADE EE DOUTOR GERALDO PARREIRAS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE NOVA ERA JOÃO MONLEVADE EE DOUTOR GERALDO PARREIRAS REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE NOVA ERA SÃO DOMINGOS DO PRATA EE MARQUES AFONSO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE NOVA ERA SÃO JOSÉ DO GOIABAL EE ROMEU PERDIGÃO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE PARÁ DE MINAS PITANGUI EE MONSENHOR ARTUR DE OLIVEIRA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE PARÁ DE MINAS PITANGUI EE MONSENHOR ARTUR DE OLIVEIRA REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE PARÁ DE MINAS BOM DESPACHO EE PROFESSOR WILSON LOPES DO COUTO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE PARÁ DE MINAS BOM DESPACHO EE PROFESSOR WILSON LOPES DO COUTO REPRESENTANTE

(13)

SRE PARACATU PARACATU EE ALTINA DE PAULA GUIMARÃES ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE PARACATU JOÃO PINHEIRO EE CAPITÃO SPERIDIÃO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE PARACATU JOÃO PINHEIRO EE CAPITÃO SPERIDIÃO REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE PARACATU PARACATU EE NEUSA PIMENTEL BARBOSA

LOCUTOR- APRESENTADOR-ANIMADOR

40 NOITE

SRE PASSOS ALPINÓPOLIS EE DONA INDÁ CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE

SRE PASSOS FORMIGA EE DR ABÍLIO MACHADO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE PASSOS FORMIGA EE DR ABÍLIO MACHADO REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE PASSOS PASSOS EE DULCE FERREIRA DE SOUZA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE PASSOS PASSOS EE DULCE FERREIRA DE SOUZA REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE PASSOS PASSOS EE NAZLE JABUR PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE PASSOS PASSOS EE NAZLE JABUR REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE PATOS DE MINAS SÃO GOTARDO EE SÃO PIO X PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE PATOS DE MINAS SÃO GOTARDO EE SÃO PIO X REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE PATROCÍNIO IBIÁ EE DOUTOR PEDRO DIAS DOS REIS ORGANIZADOR DE

EVENTOS 40 NOITE

SRE PIRAPORA PIRAPORA EE ARGELCE CARVALHO SANTOS DA MOTA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE PIRAPORA PIRAPORA EE ARGELCE CARVALHO SANTOS DA MOTA REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE PIRAPORA BURITIZEIRO EE PROFESSORA MARIETA AMORIM VIEIRA GESTOR DE

MICROEMPRESA 40 NOITE

SRE PONTE NOVA RAUL SOARES EE REGINA PACIS CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE

SRE POUSO ALEGRE JACUTINGA EE JÚLIO BRANDÃO CONTADOR DE HISTÓRIAS 40 NOITE

SRE POUSO ALEGRE POUSO ALEGRE EE PRESIDENTE BERNARDES PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE POUSO ALEGRE POUSO ALEGRE EE PRESIDENTE BERNARDES REPRESENTANTE

(14)

SRE POUSO ALEGRE SANTA RITA DO SAPUCAÍ EE SANICO TELES ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE SÃO JOÃO DEL

REI SÃO TIAGO EE AFONSO PENA JÚNIOR PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE SÃO SEBASTIÃO

DO PARAÍSO SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO EE PAULA FRASSINETTI PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE SÃO SEBASTIÃO

DO PARAÍSO SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO EE PAULA FRASSINETTI

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE SÃO SEBASTIÃO

DO PARAÍSO JACUÍ EE PROFESSORA MARIA LEONOR NASSER PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE SÃO SEBASTIÃO

DO PARAÍSO JACUÍ EE PROFESSORA MARIA LEONOR NASSER

REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE SETE LAGOAS SETE LAGOAS EE DOUTOR ARTHUR BERNARDES ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE TEÓFILO OTONI LADAINHA EE DE LADAINHA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE TEÓFILO OTONI CATUJI EE DOUTOR CIRO MACIEL PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE TEÓFILO OTONI NOVO CRUZEIRO EE EDUARDO MILTON DA SILVA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE TEÓFILO OTONI LADAINHA EE ENGENHEIRO WENEFREDO PORTELLA PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE TEÓFILO OTONI CARAÍ EE ORLANDO TAVARES PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE

SRE TEÓFILO OTONI PADRE PARAÍSO EE PRESIDENTE JOÃO PINHEIRO PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE TEÓFILO OTONI SERRA DOS AIMORÉS EE VANDA REUTER ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE UBÁ UBÁ EE RAUL SOARES ORGANIZADOR DE

EVENTOS 40 NOITE

SRE UBERABA UBERABA EE QUINTILIANO JARDIM ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE UBERABA UBERABA EE IRMÃO AFONSO ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE UBERLÂNDIA UBERLÂNDIA EE BUENO BRANDÃO ASSISTENTE DE CONTROLE

(15)

SRE UBERLÂNDIA CAMPINA VERDE EE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS PROMOTOR DE VENDAS 40 NOITE SRE UBERLÂNDIA CAMPINA VERDE EE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS REPRESENTANTE

COMERCIAL 40 NOITE

SRE UNAÍ UNAÍ EE DOMINGOS PINTO BROCHADO ASSISTENTE DE CONTROLE

DE QUALIDADE 40 NOITE

SRE UNAÍ RIACHINHO EE NÚCLEO COLONIAL VALE URUCUIA AGRICULTOR ORGÂNICO 20 MANHÃ

SRE VARGINHA MACHADO EE IRACEMA RODRIGUES ASSISTENTE DE CONTROLE

(16)

ANEXO III – PERFIL DO EGRESSO

CURSO PERFIL DO EGRESSO

PROMOTOR DE VENDAS

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Perfil Profissional: Promovem as mercadorias, produtos e serviços em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha de produtos e serviços, apresentando suas qualidades e vantagens de aquisição. Controlam entrada e saída de mercadorias. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e pesquisa de preços.

LOCUTOR-APRESENTADOR-ANIMADOR

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Perfil Profissional: Apresenta programas de rádio, webrádio e televisão. Realiza entrevistas. Promove jogos, brincadeiras e competições peculiares aos estúdios de televisão ou

auditórios de rádio. Atua como mestre de cerimônia. Faz locução off.

CONTADOR DE HISTÓRIAS

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Perfil Profissional: Seleciona, planeja, prepara e conta histórias para diferentes perfis de público, utilizando-se de recursos corporais, vocais e cênicos. Pode atuar em espaços escolares e comunitários; em hospitais, espaços culturais e de lazer; bibliotecas ou em eventos específicos.

REPRESENTANTE COMERCIAL

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Perfil Profissional: Faz intermediação de negócios mercantis para terceiros. Utiliza mostruários, catálogos, panfletos e outros meios e instrumentos facilitadores de negociações. Conhece em profundidade os produtos e serviços da empresa. Divulga e demonstra produtos e serviços. Finaliza vendas. Acompanha clientes pósvenda. Interage com as demais áreas da empresa representada.

ASSISTENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Perfil Profissional: Auxilia na análise e solução os problemas de processo e qualidade. Aplica ferramentas de qualidade para a melhoria da produtividade e satisfação dos clientes.

GESTOR DE MICROEMPRESA

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Perfil Profissional: Domina conceitos e práticas de controle do dinheiro. Conhece e desenvolve um planejamento para micro e pequenas empresas. Compreende e utiliza os conhecimentos sobre negociação, sendo capaz de gerenciar ações de marketing. Domina conceitos e práticas de gestão de pessoas, de associativismo, e de cooperativismo. Utiliza os fundamentos da excelência em gestão voltados para uma micro ou pequena empresa. Sabe identificar oportunidades de mercado, considerando técnicas de gestão da inovação.

ORGANIZADOR DE EVENTOS

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer Escolaridade Mínima: Ensino Médio - Completo

Perfil Profissional: Executa as ações planejadas e realiza serviços de apoio técnico e logístico em eventos e cerimônias, públicos e privados, de diversas classificações e tipologias. Utiliza técnicas e tecnologias de organização, produção, decoração em conformidade as características do evento.

(17)

AGRICULTOR ORGÂNICO

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Perfil Profissional: Executa com base nas técnicas da produção orgânica, o manejo do solo e das culturas, a produção de sementes e mudas, o transplante, a colheita, comercialização e logística de produtos orgânicos. Cultiva e beneficia produtos orgânicos com base na egislação vigente e em consonância com as normas certificadoras. Utiliza manejo groecológico integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Opera e regula maquinário e implementos agrícolas exclusivos para utilização em sistemas orgânicos de produção.

MONITOR DE ATIVIDADES DE LAZER

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Perfil Profissional: Elabora e executa atividades de entretenimento, lazer e animação sócio-cultural em espaços públicos e privados e ambientes abertos e fechados. Aplica técnicas e tecnologias para elaborar executar e monitorar atividades lúdicas, visando à integração social e à qualidade de vida. Zela pela integridade física e psicológica dos participantes.

APICULTOR

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Perfil Profissional: Planeja, instala, maneja, beneficia e comercializa os produtos apícolas. Identifica os gêneros das abelhas e as castas. Utiliza ferramentas e equipamentos apícolas. Realiza a instalação do apiário. Identifica e implanta as pastagens apícolas. Maneja colmeias e utiliza as técnicas de controle. Emprega métodos de captura de enxames localizados, voadores e com caixa de isca. Faz apicultura migratória. Utiliza recursos para melhorar a produtividade das colmeias. Atende a legislação vigente.

(18)

ANEXO IV – TERMO DE BOLSA E MATRÍCULA

FICHA DE MATRICULA - DADOS DO ALUNO – TERMO DE COMPROMISSO NOME:

DATA DE NASCIMENTO: ESTADO CIVIL: SEXO: ( ) M ( ) F

MÃE: PAI:

NACIONALIDADE: NATURALIDADE/ESTADO:

COR/ETNIA: ( ) Amarela ( ) Branca ( ) Indígena ( ) Preta ( ) Parda SITUAÇÃO OCUPACIONAL:

( ) Aposentado ( ) Autônomo ( ) 1º emprego ( ) Desempregado ( ) Empregado ( ) Empregador ( ) Profissional Liberal

Caso a situação ocupacional seja “empregado”, informar:

Nome da Empresa:_______________________________ CNPJ: ________________________ Função:______________ NECESSIDADES ESPECIAIS:

( ) Altas Habilidades ( ) Auditiva ( ) Física ( ) Mental ( ) Multi-deficiência ( ) Visual ( ) Condutas Típicas ( ) Nenhuma

ENDEREÇO: BAIRRO:

CIDADE: UF: CEP:

TELEFONE1: TELEFONE2: E-MAIL:

Está recebendo Seguro Desemprego? ( ) SIM ( ) NÃO

Aluno ou sua família recebe auxílio financeiro por meio de algum programa de transferência de renda? ( ) SIM ( ) NÃO Autorizo a inclusão de meus dados pessoais no cadastro de oferta de profissionais ao mercado de trabalho: :

( ) SIM ( ) NÃO

Autorizo o uso de minha imagem e dados para divulgação: ( ) SIM ( ) NÃO

Aceito receber eletronicamente informações de divulgação de produtos, serviços ou oportunidade de emprego: ( ) SIM ( ) NÃO

DADOS DO RESPONSÁVEL - Quando menor ou incapaz NOME: CPF: RG: ÓRGÃO EXPEDIDOR: DADOS ESCOLARIDADE Ensino Fundamental ( ) Completo ( ) Incompleto,Ano/Série: _______ Ensino Médio ( ) Completo ( ) Incompleto,Ano/Série: ________ Ensino Superior ( ) Completo ( ) Incompleto: ________________________ Dados da Escola Escola: ______________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Município: ______________________________________________ UF: ________ Tipo de Ensino: ( ) Regular ( ) Educação de Jovens e Adultos

Cursou/cursando o ensino: ( ) Público Municipal ( ) Público Federal ( ) Público Estadual ( ) Privado

Atualmente você está matriculado na rede pública? ( ) SIM ( ) NÃO no Ensino Médio ( ) na EJA- ensino médio ( ) na EJA- ensino fundamental ( )

DADOS DO CURSO

(19)

TÉCNICO ( )________________________________________________________________________________

Local do Curso: Turno:

( ) manhã ( ) tarde ( ) noite Horário: Das _______às ________ OBSERVAÇÕES:

1. O curso poderá ser adiado ou cancelado quando: a) o número de alunos for inferior às vagas disponíveis;

b) motivo de força maior deliberado pela Coordenação Geral do Programa;

2. No caso de omissão da inclusão dos dados pessoais, uso da imagem e recebimento de informações será entendido como aceita (sim);

3. O aluno e/ou seu responsável devem respeitar as normas escolares vigentes da instituição responsável pela execução do curso;

4. O aluno e ou seu responsável declara possuir os conhecimentos específicos prévios necessários para participar do curso, atendendo assim ao(s) pré-requisito(s) descrito(s) no Descritivo do Curso/Plano de Curso;

5. O aluno ou seu responsável declara veracidade das informações acima prestadas. TERMO DE COMPROMISSO:

Acrescento que, ao confirmar minha matrícula, estou ciente de assumir os seguintes compromissos:

1. Participar integralmente das atividades do curso e cumprir todos os requisitos educacionais regulamentares. 2. Ter frequência mínima de 75% no curso.

3. Cumprir as normas regimentais da Instituição de Ensino e as normas institucionais do PRONATEC.

4. Participar da avaliação de aprimoramento a ser realizada pelo Ministério da Educação (MEC) após o final do curso. 5. Comunicar à Coordenação Pedagógica da Instituição de Ensino quando de meu impedimento ou desistência do curso, apresentando a justificativa formal à Instituição nas seguintes situações:

a. Doença: com apresentação de atestado médico em até 72 horas; b. Mudança para outro município;

c. Situação de trabalho em horário incompatível com o curso.

Ciente de que o MEC mantém serviço de ouvidoria Pronatec no telefone 0800-616161, opção 8, declaro, por fim, entender que o não atendimento às cláusulas deste Termo implicará o cancelamento da matrícula e o impedimento de participação em outros cursos PRONATEC e que casos omissos serão analisados pela Instituição e pelo MEC.

_________________________, _______/________/___________.

__________________________________________ __________________________________________________ Assinatura do Aluno Assinatura do Responsável Legal (por extenso)

(20)

ANEXO V – AUTODECLARAÇÃO DE ESCOLARIDADE

AUTODECLARAÇÃO DE ESCOLARIDADE

Eu, ____________________________________________________________________________, portador (a) do

RG nº_________________________ e CPF ________________________, declaro ter concluído a ______________ série/ano

do ensino________________________________.

Declaro que as afirmações acima são verdadeiras e passíveis de serem averiguadas, assumindo total responsabilidade pelas

informações apresentadas podendo, inclusive, responder judicialmente por qualquer informação desprovida de verdade.

_________________________,________ de ____________________ de ___________.

______________________________________________

Assinatura por extenso

________________________________________________________

Assinatura do responsável legal por extenso (quando for o caso)

Referências

Documentos relacionados

O projeto do aterro experimental tem como objetivo viabilizar a utilização de silte compactado, como material de impermeabilização para aterros de resíduos, promovendo uma

Diagrama causal em cadeia mostrando, o inter- relacionamento dos efeitos diretos e indiretos das variáveis secundárias rendimento de raízes não-comerciais (RRNC), peso da

Esclarecemos que o site referenciado continha informações completamente equivocadas sobre nosso produto imobiliário, uma vez que: Não vendemos cotas de empresas;

Com os resultados das análises multivariadas, tem-se que, no geral, o teor de fenólicos totais, a capacidade antimicrobiana, a capacidade antioxidante e os

• Desligue o aparelho e retire o cabo de rede da tomada, antes de encher o tanque de água ou enquanto o aparelho não for usado!. • Verifique se o aparelho está desligado e se todas

O Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Contador de Histórias baliza-se na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, bem como nas

TOTAL GERAL 100 PONTOS.. Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guanhães/MG Edital de Abertura de Concurso Público nº 01/2010 6.6.2. Será de inteira responsabilidade do

Dessa forma, o aluno entende facilmente que a Vmax depende não só da concentração de substrato como, também, varia com a quantidade de enzima adicionada ao sistema, o que não