• Nenhum resultado encontrado

UMA FÉ PROVADA NA FORNALHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UMA FÉ PROVADA NA FORNALHA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UMA FÉ PROVADA NA FORNALHA

Dn 3

INTRODUÇÃO

1. O livro de Daniel nos apresenta a fé dos Servos de Deus constantemente sendo testadas em verdadeiras provas de fogo

2. No cap 1 eles passaram pela prova da aculturação ➔ foram enviados contra a vontade para Babilônia para serem treinados na universidade de lá e na cultura daquela nação ➔ O teste era se eles decidiriam não se contaminar, preservar a integridade da fé mesmo em um ambiente hostil 3. No cap 2 O teste foi o da oração onde pela fé puderam receber a revelação

do sonho do Rei e a sua interpretação. Se o Senhor não revelasse, eles e todos os membros da universidade seriam mortos.

4. Mas no capítulo 3 o teste era uma fé que pudesse resistir a fornalha. Um pacto de vida ou morte com o Senhor

5. Este texto vai nos ensinar claramente que a verdadeira fé é um compromisso radical e inalienável com o único Senhor de nossas vidas: O Deus Altíssimo. Ao relembrar esta história gostaria de ressaltar as provas que esta fornalha representou na vida destes jovens.

6. Que provas foram estas?

I . A PROVA DA AUTORIDADE IMPOSTA

1 O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura por dois metros e setenta de largura e ordenou que a pusessem na planície de Durá, na província da Babilônia.

2 Depois, ordenou que todos os governadores regionais, os

prefeitos, os governadores das províncias, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todas as outras autoridades viessem à cerimônia de inauguração da estátua.

3 Todos eles vieram e ficaram de pé em frente da estátua para a cerimônia de inauguração.

4 Aí o encarregado de anunciar o começo da cerimônia disse em voz alta:— Povos de todas as nações, raças e línguas!

5 Quando ouvirem o som das trombetas, das flautas, das cítaras, das liras, das harpas e dos outros instrumentos musicais, ajoelhem-se todos e adorem a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor mandou fazer.

6 Quem não se ajoelhar e não adorar a estátua será jogado na mesma hora numa fornalha acesa.

(2)

7 Assim, logo que os instrumentos começaram a tocar, todas as pessoas que estavam ali se ajoelharam e adoraram a estátua de ouro.

1. A primeira prova tem a ver como reagimos quando pessoas que tem autoridade sobre nós invadem os nossos valores de fé.

2. O Rei, no auge do seu poder como imperador do mundo conhecido.

Pessoa que tinha direito de decidir sobre a vida ou a morte não só de pessoas, mas de nações.

3. Decide construir um novo ídolo magnífico. Ele era de ouro! Com 27 metros de altura por 2,70 de largura. Quanto custaria este ídolo?

4. Ele representava a glória do rei e da babilônia.

5. Alguns acreditam que o propósito era desenvolver através da adoração a este ídolo um elo de união dos povos e nações que estavam debaixo do domínio da Babilônia.

6. Outros pensam que este ídolo fosse uma reprodução da imagem de

Nabucodonozor, e, portanto, curvar-se diante da estátua era uma confissão de lealdade e patriotismo incondicional.

7. E, de repente, uma questão social e política tornava-se uma questão de fé!

8. Há pessoas que imaginam que é possível separar o secular do espiritual como se fossem dois mundos paralelos, mas a história e a própria bíblia vão nos mostrar que não existem dois mundos paralelos.

9. Vivemos em um único mundo que se entrelaça em cada decisão que tomamos, pois são os nossos valores que determinarão o que faremos.

10. É preciso entender que, os deuses e a religião eram expressão da cultura e identidade de um povo e não professá-los era uma traição ➔ E até hoje há um forte paralelo nestas coisas.

11. A bíblia nos ensina que estas encruzilhadas, ou as fornalhas de aflição que elas produzem tem a ver com uma força espiritual do mal que é

chamada de “espírito do anti-cristo”.

1 Jo 2

18Meus filhos, o fim está próximo. Ouviram dizer que o Anticristo havia de vir. Pois bem, ultimamente apareceram muitos anticristos; por isso sabemos que o fim está próximo

2 Ts 2

4 Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que elas acham que é divino. Ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus!

(3)

12. É por isso que a palavra de Deus nos ensina a resistirmos a toda a autoridade , não importa em âmbito esteja , ou quais sejam as

consequências desta nossa resistência , pois o propósito desta batalha espiritual é fazer com que a nossa fé seja apenas , mais um aspecto da cultura, ou mesmo algo que só possa ser vivido na privacidade , sem que tenhas consequências sociais , econômicas ou relacionais .

13. É uma tentativa de reduzir Deus a algo que podemos controlar e não a pessoa que está acima de tudo e todos.

14. Resistir mesmo que isto signifique perda pessoal que há de ser vista pelo nosso Senhor como expressão viva da nossa fé.

a. Exemplos i. Daniel

ii. A igreja perseguida iii. Luther King

15. E isto até que as manifestações de Deus derrubem a injustiça por meio de nossa fé.

16. Cuidado Lutar com Deus é sinônimo de Derrota!

17. Mas aparente derrota com o Senhor é manifestação da glória de Deus.

18. Não tenha medo de ser radical!

II AS ACUSAÇÕES DAS ELITES DO CONHECIMENTO

8 Foi nessa hora que alguns astrólogos aproveitaram a ocasião para acusar os judeus.

9 Eles disseram ao rei Nabucodonosor: — Que o rei viva para sempre!

10 O senhor deu a seguinte ordem: “Quando ouvirem o som dos instrumentos musicais, todos se ajoelharão e adorarão a estátua de ouro.

11 Quem desobedecer a essa ordem será jogado numa fornalha acesa.”

12 Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Esses judeus — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.

1. É interessante perceber que a denúncia aos 3 jovens judeus que não se ajoelharam diante da estátua de ouro veio dos astrólogos, eles

representavam a elite dos detentores do conhecimento dos seus dias.

(4)

2. Eles eram os professores da universidade onde estes jovens tinham sido treinados 1.

3. Os representantes da ciência daquele tempo denunciavam, na verdade, a fé que era forte o suficiente para resistir :

a. A lei b. A cultura

c. A nacionalidade

d. Como se esta fé fosse uma expressão de intolerância religiosa. Isto porque a estátua era a ponto unificar de todas as religiões.

4. Mas o que eles não compreendiam era que a verdadeira intolerância vinha deles, pois o direito mais universal que existe é a liberdade dada por Deus a cada ser humano de adorá-lo ou não, segundo os ditames da

consciência de cada um .

5. Na verdade sempre a elite intelectual terá problemas em se relacionar com uma fé que:

a. Vai além da razão ➔ que crê em um Deus todo poderoso que se relaciona pessoalmente com o ser humano. Um Deus e um povo que não pode ser controlado pelo razoável proposto, mas que se coloca como absoluto dos absolutos.

b. Vai além da aculturação ➔ Uma fé em um Deus assim nos leva a ter um compromisso e ter valores que sejam maiores que os valores da cultura de um povo. Os valores deste Deus se sobrepõem aos costumes dos povos que sejam injustos ou opressores.

i. Exemplo ➔ A Luta de Willian Carey para que as viúvas dos Hindús sob o império Britânico não fossem mais queimadas vivas

ii. A nossa luta no Brasil para que os filhos de indígenas, cuja pajelança acuse de ser sem alma sejam enterrados vivos em suas aldeias, nem os missionários que os salvam presos como raptores .

1 “The learning of the Chaldeans” (Daniel 1:4; 2:2; 4:7; 5:7, 11) comprised the old languages of Babylonia (the two dialects of Sumerian, with a certain knowledge of Kassite, which seems to have been allied to the Hittite; and other languages of the immediate neighborhood);

some knowledge of astronomy and astrology; mathematics, which their sexagesimal system of numeration seems to have facilitated; and a certain amount of natural history. To this must be added a store of mythological learning, including legends of the Creation, the Flood (closely resembling in all its main points the account in the Bible), and apparently also the Temptation and the Fall. They had likewise a good knowledge of agriculture, and were no mean architects, as the many celebrated buildings of Babylonia show — compare not only the descriptions of the Temple of Belus (see BABEL, TOWER OF) and the Hanging Gardens, but also the remains of Gudea’s great palace at Lagas (Tel-loh), where that ruler, who lived about 2500 BC, is twice represented as an architect, with plan and with rule and measure. (These statues are now in the Louvre.) That their architecture never attained the elegance which characterized that of the West, is probably due to the absence of stone, necessitating the employment of brick as a substitute (Genesis 11:3). Orr, J. (Ed.). (1999). In The International standard Bible encyclopedia: 1915 edition. Albany, OR: Ages Software.

(5)

iii. A cultura não é Deus e nem pode estar acima dos valores mais elementares como a vida humana.

c. Vai além da pressão social ➔ Toda a pressão social exercida sobre estes judeus que não queriam comer a comida sacrificada aos ídolos e que não aceitavam serem amoldados pois os seus valores e a sua fé estavam acima de tudo e todos.

i. Pessoas assim não podiam ser suportadas ii. Elas precisavam ser segregadas

iii. E se não se renderem, precisam ser exterminadas.

d. Eles nunca vão suportar uma fé que vai além da vida.

i. Quem pode deter pessoas que estão dispostas a morrer, mas não abrem mão da sua fé.

ii. Não são pessoas que matam por sua fé, mas que numa

resistência pacífica, permanecem fiéis ao seu Senhor e Deus, até a morte, pois eles sabem que ninguém pode tirar deles a coroa da vida.

Ap 2

10 Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram

durante dez diasf. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida.

6. A única maneira de vencer é um compromisso inalienável com o Senhor 7. Pois a luta deles não mais será conosco, mas com o Deus vivo a quem

eles perseguem.

f 2.10 Isto é, um curto espaço de tempo.

Referências

Documentos relacionados

D48.7 Nádor s neurþitým alebo neznámym správaním: iné bližšie urþené miesto D48.9 Nádor s neurþitým alebo neznámym správaním, bližšie neurþený. D51.0 Anémia

A sala de aula é um espaço propicio para a conscientização das consequências causadas à devastação da natureza e para esta tomada de consciência

Buscamos também ilustrar – por meio de um exemplo relacionado à pesquisa sobre educação matemática a distância – como a matemática se transforma quando diferentes mídias

Sendo estes alguns dos motivos dos quais o livro Subsídios para a História Eclesiástica de Campina Grande, representa um importante elemento para a historiografia local,

Esta é nossa perspectiva e expectativa, em termos de Culto, pelo que nos diz a Sua Palavra: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.20b); e,

Animador: Ante a sábia resposta do Verdadeiro Mestre, assim como o mestre da Lei, no diálogo com Jesus, enxergou e afirmou que o amor a Deus e ao próximo supera todos

Jesus contou certa vez uma história que nos ensina como Deus tem olhado dos céus as nossas buscas e quantas vezes elas são tolas diante da finitude da nossa própria vida..

Por ser o sertão roseano um locus ficcional (e também geográfico) de dimensões metafóricas muito amplas, o jagunço Riobaldo é muito mais fecundo em questões