• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA MENTORING AGU 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROGRAMA MENTORING AGU 2015"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA MENTORING AGU 2015

(Degustação) I. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA:

Olá, amigos. O programa MENTORING AGU 2015 foi desenvolvido para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos à iminente primeira fase do concurso para o cargo de Advogado da União.

Nesta fase da preparação, o planejamento assume relevância ímpar, pois agora um turbilhão de matérias deve ser estudado em um curto espaço de tempo. Não há dúvidas, portanto, de que largaram na frente os candidatos que iniciaram os seus estudos mais cedo e com a profundidade devida.

Isso porque a metodologia indicada para preparações intensas e específicas, a ser realizada nos dois ou três meses que antecedem à prova, é mais difícil para quem pretende iniciar os estudos somente depois de publicado o edital. Por isso, o MENTORING AGU 2015 é direcionado, especialmente, aos candidatos que já estudaram boa parte do programa de conteúdos cobrados no certame (detalhes da prova abaixo).

Todavia, impõe-se ressaltar que, em concursos públicos, bons objetivos nem sempre significam aprovação. É possível, ao contrário, firmar metas parciais, que alavanquem o candidato em sua preparação para outro concurso, que tenha formato e banca similares. Por exemplo, se um candidato estiver seguro em duas ou três matérias estudadas recentemente e pretende outro concurso de advocacia pública tradicionalmente organizado pelo CESPE, testar-se com louvor em tais disciplinas seria um bom objetivo no concurso AGU 2015.

Em resumo, o importante é fixar um alvo, seja ele a aprovação, o êxito em algumas matérias, ou mesmo, determinado percentual de acerto na prova.

Sem objetivo definido, o pouco tempo que resta até a primeira fase do certame será indesejadamente desperdiçado.

(2)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

O MENTORING AGU 2015, portanto, propõe uma preparação intensiva, específica e planejada, a fim de otimizar a preparação do candidato até o dia de realização da primeira etapa do certame. Para tanto, foram traçadas metas de conteúdo jurídico para 80 dias, conforme a relevância e incidência nas últimas provas dos temas constantes do edital de abertura edital nº 1, de 13 de julho de 2015.

II. APRESENTAÇÃO DA PROVA: ESTILO E INCIDÊNCIA:

O concurso para o cargo de Advogado da União, tradicionalmente, é organizado pela banca CESPE. A prova é composta por 200 (duzentos) itens a serem julgados em “certo” ou “errado”, aplicando-se a sistemática de compensação entre erros e acertos (dois erros anulam um acerto).

A prova é formatada em grupos de disciplinas, cujas questões estão distribuídas da seguinte forma:

ÁREA DE CONHECIMENTO

Nº DE QUESTÕES

GRUPO I:

Direito Administrativo Direito Constitucional Direito Financeiro e Econômico

Direito Tributário Direito Ambiental

90

GRUPO II:

Direito Civil

60

(3)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

Direito Processual Civil Direito Empresarial Direito Internacional Público

Direito Internacional Privado

GRUPO III:

Direito e Processual Penal

Direito e Processual do Trabalho

Direito da Seguridade Social

50

O número de questões por matéria e a incidência dos temas no último concurso (AGU 2012) podem ser visualizados na tabela seguinte:

TEMAS COBRADOS E DISTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES POR MATÉRIA (AGU 2012)

Direito Administrativo (25 itens):

Organização da administração pública e Administração Indireta;

Entidades paraestatais ou terceiro setor;

Parcerias público-privadas;

Consórcios públicos;

Agentes públicos - Lei 8.112/1990;

Atos administrativos;

(4)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

Improbidade administrativa - Lei 8.429/92;

Intervenção do estado na propriedade;

Licitações - Lei 8.666/1993;

Pregão - Lei 10.520/2002;

Recursos administrativos;

Poderes da Administração;

Serviços Públicos;

Legislação da AGU.

Direito Constitucional (25 itens):

Controle de constitucionalidade e leis da ADI, ADC, ADO e ADPF;

Teoria da Constituição;

Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição;

Métodos de Interpretação constitucional;

Classificação das Constituições;

Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais;

Repartição de Competências Constitucionais;

Processo Legislativo e espécies normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução;

Poder Executivo: Presidente, Vice-Presidente e Ministros de Estado;

Poder Legislativo;

Poder Judiciário: STF;

Funções Essenciais à Justiça e Advocacia Pública;

Ordem Econômica e Financeira;

Ordem Social;

Meio Ambiente;

Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT.

(...)

III. APRESENTAÇÃO DAS MATÉRIAS E ORDEM DE PRIORIDADES:

(5)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

1. Direito Administrativo:

É uma das matérias de peso do concurso. Por isso, o candidato deve dominá-la bem, memorizando as principais leis secas e revisando todo o manual já lido antes do edital, com destaque para os seguintes tópicos:

Prioridades:

• Organização da Administração Pública: Descentralização e desconcentração; Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista e consórcios; Teorias dos órgãos públicos e agentes de fato;

possibilidade de órgãos públicos ingressarem em juízo;

Reforma administrativa e terceiro setor: Distinções entre OS e OSCIPS; Distinções entre agências reguladoras e agências executivas;

Princípios administrativos: Princípios constitucionais e os constantes do art. 2º da Lei n.º 9.784/99; Princípio da autotutela;

Poderes administrativos: Poder de polícia: meios de manifestação e (in)delegabilidade; Poder hierárquico: delegação e avocação de competência;

Poder normativo: decretos autônomos;

Servidores Públicos: Regramento constitucional (arts. 39 ao 42 da CF/88); Regramento da Lei n.º 8.112/90 (até o art. 182), especialmente, Processo Administrativo Disciplinar, concurso público e jurisprudência dos tribunais superiores (ver informativo 511 do STJ comentado pelo Dizer o Direito);

Atos administrativos: Elementos, atributos e classificações; Abuso de poder: excesso de poder (vício de competência) e desvio de poder (vício de finalidade); Teoria dos motivos determinantes; Extinção do ato administrativo:

modalidades e efeitos; Atos administrativos complexos: aposentadoria, Súmula Vinculante n.º 3 e (des)necessidade de franquear-se contraditório e ampla defesa ao administrado, conforme o entendimento dos tribunais superiores;

(6)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

Parecer: espécies e responsabilização do parecerista conforme a jurisprudência do STF;

Licitações: Regramento da Lei n.º 8.666/93 (atenção para os parágrafos dos artigos): modalidades, tipos, espécies e requisitos para contratação direta, revogação e anulação, registro de preços e efeito “carona”. Regramento do Regime Diferenciado de Contratações (Lei n.º 12.462/11): hipóteses e modalidade de contratação integrada; Regramento do Pregão (Lei n.º 10.520/02): atenção para inversão das fases julgamento e habilitação e para a sistemática de lances;

Contratos administrativos: Regramento da Lei n.º 8.666/93 (atenção para os parágrafos dos artigos): Cláusulas exorbitantes; Duração dos contratos e requisitos para prorrogação de contrato de serviço continuado; Hipóteses e requisitos para contratação verbal; Dispensa do instrumento de contrato e substituição por outros meios menos formais; Alterações do contrato administrativo e Teoria da imprevisão; Fato da administração e fato do príncipe:

distinções e feitos; Extinção do contrato administrativo e direitos dos terceiros de boa-fé.

Serviços Públicos: Regramento da Lei Geral de Concessões (Lei n.º 8.987/99): distinções entre autorização, permissão e concessão de serviços públicos; política tarifária e remuneração dos serviços; extinção da concessão e efeitos; Regramento da Lei de Parcerias Público-Privadas (até o art. 13 da Lei n.º 11.079/04);

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade por omissão ou comissão: distinções em relação à necessidade de demonstração do aspecto subjetivo; Estado na posição de garantidor: caso de assassinato ou suicídio de detentos; Evolução das teorias sobre responsabilidade civil do Estado: “falta do serviço”, risco administrativo e risco integral; Dever de indenizar: danos multitudinários e efeito “black bloc”.

Controle da Administração Pública: Regramento constitucional da matéria: Tribunais de Contas e jurisprudência do STF; Regramento da Lei n.º

(7)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

7.347/85 (LACP); Regramento da Lei n.º 8.429/92 (LIA): jurisprudência dos tribunais superiores; Regramento da Lei n.º 12.016/09 (LMS): atenção para vedação à concessão de liminares.

Processo Administrativo Federal: Regramento da Lei n.º 9.784/99:

atenção para recurso hierárquico, pedido de reconsideração e revisão.

Bens Públicos: Espécies e características; Uso consentido de bens públicos: autorização, permissão e concessão de uso; Cessão e concessão de direito real de uso: características e distinções para as demais modalidades;

Ocupação irregular de bens públicos: posse versus mera detenção; Bens Públicos em espécie: titularidade das terras devolutas, recursos minerais, faixa de fronteira, terreno marginal e de marinha.

Intervenção do Estado na propriedade: Regramento constitucional da matéria; Regramento do DL 3.365/41 (desapropriação por utilidade ou necessidade públicas) e súmulas sobre os acréscimos indenizatórios (juros, correção e honorários de advogado); Regramento da Lei n.º 4.132/62 (desapropriação por interesse social); Regramento da Lei Complementar n.º 76/93 (desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária):

atenção para as peculiaridades concernentes ao reexame necessário, honorários advocatícios e à extensão da contestação; Desapropriação indireta:

natureza da ação, prazo prescricional e impossibilidade de reivindicar o bem afetado à finalidade pública; Direitos do desapropriado: direito de extensão e direito de retrocessão; Limitação e servidão administrativa: natureza e dever de indenizar; Ocupação temporária e requisição administrativa: hipóteses e dever de indenizar; Tombamento: espécies e dever de conservar o bem; Princípio da

“hierarquia federativa” e possibilidade de intervenção em propriedade pública.

Cuidado com o ponto (acréscimos importantes no edital 2015):

Enunciados das súmulas da Advocacia-Geral da União. Orientações Normativas do Advogado-Geral da União. Instruções Normativas do Advogado-Geral da União que autorizam a desistência ou não interposição de recurso.

(8)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

Leis secas em destaque:

DL 3.365/41;

Lei n.º 8.666/93;

Lei n.º 12.462/11 (RDC);

Lei n.º 10.520/02 (Pregão);

Lei n.º 8.112/90;

Lei n.º 8.429/92;

Lei n.º 12.016/09;

Lei n.º 9.784/99;

Lei n.º 8.987/95;

Lei n.º 11.079/04 (PPP).

2. Direito Constitucional:

Outra matéria cobrada com relevância no concurso. Certamente, as questões serão melhor aproveitadas por quem já leu um bom manual para concursos, como o Pedro Lenza. Destacam-se os seguintes temas:

Prioridades:

(...)

IV. CRONOGRAMA DE METAS - METODOLOGIA E CALENDÁRIO DE METAS:

Metodologia:

O cronograma de metas foi elaborado com base na seguinte metodologia:

 REVISÃO das matérias principais (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil e Direito Tributário);

 ESTUDO das matérias periféricas (Direito Internacional Público e Privado, Direito Civil e Empresarial, Direito e Processo Penal, Direito

(9)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

Financeiro e Econômico, Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário).

Dessa forma, para as metas de revisão, dispensou-se menos tempo por quantidade de conteúdo, em relação às metas de estudo. Todavia, nada impede que o candidato avance com mais vagar nos temas que encontrar maior dificuldade, acelerando, por outro lado, naqueles que, eventualmente, já tenham sido estudados.

A distribuição dos dias foi estabelecida dessa forma:

DISCIPLINA/OUTROS QUANTIDADE DE DIAS

AÇÃO

Administrativo 8 Revisar

Constitucional 5 Revisar

Financeiro 3 Estudar

Econômico 2 Estudar

Tributário 4 Revisar

Ambiental 5 Estudar

Civil 4 Estudar

Processual civil 7 Revisar

Empresarial 4 Estudar

Internacional público 3 (+ 1); Estudar (+ revisar) Internacional privado 1 (+ 1); Estudar (+ revisar)

Penal 2 Estudar

(10)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

Processual penal 2 Estudar

Trabalho 3 Estudar

Processual do trabalho 3 Estudar

Previdenciário 5 Estudar

INFORMATIVOS 8 Estudar

SÚMULAS 5 Estudar

QUESTÕES Muitos Responder

SIMULADOS 4 Responder

TOTAL 80

Calendário de metas:

DIA MATÉRIA/CONTEÚDO OBSERVAÇÃO

(...) (...) (...)

07/09/2015 REVISAR TRIBUTÁRIO:

• Notas introdutórias;

• Limitações constitucionais ao poder de tributar;

• Competência tributária e legislação tributária;

• Interpretação e integração da legislação tributária.

IMPORTANTE!

- Acompanhar a revisão pela CF/88 e CTN.

(11)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

08/09/2015 ESTUDAR CIVIL:

• Ler CC – obrigações (arts. 233 ao 420);

+ MUITAS QUESTÕES.

DICA:

Prefira resolver questões formuladas no

estilo “certo” ou

“errado”.

09/09/2015 REVISAR ADMINISTRATIVO:

• Licitações.

NÃO ESQUECER!

- Lei 8.666/93 (até o art.

53);

- Lei n.º 12.462/11 (RDC);

- Lei n.º 10.520/02 (Pregão).

10/09/2015 ESTUDAR CIVIL:

• Ler CC – contratos (arts. 421 ao 480 e contratos em espécie);

• Ler CC – responsabilidade civil (arts. 927 ao 954);

• Código de Defesa do Consumidor (arts. 12 a 25).

+ MUITAS QUESTÕES.

NÃO ESQUECER!

- Contratos aleatórios de risco ou de futuro:

emptio spei e emptio rei speratae;

11/09/2015 REVISAR TRIBUTÁRIO:

• Obrigação tributária;

• Responsabilidade tributária;

• Crédito tributário e lançamento;

IMPORTANTE!

- Acompanhar a revisão pelo CTN.

(12)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

• Suspensão da exigibilidade do crédito tributário;

• Extinção do crédito tributário;

• Exclusão do crédito tributário.

12/09/2015 ESTUDAR INTERNACIONAL PRIVADO:

• Todos os temas;

• Ler a LINDB;

• Ler a Convenção de HAIA.

ATENÇÃO:

É importante ler as convenções secas.

13/09/2015 (Domingo)

TREINAMENTO PRÁTICO (SIMULADO 1)

Em razão da qualidade, recomenda-se a aquisição dos simulados

EBEJI. Todavia, o candidato poderá utilizar-se de outros

meios, desde que simule, de fato, uma

situação de prova.

(...) (...) (...)

20/09/2015 (Domingo)

TREINAMENTO PRÁTICO (SIMULADO 2)

Em razão da qualidade, recomenda-se a aquisição dos simulados

EBEJI. Todavia, o candidato poderá utilizar-se de outros

meios, desde que simule, de fato, uma

(13)

Preparação de qualidade para concursos? http://www.ebeji.com.br/

situação de prova.

(...) (...) (...)

27/09/2015 (Domingo)

TREINAMENTO PRÁTICO (SIMULADO 3)

Em razão da qualidade, recomenda-se a aquisição dos simulados

EBEJI. Todavia, o candidato poderá utilizar-se de outros

meios, desde que simule, de fato, uma

situação de prova.

(...) (...) (...)

04/10/2015 (Domingo)

TREINAMENTO PRÁTICO (SIMULADO 4)

Em razão da qualidade, recomenda-se a aquisição dos simulados

EBEJI. Todavia, o candidato poderá utilizar-se de outros

meios, desde que simule, de fato, uma

situação de prova.

(...) (...) (...)

11/10/2015 (Domingo)

BOA PROVA! Calma, frieza, serenidade e fé em

Deus!

Referências

Documentos relacionados

Há dificuldade em aplicar a Lei de Licitações e Contratos (Lei 8.666/93), na formação dos convênios. Enquanto nos contratos as partes possuem interesses antagônicos, nos

Este processo seletivo destina-se ao preenchimento da (s) vaga (s) constante (s) na TABELA 1 deste descritivo, podendo os candidatos aprovados, respeitando a ordem

6.1.1 No campus de Viçosa a matrícula será realizada no Registro Escolar, localizado no Edifício Arthur Bernardes (Prédio Principal). 6.1.2 Nos campi de Florestal e

Duas formas da associação: dipirona, cafeína e maleato de clorfeniramina, ora denominados medicamento A, medicamento B foram avaliados comparativamente à associação

• Suponhamos que cada um dos 4 marinheiros reservou todos os barcos com bid = 100 o mesmo número de vezes. Para cada página de Temp1, preciso buscar 2 páginas de Sailors no

Acompanhar a elaboração ou propor correções e adequações, quando couber, no caderno pedagógico da disciplina ou avaliar o caderno pedagógico de outra instituição (com

[r]

No Brasil ocorre nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba,