• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 41/XIII/ 1.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 41/XIII/ 1.ª SL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aos 24 dias do mês de maio de 2016, pelas 10:30 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 2 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta acta, com a seguinte Ordem do Dia:

I PARTE

Audição da Senhora Deputada ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro, relativa ao

«Relatório sobre o Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas: aspetos sociais e relativos ao emprego na Análise Anual do Crescimento para 2016 [2015/2330(INI)]».

II PARTE

Designação de relatores permanentes de acordo com a metodologia de escrutínio de iniciativas europeias, aprovada em 1 de março de 2016.

___________________

I PARTE

Audição da Senhora Deputada ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro, relativa ao

«Relatório sobre o Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas: aspetos sociais e relativos ao emprego na Análise Anual do Crescimento para 2016 [2015/2330(INI)]».

A Senhora Presidente, Deputada Regina Bastos, deu as boas vindas à Senhora Deputada ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro, enquadrou a audição na Comissão de Assuntos Europeus e esclareceu a metodologia a adotar.

(2)

Na sua intervenção inicial a Senhora Deputada ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro, começou por indicar o calendário para a tramitação prevista em relação ao Relatório sobre o Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas:

aspetos sociais e relativos ao emprego na Análise Anual do Crescimento para 2016, de que é relatora. Prosseguiu a exposição com a sistematização do relatório que assenta em seis eixos, o investimento nas pessoas, as reformas estruturais executadas de forma social e responsável, um crescimento sustentável relançando o investimento, a melhor utilização dos fundos europeus para promover a coesão social, económica e territorial, a inclusão social como uma oportunidade para a sociedade e uma melhor coordenação do Semestre Europeu, e destacando, por fim, o primeiro ponto como que sintetizaria a generalidade do relatório.

Usaram da palavra as Senhoras e os Senhores Deputados Carlos Costa Neves (PSD), para exprimir um desejo de reforço na comunicação entre Deputados ao Parlamento Europeu e Deputados da Assembleia da República no acompanhamento dos assuntos europeus e saudar a autoria do relatório apresentado bem como o trabalho noutras áreas como a agricultura e as regiões ultraperiféricas; Manuel Rodrigues (PSD) para frisar a importância do emprego como garantia para a igualdade social e pedir desenvolvimento sobre dois temas do relatório, a flexisegurança e o alinhamento da produtividade com as remunerações; Francisca Parreira (PS), que destacou o pilar dos direitos sociais como elemento fundamental para a Europa sem prejuízo da observância do princípio da subsidiariedade, e para questionar sobre a aposta na qualificação em competências mais focadas, nomeadamente sobre o ensino dual que deve ficar no domínio da autonomia da vontade individual; Rita Rato (PCP), discordando de diversos aspetos mencionados, nomeadamente no que diz respeito a uma ideia de que Portugal teria licenciados a mais ou de que seria necessário mais flexisegurança e para questionar sobre a situação do trabalho na agricultura com recurso a mão-de-obra num quadro de tráfico ilegal de pessoas e de exploração laboral, bem como sobre o salário mínimo nacional e a aplicação dos fundos europeus em estágios e formações que não devem ser usados para suprir necessidades permanentes, concluindo com a menção ao agravamento das situações dos trabalhadores três anos após a aplicação da Diretiva relativa às agências de colocação de emprego, em especial no facto de que não se

(3)

garantira os mecanismos para o regresso ao país de trabalhadores portugueses no estrangeiro, matéria que seria acompanhada pelo PCP, solicitando, por fim, o envio de informação relativa às entidades inspetivas nos outros Estados-Membros à Comissão de Assuntos Europeus e à Comissão de Trabalho e Segurança Social.

A Senhora Deputada ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro, agradeceu todas as intervenções, respondendo individualmente a cada uma das questões suscitadas.

A Senhora Presidente, Deputada Regina Bastos agradeceu a disponibilidade da Senhora Deputada ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro, e a clareza e forma esclarecedora como apresentou o relatório, dando nota da oportunidade da inclusão do Pilar Social, referindo que a Comissão de Assuntos Europeus iria continuar a acompanhar estas matérias.

A audição foi gravada, constituindo a gravação vídeo parte integrante da presente ata, pelo que se dispensa maior desenvolvimento nesta sede.

II PARTE

Designação de relatores permanentes de acordo com a metodologia de escrutínio de iniciativas europeias, aprovada em 1 de março de 2016.

A Senhora Presidente, Deputada Regina Bastos, deu início à II Parte da reunião da CAE com as seguintes informações prévias:

 Seria desejável escolher o voo para a deslocação da Delegação à LV COSAC, em Haia, entre os dias 12 e 14 de junho, de modo a possibilitar o transporte conjunto do Aeroporto de Amsterdão para Haia e no sentido inverso.

Para o efeito, a Senhora Presidente informou dos horários dos voos disponíveis e apelou aos Senhores Deputados que pudessem viajar em conjunto e, em especial, ao Grupo Parlamentar do CDS-PP no sentido de o Senhor Deputado Álvaro Castelo Branco conseguir assegurar a ponte Porto- Lisboa de modo a viajar depois junto com os demais membros da Delegação.

(4)

 Para efeitos da audição com o Comissário Carlos Moedas, a Senhora Presidente solicitou a indicação, até ao final da semana, dos temas que os Grupos Parlamentares desejavam que fossem abordados. Apenas o PS indicara já propostas.

O Senhor Deputado Nuno Magalhães (CDS-PP) pediu a palavra para sugerir como temas para a audição: os refugiados e o acordo UE-Turquia; o Brexit; o terrorismo; as respostas da UE à crise económica e o TTIP.

O Senhor Deputado Manuel Rodrigues (PSD) sugeriu que a crise económica fosse abordada no âmbito do Semestre Europeu e o Senhor Deputado Duarte Marques (PSD) reiterou os temas sugeridos.

De seguida, informou da distribuição atualizada dos temas de acompanhamento prioritário pela CAE distribuídos pelos Grupos Parlamentares, de acordo com a indicação destes e após a aplicação do Método D’Hondt, bem como dos relatores já propostos pelo BE e pelo PSD, convidando os demais Grupos Parlamentares que indicassem as respetivas propostas de relatores permanentes de acordo com a metodologia de escrutínio de iniciativas europeias, aprovada em 1 de março de 2016.

A reunião foi encerrada às 13:00 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 27 maio 2016.

A PRESIDENTE

(REGINA BASTOS)

(5)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

António Gameiro Carlos Costa Neves Duarte Marques Edite Estrela Francisca Parreira Inês Domingos Manuel Rodrigues Nuno Magalhães Paula Santos Regina Bastos Rubina Berardo Rita Rato

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

António Sales Carla Tavares Carlos Pereira Isabel Pires

Maria Luís Albuquerque Moisés Ferreira

Pedro Mota Soares Vitalino Canas

Estiveram ausentes em Trabalho Parlamentar os seguintes Senhores Deputados:

António Costa Silva Eurico Brilhante Dias Miguel Morgado

Referências

Documentos relacionados

perguntando se os processos em tramitação para concessão do estatuto de refugiados alterariam significativamente a posição relativa de Portugal no ranking de países em

A Senhora Presidente deu início aos trabalhos apresentando os seus cumprimentos ao Senhor Embaixador da Alemanha em Portugal, ao Chefe de Delegação do Parlamento do

16:30 Visita ao Centro Hospitalar do Algarve (FARO) e reunião conjunta com as seguintes entidades: - Conselho Administração do CHA (Centro Hospitalar do Algarve), ARS

Discussão do Projeto de Resolução n.º 65/XIII/1ª, do BE, que «Recomenda ao Governo a imediata extinção do Centro Hospitalar do Algarve e a valorização do Hospital

Iniciativa selecionada - Protocolo 2 - prazo para envio 28/06/2016. Por sugestão do GP do PS, atendendo ao objeto da iniciativa, esta foi distribuída ao PS para que fosse analisada

Na segunda ronda intervieram os Senhores Deputados da Comissão de Assuntos Europeus, Beatriz Dias (BE) que questionou como é que tem sido articulada a definição

Em sede de debate, na primeira ronda, intervieram os Senhores Deputados Vitalino Canas (PS) para se pronunciar sobre a importância, para Portugal, de se ter chegado a

Referiu-se ainda à resposta da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social ao pedido de parecer da Comissão sobre o Projeto de Lei n.º 98/XIII (BE) – Alarga a oferta