• Nenhum resultado encontrado

FAMÍLIA SOLIDÁRIA. A eterna aliança BOLETIM INTERPAROQUIAL. ARCIPRESTADO DE BRAGA. 747 EXERCÍCIO DA SEMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FAMÍLIA SOLIDÁRIA. A eterna aliança BOLETIM INTERPAROQUIAL. ARCIPRESTADO DE BRAGA. 747 EXERCÍCIO DA SEMANA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INTERPAROQUIAL . ARCIPRESTADO DE BRAGA . 747747 FAMÍLIA FAMÍLIA SOLIDÁRIA

MARÇO

21

2021 ANO B QUARESMA QUINTO DOMINGO

Jeremias 31, 31-34 Salmo 50 (51) Hebreus 5, 7-9 João 12, 20-33

‘EXERCÍCIO’

DA SEMANA

Saborear a beleza da palavra

de Deus; viver mergulhados na alegria do amor.

Depois de Noé, Abraão, de Moisés no Sinai (o amor mais forte do que as infidelidades do povo), tudo culmina com «uma aliança nova»: «Hei de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração».

Aliança que se realiza de forma plena em Jesus Cristo: «aprendeu a obediência no sofrimento», tornou-se, para nós, «causa de salvação eterna», dando a vida. Com as palavras dele próprio, somos conduzidos ao culminar da Quaresma: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado». Esta ‘hora’ suscita, em nós, o desejo de purificação: «apagai os meus pecados. Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas». Abracemos a atitude humilde de nos deixarmos amar e cumular pela alegria de Deus!

Sempre que nós fechamos uma porta, Deus abre uma nova janela, insiste com nova oportunidade. Surge então uma Aliança ainda mais profunda e mais perfeita. Não será gravada em tábuas de pedra (como a de Moisés), mas gravada na alma e no coração. Deus está tatuado dentro de nós, habita o íntimo mais íntimo do nosso ser. Jeremias é o profeta da esperança. Por entre as lamentações, ajuda-nos a não bater com a porta, antes a deixar entrar a brisa da esperança: a Nova e Eterna Aliança que foi para sempre selada com o sangue e o amor de Jesus Cristo. A cruz, porém, não tem a última palavra.

O amor até à morte possui a potência da fecundidade e da vida. Como um grão de trigo!

“Uma aliança

“Uma aliança nova”

nova”

‘Aliança’, série

em laboratoriodafe.pt

A eterna aliança

Jeremias atesta a persistência da Aliança com uma novidade. Agora, já não se trata de mera renovação, mas o dom de ‘uma nova aliança’ assente em dois pilares: o ’conhecimento’

de Deus e o perdão dos pecados. O crente confia em Deus, deixa-se amar, deseja um coração puro, abre-se aos frutos da Aliança. É a meta da Nova e Eterna Aliança. O horizonte do humano (crente) é possuir um coração purificado que lhe permita alcançar a visão divina, ‘ver’ a Deus.

(2)

Boletim interparoquial de

Divino Salvador de Nogueiró, Santa Eulália de Tenões e São Pedro de Este, arciprestado e arquidiocese de Braga

Ce lebraçõ es e intençõe s V ida paro qu ial

Nogueiró

Terça, 23 de Março de 2021 19h30 - Missa, na igreja

Domingo, 28 de Março de 2021 - Ramos 10h30 - Abertura da igreja e acolhimento 11h00 - Missa, na igreja

Lugares disponíveis: 50

De 22 a 28 de Março 2021

Tenões

Terça, 24 de Março de 2021 19h30 - Missa, no Salão Paroquial

Domingo, 28 de Março de 2021 - Ramos 9h30 - Abertura do salão e acolhimento 10h00 - Missa, no Salão Paroquial Lugares disponíveis: 50

São Pedro

Quinta, 25 de Março de 2021 19h30 - Missa, no Salão Paroquial Sábado, 27 de Março de 2021

19h30 - Abertura do salão e acolhimento 20h00 - Missa, no Salão Paroquial

Domingo, 28 de Março de 2021 - Ramos 8h30 - Abertura do salão e acolhimento 9h00 - Missa, no Salão Paroquial Lugares disponíveis: 60

Inscrições para a Missa:

— Tel. 916099541 — Email: zonaestebraga@gmail.com

É obrigatória a inscrição para as missas do fim de semana em todas as paróquias.

Censos 2021

O Instituto Nacional de Estatística irá realizar os recenseamentos da população e habitação no âmbito dos Censos 2021.

A Junta de Freguesia de Este (S. Pedro e S.

Mamede) informa

que de 5 a 18 de Abril proce- der-se-á à distribuição de cartas (código de res- posta pela internet) pelos alojamentos ou ques- tionários. O momento censitário arrancará às zero horas do dia 19 de Abril.

- De 19 de Abril até 10 de Maio – Resposta pela Internet; Abertura eBalcão

-

De 11 de Maio até 31 de Maio – Resposta pela Internet, Telefone e Papel

-

De 1 de Junho em diante – Resposta em Papel, Internet e Telefone

Apela-se a que não deitem fora os códigos rece- bidos e em caso de dúvidas podem contactar a Junta de Freguesia.

Direitos paroquiais ou obradas

Caso pretenda realizar um donativo, para a paróquia, pode faze-lo no cartório paroquial, no final da missa (em envelope próprio), por transferência bancária para o NIB da paróquia a que pertence ou por outros meios digitais. Se usarem estes meios agradecemos o envio do comprovativo para este endereço: zonaestebraga@gmail.com.

Faremos chegar o respetivo recibo. Agradecemos o seu cuidado e a sua generosidade.

IBAN Nogueiró: PT50 0035 0385 00001264430 66 IBAN Tenões: PT50 0035 0385 00003466430 57

IBAN S. Pedro: PT50 0035 0359 00001513 930 20

916692435

PayPal.Me/padremiguelangelo

https://pay.revolut.com/profile/miguelzsj

Visita aos doentes

Os doentes acamados que desejarem a visita do Sr. Padre neste tempo de quaresma e de prepara- ção da Páscoa devem fazer a sua inscrição com o Sr. Padre Miguel, telem. 916692435.

Bênção de casas novas

Quem estiver interessado em benzer a casa é

favor contactar o Sr. Padre Miguel Ângelo para

marcar o dia e a hora, telem. 916692435.

(3)

www.laboratoriodafe.pt RENOVAÇÃO INADIÁVEL

SAUDAÇÃO

Percorremos, ao longo desta Quaresma, as grandes etapas da história do povo de Deus e das sucessivas alianças. E, neste domingo, acompanhamos a promessa de uma ‘nova aliança’. Assim, a relação entre Deus e o povo não se reduzirá mais a um contrato escrito nas tábuas da lei, mas será uma aliança inscrita no coração. Um coração purificado, recriado, renovado e transformado pelo amor divino!

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. TODOS: Ámen.

PEDIMOS PERDÃO

> Aceitaste a sorte do grão de trigo, que cai na terra e morre, para dar muito fruto. Nós estamos agarrados à nossa vida: queremos possuí-la e não oferecê-la. Senhor, misericórdia! TODOS:Senhor, misericórdia!

> A cruz mete-nos medo: medo de perder a vida, de não agarrarmos tudo o que a vida nos oferece. Caímos em tentações que nos deixam vazios e desiludidos. Cristo, misericórdia! TODOS:Cristo, misericórdia!

> Recusamos o percurso do grão de trigo, o caminho do amor, o caminho que verdadeiramente nos dá a vida, e vida em abundância!

Senhor, misericórdia! TODOS:Senhor, misericórdia!

ACOLHEMOS A PALAVRA

[Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/audio disponível no Laboratório da fé;

Quem não tem acesso aos meios digitais pode ler o texto da folha em anexo]

LEITURA DO LIVRO DE JEREMIAS[capítulo 31, versículos 31 a 34]

Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova. Não será como a aliança que firmei com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, aliança que eles violaram, embora Eu tivesse domínio sobre eles, diz o Senhor. Esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel, naqueles dias, diz o Senhor: Hei de imprimir a minha lei no

íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Já não terão de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: «Aprendei a conhecer o Senhor». Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas.

[Ver/ouvir a segunda parte do vídeo/audio...]

PARTILHAMOS A PALAVRA

Estamos no último episódio da ‘série’ dedicada à temática da aliança.

Algo novo já começa a despontar! Jeremias, naquele que se designa como «Livro da Consolação» (capítulos 30 e 31), apresenta um tempo novo inaugurado e regido por ‘uma nova aliança’ gravada na tábua do coração. O coração guarda tudo o que é importante, tudo o que ajuda a viver com sentido a nossa vida.

Em todo o Antigo Testamento é a única vez que se faz referência à

‘nova aliança’. Aqui percebemos a ponte com a Nova e Eterna Aliança revelada na Última Ceia (os evangelhos segundo Marcos e Mateus falam de aliança; Lucas e na Primeira Carta aos Coríntios usam mesmo ‘nova aliança’).

Apesar da infidelidade do povo, que gravou o pecado na tábua do coração (cf. Jeremias 17, 1), Deus não abandona a Aliança, continua a amar o seu povo. O nome de Deus é misericórdia!

Jeremias atesta a persistência da Aliança («Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo») com uma novidade. Agora, já não se trata de mera renovação, mas o dom de ‘uma nova aliança’ assente em dois pilares: o

’conhecimento’ de Deus e o perdão dos pecados.

O crente confia em Deus, deixa-se amar, deseja um coração puro, abre- se aos frutos da Aliança. É a meta da Nova e Eterna Aliança. O horizonte do humano (crente) é possuir um coração purificado que lhe permita alcançar a visão divina, ‘ver’ a Deus.

(4)

quinto domingo quinto domingo da quaresma

da quaresma

liturgia familiar liturgia familiar

a eterna aliança a eterna aliança

Depois de Noé, Abraão, de Moisés no Sinai (onde se revela o amor mais forte do que as infidelidades do povo), neste Quinto Domingo, tudo culmina com «uma aliança nova». Aliança que se realiza de forma plena em Jesus Cristo.

APRESENTAMOS AS NOSSAS PRECES

Ao Deus da Aliança confiamos as preces, as súplicas, clamores e lágrimas do seu povo, dizendo: Dá-nos um coração novo e renova a Aliança!

> Pela Igreja: para que se manifeste ao mundo, como esposa fiel de Jesus Cristo, instrumento da aliança e da unidade de todo o género humano, nós te pedimos: TODOS: Dá-nos um coração novo e renova a Aliança!

> Pelos que têm responsabilidade no governo das nações: para que reconheçam o valor fundamental da aliança conjugal e promovam verdadeira políticas de apoio à família, nós te pedimos: Dá-nos...

> Pelos que partiram antes de nós e pelas vítimas da Covid-19: para que as suas vidas, lançadas à terra, como o grão de trigo, frutifiquem para a vida eterna e a certeza do teu amor, mais forte do que a morte, ilumine e console os familiares de luto, nós te pedimos: TODOS: Dá-nos um coração...

> Pela nossa família: para que alcancemos, através da conversão e do perdão, um coração novo, verdadeira arca da aliança, que guarda o tesouro frágil do amor, nós te pedimos: TODOS: Dá-nos um coração novo...

> [acrescenta a tua intenção]. Nós te pedimos: TODOS: Dá-nos um coração...

Rezemos como Jesus Cristo nos ensinou: [TODOS:] Pai nosso...

ASSUMIMOS UM COMPROMISSO

Em família, vamos evocar a aliança conjugal: dialogar/escrever sobre três qualidades de cada um dos membros da família. E, juntos, renovar ao Senhor o pedido de um coração novo. O coração novo é a verdadeira arca da aliança capaz de guardar o tesouro do amor conjugal e familiar.

Bendigamos o Senhor! TODOS: Graças a Deus!

BÊNÇÃO DA FAMÍLIA E DA MESA

[PARA REZAR ANTES DA REFEIÇÃO EM FAMÍLIA]

Bendito sejas, ó Pai, que nos dás um sinal da tua aliança, no amor abençoado que fez nascer e alimenta esta família. A refeição que vamos partilhar reforce os laços da nossa unidade e nos ajude a

trabalhar por um mundo mais fraterno. Ámen. [PROPOSTA A PARTIR DA FERRAMENTA ‘TER UMA SÓ MENSAGEM’ E DOS SUBSÍDIOS PUBLICADOS PELO PADRE AMARO GONÇALO LOPES]

(5)

ACOLHEMOS A PALAVRA

[anexoàliturgiafamiliar]

[primeira parte do vídeo/audio]

Depois de Noé, Abraão, de Moisés no Sinai (onde se revela o amor mais forte do que as infidelidades do povo), neste Quinto Domingo, tudo culmina com «uma aliança nova»: «Hei de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração». Aliança que se realiza de forma plena em Jesus Cristo: «aprendeu a obediência no sofrimento», tornou-se, para nós, «causa de salvação eterna», dando a vida. Com as palavras dele próprio, somos conduzidos ao culminar da Quaresma: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado». Esta ‘hora’ suscita, em nós, o desejo de purificação:

«apagai os meus pecados. Lavai-me de toda a iniquidade e purificai- me de todas as faltas». Abracemos a atitude humilde de nos

deixarmos amar e cumular pela alegria de Deus!

[segunda parte do vídeo/audio]

Sempre que nós fechamos uma porta, Deus abre uma nova janela, insiste com nova oportunidade. Surge então uma Aliança ainda mais profunda e mais perfeita. Não será gravada em tábuas de pedra (como a de Moisés), mas gravada na alma e no coração. Deus está tatuado dentro de nós, habita o íntimo mais íntimo do nosso ser. Jeremias é o profeta da esperança. Por entre as lamentações, ajuda-nos a não bater com a porta, antes a deixar entrar a brisa da esperança: a Nova e Eterna Aliança que foi para sempre selada com o sangue e o amor de Jesus Cristo. A cruz, porém, não tem a última palavra. O amor até à morte possui a potência da fecundidade e da vida. Como um grão de trigo!

Catequese familiar

Pintar o desenho; e relacionar o texto do profeta Jeremias [capítulo 31, versículos 31 a 34] e com o

evangelho segundo João [capítulo 12, versículos 20 a 33]

‘Recordar’ o caminho percorrido nos ‘episódios’

anteriores sobre o tema da Aliança (Noé, Abraão, Moisés, misericórdia); e ‘explorar’ a proposta do coração: a aliança inscrita no coração humano

(6)

QUINTO DOMINGO DA QUARESMA | ANO B

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A partir dos resultados encontrados nos estudos, identificou-se que o incentivo à prática regular de atividade física é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação