• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Namíbia, 12 Dias Ao seu gosto de carro Percurso do Parque Natural de Etosha ao Deserto do Namibe

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Itinerário da viagem. Namíbia, 12 Dias Ao seu gosto de carro Percurso do Parque Natural de Etosha ao Deserto do Namibe"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Namíbia: Percurso do Parque Natural de Etosha ao Deserto do Namibe

Namíbia, 12 Dias · Ao seu gosto de carro

Percurso do Parque Natural de Etosha ao Deserto do Namibe

Em África, essa eterna desconhecida, há inúmeros recantos únicos.

Percorrer a Namíbia de carro, permitir-lhe-á explorar um dos países mais extraordinários deste continente, onde poderá admirar um céu estrelado como em poucos lugares do mundo e estremecer entre as dunas de areia vermelha mais altas do mundo do Deserto de Namibe, apreciar a arte rupestre de Twyfelfontein e os sombrios barcos naufragados na neblina da Skeleton Coast (Costa dos Esqueletos)... Mas, acima de tudo, onde

descobrirá que a natureza, imensa e generosa, merece o nosso maior respeito. Os safaris inesquecíveis irão permitir-lhe admirar magníficos exemplares selvagens de peles que parecem pintadas por um artista com grande destreza: zebras e leopardos, antílopes e leões, elefantes e focas, rinocerontes e impalas, macacos e flamingos... Paraísos que exigem uma proteção a nível mundial que conserve esta maravilha natural, para que a fauna mais incrível da Terra não seja conhecida apenas através dos livros.

Propomos-lhe uma rota que prioriza os Parques Nacionais e as Reservas, entre as trilhas arenosas que evocam a aventura, mas, complementada pelo urbanismo de Windhoek, Swakopmund e pelo seu forte passado colonial germânico. Cidades que se esforçaram para criar a sua própria identidade, as que lhe revelarão uma cultura tão diferente, quanto

fascinante. Ponha-se ao volante e desfrute. E pense que pode deparar-se a qualquer momento com uma manada de animais, mas esse esbarro seria mais sorte do que azar. É África. Porque Namíbia é aventura.

Datas de Partida_ Partidas de abril 2022 Até março 2023 desde_ Lisboa

NATUREZA AVENTURA FAMÍLIAS

Itinerário da viagem

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - WINDHOEK

Saída do voo da cidade de origem até Windhoek. Noite a bordo.

(2)

DIA 2 · WINDHOEK E ARREDORES

Ao chegar ao aeroporto e, depois de recolher a sua bagagem, dirija-se às estações de aluguer de veículos para formalizar o contrato e levantar o seu carro. Hoje terá o resto do dia livre para desfrutar do ambiente, se chegar a tempo, porque a cidade fica a 45 km do aeroporto. A capital da Namíbia domina o planalto central a 1650 metros acima do nível do mar, constituindo-se como o centro nevrálgico dos negócios e operações comerciais do país, embora conserve o ar colonial em muitos dos seus edifícios, de forte influência alemã. Apresenta um urbanismo ordenado, com casas baixas e bastante homogéneas. No Museu Nacional, instalado no Feste Fort Alte (Velha Fortaleza), encontramos parte da história do país, pelas referências ao colonialismo germânico e à posterior ocupação inglesa. No Museu Owela, descobrirá a história natural e etnológica. Também recomendamos a Estação Ferroviária e o Museu do Transporte. Bem como, os fascinantes Parque de Verwoerd com os seus meteoritos e a Igreja luterana alemã de Christuskirche. Nos arredores de Windhoek, pode encontrar o Daan Viljoen Game Park, a cerca de 20 km de distância, em Khomas Hochland. Aí, vai poder observar zebras, gazelas e antílopes. Em direção ao sul, encontrará o Resort Reho, ao norte, o Barmen Gross, o porto mais popular da Namíbia e, também ao norte, os Montes Erongo, com pinturas pré-históricas. Para relaxar e descobrir a gastronomia local, não deixe de visitar o Post St Mall, repleto de lojas, restaurantes e cafés e degustar um bom prato de carne e cerveja. Alojamento em Windhoek.

DIA 3 · WINDHOEK - RESERVA DE OKONJIMA - OTJIWARONGO

Deixe a capital e rume à Reserva Okojima, a 2 horas e 20 minutos de carro, onde poderá desfrutar de um cenário espetacular e da aparição de chimpanzés, leões e leopardos. Os safaris são a maior atração da Namíbia. Recorde-se que os parques fecham ao pôr do sol e que este dia finalizará em Otjiwarongo, a menos de uma hora de distância, uma das maiores cidades da Namíbia, onde poderá visitar o Parque de Waterberg Plateu com animais raros e espécies protegidas. Alojamento em Otjiwarongo.

DIA 4 · OTJIWARONGO - RESERVA DE OKONJIMA - OTJIWARONGO

Dia livre para continuar a explorar a zona. A reserva de Okonjima, que significa “lugar dos beduínos”, dedica-se a resgatar grandes felinos: leopardos, leões e as belíssimas chitas, tão difíceis de avistar e tão ameaçadas. Aqui, em 20.000 hectares, a Fundação Africat procura sensibilizar para o problema da caça, tão controlada, quanto furtiva.

Mais de 85% das espécies são devolvidas à liberdade e as que não conseguem reintegrar-se, permanecem

protegidas nesta reserva privada, fundada pela família Hanssen nos anos 90. Regresso e alojamento em Otjiwarongo.

DIA 5 · OTJIWARONGO - PARQUE NACIONAL ETOSHA

Despeça-se deste lugar maravilhoso e siga em direção ao Parque Nacional de Etosha, a 1 hora e 40 minutos de distância. É um dos melhores lugares para conhecer a vida selvagem. Aqui encontrará centenas de espécies de mamíferos, aves e répteis. O Parque tem uma extensão de 22.275 quilómetros quadrados, dos quais 6000 são uma planície salina. É o mais antigo da Namíbia. É o habitat de animais selvagens de extraordinária beleza, alguns em perigo de extinção, como o rinoceronte-negro e o impala-de-face-negra. Também é famoso pelos seus elefantes.

Alojamento em Etosha.

DIA 6 · PARQUE NACIONAL ETOSHA

Dispõe de todo este dia que pode dedicar a um safari no setor entre Halali e a saída leste do parque. Também recomendamos a visita a Grootfontein, onde poderá visitar o Meteorito Hoba, um dos maiores e mais peculiares do seu género. Imperdível é também o safari no setor entre Okaukejo e Halali, ambos com os melhores lagos onde os animais vêm beber e onde poderá ver algumas das imagens mais emocionantes da viagem. Vai poder observar várias espécies de antílopes, zebras, gnus, gazelas, elefantes, girafas e, com sorte, leões e rinocerontes. A norte de Halali, se o acaso for generoso consigo, terá o privilégio de ver chitas. Não perca o Pan de Etosha, um grande lago seco e branco que evoca um deserto ainda mais árido que a grande parte da Namíbia. Alojamento em Etosha.

(3)

DIA 7 · PARQUE NACIONAL ETOSHA - TWYFELFONTEIN - SWAKOPMUND

Hoje propomos um dia muito interessante, mas longo, assim, tem que começar bem cedo para compensar as três horas e meia de viagem até Twyfelfontein. Nesta Rota, poderá visitar a Floresta Petrificada, a Burnt Mountain e os Organ Pipes, curiosas formações rochosas da região. Em Twyfelfontein poderá visitar as gravuras pré-históricas nas rochas. Também recomendamos a visita ao Damara Living Museum, onde alguns locais explicam os modos de vida da tribo Damara. Continue a Rota até Swakopmund, localizada a mais de 4 horas e meia de distância. Atenção, devido ao longo trajeto percorrido neste dia, se não dispuser de muito tempo ou não tiver mais do que um motorista,

recomendamos que siga diretamente de Etosha para Swakopmund. Alojamento em Swakopmund.

DIA 8 · SWAKOPMUND - WALVIS BAY - SWAKOPMUND

Na região de Swakopmund, propomos-lhe uma excursão para observar golfinhos (agosto-outubro) ou para andar de caiaque no lago de Walvis Bay. Num cruzeiro ao longo da zona costeira conhecida como Pelican Point, terá a oportunidade de observar golfinhos livres, focas, flamingos e várias espécies de aves. Também recomendamos uma excursão 4x4 para “surfar” nas dunas e desfrutar de um deslumbrante pôr do sol. Se não for época de golfinhos ou se preferir um programa mais tranquilo, uma boa opção é ficar em Swakopmund, outra cidade colonial em que se destacam o pitoresco cais, o farol, a estação ferroviária, o monumento nacional Woermannhaus, o Museu de Etnologia e História Natural e a Mina de urânio de Rossing. Não vai ter problemas em estacionar gratuitamente.

Swakopmund é a terceira cidade da Namíbia, por isso, encontrará muitas lojas onde poderá comprar produtos alimentares e lembranças. Uma das melhores paragens deste local, é a Reserva de Focas em Cap Cross, uma colónia de lobos-marinhos, das 24 que existem na África do Sul, representando uma população de 650.000 exemplares. A entrada é paga. Após a visita, pode regressar a Swakopmund e dar um passeio pela marginal, onde pode jantar num dos restaurantes das margens do Oceano Atlântico. Nada como umas boas ostras e vinho. Dizem que são as melhores do mundo. Alojamento em Swakopmund.

DIA 9 · SWAKOPMUND - PARQUE NACIONAL NAMIB-NAUKLUFT - SWAKOPMUND

Hoje recomendamos que madrugue para se aventurar no Parque Namib-Naukluft ao amanhecer, quando a

temperatura é mais amena e as dunas estão no seu melhor contraste de cor. Namib, a pouco mais de uma hora de distância, é o maior parque de África, com uma área de cerca de 50.000 quilómetros quadrados. Dizem que é o mais antigo do mundo e com as maiores dunas do planeta, algumas com mais de 400 metros. A sua cor alaranjada tem origem na região do rio Orange. Regresso e alojamento em Swakopmund.

DIA 10 · SWAKOPMUND - WINDHOEK

Hoje, rumará em direção à capital, a 3 horas e 20 minutos de distância, pode aproveitar para fazer as visitas que ficaram pendentes à chegada e comprar algumas lembranças antes de se despedir deste magnífico país. A sua aventura africana chega ao fim. Alojamento em Windhoek.

DIA 11 · WINDHOEK - CIDADE DE ORIGEM

Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Noite a bordo.

DIA 12 · CIDADE DE ORIGEM

Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Voo de ida e volta.

Estadia no hotel seleccionado em Windhoek.

Regime seleccionado em Windhoek.

Estadia no hotel seleccionado em Otjiwarongo.

Regime seleccionado em Otjiwarongo.

Estadia no hotel seleccionado em Parque Nacional Etosha.

Regime seleccionado em Parque Nacional Etosha.

(4)

Windhoek Otjiwarongo Parque Nacional Etosha

Swakopmund Walvis Bay

Estadia no hotel seleccionado em Swakopmund.

Regime seleccionado em Swakopmund.

Aluguer de carro.

Seguro de viagem.

Destinos Visitados

- Lembre-se que em Namíbia se conduz na faixa esquerda.

- Consulte o seu centro de vacinação internacional para saber quais as medidas de saúde preventivas recomendadas em Namíbia.

- Os passageiros que viajam com crianças menores de idade, deverão levar consigo uma cópia do certificado de nascimento dos mesmos traduzida em inglês. No caso dos menores que viajam com apenas um dos seus pais, deverão ainda levar uma autorização do outro progenitor, validada perante um notário ou pela polícia do país de origem.

- Os quartos triplos em Africa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão,

desaconselhamos o seu uso na medida do possível.

- Consulte a documentação necessária para entrar no país.

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

Notas importantes

A sua viagem não inclui

Possibilidade de pagamento de portagens.

Ingresso para reservas e parques nacionais.

(5)

- Deve estar ciente de que alguns dos trajetos são por caminhos de terra e areia e muito poucos de asfalto, o que exige ir devagar e com cuidado. Certamente, demorará mais tempo a explorar a rota do que o indicado pelo seu GPS.

- Tenha cuidado com o excesso de velocidade, uma vez que são aplicadas sanções pesadas.

- Recomendamos que encha o depósito antes de iniciar percursos longos porque os postos de abastecimento escasseiam em algumas zonas.

- É aconselhável optar por um veículo todo-o-terreno.

Referências

Documentos relacionados

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

4.. Neste capítulo iremos analisar o modo como a política perspectiva o problema da protecção ambiental e como isso se reflecte na regulação

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se