• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO OBJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO OBJETO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO OBJETO

OSC Executora: Núcleo Espírita Dr. Adolfo

Bezerra de Menezes

Eixo de Atuação 2.1.6: Realização de ações ligadas à promoção do esporte e recreação livre e/ou dirigida, que tenham como foco a inclusão social e comunitária, a ludicidade e ações preventivas

Termo de Fomento n° 14/2017 - CMDCA

Período de referência: Dezembro de 2017 à Novembro de 2018

Público Alvo:

Nº de Atendidos:

MÊS / ATIVIDADE

D E Z 2017

J A N

F E V

M A R

A B R

M A I Crianças e

Adolescentes de 06 a 15 anos de idade

Programada 40 40 40 40 40 40 Executada 37 46 44 47 47 47

J U N

J U L

A G O

S E T

O U T

N O V Prog. 40 40 40 40 40 40

Exec 46 47 48 48 46 46

OBJETIVO:

Contribuir na inclusão, proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes de faixa etária de 06 à 15 anos de idade, por meio do esporte e recreação, visando estimulação cognitiva, física e social, bem como o desenvolvimento da socialização, o trabalho em equipe, a ajuda mútua, a capacidade de concentração, coordenação, o reconhecimento pessoal das potencialidades e aptidões.

Complementar o trabalho social com os usuários, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária.

Possibilitar o acesso das crianças e adolescentes e respectivas famílias à rede de serviços pública e privada, numa perspectiva de ação integrada.

Estimular a participação na perspectiva do desenvolvimento de competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno.

(2)

- ATIVIDADES REALIZADAS CONFORME PLANO DE TRABALHO:

O presente projeto foi executado pelo Núcleo Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes no período da tarde, objetivando trabalhar a partir do planejamento de ações com crianças e adolescentes de faixa etária entre 06 a 15 anos de idade do bairro Parque Paulistano e bairros circunvizinhos, sob o seguinte eixo de atuação:

 Realização de ações ligadas à promoção do esporte e recreação, livre e/ou dirigida, que tenham como foco a inclusão social e comunitária, a ludicidade e ações preventivas.

ATIVIDADES

Trabalho Técnico-Operativo

 Reunião de equipe devidamente registrada;

 Planejamento de atividades;

 Elaboração de relatórios das atividades realizadas;

 Elaboração de relatórios nos prontuários individuais dos usuários;

 Monitoramento e Avaliação.

Trabalho com os usuários

 Acolhida;

 Atendimentos individuais;

 Comunicação e Defesa dos direitos;

 Orientações;

 Atividades grupais realizadas com dois grupos, sendo estes, o “Grupo 1” com os usuários de faixa etária entre 06 à 09 anos de idade e “Grupo 2” com usuários de faixa etária entre 10 à 15 anos de idade, de acordo com interesses e particularidades próprias a cada um desses grupos etários, através da cultura, ludicidade, recreação e esporte (confecção de cartazes, confecção de painel/mural, contação de histórias, desenhos, pinturas, recortes, colagens, dobraduras, teatro, exposição de filmes, brincadeiras lúdicas, jogos educativos, gincana, coral, dança, dinâmicas, treinamento funcional, futsal, vôlei, bola queimada, brincadeiras esportivas).

(3)

 Passeios:

 Passeio ao Shopping Center Fernandópolis/Cinema/Lanche;

 Teatro Municipal “Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual” realizado pelo CREAS;

 Passeio na OSC Maria João de Deus para prestigiarem o Encontro de Artes Circenses

“o Palhaço Chegou”;

 Passeio na Sociedade São Vicente de Paulo para apresentação de dança e coral –

“Semana do Idoso”;

 Passeio na Chácara do Bim em comemoração ao Dia das Crianças;

 Passeio no Água Viva Thermas Club;

 Passeio na FEF / Brincadeiras diversas em comemoração ao Dia das Crianças;

 Participação de crianças e adolescentes na Conferência realizada pelo CMDCA no salão da praça da Aparecida do município.

 Confraternizações:

 Comemoração do Carnaval;

 Festa realizada pelos alunos do ETEC em comemoração a Páscoa;

 Festa “Aniversariantes do mês de março”;

 Comemoração dos aniversariantes do mês de abril;

 Visita dos atendidos da OSC Maria João de Deus para brincadeiras diversas;

 Comemoração dos aniversariantes do mês de maio;

 Festa Junina;

 Visita dos adolescentes do CAEFA no Projeto Girassol em comemoração ao Dia das Crianças;

 Oficinas:

 Atividade Lúdica realizada pela equipe do CREAS e CRAS Nova Era com as crianças e adolescentes atendidos, sobre o tema “Violência Familiar”.

 Palestra realizada por enfermeiras da unidade de saúde do território sobre o tema

(4)

“Sexualidade”;

 Visita de atendidos da OSC UNATI para apresentação de teatro para as crianças do Projeto Girassol;

 Bate Papo com Conselho Tutelar;

 Palestra realizada por voluntário sobre o tema “ Dia Mundial do Meio Ambiente”.

 Assistência Nutricional (almoço e lanche);

 Aplicação de questionário para verificação da satisfação do serviço.

TRABALHO COM A FAMILIA

 Atendimentos particularizados;

 Reuniões/Palestras:

 Reunião de Pais/Responsáveis para atualização de dados dos atendidos. Aplicação de questionários para verificação da satisfação pelo serviço. Informativos sobre o desenvolvimento do Projeto Girassol no decorrer do ano de 2018;

 Palestra realizada pela equipe do CREAS e CRAS Nova Era com os pais/responsáveis dos atendidos sobre o tema “Violência Familiar”.

 Palestra realizada por membros do Conselho Tutelar para abordar quais os direitos e deveres da criança e do adolescente, bem como a função da família;

 Reunião de Pais – Tema: Função dos Pais na educação dos filhos;

 Palestra para as famílias realizada pela assistente social convidada Daiane Rilko Casale. Tema: “A importância do diálogo familiar e a importância do exemplo dos pais para os filhos”.

 Informação, comunicação e defesa dos direitos;

 Apoio a família e sua função protetiva;

 Aplicação de questionário para verificação da satisfação do serviço.

(5)

RESULTADOS ESPERADOS

Cabe ressaltar que com a execução deste projeto de ações voltadas à promoção do esporte e recreação livre e/ou dirigida, que tenham como foco a inclusão social e comunitária, a ludicidade e ações preventivas, é possível perceber bom desempenho e participação ativa dos usuários, obtivendo como resultados:

 Redução de situações de riscos sociais;

 Promoção da inclusão social e comunitária através da ludicidade;

 Consumo de uma alimentação adequada e saudável, suprindo necessidade biológica e física;

 Melhoria da concentração, aprendizado, desenvolvimento cognitivo, emocional da criança e do adolescente;

 Desenvolvimento da convivência grupal, das relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

 Acesso a informação, para ampliação do senso crítico, assinalando o exercício de cidadania;

 Fortalecimento dos saberes e as suas respectivas competências com vistas a sua emancipação;

 Estabelecimento da relação de confiança, trabalhando a partir de seu percurso de vida, análise mais ampla e compreensão da realidade social.

ANÁLISE COMPARATIVO DE METAS COM OS RESULTADOS ALCANÇADOS:

O Núcleo Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes atende um público muito vulnerável do território de abrangência do CRAS Nova Era, em que a maioria são desprovidos de oportunidades educacionais, sociais e também de orientações familiares, sendo assim foi de fundamental importância a execução do projeto, intervindo na geração de mudanças e buscando soluções para estes problemas encontrados, bem como oportunizando a descoberta de potencialidades e habilidades pessoais.

Além disso, tem oportunizado também novas perspectivas de vida, manutenção de atividades prazerosas e planejamentos e projetos para o futuro deste público atendido.

Mediante às ações desenvolvidas, houve a melhoria da convivência grupal, redução de comportamentos agressivos (físico e verbal), desenvolvimento do protagonismo social, melhoria na função protetiva da família e o desenvolvimento de habilidades dos usuários, sendo estes, um dos principais objetivos da proposta do projeto.

Vale frisar que não houve adequação da maioria dos atendidos com a oficina de atividades

(6)

recreativas na realização do teatro, sendo assim, fez-se necessário a substituição deste pela dança e também a troca de facilitador de oficina, havendo a partir disso, excelente desempenho na execução desta oficina.

Além das ações com as crianças e com os adolescentes, foi realizado também intervenções com as famílias com o objetivo de fortalecer a função protetiva, através de reuniões, palestras e atendimentos. Cabe ressaltar que infelizmente não houve boa participação de todas as famílias, pois há uma parte dos membros familiares que trabalham e também há outra parte que apresenta desinteresse com o dia-a-dia e o desenvolvimento dos filhos.

Apesar dos problemas enfrentados, é possível afirmar, participação ativa dos usuários no projeto, alcance dos resultados esperados e também o alcance de metas estabelecidas conforme o Plano de Trabalho.

OBSERVAÇÕES

O repasse foi realizado a partir do mês de dezembro de 2017 para execução do projeto no período de vigência de 12 meses. Cabe ressaltar que o recurso recebido provém de origem do CMDCA, tendo como valor global R$ 50.000,00, utilizado para custeio de Recursos Humanos (uma Cozinheira/Faxineira e um Orientador Social), Materiais de Consumo (Material recreativo/esportivo e Material de expediente), Serviço de Terceiro (Remuneração de um facilitador de atividades recreativas e remuneração de um facilitador de atividades esportivas e Passeio ao Shopping para Cinema e lanche) e Material permanente.

Verifica-se que os repasses foram realizados através de chamamento público seguindo a Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto Municipal n° 7719/2017.

A Lei nº 13.019/2014, em seu art. 2º, inciso XII, “descreve o chamamento público como sendo o procedimento destinado a selecionar organização da sociedade civil para firmar parceria por meio de termo de colaboração ou de fomento, no qual se garanta a observância dos princípios da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos”.

Devido a não adequação dos atendidos com a oficina de atividades recreativas na realização do teatro, foi necessário a substituição deste pela dança e também a troca de facilitador de oficina.

(7)

Fernandópolis, 27 de Dezembro de 2018

ÓSC Executora

Antonio Carlos Rossetto Presidente

Responsável Técnico

Luana Rilko Goncalves Coordenadora

(8)

FOTOS

Data: 20/12/2017. Atividade: Criação de paródia musical. Grupo 2.

Data: 05/01/2018. Atividade: Confecção de painel dos aniversariantes atendidos pelo Projeto Girassol. Grupo 2.

(9)

Data: 14/02/2018. Atividade: Passeio ao Shopping Center Fernandópolis (Cinema “Filme: O Toro Ferdinando” e Lanche). Grupo 1 e 2.

Data: 05/03/2018. Atividade: Montagem de nova peça teatral musical. Profissional: Luis Eduardo.

Grupo 01.

(10)

Data: 18/04/2018. Atividade: “Coelhinho sai da toca”, “Pega Pega corrente” e dinâmica.

Profissional e formação: Érica Patricia Ulle (facilitador de oficina esportiva– Educação Física).

Grupo 1.

(11)

Data: 18/05/2018. Atividade: Palestra sobre o tema “Sexualidade”. Profissional: Enfermeiras da Unidade de Saúde do território. Grupo 02.

Data: 25/06/2018. Reunião realizada pela equipe técnica e membros do Conselho Tutelar para abordar quais os direitos e deveres da criança e do adolescente, bem como a função da família.

Data: 03/07/2018. Festa Junina. Apresentação da quadrilha realizada pelo Grupo 01.

(12)

Data: 13/08/2018. Atividade: Gincana recreativa. Profissional: Carolina Monteiro Cais.

Grupo 01.

Data: 19/09/2018. Oficina Esportiva. Atividade: “Bola em cima e bola embaixo”. Grupo 1.

(13)

Data: 09/10/2018. Visita dos adolescentes do CAEFA no Projeto Girassol.

Data: 23/11/2018. Atividade: Filme “As Crônicas de Natal”. Profissional e formação:

Naiara Fernanda de Oliveira Santos (orientadora social). Grupo 02.

Referências

Documentos relacionados

6 GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro. Curso de Direito Processual Civil.. 69 Em síntese, poderá o cônjuge do executado opor, alternativa ou cumu-

[r]

- As doses dos medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância deverão ser conferidas com dupla checagem na fase dos cálculos para prescrição e análise

O uso da Matriz 1 contribuiu para aumentar a compreensão dos elementos que podem expressar informações sobre uma fotografia e reforçou a importância de se

Em linhas gerais, as motivações que levaram à realização desta pesquisa foram, primeiramente, a importância da adoção de práticas organizacionais das micro e pequenas empresas para

As metas foram parcialmente alcançadas, devido a Pandemia do Covid-19, pois as atividades tiveram que ser realizadas remotamente e muitas crianças e adolescentes,

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

Os professores contemplados com bolsas promoverão, orientados pelos projetos de       formação de cada regional, ações de formação e treinamento