• Nenhum resultado encontrado

EDILENE MORAES MAURÍCIO COESÃO E A RELAÇÃO POR ASSOCIAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS FINALISTAS DO CURSO DE LETRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDILENE MORAES MAURÍCIO COESÃO E A RELAÇÃO POR ASSOCIAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS FINALISTAS DO CURSO DE LETRAS"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA E

LITERATURA PORTUGUESA E LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

EDILENE MORAES MAURÍCIO

COESÃO E A RELAÇÃO POR ASSOCIAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS FINALISTAS DO CURSO DE LETRAS

Benjamin Constant 2021

(2)

EDILENE MORAES MAURÍCIO

COESÃO E A RELAÇÃO POR ASSOCIAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS FINALISTAS DO CURSO DE LETRAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola.

Orientadora: Profa. Dra. Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio

Benjamin Constant

2021

(3)
(4)

DEDICATÓRIA

Dedico esta conquista, primeiramente, a Deus que sempre me deu forças durante os anos de estudos. Aos meus pais Nelsilene Moraes Sebastião e Valdemir Panduro Sebastião, aos meus filhos Renan Emanuel Moraes da Silva e Luna Emanuele Moraes da silva, que foram minha inspiração nessa empreitada.

Ao meu esposo Ronilson da Silva Panduro, pelo apoio e incentivo que me deu e tem dado no decorrer desses anos, aos meus avós Alcendino Moraes e Cecília Pereira que me incentivaram a estudar desde a infância. E aos meus irmãos por acreditarem em mim e no meu potencial para chegar ao fim dessa vida acadêmica.

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus, por sua imensa graça permitiu finalizar este trabalho.

E segundo a minha mãe Nelsilene Morais Sebastião e ao meu pai Valdemir Panduro Sebastião, pelo apoio na educação, os quais me ensinaram os valores da vida e devido a esses ensinamentos hoje estou cursando o ensino superior, pelo apoio ainda na criação do meu filho Renan Emanuel, que para prosseguir com os estudos me ajudaram na criação dele levando-o de volta a São Paulo de Olivença, com 09 meses de vida.

Em especial a meus filhos, Renan Emanuel e Luna Emanuele pelas suas existência e compreensão, pois são a razão da minha vida e maior motivo para terminar está caminhada.

A meu esposo Ronilson da Silva pela dedicação, paciência e compreensão, foi um verdadeiro companheiro e amigo em todos os momentos no decorrer desse estudo. Aos meus irmãos, Taira, Dejan e Juliara, que de certa forma contribuíram nesta jornada, cuidando do meu filho Renan quando ainda era um bebê.

A minha prima Marcleide e seu esposo que ajudou bastante no início do curso, onde não conhecia ninguém e ela me acolheu. A Sabrina, Samiely, Alberson e Rockiciney que também me ajudaram no início de tudo.

As pessoas com que pude construir amizade Suelem, Neila, Dayanna, Raimika, Francisa, Thaís, Ana Claudia, Nanda, Bia, Hellen e outras que a Ufam me oportunizou de conhecer. A família de Dona Artemísia, família Freitas que sempre me receberam de braços aberto, gratidão a todos.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Benjamim Constant, a qual me acolheu com muito amor. A Ufam pelo apoio à alunos de baixa renda.

Agradeço ainda, em especial a minha professora Orientadora Ligiane Pessoa, pela contribuição, pois foi a maior incentivadora para a realização e finalização deste trabalho, grata pela paciência e por acreditar no meu potencial. Aos demais professores que contribuirão para esta formação, professores Adelson, Aldarleny, Marcia, Rosário, Jorge, João Bosco, Lesly, Olendina, Cristiane, Max e dentre outros que contribuirão nesta construção de conhecimento.

Enfim, agradeço a todos que contribuíram diretamente ou indiretamente para a realização deste sonho. O que tenho a dizer é muito OBRIGADA A TODOS!

(6)

RESUMO

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa com o Título: Coesão e a relação por associação: um estudo a partir de textos escritos por alunos finalistas do curso de Letras.

O estudo teve como objetivo, analisar os efeitos de sentido gerados por conta do uso ou da ausência de elementos coesivos de associação em Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos finalistas do curso de Letras. Como base teórica da investigação, utilizou-se os principais como Koch (2010, 2015), Antunes (2003, 2005, 2010), Marcushi (2008, 2012), Costa Val (2006), Barreto (2014)), Fávero (1983), Melo; Gomes (1999), Koch; Travaglia, (1989). Estes autores contribuíram com a definição de conceitos teóricos sobre sua questão do conceito de Texto, Coesão e Coerência, Elementos da Coesão e Coesão por Associação, considerando que a coesão textual dispõe de recursos que são essenciais para a elaboração de textos, os mesmos são itens que contribuem de forma eficaz, no processo de ensino aprendizagem dos aprendizes no momento de escrever. Neste estudo, utilizou-se o método de pesquisa documental, que ocorreu por meio da observação em trabalhos monográficos. A enfoque baseia-se em uma abordagem qualitativa-descritiva. As técnicas de coletas de dados se deram por intermédio de análise em alguns trabalhos de Conclusão de Curso de alunas do curso de Letras. Como resultado da pesquisa, obteve-se que as alunas concluintes do curso Letras utilizam os subsídios coesivos no corpus dos seus trabalhos, através desses elementos as próprias constroem seus escritos ligando um termo a outro, promovendo assim, sua continuidade garantindo a coerência e o sentido proposto. Mediante a análise conclui-se que objetivo do trabalho foi almejado, servido de suporte para outras pesquisas, visando a construção do saber.

Palavras-chaves: Texto. Coesão e Coerência. Elementos de Coesão. Coesão por associação.

(7)

RESUMEN

Este trabajo presenta los resultados de una investigación titulada: La cohesión y la relación por asociación: un estudio basado en textos escritos por alumnos del último año de la asignatura de Letras. El objetivo de este estudio fue analizar los efectos del significado generado por el uso o ausencia de elementos cohesivos de asociación en los trabajos finales por los estudiantes del último año de la asignatura de Letras. Como base teórica para la investigación se utilizaron las principales, como Koch (2010, 21015), Antunes (2003, 2005, 2010), Marcushi (2008, 2012), Costa Val (2006), Barreto (2014), Fávero (1983), Melón;

Gomes (1999), Koch; Travaglia (1989). Estos autores contribuyeron a la definición de conceptos teóricos sobre su cuestión del concepto de Texto, Cohesión y Coherencia, Elementos de Cohesión y Cohesión por Asociación, considerando que la cohesión textual tiene recursos que son fundamentales para la elaboración de textos, son ítems que efectivamente contribuyen al proceso de aprendizaje de los alumnos al momento de escribir.

En este estudio se utilizó el método de investigación documental, que se dio a través de la observación en trabajos monográficos. El enfoque se basa en un enfoque cualitativo- descriptivo. Las técnicas de recolección de datos se llevaron a cabo mediante el análisis en algunos Trabajos de Fin de Curso por estudiantes de la asignatura de Letras. Como resultado de la investigación, se encontró que los egresados de los cursos de Letras utilizan los subsidios cohesivos en el corpus de sus trabajos, a través de estos elementos ellos mismos construyeron sus escritos vinculando un término a otro, promoviendo así su continuidad, asegurando la coherencia y significado propuesto. A través del análisis, se concluye que se apuntó el objetivo del trabajo, que sirvió de suporte a otras investigaciones, encaminadas a la construcción del conocimiento.

Palabras clave: Texto. Cohesión y Coherencia. Elementos de Cohesión. Cohesión por asociación

(8)

Tabela 01: Trabalhos Monográficos, quantidades, gênero e ano de elaboração.

Tabela 02: Exemplos de elementos associativos de antonímia extraídos dos trabalhos monográficos.

Tabela 03: Exemplos de elementos associativos de partonímia extraídos dos trabalhos monográficos.

Tabela 04: Exemplos de elementos associativos de Co-hiponímia extraídos dos trabalhos monográficos.

(9)

INTRODUÇÃO ...10

2 REFERENCIAL TEÓRICO...12

2.1 O QUE É TEXTO...12

2.2 COESÃO E COERÊNCIA... 13

2.3 ELEMENTOS DE COESÃO...16

2.4 COESÃO POR ASSOCIAÇÃO...18

3 METODOLOGIA...20

3.1 TIPO DE PESQUISA ...20

3.1.1 Pesquisa bibliográfica...20

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA...21

3.3 TÉCNICA DE COLETA DE DADOS ...21

3.3.1 Pesquisa documental...21

3.4 TÉCNICA PARA ANÁLISE DE DADOS ...21

3.4.1 A abordagem qualitativa...21

4 ANÁLISES E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS ...22

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...36

REFERÊNCIAS...38

ANEXOS...40

(10)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é o resultado de uma inquietação que surgiu durante o percurso acadêmico do curso, com a temática voltada para Linguística textual, intitulada Coesão e a relação por associação: um estudo a partir de textos escritos por alunos finalistas do curso de Letras.

A partir da delimitação surgiu o problema da pesquisa, pois como se sabe a produção textual é algo que os estudantes necessitam conhecer e aprender durante o processo de formação educacional escolar no Ensino Básico, o conhecimento da produção textual é extremamente relevante para a vida do educando, é por meio dela que o próprio irá aprender a elaborar o seu escrito, que lhe ajudará e servirá no momento de presta um vestibular, concurso, provas, até conseguir uma vaga de emprego.

Para algumas pessoas essa é uma atividade fácil, para outros um pouco mais complicado, é preciso antes pensar e, repensar como irá começar a escrever seu texto. Muitos alunos sentem dificuldades de produzir textos hoje em dia, isso devido a algumas falhas que acontece durante seu processo de formação educacional, uma dela é a falta de empenho do próprio aprendiz, outra é a forma como acontece as aulas de produção textual. Alguns professores quando trabalham a produção de texto, cogitam somente de forma gramatical, ou seja, ensinam somente como usar os elementos gramaticais, e acabam, esquecendo ou deixando de lado o ensino dos elementos textuais.

Diante dessa falha que acontece durante a formação do aluno, quando chegar o momento em que mesmo será preciso, ele não saberá como se sobressair diante de algumas circunstâncias, tendo assim, resultados ruins e negativos. Nota-se então, o qual é relevante o educando aprender sobre os elementos textuais antes de o mesmo ir para prática, saber o que é, qual sua função, como utiliza-lo no texto e como identifica-lo.

Então será que os alunos finalistas do curso de Letras utilizam-se da coesão por associação em seus Trabalhos de Conclusão de Curso? A ausência ou emprego indevido dos termos coesivos associativos compromete o sentido dos TCCs dos discentes?

O interesse por essa temática surgiu no sexto período do curso na disciplina de Linguística Textual, durante a disciplina trabalhou-se alguns itens essenciais que o aprendiz necessita conhecer para produzir um excelente texto, dentre esses itens a coesão textual foi um dos temas trabalhando que chamou bastante atenção. Ao estudar acerca da coesão textual, compreende o quão é importante saber o que é a coesão no texto, qual sua função, como se faz, quais as relações textuais responsáveis pela coesão e quais são os procedimentos e os

(11)

recursos da coesão.

Ao conhecer os itens da Coesão Textual, surgiu essa inquietação será que os alunos, sendo eles de ensino Fundamental, Médio ou Superior, conhecem, sabem identificar e utilizar esses elementos que a Linguística Textual dispõe para o aprendiz utilize no momento de elaborar a produção textual. Será que esse recurso é ensinado nas escolas e como é ensinado.

Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar os efeitos de sentido gerados por conta do uso ou da ausência de elementos coesivos de associação em Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos finalistas do curso de Letras.

E especificadamente, identificar os elementos coesivos de associação que foram utilizados nos trabalhos que compõem o corpus deste projeto; averiguar se existe a ausência de elementos coesivos de associação em construções e essa ausência compromete a coerência;

e verificar se os elementos coesivos de associação usado pelos autores colaboram com o estabelecimento da coerência.

A seguir na aproxima etapa do trabalho, será apresentado e abordados os fundamentos que foram utilizados na elaboração deste, como embasamento tem-se a primeira seção abordando “O que é texto”, nesta utilizou-se Antunes (2003), Koch (2010), Marcushi (2008) e outros. Na seção a seguir explanar-se-á acerca da “Coesão e Coerência”, dentre os teóricos cita-se Costa Val (2006), Koch, (2015), Antunes (2003), Koch; Travaglia, (1989) e Koch (2010). O item a seguir a ser mencionado é acerca dos “Elementos de coesão”, como embasamento fez-se uso de Antunes (2005) e Barreto (2014), Koch (2010), Fávero (1983), e Melo; Gomes, (1999). Na quarta seção tem-se “Coesão por associação”, a qual também se fez o uso dos autores Antunes (2003) e (2010) e, Barreto (2014).

Logo após o referencial teórico, tem-se a Metodologia, que aborda sobre o tipo de pesquisa utilizada na pesquisa, a técnica de coleta de dados, o método de abordagem e a técnica para análise de dados do trabalho. A seguir vem a quinta seção intitulada a Análise e Discussão dos resultados, onde apresenta os dados a ser investigados, analisados e a discussão do resultado.

Contudo, o trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: capítulo um (01) a introdução, dois (02) referencial teórico, três (03) metodologia, quatro (04) análise e discussão dos resultados e cinco (05) considerações finais, seguido das referências e anexos.

(12)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo do trabalho, será apresentado e comentado os fundamentos, a qual foram lidos durante a elaboração desta pesquisa, e utilizados como embasamento no trabalho dos temas a seguir: o que é texto, coesão e coerência, elementos de coesão e a coesão por associação.

2.1 O QUE É TEXTO?

Na atualidade o texto, possui outras concepções, diferentes daquelas adotadas há alguns anos. O texto pode ser falado ou escrito, segundo Koch (2010),

“O texto é muito mais que a simples soma das frases (e palavras) que o compõem: a diferença entre frase e texto não é meramente de ordem quantitativa; é, sim, de ordem qualitativa. Assim, passou-se a pesquisar o que faz com que um texto seja um texto, isto é, quais os elementos ou fatores responsáveis pela textualidade” (KOCH, 2010, p. 09).

Segundo Koch, o texto hoje não é mais visto como nos anos anteriores, hoje o texto é concebido como mais que a simples soma das frases ou palavras que compõem o contexto, a distinção que existe entre a frase e o texto, é que o mesmo deixou de ser simplesmente de ordem quantitativa e passou a ser de ordem qualitativa, com isso passou-se a estudar quais são os elementos que fazem com que um texto apresente as característica de texto, pois é por meio desses fatores que é possível identificar a textualidade.

O texto, falado, ouvido, lido e escrito é que constitui, na verdade, o objeto de estudo das aulas de língua. Tudo deve convergir para ele: todas as noções, todas as atividades e procedimentos propostos. Não tem sentido aprender noções sobre o pronome, por exemplo, se não se sabe como usá-lo em textos, orais e escritos, e que função ele tem para a coesão e a coerência do que se pretende dizer (ANTUNES, 2003, p. 39).

Antunes (2003) ressalta que o texto, falado, ouvido, lido ou escrito deve constituir o objeto de estudo das aulas de língua a serem trabalhadas com os alunos. Tudo deve dirigir-se para ele: as noções, atividades e os procedimentos propostos. Como o exemplo a autora cita o ensino dos pronomes, não tem sentido aprender sobre o mesmo se não se sabe como usá-los em seus textos, quais funções ele tem para coesão e a coerência nos textos orais ou escritos.

Muitas vezes o que acontece no ensino de muitos alunos, é que os professores só estão preocupados em ensina os conceitos das coisas, e acabando deixando de lado o ensino da

(13)

pratica.

Marcushi (2008, p. 94) afirma que o “texto é uma proposta de sentido e ele só se completa com a participação do leitor/ouvinte. Na produção de um texto, não entram apenas fenômenos estritamente linguísticos”. Segundo o autor o texto é uma sugestão de sentido que se completa com a participação do leito ou o ouvinte, e na produção do texto, não adentram apenas os fenômenos linguísticos, adentram os conhecimentos de enciclopédico, textual, intertextual e outros.

Koch (2010, p. 61), frisa ainda que “todo texto constitui uma proposta de sentido múltiplos e não de um único sentido, e que todo texto é plurilinear na sua construção, poder- se-ia afirma que todo texto é um hipertexto. O autor afirma que o texto constituído pode ser compreendido de diversas formas ou maneiras, independente de quem escreveu e para quem escreveu. Isso quem irá decidir será a leitor e sua compressão, no momento em que ler o texto, isso porque cada leitor pode ter uma compressão distinta do mesmo texto lido. O autor ainda ressalta eu todo texto é plurilinear, e hipertexto por carregar consigo outros textos que auxiliarão leitor na compreensão do sentido.

Marcushi (2012. p. 28) apud Halliday e Hasan “Um texto é uma unidade em uso.

Não é uma unidade gramatical, tal como uma frase ou uma sentença, e não é definido por sua extensão [...]. ” Segundo o autor o texto é uma unidade linguística em uso, não é somete uma unidade gramatical como frases ou sentenças, e também, não é definido por sua extensão poder ser grande ou pequeno, o texto é uma unidade semântica, que apresenta um sentido a quem lê.

Então conclui-se que o texto é uma forma de se comunicar, que pode se constituir em fala ou escrito, cada uma com sua particularidade, característica que segue a regra gramatical de certa língua.

2.2 COESÃO E COERÊNCIA

A coesão e a coerência são dois dos elementos de textualidade que são extremamente importantes em um texto, esses itens precisam ser trabalhados pelos docentes nas aulas de produção textual, ocasião na qual o aprendiz aprenderá o que é esse elemento, qual sua função, e como reconhecer se está fazendo o uso correto ou não desses elementos linguísticos textuais.

(14)

Costumou-se designar por coesão a forma como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se interligam, se interconectam, por meio de recursos também linguísticos, de modo a formar um “tecido” (tessitura), uma unidade de nível superior à da frase que dela difere qualitivamente (KOCH, 2015, p. 45).

Segundo a autora a coesão é um dos critérios muito importante da produção textual assim como os outros elementos, pois está é responsável pela organização dos termos no texto, serve para analisar se os textos foram são escritos possuem a coesão, ou melhor, se a escrita foi feita de maneira correta e acompanhando as regras gramaticais de uma dada língua.

Para Costa Val (2006, p. 5) “A coerência resulta da configuração que assumem os conceitos e relações subjacentes à superfície textual. É considerada o fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto”. A coerência é responsável pelo sentido que o texto produzido transmite aos seus leitores, mas para que isso suceda é necessário utilizarmos o Conhecimento linguístico, que é processo pelo qual os elementos do mundo exterior se relacionam com os elementos linguísticos, ou seja, é a assimilação dos conhecimentos de mundo que se encontram armazenados em nossa memória com os conhecimentos linguísticos da textualidade.

Costa Val (2006, p. 6) também aborda que “A coesão é a manifestação linguística da coerência; advém da maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual. Responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismo gramaticais e lexicais”. Segundo a autora coesão e um dos principais elementos da produção textual, porque ela e responsável pela unidade formal do texto, que se constrói por meios de mecanismo gramaticais e lexicais da nossa língua.

Antunes (2003, p. 47) explana que “Reconhecer, então, que um texto está coeso é reconhecer que suas partes — como disse, das palavras aos parágrafos — não estão soltas, fragmentadas, mas estão ligadas, unidas entre si”. Então de acordo com a autora, reconhecer que um texto está coeso, como a mesma menciona, quando parte dos termos aos parágrafos não estão soltos e fragmentados, mas, estão ligados e unidos no mesmo. E ao ler percebe-se e compreende a informação que é pretendida pelo autor do escrito.

Antunes (2003, p. 176) “A coerência é uma propriedade que tem a ver com as possibilidades de o texto funcionar como uma peça comunicativa, como meio de interação verbal. Por isso, ela é, em primeira mão, linguística”. Antunes elucida que a coerência é um atributo que tem a ver com a probabilidade de o texto funcionar como um artefato comunicativo, ou seja por meio do texto as pessoas se comunicam, fazendo assim acontecer a interação verbal, diante disso, ela é considerada como um elemento linguístico, contextual e

(15)

pragmático.

“Evidentemente, um texto coeso pode parecer incoerente, por dificuldades particulares do leitor, como o desconhecimento do assunto ou a não-inserção na situação. Tudo isso evidencia que a coesão ajuda a estabelecer a coerência, mas não a garante, pois ela depende muitos dos usuários do texto (seu conhecimento de mundo) e da situação. Na verdade, a coesão ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos, porque é resultado da coerência no processo de produção desses mesmos textos” (KOCH; TRAVAGLIA, 1989, p. 23).

Os autores relatam que é evidente que um texto coeso pode parecer incoerente, por motivos particulares do leitor, dentre estes pode-se citar o desconhecimento do conteúdo ou a não-inserção da situação, ambos motivos ratificam que a coesão ajuda a estabelecer a coerência, contudo não a garante, pois isso depende muito dos usuários do texto, está relacionado com o seu conhecimento de mundo, e ainda da circunstância. Ressalta também, na verdade que a coesão ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos, isso porque a ação é o resultado da coerência no processo de produção desses mesmos escritos.

Já koch, (2010, p.14) “Concluindo, pode-se afirmar que o conceito de coesão textual diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual”. A própria afirma que o conceito de coesão textual reverência todos os processos de sequencialização que asseveram, ou tornam recuperável uma ligação linguística expressiva entre os rudimentos que sucedem na superfície textual.

“Em suma — e retomando o ponto da função da coesão —, quando pretendemos que nossos textos sejam coesos, pretendemos que seja preservada sua continuidade, a sequência interligada de suas partes, para que se efetive a unidade do sentido e das intenções de nossa interação verbal. Para que, afinal, possamos nos fazer entender com sucesso”. (ANTUNES, 2003, p.49).

Antunes, esclarece a respeito do ponto de emprego da coesão, quando almejamos que os nossos escritos sejam coesos, esperamos que seja preservada sua continuidade, a sequência interligada de suas partes, para que desse feitio, seja efetivada a unidade de sentido e das intenções de nossa influência mútua verbal no trabalho, objetivando assim, ao final o entendimento com sucesso do que foi elaborado.

Mediante ao que foi visto até o momento a coesão e a coerência são importantes elementos textuais, pois ambos contribuem para que os sentidos dos escritos sejam compreendidos, assim como todos os outros subsídios textuais e gramáticas da Língua Portuguesa.

(16)

2.3 ELEMENTOS DE COESÃO

A coesão é dos elementos textuais que possui uma relevância significativa no texto, assim como os outros elementos, mas para que a coesão aconteça e possa ser identificada dentro do texto é preciso que o autor do escrito conheça os elementos da coesão para que faça o uso de maneira adequada.

Antunes (2005, p. 96) “A substituição de uma unidade lexical por outra é, também, um recurso coesivo, pelo qual se promove a ligação entre dois ou mais segmentos textuais.

Implica, pois como o próprio nome indica, o uso de uma palavra no lugar de uma outra que lhe seja textualmente equivalente”. A autora explana que a substituição de uma unidade lexical por outra é um recurso coesivo, que se promove pela ligação entre dois ou mais segmentos textuais, que dar se a entender como o próprio nome indica no uso de uma palavra por outra no lugar, que lhe seja textualmente equivalente. A seguir, Barreto (2014) afirma que:

“[...], a saber, a associação, que se dá pelo procedimento da seleção lexical- percebe- se tratar se, de um recurso muito importante presente em textos de maior extensão, visto que todo texto apresenta uma unidade temática e que, assim todas as palavras de que é composto convergem quanto ao sentido que nele expressam, ou seja, encontram relacionados semanticamente, ligados a, pelos menos, alguma outra, que pertença ao mesmo campo semântico ou semântico afins. ” (BARRETO, 2014, p.

51)

A autora frisa que a associação, acontece pelo procedimento da seleção lexical, trata- se de um recurso extremamente relevante presente nos textos que possui maior extensão, lembrando que todo texto possui uma unidade temática, que assim todas as palavras que compõem o escrito devem convergir quanto ao sentido que nele expressam, ou melhor, o sentido que se encontram relacionados semanticamente, ligados a pelos menos a alguma outra palavra que pertença ao mesmo campo semântico.

“[...], a escolha lexical é regida pelo tema do texto, visto que a unidade temática é uma das condições para que ele tenha coerência. Assim, em uma produção textual, são feitas associações de acordo com o sentido das palavras e sua adequação àquilo que se pretende dizer sobre determinado assunto, sendo, portanto, o conhecimento de mundo “ uma base bastante significativa para muitas associações que se fazem relevantes em um texto. ”” BARRETO, 2014, p. 35)

A autora afirma que a escolha lexical é regida pelo tema do texto, que a unidade temática é uma das condições para o escrito tenha coerência, assim em uma produção textual,

(17)

são feitas associações de acordo com o sentido dos termos e suas adequações aquilo que se almeja dizer sobre determinado assunto, contudo o conhecimento de mundo ou enciclopédico é uma base bastante significativa para muitas associações que são importantes em um texto.

Koch (2010, p.12) “Se tais perguntas podem ser facilmente respondidas pelos eventuais leitores, é porque os termos em questão são elementos da língua que têm por função precípua estabelecer relações textuais: são recursos de coesão textual”. Conforme Koch expõe, recursos da coesão textual quando usados de modo adequado, tais questionamentos podem ser facilmente respondidos pelo eventuais ledores, assegura ainda que isso advém porque os termos em tese são rudimentos da língua e tem por função precípua estabelecer as relações textuais no momento de escrever. A seguir Fávero (1983, p.15), faz sua colação:

“Coesão lexical — é obtida pela reiteração de itens lexicais idênticos ou que possuem o mesmo referente. Inclui-se aí, também, o uso de nomes genéricos cuja função coesiva está no limite entre as coesões lexical e gramatical, nomes estes que estão a meio caminho do item lexical, membro de um conjunto aberto e do item gramatical, membro de um conjunto fechado”.

Fávero assegura que a coesão lexical, é adquirida pela reiteração de subsídios lexicais similares ou que possuem o mesmo referente. Inclui-se ainda, o uso de nomes genéricos cuja função coesiva está no perímetro entre as coesões lexicais e gramaticais, designações estas que estão a meio caminho do item lexical, membro de um conjunto aberto do componente gramatical, de um conjunto fechado.

“A coesão textual apresenta subsídios para interpretações e não ambíguas, e se dá através de ligações entre palavras, expressões ou frases. Por mais organizado que seja o texto a compreensão não se dará se os elementos coesivos não estiverem numa sequência lógica, e para o leitor, ele se apresentará destituído de coesão.

Assim sendo, é necessário que ao se elaborar um texto, utilize-se recursos coesivos”

(MELO; GOMES, 1999, p. 08).

Melo e Gomes frisam que a coesão textual dispõe de subsídios para interpretações e não ambíguas, a mesma se dá por meio de laços entre palavras, expressões ou sentenças.

Porém, por mais organizados que seja o escrito o entendimento não se dará se os rudimentos coesivos não apresentarem uma sequência lógica, podendo desse jeito se apresentar ao leitor de modo destituído da coesão, com isso é preciso ao elaborar um texto a utilização dos recursos coesivos textuais.

É fato que os elementos da coesão são mecanismo que servem de auxilio no momento de produzir um texto, através de seus itens o autor do escrito utiliza-se da mesma

(18)

para elaborar seu documento, organizando e apresentando suas ideias, seguindo uma sequência lógica de significados.

2.4 COESÃO POR ASSOCIAÇÃO

A coesão por associação é um dos elementos essências que o principiante deve aprender durante sua formação escolar, assim como a coesão por reiteração e conexão são itens que auxiliam bastante as pessoas, alunos, professores e dentre outro no momento de pratica a escrita ou a fala.

A associação é o tipo de relação que se cria no texto graças à ligação de sentido entre as diversas palavras presentes. Palavras de um mesmo campo semântico ou de campos semânticos afins criam e sinalizam esse tipo de relação. Por ela é que, mais amplamente, nenhuma palavra fica solta no texto (ANTUNES, 2003, p.54).

Segundo a autora a associação é um tipo de relação que se institui no texto graças à ligação de sentidos que há entre os termos presente no mesmo, termos esse do mesmo campo semântico, ou de campos semânticos afins que indicam e sinalizam esse tipo de relação coesiva. É por intermédio desta que nenhum termo fica solto no texto, e tudo convém para que seja um ótimo texto, que se torna também até de fácil entendimento a quem lê.

Antunes (2003, p. 125) “O procedimento da associação semântica entre palavras constitui, mais propriamente, a chamada coesão lexical do texto, pois atinge as relações semânticas (as relações de significados) que se criam entre as unidades do léxico (substantivo, adjetivos e verbos). ” A autor afirma que o procedimento da associação entre palavras se forma pelo o que também é chamado de coesão lexical do texto, por atingir as relações semânticas que se criam entre as unidades do léxico no texto.

Antunes (2003, p. 132) “Essa associação de palavras, desde os significados que expressam, funciona, claramente, como um recurso coesivo do texto, uma vez que cria ligações ou laços entre seus diferentes segmentos, além de emprestar ao texto interesse, relevância e, por vezes, graça. ” Nesta a autora aborda que essa associação de termos, desde os significados que expressam, funcionam, claramente como recurso coesivo no texto, criando ligações ou laços entre os termos entre seus distintos segmentos, isso faz com que o texto ganhe o interesse do leitor, importância, e as vezes, graças.

Barreto (2014, p.33) “Já a associação é a relação que se dá pela aproximação de sentido entre as várias palavras presentes no texto, que compõem, assim, o mesmo campo

(19)

semântico ou campo semântico afins. ” Nesta a autora afirma que a associação é a relação que acontece pela aproximação de sentido entre diversas palavras ou termos presentes no texto, que compõem assim, o mesmo campo semântico ou campos semânticos afins.

Barreto (2014, p. 33) “Dentre as relações semânticas que se dão por associação, Antunes (2005) destaca a antonímia (pares de palavras com sentidos opostos, Ex:

maioria/minoria), a partonímia (relação parte/todo, Ex: eleição/campanha/votação/apuração), e a co-hiponímia (inverno/primavera/verão/autono) ”. A autora frisa que dentre as relações semânticas que ocorre por associação, destaca-se a antonímia, são pares de palavras ou termos com sentidos opostos, exemplo: maioria/minoria, urbano/rural, crédito/débito, a partonímia que é a relação parte/todo, a autora cita como exemplo: eleição/campanha/votação/apuração, rio/margem/nascente/foz, e a co-hiponímia exemplo: inverno/primavera/verão/autono, solteiro/casado/viúvo/divorciado.

“Existe sempre, por mais tênue que seja, alguma ligação semântica entre as palavras de um texto. Não podia ser diferente, uma vez que todo texto é necessariamente marcado por uma unidade temática, isto é, pela concentração em um único tema, embora desenvolvido, às vezes, em subtemas diversos. Tal unidade condiciona a proximidade, a contiguidade semântica entre as palavras do texto. ” (ANTUNES, 2003, p. 54).

A respeito da coesão por associação Antunes explana, que existirá sempre uma ligação semântica entre os termos de um texto. Não poderia ser distinto, uma vez que o corpo de escrito é marcado por uma unidade temática, ou seja, pela concentração em um único tema, embora as vezes seja desenvolvido em subtemas múltiplos, essa tal unidade condiciona a proximidade e a contiguidade semântica entre os vocábulos do texto.

“Os nexos de associação ocorrem quando duas ou mais palavras guardam uma relação de proximidade semântica, de maneira que uma lembra a outra, ou como diz coloquialmente, tem alguma coisa haver com a outra. Esse tipo de nexo é bastante comum em todo tipo de texto, o mais comum de todos”. (ANTUNES, 2010, p.120).

Nesta a autora reverencia quando ocorre os nexos coesivos, os próprios acontecem quando duas ou mais palavras guardam uma relação de proximidade semântica, de modo que uma lembra a outra, como diz coloquialmente, uma tem alguma coisa haver com a outra, e este tipo de nexo é bastante comum em todo tipo de texto, o mais comum de todos nos trabalhos escritos.

Visto que a coesão por associação são recursos coesivos que ajudam alunos,

(20)

professores, a qualquer outra pessoa no momento de falar ou escrever, percebe-se aí, que o mesmo é um forte aliando da produção escrita, mediante a este os vocábulos vão sendo ligados dentro texto, efetivando o trabalho de escrever com êxito.

3 METODOLOGIA

No referido capítulo, será exposto os procedimentos metodológicos utilizados na efetivação da pesquisa, que nos levaram a responder as inquietações e o alcancem os objetivos da mesma, fazendo menção aos processos, formas, tipos de averiguações, análises e discussão dos resultados encontrados no trabalho.

3.1 TÉCNICAS DE PESQUISA

3.1.1 Pesquisa bibliográfica

Para a execução deste trabalho, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico para a coleta de informações em livros, artigos científicos, e revistas que serviram como suporte para o desenvolvimento desse.

A pesquisa bibliográfica é significamente relevante para a construção do trabalho, pois necessitou-se de base teórica para dá sustentação a tudo que foi afirmada, uma vez que soubesse que um trabalho científico requer fontes verdadeiras e autênticas.

A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádios, gravações em fita magnética e audiovisuais filmes e televisão (MARCONI; LAKATOS, 1991, p. 183).

A pesquisa bibliográfica é feita em documentos que foram elaboradas por alguém, e as informações que se buscam podem ser encontradas em livros, enciclopédias, artigos científicos, resenhas e outros. Sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com tudo que foi escrito, elucidando ou até mesmo filmando sobre determinado tema, diante das informações encontradas o pesquisador pode chegar a novas conclusões inovadoras, lhes sendo útil na investigação.

(21)

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA

A amostra desta pesquisa é composta por quatro (04) trabalhos monográficos, das alunas concluintes do curso de Letras, da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Natureza e Cultura no município de Benjamin Constant –AM. São quatro monografias que foram produzidas no ano de 2021/1.

3.3 COLETA DE DADOS 3.3.1 Pesquisa documental

Nesta pesquisa, a técnica adotada foi análise documental. Segundo Marconi e Lakatos (2009, p.48) “A característica da pesquisa documental é a fonte de coleta de dados, está restrita a documentos, escritos ou não constituindo o que se denomina de fontes primárias”. Então, segundos os autores a análise documental é a fonte de coleta de dados, onde o pesquisador busca encontrar certas informações, dados esses que estão restritos em documentos escritos ou não, estabelecendo assim, o que se designa de fontes primarias.

A coleta de dados foi feita em fontes documentais, em quatro (04) Trabalhos de Conclusão de Curso de alunas concluintes do curso de Letras, espefícadamente no capítulo das Considerações finais das monografias. Os trabalhos foram analisados buscando visar o uso ou a falta dos elementos coesivos associativos nos trabalhos dessas alunas, da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Natureza e Cultura.

Trabalhos Monográficos

Quantidade Gênero Ano

Monografia 01 Feminino 2021

Monografia 02 Feminino 2021

Monografia 03 Feminino 2021

Monografia 04 Feminino 2021

Tabela 01: Quantidade de trabalhos monográficos, gênero e ano de elaboração.

Fonte: Maurício, 2021.

3.4 ANÁLISE E INTERTPRETAÇÃO DOS DADOS 3.4.1 abordagens qualitativa

Os dados serão categorizados, quantificados, para ver quantas ocorrências de termos

(22)

coesivos associativos possuem nos trabalhos das alunas. A abordagem da pesquisa será classificada como qualitativa. Prodanov e Freitas (2013, p.70) enfatizam que:

[…] há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Esta não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave.

Segundo os autores, há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, ou melhor, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a objetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são bases no processo de pesquisa qualitativa, e não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas.

Acredita-se que através desses procedimentos metodológicos os objetivos propostos da pesquisa foram alcançados e que as inquietações foram respondidas.

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Este capítulo descreve e discute a análise dos resultados da pesquisa, a análise foi realizada a partir dos dados coletados em 04 (quatro) trabalhos monográficos, de alunas concluintes do curso de Letras no ano de 2021/1, do Instituto de Natureza e Cultura (INC).

Neste momento será apresentado alguns exemplos extraídos das monografias onde identificou-se os elementos coesivos associativos de antonímia, seguido da análise e discussão, e assim por diante será feito o trabalho com as monografias, identificando a partonímia e co-hiponímia que existe nos trabalhos das alunas.

Exemplos de antonímia

Monografia 01 Identificar nas respostas dos participantes da pesquisa os desdobramentos que a formação inicial acarreta na percepção dos acadêmicos quanto ao curso ofertado. E por último averiguar quais são as situações recorrentes nas respostas dos participantes da pesquisa, no que diz respeito à predileção ou não predileção deles em relação às línguas e suas respectivas literaturas ensinadas no curso de dupla licenciatura.

(23)

Monografia 02 Não identificou-se nenhum elemento de antonímia Monografia 03 Não identificou-se nenhum elemento de antonímia Monografia 04 Não identificou-se nenhum elemento de antonímia

Tabela 02: Exemplos de elementos associativos de antonímia extraídos dos trabalhos monográficos.

Fonte: Maurício, 2021.

Referindo-se ao recurso coesivo de antonímia, é perceptível apenas um exemplo na monografia, 01. O que nos permite concluir que esse subsidio foi pouco utilizado pelas alunas concluintes do curso de Letras em seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

Exemplos de Partonímia

Monografia 01 O curso de dupla licenciatura em letras em uma localidade de tríplice-fronteira possui uma grande importância, ainda mais quando a LE a ser estudada é a língua espanhola. Digamos que é uma língua viva, pois faz parte do cotidiano de inúmeras pessoas que vivem nesta região.

Ao fazermos menção ao curso, é possível conhecer algumas das percepções que os alunos trazem consigo, por isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura dupla em Letras do Instituto de Natureza e Cultura INC/BC em relação ao ensino de línguas em ambiente acadêmico e seus desdobramentos na formação docente inicial. E como objetivos específicos foram: Investigar, a partir da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas quais seriam as razões que contribuem para que um aluno opte/prefira por uma ou outra língua, sendo que o curso possibilita uma dupla licenciatura. Identificar nas respostas dos participantes da pesquisa os desdobramentos que a formação inicial acarreta na percepção dos acadêmicos quanto ao curso ofertado. E por último averiguar quais são as situações recorrentes nas respostas dos participantes da pesquisa, no que diz respeito à predileção ou não predileção deles em relação às línguas e

(24)

suas respectivas literaturas ensinadas no curso de dupla licenciatura.

Feita a análise, foi possível conhecer os reais motivos que acarretam e influenciam na escolha dos alunos em relação às línguas ofertadas. Quanto à escolha pelo curso foi possível perceber nas respostas que, a identificação e o incentivo são fatores que contribuem para a escolha do curso. Em relação à formação dos educandos fica evidente que, todavia, o curso necessita de melhorias, mas em especial a Língua Espanhola. Isso talvez, devido à falta de acervos que ainda deixam a desejar. Os alunos evidenciam inúmeras questões que podem melhorar no curso, como a falta de professores de LE, mais acervos bibliográficos, intercâmbios, o uso do laboratório de línguas e outros. De alguma maneira, esses fatores acabam prejudicando a formação dos alunos, sendo que muitos deles não irão se sentir capazes em lecionar as duas línguas.

Diante disso, a questão que norteou a pesquisa foi: há uma predileção em relação ao ensino e aprendizado e futura atuação profissional dos acadêmicos do curso de Letras no que diz respeito à língua portuguesa e à língua espanhola?

A referida predileção podemos compreender que a mesma está de maneira dividida, o que se percebe é que há uma vontade em trabalhar com ambas às línguas, porém o processo de formação interfere de maneira única, pois ainda não temos um curso que atenda 100% às necessidades dos alunos. Tanto é que, a LE é aderida pelos alunos com mais facilidade com base nos resultados desta pesquisa.

Logo, as questões secundárias, foram: quais seriam as razões que contribuem para que um aluno opte/prefira por uma ou outra língua, sendo que o curso possibilita uma dupla licenciatura? Essa predileção, se houver, estaria ligada ao ensino de línguas no âmbito acadêmico?

Ou à autoavaliação quanto ao próprio

desenvolvimento/aperfeiçoamento em uma ou outra língua?

Várias são as questões que evidenciam uma predileção pelas línguas ofertadas, mas cada qual com suas particularidades. No caso de a língua portuguesa ser a língua materna da maioria dos alunos, é

(25)

provável que eles tenham maior confiança em trabalhar com ela. Já no caso da língua espanhola o processo de formação é muito importante, pois aprender formas gramaticais, estrutura, pronúncia são processos que requerem um pouco mais de atenção e dedicação.

E como ambas estão em um único curso, a probabilidade de os alunos preferirem a língua portuguesa era o mais provável, porém, como nos mostra os resultados em relação a pergunta que alude a predileção por uma delas, a maioria dos alunos optou por ambas as línguas.

Por esse motivo, constata-se que existe a predileção linguística, porém, de maneira parcial. É evidente que os alunos demonstram interesse pela LE, e isso implica diretamente na resolução dos itens destacados por eles, que partir de melhorias internas e externas à sala aula.

Portanto, com os resultados desta pesquisa é possível levantar discussões para melhoraria do curso de dupla licenciatura em letras. Sabemos que o processo de formação não é nada fácil, e que pesquisas como essas abrem caminhos para novas pesquisas, o que de fato seria interessante. Enfim, a discussão apresentada neste trabalho buscou-se fundamentar em bases teóricas a fim de refletir sobre o tema pesquisado.

Monografia 02 A inclusão efetiva de alunos autistas na sala de aula ainda é um grande desafio, pois incluir o educando com deficiência em classe requer atenção, habilidades que o incentive a procurar ou buscar desenvolver suas habilidades comunicativas e de interação com seus colegas e professor em classe.

Considerando que a pessoa com TEA tem uma grande dificuldade em se relacionar com as pessoas, primeiro ela precisa confiar no seu professor, em seguida no seu acompanhante especializado, daí o fato de que o poder pública precisa incluir esse auxiliar dentro de classe, que este realmente esteja preparado a

(26)

ensinar aluno com autismo, pois, ele será de grande ajuda para o professor titular em classe, logo após interagir com ele e seus colegas de sala de aula, para que assim haja aos poucos uma socialização dele com seus amiguinhos, sendo através de adaptações em seus materiais didáticos feitas pelo professor e acompanhante da pessoa com TEA.

Apesar desse processo de educação inclusiva ainda ter muito desafio nas escolas com alunos com autismo, foram criadas leis que amparam essas pessoas com TEA na escola, com intuito de ajudá- las no processo de desenvolvimento em suas habilidades, que precisam de um estímulo para que se consiga de fato superar suas necessidades. Conforme manifesto por alguns professores, é preciso que aquilo que se encontra expresso na lei possa virar realidade na escola.

A realização deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC possibilitou conhecer melhor a vida do professor frente ao desafio com a heterogeneidade dentro de sala de aula. DE acordo com as próprias manifestações dos professores, eles buscam formas e meios para que nenhum aluno fique distante de outros em classe, sem compreender o conteúdo explicado pelo professor. Um ponto que digamos chave para que haja uma ajuda para o professor que está todos os dias em uma sala de aula cheia, e ainda ter um aluno com deficiência, seria um cuidador, pois ele auxiliaria o professor com este aluno, fazendo adaptações de materiais para que o aluno pudesse estudar, compreender as atividades e conteúdos explicados na escola.

Diante dos resultados coletados, percebeu-se que os professores enfrentam esses desafios buscando melhorias para ensino aprendizagem desses alunos, são sinceros ao falar que não são formados para lidar com esses alunos com deficiência em sala de aula, porém buscam metodologia para que esse aluno melhore o desempenho dele, fazem adaptações em materiais didáticos, para que consigam bons resultados em sala de aula com seus alunos que requerem um pouco mais de atenção, isso para que o aprendiz possa conseguir superar suas necessidades em sala de aula.

(27)

Atualmente apesar de já ter avanço em relação ao ensino aprendizagem desses alunos, ainda se tem muito a lutar pelo direito desses educandos em sala de aula, tirar a lei do papel e pôr em prática na realidade das escolas.

Sendo assim, esta pesquisa deixa manifesto que é preciso formação para os profissionais da educação, principalmente na educação básica do ensino fundamental e médio, fase em que os alunos poderão conseguir um grande progresso em seus estudos e desenvolvimento de habilidade comunicativa, já que a grande dificuldade deles é o contato, a comunicação e a interação deles com outras pessoas, e isso precisa muito ser estimulado, bem trabalhado pelo professor e cuidador que estará ali em classe com esse aluno.

Esses estímulos são realizados com metodologias inovadoras, os educadores fazem propostas inclusivas, fazem de tudo para realmente haver uma inclusão social do aluno em sala de aula, pois sabem que este tipo de deficiência precisa de um olhar mais profundo, mais específico para que o aluno com TEA consiga desenvolver habilidade e conseguir uma independência. Nesse sentido, uma interação e comunicação sempre serão importantes e têm um papel fundamental na vida dessas pessoas: é a ajuda que existe no elo entre família e escola, havendo esta ajuda na escola e em casa com sua base familiar o educando conseguirá de fato sua autonomia.

Professores relataram também que uns tiveram comunicação e ajuda da família para esse aluno na escola, outros, a família pouco se comunicava para realmente saber da situação do filho em sala de aula, muitas vezes isso dificultava bastante o acesso e a comunicação do professor com este educando na classe, pois havia atividades passadas para a casa que muitas vezes voltavam em branco, sem ter respostas no caderno, isso quer dizer que não se tinha ajuda em casa e isso dificultava bastante, pois o processo de desenvolvimento destes alunos precisa de atenção e acompanhamento tanto na escola quanto em casa.

Portanto, ao concluir esta pesquisa percebeu-se que, para

(28)

trabalhar com esses educandos precisa de uma formação mais adequada visando ao fortalecimento no ensino aprendizagem do aluno com TEA, precisa também ter o apoio da escola para materiais didáticos já adaptados para a utilização do professor com esse aluno em sala de aula, um cuidador para auxiliar o professor titular com ele, além disso, uma boa comunicação entre a família e escola para ter de perto o acompanhamento desse aluno, fazendo com que de fato também as leis e direitos dessas pessoas saiam do papel e entre para a realidade no dia a dia delas.

Monografia 03 Este trabalho de conclusão de curso contribuirá em sala de aula de ELE em que temos a literatura como uma ferramenta ideal proporcionar no ensino e aprendizagem de um idioma. Pois, com a abordagem comunicativa a literatura teve seu lugar nas aulas de espanhol.

De acordo com a investigação, foi compreendido que textos literários hispânicos trazem grandes benefícios por vários fatores a autenticidade do material, tratam de temas universais, trazem as riquezas linguísticas, valores culturais e o compromisso do leitor quando realiza as leituras dos textos. Com isso, a literatura hispano- americana, a partir do Boom literário, traz um valor estético, social, histórico, cultural, que os escritores como Gabriel Garcia Marques, Carlos Fuentes, Júlio Cortázar, Mario Vargas Llosa entre outros escritores fizeram em suas obras literárias e, ao mesmo tempo, utilizaram este reconhecimento internacional ao questionar e se posicionar frente a diferentes problemas sociais, políticos, educacionais entre outros temas que seus respectivos países estavam passando naquele momento.

Dessa forma, tem –se uma literatura própria dos latino- americanos, uma produção diferenciada como uma própria identidade, cultura, social, costumes temas que os escritores destacam em seus romances, novelas, contos, ensaios, relacionando com o

(29)

realismo mágico e o fantástico.

Por meio das leituras realizadas para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, constatou-se que a literatura hispano- americana é essencial não apenas no processo de ensino e aprendizagem, mas também contribui na competência comunicativa e a partir disso, novos conhecimentos para interacionar no meio social e cultural em que está imersa uma língua e seus falantes.

Por fim, cabe destacar ainda, que a pesquisa demostra a internacionalização do mundo hispânico, por meio do fenômeno literário Boom, foi fundamental parar que a literatura em língua espanhola se desenvolvesse, difundindo-se a partir da eclosão de traduções a uma multiplicidade de línguas

Monografia 04 Ter realizado essa pesquisa foi uma oportunidade de compreender a Literatura Amazonense enquanto importante no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo por meio das canções e poemas de Celdo Braga ferramenta de ensino para fomentar a cultura local em sala de aula.

O estudo oportunizou a investigação da importância atribuída a Literatura Amazonense, bem como a análise das canções e poemas do professor, poeta, e cantor, pertencente a região do alto Solimões Celdo Braga, com alunos do 9°ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Olavo Bilac.

Buscou-se analisar a aceitação dos estudantes da referida turma com relação a Literatura Amazonense, identificando também o conhecimento prévio que os mesmos já tinham acerca das obras do cantor supracitado. Além disso, os discentes foram instigados a conhecer a mais a respeito das obras do poeta e sua contribuição para a cultura local.

Dentre os inúmeros desafios vinculados a Literatura Amazonense destaca-se a escassez de obras na instituição de ensino, reconhecendo a importância vital destas obras na escola no tocante a qualidade de educação oferecida, que deve estar relacionada a

(30)

cultura local, levando os alunos a valorizarem os autores pertencentes sua região e consequentemente tomarem conhecimento de suas raízes culturais.

Nesse processo de valorização o professor é reconhecido enquanto principal mediador, no que tange ao acesso dos estudantes a esses conteúdos literários, permitindo que os alunos construam sua identidade cultural e adquiriram confiança. A literatura em seu contexto mais amplo ajuda as pessoas a atender seus sentimentos e proporciona a experiência de vivencia a arte.

Por fim, salienta-se que durante a observação participativa a docente não trabalhou a Literatura Amazonense em sala de aula, porém, ao abordar a temática por meio de intervenções os alunos demostraram interesse na realização das atividades propostas, deixando perceptível sua satisfação na execução do projeto. Em vista desse interesse, espera-se que os professores adotem a Literatura Amazonense proporcionando o incentivo à leitura e escrita e ampliando o desenvolvimento intelectual e cultural dos estudantes.

Tabela 03: Exemplos de elementos associativos de partonímia extraídos dos trabalhos monográficos.

Fonte: Maurício, 2021.

Nos exemplos acima, observa-se que a monografia produzida pela aluna, possui a presença de elementos coesivos associativos, mais especificadamente a partonímia, que auxiliou as estudantes na construção dos seus trabalhados, os próprios contribuem para que o documento tenha coerência e produza um sentido ao leitor. Koch (2010, p. 14) menciona que

“Concluindo, pode-se afirmar que o conceito de coesão textual diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual”. E certo afirmar que de acordo com o que autora aborda e menciona, os trabalhos monográficos das alunas apresentam as características que corresponde a coesão textual, onde os elementos coesivos vão ligando os termos do texto, assegurando sua sequencialização produzindo assim, um sentido a quem lê. A seguir Antunes (2010) declara:

“Os nexos de associação ocorrem quando duas ou mais palavras guardam uma

(31)

relação de proximidade semântica, de maneira que uma lembra a outra, ou como diz coloquialmente, tem alguma coisa haver com a outra. Esse tipo de nexo é bastante comum em todo tipo de texto, o mais comum de todos”. (ANTUNES, 2010, p.120)

É evidente que os nexos associativos segundo Antunes, sucedem quando duas ou mais palavras mantêm uma relação de proximidade semântica, de modo que uma lembra a outra, ou melhor, quando uma coisa tem a ver com a outra. Esse tipo de nexo é bastante comum em todo tipo de texto. É que se observa no texto das monografias das estudantes, onde as próprias fazem o uso de subsídios associativos ao tema que cogitam com suas pesquisas, dessa forma as próprias conseguem construir seus escritos, utilizando-se dos termos associativos. Mais adiante Antunes (2003) ainda discorre que:

“Existe sempre, por mais tênue que seja, alguma ligação semântica entre as palavras de um texto. Não podia ser diferente, uma vez que todo texto é necessariamente marcado por uma unidade temática, isto é, pela concentração em um único tema, embora desenvolvido, às vezes, em subternas diversos. Tal unidade condiciona a proximidade, a contiguidade semântica entre as palavras do texto. ” (ANTUNES, 2003, p. 54).

É compreensível que os dados associativos coesivos, existem e estão sempre interligados pela ligação semântica de palavras de um texto, uma vez que todo documento é marcado por uma unidade temática, e essas unidade condiciona a proximidade e a contiguidade semânticas de palavras no texto. Nos trabalhos monográficos visualizados acima, é notório o uso de rudimentos coesivos associativos que fazem parte da associação de termos voltados para o tema abordado no trabalhado de conclusão de curso, que foi desenvolvido pelas estudantes.

Mais adiante Melo; Gomes (1999), explana acerca da coesão textual, fazendo referência a seu uso, os recursos coesivos:

A coesão textual apresenta subsídios para interpretações e não ambíguas, e se dá através de ligações entre palavras, expressões ou frases. Por mais organizado que seja o texto a compreensão não se dará se os elementos coesivos não estiverem numa sequência lógica, e para o leitor, ele se apresentará destituído de coesão.

Assim sendo, é necessário que ao se elaborar um texto, utilize-se recursos coesivos”.

(MELO; GOMES, 1999, p. 08).

Segundo as autoras Melo e Gomes, é sabido que a coesão textual, dispõem de dados útil a interpretações de um texto, dados esses que se dão por meio de ligações entre os termos, expressões ou frases. Ressaltam ainda que por mais organizado que esteja o texto, a compreensão não se dará se os rudimentos coesivos não estiverem numa sequência lógica, e

(32)

para o leitor, ele estará destituído da coesão, sendo assim é preciso saber utilizar os recursos coesivos em seu trabalho escrito. Por isso é importante que o aprendiz saiba utilizar, e quando deverá fazer o uso desse recurso em seu escrito, para que o mesmo faça o uso de modo adequado, garantindo assim, um texto coeso e coerente.

A seguir veremos se nos exemplos há rudimentos coesivos associativos de co- hipomímia nos trabalhos monográficos.

Exemplos de Co-hiponímia

Monografia 01 Várias são as questões que evidenciam uma predileção pelas línguas ofertadas, mas cada qual com suas particularidades. No caso de a língua portuguesa ser a língua materna da maioria dos alunos, é provável que eles tenham maior confiança em trabalhar com ela. Já no caso da língua espanhola o processo de formação é muito importante, pois aprender formas gramaticais, estrutura, pronúncia são processos que requerem um pouco mais de atenção e dedicação.

Monografia 02 Portanto, ao concluir esta pesquisa percebeu-se que, para trabalhar com esses educandos precisa de uma formação mais adequada visando ao fortalecimento no ensino aprendizagem do aluno com TEA, precisa também ter o apoio da escola para materiais didáticos já adaptados para a utilização do professor com esse aluno em sala de aula, um cuidador para auxiliar o professor titular com ele, além disso, uma boa comunicação entre a família e escola para ter de perto o acompanhamento desse aluno, fazendo com que de fato também as leis e direitos dessas pessoas saiam do papel e entre para a realidade no dia a dia delas.

Monografia 03 De acordo com a investigação, foi compreendido que textos literários hispânicos trazem grandes benefícios por vários fatores a autenticidade do material, tratam de temas universais, trazem as riquezas linguísticas, valores culturais e o

(33)

compromisso do leitor quando realiza as leituras dos textos.

Com isso, a literatura hispano-americana, a partir do Boom literário, traz um valor estético, social, histórico, cultural, que os escritores como Gabriel Garcia Marques, Carlos Fuentes, Júlio Cortázar, Mario Vargas Llosa entre outros escritores fizeram em suas obras literárias e, ao mesmo tempo, utilizaram este reconhecimento internacional ao questionar e se posicionar frente a diferentes problemas sociais, políticos, educacionais entre outros temas que seus respectivos países estavam passando naquele momento.

Dessa forma, tem-se uma literatura própria dos latino- americanos, uma produção diferenciada como uma própria identidade, cultura, social, costumes temas que os escritores destacam em seus romances, novelas, contos, ensaios, relacionando com o realismo mágico e o fantástico.

Monografia 04 O estudo oportunizou a investigação da importância atribuída a Literatura Amazonense, bem como a análise das canções e poemas do professor, poeta, e cantor, pertencente a região do alto Solimões Celdo Braga, com alunos do 9°ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Olavo Bilac.

Tabela 04: Exemplos de elementos associativos de Co-hiponímia extraídos dos trabalhos monográficos.

Fonte: Maurício, 2021.

Em primeiro plano, é indiscutível a presença dos rudimentos associativos presentes quanto a elaboração dos textos, é notório ainda que as autoras dos escritos se utilizaram de termos associativos referente a seus temas em questão. Koch (2010, p.12) relata “Se tais perguntas podem ser facilmente respondidas pelos eventuais leitores, é porque os termos em questão são elementos da língua que têm por função precípua estabelecer relações textuais:

são recursos de coesão textual”. A autora Koch faz referência ao recurso da coesão textual, quando utilizado de modo correto dentro do texto, o escrito é facilmente compreendido pelo leitor. É o que é compreendido nos exemplos retirados das monografias, as autoras fazem o uso dos recursos da coesão, tecendo seus textos até concluir todo, visando dessa forma,

Referências

Documentos relacionados

Forma de gestão dos aspectos materiais: inovação em saúde, programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, qualidade e segurança dos serviços para assistência aos

Portanto, tendo em vista esse grande desafio que a tecnologia impõe às estratégias de preservação digital, e devido à complexidade e à especifi- cidade do documento

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Trabalhos inéditos do multiartista Nuno Ramos, como as obras Paredes (instalação); Gangorras (instalação + performance); O Direito à Preguiça (órgão-andaime/ instalação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,