• Nenhum resultado encontrado

com renovada satisfação que iniciamos mais esse tempo em que dedicamos a nossa atenção para estudarmos a Palavra de Deus. Em tempos de relativização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "com renovada satisfação que iniciamos mais esse tempo em que dedicamos a nossa atenção para estudarmos a Palavra de Deus. Em tempos de relativização"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

1

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série “Através da Bíblia”. É com renovada satisfação que iniciamos mais esse tempo em que dedicamos a nossa atenção para estudarmos a Palavra de Deus. Em tempos de relativização da verdade e valorização dos sentimentos precisamos urgentemente de estudos que nos ajudem a fundamentar os objetivos da vida na Palavra de Deus. É preciso padronizarmos o nosso viver conforme a vontade do Senhor. Embora, em muitos círculos modernos o estudo bíblico seja visto como uma metodologia em extinção é necessário renovarmos o compromisso de fidelidade com a Palavra de Deus.

Ela é o nosso alimento espiritual diário e queremos que através desses estudos você tenha as condições necessárias para desenvolver adequadamente a sua vida cristã. O nosso compromisso é esse. Com Deus que nos tem chamado para essa tarefa. Mas, certamente, o nosso compromisso é com você que tem nos dado o privilégio da sua audiência. O retorno que vocês nos têm dado através das correspondências que chegam tem-nos feito continuar com alegria e firmeza na realização desse projeto. Registro hoje o e-mail que a Rubenita nos enviou. Foi essa a sua mensagem: 1273“Meu nome é Rubenita e sou missionária na África.

Estou no Brasil até o mês de Outubro e comecei ouvir o Através da Biblia há pouco tempo e estou maravilhada com os estudos. Onde moro não tenho tanta facilidade de acesso á Internet e esse é o motivo desse e-mail. Os estudos são muito bons e não vou ter esse mesmo privilégio lá onde ministro. Será que há uma maneira de ter esses estudos em CDs? Vocês têm a série completa em Inglês e Português? Eles serão para ouvir em casa nas minhas meditações e estudos pessoais e não para divulgação. Obrigada,” Rubenita – Missionária na Africa -

(2)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

2

email. Prezada irmã, obrigado por seu interesse no nosso programa e por você compartilhar conosco o seu desejo de estudar continuamente a Palavra.

Louvamos a Deus, pelo seu ministério, pode estar segura que já colocamos o seu nome em nossas orações. Como lhe respondi já temos alguns livros e CDs publicados e para adquiri-los é só entrar em nossa pagina na internet e verificar na loja virtual quais os produtos que você quer adquirir. Agora quero convidá-la e a todos que estão sintonizados conosco para orarmos. Vamos orar, vamos orar por você e seu ministério, pelo programa de hoje, pedindo que Deus fale com cada um de nós e, vamos orar também por esse projeto pedindo que Deus nos dê forças para concluí-lo com êxito. “Pai querido, chegamos à tua presença no nome de Jesus Cristo. Por teu amor, graça e misericórdia te agradecemos. E, baseados na tua bondade colocamos os nossos pedidos diante do Senhor. Tu conheces a sinceridade da tua filha Rubenita que te serve lá na África. Pedimos a tua bênção de fortalecimento e encorajamento no seu ministério. Pedimos que o senhor supra todas as suas necessidades. E, quanto a nós, pedimos que o senhor nos dê cada vez mais oportunidade de testemunharmos da transformação que Jesus faz em nossas vidas. Fale conosco hoje através da tua Palavra e conceda-nos o privilégio de levar esse projeto adiante, na tua força e dependência. Oramos, gratos, em nome de Jesus, Amém!

Querido amigo hoje temos como alvo estudarmos o capítulo oito de Apocalipse.

Neste capítulo vamos estudar a abertura sétimo selo feita pelo Senhor Jesus.

Vamos estudar Ap 8.1-13

(3)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

3

Em Apocalipse 6, seis selos foram abertos e um permaneceu fechado. O sétimo selo era especialmente dramático e sem dúvida João estava esperando ansiosamente a abertura deste selo. Mas permaneceu fechado. Houve um intervalo na ação (compare com os programas de televisão, que fazem intervalos para os comerciais no momento mais emocionante). Pelo menos três cenas ocorreram antes que o conteúdo do sétimo selo fosse revelado: 1) a selagem do povo de Deus na terra; 2) a celebração do povo de Deus no céu; e, 3) trinta minutos de silêncio, que vemos logo no inicio deste capítulo (conf. v. 1). Estas demoras certamente aumentaram a sensação de maravilha e expectativa de João.

Finalmente, o sétimo selo foi aberto e o seu conteúdo foi revelado. O conteúdo do sétimo selo são as sete trombetas que começam a soar. Os anjos que estavam em pé diante de Deus, diante do trono receberam as trombetas e a partir daí o sétimo selo foi desvendado.

Vamos estudar esse capítulo dando a ele o seguinte título:

O sétimo selo, o selo das trombetas Ap 8.1-13

Introdução

Ao invés de nos trazer, de uma vez, ao fim da revelação do plano de Deus, o sétimo selo abre uma outra série de sete. Este capítulo relata os acontecimentos resultantes quando os anjos tocam as primeiras quatro de sete trombetas.

As primeiras seis trombetas eram julgamento parcial da terra. As trombetas de 1 a 4 revelavam a destruição de um terço da terra, do mar, dos rios e dos corpos celestiais. E como veremos no próximo programa, a quinta era uma horrorosa

(4)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

4

praga de gafanhotos que resultou no desejo do povo morrer; e a sexta era um pavoroso exército de cavalos que expeliam fogo de suas bocas. Todos estes quadros simbolizam a advertência de Deus aos ímpios para que se arrependam.

Não devem ser vistos literalmente, mas como meios de representar dramaticamente a poderosa mão de Deus quando castiga aqueles que estavam perseguindo os cristãos.

O princípio que extraímos desse texto pode ser assim resumido:

O juízo de Deus por ser justo e completo atingirá toda a criação.

Neste texto encontramos três características do justo juízo de Deus:

Em 1º lugar o juízo de Deus é caracterizado num ambiente adequado, v. 1-4

Três colocações:

1. O silêncio de meia hora indica a seriedade do juízo, v. 1

8:1 Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora

Aumentando ainda mais a expectativa dos ouvintes, houve com silêncio. Nenhum ser vivente falava. Não se ouvia o clamor das almas dos mártires. Não havia nenhum terremoto. Só silêncio. Novamente, a apresentação dramática destaca a importância da revelação e da reverência devida a Deus. Quando Habacuque questionou a justiça de Deus ouviu a proclamação que O SENHOR ... está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra (Habacuque 2:20).

O conteúdo do sétimo selo que são as trombetas foi precedido por meia hora de silêncio. Esse silêncio certamente não foi medido com os nossos valores, uma vez que na eternidade não há medição de tempo. Horas, minutos e segundos são

(5)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

5

valores terrenos. O silêncio demonstrou que os juízos seriam ainda mais impactantes.

2. A entrega das sete trombetas indicam que o juízo é da parte de Deus, v. 2.

8:2 Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.

De novo, fica claro que Deus manda e que as revelações das trombetas vêm do Senhor. Sete anjos em pé diante do trono do Senhor recebem as trombetas.

Trombetas tinham diversas funções no Antigo Testamento (Números 10:1-10).

Dois usos têm significado relevante aqui. Serviam para soar o alarme no caso de guerra, e para convocar a multidão ao santuário de Deus. As sete trombetas anunciarão guerras divinas contra os ímpios.

3. As orações dos santos são consideradas, v.3-4

8:3 Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; 8:4 e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.

O altar de incenso, que ficava diante do trono de Deus.

Este anjo agiu como se fosse um sacerdote levando o incenso e as orações ao trono do Senhor. Foi uma das responsabilidades importantes dos sacerdotes levitas no Antigo Testamento (Êxodo 30:7-9). O sangue sacrificial e o incenso aromático serviam para evitar a morte dos servos de Deus (Levítico 16:11-14;

Números 16:46). Relembremos que Davi falou para o Senhor: Suba à tua

(6)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

6

presença a minha oração, como incenso (Salmo 141:2). As taças de incenso representam as orações dos santos (5:8). O anjo entregou as orações, que sobem à presença de Deus.

Em 2º lugar o juízo de Deus é caracterizado pelo significado especial, v. 5-6

Três colocações:

1. O sétimo selo, o fogo atirado sobre a terra, v.5

8:5 E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra.

O incensário servia para levar as petições dos santos ao Senhor. Agora, servia também para trazer uma resposta divina! Se os santos pedem justiça (6:10), é justiça que terão! O anjo enche o incensário do fogo do altar e o atira à terra.

Encontramos uma cena semelhante em Isaías 6, onde um serafim tira uma brasa do altar para purificar o profeta (Isaías 6:6-7). A purificação que segue no Apocalipse vem por meio do castigo dos ímpios. Fogo do céu tem duas funções na Bíblia: Consumir os sacrifícios oferecidos ao Senhor (1 Crônicas 21:26; 2 Crônicas 7:1), e Castigar os inimigos de Deus (2 Reis 1:10,12; Lucas 9:54).

Podemos ver aqui os dois sentidos, pois a morte dos inimigos de Deus apazigua a ira divina.

2. O efeito do sétimo selo: trovões, vozes, relâmpagos, terremotos, v. 5

8.5 E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto: Os servos aguardam em silêncio, e Deus responde com trovões, vozes, relâmpagos e terremoto! Esta cena nos lembra da manifestação de Deus no Sinai (Ex 19)

3. As sete trombetas tocadas pelos anjos, v.6

(7)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

7

8:6 Então, os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.

O sétimo selo tem como conteúdo as sete trombetas. Este versículo é a transição que introduz a próxima série de sete. Os sete selos foram divididos em quatro (anunciados pelos quatro seres viventes) e três, com um intervalo entre o sexto e o sétimo que mostrou a proteção divina para os fiéis. De modo semelhante, as trombetas podem ser divididas em quatro e três (estas últimas chamadas de ais).

Depois do anjo tocar a sexta trombeta, encontramos mais um parêntese com cenas diferentes que tratam da missão de João, da proteção dos fiéis, e da vitória das testemunhas do Senhor.

Em 3º lugar o juízo de Deus é caracterizado nas trombetas iniciais, v.7-13

1. A 1ª trombeta, terça parte das ervas, v. 7

8:7 O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.

Cada uma das sete trombetas será tocada por um dos anjos apresentados no versículo 2. A primeira trombeta nos lembra das pragas usadas para castigar os egípcios.

Na sétima praga, caiu chuva de pedras e fogo misturado com a chuva de pedras (Êxodo 9:24). Ainda não chegamos ao castigo total ou final, pois esta trombeta fala da destruição da terça parte da terra, especificamente das plantas. A terça parte é citada em outros castigos desta série (veja 8:8,9,10,11,12; 9:15,18).

2. A 2ª trombeta, terça parte das águas salgadas, v.8-9

(8)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

8

8:8 O segundo anjo tocou a trombeta, e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue, 8:9 e morreu a terça parte da criação que tinha vida, existente no mar, e foi destruída a terça parte das embarcações.

Observamos aqui o poder de Deus. Somente o Senhor tem tal poder sobre montanhas. É Deus que pode queimar uma montanha em julgamento (Miquéias 1:3-5), ou até atirá-la no mar para cuidar dos seus servos (Mateus 21:21). Quando Deus revelou as suas intenções de castigar a Babilônia, ele usou linguagem semelhante a esta, da segunda trombeta: (Jeremias 51:25-26).

Montanhas freqüentemente representam autoridades ou reinos (Isaías 2:2). O mar servia como um dos principais meios de comércio (Isaías 23:2; Ezequiel 27:3).

Neste sentido, a segunda trombeta pode sugerir um castigo que atinge a economia. O mar, também, pode representar os povos do mundo (Salmo 98:7;

Isaías 23:11; 41:5; Ezequiel 26:16-18; Daniel 7:2-3). O castigo aqui seria a derrota de uma grande autoridade, atingindo os povos da terra.

Novamente, ele usa linguagem da primeira praga no Egito, águas transformadas em sangue (Êxodo 7:17). É um castigo grave, mas não total. O mar está cheio de vida, mas esta trombeta destrói um terço das criaturas do mar.

Também afeta o comércio, destruindo um terço das embarcações. Na época do Novo Testamento, os romanos dominavam um império construído pelo controle do Mar Mediterrâneo. Uma praga que destrói a terça parte das embarcações deixaria qualquer império aleijado e enfraquecido.

3. A 3ª trombeta, terça parte das águas doces, v. 10-11

(9)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

9

8:10 O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma grande estrela, ardendo como tocha.

8:11 O nome da estrela é Absinto; e a terça parte das águas se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas.

A terceira desta série de castigos usa uma estrela para atingir as águas doces que os homens precisam para beber. As estrelas, como parte da criação de Deus, lhe servem (Salmo 148:3). Ele tem poder para usar as estrelas nas suas batalhas a favor dos fiéis (Juízes 5:20) e como instrumentos de castigo (Mateus 24:29;

Apocalipse 6:13). O efeito desta estrela é a poluição da terça parte dos rios e das fontes de água.

O nome da estrela é Absinto: A erva absinto representa amargura (Lamentações 3:15,19), especialmente o veneno de castigo divino (Provérbios 5:4; Jeremias 9:15; 23:15). Aqui, Deus ataca as águas potáveis, nos lembrando do efeito da primeira praga no Egito (Êxodo 7:20-21). Quando Deus abençoou o seu povo, ele tornou doces as águas amargas (Êxodo 15:25-26). Aqui, ele faz ao contrário para castigar os ímpios.

4. A 4ª trombeta, terça parte dos astros, v. 12

8:12 O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, tanto o dia como também a noite.

A linguagem usada para descrever o efeito da quarta trombeta é típica de profecias de visitações divinas, pois Deus controla os corpos celestes (Isaías

(10)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

10

40:26; Jeremias 31:35). Isaías transmitiu a profecia contra a Babilônia: Porque as estrelas e constelações dos céus não darão a sua luz; o sol, logo ao nascer, se escurecerá, e a lua não fará resplandecer a sua luz (Isaías 13:10). Ezequiel usaram a mesma linguagem (Ez 32:7; Jl 2.10; 3.12). Como nos cumprimentos das profecias do Antigo Testamento, a profecia da quarta trombeta não é do fim do mundo. Descreve um castigo de pessoas aqui na terra. O fato de envolver a terça parte do sol, da lua e das estrelas confirma a interpretação de um castigo parcial.

O Aviso da Vinda das Últimas Três Trombetas (8:13)

8:13 – Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar!

Os sete selos foram divididos, com uma série de quatro seguida por outra série de três. As trombetas são divididas da mesma maneira. Já passaram quatro. Agora, uma águia anuncia a vinda das últimas três, evidentemente mais severas do que as primeiras. A águia é conhecida universalmente como um forte predador, aqui voando pronta para descer e tomar a sua presa. Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, A palavra “ai” demonstra dor ou lamento. Repetida três vezes, sugere dor extrema, um pré-anuncio dos castigos mais severos por vir.

Conclusão

As primeiras quatro trombetas anunciaram terríveis castigos divinos sobre a terra.

O que virá nas últimas três trombetas (nos capítulos 9, 10 e 11), será ainda mais aterrorizante do que as aflições que já passaram.

(11)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

11

Querido amigo, minha oração é que você esteja preparado para passar toda e qualquer tribulação sabendo que está sempre protegido pelo Senhor.

Deus te abençoe. Um abraço. Até o próximo programa. 2700

Referências

Documentos relacionados

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

O calendário estendido do carnaval de escolas de samba na região promove um tempo ritual da festa peculiar, que possibilita uma intensa relação composta por trocas e

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

A ideia de verificar o desempenho dos alunos apareceu devido à necessidade em escolher a turma que iria utilizar as planilhas eletrônicas como ferramenta de

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia; Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Emprego do hífen; Ortografia; Pontuação; Processos de Formação das Palavras; Estrutura das

O objetivo deste trabalho é descrever as classes de medicamentos (A-D e X) mais prescritos para gestantes usuárias de um centro de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de