• Nenhum resultado encontrado

MENTORIA ONLINE PARA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MENTORIA ONLINE PARA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

(2)

2

Senhor Gestor,

Tomo a liberdade de lhe apresentar a Logus Assessoria e Consultoria Pública. Com mais de duas décadas dedicadas à Administração Pública Municipal, somos especializados no atendimento das necessidades de formação e informação dos agentes públicos.

Sabemos das dificuldades dos Gestores e dos agentes públicos na elaboração e implantação dos procedimentos essenciais para atuação dos agentes de controle na administração pública municipal, especialmente quando da implantação dos procedimentos e rotinas de Controle Interno no Poder Executivo, considerando as normas aplicáveis ao sistema único de controle interno no ente federado “Município”, nos termos do art. 31 da Constituição Federal. Diante das exigências dos Tribunais de Contas (Decisão Normativa TCEMG nº 02/2016), trazemos definições e métodos para auxiliar os agentes públicos que atuam no Controle Interno e aqueles que exercem as atividades administrativas no dia-a-dia da administração pública municipal.

A institucionalização e implementação do Sistema de Controle Interno não é somente uma exigência da Constituição Federal e das normas infraconstitucionais, mas também uma oportunidade para dotar a administração pública de mecanismos que assegurem, entre outros aspectos, o cumprimento das exigências legais, a proteção do patrimônio público e a otimização na aplicação dos recursos públicos, garantindo maior segurança aos gestores e melhores resultados à sociedade.

Assim, a eficiência e a eficácia do Controle Interno oportunizam as correções de erros e deficiências estruturais, o que possibilita uma atuação de forma a aferir os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos e a execução das metas de governo. Estamos inovando e trazendo um serviço a distância e ofertando modelos e sugestões básicas sobre os procedimentos administrativos mais comuns no serviço público municipal. Os procedimentos sugeridos serão atos norteadores para se evitar erros primários, e esses, se detectados, poderão ser corrigidos, com embasamento nas orientações básicas ensinadas.

Enfatizamos que não se vislumbra a atuação de um agente de controle interno sem a devida preparação e a existência de procedimentos e rotinas previamente definidos e aderidos pelas unidades administrativas executoras.

Sendo assim, abordaremos questões relacionadas às diretrizes que se destinam à implantação e avaliação do desenho e funcionamento da Unidade Administrativa de Controle Interno, e à competência dos Tribunais de Contas para fiscalizar e avaliar o funcionamento dos atos de controle, especialmente os relatórios que integram a prestação de contas anual. Utilizamos como atos orientadores e normatizadores as orientações técnicas e as instruções normativas expedidas pela unidade de controle interno.

(3)

3

gerais de Controle, conjugadas com a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 e as Leis Complementares Estaduais que dispõem sobre o funcionamento dos Tribunais de Contas dos Estados e Municípios, com recomendações pertinentes às unidades adminis- trativas que integram a estrutura organizacional do órgão. Somos autores de vários títulos publicados sobre controle interno, voltados para a formação de controladores com excelência.

Nossa Equipe

Os serviços prestados pela Logus Assessoria e Consultoria Pública estão apoiados em profissionais especializados, processos estabe-lecidos e uma longa atuação nas áreas de gestão pública. Somos um grupo técnico composto de Contadores, Advogados, analistas na área de tecnologia da informação, administradores e consultores especializados em administração pública municipal, todos permanentemente capacitados para levar aos gestores públicos serviços de confiança e qualidade.

A capacitação da equipe de profissionais atinge o mais alto nível, buscando entrosamento com os órgãos responsáveis pelas publicações das normas (CFC, CRC, STN e TCE), o que nos permite levar a tradução desses atos aos gestores

serem os melhores naquilo que fazem. Muito nos distingue o fato de possuirmos em nosso quadro de diretores, autores de títulos publicados que integram as referências bibliográficas de diversos órgãos fiscalizadores e de formação de profissionais, facilitadores e palestrantes.

Missão

Trabalhar o capital humano como elemento chave na estratégia de atuação da Administração Pública. A preparação contínua na atualização e valorização do capital humano e na pesquisa de métodos eficazes e eficientes para levar resultados aos municípios e tranquilidade aos gestores se tornou parte indispensável no cotidiano do administrador público, visto que este segmento passa por constantes e significativas transformações.

Mentoria “HOME OFFICE”

Diante da crise financeira pela qual estão passando os órgãos públicos municipais é preciso inovar e encontrar formas eficazes de contar com um suporte técnico em tempo real e uma assessoria com notoriedade comprovada a um custo baixo. Pensando nisso, a Logus Assessoria e Consultoria Pública está inovando na consultoria em forma de mentoria, na modalidade “Home Office, disponibilizando meios tecnológicos para que os agentes públicos possam ser atendidos por consultores especializados, dispensando reuniões presenciais e agendamento prévio, sem a necessidade de visita na sede do órgão. O trabalho é

(4)

4

desenvolvido através de telefone, aplicativos, WhatsApp, ferramentas eletrônicas na Internet (plataforma Zoom Meetings, Google Meet, mensagens, e-mail) e softwares específicos.

A Logus Assessoria Pública é uma empresa especializada em assessoria e consultoria na gestão pública e conta no seu quadro societário com profissionais notórios e especialistas na gestão pública municipal, com cursos ministrados em todo País e com vários trabalhos publicados. A mentoria é especialmente vantajosa porque permite que o consultor especialista possa atender os clientes através da internet, possibilita um gerenciamento de tempo mais eficaz, já que deslocamentos com viagens não existem, além de reduzir consideravelmente os valores dos honorários cobrados, uma vez que o consultor não precisa ir, fisicamente, até o cliente.

A crise financeira aliada à necessidade de atender as mudanças trazidas pelos órgãos fiscalizadores exigem dos órgãos públicos municipais soluções criativas e eficientes. Essa é a oportunidade de os Municípios terem uma mentoria de alto nível para assuntos complexos que exigem tomadas de decisões diárias para toda a equipe, evitando erros primários, que possam ocasionar grandes prejuízos ao erário e vários processos para os agentes públicos, e, especialmente, atendendo aos bancos de dados dos órgãos de fiscalização externa, como está ocorrendo com as normas de controle interno e contábeis.

Os pedidos de esclarecimentos de dúvidas e as consultas devem ser por escrito e serão respondidos, via aplicativos e ambiente virtual específico, através de vídeo ou mensagem, em formato previamente definido. Respostas a consultas rápidas poderão ser via plataforma Zoom Meetings, Google Meet, mensagens, e-mail ou outros meios eletrônicos.

Objeto da Contratação

Prestação de Serviços de mentoria especializada, treinamento e capacitação dos servidores na modalidade “home office”, com suporte técnico emissão de pareceres e fornecimento de procedimentos e rotinas de controle interno e outros trabalhos que se enquadrem neste conceito.

Descrição das Atividades

A Logus Assessoria e Consultoria Pública tornou-se uma das empresas mais respeitadas e especializadas em atendimento aos órgãos públicos municipais. Os servidos abrangidos pela mentoria “home office” estão diretamente vinculados às seguintes matérias:

(5)

5

1 - Funções do Controle Interno Municipal

• Formas de Controle;

• Auditoria Interna;

• Certificado de Auditoria;

• Parecer de Auditoria;

• Relatório de Auditoria;

• Transparência Pública;

• Notificação Administrativa;

• Fiscalização Contábil;

• Controle da Gestão Operacional, Orçamentária, Financeira e Patrimonial;

• Metodologia e Indicadores de Eficácia e Eficiência da Gestão Municipal;

• Arquivamento e Guarda dos Dados e dos Documentos conforme Lei nº 13.709/2018

• Regulamentação de Acesso à Informação Pública;

2 - Estrutura Organizacional da Unidade de Controle Interno

• Nível Hierárquico na Estrutura do Órgão;

• Autonomia Funcional da Unidade de Controle;

• Características do Controlador Interno;

• Qualificação dos Membros do Controle Interno;

• Capacitação Continuada dos Agentes de Controle;

• Sistema Integrado e Consolidação de Informações;

• Rotinas de Trabalho e os Procedimentos de Controle Interno;

• Servidores com Dedicação Exclusiva e Ocupantes de Cargos Efetivo;

• Estrutura de Trabalho Adequada;

• Aba Específica no Portal Eletrônico do Órgão;

3 - Regras Básicas de Controle Interno

• Atuação Ordenada, Ética, Econômica, Eficiente e transparente;

• Formalização dos Procedimentos de Controle;

• Obediência aos Princípios da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade, da Eficiência, da Razoabilidade e da Formalidade;

• Preservar os Bens Públicos;

• Analisar a Relação Custo e Benefício;

• Promover a Qualificação Adequada, Treinamento e Rodízio de Agentes Públicos;

• Apuração de Responsabilidades;

• Identificar a Segregação de Funções;

• Atestar a Legitimidade dos Atos dos Agentes Públicos;

• Definir as Categorias de Controle Operacional, Contábil e Normativa;

• Realizar Mapeamento e Avaliação de Riscos;

• Supervisionar e Orientar os Agentes Públicos.

4 - Atribuições da Controladoria Geral

• Resguardar a Confiabilidade, a Fidedignidade dos Registros Contábeis;

• Avaliar o Cumprimento e a Execução dos Programas e Metas Previstos no PPA;

• Acompanhar e avaliar o cumprimento da programação de atividades e projetos da Gestão;

• Avaliar a Legalidade e a Legitimidade da Gestão Contábil, Orçamentária, Financeira, Patrimonial, Pessoal e Demais Unidades Administrativas Executoras;

• Avaliar a Observância dos Limites Atinentes ao Endividamento do Poder;

• Avaliar a Observância dos Limites da Despesa Total com Pessoal;

• Fiscalizar os Gastos com o Legislativo Municipal;

• Avaliar os Gastos com Saúde e com Ensino;

• Avaliar os Limites e as condições para Inscrição em Restos a Pagar;

• Avaliar os Avais e as Garantias Prestados;

• Avaliar a Destinação de Recursos Obtidos com a Alienação de Ativos;

• Avaliar, por amostragem a Legalidade e Legitimidade dos Procedimentos de Compras e Licitações e dos Contratos, Acordos, Termos Celebrados;

• Avaliar o Cumprimento da Ordem Cronológica de Pagamentos;

• Avaliar a Regularidade da Aplicação de Recursos Públicos por Consórcios Públicos;

• Avaliar a Concessão de Subvenções e os Atos de Renúncia de Receita;

• Possibilitar ao Cidadão o Acesso às Informações Públicas;

5 - Fundamento Legal

• Lei nº 4.320/64

• Constituição Federal/88

• Lei nº 8.666/93

• Lei Complementar nº 101/00

• Lei nº 12.527/11

• Lei nº 13.019/14

• Lei nº 13.709/18

(6)

6

6 - Matriz de Risco

• Analises da Matriz de Riscos;

• Conceitos e Definições;

• Tipos de Riscos;

• Impactos Econômicos;

• Eventos de Risco;

• Probabilidades e Consequências;

• Classificação de Riscos.

7 - Plano Anual de Contratação Pública (PACP)

•Procedimentos para elaboração do PACP;

• Responsabilidade pela Elaboração;

• Atribuições das Unidades Administrativas;

• Atribuições da Autoridade Competente;

• Cronograma para Elaboração do PACP;

• Cronograma para Consolidação do PACP;

• Aprovação pela autoridade competente do PACP;

• Divulgação do relatório do PACP;

• Revisão e do Redimensionamento de itens do PACP;

• Adequação do PACP à Lei Orçamentária Anual – LOA;

• Conhecimento da Visão Sistêmica do Processo de Contratação;

• As fases do Processo: Fase Interna e Externa;

• Rito e Fases do PACP;

• A Pesquisa de Preços.

8 - Ouvidoria Pública

• Regulamentação e Implantação

• Apuração de Reclamações e Denúncias

• recepção da opinião e queixas da população

• promover investigações sobre quaisquer atos e situações lesivas ao patrimônio municipal

9 - Atos de Procedimentos e Rotinas de Controle

• Manual de Procedimentos e Rotinas de Controle Interno;

• Orientações Técnicas;

• Instruções Normativas;

• Certificação da Legitimidade dos Membros da CPL e Pregoeiros;

• Regulamentação do Pagamento das Despesas Inscritas em Restos a Pagar;

• Regulamentação dos Procedimentos de Compras, dispensa e Inexigibilidade de Licitação;

• Regulamentação da Modalidade de Licitação Pregão na Forma Eletrônica;

• Regulamentação da Responsabilização e Pagamentos de Multas de Trânsito;

• Regulamentação do Pagamento da Ajuda de Custo Especial aos Conselheiros Tutelares;

• Regulamentação da Elaboração e Redação dos Atos Oficiais;

• Regulamentação e Definição do Calendário Fiscal do Município;

• Normatização da Lei de Acesso à Informação Pública;

• Regulamentação de Pagamentos de Diárias de Agentes Públicos;

• Regulamentação da Adesão a Ata de Registro de Preços;

• Regulamentação de Fiscalização de Festas e Eventos;

• Elaboração do Manual de Patrimônio Público Municipal;

• Regulamentação e Elaboração dos Instrumentos de Planejamento no âmbito Municipal (PPA, LDO e LOA);

• Edição das Normas das Normas sobre Compras e Licitações Públicas;

• Orientação Técnica para Contratação de Artistas e Realização de Eventos Oficiais;

• Elaboração do Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos.

10 - Plano Anual de Auditoria Interna

• Organização das Atividades de Auditoria Interna;

• Análise dos Processos de Compras e Licitações;

• Controle da Execução dos Contratos e Aditivos;

• Auditoria na Área Contábil e Financeira.

11 - Papel de Trabalho de Auditoria

• Tipos de Documentos de Trabalho;

• Objetivos do Papel de Trabalho;

• Definição de Amostragem;

• Checklist como Parte do Papel de Trabalho de Auditoria Interna;

• Áreas Específicas para Elaboração de Papel de Trabalho.

12 - Naturezas de Auditoria Governamentais

• Auditoria de Regularidade;

• Auditoria Operacional;

• Caráter Preventivo e Corretivo.

(7)

7

13 - Relatórios do Órgão de Controle Interno

• Apuração das Disponibilidades por Fonte de Recursos e Restos a Pagar;

• Cumprimento das Metas Previstas no PPA e na LOA;

• Demonstrativo da Eficiência e Eficácia da Gestão Orçamentária;

• Limites para a Realização de Operações de Créditos;

• Alienação de Bens Patrimoniais;

• Limite de Gastos com o Legislativo Municipal;

• Gastos com Pessoal;

• Receitas e Despesas com a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino;

• Receitas e Despesas do FUNDEB;

• Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde;

• Repasses a Consórcios Públicos;

• Créditos Adicionais (suplementares e especiais);

• Demonstrativo da Cessão de Direitos Creditórios;

• Certidão de Inventário Físico e Financeiro dos Valores;

• Rol de Licitações.

Forma de Execução do Obejto:

• Realizando capacitação por meio de videoconferência, conforme pré-agendamento;

• Utilizando sistema Informatizado por acesso remoto;

• Utilizando outras ferramentas como: e-mail, WhatsApp, telefone, etc.

Obrigações da Contratada

• Garantir todas as condições físicas e tecnológicas para execução do objeto do contrato, disponibilizando canais de acesso aos profissionais da Logus Assessoria Pública;

• Responder as consultas rápidas em mensagem de áudio, vídeo ou texto, em tempo real;

• Responder às consultas no número estipulado por mês, no prazo de até 72 horas, após atestar o recebimento com as informações consideradas necessárias.

• Manter, seus prepostos e contratados, irrestritos e total sigilo sobre quaisquer dados que lhe sejam fornecidos pela Contratante;

• Informar as fontes legais, acórdãos, consultas e outras decisões que se baseiam as respostas.

Obrigações da Contratante

• Credenciar servidores responsáveis para envio das consultas e fornecer todos os dados e informações necessárias para análise;

• Formalizar o processo de contratação, fazendo publicar o instrumento de contrato.

• Notificar, formal e tempestivamente a contratada sobre as irregularidades observadas no cumprimento do contrato.

• Efetuar o pagamento dentro do prazo pactuado, sob pena de interrupção dos serviços pela contratada.

Validade

O prazo de vigência do contrato é limitado a 31 de de- zembro de cada ano ou até a disponibilidade de recursos orçamentários, nos termos do art. 57 da Lei nº. 8666/93.

Condições de Pagamento

A Contratante pagará à Contratada o valor total em par- celas mensais e consecutivas, ao final de cada mês corres- pondente ao serviço prestado, mediante apresentação de documentos fiscais e nota fiscal eletrônica emitida.

Honorários

Para execução dos serviços mencionados nesta propos- ta comercial para municípios de até dez mil habitantes, o valor mensal referente à prestação do serviço será de R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). Neste preço estão incluídas todas as taxas, tributos, contribuições e qualquer incidência fiscal. Para municípios com popula- ção superior ao mencionado deverá ser solicitada pro- posta específica.

A Logus Assessoria e Consultoria Pública é regularmente inscrita no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, de que trata o art. 12 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Local da Prestação de Serviços

Os serviços serão prestados sempre através de telefone, aplicativos, WhatsApp, ferramentas eletrônicas na Internet, como o Zoom Meeting e o Google Meet, e-mail e softwares específicos, e através do acesso personalizado, no Portal da Logus Assessoria Pública.

Informações

Pelo e-mail logusgv@gmail.com ou pelo telefone/Whats- App (33)99904-0160.

(8)

8

Não se inclui no Objeto da Mentoria

“Home Office”

Não estão incluídos na proposta a repon-sabilidade técnica com serviços contábeis ou jurídicos do órgão, bem como a obrigação de alimentar banco de dados de órgãos externos ou internos, elaborar minutas de edital, contrato ou temos de cooperação, fomento e outros. Não é objeto dessa proposta a obrigatoriedade de atualizar as Leis que tratam dos estatutos e planos de cargos dos servidores, da estrutura organizacional e outras, somente orientações quanto à necessidade de atualização ou análise. Quaisquer outros serviços que não estejam inclusos no objeto dessa proposta serão apresentados em proposta à parte.

Legislação Básica a ser encaminhada à Contratada

Inicialmente a contratante deverá encaminhar em meio digital (arquivo aberto) para logusgv@gmail.com os seguintes arquivos:

1 – Lei Orgânica do Município;

2 – Estatuto dos Servidores Municipais;

3 – Plano de Cargos e Vencimentos;

4 – Ato que Define a Estrutura Organizacional do Órgão;

5 – Ato que Fixou os Subsídios dos Agentes Políticos (e posteriores atualizações);

6 – Cópia da última folha do último pagamento dos Servidores e Agentes Políticos;

7 – Parecer que define os valores dos duodécimos repassados à Câmara;

8 – Outros Documentos e Arquivos Necessários às Análises.

Dados da Empresa:

Logus Assessoria e Consultoria Pública

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, n° 480 - Sala 701 - Centro - CEP: 35.010-030 - Governador Valadares - MG Telefone: (33)99904-0160

CNPJ: 02.457.379/0001-99 Optante pelo Simples Nacional

e-mail: logusgv@gmail.com ou miltonconsultoria@

hotmail.com

Site: www.miltonconsultoria.com.br Sócio Administrador:

Prof. Milton Mendes Botelho

Coordenador

Prof. Milton Mendes Botelho

Contador, Auditor, Palestrante, Professor na Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (Governador Valadares - MG) – 2000 a 2006; Coordenador de Cursos de Capacitação na Área de Atuação Municipal;

Especialista em Administração Pública Municipal (Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo – MG); Especialista em Direito Público (Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – FADIVALE – Governador Valadares – MG); Autor de vários trabalhos publicados sobre Controle Interno, Licitações, Gestão Administrativa, Contábil e Financeira dos Órgãos Municipais; Ex Controlador Geral do Município de Ibatiba – ES (2009-2011), Auditor Chefe do Município de Galileia – MG (2017/2018). Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (2010/2013 – 2018/2021). Coordenador do Grupo de Trabalho da Área Pública (CRCMG – Belo Horizonte – MG – 2010 – 2013). Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis.

Referências

Documentos relacionados

Após verificar o alinhamento do pallet, acione o acelerador lentamente para frente até que esteja na posição adequada na prateleira.. Acione lentamente o acelerador para posição

Ligado (marca de verificação) ou desligado (sem marca de verificação); X-PAND, temperaturas, pressão, tanques, tensões, combustível, ECO, cruzeiro, navegação, registro de

Em 1979, o Centro Nacional de Referências Culturais, sob a denominação de Fundação Pró-Memória, se fundiu com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,

O novo acervo, denominado “Arquivo Particular Julio de Castilhos”, agrega documentação de origem desconhecida, mas que, por suas características de caráter muito íntimo

Tabela 4.6: Consumos desagregados e custos totais para diferentes valores de heating setpoint – semana de Inverno Heating Setpoint ( o C) Consumo Total (kWh) Iluminação

Access Points and Nodes have one single network adapter so the operation of the Network Layer processor is quite straight- forward, Bridges have two network adapters and the

Conclusions: Women with infertility have significantly higher total scores in the Female Sexual Function Index and in the satisfaction and pain domain scores having