• Nenhum resultado encontrado

Mogi Guaçu - Mogi Mirim. Mogi Mirim ganha mais três pontos e 10 câmeras na cidade. sistema passa de 23 para 33 câmeras de monitoramento.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Mogi Guaçu - Mogi Mirim. Mogi Mirim ganha mais três pontos e 10 câmeras na cidade. sistema passa de 23 para 33 câmeras de monitoramento."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Sexta-feita, 28 de Janeiro de 2022 - Ano XI - Edição nº 532

www.jornalcorreiodopovo.net

CORREIO DO POVO

Mogi Mirim ganha mais três pontos e 10 câmeras na cidade

A Secretaria de Obras deu início ao projeto de ampliação da vida útil do Cemitério Munici- pal. Com sua capacida- de esgotada já há algum tempo, era necessário buscar uma alternativa

que viabilizasse a utili- zação da área, na Zona Norte de Mogi Mirim, por mais algum tempo.

A primeira medida a ser adotada foi a ampliação da área útil do cemité- rio.

Mogi Mirim foi destaque na 24ª Olimpíada Bra- sileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA).

Quatro unidades muni- cipais registraram me- dalhas na competição, promovida pela Agên- cia Espacial Brasileira (AEB) em conjunto com

a Sociedade Astronômi- ca Brasileira (SAB).

No total, 48 medalhas foram concedidas a es- tudantes da rede muni- cipal de ensino, sendo 11 ouros, 11 pratas e 26 bronzes. A Escola Mu- nicipal de Educação Básica (EMEB) “Dona

Sinhazinha” teve 27 me- dalhas, sendo cinco de ouro, seis de prata e 16 de bronze. Para a EMEB

“Prof. Geraldo Alves Pi- nheiro” foram mais 15, sendo cinco de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

A EMEB “Prof.

A concessionária Neoe- nergia Elektro em par- ceria com a Prefeitura de Mogi Guaçu irá colo- car em prática o Projeto Energia Mais Eficiente e realizará a troca gratuita de lâmpadas incandes- centes ou fluorescentes

dos moradores por lâm- padas de LED, mais eco- nômicas e duráveis.

A ação acontecerá em duas regiões da cidade e em períodos diferentes.

Do dia 24 de janeiro ao dia 29 de janeiro, o ca- minhão da Elektro ficará

estacionado ao lado da Unidade de Pronto Aten- dimento (UPA) do Jar- dim Novo II, antigo PPA, e do dia 31 de janeiro ao dia 4 de fevereiro ao lado do prédio da UPA do Jar- dim Santa Marta, confor- me os horários abaixo.

ZONA SUL RECEBE NOVA SINALIZAÇÃO

DE SOLO

Emebs faturam 48

medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

e Aeronáutica

Mogi Guaçu recebe programa para troca de lâmpadas mais

econômicas

Pág 5 Pág 4

Pág 2

Em Brasília, Rodrigo Falsetti busca parcerias e anuncia

novos investimentos para Mogi Guaçu

Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias

13 e 20 de novembro

O prefeito Rodrigo Falsetti esteve em Brasília essa sema- na, entre os dias 14 e 15 de dezembro, para

uma série de compro- missos em busca de novas parcerias e in- vestimentos na cida- de.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confir- mou hoje (21) a reali- zação do Exame Nacio- nal do Ensino Médio

(Enem) de 2022 nos dias 13 e 20 de novem- bro. Já o exame para pessoas privadas de li- berdade, o Enem PPL, será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro.

O sistema de vigilância di- gital da GCM (Guarda Civil Municipal) de Mogi Mirim, mais conhecido como “Mu-

ralha Eletrônica”, acaba de ser ampliado com mais três postos e 10 câmeras de al- tíssima resolução. Agora, o

sistema passa de 23 para 33 câmeras de monitoramen- to.Essas câmeras permitem

que, pela imagem da placa dos veículos, seja uma moto, carro ou caminhão, saber se é produto de furto/roubo.

Assim que um veículo que consta no sistema entra ou deixa a cidade, passando por um dos postos da Mu-

ralha Eletrônica, um alarme é acionado na central que, imediatamente, notifica as viaturas da GCM.

Inscrições abertas para

Iniciação In- strumental

no Sesi

Esporte inicia au-

las de capoeira

e muay thai na segun- da-feira

Pág 8 Pág 4

Pág 3

Pág 4

Pág 3 Mogi Guaçu - Mogi Mirim

(2)

Sexta 28 de Janeiro de 2022

2 Correio do Povo

Mogi Mirim ganha mais três pontos e 10 câmeras na cidade

SAMAE reinicia construção do segundo módulo da ETE da Avenida Brasil

Mogi Guaçu terá 120 vagas no programa Bolsa Trabalho

Abertas as inscrições para o Bolsa-Trabalho em Mogi Mirim

O sistema de vigilância di- gital da GCM (Guarda Civil Municipal) de Mogi Mirim, mais conhecido como “Mu- ralha Eletrônica”, acaba de ser ampliado com mais três postos e 10 câmeras de al- tíssima resolução. Agora, o sistema passa de 23 para 33 câmeras de monitoramento.

Essas câmeras permitem que, pela imagem da placa dos veículos, seja uma moto, carro ou caminhão, saber se é produto de furto/roubo.

Assim que um veículo que consta no sistema entra ou deixa a cidade, passando por um dos postos da Mu- ralha Eletrônica, um alarme é acionado na central que, imediatamente, notifica as viaturas da GCM.

Os guardas civis, por sua vez, também podem consul- tar o veículo detectado e sa- ber o histórico dele em tem- po real, isto é, se foi roubado, furtado, etc. Desde que foi implantada na cidade, a

“Muralha” vem auxiliando os GCMs na recuperação de diversos veículos.

Na manhã de quarta-feira, Marcos Campos de Olivei- ra, que é analista de suporte e treinamento da empresa Mulktway de Itatiba, res- ponsável pela implantação do sistema em Mogi Mirim, esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública para checar o funcionamento das novas câmeras.

“É um acompanhamento de rotina para garantir que

a Muralha esteja 100% em funcionamento”, explicou.

O secretário de Segurança do Município, Luiz Carlos Pinto, elogiou o sistema, afirmando que vários cri- mes foram solucionados com as imagens feitas pelas câmeras da “Muralha Ele- trônica”.

Ele ressalta que até o MP (Ministério Público) faz uso dessas imagens, assim como a Polícia Civil. Luiz Carlos afirmou que, atualmente, o sistema cobre mais de 80%

das entradas e saídas da ci- dade e que os “pontos escu- ros” deverão ser eliminados até o final deste ano, quando 100% da cidade terá a co- bertura da “Muralha Eletrô- nica”.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) rei- niciou, nesta semana, as obras de constru- ção do 2º módulo do emissário de recepção de resíduos da Esta- ção de Tratamento de Esgoto (ETE) da Ave- nida Brasil. A obra contemplará 135 me- tros de extensão de emissário de ligação entre a via e a caixa de recepção da Zona Sul,

na margem esquerda do Rio Mogi Guaçu.

Para a construção do 2º módulo, serão co- locados tubos de con- creto com diâmetros de 1.500 milímetros (polegadas), que per- mitirá uma vazão má- xima de 4.360 me- tros cúbicos por hora.

Com o novo módulo, será possível dupli- car a eficiência da ETE, que hoje pro- cessa uma carga de

efluentes gerada por 50.200 habitantes. A obra terá ainda a im- plantação de um novo trecho do interceptor até a ETE da Avenida Brasil. O investimen- to está sendo realiza- do a partir de aporte financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), de financiamento jun- to à Caixa Econômica Federal e de contra- partida da autarquia.

O PAT (Posto de Atendi- mento ao Trabalhador) de Mogi Guaçu aderiu, mais uma vez, ao pro- grama Bolsa Trabalho do Governo do Estado de São Paulo. As inscri- ções já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro pelo site www.bolsadopovo.

sp.gov.br.

Desta vez, o município terá 120 vagas no pro- grama Bolsa Trabalho, destinado aos cidadãos desempregados. O pro- grama integra o Bolsa do Povo do Governo de São Paulo, que conta com 16 benefícios destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O programa vai oferecer bolsas no valor de R$

540 por mês aos cida- dãos que realizarem ati- vidades de trabalho em órgãos públicos munici- pais e estaduais. A carga horária será de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefí- cio poderá ser pago por cinco meses consecu- tivos. Além disso, será ofertado um curso de qualificação profissio- nal.Os inscritos poderão escolher seis opções de cursos profissionalizan- tes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 ho-

ras: auxiliar de controle de produção e estoque, gestão administrativa, gestão de pessoas, orga- nização de eventos, roti- nas e serviços adminis- trativos e secretariado e recepção.

“É bom ressaltar que todo o processo, desde a inscrição, a seleção e o pagamento, é tudo de responsabilidade do Go- verno de São Paulo. As inscrições são feitas pela internet. Depois, com a listagem dos seleciona- dos nós vamos verificar quais setores estão pre- cisando de pessoal para devido encaminhamen- to”, explicou Andréia Andreazi, coordenadora

do PAT.

Para mais informações, o Governo Estadual dis- ponibilizou a Central de Atendimento Bolsa do Povo: 0800 7979 800 ou pelo WhatsApp (11) 98714-2645. Em Mogi Guaçu, os munícipes que não têm acesso à in- ternet podem procurar as unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Para participar é necessário:

RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço.

Endereços

CRAS Zona Norte

Praça Augusto Rodri- gues Mello, s/n, Jardim Ypê I

Telefone: (19) 3841.8460 CRAS Zona Leste

Rua Arlindo de Oliveira, 100, Jardim Zaniboni I Telefone: (19) 3831.7641 CRAS Zona Sul

Rua Poços de Caldas, 16, Jardim Brasília

Telefone: (19) 3818.4643 Como se inscrever?

Serão aceitas inscrições de moradores do Es- tado de São Paulo, de- sempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo).

Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro: www.bolsado-

povo.sp.gov.br. A convo- cação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.

Sobre o Bolsa Trabalho Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Pro- grama Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o pro- grama Bolsa do Povo denominado Bolsa-Tra- balho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnera- bilidade social no Esta- do.

Estão abertas até o dia 7 de fevereiro as inscrições para uma nova etapa do Programa Bolsa-Traba- lho. Para 2022, são 60 vagas disponibilizadas em Mogi Mirim e o prazo para o munícipe interes- sado se inscrever vai até 7 de fevereiro.

No ano passado, 40 pes- soas foram selecionadas em Mogi Mirim para o programa, que tem a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Eco- nômico do Governo do Estado de São Paulo. O

Bolsa-Trabalho tem o objetivo de proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

A duração é de cinco me- ses e atenderá cidadãos desempregados com bolsa-auxílio de R$ 540, além de curso de qualifi- cação virtual, seguro de acidentes e atividades de trabalho em órgãos públicos por quatro ho- ras diárias, cinco dias por semana.

Para participar é neces- sário: ser maior de 18

anos, estar desemprega- do, ser morador do Esta- do de São Paulo há mais de dois anos e ter renda per capita menor do que meio salário mínimo (R$

550).

O BOLSA-TRABALHO Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro: www.bolsado- povo.sp.gov.br. A convo- cação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.

A distribuição de vagas entre os municípios ade-

rentes considera a popu- lação, índice de vulnera- bilidade social além do interesse e capacidade da prefeitura local.

Já os cidadãos inscritos são selecionados confor- me parâmetros do ques- tionário socioeconômico, com priorizações de mu- lheres arrimo de família, maiores encargos fami- liares, tempo de desem- prego e maior idade.

Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Progra- ma Emergencial de Auxí- lio-Desemprego passou a

integrar o programa Bol- sa do Povo denomina- do Bolsa-Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e proje- tos, com ou sem transfe- rência de renda, instituí- dos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de SP. São mais de R$ 415 milhões em investimentos do Gover- no de São Paulo, sendo que, apenas na região de Campinas, foram abertas 6.260 vagas de trabalho.

Além disso, será ofertado um curso de qualifica-

ção profissional e apoio à empregabilidade, por meio dos Postos de Aten- dimento ao Trabalhador (PATs). Os inscritos po- derão escolher entre seis opções de cursos profis- sionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas: Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Ad- ministrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Ser- viços Administrativos e Secretariado e Recepção.

Cidade

Imagens têm ajudado as Forças de Segurança de Mogi Mirim a recuperarem diversos veículos e até elucidar crimes

Serão aceitas inscrições de moradores do Estado de São Paulo, desempregados, maiores

Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro

(3)

VIDA ÚTIL DO CEMITÉRIO SERÁ AMPLIADA EM, PELO MENOS, 2 ANOS

POUPATEMPO DE MOGI MIRIM: PRIMEIRA ETAPA DA OBRA DEVE SER CONCLUÍDA EM 15 DIAS

ZONA SUL RECEBE NOVA SINALIZAÇÃO DE SOLO

Mogi Guaçu recebe programa para troca de lâmpadas mais econômicas

A Secretaria de Obras deu início ao projeto de ampliação da vida útil do Cemitério Mu- nicipal. Com sua ca- pacidade esgotada já há algum tempo, era necessário buscar uma alternativa que viabi- lizasse a utilização da área, na Zona Norte de Mogi Mirim, por mais algum tempo.

A primeira medida a ser adotada foi a am- pliação da área útil do

cemitério. Pilares já começaram a ser cons- truídos em um terreno da Prefeitura que fica nos fundos do Cemi- tério. Ali, um muro de 260 metros de exten- são será construído, ampliando a área atual de 87.000 m² em mais 2.400 m².

“Embora a área a ser ampliada seja relativa- mente pequena, conse- guiremos aumentar a

vida útil do cemitério por, pelo menos, mais dois anos. Isso porque o projeto prevê não só o aumento da área do ce- mitério, mas principal- mente, uma mudança importante no formato dos sepultamentos”, explicou o Secretário de Obras, Paulo Rober- to Tristão.

A segunda medida para ampliar a vida útil do cemitério refere-

-se, exatamente, a esta mudança no formato dos sepultamos, citada pelo Secretário. Assim que a nova área estiver completamente mura- da, a ideia é iniciar a construção de túmu- los verticais, contando com 4 e 5 gavetas. Des- ta forma, será possível economizar espaço e garantir a utilização da área da Avenida da Saudade por mais tem- po.

“A vida útil do Cemi- tério Municipal já está saturada. Por isso, esta é a alternativa viável no momento. Construin- do túmulos verticais, iremos estabelecer um novo padrão para que o cemitério possa con- tinuar ativo”, frisou Tristão.

Além da construção do muro para a amplia- ção da área útil e da

construção dos túmu- los verticais, parte do muro lateral do cemi- tério, que atualmente está com sua estrutura comprometida, tam- bém será reforçada.

O investimento previs- to para a obra é de R$

300 mil e será custeado pela MRV Engenharia, como contrapartida de um empreendimento imobiliário instalado no bairro Linda Chaib.

Desde o dia 6 de ja- neiro, a empresa AB Construções Ltda.

trabalha na Central de Serviços Munici- pais, no Espaço Ci- dadão. A gestão da reforma é da Secreta- ria de Obras, que tem

acompanhado de per- to a execução dos ser- viços. O prédio será todo reformado para receber o Poupatem- po. Esta primeira eta- pa da obra consiste na demolição interna e na recuperação do

contrapiso, uma pre- paração da área para a reforma e futuras construções.

Esta etapa deve ser finalizada em 15 dias. Depois disso, a AB Construções Ltda. deve dar início

à segunda etapa, que compreende a troca de cobertura (telha- mento) do prédio e serviços internos da estrutura elétrica e hidráulica. Em uma terceira etapa do pro- jeto, o espaço externo

também será amplia- do, transformando o atual ponto de ônibus existente em um ter- minal para embarque e desembarque de passageiros. A pre- visão da Administra- ção Municipal é que

a obra seja concluí- da em quatro meses.

Com o cumprimento dos prazos contra- tuais, o Poupatempo deverá ser inaugura- do, em Mogi Mirim, entre os meses de abril e maio.

Na madrugada des- ta quinta-feira (20), uma equipe de sina- lização viária da Pre- feitura foi destaca- da para implementar uma nova sinalização de solo na região do Aterrado, Zona Sul de Mogi Mirim.

Os trabalhos de pin-

tura (sinalização ho- rizontal) estão sen- do realizados no cruzamento da Ave- nida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos com a Rua 7 de Setembro.

Faixas de pedestres, sinalização de ciclo- via, dentre outras, es- tão entre as pinturas

necessárias no trecho que foi recapeado re- centemente. As me- lhorias fazem parte do Plano de Ação da Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana para garantir maior visibilidade e mais se- gurança aos motoris- tas e pedestres.

A concessionária Neoenergia Elektro em parceria com a

Prefeitura de Mogi Guaçu irá colocar em prática o Proje- to Energia Mais Efi-

ciente e realizará a troca gratuita de lâmpadas incandes- centes ou fluores-

centes dos morado- res por lâmpadas de LED, mais econômi-

cas e duráveis.

A ação acontecerá em duas regiões da cidade e em períodos diferentes. Do dia 24 de janeiro ao dia 29 de janeiro, o cami- nhão da Elektro fi- cará estacionado ao lado da Unidade de Pronto Atendimen- to (UPA) do Jardim Novo II, antigo PPA, e do dia 31 de janeiro ao dia 4 de fevereiro ao lado do prédio da UPA do Jardim San- ta Marta, conforme os horários abaixo.

Para receber o kit de lâmpadas novas, os clientes devem morar no municí- pio, levar a conta de energia, junto com documentação de identificação do ti- tular, e até cinco lâmpadas usadas. O Programa de Efici- ência Energética da Elektro tem o obje- tivo de promover a

utilização racional da energia elétrica e o combate ao des- perdício. A conces- sionária destacou que o uso de máscara é obrigatório e que o local terá álcool em gel seguindo os pro- tocolos de segurança contra a Covid-19.

Ação - Mogi Guaçu💡

Ao lado da UPA do Jardim Novo II

Local: Rua Antônio Luís Filho,620 – Jardim Novo II

24/01

Das 14h às 17h 25/01 a 28/01 Das 8h às 12h e das 13h às 17h

29/01

Das 8h às 10h

Ao lado da UPA do Jardim Santa Marta Local: Rua PST – Antônio Carmo dos Santos

Pilares já começaram a ser construídos em um terreno da Prefeitura que fica nos fundos do Cemitério

A previsão da Administração Municipal é que a obra seja concluída em quatro meses

A previsão da Administração Municipal é que a obra seja concluída em quatro meses

A concessionária destacou que o uso de máscara é obrigatório e que o local terá álcool em gel seguindo os protocolos de segurança contra

a Covid-19

(4)

Sexta 28 de Janeiro de 2022

4 Correio do Povo

Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Emebs faturam 48 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

Inscrições abertas para Iniciação Instrumental no Sesi

ESCOLAS COMEÇAM A SER PREPARADAS PARA O RETORNO

DAS AULAS PRESENCIAIS

O Instituto Nacional de Estudos e Pesqui- sas Educacionais Aní- sio Teixeira (Inep) confirmou hoje (21) a realização do Exa- me Nacional do En- sino Médio (Enem) de 2022 nos dias 13 e 20 de novembro. Já o exame para pessoas privadas de liberda- de, o Enem PPL, será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro.

Além do Enem, o Inep também apresentou o calendário de outros

exames, como o Exa- me Nacional de Reva- lidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Reva- lida) 2022, o Exame Nacional para Certi- ficação de Competên- cias de Jovens e Adul- tos (Encceja) 2022 e Exame Nacional de Desempenho dos Es- tudantes (Enade), as- sim como de exames internacionais.

Revalida

A primeira etapa da primeira edição do Revalida será realiza- da no da 6 de março e a segunda etapa nos dias 25 e 26 de junho.

Já a segunda edição do Revalida está pre- visto para o dia 7 de agosto (primeira eta- pa), com a segunda etapa ocorrendo nos dias 3 e 4 de dezem- bro.O Revalida é com- posto por uma etapa teórica e outra etapa prática que abordam,

de forma interdisci- plinar, as cinco gran- des áreas da medici- na: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pedia- tria e medicina da fa- mília e comunidade (saúde coletiva).

Aplicado desde 2011, o exame tem por ob- jetivo subsidiar a re- validação, no Brasil, de diploma de gradu- ação em medicina ex- pedido no exterior. O exame avalia as habi- lidades, as competên- cias e os conhecimen- tos necessários para o exercício profissional adequado aos princí- pios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Encceja

O Encceja está mar- cado para o dia 28 de agosto. O exame serve para conceder o diploma de conclu- são do ensino fun- damental ou médio para jovens e adultos que não conseguiram obter a certificação na idade adequada. O Encceja para as pes- soas privadas de li- berdade ocorrerá nos

dias 11 e 12 de outu- bro.Para quem mora no exterior, o Encceja será aplicado no dia 18 de setembro. As pessoas privadas de liberdade no exterior poderão realizar o exame (Encceja exte- rior PPL) no período de 19 a 30 de setem- bro.Enade

O Enade está marca- do para o dia 27 de novembro. A prova é usada como instru- mento de avaliação do ensino superior brasileiro. Este ano, o Enade será composto por uma prova com 40 perguntas.

O conteúdo é dividi- do entre dez questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de compo- nente específico, com perguntas próprias de cada área. No to- tal, são cinco ques- tões discursivas e 35 de múltipla escolha.

Os estudantes terão quatro horas para re- alizar a prova.

Exames internacio-

naisJá a aplicação do exa- me do Programa In- ternacional de Ava- liação de Estudantes (Pisa) será realizada no período de 11 de abril a 31 de maio.

O Pisa é referência mundial, em termos de avaliação de estu- dantes.

Outro exame inter- nacional, o Interna- tional Civic and Ci- tizenship Education Study (ICCS) terá a aplicação teste no pe- ríodo de 17 a 30 de maio de 2022, com a aplicação principal no período de 12 a 30 de setembro de 2022.

O Inep também pu- blicou o calendário de aplicação do Certi- ficado de Proficiência em Língua Portugue- sa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que ocorrerá no período de 23 a 26 de maio de 2022. Aplicado em mais de 100 postos no Brasil e no exterior, o exame é voltado para permitir a comprova- ção oficial da profici- ência em Língua Por- tuguesa.

Mogi Mirim foi desta- que na 24ª Olimpíada Brasileira de Astro- nomia e Aeronáutica (OBA). Quatro unida- des municipais regis- traram medalhas na competição, promovi- da pela Agência Espa- cial Brasileira (AEB) em conjunto com a Sociedade Astronômi- ca Brasileira (SAB).

No total, 48 medalhas foram concedidas a estudantes da rede municipal de ensi- no, sendo 11 ouros, 11 pratas e 26 bronzes.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Dona Sinha- zinha” teve 27 meda- lhas, sendo cinco de ouro, seis de prata e 16 de bronze. Para a

EMEB “Prof. Geraldo Alves Pinheiro” foram mais 15, sendo cin- co de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

A EMEB “Prof. Hum- berto Brasi” conquis- tou mais três (uma de ouro e duas de bron- ze) e a EMEB “Profª Altair Rosa Corsi Cos- ta” registrou outras três, com uma prata e

dois bronzes.

A participação desta- cada dos mogimiria- nos foi elogiada pelo Prefeito Paulo Silva e contou com o apoio da Secretária de Edu- cação, Ana Lucia Bue- no Peruchi.

O evento ocorre si- multaneamente à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG),

que chegou, em 2021, à sua 15ª edição. Po- dem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino funda- mental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que, da MOBFOG, também podem participar alu- nos do ensino supe- rior.

Além das unidades públicas, quatro es- colas privadas da ci- dade também foram premiadas (Institu- to Educacional Ima- culada Conceição, Centro Educacional Edelweiss – Colégio Objetivo, Colégio Co- nectado – COC Mogi Mirim e Colégio Edu- car Mogi Mirim).

Estão abertas as ins- crições para público em geral para o módu- lo de Iniciação Instru- mental em violino, vio- la de arco, violoncelo e contrabaixo acústico no CAT Sesi Mogi Gua-

çu. O módulo oferece o primeiro contato com os instrumentos para alunos divididos em três faixas etária: de 7 a 12 ano, de 13 a 17 anos e de 18 a 90 anos.

O curso é dividido em

quatro níveis e adota uma metodologia de- senvolvida pelo pró- prio Sesi-SP.

O período de inscrição segue até 11 de março.

As vagas são limitadas.

O curso é gratuito e o

Sesi disponibiliza ins- trumentos. Os interes- sados devem compa- recer na Secretaria do CAT Mogi Guaçu me- diante agendamento de horário, que pode ser feito no site do Sesi

Mogi Guaçu, e apre- sentar os seguintes do- cumentos:

- Cópia do RG e CPF (aluno e responsável legal, no caso dos me- nores de 18 anos) - Cópia do Compro-

vante de Residência - 1 Foto 3X4 mais atual do aluno

Mais informações:

WhatsApp (19) 9 9819- 3351

Telefone (19) 3811- 9120 e (19) 3811-9178

Os prédios escolares municipais, entre CEM- PIs (Centros Educa- cionais Municipais de Primeira Infância) e EMEBs (Escolas Muni- cipais de Educação Bá- sica), estão recebendo, nas últimas semanas, os serviços de roçagem e limpeza.

São três equipes traba- lhando simultaneamen- te para deixar os prédios

escolares prontos até o início das aulas presen- ciais. O cronograma de roçagem e limpeza das escolas tem sido execu- tado por funcionários do Consórcio Intermu- nicipal CEMMIL, por uma equipe terceiriza- da e também por uma equipe de manutenção da Sejel (Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer).

“Acreditamos que to- dos os prédios escola- res estarão com suas áreas verdes roçadas e limpas até o retorno às aulas. O cronograma está sendo cumprido para que, em fevereiro, os alunos sejam muito bem recepcionados, em um ambiente limpo, or- ganizado e acolhedor”, ressaltou a Secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi.

Publicação no DOU também traz datas para Revalida, Encceja e Enade

Foram conquistados pelos alunos da rede municipal de ensino 11 ouros, 11 pratas e 26 bronzes

As aulas são de violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo; saiba como se inscrever

As aulas são de violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo;

saiba como se inscrever

Educação

(5)

Em Brasília, Rodrigo Falsetti busca parcerias e anuncia novos investimentos para Mogi Guaçu

Confira o calendário oficial aprovado pelo TSE para eleições de 2022

O prefeito Rodrigo Fal- setti esteve em Brasília essa semana, entre os dias 14 e 15 de dezem- bro, para uma série de compromissos em bus- ca de novas parcerias e investimentos na cida- de. A viagem resultou no anúncio de investi- mentos para a Educa- ção, Assistência Social e em encontros para discussão de projetos na área de Tecnologia.

As agendas foram in- termediadas pela ve- readora Lili Chiarelli e acompanhadas por se- cretários municipais.

Em reunião no Fundo Nacional de Desenvol- vimento da Educação (FNDE), a comitiva le- vou ao vice-presidente da entidade, Gabriel Villar, demandas para financiamento de obras de novas unidades es- colares. Saiu de lá com a garantia de R$ 12 mi- lhões em recursos que, se confirmados, deve- rão viabilizar a cons- trução de creche e esco- la no Jardim Sakaida, bem como de quadra

coberta de esportes na EMEF Claudina de Oli- veira Ramos, nas Chá- caras Alvorada.

No Ministério da Ci- dadania, com o minis-

tro João Roma e o de- putado federal Milton Vieira, o investimento anunciado foi de R$

630 mil para custeio dos serviços sociais.

“Foram diálogos mui- to produtivos durante toda a estada na capi- tal federal. Levamos pleitos importantes e voltamos com boas

notícias na mala para Mogi Guaçu”, reforçou Falsetti.

Outras duas reuniões, na Telebras e no Minis- tério da Ciência, Tec-

nologia e Inovações, trataram de temas rela- cionados à recém-cria- da pasta de Tecnologia.

Em conversa com o presidente da Telebras, Jarbas José Valente, o grupo discutiu a ade- são de Mogi Guaçu ao Programa Wi-Fi Brasil, voltado à ampliação da estrutura de conectivi- dade nas zonas rurais e mais afastadas dos cen- tros urbanos.

Ao secretário executivo do Ministério, Sérgio Freitas, os pedidos de apoio giraram em tor- no da criação do Polo de Inovação Tecnoló- gica de Mogi Guaçu, da implementação de soluções para Cidades Inteligentes e do pro- cesso de instalação de tecnologia 5G na re- gião. “Esse foi um ano de importantes con- quistas no Estado e em Brasília. Seguiremos trabalhando forte para obter os recursos ne- cessários para fazer- mos o que precisa ser feito”, finalizou o pre- feito.

Com o começo do ano em que haverá elei- ções, inicia-se uma sucessão de etapas e procedimentos que culminarão na elei- ção de 2 de outubro, data do primeiro tur- no, quando milhões de brasileiros devem ir às urnas para a es- colha de presidente, governadores, sena- dores e deputados federais, estaduais e distritais.

Pelo calendário ofi- cial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocor- re em 30 de outu- bro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluí- dos brancos e nulos).

O mesmo ocorre nas disputas para o cargo de governador.

Já desde 1º de janei-

ro, as pesquisas elei- torais precisam ser devidamente regis- tradas junto à Jus- tiça Eleitoral, e os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, por exemplo. Há também restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs.

A campanha eleitoral com comícios, distri- buição de material gráfico, propagandas na internet e cami- nhadas deverá ocor- rer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em ho- rário gratuito de rá- dio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setem- bro.Entre as datas mais importantes para os candidatos está a ja- nela partidária, en- tre 3 de março e 1° de

abril. Esse é o único período em que par- lamentares podem mudar de partido li- vremente, sem correr o risco de perder o mandato.

Outra data importan- te é 2 de abril, exata- mente seis meses an- tes da eleição. Essa é a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais preten- dem concorrer.

O 2 de abril é tam- bém a data a partir da qual os ocupantes de cargos majoritários – presidente, gover- nadores e prefeitos – renunciarem aos mandatos caso quei- ram concorrer a car- go diferente do que já ocupam.

As convenções parti- dárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando

todas as legendas de- vem oficializar a es- colha de seus candi- datos. Os registros de todas as candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto.

No caso do eleitor, uma das datas a que se deve ficar mais atento é o 4 de maio,

quando se encerra o prazo para emitir ou transferir o títu- lo de eleitor. Em 11 de julho, a Justiça Eleitoral deve divul- gar quantos cidadãos encontram-se aptos a votar. O número serve de base para o cálculo do limite de

gastos na campanha.

O calendário com- pleto, com todas as etapas até a diploma- ção dos eleitos, mês a mês, pode ser con- ferido no portal do TSE, https://www.

tse.jus.br/eleicoes/

calendario-eleitoral/

calendario-eleitoral .

Outras duas reuniões, na Telebras e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, trataram de temas relacionados à recém-criada pasta de Tecnologia

Serão eleitos neste ano presidente, governadores, senadores e deputados

(6)

Sexta 28 de Janeiro de 2022

6 Saúde Correio do Povo

Mogi Guaçu recebe 1.600 testes rápidos para detecção da Covid-19

Saúde confirma novo Sábado sem Covid para imunização de adultos e crianças

Mogi Mirim realiza exames de câncer de pele

Janeiro começa com vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Muni- cipal de Saúde de Mogi Guaçu recebeu hoje, em 24 de janei- ro, 1.600 testes rápi- dos para detecção de antígenos para a Co- vid-19. Os testes che- garam à cidade após intermediação feita pelo deputado federal Paulo Freire (PL), que atendeu a uma solici- tação feita pelo pastor Simeão Êxodo, presi- dente da Assembleia de Deus Ministério Belém.

O material foi entre- gue no início da tar- de à superintendência do Hospital Municipal

Dr. Tabajara Ramos, durante encontro que contou com a presen- ça do prefeito Rodrigo Falsetti, do superin- tendente Wagner Ce- zaroni, do secretário municipal de Saúde, Gildo Martinho de Araújo, e os vereado- res Luciano da Saúde, Guilherme da Farmá- cia, e Lili Chiarelli.

“A gente tem acompa- nhado de perto toda a situação que envolve a evolução dos casos de Covid-19 no muni- cípio, sempre com o objetivo de melhorar o atendimento para que ninguém fique sem a

devida assistência. Os testes chegam num momento importante e, claro, que toda aju- da é muito bem-vinda.

Quero agradecer o de- putado Paulo Freire, o pastor Êxodo e os ve- readores pela ajuda de sempre”, comentou o prefeito.

Tanto o secretário de Saúde quanto o supe- rintendente do HM ressaltaram que os testes serão disponi- bilizados para os pa- cientes moderados e graves, bem como para gestantes atendi- das no pronto-socorro do hospital.

A Secretaria Munici- pal de Saúde prepara mais uma etapa do Sá- bado sem Covid com o objetivo de facilitar e ampliar a imunização de moradores por toda Mogi Guaçu. No sába- do, dia 29 de janeiro, duas ações serão pro- movidas para vacinar crianças e adultos con- tra a Covid-19 no perí- odo das 8h30 às 15h30.

No caso das crianças, será necessário agen- damento prévio pela internet, em https://

v a c i n a . m o g i g u a c u . sp.gov.br. Ele aconte- ce a partir das 8 horas desta quinta-feira, 27 de janeiro. Nesse caso, o público alvo da ação compreende a faixa

etária de 6 a 11 anos e os responsáveis serão avisados no momen- to da agenda acerca de qual das unidades de saúde fará a aplica- ção: Jardim Rosa Cruz, Jardim Fantinato, Alto dos Ypês, Zona Norte, Jardim Suécia, Zona Azul, Ypê II, além de Martinho Prado Júnior e Chácaras Alvorada, sendo esses dois últi- mos com agendamento interno.

Já a imunização do público a partir dos 12 anos será de livre demanda para a imu- nização da 1ª, 2ª e 3ª doses. Sete postos de atendimento estarão com plantão especial no sábado: Parque dos

Eucaliptos, Jardim Guaçuano, Jardim Za- niboni I, Jardim Zani- boni II, Centro Oeste, Jardim Guaçu Mirim e Santa Cecília.

Vale lembrar que a 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 12 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a aplica- ção de reforço, 3ª dose, estará disponível para as pessoas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses.

Novas agendas serão divulgadas tão logo o município receba mais doses de imunizantes vindas do Governo do Estado.

Prevenção e cuidados com a saúde! Com este objetivo, as regiões de Martim Francis- co, Jardim Planalto e Residencial Floresta receberão na próxi- ma segunda-feira (31) um ônibus equipado com modernos equi-

pamentos para a rea- lização de exames de câncer de pele e han- seníase. A série de atendimentos será fi- nalizada na Praça Rui Barbosa, em 12 de fe- vereiro.

Sob a coordenação da Secretaria de Saúde e

com o apoio da Ide- al Saúde, a iniciativa alusiva ao “Janeiro Roxo” visa facilitar o acesso do munícipe ao tratamento após a confirmação do diag- nóstico, caso apresen- te resultado positivo.

Os exames preventi-

vos já beneficiaram a população de diversas regiões da cidade, to- talizando 136 atendi- mentos. Para obter a avaliação, os interes- sados devem ter ida- de acima de 18 anos e precisarão apresentar o Cartão SUS e docu-

mentos pessoais.

Janeiro Roxo

Exames para hanse- níase e câncer de pele 31/01

Rua lateral à UBS Martim Francisco

08h às 11h

31/01

Rua Sebastião Mila- no Sobrinho (UBS Jd.

Planalto) 13h às 17h 12/02 Centro

Praça Rui Barbosa 08h às 13h

Cronograma de imu- nização entre os dias 3 e 7

Local: todas as Uni- dades Básicas de Saú- deHorário: 8h às 10h30 e 13h às 15h30

Atenção!

Para otimizar o apro- veitamento do uso dos frascos, as va- cinas Coronavac e Janssen serão cen- tralizadas em alguns dias da semana.

Coronavac: terça-fei- ra (04/01) e quinta-

-feira (06/01)

Janssen: quarta-feira (05/01) e sexta-feira (07/01)

1ª DOSE Coronavac

Destinada as pessoas acima de 18 anos, nos dias 04 (terça-feira) e 06 (quinta-feira) OBS: os adolescen- tes (12 a 17 anos) que não tomaram a 1ª dose devem procurar a UBS.

2ª DOSE - Coronavac

Destinada as pessoas acima de 18 anos, nos dias 04 (terça-feira) e 06 (quinta-feira) - AstraZeneca

A pessoa deve tomar a vacina 8 semanas (56 dias) após a 1ª dose - Pfizer

Adolescentes (12 a 17 anos): Intervalo de 8 semanas (56 dias) en- tre a 1ª e 2ª doses.

Adultos (18+): Inter- valo de 3 semanas (21 dias) entre as duas doses.

3ª DOSE OU DOSE

ADICIONAL

- Todas as pessoas maiores de 18 anos que tomaram a 2ª dose há mais de qua- tro meses

- Pessoas que toma- ram a vacina dose única (Janssen) há mais de 2 meses. Nes- te caso, a vacinação será na quarta-feira (05/01) e sexta-feira (07/01)

DOCUMENTAÇÃO 1ª DOSE

A pessoa deverá apre- sentar RG, CPF, com-

provante de residên- cia, além de realizar o pré-cadastro no site W w w . v a c i n a j a . s p . gov.br. A ficha do Va- civida, disponível em Http://www.mogimi- rim.sp.gov.br/covid, também deverá ser apresentada preen- chida.

2ª E 3ª DOSES

É obrigatória a apre- sentação do RG, CPF e comprovante da va- cina anterior. Para os pacientes com alto grau de imunossu- pressão também de-

verá ser acrescentado o relatório médico. E para profissionais de saúde, a comprova- ção do vínculo.

CRIANÇAS (5-11 anos)

A Secretaria de Saú- de ainda não recebeu instruções, nem do- ses de vacinas des- tinadas às crianças com idade entre 05 e 11 anos. Assim que o município receber a informação, ela será comunicada imedia- tamente à população.

Tanto o secretário de Saúde quanto o superintendente do HM ressaltaram que os testes serão disponibilizados para os pacientes moderados e graves

Sete postos de atendimento estarão com plantão especial no sábado

Próximos atendimentos serão em Martim Francisco, Jardim Planalto e Centro

(7)

Centro Cultural passa a abrir aos sábados a partir de fevereiro

Roda de samba e choro será transmitida pelo Facebook

A Secretaria Munici- pal de Cultura infor- ma que, a partir do dia 5 de fevereiro, o Centro Cultural fi- cará aberto aos sá- bados para visitação do público das 9h às 17h. Para marcar a novidade, o artista plástico Alcides Bra- ga, Nenê Braga, abre sua exposição no hall de entrada com uma intervenção no pe- ríodo das 9h às 10h.

O artista também vai ministrar a palestra Desviando o Jovem para a Arte, a partir das 15h.

O assessor de Cultu- ra, Rodrigo Peguin, explicou que a aber- tura do Centro Cultu- ral aos sábados é uma solicitação antiga da população. “Anali- samos a situação e percebemos ser viá- vel atender a essa de- manda, porque, as- sim, as pessoas terão mais uma alternativa de diversão durante os finais de semana”, disse ao completar que é obrigatório o uso de máscara e ne- cessária a apresenta- ção do comprovante de vacinação.

Os artistas e agentes culturais que quei- ram ocupar os espa- ços do Centro Cultu- ral para compartilhar sua arte e fazer parte da programação ar- tística devem entrar em contato com a Secretaria de Cul- tura pelo telefone 3811.8650 ou enviar um e-mail para o en- dereço sc-contato@

m o g i g u a c u . s p . g o v . br. O Centro Cultural de Mogi Guaçu está localizado na Aveni- da dos Trabalhado- res, no número 2.651, no Jardim Camargo.

A tradicional Roda de Samba e Choro com o Grupo da Estação terá mais uma edição no próximo domingo, 30 de janeiro. No entan- to, é importante desta- car que a apresentação não será aberta ao pú- blico e, por isso, será transmitida pelo Fa- cebook da Secretaria Municipal de Cultu- ra, no endereço www.

facebook.com/secult.

guacu. O evento acon- tecerá no Teatro Tu- pec, no Centro Cultu-

ral, e será transmitido a partir das 10h. O as- sessor da Secretaria de Cultura, Rodrigo Pe- guin, explica que, con- siderando o aumento de casos de Covid-19 e respeitando o contex- to sanitário de com- bate à doença, a Roda de Samba e Choro terá transmissão a partir do Teatro Tupec.

“Em Mogi Guaçu, os eventos culturais com o público terão que voltar gradativamente para evitar aglomera-

ções seguindo, assim, as recomendações da área de saúde”, disse.

A Roda de Samba e Choro com o Grupo da Estação completará 10 anos no mês de maio.

O grupo é composto por Henrique Perina no violão, Maurício Perina e Jonas Cacia- no nos sopros, José Roberto Vital no cava- co, Wagner de Olivei- ra, Carlinhos Augus- to e Régis Leandro na percussão e Neno Blue no vocal.

R ES IDENC DOS IA

L

I P Ê S

residencialdosipes.com.br 19 9 8963.0525

@residencialdosipes

LANÇAMENTO

ACESSE E SAIBA MAIS!

Realização: Construção: Comercialização:

GRUPO

PURA

Registro de Incorporação e Constituição de Patrimônio de Afetação devidamente registrados junto às Matrículas No. 209.139 (RESIDENCIAL IPÊ AMARELO EMP.

IMOBILIÁRIO SPE LTDA), No. 209.140 (RESIDENCIAL IPÊ ROXO EMP. IMOBILIÁRIO SPE LTDA), No. 209.141 (RESIDENCIAL IPÊ ROSA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO SPE LTDA) e No. 209.142 (RESIDENCIAL IPÊ BRANCO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO SPE LTDA) do Oficial de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Mogi Mirim - São Paulo. A intermediação é realizada por imobiliárias cadastradas, incluindo VENDIH GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA LTDA, CNPJ:

27.975.733/0001-09, inscrita no CRECI 36392-J. Informações preliminares sujeitas a alteração sem aviso prévio. Todas as vendas estarão sujeitas ao pagamento do valar correspondente à intermediação imobiliária, e as comissões dela decorrentes serão pagas pelo comprador. (1) Os instrumentos posteriores a serem firmados pelos clientes prevalecerão sobre quaisquer especificações constantes neste material. (2) Imagens e medidas meramente ilustrativas e elucidativas, não sendo as fotografias exatas do local do empreendimento. (3) Mobiliários, equipamentos e objetos de decoração não estão incluídos no preço das unidades comercializadas. (4) Os materiais de acabamento estão elencados no memorial descritivo fornecido e assinado pelo comprador no ato da compra. (5) Projeto executivo em desenvolvimento podendo sofrer alterações durante as compatibilizações técnicas, inclusive em decorrência de exigência do Poder Público e concessionárias de serviços. (6) A perspectiva artística da fachada e das áreas externas é meramente ilustrativa e demonstram a vegetação de porte adulto. Na entrega do empreendimento o projeto será entregue com vegetação ainda jovem, recém-plantada (mudas), de acordo com o projeto paisagístico, e poderá apresentar diferença de tamanho. (7) O RESIDENCIAL IPÊ AMARELO, IPÊ ROXO, IPÊ ROSA e IPÊ BRANCO se reservam no direito de alterar ou modificar o conteúdo, materiais ou informações divulgadas, inclusive este regulamento, a qualquer momento, sem aviso aos participantes, não sendo responsáveis pela intermediação com eventuais bancos ou financeiras para liberação de crédito, financiamento imobiliário e ou utilização de FGTS após habite-se da obra.

Av. Floresta, 1214 - Artur Nogueira - SP

75,18m² 2 suítes 2

2 vagas

Espaço para loja autônoma conveniência 24h

(8)

Sexta 28 de Janeiro de 2022

8 Correio do Povo

Treinamentos de quatro modalidades do projeto Formando Campeões são retomados

Esporte inicia aulas de capoeira e muay thai na segunda-feira

A Secretaria Munici- pal de Esporte e Lazer reiniciou os treinamen- tos de mais quatro mo- dalidades esportivas do projeto Formando Campeões no Esporte e na Vida. Nesta semana, retornaram às ativida- des de basquete, nata- ção, taekwondo e tênis.

Outras duas de capoei- ra e muay thai, além do atletismo paralímpico já haviam retornado desde o início do mês.

O projeto estava inter- rompido desde o início da pandemia da Co- vid-19 em 2020.

O assessor de Esporte e Lazer, Maycon Cléber Tomé, explicou que o foco principal é desco- brir talentos e futuros atletas, mas, acima de tudo, formar grandes cidadãos. “O objetivo é desenvolver o maior número de atletas, para que possam repre- sentar Mogi Guaçu em competições estaduais e nacionais de alto ní- vel”, comentou.

Os interessados deve- rão comparecer no lo- cal e horário das aulas (ver quadro abaixo) e conversar diretamen- te com os professores responsáveis de cada modalidade. Mais in- formações pelo telefo- ne (19) 3811.8790, por e-mail: sel-contato@

mogiguacu.sp.gov.br ou na sede da Secreta- ria de Esporte e Lazer, localizada à Rua Cris- tóvão Colombo, 800, Vila Paraíso.

Modalidades

Atletismo Paralímpico Professor: Maycon Clé- ber Tomé

Ginásio Municipal Car- los Nelson Bueno (Fur- no)Rua Antônio de Frei- tas, 410, Parque Cidade NovaSegunda, quarta, quin- ta e sexta-feira

Horário: 16h às 18h Idade: Livre

Basquete

Professor: Rafael Ci- polli

Ginásio Municipal Car- los Nelson Bueno (Fur- no)Rua Antônio de Frei- tas, 410, Parque Cidade NovaSegunda e quarta-feira Horário: 9h às 11:00 (6 a 18 anos) e das 14h às 18h (10 a 18 anos) Capoeira

Professor: Mestre Eze- quiel Machado

Centro Esportivo Alci- des Macena Maria (Pe- lezão)

Rua Irati, s/nº, Jardim Ypê II

Sexta-feira – 19h30 às 21hIdade: Livre

Centro Esportivo Presi- dente Juscelino Kubis- tchek de Oliveira – Ce- resc

Rua Tambaú, s/nº, Vila São Carlos

Terça-feira – 10h às 11h Quinta-feira – 10h às 11hIdade: Livre

Ginásio de Esportes Jornalista Ari Marchio- riRua Cristóvão Colom-

bo, 950 - Vila Parai- so, Mogi Guaçu - SP, 13843-034

Segunda-feira – 16h às 17hQuinta-feira – 16h às 17hIdade: Livre

Praça da Juventude Luís Mesquita Fialho Rua Avelino Soares de Oliveira, 20, Jardim Victória

Sábado – 8h às 9h Idade: Livre

Muay Thai

Professor: Mestre Eze- quiel Machado

Centro Esportivo Alci- des Macena Maria (Pe- lezão)

Rua Irati, s/nº, Jardim

Ypê II

Terça-feira – 17h às 18hIdade: Livre

Centro Esportivo Presi- dente Juscelino Kubis- tchek de Oliveira – Ce- resc

Rua Tambaú, s/nº, Vila São Carlos

Segunda-feira – 10h às 11hQuarta-feira – 17h às 18hIdade: Livre

Praça da Juventude Luís Mesquita Fialho Rua Avelino Soares de Oliveira, 20, Jardim Victória

Sábado – 9h às 10h Idade: Livre

Praça Francisco Mar- chese – Campo do TG Sábado –16h30 às 17h30

Natação

Professor: Rafael Bre- daCentro Esportivo Antô- nio Campano

Rua Florianópolis, 115, Jardim Bela Vista

Terça e quinta-feira – 9h30 às 11h

Idade: 10 a 15 anos Taekwondo

Professora: Márcia Ra- malho

Praça da Juventude Luís Mesquita Fialho Rua Avelino Soares de Oliveira, 20, Jardim Victória

Terça e quinta-feira 9h às 10h – (7 a 18 anos)

17h às 18h – (7 a 10 anos)

18h às 19h – (11 a 18 anos)

Tênis

Professor: Rafael Bre- daCentro Esportivo Antô- nio Campano

Rua Florianópolis, 115, Jardim Bela Vista

Terça-feira

8h às 9h – (12 a 17 anos)

14h às 16h – (12 a 17 anos)

Quinta-feira

8h às 9h – (12 a 17 anos)

A Secretaria Munici- pal de Esporte e La- zer inicia na próxima segunda-feira, 24 de janeiro, as aulas de capoeira e muay thai.

Elas serão ministra- das pelo mestre de ca- poeira e professor de educação física, Eze- quiel Machado. Os in- teressados devem fa- zer as inscrições pelo link https://forms.

gle/8A2bTCKWe4i1s- gjy8. Não há limite de idade para participar das aulas.

As aulas acontecerão na Praça Francisco Marchese, conheci- da como Campo do TG, no Jardim Nos- sa Senhora das Gra- ças, e em outros três centros esportivos da cidade: Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira (Ceresc), na Vila São Carlos;

Ginásio de Esportes Jornalista Ari Mar- chiori, na Vila Para- íso e Alcides Macena Maria (Pelezão), no Jardim Ypê II.

O assessor e coorde- nador de Esportes, Maycon Cléber Tomé,

contou que o traba- lho integra o projeto Formando Campe- ões. “Nosso objetivo é desenvolver novos projetos e as aulas de capoeira e muay thai atingem essa nossa

meta, que é ofertar diversas modalidades para a população em diferentes regiões da cidade”, comentou.

Mais informações na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, loca-

lizada na Rua Cristó- vão Colombo, nº 800, Vila Paraiso, por meio do telefone (19) 3811-8790 ou pelo e-mail sel-contato@

mogiguacu.sp.gov.br.

Locais e horários

Centro Esportivo Al- cides Macena Maria (Pelezão)

Rua Irati, s/nº, Jar- dim Ypê II

Muay Thai

Terça-feira – 17h às 18h

Capoeira

Sexta-feira – 19h30 às 21h

Centro Esportivo Presidente Juscelino Kubistchek de Olivei- ra – Ceresc

Rua Tambaú, s/nº, Vila São Carlos

Muay Thai

Segunda-feira – 10h às 11h

Quarta-feira – 17h às 18hCapoeira

Terça-feira – 10h às 11hQuinta-feira – 10h às 11hGinásio de Esportes Jornalista Ari Mar- chiori

Rua Cristóvão Colom- bo, 950 - Vila Parai- so, Mogi Guaçu - SP, 13843-034

Capoeira

Segunda-feira – 16h às 17h

Quinta-feira – 16h às 17hPraça Francisco Mar- chese – Campo do TG Capoeira

Sábado – 8h às 9h Muay Thai

Sábado – 9h às 10h e 16h30 às 17h30

Esporte

O projeto estava interrompido desde o início da pandemia da Covid-19

As aulas acontecerão na Praça Francisco Marchese, conhecida como Campo do TG

(9)

Brasil, país dos games

O Brasil sempre foi o país do futebol. Mas à medida que a tec- nologia dos jogos foi crescendo, este es- porte migrou de pla- taforma e passou a ser praticado de ou- tras maneiras. Os vi- deogames e jogos de PC viraram o palco através de jogos como Pro Evolution Soccer, o famoso PES e Fifa.

Mas é claro que não ficaria só por aí. Afi- nal, os jogos prome- tem e entregam uma infinidade de possi- bilidades.

E a juventude que aprendeu a fazer do amor pelos jogos a sua profissão, tem duas vantagens im- portantes: as possibi- lidades da tecnologia e a própria habilida- de desta geração de ser multifuncional.

Ana Xisdê represen- ta bem este grupo:

jovem, apaixonada pelos games, extre- mamente talentosa e carismática, ela tem apenas 27 anos e co- leciona uma carreira diversificada e muito bem-sucedida.

Suas múltiplas habi- lidades a levaram de jogadora para apre- sentadora de super eventos da área como BGS (Brasil Game Show – maior even- to de games da Amé- rica Latina), o palco de games da CCXP (Comic Con Expe-

rience), Poco X3 para a Xiaomi em 2020, entre outros. Em 2019 , Ana foi eleita a Melhor Caster BR pelo Prêmio Esports Brasil (maior pre- miação dos esportes da América Latina).

Em 2020, foi finalis- ta a Apresentadora do Ano pelo Esports Awards (maior pre- miação dos esportes do mundo) e este ano se tornou jurada des- te mesmo prêmio in- ternacional. O evento aconteceu em 20 de novembro de 2021 e premiou os melhores competidores do ano.

Em entrevista, ela conta um pouco sobre a vida pessoal, aspi- rações profissionais e relembra o passado para construir um fu- turo brilhante.

O Esports Awards é o maior prêmio de ga- mes do mundo e você é a primeira brasilei- ra na história da pre- miação. Como foi re- ceber essa notícia?

- Foi uma mistura de emoções entre felici- dade e responsabili- dade. Um reconheci- mento internacional dessa forma é algo que nós brasilei- ros buscamos mui- to no geral, sabemos como a barreira da língua muitas vezes nos atrapalha, mas a barreira da paixão dos jogos não existe,

somos uma das na- ções mais apaixona- das nesse sentido e exatamente por tudo isso que eu sabia que mesmo estando mui- to feliz por mim, ago- ra eu tinha o papel de trazer essa mesma fe- licidade a outros bra- sileiros e latino ame- ricanos que merecem esse reconhecimento também. Então cele- brei muito, mas logo foquei na responsa- bilidade para poder compartilhar desse sentimento de repre- sentatividade do meu próprio país com ou- tras pessoas também merecedoras disso.

Levo meu “trabalho”

como jurada com muita seriedade, sen- do uma voz ativa para que sejamos sempre considerados quando estivermos de fato no topo, mesmo que par- te do mundo não en- tenda nossa língua.

Que outros projetos você tem desenvolvi- do paralelamente?

- Minha vida tem es- tado uma loucura!

Estou apresentan- do o podcast do Prê- mio Esports Brasil, a maior premiação de esportes eletrônicos da América Latina, e estou com um outro projeto mais volta- do ao Free Fire en- gatilhado que deve sair em breve. Tam- bém temos projetos do próprio Banco do

Brasil rolando nes- se momento! Além disso, nunca paro de fazer eventos e criar conteúdos, já que esse é meu foco hoje em dia. Parece pou- co, mas quando você se junta a um noivado e mudança de apar- tamento, parece que 24h no dia fica pou- co demais pra tudo, porém não reclamo, porque absolutamen- te amo tudo que faço e por mim que eu faço cada vez mais!

Como gerenciar o tempo para dar conta de tanta coisa?

- Uma das coisas mais importantes pra mim é estar acompanha- da por pessoas que te ajudam, mesmo que seja apoio moral, sabe? haha Sou mui- to abençoada pelas pessoas que tenho ao meu redor, são elas que me permitem dar o meu melhor e focar naquilo que quero fa- zer. Outro segredo é amar o que faz, eu re- almente sou do ditado que “Faça o que ama e nunca mais traba- lhará na vida”, eu ar- ranjo qualquer tempo na agenda para fazer mais sempre. Algo que também me aju- da é ter algo que está fora do trabalho para fazer nos momentos de cansaço, recente- mente comecei a to- car piano e tem sido terapêutico. Se ainda

assim estiver difícil, o segredo é tirar um dia para não fazer nada, eu acredito que o tra- balho deve seguir o seu ritmo e tirar um dia de folga faz parte, mesmo na internet!

Por conta da sua par- ceria com o Banco do Brasil, você tem passado para o pú- blico mais jovem a importância de usar o dinheiro de forma inteligente. Como e quando você perce- beu a importância de usar o dinheiro com responsabilidade?

- Considero que co- mecei tarde a traba- lhar meu relaciona- mento com dinheiro.

Quando comecei a trabalhar e ter meu próprio dinheiro eu tinha pavor em guar- dar e não poder fazer algo que eu queria fazer, porque sentia que havia me privado disso por tanto tempo durante a adolescên- cia. Foi apenas um ano antes de começar essa parceria com o banco que realmente aprendi que quando me planejo financei- ramente eu não estou me privando de nada, estou na verdade ga- rantindo que poderei alcançar meus objeti- vos mais importantes tanto a curto quanto a longo prazo e guar- dar dinheiro com fi- nalidade faz muita diferença. Além dis- so, eu também deter- minei um salário para mim independente de quanto eu ganhar no mês, assim eu garan- to que mesmo que eu passe por um perí- odo com pouco tra- balho, eu ainda terei uma quantia reserva- da por conta dos me- ses que ganhei mais do que esse salário, garantindo mais es- tabilidade. Pra mim é muito importante falar sobre tudo isso porque muitas pesso- as que me seguem tem o sonho de trabalha- rem com jogos e to- dos devem estar pre- parados, pois ainda é um mercado bastante volúvel e instável, é possível ganhar bas- tante dinheiro sim, mas você também pode ter um contrato encerrado e não con- seguir outro trabalho por um bom tempo, vivendo em São Paulo e tudo, é preciso estar preparado. Além de conscientizar a famí- lia Xisdê de tudo isso, com a parceria com o Banco do Brasil, eu ainda posso com pro- priedade falar sobre produtos e oportu- nidades que o banco traz que podem real- mente mudar a vida das pessoas e ajudá-la a atingir seu objetivo independentemente do momento em que se está na vida, então faz todo sentido.

Você fez um relato de relacionamento abu- sivo muito difícil. O que te levou a contar

essa história?

- Eu cresci na inter- net, eu passei a me aceitar e me desco- brir mais na internet, eu trabalho na in- ternet, minha vida é aqui, com as pessoas que me acompanham e realmente não é possível compartilhar tudo o tempo todo, às vezes precisamos de tempo, mas no final das contas tomei essa decisão por dois mo- tivos principais: Eu posso mudar a vida de alguém com meu pró- prio relato e eu bus- co ser genuína com minha comunidade e esconder algo que impacta quanto quem eu sou hoje, é privar essas pessoas de sa- ber ainda mais sobre a Ana Xisdê. Claro que fiz isso apenas quando estava pronta para enfrentar o que viesse e mais uma vez minha comunidade sempre me surpreen- de com o apoio. Não é sobre atacar quem fez isso comigo, é sobre focar em evitar essas situações, perdoar e saber se entender e entender que não há arrependimento em deixar relacionamen- tos abusivos, mesmo a gente tendo muito medo dessa decisão e até de aceitar que es- tamos passando por isso.

O que você diria para quem passa por isso?

- Exatamente isso:

Não existe arrepen- dimento em se deixar um relacionamento abusivo. Não é fácil, mas ter essa frase em mente pode te tran- quilizar muito. Se as coisas ficarem difí- ceis demais, procure ajuda!

Você se chama Ana Paula, mas há muito tempo você é conhe- cida como Ana Xis- dê. Recentemente, surgiu uma organiza- ção usando o mesmo nome, o que pode ser considerado plágio, já que eles estão no mesmo segmento que você. Como você está lidando com isso?

- Sim! Muito mais Ana Xisdê do que Ana Paula hoje em dia. São mais de tre- ze anos usando esse nome, ou seja mais da metade da minha vida já! Sobre a or- ganização, eu não en- tendo bem como al- guém pode fazer algo assim, ainda mais considerando que as pessoas envolvidas nela também já me conhecem há muito tempo. Eu deixei cla- ro meu desconforto com a situação, mas continuaram com o uso. Pra quem se diz autêntico e que con- sidera o espaço fe- minino no mundo do game, é uma conduta bem estranha, mas estamos tentando re- solver esse problema todo com eles.

Referências

Documentos relacionados

Em que pese a heterogeneidade e a anisotropia bem como a transferência de água de cada meio aqüífero para o seu subjacente (conforme ocorre do Aqüífero Manto Intemperizado para

RGF-Anexo 06 | Tabela 6.4 - Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal - Município Semestral. Restos

No 3º trimestre de 2010, o Lucro Líquido Ajustado do Bradesco somou R$ 2.518 milhões, evolução de 2,6%, ou R$ 63 milhões em relação ao trimestre anterior, impactado,

ridade para o descarte do lixo de Mogi Mirim, sem filas e apenas com o mo- torista - não mais toda a equipe - indo até o local.. O trabalho da equipe de Controle de Per- das do

3 - Para o Emprego de Auxiliar de Escritório foram classificados e convocados para a Prova Prática os candidatos que obtiverem 50% (cinquenta por cento) ou mais

O prefeito Rodrigo Falsetti esteve na Câ- mara Municipal na tarde desta quarta- -feira, 1º de setembro, com os novos secre- tários de Saúde e de Educação, Gildo Mar- tinho

Isso dificulta uma padronização desses testes, tornando-se um grande desafio para pesquisa de compostos bioativos na indústria de alimentos, a qual deverá verificar qual o

A Comissão Permanente e Organizadora de Concursos Públicos e Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu, após análise e fundamentos efetuados pela Empresa SIGMARH,