• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP CAMPUS DIADEMA-SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP CAMPUS DIADEMA-SP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP CAMPUS DIADEMA-SP

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ANÁLISE AMBIENTAL INTEGRADA – ANO 2022

A coordenação do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada (PPG-AAI), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no uso de suas atribuições legalmente conferidas, e em consonância com a decisão da Comissão de Ensino do programa reunida em xx/xx/2022, torna público o processo de inscrição e seleção para atribuição de bolsas de estudo de Mestrado no PPG-AAI, que venham a ser disponibilizadas no período de vigência desse edital. A vigência desse edital será da data de seu lançamento até a data do lançamento do próximo processo para atribuição de bolsas. O presente edital extingue o processo e resultados do primeiro edital de atribuição de bolsas do programa, publicado em 31/03/2021.

O ingresso de candidatos para o Mestrado Acadêmico no PPG-AAI é feito em fluxo contínuo e pode ocorrer em qualquer época do ano, como descrito em edital específico disponibilizado no site do programa. Ressalta- se que a aprovação no processo seletivo de bolsa, objeto do presente edital, não dá direito automaticamente à matrícula no PPG-AAI.

1. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Serão considerados(as) habilitados(as) para concorrer às bolsas eventualmente disponibilizadas durante a vigência dos resultados do presente edital apenas:

i. Alunos(as) regulares do PPG-AAI com matrícula ativa e com tempo de ingresso no programa igual ou inferior a 20 (vinte) meses, a contar como referência o mês de início de atribuição da bolsa; e ii. Candidatos(as) já aprovados(as) para o ingresso no PPG-AAI e em processo de matrícula; e,

iii. Candidatos(as) que encaminharem corretamente todos os documentos necessários para análise de

ingresso via fluxo contínuo até o dia 18/04/2022.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. A inscrição será realizada no período indicado no calendário disposto no item 3, por meio do preenchimento de formulário online disponível no site do programa.

2.2. A relação nominal dos(as) candidatos(as) com inscrições homologadas e não homologadas pela coordenação do PPG-AAI será disponibilizada no site do programa.

2.3. As inscrições serão realizadas em duas categorias, em conformidade com a Portaria ProPGPq No 3197/20211: (i) ampla concorrência; e (ii) ações afirmativas (incluindo todas as subcategorias). Todas as etapas e procedimentos do processo seletivo serão rigorosamente iguais em ambas as categorias, embora os resultados sejam divulgados de forma separada, assim como a atribuição de bolsas.

2.4. Os(as) candidatos(as) deverão se inscrever em apenas uma das categorias indicadas no item 2.3, sendo que no caso das ações afirmativas deve-se observar as condições descritas no Edital de Seleção em Fluxo Contínuo 2022 e na Portaria ProPGPq No 3197/20211.

3. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

Etapa Período

Inscrições 01/04 até 18/04/2022

Divulgação das inscrições homologadas Até 19/04/2022

Prova de conhecimentos* Entre 25 e 27/04

1 https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/portarias/category/87-2021

(2)

Divulgação do resultado** Até 03/05

Interposição de recursos** Até 04/05

Julgamento de recursos** Até 05/05

Resultado final** Até 06/05

* A prova será realizada em um único dia e horário, a ser divulgado com antecedência.

** A data poderá ser alterada dependendo do número de candidatos inscritos e da interposição ou não de recursos.

3.1. Qualquer alteração nas datas e horários das etapas de seleção e de divulgação de resultados será divulgada no site do programa (http://ppgaai-unifesp.webs.com/), considerando-se tempo hábil para que os(as) candidatos(as) possam participar da realização da seleção.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. A aplicação da prova de conhecimentos será realizada de forma virtual. A forma de participação na prova de conhecimentos será informada por e-mail para os(as) candidatos(as) com inscrições homologadas.

4.2. O processo de seleção será conduzido por uma Comissão de Seleção composta por 3 (três) pessoas titulares e 2 (duas) suplentes, todos(as) docentes permanentes do PPG-AAI.

4.3. Para efeito de atribuição de notas na prova de conhecimentos, será adotada escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez), com duas casas decimais.

4.4. Os(as) candidatos(as) serão avaliados com base em prova de conhecimentos gerais na área de Ciências Ambientais, sendo exatamente a mesma para ambas as categorias indicadas no item 2.3. A prova terá como objetivos aferir a capacidade de interpretação e discussão de textos na área ambiental e da correta expressão na língua portuguesa, apoiada na bibliografia recomendada a título de orientação no Anexo I. Esta prova terá duração máxima de 2 horas e será realizada em ambiente virtual, sendo permitida a utilização de qualquer tipo de material de referência durante a realização da prova.

4.5. É de inteira e exclusiva responsabilidade de cada candidato(a) providenciar condições suficientes de acesso e permanência contínua no ambiente virtual de realização da prova, podendo ser eliminado do processo seletivo caso não ingresse no ambiente virtual no horário indicado ou não permaneça conectado no ambiente virtual durante todo o tempo em que estiver realizando a prova.

4.6. Na prova de conhecimentos será atribuído a cada candidato(a) um número aleatório e em seu caderno de respostas constará apenas esse número, sem a sua identificação nominal. A relação entre o nome do candidato(a) e o número atribuído ficará em poder da Coordenação do PPG-AAI, que a fornecerá à Comissão de Seleção apenas após esta encerrar a correção da prova de conhecimentos e ter atribuído suas notas às provas numeradas sem a identificação nominal.

4.7. Todos(as) os(as) titulares da Comissão de Seleção atribuirão de forma independente notas ao(à) candidato(a) na prova de conhecimentos, de acordo com os critérios definidos no item 5.2, calculando-se a média aritmética e coeficiente de variação das notas dos avaliadores para composição da nota final, calculados tal como segue:

(3)

4.8. Para as notas médias de cada candidato(a), o coeficiente de variação (CV%) sempre será igual ou menor que 40%. Caso para alguma nota o CV for maior que 40%, os avaliadores reanalisarão conjuntamente as notas atribuídas para que o CV seja igual ou menor que 40%.

4.9. Os resultados da prova de seleção serão divulgados no site do programa de acordo com o cronograma do item 3. Em conformidade com a Portaria ProPGPq No 3197/20211, os resultados serão divulgados em duas listas separadas de acordo com as categorias descritas no item 2.3.

5. DOS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. Os(as) candidatos(as) serão classificados pela Nota Final em ordem decrescente, na escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez), obtida na prova de conhecimentos.

5.2. Na prova de conhecimentos, a Comissão de Seleção pontuará de forma equitativa os seguintes aspectos do texto produzido pelos(as) candidatos(as), devendo a esse texto ser atribuída uma nota global de 0,00 (zero) a 10,00 (dez):

I. Capacidade de compreensão e interpretação das questões propostas;

II. Expressão, uso e embasamento correto de conceitos técnicos e científicos;

III. Clareza de expressão, organização do texto e adesão à norma culta da língua portuguesa;

5.3. Será desclassificado(a) e automaticamente excluído(a) do processo seletivo o(a) candidato(a) que:

I. Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste edital;

II. Prestar declarações ou apresentar documentos falsos, em quaisquer das etapas da seleção;

III. Não seguir as orientações desse edital e as instruções para a realização da prova;

IV. Cometer plágio na sua prova.

5.4. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo, divulgados oportunamente no site do programa.

5.5. Em caso de empate de notas entre candidatos(as), serão aplicados os seguintes critérios de desempate em benefício daquele(a) que apresentar, na seguinte ordem:

I. Maior tempo de matrícula ativa no programa;

II. Maior idade.

6. DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS

6.1. As bolsas serão atribuídas, quando disponíveis, de acordo com a ordem de classificação estabelecida no item 5 e respeitando a proporção mínima exigida entre as categorias de ampla concorrência e ações afirmativas previstas na Portaria ProPGPq no 3197/20211. Será disponibilizado no site do programa e mantido atualizada a distribuição quantitativa das bolsas em cada categoria.

(4)

6.2. Se o(a) candidato(a) indicado(a) não tiver sua matrícula regular e ativa no PPG-AAI quando houver disponibilização de bolsa para a sua posição na classificação, a bolsa passará automaticamente para o(a) candidato(a) seguinte na lista de classificação. Neste caso, assim que o(a) candidato(a) estiver com sua matrícula regularizada e ativa, retornará à lista de prioridade na atribuição de bolsa em sua ordem de classificação.

6.3. O(a) candidato(a) que não entregar a documentação necessária para atribuição de bolsa no prazo estabelecido pela secretaria do PPG-AAI perderá automaticamente o direito à indicação daquela bolsa, passando sua classificação à situação prevista no item 6.2.

6.4. No ato de atribuição da bolsa o(a) candidato(a) não poderá ter vínculo empregatício.

6.5. O programa não se obriga a oferecer bolsas de estudos, dependendo estas da disponibilidade e alocação pelas agências de fomento.

6.6. Os(as) aluno(as) indicados(as) às bolsas previstas neste edital somente poderão usufruí-las pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, a contar da data de seu ingresso no PPG-AAI.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A Unifesp não se responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos interessados, falha de comunicação e congestionamento das linhas de comunicação no período previsto no cronograma do item 3.

7.2. Solicitações de revisões em qualquer das fases do processo seletivo (homologação de inscritos e atribuições de notas) deverão ser encaminhadas por e-mail à Coordenação do PPG-AAI (ppg.aai@unifesp.br), com cópia à Secretaria de Pós-Graduação (secretaria.ppgaai@unifesp.br) em até 24 horas após a divulgação dos resultados no site do programa, de acordo com as instruções disponíveis em requerimento específico disponível no site do programa. Tais solicitações serão analisadas pela Comissão de Seleção primeiramente em termos de mérito e de sua justificativa. Caso o mérito e justificativa sejam aceitos, a Comissão de Seleção reanalisará o resultado e emitirá um parecer circunstanciado sobre sua decisão, que será encaminhado ao(à) candidato(a) querelante.

7.3. O(a) candidato(a) portador de necessidades especiais ou limitação física temporária que necessitar de qualquer tipo de recurso ou condição especial para a realização da prova, deverá requerê-lo encaminhando ofício à Coordenação do PPG-AAI, via e-mail (ppg.aai@unifesp.br), contendo justificativa referente à solicitação e descrevendo a necessidade específica de adaptação do espaço ou prova. O atendimento à solicitação de recursos especiais ficará vinculado à análise de viabilidade e de razoabilidade por parte da Unifesp.

7.4. O presente edital terá validade mínima de 6 (seis) meses, a contar da data de sua aprovação, ou até esgotar a lista de alunos(as) para atribuição de bolsas, sendo extinto com a aprovação e publicação de um novo edital que o substitua.

7.5. Os casos omissos e não previstos por este edital serão resolvidos pela Comissão de Ensino do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada. Ao se inscrever, os(as) candidatos(as) assumem conhecer e aceitar o conteúdo deste Edital, assim como o Regimento Interno da Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp e todas normativas internas e externas à Unifesp incidentes no PPG-AAI.

Diadema, 29 de Março de 2022.

(5)

ANEXO I

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA ESTUDO

BOTKIN, D. B.; KELLER, E. A. Ciência Ambiental: Terra, um planeta vivo. 7 ª Ed., Rio de Janeiro: LTC, 2011. 716p.

MILLER Jr., G. T. Ciência ambiental. 1a Ed., Thomson Pioneira, 2007. 123 p.

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos. 2ª Ed., São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 584 p.

Referências

Documentos relacionados

Contudo ao decorrer do projeto foi verificado que o motor selecionado não é o ideal para a fresa, pois existe uma grande diferença entre o torque de acionamento e o torque útil,

utilização para aposentadoria, deverá ser excluído pelo candidato, no momento da inscrição, via Sistema PSS, na opção que consta para este fim.. SECRETARIA DE ESTADO

-Desde un smartphone o tablet profesional o personal descargando la aplicación YAMMER disponible en Apple Store, Google Play Store o Windows store.. 5 / Wypełnij formularz

Médica Assistente da Disciplina de Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP)

Doutor em Radiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP) Brasil.. Doutorando em Radiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São

Centro de Medicina Diagnóstica Fleury, São Paulo (SP) Brasil; Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – São Paulo (SP) Brasil; Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Ambrósio Jr & & Rio de Janeiro Rio de Janeiro Corneal Corneal Tomography Tomography and and Biomechanics Biomechanics Study Study Group Group..

a) Existem mais crianças em idade escolar frequentando aulas atualmente do que em qualquer outro período da nossa história. b) Existe mais crianças em idade escolar. frequentando