• Nenhum resultado encontrado

Formulário dermatológico para os cuidados da pele oleosa e acneica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Formulário dermatológico para os cuidados da pele oleosa e acneica"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Formulário dermatológico para os cuidados da pele oleosa e acneica

Com a chegada da puberdade, a famosa acne vulgaris vem junto para grande parte dos adolescentes. Trata-se de uma doença inflamatória crônica comum nos folículos pilosebáceos, causando lesões inflamadas, pápulas, pústulas, nódulos e cistos e lesões não inflamadas, os chamados comedões.

A fisiopatologia da acne inclui interação entre hiperprodução de sebo glandular, hiperqueratinização folicular, colonização bacteriana e liberação de mediadores inflamatórios no folículo e na derme adjacente.

Os hormônios androgênicos (masculinos) estão diretamente ligados ao estímulo das glândulas sebáceas. Daí um dos motivos da acne ser mais predominante no sexo masculino.

Dentre as bactérias que fazem parte da flora do folículo piloso, está a Propionibacterium acnes, que contribui fortemente para a formação da acne. O desequilíbrio da microbiota e o aumento da produção sebácea leva à proliferação dessa bactéria com consequente liberação de ácidos graxos livres, que irritam a parede do folículo, estimulando a hiperqueratose e provocando um processo inflamatório.

O tratamento médico da acne deve ser personalizado de acordo com o grau da lesão apresentada. A acne pode ser classificada em:

Acne comedonal ou acne grau I: apresenta apenas comedões fechados e abertos; acne não inflamatória;

Acne suave ou grau II: presença de poucas ou várias pápulas e pústulas, além dos comedões, mas não se observa nódulos.

É uma acne pápulo-pustulosa;

(2)

Acne moderada ou grau III: presença de várias a muitas pápulas e pústulas com nódulos e cistos;

Acne severa ou grau IV: pápulas e pústulas numerosas ou extensivas, muitos nódulos inflamatórios e formação de abscessos e fistulas (acne conglobata);

Acne fulminante ou grau V: é uma forma rara e grave da acne, na qual ocorre instalação abrupta, acompanhada de manifestações sistêmicas como febre, leucocitose e artralgia.

O tratamento tópico da acne, por meio de fármacos e cosmecêuticos, tem por finalidade controlar a secreção de sebo pela glândula sebácea;

reduzir a hiperqueratinização, controlar o processo inflamatório, reduzir a proliferação bacteriana e equilibrar a microbiota cutânea. Em alguns casos, a depender do grau da acne, faz-se necessário também o tratamento sistêmico com o uso de antibióticos.

O tratamento da pele acneica, envolve várias etapas, desde a limpeza até a fotoproteção, que é extremamente necessária.

A higienização da pele tem como objetivo remover a oleosidade e as sujidades superficiais e profundas, além de desobstruir os óstios com a retirada de sebo. Formulações de limpeza para pele oleosa podem conter ingrediente ativos, com propriedades esfoliativas e ou ceratolíticas.

Para peles com lesões inflamatórias, o uso de abrasivos não é recomendado. Na limpeza de pele oleosa normalmente usam-se tensoativos mais potentes e adstringentes. Pode-se fazer também uso de máscaras de argilas, que absorvem a oleosidade.

Limpeza

(3)

1- Sabonete gel com própolis, calêndula, apricot, irgasan e alantoína.

Extrato glicólico de propólis...4%

Extrato glicólico de Calêndula officinalis...2%

Pó de semente de apricot...3%

Alantoína...0,5%

Irgasan...0,1%

Sabonete gel transparente qsp...200ml Indicação: para higiene cutânea em peles acneicas.

Modo de uso: a critério médico, lavar o rosto 1 vez ao dia, com massagem suave. O tempo de uso deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

2- Sabonete líquido com ácido salicílico, mentol, biotin e camomila Ácido salicílico...0,5%

Extrato glicólico de Matricaria chamomilla...3%

Mentol...0,05%

Biotin*...3%

Sabonete líquido perolado qsp...200ml

*Biotin (Asebiol®) é um hidrolisado de proteínas, piridoxina, niacinamida, glicerina, propilenoglicol, alantóina e biotina. O pH de estabilidade é de 5,5 a 6,0, sendo utilizado em concentrações que variam de 3% a 5%.

Outros produtos com poder seborregulador são Acne Control® (INCI Butylenglycol, Fomes officinalis extract, water, niacinamida, yeast extract, Aesculus Hipocastaum, Seed Extract, amonium gycyrrhizate, panthenol, propylenoglucol, gluconato zinco, caffeine, biotin and Salix nigra extract), usado em concentrações de 3% a 8%; Acnebiol® (INCI salicylic acid, zinc acetylmethionate, silanediol saliculate, aloe barbandensis Leaf extract.

Humulus Lupulus Exract Cucumis Sativus Fruti Extract and Citrus Medica Limonun Fruit extract and hydrolyzed elastin (and) Hydrolyzes collagen.), com pH de estabilidade entre 4 e 8 e concentrações de uso de 4% a 8%.

Formulações para o controle da pele acneica e oleosa

(4)

Indicação: para higiene cutânea em peles acneicas.

Modo de uso: a critério médico, lavar o rosto 1 vez ao dia, com massagem suave. O tempo de uso deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

3- Sabonete cremoso com peróxido de benzoila, alfa bisabolol, óleo de melaleuca e microesferas de polietileno

Peróxido de benzoíla...2% a 5%

Alfa-bisabolol...1%

Óleo de melaleuca...0,5%

Microesferas de polietileno*...3%

Sabonete cremoso qsp...200g

*Microesferas de polietileno possuem diâmetro entre 250 e 500 micra e proporcionam capacidade de esfoliação suave em sabonetes abrasivos.

Indicação: para higiene cutânea em peles acneicas.

Modo de uso: a critério médico, lavar o rosto 1 vez ao dia, com massagem suave. O tempo de uso deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

4- Loção adstringente com hamamélis, zinco, irgasan, alantoína e mentol

Sulfato de zinco...0,5%

Alantoína...0,5%

Extrato glicólico de Hamamelis virginina...4%

Mentol...0,05%

Irgasan...0,1%

Água purificada ou de rosas qsp...200ml Indicação: para higiene cutânea em peles acneicas.

Modo de uso: a critério médico, aplicar no rosto 1 vez ao dia, com

(5)

massagem suave, com auxílio de um pedaço de algodão ou lenço descartável umedecido, à noite. O tempo de uso deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

Embora a acne seja um distúrbio causado pela produção excessiva de sebo, alguns pacientes têm pele desidratada em consequência do baixo teor de água, enquanto outros têm pele oleosa. Essas diferenças ajudam a orientar a escolha do veículo mais apropriado. Em geral, os géis são preferíveis para as peles oleosas, e as emulsões oil free, com emolientes não comedogênicos são mais apropriadas para as peles desidratadas. Outros veículos que podem ser personalizados de acordo com a necessidade dos pacientes são loções tônicas adstringentes, séruns e géis-creme oil free.

O tratamento médico e medicamentoso, de acordo com a grau da acne, pode incluir o uso de ceratolíticos, antimicrobianos e anti-inflamatórios. São exemplos de substâncias utilizadas: a forma tópica de ácido retinóico, adapaleno, peróxido de benzóila, ácido azeláico ou azeloglicina, eritromicina e clindamicina. Associados ou não a essas substâncias, pode-se fazer uso de cosmecêuticos, reguladores de oleosidade e agentes adstringentes como é o caso do extrato de Hamamélis ou propólis (que é bactericida) e agentes matificadantes, como as sílicas e umectantes como lactatos e ácido hialurônico.

O uso de antibióticos necessariamente depende de avaliação e prescrição médica. São exemplos: tetraciclina, amoxicilina, bactrim, doxiciclina, minociclina. Eles são usados por via oral nos tratamentos da acne moderada à severa.

Tratamento

(6)

5- Gel contendo ácido retinóico, D-pantenol e alfa bisabolol Ácido retinóico**...0,01% a 0,1%

Alfa bisabolol...1%

D-pantenol...0,5%

Gel não iônico ou aniônico qsp...30g

*Substância sob prescrição médica e controlada pela Portaria SVS/MS nº 344/98 e suas atualizações, podendo ser dispensado sem retenção de receita. Proibido uso na gravidez e na amamentação. O ácido retinóico passa pelo leite e causa malformação no feto, podendo afetar o desenvolvimento do bebê. Modula a diferenciação celular, normalizando a descamação do epitélio folicular/comedolítico; não associar com peróxido de benzoíla, pois é inativado.

Indicação: acne.

Modo de uso: a critério médico, aplicar fina camada à noite nas lesões.

Ao acordar lavar e fazer uso de fotoprotetor (UVA+UVB) não apenas na lesão, como em toda área adjacente. O tempo de tratamento deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

6- Gel contendo peróxido de benzoíla e clindamicina Peróxido de benzoíla*...2,5% a 5%

Fosfato de clindamicina**...1% a 2%

Gel não-iônico qsp...30g

*Peróxido de benzoíla é uma substância ceratolítica com propriedades antibacterianas; pode ser associado também ao enxofre líquido (Biosulfur®) a 2%. Não associar peróxido de benzoíla à eritromicina e ao ácido retinóico por questões de incompatibilidade farmacotécnica.

**Clindamicina: usada na forma de fosfato de clindamicina, em concentrações equivalentes à base (Fator de equivalência 1,19).

Produto controlado pelo SNGPC (antimicrobiano).

Indicação: acne.

(7)

4- Loção adstringente com hamamélis, zinco, irgasan, alantoína e mentol

Sulfato de zinco...0,5%

Alantoína...0,5%

Extrato glicólico de Hamamelis virginina...4%

Mentol...0,05%

Irgasan...0,1%

Água purificada ou de rosas qsp...200ml Indicação: para higiene cutânea em peles acneicas.

Modo de uso: a critério médico, aplicar no rosto 1 vez ao dia, com

Modo de uso: a critério médico, aplicar fina camada à noite nas lesões.

Ao acordar lavar e fazer uso de fotoprotetor (UVA+UVB) não apenas na lesão, como em toda a área adjacente. O tempo de tratamento deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

7- Gel contendo adapaleno e ciclometicone

Adapaleno*...0,1%

EDTA dissódico**...0,1%

Ciclometicone***...2%

Gel não-iônico qsp...30g

*Substância sob prescrição médica e controlada pela Portaria SVS/MS nº 344/98 e suas atualizações. Contraindicado em gestantes e na amamentação. É um derivado do ácido naftoico, com ações semelhantes às do retinoides. Modula a diferenciação celular, normalizando a descamação do epitélio folicular.

**EDTA dissódico: agente sequestrante de metais que auxilia na estabilidade da formulação.

**Ciclometicone: silicone volátil de baixa viscosidade, que confere toque seco a formulação.

Indicação: acne.

Modo de uso: a critério médico, aplicar fina camada à noite nas lesões.

Ao acordar lavar e fazer uso de fotoprotetor (UVA+UVB) não apenas na lesão, como em toda área adjacente. O tempo de tratamento deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

8- Gel contendo ácido azeláico, eritromicina e alfa bisabolol Ácido azeláico*...10%

Eritromicina**...2%

Alfa bisabolol...0,5%

Creme não-iônico qsp...30g

(8)

*Ácido azeláico é um ceratolítico e bacteriostático. Devido à dificuldade de solubilização e incorporação em géis, uma alternativa é o uso da Azeloglicina® (Diglicinato de azeloil potássio 30%), uma substância formada a partir do ácido azeláico com duas moléculas de glicina, com melhor solubilidade. Usada em concentrações de 5% a 10%.

**Eritromicina: a dose é em termos da base. Se for usar a eritromicina estolato aplicar fator de equivalência de 1,39. Sulfacetamina sódica também tem atividade antibactericida na forma tópica, podendo ser usada em concentração de 5%. Produtos controlados pelo SNGPC (antimicrobiano).

Indicação: acne.

Modo de uso: a critério médico, aplicar fina camada à noite nas lesões.

Ao acordar lavar e fazer uso de fotoprotetor (UVA+UVB) não apenas na lesão, como em toda área adjacente. O tempo de tratamento deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

9- Gel contendo nicotinamida e polytrap®

Nicotinamida*...4%

Polytrap®**...2%

Gel aniônico qsp...30g

*Nicotinamida em formulações tópicas para tratamento da acne tem ação anti-inflamatória.

**Polytrap® (INCI Lauryl Methacrylate/Glycol Dimethacrulate Crosspolymer) é um pó fino amorfo com capacidade de absorver produtos oleosos. Outra substância adsorvente é Sílica Shells® (INCI Silica and Methoxy Amodimethicone/Sisesquioxane Copolymer), que são partículas rígidas de sílica com propriedades de absorver líquidos, sendo usada para o controle da oleosidade em concentrações de 1% a 3%.

Indicações: acne rosácea, acne inflamatória, seborreia.

(9)

6- Gel contendo peróxido de benzoíla e clindamicina Peróxido de benzoíla*...2,5% a 5%

Fosfato de clindamicina**...1% a 2%

Gel não-iônico qsp...30g

*Peróxido de benzoíla é uma substância ceratolítica com propriedades antibacterianas; pode ser associado também ao enxofre líquido (Biosulfur®) a 2%. Não associar peróxido de benzoíla à eritromicina e ao ácido retinóico por questões de incompatibilidade farmacotécnica.

**Clindamicina: usada na forma de fosfato de clindamicina, em concentrações equivalentes à base (Fator de equivalência 1,19).

Produto controlado pelo SNGPC (antimicrobiano).

Indicação: acne.

Modo de uso: a critério médico, aplicar fina camada à noite nas lesões.

Ao acordar lavar e fazer uso de fotoprotetor (UVA+UVB) não apenas na lesão, como em toda área adjacente. O tempo de tratamento deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

Uma vez associado ao estresse oxidativo na manifestação das lesões da acne e agravamento da doença, pode ser benéfico o uso de antioxidantes, a exemplo vitamina C tópica lipossomada. O uso de filtros solares nos pacientes com acne é fundamental, pois alguns tratamentos aumentam a fotossensibidade, o que é o caso da tetraciclina, doxiciclina e retinoides. O eritema associado às lesões inflamatórias, principalmente na pele sem fotoproteção, pode causar hiperpigmentação pós-inflamatória.

Fotoproteção e uso de antioxidantes

10- Gel contendo vitamina C tópica, D-pantenol e chá verde Vitamina C lipossomada tópica*...qs Extrato glicólico de chá verde...2%

D-Pantenol...1%

Gel não iônico qsp...30g

**Vitamina C tópica é um agente oxidante capaz de inibir as etapas de oxidação necessárias para a formação da melanina, promovendo clareamento cutâneo. No mercado há várias marcas de derivados esterificados de vitamina C tópica lipossomada, a cada qual se define uma concentração e um valor de pH de estabilidade. Exemplos:

thalasperas de vitamina C® (ph entre 5 e 6 e concentração de uso até 5%); VC-PMG® (ph entre 7,0 a 7,5 e concentração de 1% a 3%); AA2G®

(ph entre 5 e 7 e concentração de até 2%); Éster-C® (ph entre 5 e 6 e concentração de 1% a 2%); VC-IP® (ph entre 4 e 6 e concentração de 0,05% a 1%); nanosferas de vitamina C® (ph entre 5,5 e 6,8 e concentração de 0,5% a 3%).

(10)

Indicação: coadjuvante na acne com ação antioxidante.

Modo de uso: a critério médico, aplicar fina camada 1 vez ao dia. O tempo de uso deve ser estipulado pelo médico prescritor. Uso tópico e adulto. Não indicado para gestantes.

NOTA

As sugestões de formulações aqui elencadas são consagradas na prática e constituem itens importantes do arsenal farmacológico da terapêutica dermatológica de tais patologias. Aliadas às novas tecnologias e ativos que vêm sendo desenvolvidos, esses tratamen- tos têm proporcionado agilidade e mais efetividade ao paciente.

Amplie suas informações consultando a Revista Anfarmag nº 102.

(11)

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Resolução nº 67, de 8 de outubro de 2007.

. Batistuzzo, J.A. et al. Formulário Médico-farmacêutico, 5ª edição. São Paulo: Atheneus, 2015.

Souza, V.M e Junior, D.A. Ativos Dermatológicos – Dermocosméticos e nutracêuticos. Volume 10. São Paulo: Daniel Antunes Junior, 2019.

Ribeiro, Claudio. Cosmetologia, aplicada a dermoestética, 2ª edição. São Paulo: Pharmabooks, 2010.

Small, R; et al. Guia Prático: Peeling Químicos, Microdermoabrasão &

Produtos tópicos. Dilivros: Rio de Janeiro, 2014.

Souza, M.V.M & Junior, D.A. Ativos dermatológicos: dermocosméticos e nutracêuticos – 9 volumes. São Paulo: Daniel Antunes Junior, 2016.

Revista Anfarmag, nº 102, 2014. https://conteudo.anfarmag.org.br/revista- -anfarmag-ed-102

Referências

(12)

Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

• Telefone: 4003-9019

• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br

• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado >

Cadastre sua dúvida

• Whatsapp: (11) 97554-0423

Referências

Documentos relacionados

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de

velocidade das ações ainda não esteja atendendo ao que o conselho gostaria que fosse e a gente tem entendimento que pra algumas das questões a gente percebe que essa aflição,

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

O presente estudo controlado randomizado comparando duas abordagens para reconstruir o osso vestibular em conjunto com implantes imediatos na presença de

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais

Posteriormente os autores avaliaram a melhor combinação terapêutica medindo parâmetros como o PPT e amplitude de movimento e concluíram que na avaliação do PPT