• Nenhum resultado encontrado

O que é introdução alimentar?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que é introdução alimentar?"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário

Introdução ...3

O que é introdução alimentar? ...4

Sinais que indicarão que seu bebê está pronto ...5

Como proceder com a introdução alimentar? ...6

Posso parar de amamentar ou cortar o leite de repente? ...8

Que alimentos são os mais adequados para começar? ... 10

Que mudanças posso esperar depois que meu bebê começar a comer alimentos sólidos? ... 11

Meu bebê precisa de água? ... 12

10 receitas de papinha fáceis de fazer ... 13

Papinha de grão de bico com ovo ... 13

Papinha de batatas, peixe e feijão verde ... 14

Papinha de lentilha com abóbora ... 16

Papinha de cenoura com peru ... 17

Papinha de maçã ... 18

Papinha de abobrinha, batata e queijo ... 19

Papinha de cuscuz com legumes e ovo ... 20

Papinha de tomate e batata ... 22

Papinha de banana ... 23

Papinha de lentilha e vegetais ... 24

Conclusão ... 25

(3)

Introdução

Por volta dos 6 meses, os bebês começam a ter maiores necessidades de energia e nutrientes. Este é o momento de introduzir alimentos "sólidos" ou complementares à dieta.

Alimentos complementares são alimentos que, além do leite, são facilmente consumidos e digeridos pela criança e que atendem às suas crescentes necessidades nutricionais. Contudo, nem sempre é fácil fazer essa introdução alimentar. Por isso, este e-book traz, além de 10 receitas deliciosas, várias informações sobre o assunto.

(4)

O que é introdução alimentar?

O leite atende às necessidades nutricionais da maioria dos bebês até cerca de 6 meses de idade. É por isso que a idade recomendada para introduzir alimentos complementares é a partir de 6 meses. No entanto, alguns profissionais de saúde às vezes aconselham começar a oferecê-los entre 4 e 6 meses.

Como a taxa de crescimento e as necessidades variam de criança para criança, é possível que alguns bebês precisem comer outros alimentos antes dos 6 meses. No entanto, não é recomendado dar-lhes alimentos complementares antes dos 4 meses, pois isso pode prejudicar sua saúde.

De fato, crianças mais novas não estão fisiologicamente prontas para consumir outros alimentos além do leite ou da fórmula infantil porque:

 Sua produção de saliva é insuficiente;

 Elas não têm enzimas suficientes para digerir os alimentos consumidos;

 Seus rins não toleram grandes quantidades de proteína;

 Seu sistema imunológico ainda está imaturo, o que aumenta seu risco de sofrer de alergias alimentares.

Agora que você já entende um pouco sobre introdução alimentar, vejamos mais informações sobre o assunto.

(5)

Sinais que indicarão que seu bebê está pronto

Como saber se seu bebê está pronto para comer alimentos sólidos? Aqui estão algumas pistas:

 Seu bebê ainda tem o reflexo natural de esticar a língua para expulsar comida da boca? Esse reflexo, que evita que os bebês se afoguem, também faz com que eles empurrem comida para fora de suas bocas.

 Seu bebê é capaz de manter a cabeça ereta? Para comer alimentos sólidos, os bebês precisam ter um bom controle da cabeça e do pescoço, e devem ser capazes de se sentar eretos.

 Seu bebê está interessado em comida? Um bebê de 6 meses que olha e pega sua comida na hora do jantar está claramente pronto para experimentar novos alimentos.

(6)

Se o médico do seu filho lhe der sinal verde para começar a introduzir alimentos sólidos, mas seu bebê parecer frustrado ou não estiver interessado nesses sólidos que você está dando para ele, tente esperar alguns dias ou semanas antes de tentar novamente.

Neste momento, alimentos sólidos são apenas um suplemento;

leite materno e fórmula ainda atenderão às necessidades nutricionais básicas do seu bebê.

Como proceder com a introdução alimentar?

Escolha um período livre de agitação na vida familiar para dar este passo crucial: evite começar a introdução alimentar quando a criança estiver doente ou em crise.

(7)

No início, comece oferecendo-lhe pequenas quantidades gradualmente e, em seguida, adapte-as ao seu ritmo. Por exemplo, se a criança aceitou uma colher de chá ou duas no primeiro dia, já é um ótimo começo!

Não desista: amanhã ela pode se arriscar a comer mais. Deixe que ela escute sua fome e se familiarize com essa nova experiência tranquilamente.

Depois de alguns dias ou semanas, seu filho pode desfrutar de duas a três refeições por dia. Por volta dos 7 ou 8 meses, ele comerá refeições regulares, combinando uma variedade maior de alimentos.

Você pode alimentá-lo quando quiser até o primeiro ano de idade, antes de estabelecer um cronograma fixo de refeições e lanches.

Tenha em mente que um bebê pode precisar fazer vários testes antes de apreciar um alimento! Mesmo que ele se recuse a consumi- lo mais de 15 vezes, não perca a esperança e continue oferecendo esse alimento, mas nunca o force a comê-lo.

Se necessário, faça uma "pausa" dessa comida e a ofereça novamente alguns dias depois para tentar uma nova abordagem. Se o seu bebê concordar em tocá-la ou colocá-la na boca, mostre a ele que isso é positivo! Este é um ótimo começo para ele se familiarizar com uma comida de que não gosta tanto.

(8)

Tenha em mente que a alimentação não é apenas um processo nutricional, mas também um processo social e de socialização.

Devemos tentar comer junto com o nosso bebê em vez de apenas alimentá-lo, transformando esse momento em uma hora agradável do dia, uma atividade familiar de experimentação e de descobertas para o nosso bebê, mas sem telas, televisores ou elementos distrativos que, por outro lado, estão associados a um risco aumentado de asfixia e a um aumento desnecessário na ingestão, podendo ocasionar sobrepeso/obesidade.

Posso parar de amamentar ou cortar o leite de

repente?

(9)

Mães amamentando, saibam que a abstinência abrupta pode ser dolorosa para você e perturbadora para os bebês (então, repetindo, para você também). É importante fazer uma transição gradual e suave para que o bebê se adapte e seu corpo siga o ritmo.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda amamentar até os 2 anos de idade ou mais, se mamãe e bebê assim o desejarem. Portanto, não é obrigatório desmamar seu bebê do peito ao introduzir alimentos sólidos.

Repetindo, até o primeiro ano de idade, o leite materno complementa a dieta do bebê para que não lhe falte nada.

Se o bebê for alimentado com fórmula infantil, você pode substituir gradualmente a mamadeira para oferecer leite de vaca (com cerca de 9 a 12 meses) em copos abertos.

O bebê deve se adaptar a essa nova realidade e, provavelmente, escolherá o recipiente que preferir. Por volta de 1 ano de idade, você pode remover a fórmula infantil e optar apenas pelo leite de vaca.

Lembre-se, no entanto, de que o peito e a mamadeira são muito mais do que maneiras de alimentar o bebê: eles também são uma fonte de conforto para ele. É por isso que é possível que o bebê se apegue à amamentação ou à mamadeira.

(10)

Que alimentos são os mais adequados para começar?

A alimentação do bebê deve ser o mais semelhante possível à de seu contexto familiar, portanto, os primeiros alimentos a serem introduzidos devem ser os mais consumidos em sua casa, prestando atenção, logicamente, a alimentos com restrição de idade.

É importante que seu bebê tenha uma dieta variada e de qualidade à sua disposição e, em particular, a partir dos seis meses é aconselhável introduzir uma fonte rica em ferro e zinco, como carnes, peixes, leguminosas, nozes e cereais fortificados.

Alimentos ricos em vitamina C, como frutas vermelhas e cítricas, pimenta crua ou salsa favorecem a absorção de ferro. Dessa forma, recomenda-se que pelo menos uma refeição por dia seja rica em vitamina C.

Hoje, somos bombardeados por alimentos ultra processados e farinhas refinadas que fornecem muita energia, mas que não têm nenhum ou têm baixíssimo teor de outros nutrientes necessários para crescermos e vivermos de maneira plenamente saudável. É por isso que esses produtos adquirem o nome popular de "calorias vazias", porque apesar de seu alto teor calórico, eles possuem uma densidade nutricional e um valor nutricional muito baixos.

(11)

Que mudanças posso esperar depois que meu bebê começar a comer alimentos sólidos?

Quando seu bebê começar a comer alimentos sólidos, suas fezes se tornarão mais sólidas e de cor variável. Devido aos açúcares e gorduras adicionadas, elas também terão um cheiro mais forte.

Ervilhas e outros vegetais verdes podem deixar suas fezes verde-escuras. Além disso, a beterraba pode deixar as fezes avermelhadas (beterraba às vezes torna a urina avermelhada também).

Se as refeições do seu bebê não forem passadas por um triturador, suas fezes podem conter pedaços de comida não digerida, especialmente milho, casca de tomate e outros vegetais. Tudo isso é normal.

(12)

O sistema digestivo do seu bebê ainda não está maduro o suficiente e precisa de tempo antes que ele possa processar totalmente esses novos alimentos.

No entanto, se as fezes estiverem extremamente macias ou aquosas, isso pode significar que o trato digestivo está irritado.

Neste caso, reduza a quantidade de sólidos e os reintroduza mais lentamente. Se as fezes continuarem macias e aguadas, fale com o médico do seu filho para descobrir o motivo.

Meu bebê precisa de água?

Bebês saudáveis não precisam ingerir água adicional. O leite materno ou fórmula fornece todos os fluidos de que ele precisa. No entanto, você pode oferecer um pouco de água quando começar a dar alimentos sólidos para ele.

Use um copo ou a mamadeira e limite a ingestão de água a não mais do que 1 xícara por dia. Além disso, pequenas quantidades de água podem ser necessárias em dias muito quentes.

(13)

10 receitas de papinha fáceis de fazer

Agora que você já sabe tudo sobre introdução alimentar, vamos ver em mais detalhes algumas receitas que o seu filho certamente irá adorar!

Papinha de grão de bico com ovo

Grão de bico é uma importante fonte de carboidratos. Quando seu bebê começa a se mover pela casa, ele precisa de mais energia.

O grão de bico também fornece proteínas, vitaminas - especialmente B - e minerais, como ferro e magnésio.

Quanto ao ovo, a clara tem proteínas de alta qualidade. No entanto, por ser um alimento bastante alergênico, os pediatras geralmente aconselham adiar a incorporação do ovo inteiro na dieta

(14)

do bebê até os 10 meses.

Para fazer esta receita, você precisará de:

 Uma pequena xícara de grão de bico. Você também pode ferver um punhado ou tirá-lo do ensopado que acabou de preparar.

 Meia cenoura.

 Um ovo.

Deixe o ovo ferver por cerca de 10 minutos, até que esteja duro.

Cozinhe a cenoura descascada por mais 20 minutos ou tire o purê de cenoura do freezer se tiver armazenado. Passe todos os ingredientes no liquidificador. Ajuste a quantidade de líquido para obter a consistência que seu bebê gosta e adicione uma colher de chá de azeite.

Papinha de batatas, peixe e feijão verde

Assim como os ovos, o peixe é um alimento muito saudável,

(15)

mas também pode desencadear alergias. Então, sua incorporação à dieta do bebê geralmente é feita algumas semanas depois da carne. É aconselhável começar com o mais fácil de digerir: peixe branco.

Para fazer esta receita, você precisará de:

 50g de linguado ou qualquer peixe branco.

 Uma batata.

 Alguns feijões verdes. Eles podem ser congelados.

Cozinhe a batata descascada e picada e o feijão por cerca de 20 minutos. Coloque-os em água fervente para que não percam nutrientes. Enquanto isso, prepare o peixe grelhado, tire as espinhas e o esfarele. Passe os legumes no liquidificador, adicionando um pouco de salsa, riquíssima em vitamina C. Adicione o peixe e algumas gotas de óleo. Complete o cardápio com uma mamadeira de leite.

(16)

Papinha de lentilha com abóbora

O bebê deve se acostumar a comer lentilhas, uma das leguminosas mais ricas e nutritivas. Ela fornece muitas proteínas vegetais para que não haja necessidade de adicionar outra fonte de proteína, como carne ou ovo.

Prepare-as com abóbora e você terá um purê mais leve e com um sabor doce que o bebê vai adorar.

Para fazer esta receita, você precisará de:

 Um pouco de lentilhas cozidas.

 Um pedaço de abóbora.

 Azeite.

Deixe a abóbora descascada e picada ferver por cerca de 10 minutos. Passe-a no liquidificador junto com as lentilhas cozidas.

Adicione um pouco de líquido para obter a consistência desejada e acrescente uma colher de chá de azeite. Complete o cardápio do almoço com uma papinha de maçã.

(17)

Papinha de cenoura com peru

O peru, com seu sabor suave e sem gordura, é uma fonte perfeita de proteína para o bebê e uma boa alternativa ao frango.

Como também se come com os olhos e os bebês adoram cores brilhantes, vamos prepará-lo com cenouras, às quais adicionaremos batata ou arroz para acrescentar um pouco mais de energia.

Para fazer esta receita, você precisará de:

 50g de peito de peru.

 Uma cenoura.

 Uma batata.

 Azeite.

Cozinhe a cenoura e as batatas picadas e descascadas por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, grelhe o peito de peru. Passe

(18)

tudo no liquidificador e adicione uma colher de chá de azeite.

Você também pode substituir a batata por um pouco de arroz cozido, que também passará no liquidificador. Complete o cardápio com um laticínio.

Papinha de maçã

A compota de frutas é uma sobremesa ideal para lanches ou para complementar a papinha do almoço. Você pode prepará-la de várias maneiras, mas talvez a mais rápida e prática seja no micro- ondas.

Para fazer esta receita, você precisará de:

 Uma maçã.

 Um pouco de canela.

 Algumas gotas de limão.

(19)

Descasque a maçã e coloque-a em um prato de micro-ondas com um pouco de água. Coloque o regulador na potência máxima por cerca de 7 minutos.

Verifique se os pedaços se desmancharam e amasse a maçã com um garfo. Adicione algumas gotas de limão para que não fiquem pretas e uma pitada de canela. Pronto, você já tem sua sobremesa! A compota pode ser congelada ou armazenada em um pote fechado na geladeira por vários dias.

Papinha de abobrinha, batata e queijo

A batata dará à criança energia para brincar e se mover. A abobrinha fornecerá a fibra, as vitaminas e os minerais de que ela precisa. E o queijo dará as proteínas, para que ela cresça saudável.

Um prato completo que você ainda pode melhorar adicionando um pouco de salsa, rica em vitamina C e ômega 3.

(20)

Para fazer esta receita, você precisará de:

 Metade de uma abobrinha.

 Uma batata.

 1 pedaço de queijo.

 Um pouco de salsa.

Descasque os legumes e comece a ferver a batata picada. Após 10 minutos, adicione a abobrinha e mantenha em fogo alto por mais 10 minutos. Passe tudo no liquidificador, adicionando o queijo. Não é necessário adicionar mais gorduras, já que o queijo contém muitas.

Complete este purê com frutas raladas como, por exemplo, meia maçã ou meia pera.

Papinha de cuscuz com legumes e ovo

O cuscuz é um cereal leve e palatável que traz energia ao prato.

(21)

Nesta receita, as proteínas serão obtidas através da gema de ovo.

Como esse é um dos 10 alimentos mais alergênicos, é aconselhável ter cautela e começar com meia gema.

Para fazer esta receita, você precisará de:

 Uma colher de sopa de cuscuz.

 Um pedaço de abobrinha.

 Um pedaço de abóbora.

 Um ovo.

 Algumas gotas de azeite.

Despeje os legumes descascados e picados em água fervente.

Após cerca de 10 minutos, eles ficarão macios. O ovo também deve ficar duro. Adicione água fervente ao cuscuz, conforme indicado pelo fabricante. Levará cerca de 5 minutos para adquirir a consistência ideal.

Amasse os legumes com um garfo. Adicione o cuscuz e mexa bem. Reserve uma porção para o bebê. Se houver sobras, este purê pode ser congelado.

Se o bebê rejeitar a papinha de cuscuz, passe o purê no liquidificador, mas não esqueça que, quanto mais cedo ele começar a comer purês com pedaços, melhor. Complete este prato com um copo de leite.

(22)

Papinha de tomate e batata

Como você sabe, a batata é uma excelente fonte de energia para o bebê. Por isso, esta é uma receita altamente recomendada para quando o bebê estiver começando a engatinhar.

Para fazer esta receita, você precisará de:

 5 tomates.

 6-7 batatas.

 1 colher de sopa de azeite de boa qualidade com manjericão.

Descasque as batatas. Corte-as em pedaços pequenos. Na panela, cozinhe-as com tampa por 15 minutos. Você fará a mesma coisa com os tomates, e também é essencial descascá-los. Corte-os em pedaços pequenos.

Misture todos os ingredientes, adicionando o azeite. Você pode

(23)

substituir manjericão por orégano e adicionar carne branca.

Papinha de banana

Além dos carboidratos, as bananas fornecem potássio e magnésio, um importante regulador do sistema nervoso.

Graças ao seu alto teor de fibras, este alimento ajuda o bebê a evacuar e evita a constipação e, graças aos taninos que fornece, ajuda a controlar episódios de diarreia. O mingau de banana é perfeito para a hora do lanche.

Para preparar esta receita, você precisará de:

 Meia banana.

 Meio suco de laranja.

Amasse a banana e adicione o suco de laranja. Se o bebê ainda não estiver comendo pedaços, você pode passar tudo no liquidificador

(24)

para obter uma textura mais aquosa.

Papinha de lentilha e vegetais

Como você já sabe, leguminosas são alimentos ricos em triptofano e proteínas vegetais, então você não precisa adicionar carne. Se forem preparadas com vegetais, têm seu sabor suavizado e adoçado.

Para preparar esta receita, você precisará de:

 1 copo de lentilhas cozidas.

 1 copo de purê de vegetais à sua escolha.

Amasse as lentilhas, misturando-as com o purê de legumes previamente descongelado no micro-ondas (você pode usar uma receita própria ou alguma das que encontrou nesse e-book).

Faça isso no liquidificador, porque a casca das lentilhas é grossa

(25)

e, no momento, um pouco indigesta para o bebê. Se você vir que o bebê as cospe, passe o purê por um coador, usando uma colher de pau para remover as cascas.

Conclusão

Cada bebê é único e tenta se adaptar ao seu contexto. Estas são simplesmente fases da vida e, em muitas ocasiões, o mais importante é ser paciente.

Lembre-se de que existem dois métodos de introdução alimentar: introdução por trituração ou diretamente por sólidos, sem vantagens ou desvantagens médicas demonstradas nos estudos atuais. O que realmente importa não é o método em si, mas oferecer

(26)

uma dieta de qualidade e evitar alimentos com alto risco de asfixia.

Além disso, é importante que seu bebê se acostume com o processo alimentar: sente-se, dê a comida com uma colher, deixe que ele descanse entre as mordidas e pare quando ele não estiver mais com fome. Essas primeiras experiências ajudarão seu filho a desenvolver bons hábitos alimentares ao longo de sua vida.

Também é importante que o seu filho coma junto com a família.

De fato, isso pode ter grandes efeitos em seu desenvolvimento. Isso porque, como já foi citado, a hora da refeição também é um momento de socialização, e é importante que o bebê saiba disso desde o início.

Se você tiver alguma dúvida sobre a nutrição do seu filho, incluindo preocupações quanto à quantidade ingerida (se ele come muito ou pouco), entre em contato com o médico dele!

Referências

Documentos relacionados

Como se pode ultrapassar o último, se você está atrás do último, você não pode ultrapassar o último!. Calcule na

Agora se você nem fez o teste, é porque você é macho, porque macho não faz testizinhos por

Abra a porta da geladeira, retire a girafa, coloque o elefante, e feche a porta?. Esta pergunta testou sua capacidade de pensar nas

Mostra que para você o que importa é o resultado final. Está segura de si e se for preciso mostra o que pensa

Primeiro vai levar o carneiro para a outra margem e deixará na margem de origem, os dois fardos de capim.. Em seguida ele voltará e vai pagar um fardo

Assim, qualquer objeto preto maior que o rasgo que esteja por baixo da folha satisfaz a solução. Estas são as

Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível

Our surveys indicate that at least 520 bird species occur in Viruá National Park (VNP) and adjacent areas, which is located in the Brazilian state o Roraima (northern