• Nenhum resultado encontrado

Guia de Navegabilidade e Usabilidade da BVS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Guia de Navegabilidade e Usabilidade da BVS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Guia de Navegabilidade e Usabilidade da BVS

___________________________

:: Navegabilidade ::

31/10/2003

(2)

Introdução Antecedentes

Interfaces difíceis, que aumentam a carga de trabalho do usuário, trazem conseqüências negativas que vão desde a resistência ao uso, passando pela sub-utilização, chegando ao abandono do sistema.

Devido ao crescente desenvolvimento de iniciativas da BVS Nacionais e Temáticas de forma descentralizada, verifica-se a necessidade de estabelecer padrões de lay-out e usabilidade, que tragam melhorias para a navegabilidade da BVS e que possam ser facilmente reproduzidos.

Este guia visa criar procedimentos que empoderem a designers,

desenvolvedores, produtores e intermediários de informação, na utilização das ferramentas de customização da BVS podendo assim criar e operar um site no modelo da BVS. Os componentes gráficos da página como banners e esquemas de cores também ganharão maior flexibilidade em sua implementação.

Para atender essas necessidades, o Guia de Navegabilidade e Usabilidade da BVS, está composto de um guia descritivo da navegação na BVS, um guia de recomendações de usabilidade, uma biblioteca de objetos de interação e uma biblioteca de templates, todos disponíveis para “download”. A disponibilização do guia e dos objetos de interação seguirá um cronograma que se encontra no Anexo A deste documento.

Objetivos

• Estabelecer e difundir os padrões de layout e navegação

• Facilitar a navegação na interface da BVS

• Proporcionar maior retenção da forma de uso com o tempo

Aumentar a satisfação do usuário

Processos a atender

A utilização do Guia de Navegabilidade e Usabilidade possibilitará aos

produtores e intermediários de informação a construção de interfaces de acesso às fontes de informação da BVS e a compreensão de seu funcionamento, sem a necessidade de que tenham um conhecimento profundo de como o sistema está estruturado.

(3)

Com a disseminação e aplicação dos padrões aqui estabelecidos será

proporcionando ao usuário final uma navegação mais coerente e consistente, um maior controle das interações e um aumento na satisfação dos usuários. Isso representará uma melhoria significativa na qualidade da interface gráfica da BVS.

A BVS como uma rede de fontes de informação

A BVS é uma rede de fontes de informação operadas em linha na Internet. Uma fonte de informação é qualquer recurso ou serviço passível de responder a uma demanda de informação.

Uma fonte de informação, quando armazenada fisicamente na biblioteca, é um ou uma coleção de serviços ou de documentos ou de metadados de

documentos. A base de dados LILACS é um coleção de metadados que descrevem documentos científicos técnicos. Um artigo de uma revista na coleção SciELO é um documento.

Documentos e metadados são codificados na forma de hipertexto que são geralmente gravados em formato digital em arquivos de computadores

conectados na Internet. Os documentos hipertextos são operados por meio da Internet e incluem textos propriamente ditos, gráficos, figuras, fotografias, vídeos, áudios, etc.

A partir das coleções de documentos e de metadados de documentos e com o auxilio de sistemas de interação no web, a BVS oferece serviços como fontes de informação como é o caso dos serviços referencias, do SCAD e das

comunidades virtuais.

A rede de fontes de informação da BVS é operada e organizada por produtores, intermediários e usuários de informação em instâncias geográficas (por

exemplo, BVS Brasil, BVS Peru, BVS México, BVS Venezuela, etc,), temáticas (por exemplo, ambiente, adolescência, etc.) ou comunidades específicas. Existe assim uma demanda por contextualização nas fontes de informação da BVS tanto no que se refere aos conteúdos como às formas de operação e

navegação. Em particular, as vias de acesso às fontes de informação da BVS

(4)

As fontes de informação operadas na BVS são classificadas em seis tipos, de acordo com a sua função:

Primárias – documentos científicos técnicos produtos de pesquisa, revisão, consensos, etc. e bases de dados numéricas;

Secundárias – metadados de documentos, fatos, eventos, pessoas e organizações;

Terciárias – documentos orientados à educação e processos de decisão;

PUSH e disseminação seletiva de informação – serviços orientados a comunidades específicas e a comunidades não conectadas diretamente na Internet;

Comunicação e comunidades virtuais – divulgação e intercambio via notícias, comunidades virtuais e comunidades de práticas;

Fontes integradoras – terminologia e metodologias que permitem a

interoperabilidade das fontes de informação por indentificadores e similaridade temáticas.

De acordo com o seu tipo, as fontes de informação na BVS podem ser operadas isoladamente ou em conjunto com outras fontes formando assim coleções. As coleções de fontes de informação podem incluir fontes do mesmo tipo ou de tipos diferentes. Assim podemos trabalhar com uma coleção de bases de dados bibliográficas referenciais, formando uma coleção de fontes secundárias. Da mesma forma podemos trabalhar com coleções envolvendo fontes secundárias e primárias sobre um determinado tema. A BVS é em si uma coleção que inclui todos os tipos de fontes de informação.

As fontes de informação são operadas individualmente ou em coleções de mais de uma fonte. As fontes individuais e coleções operam como web services.

Desta forma a operação das fontes pode ser feita a partir de diferentes interfaces de modo a responder a diferentes demandas e modalidades de navegação.

A navegação dos usuários na BVS é realizada através de uma ou mais fontes de informação no espaço virtual da Internet. Esta navegação realiza-se por meio de páginas web. Assim por exemplo, uma pesquisa na LILACS produz como

resultado um conjunto de referências que por sua vez contém links para o SCAD

(5)

para obtenção de cópias do documento em papel ou contém links para textos completos dos documentos que por sua vez contém outros links.

Este guia de navegação e usabilidade como descrito na Introdução apresenta o modelo Standard de navegação proposto e mantido pela BIREME de modo a facilitar e aumentar a eficiência da operação da BVS.

(6)

A navegação na BVS baseada em três tipos genéricos de páginas web

Este guia propõe a navegação na BVS através de três tipos genéricos de página web:

Tipo I ou Portal BVS – página web que opera coleções de fontes de informação de dois ou mais tipos. Constituem os portais das instâncias regional, nacionais e temáticas na BVS.

Tipo II ou Portal de Coleção ou Galeria – página que opera uma fonte de informação isolada ou uma coleção de fontes de informação do mesmo tipo.

Tipo III ou Página de Resultados – página que opera resultados de operação sobre uma ou mais fontes de informação.

A Figura 1 apresenta um diagrama da navegação na BVS através dos três tipos de páginas. O diagrama apresenta os caminhos possíveis de tráfego que os usuários podem seguir pelos três tipos de páginas.

Figura 1 – Fluxo dos caminhos possíveis de navegação entre os 3 tipos genéricos de páginas da BVS

(7)

Com a estrutura baseada em três tipos de páginas, a navegação na BVS é facilitada de modo a minimizar o número de etapas para a obtenção dos resultados.

Todos os recursos de hipermídia do web estão disponíveis ao usuário para conduzir a navegação, como por exemplo, links, menus, listas, botões, ícones, mapas, etc.

A Figura 2 apresenta um diagrama dos caminhos de navegação que partem da Página Tipo I.

Figura 2. Diagrama de caminhos de navegação a partir das Página Tipo I

(8)

Partindo da Página Tipo I, o usuário pode navegar de modo genérico para os três tipos de páginas da BVS:

1. Tipo I para Tipo I

Ao selecionar um dos portais da BVS.

Exemplo: a partir do Portal Regional é possível acessar os portais nacionais e temáticos e vice-versa (figura 2.1).

Figura 2.1. Páginas da BVS Saúde Pública Brasil demonstrando os possíveis caminhos de Página Tipo I para Páginas Tipo I

2. Tipo I para Tipo II

Ao selecionar uma fonte de informação ou uma coleção de fontes.

Exemplo: ao selecionar o link “Literatura Científica” no Portal Regional se tem acesso ao portal de coleções fontes de informação sobre literatura científica (figura 2.2) .

(9)

Figura 2.2. Páginas da BVS Saúde Pública Brasil demonstrando os possíveis caminhos de Página Tipo I para Páginas Tipo II

3. Tipo I para Tipo III

Ao realizar uma pesquisa ou selecionar um link que apresenta uma página com resultados.

Exemplo: ao pesquisar “malária”, se tem acesso a uma sequência de páginas com metadados sobre malária (figura 2.3).

Pode-se também acessar diretamente um documento.

Exemplo: ao selecionar um destaque que leva a um texto de uma notícia.

(10)

A Figura 3 apresenta um diagrama dos caminhos de navegação que partem da Página Tipo II.

Figura 3. Diagrama de caminhos de navegação a partir das Página Tipo II

Partindo da Página Tipo II, o usuário pode saltar de modo genérico para os três tipos de páginas da BVS:

1. Tipo II para Tipo I

A volta para a página Tipo I de origem é sempre possível. Quando a entrada à Página Tipo II é direta, esta contém sempre um retorno Standard para uma Página Tipo I.

Exemplo: o Portal DeCS permite sempre a volta Standard para o Portal Regional.

2. Tipo II para Tipo II

Os caminhos entre páginas de operação de uma fonte de informação ou

(11)

de uma coleção de fontes de informação visa facilitar e tornar mais eficiente a navegação do usuários.

Exemplo: o Portal de Literatura Científica na BVS SP Brasil oferece vários links a Portais de fontes de informação específicos.

3. Tipo II para Tipo III

Ao realizar uma pesquisa ou selecionar um link que apresenta uma página com resultados.

Exemplo: No Portal de Textos Completos da BVS Saúde Pública Brasil, ao pesquisar

“demografia” obtemos como resultado uma sequência de páginas de referências à documentos e links para os textos completos.

Pode-se também acessar diretamente um documento.

Exemplo: ao selecionar um destaque que leva a um texto de uma notícia.

A Figura 4 apresenta um diagrama dos caminhos de navegação que partem da Página Tipo III.

(12)

Partindo da Página Tipo III, o usuário pode saltar de modo genérico para os três tipos de páginas da BVS:

1. Tipo III para Tipo I

A volta para a página Tipo I de origem é sempre possível.

2. Tipo III para Tipo II

A volta para a página Tipo II de origem é sempre possível.

3. Tipo III para Tipo III

O tráfego entre Páginas Tipo III se dá por meio de links inseridos

dinamicamente pelas interfaces de operação. Pode-se também acessar a outras opções em linha como “impressão do resultado” e “envio por e- mail”.

Em qualquer dos níveis de navegação, estará sempre disponível o retorno aos níveis anteriores, permitindo ao usuário manter o controle da navegação pelos três tipos de páginas.

(13)

Estrutura das páginas de navegação da BVS

Os três tipos de páginas web de navegação da BVS são estruturados em blocos de conteúdos hipertextos. Os blocos podem conter objetos do tipo textos,

imagens, etc. que representam resultados finais ou permitem novas interações.

A seguir estão descritas as estrutura dos três tipos de páginas que compõem a navegação na BVS e seus possíveis blocos de objetos de interação.

Layout Tipo I – Portal BVS

Assim, no layout do Portal BVS teremos os seguintes grupos e objetos de interação:

1. Top – Graficamente é o espaço reservado ao logotipo da BVS, ao Banner e aos logotipos das instituições participantes do projeto

a. Parent - Através de um link, deverá dar acesso ao site da BVS Hierarquicamente anterior

b. Banner – Imagem que identifica o Site

(14)

2. Content – Dentro deste grupo, alguns objetos podem estar presentes:

a. PortalList– Contém a lista de Sites da BVS que possuem uma relação temática ou geográfica.

b. Search – Área para busca livre e acesso à página de busca avançada.

c. InformationSources

Collection - Através de uma fonte de informação da biblioteca

Topic - Através de um tema, percorrendo transversalmente varias fontes de informação

Communities - Fontes de informação estão organizadas para atender às necessidades de uma determinada comunidade, grupo de especialistas ou perfil de usuários

d. Panels - Área para para destaques de qualquer fonte de informação

Layout Tipo II – Páginas de acesso as Fonte de Informação

1. Top - Graficamente é o espaço reservado para a identificação da Galeria ou Fonte de Informação

a. Parent – Neste contexto, o logo conduz à homepage da BVS (Tipo II para Tipo I)

(15)

b. Banner – Através de um link, o banner leva o usuário ao inicio da galeria ou portal de fonte de informação

2. Content – Nas páginas do Tipo II podemos encontrar os seguintes objetos:

a. Navigation – Aqui estará representado o caminho percorrido pelo usuário nas páginas da Biblioteca. A navegação permitirá que o usuário compreenda onde está e como chegou até aqui. Além disso, garante um retorno simples e rápido para qualquer ponto da navegação através de links.

A figura 6 mostra o caminho feito passo a passo (browsing) até o Portal de Bases de Dados Bibliográficas.

Figura 6. Barra de Navegação demonstrando passo a passo o caminho para Bases de dados Bibliográficas

b. Search – Área para busca livre no contexto da Fonte ou da Galeria, e acesso à página de busca avançada

c. Topic – Informação organizada por temas, percorrendo transversalmente as fontes de informação disponíneis nesse contexto

d. Collection – Lista de fontes de Informação disponíneis nesse contexto

(16)

Layout Tipo III – Páginas de Resultado

1. Top - Graficamente é o espaço reservado para a identificação da Galeria ou Fonte de Informação

a. Parent – Neste contexto, o logo conduz à homepage da BVS b. Banner – Através de um link, o banner leva o usuário ao inicio da

galeria ou portal de fonte de informação

2. Content – Nas páginas do Tipo II podemos encontrar os seguintes objetos:

a. Navigation – Aqui estará representado o caminho percorrido pelo usuário nas páginas da Biblioteca. A navegação permitirá que o usuário compreenda onde está e como chegou até aqui. Além disso, garante um retorno simples e rápido para qualquer ponto da navegação através de links.

O caminho feito passo a passo (browsing) até o Portal LILACS deverá aparecer da seguite maneira na navegação:

(17)

b. Result – Este objeto contém o resultado de uma pesquisa efetuada numa fonte de informação. Cada documento encontrado pode ter links para serviços online quando estes estiverem disponíveis no site.

Exemplo: a figura 7 mostra links para serviços Online numa página de Tipo III.

c. Horizontal Navigation – A navegação horizontal deverá

contextualizar o resultado. Deverá conter indicações de quantas páginas de resultado foram obtidas, permitir avançar e recuar pelas página ou saltar diretamente para qualquer das páginas de

resultado

Exemplo: a figura 8 mostra como deve ser apresentada a navegação horizontal numa página de Tipo III .

(18)

Tecnologias utilizadas

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

A presente pesquisa teve como objetivo levantar a percepção de proprietários de cães domésticos em relação a zoonoses, profilaxia e responsabilidades sobre os animais de

Martins e De Luca (1994) mencionam que o passivo ambiental é toda a agressão que se pratica ou praticou contra o meio ambiente. Uma empresa possui um passivo ambiental quando

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Unlike the Portuguese experience, the low knowledge of the Spanish market and the strategy of establishing stores in shopping malls, similarly to Portugal, did not contribute to

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii