• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: CRIOLIPÓLISE NA REDUÇÃO DA GORDURA LOCALIZADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Estética e Cosmética

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: CRIOLIPÓLISE NA REDUÇÃO DA GORDURA LOCALIZADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Estética e Cosmética"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: CRIOLIPÓLISE NA REDUÇÃO DA GORDURA LOCALIZADA CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Estética e Cosmética

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES - UNIJALES AUTOR(ES): ISABELLA VEJAN BIDO DE MATTOS

ORIENTADOR(ES): ADRIANA CRISTINA LOURENÇÃO

(2)

CATEGORIA CONCLUÍDO

1.RESUMO

A busca pela aparência é algo tangível nos tempos atuais, no qual, homens e mulheres aficionados procuram por métodos e técnicas que possibilitem, por exemplo, reduzir a adiposidade abdominal, quando outros procedimentos falharam. Nessa lógica, se apresenta a técnica de criolipólise, que utiliza um equipamento específico e promove o congelamento do tecido adiposo sob a premissa da redução da gordura localizada. Mesmo que existam pesquisas apontando sobre e eficácia dessa técnica, ainda não está consolidado sobre seus reais efeitos na adiposidade. Nesse sentido, se estabelece o objetivo desse trabalho que é conhecer os efeitos da criolipólise sobre a redução da gordura localizada, e se utilizou uma abordagem metodológica de revisão narrativa da literatura.

Os estudos sugerem que quando seguidas as recomendações propostas pelos fabricantes dos equipamentos e amparadas pela literatura existente essa técnica se mostra eficaz para a redução da adiposidade localizada.

2.INTRODUÇÃO

Insira aqui suas justificativas a respeito da importância do trabalho. A constituição da adiposidade humana e em geral de mamíferos é um estoque de energia dos organismos que, ainda, não foi recrutada para a oferta de combustível aos demais tecidos e sistemas do corpo. Sua localização se fixa sob a pele ou como é definido no tecido subcutâneo. Fisiologicamente, as células de gordura se agrupam em sítios específicos do organismo como um armazém próprio proporcionando a liberação de coenzimas e peptídeos com ampla habilidade de troca e reconstrução, e também, confere vários atributos ao corpo como isolação tempérie e restrição sensível ao impacto (VASCONCELOS, 2014).

Na sociedade contemporânea, um crescente número de homens e mulheres utilizam alternativas não invasivas e com ação rápida, acessível, e sem dúvida alguma segura para condicionar uma aparência jovem e de agradável constituição física (BORGES; SCORZA, 2014).

Nessa lógica, para a adiposidade localizada se apresenta a técnica da criolipólise, como uma alternativa plausível quando equiparada a outros procedimentos de característica agressiva e invasiva, que buscam também por fim na área com adiposidade localizada (ROCHA, 2013). Apesar da literatura já apresentar e embasar efeitos robustos da criolipólise sob a gordura abdominal, porém, o método é suprimido quando comparado a outras técnicas para a mesma finalidade, porém, sabe-se que a grande maioria dessas

(3)

alternativas são procedimentos cirúrgicos, sem dúvida eficientes para a redução da adiposidade, todavia invasiva e economicamente superior (LIMONTA et al., 2017).

Portanto, a criolipólise se demonstra atrativa pelo custo/benefício, somados ainda a segurança e credibilidade que a mesma apresenta (BRAZ, 2017).

Embora a criolipólise seja amplamente comercializado nos estabelecimentos de estética, é imprescindível conhecer seus reais efeitos e de sua aplicabilidade para a redução da gordura localizada. Para tanto, este estudo se apresenta plausível na perspectiva inerente de tentar argumentar se existe ou não uma eficiência do recurso terapêutico na adiposidade localizada.

3.OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Investigar os efeitos da criolipólise na redução da gordura localizada.

3.2 Objetivos Específico

 Conhecer o posicionamento acadêmico sobre os benefícios e malefícios da criolipólise na redução da gordura localizada;

 Investigar a literatura atual sobre esta temática;

 Apontar quais as evidências da criolipólise na redução da gordura localizada.

4.METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, sobre o uso da criolipólise na redução da gordura localizada.

A pesquisa se desenvolveu no período de maio a julho de 2021.

Foram realizadas consultas em livros e artigos científicos publicados em periódicos nas bases de dados: Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Scielo e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram criolipólise, adiposidade, gordura localizada, crioterapia, abdominal.

(4)

Os resultados estão apresentados em forma de uma tabela, que traz a coletânea de estudos encontrados e utilizados nesta pesquisa.

Insira aqui a explicação dos métodos utilizados na pesquisa.

5.DESENVOLVIMENTO

Insira aqui a pesquisa e como se deu o desenvolvimento do trabalho. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, para uma contemplação melhor do objeto de pesquisa.

Anatomia e Fisiologia do Tecido adiposo

Sabe-se que o tecido adiposo é uma classe singular de tecido conjuntivo constituído por adipócitos e é dividido em multilocular e unilocular – e sobre sua localização, o mesmo localiza disperso pelo organismo humano e em geral de mamíferos, e possui como principais utilidades produzir e estocar lipídeos em forma de gotículas de gordura, abriga as vísceras contra choques mecânicos, conserva os órgãos internos nos seus lugares, além de possuir capacidades semelhantes ao isolante térmico e ainda ser a maior estoque de energia do corpo humano (GUYTON; HALL, 2017). Cada adipócito é envolvido por uma lâmina basal e fibras reticulares (AIRES, 2017).

Gordura localizada

A gordura localizada é uma complicação que atinge grande parte da população (VASCONCELOS, 2014). Conceitualmente sabe-se que ela acontece em virtude do aumento irregular do tecido conjuntivo adiposo, atribuindo também ascendência genética, postural ou circulatório – nessa lógica, os adipócitos se demonstram significativamente desenvolvidos com uma abundância de triglicerídeos maior que outras regiões, logo, o metabolismo local pode se demonstrar lento, contudo, sem apresentar outras complicações (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2008). Em virtude do tecido adiposo ser um tecido conjuntivo frouxo, quando dilatado demonstra irregularidade e um aspecto ondulado, o que leva equivocadamente confundir com a celulite, obviamente, de acordo com a localização da gordura.

Os locais que demasiadamente retem mais adiposidade são, abdômen, coxas, quadril, subescapular e pré-axilar (VASCONCELOS, 2014). É consolidado pela literatura que ainda que com uma alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas, o recrutamento e degradação das gorduras localizadas não são totalmente uniformes, logo, as mesmas evidentemente ficam no local afetado e vai transformando em paulatinamente desconfortável para os indivíduos que almejam um deleite com a própria estética. Para

(5)

tanto, é indiscutível que em tais condições é imprescindível um tratamento apropriado, singular, objetivando a remoção desse tecido (BORGES, 2010).

Mecanismos da lipólise, necrose adipocitária e apoptose.

Quando há imprescindibilidade de fornecimento energético, os lipídeos acumulados são estimulados e movidos para os tecidos no estado de ácidos graxos livres, que ficam disponíveis nos adipócitos para o processo metabólico conhecido como da lipólise – por sua insolubilidade em água os ácidos graxos livres se aderem à molécula albumina do plasma sanguíneo para sequencialmente prosseguirem apara os tecidos e processos orgânicos (GUYTON; HALL, 2017; SILVERTHORN, 2010). O glicerol se combina outra vez ao plasma para ser metabolizado pelo fígado (AIRES, 2017).

A verticalidade entre o deposito e o recrutamento dos triglicerídeos no tecido adiposo é realizado por meio das vias hormonal e via nervosa (GUYTON; HALL, 2017).

O fenômeno da necrose adipocitária, acontece uma morte instantânea da célula adipocitária por injúria ou trauma, para tanto, posteriormente à lesão, a célula começa a sorver e concentrar uma significante quantidade de água, até o rompedura e dissolução das organelas e sua digestão por enzimas celulares (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2008). É típico nesse decurso que a membrana plasmática celular também se extinga e seu interior plasmático extravase para o meio externo, culminando em uma inflamação local, em seguida os macrófagos são mobilizados para fagocitar os restos celulares (AIRES, 2017).

A apoptose trata-se de um processo de morte celular programada, diferenciada morfologicamente como um método distinto de morte que ocorre individualmente, uma vez que a morte de uma célula não leva à morte de outras células (GUYTON; HALL, 2017). A morte celular por apoptose interage com tantos outros eventos fisiológicos, por exemplo, a degradação endometrial no processo de menstruação, a deleção de células nas criptas intestinais e na embriogênese (SILVERTHORN, 2010).

Criolipólise

Segundo Borges e Scorza (2014) a Criolipólise é um procedimento não invasivo que busca diminuir de maneira eficiente a adiposidade subcutânea, sem prejuízo para os tecidos adjacentes. Trata-se de um método chancelado pelo FDA (Food And Drug Administration) que causa a falência celular por apoptose do adipócito, diminuindo a espessura da camada de gordura subcutânea em torno de 20% na camada de gordura, com sessão única em apenas dois meses.

Mecanismo de ação

A criolipólise atua no “resfriamento" localizado do tecido adiposo subcutâneo de maneira não invasiva, com temperaturas por volta de -5 a -15 ºC (medidas externamente),

(6)

ocasionando paniculite fria localizada, morte adipocitária por apoptose e, consequentemente, redução do conglomerado adiposo subcutâneo localizado (BRAZ et al., 2017).

Parafraseando Rocha (2013), a técnica da criolipólise não se caracteriza como uma abordagem invasiva, haja vista, que atua pelo no resfriamento, seguramente controlado e localizado do adipócito, por um intervalo de tempo de 40 a 60 minutos, com temperaturas superiores ao do congelamento, mas, abaixo da temperatura corporal normal entre 36 e 37ºC (ROCHA, 2013).

Sabendo que a exposição à temperatura empregada na técnica de criolipólise é inferior que a temperatura de congelamento (- 20ºC), se associa como resultados ineres aos adipócitos a apoptose. É estabelecido que no processo de apoptose as células adipócitas entram em fagocitose, ou seja, se caracteriza um processo no qual ocorre a ingestão e destruição de partículas sólidas para um outro tipo celular especializado, neste caso os macrófagos. A literatura aponta que não existe danos no processo de apoptose, implicando em risco mínimos para saúde do tecidual, haja vista já que os restos de células são ligeiramente retirados do local (SILVERTHORN, 2010).

Discussões empíricas da área relacionam a criolipólise com necrose dos tecidos, mas Braz et al., (2017) esclarece que o fenômeno de morte celular é altamente intricado se estabelece de várias maneiras e mecanismos – todavia, pode-se explicar que a morte celular pode acontecer de duas maneiras a apoptose anteriormente mencionada e a necrose. Vale destacar que a necrose, ao oposto do apoptose incide em significativos danos a integridade orgânica do tecido, provocando um processo inflamatório local.

Indicações e contraindicações

Tabela 01 - Indicações e contraindicações da criolipólise para redução da gordura corporal.

Indicações Contraindicações

Diminuição da gordura localizada Gestação Delineamento estético do corpo Hérnia no local Alternativa à procedimentos menos

invasivos

Urticária ao frio

Crioglobulinemia Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2016.

Método de aplicação

O emprego da técnica de criolipólise é baseada nas respostas sistêmicas geradas no organismo, pois atua de forma direta na sustentação do balanceamento térmico e

(7)

acionam os processos de termorregulação que acontecem através do resfriamento controlado e seletivo, amortizando a adiposidade localizada com fundamento no congelamento da gordura subcutânea, o que inevitavelmente induz a sua perda (BRAZ et al., 2017). Nessa lógica, o instrumento de Criolipólise emprega uma recente tecnologia que induz a um congelamento intenso e localizado, o qual pode chegar até -8ºC, e pode ser sustentado por até 60 minutos por área do corpo. A técnica da criolipólise não é invasiva e não precisa de analgesia ou alguma substância injetável, logo, se inclui aos parâmetros aceitáveis, se estabelecendo como um procedimento estético assegurado e eficiente no mercado da estética para a eliminação da adiposidade localizada (LIMONTA et al., 2017).

Em geral, a técnica é utilizada pelo equipamento que é realizada com a sucção para acoplar o tecido alvo em um aplicador em forma de copo, neste, ocorre o resfriamento impelido pelo equipamento afeta exclusivamente o tecido adiposo, não promovendo nenhum outro tipo de dano a tecidos adjacentes (AGNE, 2016).

Principais regiões corporais para aplicação

As principais regiões de acúmulo de gordura localizada e conseguintemente para aplicação da técnica de criolipólise são: região abdominal sendo inferior ou superior, áreas da cintura, culote, flancos, nádegas, regiões de contato direto com o sutiã, além dos braços e parte interna da coxa (AGNE, 2016).

6. RESULTADOS

Os resultados deste estudo se encontram na Tabela 02, descritos pelos autores/ano, amostra e os principais resultados encontrados.

Tabela 02 - Autores/ano, amostra e os principais resultados encontrados dos estudos.

Autores, Ano

Amostra Protocolo de aplicação Principais Resultados

Coleman et al (2009)

10 adultos (média 36 anos) ambos os sexos

Três sessões de 40 minutos a cada três meses

* Redução de 20,4% da gordura localiza abdominal

Nelson, Wasserman , Avram (2009)

12 adultos (média 26 anos) de

Duas sessões de 21 minutos, a cada dois

* Redução de 20% da gordura localiza e flancos

(8)

ambos os sexos Shek et al.,

(2012)

21 adultos (média 25 anos) ambos os sexos

Duas sessões de 50 minutos a cada três meses

* Redução média de sete milímetros da gordura localizada abdominal

Borges, Scorza (2014)

25 adultos (média 48 anos) de ambos os sexos

Sessão única de 50 minutos * Redução de cinco milímetros da gordura localizada abdominal

Zelickson, Burns, Kilmer (2015)

42 adultos (média 26 anos) de ambos os sexos

Sessão única de 60 minutos, seguidos por 2 minutos de massagem manual.

* Redução média da camada de gordura em 2,8 mm.

Braz et al., (2017)

3 Mulheres (média 28 anos)

Sessão única de 60 minutos * Redução média de três centímetros das regiões braço, cintura e quadril.

De uma forma geral é possível observar que os estudos contemplados por este artigo científico demonstram que a criolipólise atua positivamente redução da gordura localizada subcutânea, e imprescindivelmente de maneira segura e eficiente, e sem mais complicações, sejam aos tecidos adjacentes ou quaisquer outros tipos lesões aos organismos dos pacientes (BRAZ et al., 2017; ZELICKSON, BURNS, KILMER, 2015;

BORGES, SCORZA, 2014; SHEK et al., 2012; NELSON, WASSERMAN, AVRAM, 2009).

Sobre a eficiência da técnica da criolipólise, o estudo de Shek et al (2012) apresenta a comparação de dois grupos de indivíduos, um deles empregaram a técnica na região abdominal e flancos, e o outro grupo foi o controle. Os autores evidenciaram que o grupo submetido a criolipólise obteve efeitos positivos na redução de gordura localizada.

Esses achados se amparam aos de Rocha (2013), no qual, os autores concluíram que a criolipólise é uma opção eficiente e segura para indivíduos que necessitam de retirada de reduzidas quantidades de tecido adiposo, considerando a lógica de que tais pessoas tenham ou não a recomendação médica para tal. Os autores explanam ainda que a técnica da criolipólise além de otimizadora na redução da gordura corporal a mesma inda, estimula na promoção do acréscimo da vascularização e conseguintemente da disponibilização de macro e micro nutrientes aos tecidos orgânicos, o que invariavelmente

(9)

acentua a ação fisiológica na área do tecido subcutâneo, resultando na retirada de toxinas e o excesso de água (ROCHA, 2013).

Os resultados vivenciados pelos clientes submetidos a esta técnica proporcionam um grande agrado com a mesma, logo, os estudos apresentam que 95% dos clientes possuem satisfação total com o procedimento, e relatam que voltaria a realizar o procedimento (NELSON, WASSERMAN, AVRAM, 2009).

Considerando que os efeitos da criolipólise levam um certo tempo para reproduzir seus resultados sob o tecido adiposo e consequentemente na gordura localiza e estética do indivíduo – especificamente, Rocha (2013) aponta que passados aproximadamente 30 dias do procedimento, o contingente dos adipócitos é reduzido.

Transcorridos dois a três meses depois do procedimento, os septos interlobulares estão claramente mais espessos e a inflamação presente no local reduz significativamente (BRAZ et al., 2017).

Como evidenciado, os efeitos da criolipólise não são instantâneos, sendo que a literatura aponta delonga de até 60 dias para alcançar o objetivo dos clientes (NELSON, WASSERMAN, AVRAM, 2009). Indubitavelmente, os resultados desse estudo consolidam com os encontrados por Nelson et al (2009), no qual, expõem que relativamente a maioria de sua amostra alcançaram a redução de 20% a 80% de tecido adiposo ao decorrer dos três primeiros meses após o início da terapêutica. Segundo SHEK et al. (2012) essa eliminação se perdura até transcorrido os quatro meses do procedimento, pois, evidencia-se uma perda de aproximadamente de 20% de gordura nas regiões do corpo tratadas.

Em uma pesquisa com mulheres, foi verificada que mesmo ocorrendo a perda de tecido adiposo localizado, não aconteceu alterações no peso médio da amostra (ZELICKSON, BURNS, KILMER, 2015). Isso pode ser explicado, em partes, pelo processo inflamatório reter líquido, compensando assim o peso médio, como o estudo não estabeleceu um tempo mínimo de dois meses para avaliação, este pode ter sido um viés metodológico.

1

CATEGORIA CONCLUÍDO

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Insira aqui as considerações e conclusões sobre o trabalho. De uma geral, infere- se que o método da criolipólise é um procedimento seguro e eficaz, obviamente,

(10)

respeitando sempre os protocolos de conduta estabelecidos pelos fabricantes e norteados também por estudos clínicos.

Percebe-se que este estudo foi capaz de esclarecer através de uma revisão literária as explicações fisiológicas que tornam a criolipólise eficiente, além, de ampara as limitações existente nesse procedimento estético.

Por fim, acredita-se que os argumentos apresentados por este trabalho culminem na produção de conteúdo acadêmico da área, sustentando também o embasamento técnico de outros profissionais que possam desfrutar dos conteúdos apresentados pelo mesmo.

8. FONTES CONSULTADAS

Insira aqui a bibliografia AGNE, J. E. Criolipólise e outras tecnologias no manejo do tecido adiposo. São Paulo: Andreoli, 2016.

AIRES, M. M. Fisiologia. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2017.

BORGES, F. S.; Scorza, F. A. Fundamentos de criolipólise. Fisioterapia Ser, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 219-224, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/68902526- Fundamentos-de-criolipolise.html. Acesso em: 21 jun. 2021.

BORGES, F. S. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas.

2 ed. São Paulo: Phorte, 2010.

BRAZ, A. E. M.; et al. Efeito da criolipólise na região abdominal. Fisioter Bras, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 339-344, 2017. Disponível em:

https://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/1060/

2151. Acesso em: 21 jun. 2021.

COLEMAN, S. R. et al. Clinical Efficacy of Noninvasive Cryolipolysis and Its Effects on Peripheral Nerves. Aesth Plast Surg., v.33, p.482–488, 2009. Disponível em:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19296153/. Acesso em: 12 jun. 2021

COOLSCULPTING. Regiões do corpo onde se aplica o coolsculpting. 2012. Disponível em: https://marcellaledo.com.br/tudo-o-que-precisa-saber-sobre-o-tratamento- coolscupting/#:~:text=O%20objetivo%20do%20CoolSculpting%C2%AE,acumula%20a o%20redor%20do%20suti%C3%A3. Acesso em: 12 jun. 2021.

GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia Dermato/Funcional: Fundamentos Recursos-Patologias. 3 ed. São Paulo: Manole, 2004.

GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 13.ed, São Paulo: Elsevier.

2017.

JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11.ed. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2008. 524p.

LIMONTA, A. N.; et al. Criolipólise: A importância da membrana anticongelante na prevenção de queimaduras. InterfacEHS – Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade,

São Paulo, v. 12, n. 1, 2017. Disponível em:

http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/InterfacEHS/wp-content/uploads/2017/06/10- InterfacEHS_artigorevisado.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

NELSON, A. A.; WASSERMAN, D.; AVRAM, M. M. Cryolipolysis for reduction of excesso adipose tissue. Semin Cutan. Med Surg, v. 28, n. 4 p. 244-249, 2009.

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20123423/. Acesso em: 30 jun. 2021 ROCHA, L.O. Criotermolipólise: tecnologia não invasiva para redução de medidas, remodelagem corporal, tratamento de celulite e flacidez cutânea. Revista Eletrônica da

(11)

Fainor, Vitória da Conquista, v.6, jan./jun. 2013. Disponível em:

https://livrozilla.com/doc/1090018/criotermolip%C3%B3lise. Acesso em: 30 jun. 2021.

SHEK, S. Y.; et al. Non-invasive cryolipolysis for body contouring in Chinese - A first commercial experience. Lasers in Surgery and medicine. V. 44, n. 2, p. 125-130, 2012.

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22334296/. Acesso em: 25 jun. 2021.

SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana, 5.ed. Porto Alegre: Artmed. 2010.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Criolipólise. 2016. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/criolipolise/22/. Acesso em: 21 jun. 2021.

VASCONCELOS, M. G. Princípios de drenagem linfática. São Paulo: Erica. 2014 ZELICKSON, B.D.; BURNS, A, J.; KILMER, S. L. Cryolipolysis for safe and effective inner thigh fat reduction. Lasers Surg Med, v. 47, n. 2, p. 120-127, 2015. Disaponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25586980/. Acesso em: 30 jun. 2021.

Referências

Documentos relacionados

Há pouco mais de um ano Donald Trump chegava à Casa Branca, após uma campanha marcada por declarações polêmicas e contraditórias e sem ter apresentado propostas concretas

Riscos, por meio do qual atestam que: (a) tiveram acesso aos documentos indicados no Quadro “Documentos Obrigatórios”, conforme consta das “Condições

LOGICA ENGENHARIA CONSTRUTORA DIRECIONAL GNO CONSTRUÇÕES BORGES ALVENARIAS GALERIA BOLEVARD GNO WONDERS CASA DO CONSTRUTOR GUTIERREZ ENGENHARIA SOEDIL & SOTECO. ENGEMAV

A amostra de urina do voluntário não fumante foi fortificada em dois pontos de concentração, indicados como C1 e C2, que são em níveis diferentes, para análise por MLC e por

16) Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção

Evolução do preço relativo de importação do petróleo / Oil import relative price 36 Balança de bens e serviços e indicadores avançados de procura externa / Goods and

O Conselho Escolar é um órgão de colegiado que tem como representantes todos os segmentos da comunidade escolar, o mesmo tem como objetivo fortalecer e expandir a

sem que desta decisão caiba qualquer recurso por parte do adquirente ou de seus representantes, se constatada qualquer irregularidade ou inobservância aos termos