• Nenhum resultado encontrado

Acreditação da Licenciatura em Design

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Acreditação da Licenciatura em Design"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

Acreditação da Licenciatura em Design

Processo n.º ACEF/1415/05747

Instituição de ensino superior: Politécnico Do Porto (P. PORTO) Unidade orgânica: Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) Ciclo de estudos: Design

Relatório de Follow-Up

março de 2017

(2)

ÍNDICE

1. Preâmbulo 2. Nota introdutória

3. Coordenador do Curso de Design 4. Ciclo de Estudos

5. Estrutura Curricular

6. Qualificação do corpo docente 7. Investigação/produção científica 8. Internacionalização

9. Empreendedorismo/entidades parceiras 10. Centro de Produção e Recursos

11. Participação dos estudantes

12. Espaços e recursos materiais

13. Fichas Curriculares dos Docentes

14. Conclusão

(3)

1. Preâmbulo

Este Relatório visa apresentar as medidas tomadas no sentido de cumprir as condições fixadas no ato de acreditação por 1 (um) ano da Licenciatura em Design, por parte do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) expressas na sua decisão, conforme consta no seu Relatório Final, datado de 4 de novembro de 2016.

De acordo com as recomendações da CAE, procedeu-se à implementação das

alterações e melhorias no sentido de dar cumprimento às condições fixadas para a

acreditação da Licenciatura em Design, nomeadamente no reforço dos seus recursos

materiais e humanos de apoio às atividades letivas, na qualificação do seu corpo

docente, na revisão da estrutura curricular de acordo com as indicações da A3ES, com

vista a qualificar o funcionamento do ciclo de estudos, reforçando a centralidade do

ensino do design e qualificando a sua formação integrada.

(4)

2. Nota Introdutória

A integração da licenciatura em Design na nova Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) no Campus 2, no âmbito dos Despachos IPP/P-012/2016 de 25 de fevereiro e IPP/P-051/2016 de 8 de abril, constitui uma oportunidade para poder mudar algumas das debilidades indicadas no Relatório Final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (CAE), datado de 4 de novembro de 2016, já que a atual orientação estratégica do Politécnico do Porto tem como premissa um apoio forte nas áreas dos Media, Artes e Design.

A ESMAD também está a trabalhar em estreita colaboração com a Porto Design Factory (PDF), permitindo uma abordagem mais experimental na ampliação de uma rede de contactos e colaborações a nível nacional e internacional.

A Porto Design Factory é uma plataforma experimental de co-criação, co- desenvolvimento e aceleração de ideias inovadoras, que tem como projeto educativo a orientação para o trabalho interdisciplinar, para a investigação aplicada e para a colaboração industrial. É também o catalisador de uma cultura de educação experimental baseada no “problem-based learning”, que privilegia entre as suas áreas a do Design. A Porto Design Factory está a trabalhar em estreita relação com a ESMAD e, em particular, com o curso de Design, através de dois dos docentes da escola, o Professor Rui Coutinho e o Professor Steven Sarson. Estes docentes têm um regime de colaboração regular com projetos de aprendizagem interdisciplinar e co-criação nacional (outras Unidades Orgânicas do IPP) e internacional (a Aalto University, a Universidade de Nottingham, etc.) nas áreas de Design e Engenharia, Design e Música.

Foram realizadas algumas mudanças no corpo docente, responsável pela lecionação

do curso. Atualmente o corpo docente é composto por 18 docentes, que estão

integrados no Departamento de Design, o que tem permitido aos estudantes o acesso

a uma maior variedade de capacidades e experiências.

(5)

Esta equipa de docentes também é mais qualificada, com um significativo aumento do número de Doutorados, sendo que esta situação irá continuar a melhorar, à medida que os seus docentes forem concluindo os seus projetos de investigação ou obterem o Título de Especialista.

O aumento de Doutorados, Títulos de Especialista na área de Design ou afins, permitiu uma melhoria na distribuição do seu corpo docente pelos diferentes anos do curso, e ultrapassar as debilidades do corpo docente, que a CAE encontrou da última vez que nos visitou, aquando da alocação do curso de Design na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG).

As recomendações da CAE, a criação da ESMAD, as estratégias de comunicação e divulgação da Coordenação do Curso de Design e do P. Porto, possibilitaram que o curso mantivesse os bons níveis de procura na 1ª fase de pré-requisito do próximo ano letivo 2017-18. Isto é um facto, que se constata nos dois ramos do Curso de Licenciatura das opções principais de Design Gráfico e de Publicidade e de Design Industrial, mas sem dúvida que o lançamento do novo mestrado em design, em muito contribuiu para mantermos estes níveis de candidatos, tendo também permitido a possibilidade de progressão dos nossos estudantes para o 2º ciclo, e a cativação de estudantes oriundos de outras instituições de ensino.

Os estudantes têm tido uma atitude compreensiva para com as mudanças necessárias que foram introduzidas e responderam positivamente à criação da nova escola.

Aumentamos a participação ativa dos diplomados do Curso de Design promovendo

estágios internos (abertura de candidatura a um estágio com bolsa atribuída a

diplomados pelo P. Porto) para colaborarem nos laboratórios, nas oficinas de Design e

no Centro de Produção e Recursos, criado recentemente ao abrigo dos novos estatutos

da ESMAD. Este Centro de produção e Recursos conta já com quatro Técnicos

Superiores Especializados nas áreas de Media, Artes e Design e dois estágios internos

em Design e Audiovisual.

(6)

Evolução do número de estudantes inscritos no ciclo de estudos e as novas admissões nos três anos mais recentes.

Ano letivo

Nº de candidatos ao curso (pré-requisito)

Nº de estudantes inscritos

Novas Admissões

2014 - 2015 118 142 45

2015 – 2016 106 138 44

2016 - 2017 75 139 46

É ainda de salientar que o curso de Design tem vindo a revelar-se cada vez mais popular entre os estudantes Erasmus que desejam estudar em Portugal, com uma notável adesão de candidatos, vindos de Espanha e da Europa de Leste.

Este ano letivo houve um significativo acréscimo do número de estudantes Erasmus para a área do Design Industrial, num total de 14, oriundos das universidades de Las Palmas das Ilhas Canárias e da Polónia.

Do mesmo modo a área do Design Gráfico tem 4 estudantes de universidades da Polónia, Itália e Inglaterra.

Embora os estudantes estejam um pouco impacientes com a velocidade do desenvolvimento no campus 2, a promessa de uma nova oficina de design, laboratórios de multimédia, novas salas de aula /estúdios, foi bem recebida.

Em apoio aos nossos esforços, os estudantes têm-se empenhado ativamente na criação do seu próprio núcleo e, no decurso das obras da 2ª fase previstas para a ESMAD, pretende-se alocar um espaço que irá servir de base permanente para que estes possam trabalhar e organizar visitas de estudo e outros eventos.

A inclusão de workshops e seminários dentro da estrutura formal do curso e a nomeação de um tutor diretamente responsável pela coordenação deste tipo de atividades é uma grande melhoria face à situação anterior.

A notoriedade da escola tem aumentado de uma forma relevante, com a visita de professores da Finlândia e de personalidades do mundo profissional, relacionadas com a prática de design e outras áreas de negócio relevantes para o curso e para os estudantes.

O novo plano de estudos também nos permite incluir um olhar mais focado na história

do design e também na cultura contemporânea, bem como na cultura visual. O

(7)

departamento nomeou um corpo docente mais bem qualificado, com pessoas dedicadas à pesquisa e à investigação para dar apoio a essas mudanças.

3. Coordenador do Curso de Design da ESMAD

Nome: Telmo José de Bessa Nogueira Carvalho Categoria: Professor Adjunto

4. Ciclo de Estudos

A Licenciatura em Design visa preparar os estudantes para as atividades práticas e intelectuais características de um designer. Os estudantes irão adquirir conhecimentos sobre as novas tecnologias, sobre como pensar visualmente e como aplicar uma análise crítica ao próprio trabalho e ao de outrem. Ao longo do curso irão criar-se vários trabalhos sob a orientação de professores convidados e períodos de estágio em estúdio.

Através da frequência de seminários e da realização de trabalhos académicos, os estudantes terão a oportunidade de demonstrar a sua consciência crítica e a sua capacidade de autoanálise e irão adquirir uma perspetiva que ultrapassa os requisitos técnicos de uma carreira em Design.

O novo plano de estudos do curso pretende:

 Proporcionar um enquadramento propício ao desenvolvimento de aptidões vocacionais e de sensibilidade artística;

 Formar designers que sejam versáteis e responsáveis;

 Desenvolver a originalidade, com base num sólido conhecimento de diversidade de meios de comunicação e tecnologias existentes;

 Utilizar uma variedade de estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação,

capazes de apoiar cada estudante na sua ação e no seu pensamento individual.

(8)

Estabelecimento de ensino: Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica: Escola superior de Media Artes e Design Grau ou diploma: Licenciado

Ciclo de estudos: Design

Área científica predominante: Design Número de créditos: 180

Duração normal do ciclo de estudos: 3 anos

Opções, ramos, ou outras formas de organização alternativos em que o ciclo de estudos se estrutura:

 Ramo Design Gráfico e de Publicidade

 Ramo Design Industrial

5. Estrutura Curricular

O novo plano de estudos da Licenciatura e Design publicado em Diário da República, 2.ª Série – N.º 43 de 1 de março de 2017, relativo ao Despacho n.º 1821/2017, foi concebido tendo em conta as recomendações da CAE, não obstante, a equipa de docentes do curso de Design terem iniciado anteriormente um processo de reflexão crítica sobre o plano de estudos, e considerar que era importante manter um sentido de coesão entre as duas principais opções dentro do programa de Design Gráfico e de Publicidade, e do programa de Design Industrial. Esta nova estrutura é mais equilibrada e menos ambígua, como resultado, em particular, as alterações introduzidas no último ano da licenciatura, permitem que ambas as opções funcionem simultaneamente em projetos reais e projetos colaborativos.

Também reconhecemos a necessidade de rever as áreas teóricas do curso, desta forma

foram realizadas mudanças significativas, tanto na estrutura como no conteúdo,

(9)

incluindo as unidades curriculares de Cultura Contemporânea e Cultura Visual,

juntamente com a História do Design I e II. Aumentou-se o número de seminários e workshops, destinados a ampliar e aperfeiçoar as experiências de ensino e aprendizagem, trazendo ao curso professores visitantes, profissionais das áreas do curso e outros palestrantes.

Os seminários são abertos e de acesso livre a todos os estudantes e docentes do curso de Design permitindo, no caso dos estudantes, certificação para o suplemento ao diploma.

Seminários e workshops realizados no 1º e 2º ciclos.

No 1º semestre de 2016-2017 foram convidados oradores com ligação à docência e à indústria, de modo a complementar e a enriquecer a experiência de ensino- aprendizagem com atividades como aulas abertas e workshops, nomeadamente:


. Dr. Carlos Santos, Diretor Geral da Amorim Cork Itália, que apresentou esta empresa e a ligação entre o material da cortiça e o design;

. Maria Cuevas, docente da Universidad Complutense de Madrid, que apresentou o potencial comunicacional da cor e dos wearable artifacts;

. Miguel Freitas, docente da ESMAD, que mostrou os seus projetos de design de identidade e de embalagem;


. Marina Peres, docente da ESMAD, que apresentou casos de estudo da identidade da RTP;

. Jorge Marques, docente da ESMAD, que expôs e demonstrou o grafismo animado enquanto ferramenta de comunicação audiovisual;

. Rui Coutinho, docente da ESMAD, que abordou a importância da comunicação em equipas transdisciplinares;

. Steven Sarson, docente da ESMAD, que apontou diferentes formas de uso e

interação com o design de embalagem, diferentes atitudes e respostas ao design

por parte dos consumidores;

(10)

. Rita Coelho, docente da ESMAD, que expôs um seminário sobre a semiótica da marca gráfica e o design de identidade na UC de Seminários a convite do docente Rui Coutinho;

. Raquel Dias, diplomada em Design Gráfico e Publicidade pela Escola, que demonstrou a passagem do projeto para arte final e seus acabamentos;

. João Sousa, Pedro Ricardo e Tiago Nogueira, diplomados em Design Gráfico e Publicidade pela Escola, que explicitaram o estudo de caso do projeto da identidade de Vila do Conde, desde a abordagem conceptual à gestão de cliente.

. Foram também realizadas visitas de estudo – gráfica Minerva (Vila do Conde), Viarco (São João da Madeira) e Oliva Creative Factory (São João da Madeira), Nautilus-Ergostart (Castelo de Paiva), entre outras.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA – promoveu um concurso nacional de design de infografia, desenvolvido em ambiente de aula no âmbito da UC de Projeto de Design Gráfico II (orientado pelas docentes Rita Coelho, Marina Peres e Marta Fernandes), tendo um grupo de estudantes da turma ganho o referido concurso.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, promoveu, igualmente, um concurso de Design Gráfico, tendo os referidos estudantes da Licenciatura em Design Gráfico e Publicidade concorrido e sido orientados no âmbito da UC de Projeto de Design Gráfico II (pelas docentes Rita Coelho, Marina Peres e Marta Fernandes), tendo um dos estudantes ficado em segundo lugar.

Estes seminários e iniciativas têm constituído uma plataforma de discussão e debate com a participação de docentes convidados do Reino Unido, da Finlândia e de empresas locais e nacionais, registando uma boa adesão por parte dos estudantes e dos docentes.

Constituem assim uma fonte de discussão alargada ao longo do curso, com forte ligação aos trabalhos de projeto e outros exercícios práticos.

Foi celebrado o protocolo de parceria com a empresa Nautilus-Ergostart para integração

de estágios curriculares, e empresas como a Viarco e a editora Idioteque também têm

solicitado uma parceria com Design.

(11)

A relação entre a prática e a teoria requer uma atenção adicional. Assim, foram realizadas as alterações no Plano de Estudo e que constatam que ainda não obtiveram o modelo equilibrado entre as unidades curriculares teóricas e teórico-práticas, em particular, as unidades curriculares projetuais. Entretanto, verificou-se que era importante estabilizar (em termos de escolha de Especialistas com contrato regular com a escola) o corpo docente das unidades curriculares teóricas como História do Design I e II, Cultura Visual e Cultura Contemporânea. Nesse sentido, a ESMAD pretende abrir um concurso de Professor de Carreira para responder melhor a esta necessidade.

6. Qualificação do corpo docente

Sendo que a estabilidade do corpo docente no Curso de Design é uma prioridade no plano de desenvolvimento previsto na ESMAD, a decorrer entre 2017 e 2020. Foi, também, iniciado o recrutamento de pessoal docente nas 2 áreas principais de formação do curso de Design, na área de Design Gráfico e de Publicidade e em Design Industrial no corrente ano,

Prevê-se ainda a abertura de concurso para três vagas, uma em Design Gráfico e Publicidade, uma em Design Industrial, e ainda de uma outra em Design de Comunicação para as áreas teóricas do curso.

No início do ano letivo de 2016-2017 registaram-se alguns reajustes ao nível da

distribuição de serviço docente, em função das necessidades de adequação do corpo

docente à oferta formativa em funcionamento, bem como ao cumprimento das

exigências da A3ES. Desta forma, foi possível ao curso de design uma melhoria da

qualidade pedagógica e científica na área de ensino ministrada. Atualmente o corpo

docente conta com dois Doutorados e um Especialista nas unidades curriculares de

caráter teórico, três Doutorados e dois Especialistas nas unidades curriculares de

design gráfico e de publicidade, e dois especialistas nas unidades curriculares de design

industrial. Não obstante, dois docentes submeteram-se a provas de Doutoramento na

área do design e ainda dois docentes encontram-se no processo de obtenção do Título

de Especialista também na área do design, refletindo-se na qualificação do seu pessoal

docente apresentada no quadro 1 - Mapa atualizado do pessoal docente atualizado da

licenciatura em design.

(12)

Quadro 1 - Mapa atualizado do pessoal docente da Licenciatura em Design

Docente Grau e títulos Designação Regime UC lecionada no CE

Carga horária

Abel Pedro Gonçalves Tavares

. Licenciatura . Mestrado

. Arquitetura . Arquitetura

59% . Projeto de Design Industrial I . Projeto de Design Industrial II . Visualização . Projeto Real e Colaborativo em Design Industrial

64 horas 96 horas 64 horas 32 horas

Maria Adriana da Costa Baptista*

. Licenciatura

. Mestrado .

Doutoramento

. Línguas e Literaturas Modernas, Variante Estudos Portugueses e Franceses

. Linguística Descritiva Portuguesa/

Sociolinguística Linguística/

Psicolinguística (Leitura Texto/Imagem)

100%

. Cultura Visual 32 horas

Ana Rita Moutinho Coelho*

. Licenciatura . Mestrado .Doutoramento

. Design de Comunicação . Arte Multimédia . Design

100%

. Projeto de Design Gráfico I

. Projeto de Design Gráfico II

. Projeto de Pesquisa:

Investigação

. Projeto Gráfico Final e Exposição

64 horas 64 horas 16 horas 64 horas

Ana Trindade Fonseca

. Licenciatura . Mestrado

. Arquitetura . Arquitetura

59%

. Projeto de Design Industrial II

. Oficina Digital para Design

Industrial II . Oficina Digital para Design

Industrial IV

. Projeto Industrial Final e Exposição

64 horas 64 horas 33 horas

80 horas

Carlos Manuel Teixeira França

. Licenciatura . Mestrado .

Doutoramento

. Filosofia . Filosofia . Filosofia

50%

. História do Design I . História do Design II . Projeto de Pesquisa:

Investigação . Projeto de Pesquisa:

Dissertação

32 horas 32 horas 32 horas 32 horas

Cristina Ferreira Fonseca Lousada Soares*

. Licenciatura

. Mestrado

. Design de Interiores e Mobiliário

. Applied Arts and Visual Culture

59%

. Técnicas de Desenho para

Design Industrial . Projeto de Design Industrial II . Visualização

96 horas 32 horas 64 horas Jorge

Fernando Teixeira Marques*

. Licenciatura . Mestrado

. Design de Comunicação – Arte Gráfica . Design

59%

. Projeto de Design Gráfico I

. Design Gráfico (curso de TSIW)

. Oficina Digital para Design

Gráfico I

96 horas 60 horas 32 horas 32 horas

(13)

Design Gráfico III

Marina Alexandra Couto Carvalho Peres

. Licenciatura . Diploma de Estudos Avançados .

Doutoramento

. Design de Comunicação – Arte Gráfica . Audiovisual e Publicidade . Design

50%

. Projeto de design Gráfico II

. Processos e Materiais para

Design Gráfico II . Publicidade . Projeto de Design Gráfico Final e Exposição . Projeto de Pesquisa:

Investigação

64 horas 16 horas 32 horas 48 horas 16 horas

Marta Sofia*

Bento Pires Fernandes

. Licenciatura . Mestrado

. Design de Comunicação . Arte Multimédia

100%

. Projeto de Design Gráfico I

. Projeto de Design Gráfico II

. Oficina Digital para Design

Gráfico I

. Oficina Digital para Design

Gráfico II

. Oficina Digital para Design

Gráfico IV

96 horas 64 horas 32 horas 64 horas 32 horas

José Miguel Morais Ferraz

. Licenciatura . Mestrado

. Design de Equipamento

. Design Industrial 59%

. Design no Futuro . Projeto de Design Industrial I

128 horas 128 horas Manuel

Jorge de Abreu Antunes Lima

. Licenciatura . Título de Especialista

. Matemática e Ciências da Computação

. Informática 50%

. Oficina digital para Design

Industrial I . Oficina Digital para design

Industrial III

64 horas 32 horas

Miguel*

João Freitas Fontes

. Licenciatura . Titulo de Especialista

. Design de Comunicação – Arte Gráfica . Design

59%

. Processos e Materiais para

Design Gráfico II . Prática Profissional em Design

. Projeto Real e Colaborativo em Design Gráfico . Projeto Gráfico Final e Exposição

.

16 horas 48 horas 64 horas 32 horas

José Pedro Serapicos de Borda Cardoso

. Licenciatura . Mestrado . Título de Especialista

. Design de Comunicação – Arte Gráfica . Design de Comunicação

. Design 100%

. Processos e Materiais para

Design Gráfico I . Publicidade . Ilustração . Projeto Real e Colaborativo em Design Gráfico . Projeto Gráfico Final e Exposição

32 horas 96 horas 128 horas 64 horas 64 horas

Rita Isabel Fontes da Costa Carvalho*

. Licenciatura . Mestrado .Doutoramento

. Design de Comunicação – Arte Gráfica . Artes

Visuais/Intermédia . Design

59%

. Técnicas de Desenho para

Design Gráfico . Projeto Real e Colaborativo em Design Gráfico .

128 horas 64 horas

Rui Miguel Pereira Alves*

. Licenciatura . Título de Especialista

. Design Industrial . Design

100%

. Projeto de Design Industrial I

. Técnicas de Desenho para

Design Industrial . Projeto Real e Colaborativo em Design Industrial . Prática Profissional em

64 horas 32 horas 64 horas 16 horas

(14)

Design

. Projeto Industrial Final e Exposição

64 horas

Rui Adérito de Oliveira Coutinho**

. Licenciatura . Título de Especialista

. Relações Internacionais . Assessoria e Comunicação Organizacional

100%

. Seminários e Workshops em Design I

. Seminários e Workshops em Design II

. Cultura Contemporânea

64 horas 32 horas 32 horas

Steven Sarson**

. Licenciatura . Mestrado

. Graphic Design (Advertising) . Art and Design Education

100%

. Projeto Real e Colaborativo em Design Gráfico . Projeto Real e Colaborativo em Design Industrial . Projeto Gráfico Final e Exposição

. Projeto Industrial final e Exposição

32 horas 64 horas 48 horas 48 horas

Telmo José de Bessa Nogueira Carvalho

. Licenciatura . Título de Especialista

. Design Industrial . Design

100%

. Processos e Materiais para Design Industrial I . Processos e Materiais para Design Industrial II . Projeto Real e colaborativo em Design Industrial . Projeto Industrial Final e Exposição

32 horas 32 horas 64 horas 64 horas

**Docentes que lecionam unidades curriculares noutros cursos da ESMAD

** Docentes com 50% da Distribuição de Serviço com ligação à Porto Design Factory, P. Porto.

7. Investigação/produção científica

De acordo com a política do curso e da instituição, foi incentivada a formação contínua do pessoal docente, foi criada uma unidade de investigação, a UNIMAD que abriu em Design dois lugares de bolseiros de Investigação apoiados pelo Banco Santander Totta.

Este processo de progressão científica irá trazer benefícios significativos para o incremento e valorização do seu corpo docente, bem como dos ciclos de estudos ministrados na ESMAD.

A atividade de investigação e produção científica está a ser enquadrada e dinamizada

no âmbito da unidade de investigação da ESMAD, a Unidade de Investigação em Media

Artes e Design – uniMAD, e tem como missão desenvolver investigação de alta

qualidade e promover o desenvolvimento artístico, teórico e tecnológico nas áreas de

Media, Cinema, Fotografia, Web Design, Informática, Design Gráfico, Design Industrial,

Artes Digitais, bem como promover a comunicação e a cooperação entre investigadores

(15)

e decisores políticos a nível regional, nacional e internacional que reflita e permita o desenvolvimento dos seus saberes específicos. Deste modo, damos ênfase à produção científica realizada pelos nossos docentes nos três últimos anos:

- Artigos em revistas internacionais com revisão por pares;

1. França, C., (2016) Visuais, Unicampo (Brasil) (vol. 2, Nº 3, 2016) (24 páginas) 2. Peres, M. (2016) Talking about design. Design for social impact and innovation.

3. Serapicos, P., Good Idea 3, 2014. Beijing: Hightone Design Book Co., Ltd.

4. Alves, R. (2014, October 1). New Talent. Metropolis

5. Coelho, Rita (2014, Outubro). ‘A construção da marca visual e os media digitais enquanto temes’. Brandtrends 7 Journal of Strategic Communication and 6. Branding: Pathways to Brand(ing) from representation to practice, (pp. 6-13)

http://issuu.com/ leonelbrites/docs/brandtrends_7_novo.

- Artigos em revistas nacionais com revisão por pares;

1. Serapicos, P., Portugal by Design, Ano do design Português, edição do Governo de Portugal / Secretaria de Estado da Cultura, 2015

- Livros e capítulos de livro com edição internacional;

1. França, C., Publicação do texto ensaístico “Paisagem, aragem, dissemelhança” In:

http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/551/pdf - Livros ou capítulos com edição nacional;

2. França, C., Publicação do livro “Modernidade e Desconstrução”, Lisboa, Fenda, 2012. (366 páginas)

3. Serapicos, P., Coleção Design Português, edição jornal Público / ESAD / Verso da História, Volume 6, 2015.

4. Carvalho, R. (2014). Fotografia e ilustra ção na literatura colonial do Estado Novo. In F.L. Vicente (org.), O Imp ério da Visão: fotografia no contexto colonial portugu ês (1860- 1960) (305-317). Lisboa: Edições 70.

5. Baptista. A. (2014). A literacia visual no jardim de infância. In F. L. Viana, I.

Ribeiro & A. Baptista (Coords.), Ler para ser. Os caminhos antes, durante e

depois da leitura (pp. 49-70). Coimbra: Almedina.

(16)

6. Baptista, A. (2015). Imagens e Promoção da Compreensão no Ensino da Língua no 1º Ciclo do ensino Básico. In Exedra. Nº Temático Didática do Português Investigação e Práticas. ISSN 1646-9526

- Publicações em atas (proceedings) de congressos internacionais;

1. Soares. C., Proceedings da conferência SGEM, na Áustria, 2017. Com indexação. Poster impresso e exibido na conferência.

2. Fernandes, Marta; Giesteira, Bruno (2017) "Visual Digital Archives: The Field of Information Visualization in Digital Archives", SGEM Social Science and Arts Conference, in SGEM Vienna 2017 Proceedings (reviewed and in print) 3. Giesteira, Bruno; Mesquita, João; Fernandes, Marta; Silva, António (2017)

"Framework 4 Relief Pictograms", in The International Journal of Interdisciplinary Social and Community Studies, Common Ground Publishing (final proofing aproved and in print).

4. Fernandes, Marta; Giesteira, Bruno (2016) “Visual Archives in Digital Newspapers: an approach to visual lexicon in an information visualization prototype”, Designa 2016: Error, in Designa 2016 – Erro Proceedings (in print).

5. Rodrigues, Rita; Coelho, Rita; R. S. Tavares, Jo ão Manuel (2016). ‘Exploring the users ’ experience in healthcare services’. In Comunicação Gráfica – Meeting Points: Livro de Resumos da 4a Conferência Internacional em Design e Artes Gr áficas (p.61). Barcelona.

- Publicações em atas de congressos nacionais;

1. Carvalho, R. (2016). “A representação do Negro na ilustração de literatura para a infância e juventude em Portugal (1925-1960). O caso de Alfredo Morais.

”Comunicação, como convidada, no núcleo de Desenho no curso de

doutoramento em Belas-Artes na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (11.03.16)

2. Coelho, Rita (2014). Semi ótica da Marca: contributos para a construção de uma sintaxe e ret órica visual na prática do design de identidade [Tese de Doutoramento]. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 3. Peres, M. (2014). A Marca RTP - Gestão da marca. [Paper]. 1º Encontro Ibérico

de Doutoramentos em DesignUD14 | Universidade de Aveiro.

- “Outras publicações”

(17)

1. Peres, M., (2016) Project (PolyU + Chicago University) – PolyU Design - Hong Kong.

2. . Correia, N., Romão, T., Ricardo, A., Mota, T., Melo, M.J., Carvalho, R., Castro, R., Miranda, A. (2014). Design of an Interactive Experience with Medieval Illuminations: A Journey into the Beauty and Meaning of Medieval Portuguese Manuscripts. Journal on Computing and Cultural Heritage, 7, (2), Artigo 13. Disponível em:

http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2626289&CFID=584017880&CFTOKEN=9458 6407

3. Correia, N., Romão, T., Ricardo, A., Mota, T., Melo, M.J., Carvalho, R., Castro, R., Miranda, A. (2014).

Design of an Interactive Experience with Medieval Illuminations: A Journey into the Beauty and Meaning of Medieval Portuguese Manuscripts. Journal on Computing and Cultural Heritage, 7, (2), Artigo 13. Disponível em:

http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2626289&CFID=584017880&CFTOKEN=94586407.

4. Baptista, A., (2013). Ydessa, les ours, etc.: a dimensão equívoca da mostração no documentário de Agnés Varda. In Imagens do Real Imaginado. 10 anos. Vol.

A. Porto: ESMAE/IPP, pp. 62-77.

8. Internacionalização

A ESMAD está focada no aprofundamento do processo de internacionalização dos seus cursos, quer no espaço europeu do ensino superior - no âmbito do Programa Erasmus - quer através do estabelecimento e desenvolvimento de protocolos de colaboração com instituições estrangeiras de ensino superior, tendo em consideração a importância da colaboração cientifica internacional e da partilha de experiências e conhecimentos;

tendo nomeadamente em vista um conhecimento mútuo mais estreito e a colaboração da comunidade escolar de ambas as partes.

A escola reestruturou a forma como lida com os alunos de Erasmus e outras questões

relacionadas com o intercâmbio de pessoal e estudantes, bem como os projetos de

colaboração com pessoas / instituições de outros países Europeus. Cada curso possui

um docente designado, que é responsável pelo apoio a essas atividades, desta forma

foi criada a figura do Coordenador Internacional. Estamos atualmente a trabalhar na

(18)

expansão da nossa rede internacional e, em particular, da mobilidade (dentro e fora) de pessoal docente. Atualmente, o curso de design está envolvido no desenvolvimento de uma relação com cinco universidades no Reino Unido e uma com sede em Tallinn, na Estónia. Estes serão adicionados à lista já existente de parceiros internacionais, com os quais estamos envolvidos em discussões relacionadas com trabalhos de projetos dos nossos alunos, com o intercâmbio de pessoal e com a participação em equipas de investigadores que cruzam as nossas fronteiras.

O curso de design sempre foi muito popular entre os estudantes que nos visitam, e está entre uma das nossas prioridades para o atual ano académico, desta forma, vemos a necessidade de incentivar um maior número de alunos e docentes a viajar, com o objetivo de partilharem experiências com outras realidades comuns à nossa. Além disso, estamos a desenvolver uma série de seminários, exposições e workshops para trazer professores convidados dos nossos alunos parceiros, estes eventos irão estar abertos a alunos de todos os níveis do curso de design, bem como de outros alunos dos cursos da ESMAD e demais instituições de ensino.

9. Empreendedorismo/Entidades Parceiras

O curso de Design tem vindo a desenvolver uma filosofia de empreendedorismo através da execução de projetos reais, em colaboração com instituições parceiras, e que integram os estudantes em dinâmicas projetuais próximas das exigências do mercado de trabalho. Resultam daqui soluções que dão resposta a problemas concretos de design, integradas nas unidades curriculares do curso.

Entre os vários projetos desenvolvidos destacamos a identidade visual desenvolvida para a Câmara Municipal de Vila do Conde, onde foi constituída uma equipa composta por 5 estudantes e 3 docentes, por forma a estabelecer um programa de intervenção sobre as demais etapas projetuais implicadas, assim como a definição de uma calendarização adequada à mediação entre a escola, curriculum pedagógico e expetativas da instituição.

Este projeto decorreu integrado na unidade curricular de Projeto Gráfico Final e

Exposição, articulando temas como a Identidade Visual, Tipografia, Editorial, Diagrama

(19)

e Pictograma.

De relevar, também, e no decorrer do presente ano letivo, a colaboração com a Ambar S.A., onde foram desenvolvidos produtos de papelaria e marroquinaria.

Durante o processo, os discentes tiveram contacto direto com os responsáveis da empresa, quer na sala de aula como através de visitas de estudo. Estes momentos possibilitaram a contextualização sobre os mercados onde a empresa opera, assim

como a adequação às possibilidades dos processos de fabrico disponíveis. Desta parceria surgiram 3 coleções que estão, neste momento, em fase de produção e em breve disponíveis para consumo no mercado nacional. De mencionar, ainda, que esta proposta decorreu no primeiro semestre e integrada na U.C. de Projeto Real e Colaborativo em Design Gráfico.

Ainda integrada nesta U.C. foi desenvolvido um projeto com as Tintas Marilina S.A. onde os estudantes tiveram oportunidade de desenvolver um projeto de re-branding e packaging global da empresa. No decorrer desta colaboração houve, uma vez mais, contacto direto entre os estudantes e os responsáveis da empresa.

Dando continuidade a esta vertente projetual e resposta a problemas de design parametrizados pelas especificidades das demais realidades institucionais, estão a ser desenvolvidos, neste momento, novos projetos de colaboração. São exemplo disso os projetos de rebranding do Rio Ave F.C., e. Inova S.A., o handbook da Porto Design Factory e ainda a candidatura ao EPDA Award na categoria de Future Packaging.

No campo do design Industrial, os alunos têm realizado projetos em parceria com empresas do ramo do mobiliário para casa, mobiliário urbano, design de equipamentos para a área do frio e setor de embalagem de vidro, destacando-se as colaborações com as empresas EDUARDUS, Larus Design, FRICON e Verallia.

Também é de destacar os protocolos de parceria em áreas chave do panorama

industrial envolvente que irão ser realizados entre o curso de design da ESMAD e a

Academia do Design do Calçado na criação de uma Pós-graduação nem Design de

Calçado e Acessórios, e ainda na área da Joalharia, com a Câmara Municipal de

Gondomar e o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e

Relojoaria, na criação de uma Pós-graduação na área da joalharia, contribuindo deste

modo para a valorização profissional e transferência de conhecimento em áreas chave

do setor industrial local e regional.

(20)

Além destas dinâmicas, a ESMAD criou um gabinete de comunicação no qual pretende integrar os seus alunos apelando à participação ativa num dos recursos essenciais da escola. É neste sentido que decorre, atualmente, um processo de admissão para um estágio interno na área do design de Comunicação e cuja preferência de seleção se concentra sobre os estudantes ou recém-diplomados da escola.

Configura-se, deste modo, um esforço multidisciplinar que procura agregar os estudantes, docentes e órgãos diretivos da escola, num processo de formação académica que procura combinar a investigação com uma integração adequada às constantes transformações do mercado de trabalho.

10. Centro de Produção e Recursos

O Centro de Produção e Recursos (CPR) coordena e agrega as capacidades tecnológicas da ESMAD. Apoia tecnicamente as atividades académicas, científicas de investigação e profissionais da ESMAD, nas suas áreas de especialidade.

O CPR presta serviços no âmbito das suas áreas de formação às Unidades Orgânicas do P. Porto e a entidades externas.

Assegura a gestão dos arquivos e das instalações e equipamentos, e propõe a aquisição de equipamentos de acordo com as necessidades das suas atividades.

Assegura as condições necessárias para garantir a oferta de estágios e ações de formação de carácter profissional, nomeadamente no âmbito da promoção da integração no mercado de trabalho dos graduados pela ESMAD.

Atualmente o CPR integra na sua estrutura, três técnicos superiores e um estagiário.

A ESMAD dispõe ainda de serviços e gabinetes de apoio indispensáveis à efetivação da sua missão e dos seus objetivos, sendo a respetiva organização e funcionamento fixados em regulamento interno. Os serviços e gabinetes de apoio da ESMAD cobrem as áreas de estudos e de gestão da Unidade Orgânica, suportando as atividades de ensino, de investigação e de prestação de serviços.

A organização dos serviços garante o apoio ao funcionamento de todos os órgãos da

ESMAD.

(21)

11. Participação dos Estudantes

Durante a implementação da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e para uma melhor integração dos estudantes no processo construtivo e no Curso de Design, foi criado o Núcleo de Estudantes de Design, representado pela sigla NeD-ESMAD, composto exclusivamente por discentes dos diversos anos e ambos os ramos (Design Industrial e Design Gráfico e de Publicidade) do Curso.

O Núcleo tem como membros fundadores, estudantes inscritos e envolvidos no ano corrente, tratando-se respetivamente de: Joana Gonçalves, Ricardo Dias, João Soares, Ana Fonseca, Gabriel Garcia, Pedro Dias, Rita Rosmaninho, Mónica Ferreira e Cristiana Gomes.

Este é um Núcleo de orgânica sem fins lucrativos, resultado do trabalho autónomo dos alunos e constituído para os alunos. De modo a formalizar a sua validade e representação foi apresentada à Comissão Instaladora da ESMAD o regulamento do respetivo Núcleo, homologado pelo despacho ESMAD/PCI-032/2016 a 2 de dezembro de 2016.

Das atividades e ações propostas, o NeD-ESMAD desenvolve eventos relacionados com a área do Design, nomeadamente visitas a espaços exteriores à escola, além das já integradas na atividade curricular, bem como, todas as atividades relevantes à aquisição e consolidação de competências de prática cultural por parte dos estudantes.

Procura agilizar o compromisso na aquisição de “soft-skills”, promovendo a oportunidade de obtenção de novos conhecimentos em articulação com o contexto pedagógico do Curso de Design e comprometendo-se a apresentar semestralmente relatórios da sua atividade e representação perante a Presidência da ESMAD.

A ESMAD possui diversos órgãos constituídos por representantes do corpo docente e investigadores, representantes dos estudantes e do pessoal não docente.

Estes são parte integrante da dinâmica ativa da escola, criando uma rede intrincada que permita uma comunicação transversal, desde o pormenorizado contexto quotidiano, a temas amplos e estruturantes.

O modelo foi conseguido pela criação dos órgãos: 1) Conselho de Departamento; 2)

Conselho de Curso; 3) Assembleia Estatutária e 3) Conselho de Escola; que

enunciamos e passamos a descrever com mais pormenor.

(22)

1) Integram o conselho de Departamento: Diretor, coordenadores de Curso (1º e 2º Ciclo), responsável pela área de Design Industrial e Design Gráfico e dois estudantes.

Conselho de Curso de Design é nomeado pelo Coordenador de Curso, sendo composto por docentes e estudantes de ambos os ramos da Licenciatura. A nomeação dos seus elementos foi homologada pelo despacho ESMAD/PCI- 039/2016 a 6 de dezembro de 2016.

O Conselho de Curso promove e otimiza a linha informativa sobre o quotidiano do Curso de Design e seus ramos, apoiando o Coordenador na gestão académica do Curso. Os estudantes e demais elementos eleitos podem propor, aceder e discutir a organização curricular. São de igual modo, parte interveniente nos efeitos das resoluções aí tomadas para o quotidiano do Curso que venham posteriormente a ser aceites e homologadas pela Comissão Instaladora da ESMAD.

Muito embora fosse apenas obrigatória a presença de um estudante, considerou-se essencial, dada a existência de dois ramos dentro do curso de Design, a nomeação de dois elementos – um de cada ramo. Todos os elementos possuem um papel ativo, tendo sido vincada a importância da inclusão de alunos neste contexto, numa opção de efetiva transparência entre toda a comunidade (docente e discente) que comporta o curso.

Conforme o regulamento, o Conselho de Curso deve ordinariamente reunir pelo menos uma vez por semestre, por forma a consolidar, transmitir e informar os seus membros sobre os novos processos de organização. O presente Conselho reuniu três vezes, desde o seu início.

2) Assembleia Estatutária da ESMAD

A 9 de dezembro de 2016 foi homologado o resultado da eleição dos membros da Assembleia Estatutária da ESMAD, conforme consta do despacho ESMAD/PCI-035/2016.

A Assembleia foi criada de modo a definir e redigir os Estatutos da ESMAD, sendo por esse motivo constituída por membros representantes do corpo docente e investigadores, representantes do pessoal não docente, pelo

Presidente da associação de estudantes e por representantes dos estudantes.

Dois dos seis membros representantes dos estudantes são discentes do Curso

(23)

de Design em cada um dos seus ramos, nomeadamente: Joana Gonçalves (Design Industrial) e Mónica Ferreira (Design Gráfico e de Publicidade).

Conforme se expõe, a presença de estudantes é expressa e introduzida ao longo dos diversos órgãos estruturais da ESMAD e do Curso de Design por forma a cimentar o envolvimento e esclarecimento dos discentes em todos os momentos e processos formais.

O processo de redação dos estatutos contou com reuniões regulares e trabalho equilibrado entre os seus membros, tendo já sido concluída a redação dos respetivos Estatutos da ESMAD que foram enviados para o Politécnico do Porto a 10 de março de 2017 e aguardam homologação.

3) Conselho de Escola da ESMAD

O Conselho de Escola é um órgão consultivo da Comissão Instaladora da ESMAD, que entre outras funções, tem ainda uma particular responsabilidade no acompanhamento do desempenho regular de atividades da escola, cabendo- lhe propor as iniciativas que considere adequadas ao bom funcionamento da ESMAD. O Conselho de Escola é composto pela Presidente da Comissão Instaladora, pelo Presidente da Associação de Estudantes, o aluno Gonçalo Reais, um professor Decano, um Decano do pessoal não docente e ainda de um representante eleito do pessoal não docente.

Foi celebrado o protocolo de parceria com a empresa Nautilus-Ergostart para integração de estágios curriculares, e empresas como a Viarco e a editora Idioteque também têm solicitado a parceria com Design.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA – promoveu um concurso nacional de design de infografia, desenvolvido em ambiente de aula no âmbito da UC de Projeto de Design Gráfico II (orientado pelas docentes Rita Coelho, Marina Peres e Marta Fernandes), tendo um grupo de alunos da turma ganho o referido concurso.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, promoveu, igualmente, um concurso de

Design Gráfico, tendo os referidos estudantes da Licenciatura em Design Gráfico e

Publicidade concorrido e sido orientados no âmbito da UC de Projeto de Design Gráfico

II (pelas docentes Rita Coelho, Marina Peres e Marta Fernandes), tendo um dos

estudantes ficado em segundo lugar.

(24)

12. Espaços e Recursos materiais

A ESMAD conta com um conjunto de espaços que se repartem pelos blocos B, C e E, e ainda de um auditório com capacidade para 300 lugares sentados, equipada com régie, sistema de som e projeção, aquecimento, camarins, e bar/receção, com uma área total de 620 metros quadrados.

O bloco B oferece um conjunto de salas de aula distribuídas pelos 3 pisos que o compõe;

piso 0, piso 1 e piso 2.

O piso 0 dispõe de três salas de aulas teóricas com áreas de 73 e 98 metros quadrados, e capacidade para 40 e 60 lugares sentados, todas as salas estão equipadas com rede wi-fi e aquecimento, computador e projetor de vídeo.

O piso 0 possui dois laboratórios de fotografia, um individual e outro coletivo, que estão a ser equipados de acordo com o plano de obras e de aquisição de equipamento estipulado para a ESMAD. Ambos os laboratórios de fotografia possuem áreas com 75 metros quadrados cada, que irão servir os cursos de Tecnologia da Comunicação Audiovisual (TCAV), o curso de Tecnologias Multimédia (TM) e Design, também no mesmo piso estão a ser equipadas duas salas de projeto, uma sala de produção para fotografia e imagem, uma sala de acabamentos/fotografia, uma oficina de apoio ao projeto, um laboratório multimédia e ainda um laboratório de impressão e Scanner que irão estar operacionais no final do ano letivo.

O piso 0 possui ainda um anfiteatro com 105 metros quadrados com capacidade para 100 lugares, equipado com projetor de vídeo de alta resolução, com tela de projeção e sistema de som 8.1. e aquecimento, a área total do piso 0 é de 791 metros quadrados.

O piso 1 está equipado com 11 salas de informática equipadas com computadores Mac,

Pc, e ainda workstations, que servem os cursos da ESMAD, Duas das salas estão

destinadas ao curso de design para ambas as áreas, ou seja, para a área do Design

Gráfico e de Publicidade o curso dispõe de uma sala equipada com computadores

Macintosh e software de produção e edição de imagem, e para a área do design

Industrial dispomos de uma outra sala equipada com workstations. As salas deste piso

possuem áreas de 73 e 98 metros quadrados e têm capacidade para 20 e 40 lugares.

(25)

Todas as salas possuem ligação por rede fixa e rede wi-fi, projetor de vídeo e tela de projeção. À semelhança do piso anterior, o piso um possui ainda um anfiteatro com 105 metros quadrados com capacidade para 100 lugares, com aquecimento, computador de secretária, projetor de vídeo e tela de projeção panorâmica. A área total do piso 1 é de 910 metros quadrados.

O piso 2 na sua maioria é todo ele dedicado exclusivamente ao curso de design, e está equipado com 10 salas de aula com áreas de 73 e 98 metros quadrados e capacidade para 40 e 60 lugares. Possui ainda um anfiteatro com 105 metros quadrados com capacidade para 100 lugares. A área total do piso 2 é de 910 metros quadrados. Nesta parte do edifício onde se localiza o curso de design, possui seis salas de projeto repartidas por cada um dos anos e ramos, possuindo uma configuração do tipo atelier de trabalho. As salas estão equipadas com projetor de vídeo e tela de projeção, e os demais equipamentos de apoio às atividades projetuais.

Além destas salas, existe uma sala de maquetagem equipada recentemente com todo o tipo de maquinaria para a construção de modelos e maquetes, uma sala de impressão dedicada à impressão em 2D e impressão em 3D, que irá estar concluída brevemente, uma sala de produção gráfica dedicada à realização de trabalhos de impressão, serigrafia, gravura, entre outros, e uma sala de desenho com cerca de 98 metros quadrados, para os alunos terem aulas de desenho e desenho de modelo, equipada com mesas de desenho e cavaletes, bem como material didático de apoio às aulas.

A ESMAD irá dispor a curto prazo de um espaço edificado, contíguo ao auditório principal o qual irá incluir um estúdio de televisão com 111 metros quadrados, uma black box com 130 metros quadrados, um estúdio de fotografia com 98 metros quadrados, quatro suites de edição áudio com um total de 116 metros quadrados, oito suites de vídeo com uma área total de 88 metros quadrados, dois camarins com uma área total de 40 metros quadrados, e um armazém com 105 metros quadrados.

Irá arrancar brevemente a construção da oficina de Design que terá uma área total de

350 metros quadrados, a qual irá incluir áreas com maquinaria adequada para trabalhar

madeiras, metais, polímeros e cerâmicos e uma sala de maquetagem, e irá dispor ainda

de uma cabine de pintura com estufa. Ao nível dos equipamentos, prosseguir-se-á́ com

(26)

a aquisição criteriosa do equipamento necessário à oficina, tendo já sido adquirido uma CNC semiprofissional com uma capacidade de trabalho relativamente generosa para as necessidades do curso.

A oficina de design irá também ter um técnico de apoio às instalações, tendo já sido aberto o concurso para a afetação de um técnico estagiário na área em questão.

A ESMAD dispõe ainda de 28 gabinetes para docentes com áreas de 12 e 25 metros quadrados, localizados no piso 0 e no Piso 2 do bloco C, num total de 510 metros quadrados.

Os gabinetes da Direção da ESMAD situam-se no piso 1 do bloco E, sendo compostos por um gabinete da presidência, um gabinete de secretariado de apoio à presidência, uma sala de reuniões, um gabinete das relações internacionais, de apoio às empresas e investigação, e ainda dois gabinetes da comissão instaladora.

No piso 0 do Bloco E situam-se os gabinetes dos serviços partilhados do campus 2 nomeadamente o Gabinete de Aprovisionamento (GAP), os Serviços de Economato e Finanças (SEF), o gabinete de imagem, o gabinete de Recurso Humanos, os Serviços Académicos, os Serviços de Informática e a secretaria do campus 2, bem como o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) e o Gabinete da Qualidade.

No piso 2 do bloco E localizam-se a biblioteca da ESMAD com uma área total de 435 metros quadrados, a qual dispõe de um acervo bibliográfico de apoio aos cursos ministrados na ESMAD e o espaço da associação de estudantes da ESMAD e da ESHT.

No Piso 1 do mesmo bloco localiza-se o Bar/Cafetaria do campus 2 com uma área de 266 metros quadrados, no piso 0 do mesmo bloco fica situada a cantina do Campus 2 com uma área total de 316 metros quadrados.

Neste relatório, para além dos equipamentos que o curso possuía e que foram referenciados no guião de autoavaliação ACEF/1415/05747, de 24 de dezembro de 2014, é importante fazermos referência ao novo espaço oficinal, localizado na sala B- 303 do bloco B do piso 2 da ESMAD, onde foi criada uma sala de maquetagem e que está equipada com um conjunto de 66 máquinas adquiridas recentemente para a área da maquetagem e modelação, para os alunos poderem materializar os seus projetos e maquetes.

Equipamentos

(27)

Recursos Materiais – Novos equipamentos para a sala de maquetagem

Tipo de equipamento Quantidade

Serra vertical de mão STS 12/E - 12V 2

Fonte de alimentação NG 2/S 9

Cortador de fio térmico de mão Thermocut 12/E-12V 1

Mini berbequim Micromot 50/E-12 4

Caneta lixadeira PS 13-12V 4

Conjunto de iniciação Micromot 50/E 2

Conjunto completo de gravação 12V 2

Mini berbequim Micromot 50 - 12V 4

Torno horizontal de precisão PD 400 1

Torno horizontal de precisão PD 400 1

Coluna de precisão BFB 2000 1

Mesa de coordenadas KT 150 1

Fresadora BFW 40/E 1

Bucha plástica de 4 mordentes independentes para DB 250 1

Mini berbequim FBS/E 2

Coluna Micromot MB 200 1

Coluna Micromot MB 140/S 1

Mini berbequim de ponteira longa LBS/E 1

Miniberbequim Micromot 230/E 1

Polidora PM 100 1

Plaina de bancada AH 80 1

Micro Serra de disco MIC 2

Micro pistola térmica MH550 2

Lixadeira de disco TG 125/E 1

Serra circular de bancada FET 1

Serra vertical de bancada DS230/E 1

Cortador de fio térmico de bancada, Thermocut 230/E 1

Micro tupia de bancada MP 400 1

Plaina desengrossadora DH 40 1

Serra vertical DSH 1

Goiva elétrica MSG 1

Mini rebarbadora LHW 2

Lixadeira de cinta BS/E 1

Serra vertical de mão STS/E 1

Lixadeira de rolos BBS/S 1

Lixadeira Delta OZI/E 1

(28)

Pistola de colar HKP 220 2

Micro serra de fita MBS 240/E 1

Micro engenho de furar TBM 220 1

Serra de corte transversal e esquadria KGS 80 1

Maquina CNC para cortar e maquinar materiais ferrosos e não ferrosos.

1

Foram ainda adquiridos dois conjuntos de serigrafia que equipam a sala B-302 de produção gráfica, a qual tem já um Prelo de impressão tipográfica, mesas de tipos, bancadas de trabalho e mesa de montagem, sistema de secagem de telas serigráficas, sendo que brevemente irá ter uma prensa de gravura, um cisalha elétrica de corte de grande formato, uma máquina de termo laminagem, entre outros equipamentos de apoio aos projetos na área do design gráfico.

De acordo com a necessidades do curso e ao abrigo do Despacho IPP/P-002/2014, procedeu-se à abertura de um concurso para um estágio profissionalizante interno a diplomados na área do Design Industrial, para dar apoio à oficina de design e à sala de maquetagem, tendo já sido publicado o Edital de abertura do concurso em 6 de março

do corrente ano. Neste momento está a decorrer a fase de seleção do estagiário, esperando-se que o mesmo inicie funções já a seguir às férias da Páscoa.

Irá também proceder-se à abertura muito em breve de um concurso para um estágio

profissionalizante interno na área do Design Gráfico, para dar apoio à sala de produção

gráfica e à sala de impressão 2D e 3D.

(29)

13. Fichas curriculares dos docentes

Ficha Curricular do Docente / Academic Staff Curricular File

Dados Pessoais / Personal data Nome / Name

Abel Pedro Gonçalves Tavares Instituição de ensino superior / Higher education

Institution Instituto Politécnico do Porto

Unidade Orgânica / Unit Escola Superior de Media Artes e Design Filiação em Centro de Investigação (se aplicável)

/ Research Center Membership (if applicable)

Investigador principal na uniMAD/Unidade de Investigação da ESMAD

Categoria / Category Assistente Convidado ou equivalente

Grau / Degree Mestre

Área científica deste grau académico / Scientific

area of the degree Arquitetura

Ano em que foi obtido este grau académico /

Year of this degree 1997

Instituição que conferiu este grau académico /

Institution that awarded this degree Instituto Politécnico da Catalunha Regime de tempo na instituição que submete a

proposta (%) / Employment link with the applicant institution (%)

59%

Outros graus académicos ou títulos / Other Academic degrees or titles

Ano / Year Grau ou título /

Degree or title Área / Area Instituição /

Institution Classif. / M…

1994 Licenciatura Arquitetura/Architecture

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

15,4

2016

Especialista (Reconhecido pela Comissão Instaladora da ESMAD em 16 de dezembro de 2016)

Design

Instituto Politécnico do Porto

N/A

Atividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

[em formato APA Style (American Psychological Association) – http://www.apastyle.org]

Scientific activities - present up to 5 publications in international journals with peer review, books or chapters of books, relevant to the study programme.

[APA Style (American Psychological Association) – http://www.apastyle.org].

. Tavares, A. (2007). Ali é Roncevaux. A Obra Nasce, 5, 35-40.

. Tavares, A. (2004). De Regresso à Baixa. A Obra Nasce, 1, 106-110.

. Tavares, Abel (2014) De Babel a Dhoa, A Obra Nasce, 8, pp 76-97.

(30)

Atividades de desenvolvimento de natureza profissional de alto nível (atividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços ou formação avançada) relevantes para o ciclo de estudos - 5 referências.

Para estudos artísticos, referenciar até 5 atividades relevantes para o ciclo de estudos.

High level professional development activities (technological and advanced training activities and consultancy) – 5 references relevant to the study programme.

For artistic studies, present up to 5 activities relevant to the study programme.

. Orientador da Monografia “A pala. Elemento bioclimático na arquitetura”. Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT – UFP.

. Orientação da Monografia “A cor na Arquitetura”. Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT – UFP.

Porto, 2009

. Orientação da Monografia “O arquiteto Rogério de Azevedo”. Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT – UFP. Porto, 2008.

. José Pedro Azevedo (UFP), Novas Formas de Habitar nos Centros Histórico [Abordagem à habitação no Centro Histórico do Porto]. Porto 2014.

. José Manual Soares (UFP), Porto Contemporâneo [Uma cidade em transformação e a necessidade da readaptação urbana e habitacional]. Porto 2015.

Outras publicações relevantes, designadamente de natureza pedagógica (até 5 referências) / Other relevant publications, in particular of pedagogical nature (up to 5 references)

. "The Grand Egyptian Museum", projeto e texto, in The Grand Museum of Egypt: International Architecture Competition, YasserMansour (ed.), the Scientific Committee, the Egyptian Ministry of Culture , American University in Cairo Press, 2003, ISBN 978-977-30547-1-7.

. Exercici per a un nou espai urbà a la Barceloneta", L’espai urbà. Criteris de disseny II, Quaderns d’arquitectes, Aquil-les Gonzalez Raventós (ed.), Edicions UPC. Barcelona, 1997, pp.137-141. ISBN 84- 8301-185-9. Barcelona, 1997.

. Colóquio Internacional: OS RISCOS NATURAIS COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO EM ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO – Duas Reflexões, Dois Projetos, Duas Obras.

Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, 2005.

. OS RISCOS NATURAIS COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO EM ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO – Duas Reflexões, Dois Projetos, Duas Obras. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto 2005.

Experiência Profissional Relevante (5 referências) / Relevant Professional Experience (5 references) . Autor do Design de Interiores. Remodelação e ampliação de Habitação. 2015.

. Autor do Design de Interiores. Alteração e Remodelação da Galeria dos Miliários. Portela do Homem, Terras de Bouro. 2009.

. Autor do Design de Interiores. Remodelação e Ampliação de Habitação. Porto.2014

. Autor do Design de Interiores. Alteração e Remodelação do Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica Portuguesa. Porto.

. Autor do Design de Interiores. Exposição Comunicação do Conhecimento e da Imaginação, da Associação para o Museu dos Transportes e Telecomunicações. Porto. 2002

Distribuição do serviço docente/ Teaching service allocation

Unidade Curricular / Curricular Unit (module) Ciclo de estudos / Study program

Tipo / Type (1)

Nº Total de horas de contacto / Total Contact hours

Visualização Licenciatura em

Design TP 64 horas

Projeto de Design Industrial I Licenciatura em

Design TP 64 horas

Projeto de Design Industrial II Licenciatura em

Design TP 96 horas

Projeto Real e Colaborativo em Design Industrial Licenciatura em

Design TP 32 horas

(1) Tipo de metodologia: T-Ensino teórico, TP-Ensino teórico-prático, PL-Ensino prático e laboratorial, TC-Trabalho de campo, S-Seminário, E-Estágio, OT-Orientação tutorial, O-Outra.

(1) Type of methodology: T-theoretical, TP-theoretical and practical, PL-Practical and laboratorial, TC-Field work, S- Seminar, E-Training, OT-Tutorial, O-Other

(31)

Ficha Curricular do Docente / Academic Staff Curricular File

Dados Pessoais / Personal data Nome / Name

Maria Adriana da Costa Baptista Instituição de ensino superior / Higher education

Institution Instituto Politécnico do Porto

Unidade Orgânica / Unit Escola Superior de Media Artes e Design Filiação em Centro de Investigação (se aplicável)

/ Research Center Membership (if applicable) CLUL/FLUL; INIMAD/ESMAD; INED/ESSE

Categoria / Category Professora Coordenadora

Grau / Degree Doutoramento

Área científica deste grau académico / Scientific area of the degree

Linguística/Psicolinguística (Leitura Texto/Imagem)

Ano em que foi obtido este grau académico /

Year of this degree 2005

Instituição que conferiu este grau académico /

Institution that awarded this degree Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Regime de tempo na instituição que submete a

proposta (%) / Employment link with the applicant institution (%)

100%

Outros graus académicos ou títulos / Other Academic degrees or titles

Ano / Year Grau ou título /

Degree or title Área / Area Instituição /

Institution Classif. / M…

1982 Licenciatura

Línguas e Literaturas Modernas, Variante Estudos Portugueses e Franceses

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

15,4

1991 Mestre Linguística Descritiva

Portuguesa/Sociolinguística

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Muito Bom por unanimidade

Atividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

[em formato APA Style (American Psychological Association) – http://www.apastyle.org]

Scientific activities - present up to 5 publications in international journals with peer review, books or chapters of books, relevant to the study programme.

[APA Style (American Psychological Association) – http://www.apastyle.org].

Baptista, A. (2009). Interacções texto/imagem: o caso particular das legendas de fotografia. Lisboa:

FCG&FCT

Baptista, A., (2013). Ydessa, les ours, etc.: a dimensão equívoca da mostração no documentário de Agnés Varda. In Imagens do Real Imaginado. 10 anos. Vol. A. Porto: ESMAE/IPP, pp. 62-77 Baptista. A. (2014). A literacia visual no jardim de infância. In F. L. Viana, I. Ribeiro & A. Baptista

(Coords.), Ler para ser. Os caminhos antes, durante e depois da leitura (pp. 49-70). Coimbra: Almedina.

Baptista, A., Viana, F. & Barbeiro, L. ( 2011). O ensino da Escrita: dimensões gráfica e ortográfica. Lisboa:

DGIDC-ME

Baptista, A., Faria, I. e Luegi, P. (2009). Hybrid processing of rhetorical elaborated texts. Proceedings of Language, Cognition and Media. Braga: Universidade Católica

(32)

Atividades de desenvolvimento de natureza profissional de alto nível (atividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços ou formação avançada) relevantes para o ciclo de estudos - 5 referências.

Para estudos artísticos, referenciar até 5 atividades relevantes para o ciclo de estudos.

High level professional development activities (technological and advanced training activities and consultancy) – 5 references relevant to the study programme.

For artistic studies, present up to 5 activities relevant to the study programme.

Professora da ESE/IPP (desde 1986) em Ciêc. da Linguagem e Semiótica. Colaboração ESMAE, TCM e TCAV

Investigadora do CLUL (leitura imagens e textos, suportada por tecnologia eye-tracker. Proj.fin.FCT Membro da Comissão científica do PNL e da Comissão de Acompanhamento do PNEP (M.E.)

2014-2016] Coordenadora do Projeto de investigação Financiado pela FCG (EXPL/MHC-LIN/2035/2013) - Leitura e compreensão de problemas de matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais

Membro de Comissão Organizadora de encontros Científicos Internacionais, [Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração U. Minho 2014, International Seminar On Reading, Education And School Achievement, V. N. Famalicão, 2016, ...]

24.06.2013 - ARGUENTE DE PROVAS DE DOUTORAMENTO (Deolinda Correia, FLUL]

Outras publicações relevantes, designadamente de natureza pedagógica (até 5 referências) / Other relevant publications, in particular of pedagogical nature (up to 5 references)

Baptista, A. (2015). Imagens e Promoção da Compreensão no Ensino da Língua no 1º Ciclo do ensino Básico. In Exedra. Nº Temático Didática do Português Investigação e Práticas. ISSN 1646-9526 Maia, G., & Baptista, A. (2013). A Imagem da Letra e do Texto: questões de caligrafia e tipografia na aprendizagem da língua. In R. Teixeira e Silva, Qiarong Yan, M. Espadinha & A. Leal (Orgs.). III SIMELP:

A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. Simposium 51. Macau: Universidade de Macau. Simposium 51-1-11, ISBN: 978-99965-1-035-9. CDROM.

Experiência Profissional Relevante (5 referências) / Relevant Professional Experience (5 references) Copywriter de publicidade

Junho 2013- Membro do júri para o Prémio Nacional de Ilustração 2012 – DGLAB- MC Julho 2015- Membro do júri para o Prémio Nacional de Ilustração 2014 – DGLAB- MC Revisora de revistas científicas [EXEDRA, Da Investigação à Prática, CIED, ESEL, ...]

Distribuição do serviço docente/ Teaching service allocation

Unidade Curricular / Curricular Unit (module) Ciclo de estudos / Study program

Tipo / Type (1)

Nº Total de horas de contacto / Total Contact hours

Cultura Visual Licenciatura em

Design T 32 horas

(1) Tipo de metodologia: T-Ensino teórico, TP-Ensino teórico-prático, PL-Ensino prático e laboratorial, TC-Trabalho de campo, S-Seminário, E-Estágio, OT-Orientação tutorial, O-Outra.

(1) Type of methodology: T-theoretical, TP-theoretical and practical, PL-Practical and laboratorial, TC-Field work, S- Seminar, E-Training, OT-Tutorial, O-Other

Referências

Documentos relacionados

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

A aspersão dos 40 isolados, sobre os 20 genótipos utilizados neste trabalho, resultou em um total de 800 in- fecções pelo fungo, das quais 441 (55%) revelaram re- ação de

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Belo Horizonte (SMED/BH) um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. Em cada encontro é indicado um tema para ser debatido com as escolas. A frequência

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais