• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS E ESTUDANTIS

Página 1 de 7-EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010 EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010

A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC, por intermédio de seu Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis – DACE, torna público e convoca os discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, a participarem do processo de seleção para o Programa Bolsa Trabalho Universitária, com base no que rege a Resolução Nº 014/2006 – CONSU/UNIFAP, de 26 de junho de 2006, demais regramentos institucionais, bem como as normas contidas neste Edital.

1. DEFINIÇÕES DO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

1.1. O Programa Bolsa Trabalho Universitária visa proporcionar aos acadêmicos hipossuficientes economicamente a oportunidade de aprendizagem em diversos tipos de atividades nas unidades administrativas e acadêmicas da UNIFAP, durante 20 (vinte) horas semanais, mediante auxílio financeiro ao estudante.

1.2. Para efeito deste Edital, considerar-se-á estudante em situação de hipossuficiência econômica aquele que demonstre, por documentos ou outras provas apresentadas, não ter condições econômicas de compatibilizar a renda familiar ou pessoal às despesas advindas com a freqüência e a manutenção estudantil em curso de graduação na UNIFAP.

2. DAS VAGAS PARA O PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

2.1. Serão ofertadas 03 (três) vagas, para desenvolver atividades na Assessoria Especial de Engenharia, sendo 02(duas) vagas para o período matutino e 01 (uma) vaga para o período vespertino;

3. DOS CRITÉRIOS DAS VAGAS OFERTADAS

3.1. Os alunos que se candidatarem às vagas destinadas a Assessoria Especial de Engenharia deverão obrigatoriamente preencher os seguintes requisitos:

3.1.1. Ser acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP matriculado no 5°

semestre ou semestre superior;

3.1.2. Ter conhecimento em programas básicos de informática;

3.1.2. Ter conhecimento em programas básicos de informática;

3.1.3. Ter conhecimento de AutoCAD;

3.1.4. Coeficiente de Rendimento Letivo – CRL acima de 7,0 pontos;

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS E ESTUDANTIS

Página 2 de 7-EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010 4. DO VALOR DA BOLSA NO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA 4.1. O valor do auxílio financeiro ao estudante será de R$ 365,00 (trezentos e sessenta e cinco reais) mensais.

4.2. O bolsista será contemplado com o benefício de créditos em meia-passagem oferecidos pelo Pró-Estudante Transporte Urbano e Interurbano, de acordo com os dias úteis do calendário mensal, excetuando-se os sábados.

5. DA VIGÊNCIA DA BOLSA NO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA 5.1. A bolsa concedida terá a duração de um semestre letivo podendo ser renovada segundo a avaliação de desempenho acadêmico por somente mais um semestre letivo.

6. DOS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

6.1. Os candidatos selecionados para o Programa Bolsa Trabalho deverão atender aos seguintes critérios:

6.1.1. Estar matriculado e cursando regularmente um dos cursos de graduação da UNIFAP, observadas as exigências deste Edital;

6.1.2. Encontrar-se comprovadamente em situação de hipossuficiência econômica;

6.1.4. Não possuir vínculo empregatício;

6.1.3. Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para exercício de atividades de apoio aos setores da UNIFAP;

6.1.4. Não possuir vínculo empregatício;

6.1.5. Não receber nenhuma outra bolsa concedida pela UNIFAP ou outro órgão de fomento.

7. DAS INSCRIÇÕES NO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

7.1. As inscrições serão realizadas na Assessoria Estudantil do Pró-Estudante, localizada no prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC, Campus Marco Zero do Equador da UNIFAP.

7.2. O período de inscrição será de 03 de maio a 07 de maio de 2010, das 08h30min às 12h e 14h30min às 18h, dos dias úteis nesse período.

7.3. O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, os documentos relacionados a seguir:

7.3.1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido, conforme Anexo I deste Edital;

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS E ESTUDANTIS

Página 3 de 7-EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010 7.3.2. Histórico escolar atualizado;

7.3.3. Atestado de matrícula atualizado;

7.3.4. Original e fotocópia do RG e CPF do candidato;

7.3.5. Fotocópia de documento oficial de identificação dos membros da família;

7.3.6. Comprovantes de consumo de água, energia e telefone, referentes ao mês imediatamente anterior ao da data de inscrição, quer seja março ou abril de 2010;

7.3.7. Comprovante de renda familiar, referente ao mês imediatamente anterior ao da data de inscrição, quer seja março ou abril de 2010;

7.3.8. Declaração, assinada de próprio punho, do candidato e de membros do grupo familiar, caso exerçam atividade remunerada informal, constando o tipo de atividade e renda bruta mensal;

7.3.9. Cópia do IPTU da casa onde reside o grupo familiar;

7.3.10. Declaração de hipossuficiência econômica escrita e assinada a punho;

7.4. No ato da entrega do Formulário de Inscrição (Anexo I), o estudante poderá anexar documentos comprobatórios que caracterizem hipossuficiência econômica.

7.3.11. Caso o acadêmico seja portador de deficiência juntar à documentação laudo pericial que ateste a deficiência declarada;

7.4. No ato da entrega do Formulário de Inscrição (Anexo I), o estudante poderá anexar documentos comprobatórios que caracterizem hipossuficiência econômica.

7.5. Os documentos comprobatórios de hipossuficiência econômica não são obrigatórios, mas serão necessários para classificação do pleiteante em maior ou menor grau de necessidade em receber o suporte do Programa Bolsa Trabalho Universitária. A lista abaixo é somente sugestiva e cada acadêmico deverá apresentar cópias dos documentos que melhor se aplicarem ao seu caso ou de seus entes familiares.

7.5.1. Para assalariado: contracheque ou declaração do empregador, constando cargo e salário mensal atualizado.

7.5.2. Para autônomo e outro trabalhador inserido no mercado informal: Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) ou Declaração onde conste o rendimento mensal, descrição da atividade exercida e a relação de bens, com cópia do RG do declarante.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS E ESTUDANTIS

Página 4 de 7-EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010 7.5.3. Para prestador de serviço: comprovante de remuneração atualizado, onde conste atividade exercida.

7.5.4. Para aposentado: contracheque, Extrato Trimestral de Benefício do INSS ou recibo bancário atualizado e respectivo cartão magnético.

7.5.5. Para pensionista: comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte e/ou pensão alimentícia. Caso a pensão alimentícia seja informal, apresentar declaração do responsável onde conste o valor recebido, com cópia do RG do declarante.

7.5.6. Para pessoas com necessidades especiais (PNE): comprovante do benefício recebido.

7.5.7. Para beneficiário dos Programas Sociais de Transferência de Renda (Bolsa Escola, Renda Minha, Bolsa Família, etc.): comprovante de recebimento do benefício constando o valor.

7.5.8. Para taxista: Declaração do Sindicato comprovando a renda mensal atualizada.

7.5.9. Para proprietário de microempresa: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica com o Recibo de Entrega.

7.5.10. Para proprietário de sítio(s) e/ou fazenda(s): Declaração do Imposto Territorial Rural – ITR.

7.5.11. Para proprietário de imóvel(eis) de aluguel: cópia do(s) contrato(s) de locação ou do(s) recibo(s).

7.5.12. Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física com o Recibo de Entrega ou Declaração de Isento do aluno, dos pais ou cônjuge e demais mantenedores da família.

7.5.13. Carteira de Trabalho do aluno e dos membros maiores de 18 anos que residem com a família. Apresentar cópia das páginas de identificação e dos contratos de trabalho,mesmo que estejam sem registro.

7.5.14. Comprovante de pagamento do seguro desemprego do aluno e demais membros do grupo familiar.

7.5.15. Moradia – contrato de locação ou comprovante da prestação do financiamento da casa própria atualizado.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS E ESTUDANTIS

Página 5 de 7-EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010 7.5.16. Educação – comprovante de pagamento de mensalidade(s) escolar(es).

7.5.17. Saúde – atestado médico ou relatório médico, quando se tratar de doença crônica ou degenerativa ou portador de necessidades especiais.

7.6. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração;

7.7. O comprovante de inscrição será entregue no ato da apresentação do Formulário de Inscrição e demais documentos na Assessoria Estudantil do Pró-Estudante.

8. DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

8.5. O resultado parcial da seleção será divulgado até o dia 12 de maio de 2010, com a relação dos selecionados, através do site http://www.unifap.br/proeac, na portaria da PROEAC e outros locais de acesso comum aos estudantes.

8.1. O processo seletivo será executado pelo DACE e Departamentos interessados, sendo a responsabilidade final da PROEAC.

8.2. Caberá ao DACE realizar a triagem, análise e seleção para inserção no Programa Bolsa Trabalho Universitária, mediante os critérios fixados neste Edital, na Resolução nº 014/2006 – CONSU/UNIFAP e legislação correlata.

8.3. Caberá a Assessoria Especial de Engenharia realizar a entrevista individual, aos candidatos às vagas nesta Assessoria, no dia 13 de maio de 2010, de 8h às 12h.

8.4. O resultado da entrevista individual será divulgado até o dia 14 de maio de 2010, com a relação dos selecionados, através do site http://www2.unifap.br/dace, na portaria da PROEAC e outros locais de acesso comum aos estudantes.

8.5 Caberá recurso ao próprio DACE, a ser protocolado na Secretaria Executiva da PROEAC, no prazo de até 02 (dois) dias úteis após a divulgação dos resultados da seleção.

8.6. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 19 de maio de 2010, com a relação dos selecionados, através do site http://www2.unifap.br/dace, na portaria da PROEAC e outros locais de acesso comum aos estudantes.

9. DO INGRESSO NO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

9.1. Para ingressar no Programa Bolsa Trabalho Universitária, os acadêmicos selecionados deverão assinar termo de compromisso no Departamento de Ações

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS E ESTUDANTIS

Página 6 de 7-EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010 Comunitárias e Estudantis – DACE/PROEAC, no dia 20 de maio de 2010, 08h30min às 12h e 14h30min às 18h, sob pena de perda da vaga.

9.2. Após o encerramento do período estabelecido para assinatura do termo de compromisso, serão realizadas convocações de outros alunos selecionados, quantas forem necessárias para preencher as vagas em razão da inobservância do prazo estabelecido no item 9.1;

9.3. É de exclusiva responsabilidade do acadêmico acompanhar as convocações de que trata o item 8.2, que serão publicadas no quadro de avisos da PROEAC/UNIFAP e no site www.unifap.br.

10. DA DESCLASSIFICAÇÃO E DESLIGAMENTO DO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

11.1. O DACE manterá um sistema informatizado sobre o desempenho acadêmico do(a) bolsista, incluindo comprovante de freqüência e ficha de acompanhamento e avaliação da unidade de que faz parte.

10.1. Serão desclassificados e/ou a qualquer tempo desligados do Programa Bolsa Trabalho Universitária os solicitantes ou bolsistas que apresentarem informações falsas, cópias de documentos falsos ou quando se verificar incoerência entre os dados informados e as provas apresentadas, sem prejuízo do processo administrativo e/ou judicial cabível, firmado sob advertência das penalidades previstas em lei, decorrentes de falsa declaração, conforme art. 299 do Código Penal Brasileiro.

10.2. Serão desligados os bolsistas que descumprirem o Termo de Compromisso firmado com a Instituição.

11. DO ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO AO BOLSISTA DE TRABALHO

11.1. O DACE manterá um sistema informatizado sobre o desempenho acadêmico do(a) bolsista, incluindo comprovante de freqüência e ficha de acompanhamento e avaliação da unidade de que faz parte.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DO PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

12.1. Este Edital terá vigência até o último dia útil do mês de dezembro de 2010.

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS E ESTUDANTIS

Página 7 de 7-EDITAL 011/2010/PROEAC/UNIFAP, 03 de maio de 2010 12.2. O Programa Bolsa Trabalho Universitária não gerará qualquer vínculo empregatício com a UNIFAP.

12.3. O Programa Bolsa Trabalho Universitária não tem caráter de estágio, pois é uma ação de assistência estudantil que visa prestar auxílio financeiro ao estudante economicamente carente mediante atividades nas unidades da Universidade enquanto que o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso e visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional ligada à contextualização curricular.

12.4. Ao preencher o Formulário de Inscrição, o candidato declara-se ciente e de acordo com as normas do presente processo seletivo, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pelo DACE, ressalvado o direito de recurso.

12.5. A classificação em lista de seleção produz somente expectativa de direito. Para poder efetivar-se no Programa Bolsa Trabalho Universitária os estudantes selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso que definirá as formas de execução, fiscalização e avaliação do programa.

12.6. Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão definidos pelo DACE, cabendo homologação da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias.

Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação.

Macapá-AP, 03 de maio de 2010.

Steve Wanderson Calheiros de Araújo Pró-Reitor de Extensão e Ações Comunitárias

Portaria N.º 1.104/2007 – UNIFAP

Referências

Documentos relacionados

1) é preciso que haja exposição prévia do conteúdo e/ou a realização de uma sala de aula invertida sobre a matéria a ser gameficada; Não é possível conceber que os

Após passarmos todos os comandos de impressão de etiqueta desejados para o buffer de impressão, é necessário enviar o comando que executa a impressão propriamente dita, através da

Ainda hoje é comum encontrarmos pessoas que preferem fotos em preto em branco, com isso muitos ainda se especializam nesse tipo de fotografia, acredito que a

Cherubini e outros autores (2005) realizaram um estudo com 100 prontuários de pacientes portadores de síndrome da ardência bucal do Hospital São Lucas da Pontifícia

O questionário foi composto por questões abertas e fechadas, começando por informações sobre a escola, tais como modalidades de ensino ofertadas, número de alunos e se

This work aimed to iden- tify the presence of the rabies virus in non-neuronal organs from naturally-infected vam- pire bats and to study the rabies virus in the salivary glands

We measured the heart rate of 30 snakes using digital palpation and evaluated how this rate is influenced by body mass and sex using Analysis of Covariance (ANCOVA).. In

No entanto, o seu alto teor de sódio pode ser prejudicial para o crescimento das plantas e para a qualidade do solo após contínuas aplicações, pois, a salinidade de