• Nenhum resultado encontrado

Aplicativo de frete: o que é e como funciona?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Aplicativo de frete: o que é e como funciona?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Planejar e organizar fretes de forma virtual;

Conectar caminhoneiros autônomos à transportadoras e/ou indústrias

Acompanhar em tempo real todo o transporte da carga.

Conhecido também como aplicativos de cargas, a plataforma ajuda os dois lados. O motorista pode, por exemplo, aproveitar para transportar mercadorias quando o seu caminhão estiver vazio no retorno de outra entrega.

Por outro lado, a empresa, que antes precisava ter seus próprios veículos, passa a economizar bastante com os gastos de compra e manutenção de frota, além dos custos relacionados aos encargos trabalhistas desses profissionais.

Ficou curioso para saber mais sobre essa inovação? Neste artigo, vamos apresentar os principais tópicos sobre o tema:

Como funciona o aplicativo de frete de caminhões;

Quais as principais tecnologias por trás do aplicativo de frete e cargas;

Quais as principais vantagens dessa tecnologia para uma transportadora;

A importância de digitalizar a sua transportadora.

Afinal, como funciona o aplicativo de frete e carga?

O app de fretes conta basicamente com dois perfis: uma para a empresa contratante e outra para o caminhoneiro autônomo. As interfaces dos sistemas variam conforme a ferramenta, mas vamos te dar uma visão geral do passo a passo de como funciona o app de cargas por perfil.

Para o caminhoneiro

(2)

Imagem: Reprodução

Passo 1

Em primeiro lugar, o motorista precisa acessar ao site oficial do fornecedor e criar uma conta. Lá, ele deverá realizar um cadastro e comunicar alguns dados pessoais, além de informações do veículo.

Geralmente, são solicitados os seguintes dados:

CPF;

Nome completo;

Placa principal;

Tipo de caminhão;

Tipo de carroceria;

Cubagem em m2.

Passo 2

Depois do cadastro ser efetuado, o motorista deverá sinalizar dados da viagem, como, por exemplo,

(3)

O motorista autônomo poderá entrar em contato com a empresa contratante por meio do aplicativo de frete. Além disso, através da ferramenta, é possível enviar mensagens sobre a prestação de serviço e tirar dúvidas sobre a carga

Passo 4

Ao negociar o frete diretamente com a empresa contratante, o caminhoneiro dá o seu interesse na carga e se locomove até o destino em que o frete está localizado.

Passo 5

O motorista autônomo retira a carga no local indicado e, então, começa o transporte de carga até o destino final no momento da entrega. Lembrando que todos esses processos, o caminhoneiro vai dando uma espécie de “check” no aplicativo ao concluir cada etapa.

Para a transportadora/indústria

(4)

Imagem: Reprodução

Passo 1

Para a empresa, o processo é diferente. É necessário acessar o site oficial e realizar o cadastro básico da empresa.

Geralmente, são solicitados os seguintes dados:

Nome de algum funcionário responsável;

E-mail e número de telefone desse profissional;

Nome da empresa;

Classificação da natureza da empresa (pode ser: operador de carga multimodal, indústria, transportadora, operador logístico);

Estimativa de cargas transportadas por mês.

Passo 2

Depois disso, é só informar qual é o tipo de carga a ser transportada, a data e qual a cidade ou estado

(5)

Em seguida, os motoristas selecionados pela fornecedora do sistema terão acesso ao anúncio e, conforme a sua demanda, poderão demonstrar interesse em transportar sua mercadoria.

Passo 4

Relembrando que, quando o motorista demonstrar interesse na sua carga, ele poderá entrar em contato para mais informações do frete e também para negociá-lo.

Passo 5

Depois, é só acompanhar as etapas concluídas do motorista direto pelo site.

Principais tecnologias por trás do app de frete

(6)

Imagem: Reprodução

Essas ferramentas contam com diferentes soluções e funções para promover uma experiência completa, tanto para o motorista quanto para a transportadora. Conheça as principais inovações por trás.

Geolocalização e navegação

Essas tecnologias envolvem a gestão de rotas em tempo real, o que gera mais segurança e controle de qualidade para a empresa contratante. Além disso, o motorista tem acesso a mapas para facilitar sua navegação.

Inteligência de dados

A solução digital ainda é capaz de organizar os dados gerados a partir do cadastro do motorista autônomo e da empresa contratante para realizar combinações inteligentes.

Comunicação

Por meio do aplicativo, é possível que a transportadora ou indústria troque mensagens instantâneas

(7)

Contratação de caminhoneiro autônomo sem dor de cabeça

Com o aplicativo de frete e cargas, sua empresa não precisa se preocupar em realizar o processo seletivo de funcionários para o transporte de carga. O fornecedor do app de frete já conta com sua própria base de motoristas e realiza uma seleção prévia para criar sua rede capacitada e de qualidade.

Nesse caso, então, você só vai necessitar contratar o prestador de serviço quando surgir uma demanda na sua empresa. E esse processo será muito simples, sem burocracia nenhuma: basta, pelo próprio aplicativo, buscar o caminheiro que melhor atende às demandas da sua empresa naquela situação.

Gestão inteligente e segura

O app oferece a possibilidade de acompanhar a viagem em tempo real. Assim, a equipe da sua

transportadora terá total controle sobre o prestador de serviço, o que garante mais segurança e tranquilidade ao processo.

Mas não é só isso. O sistema também é bastante inteligente e pode realizar diversas atividades operacionais. Dessa forma, os funcionários poderão deixar de lado tarefas consideradas cansativas e repetitivas para se voltarem a demandas mais estratégias, como:

O planejamento da frota;

Análise do frete;

Controle de qualidade.

Isso torna o dia a dia deles mais dinâmico e evita também a desmotivação dos profissionais, que pode ser causada por conta dos trabalhos repetitivos e extremamente manuais.

Além disso, há uma preocupação grande em relação à qualidade desse serviço, né? Fique sabendo que você poderá avaliar o desempenho do motorista no final da viagem e também ter acesso ao que é falado sobre eles.

Economia

(8)

Ao contratar esse tipo de tecnologia, a sua transportadora não precisará mais ter uma frota própria, por exemplo. Dessa forma, haverá uma economia considerável da manutenção de veículos.

Outro gasto também que será possível descartar é o referente aos encargos trabalhistas dos motoristas.

Como o serviço é terceirizado, basta arcar com as despesas do fornecedor da tecnologia.

Por que devo tornar o meu negócio mais digital?

Imagem: Reprodução

A transformação digital chegou em diversos setores e indústrias, promovendo mudanças e trazendo diversas vantagens. Com as tendências de logística, isso não seria diferente. Mas você já se perguntou por que deveria investir em tecnologia para esse negócio? Bom, nós temos algumas respostas para isso.

Vamos conferir?

Por que se tornar uma transportadora digital?

1) Mais dados e menos achismos

Com a digitalização da transportadora, há obrigatoriamente a implementação de plataformas de gestão,

(9)

2) Aumento da vantagem competitiva e percepção de valor

Não é novidade que a concorrência está cada vez mais acirrada. Para se destacar nesse mundo ultra competitivo, as empresas precisam estar mais atentas às necessidades e aos desejos dos clientes.

Tendo em mãos dados sobre a experiência, fica mais fácil entender o que os consumidores esperam e como você pode atendê-los da melhor forma, deixando, assim, a concorrência comendo poeira.

3) Melhora na gestão dos processos

Isso que conversamos acima também vale para uma visão interna, relacionada à rotina em si da empresa. Com os dados, é possível:

Pensar na qualidade dos processos;

Realizar ajustes;

Eficiência e facilidade no trabalho dos funcionários envolvidos.

4) Evita falhas humanas

A implementação de sistemas reduz consideravelmente falhas humanas, como, por exemplo, números digitados errado em formulários, que podem vir a se tornar grandes problemas. Dessa forma, com o uso de plataformas, a empresa impede que pequenos erros prejudiquem o dia a dia do negócio.

5) Equipe motivada

Um ponto importante, mas que costuma ser deixado de lado muitas vezes. O trabalho repetitivo e extremamente operacional tende a gerar não só falhas, como também desmotivar os funcionários. Com a utilização de sistemas, a equipe poderá se dedicar a tarefas menos burocráticas e focar na resolução

(10)

de problemas e na inovação do negócio propriamente.

Logística 4.0: como preparar sua transportadora?

Vale destacar que atualmente existem algumas empresas que já oferecem essa soluções de frete. Mas atente-se: a inteligência digital para transportadoras não são todas as ferramentas que oferecem. Então, é importante que a sua empresa faça uma pesquisa dos principais fornecedores dessa tecnologia e, após uma análise cuidadosa e criteriosa, selecione a plataforma ideal.

Agora que você já conhece tudo sobre os apps de frete, que tal ir mais a fundo e conhecer o passo a passo de contratação de motoristas autônomos? Baixe o nosso ebook gratuitamente e tire todas as suas dúvidas!

Boa leitura!

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

Referências

Documentos relacionados

Se o aluno tiver contacto com medições de tempo de diversos países com culturas diferentes, vai conhecer diferentes ritmos de vida, mas também mudanças e permanências

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados