• Nenhum resultado encontrado

Relatório Diário.22.10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Relatório Diário.22.10"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Instituto Superior de Educação e Ciências/Universitas

Mestrado de Qualificação Para a Docência em Educação Pré-Escolar Prática Supervisionada

Relatório Diário

(de observação da prática educativa) 22/10/2013

1.Situações de aprendizagem/rotinas observadas Horas

. 09.00 . 09.10 . 09.40 . 09.50 . 10.00 . 10.50 . 11.00 . 11.30 . 11.45 . 12.20 . 12.50

. Entrada

. Brincadeira livre

. Escolha do chefe de sala . Reforço da manhã

. Aula de psicomotricidade . Regresso à sala

. Recreio . Higiene . Almoço

. Visionamento de um filme . Recreio

2. Metas/Áreas de Conteúdos domínios e subdomínios abordados Horas

.09.10h- 09.40h

.09.40h- 10.00h

.10.00h- 11.00h

.11.30h- 12.20h

Formação Pessoal e Social

DOMÍNIO:COOPERAÇÃO

Formação Pessoal e Social

DOMÍNIO:INDEPENDÊNCIA/AUTONOMIA

Expressões

DOMÍNIO:EXPRESSÃO MOTORA

Subdomínio: Deslocamentos e Equilíbrios

Subdomínio: Jogos

Formação Pessoal e Social

(2)

4. Detecção de situações críticas (comportamentos evidenciados e situações que os originaram)

Estagiário Alunos/Crianças

Fui até ao local onde ele estava sentado e coloquei-me no meio da cadeira dele e de outra criança, e o D. entalou-me, fiz força contra a cadeira dele e disse-lhe para parar porque não havia nenhuma razão para me estar a fazer aquilo. A resposta dele foi que era o chefe da sala e que ninguém mandava mais do que ele. Para não perturbar mais a hora de almoço disse-lhe para que no final da refeição viesse falar comigo.

Quando acabou de comer, sentei-me com ele, longe do grupo e expliquei-lhe que não me pode entalar com a cadeira e se eu lhe estou a dizer para ele comer, que não é para o mal dele. A criança abraçou-se a mim, pedindo-me desculpa e garantindo que não voltaria a acontecer mais.

Durante a hora de almoço, o D. que hoje foi o chefe de sala, ameaçou-me dizendo que se eu voltasse a passar perto do lugar dele, que me ia entalar no meio das cadeiras.

5. Análise e Reflexão

Hoje o dia foi bastante difícil, o grupo é bastante activo e a educadora confessou-me que ainda não tem o grupo na mão e que há comportamentos que ela própria não consegue controlar.

As crianças dizem “não” a todos os pedidos da educadora e contrariam todas as suas decisões. Parece-me ser um grupo bastante irrequieto não conseguindo estar a brincar num só sítio, mais de 10 minutos.

As crianças dividem-se em pequenos grupos, uns ficam no computador, outros no cantinho da plasticina, outros na casinha, outros a fazer jogos de mesa, outras a fazerem desenhos e outros na garagem. Embora algum tempo depois já esteja tudo uma confusão, com as crianças a correrem e a gritarem pela sala.

(3)

energias, embora continuassem pelo ginásio, como se o que a educadora lhes dissesse não interessasse.

A educadora e eu, fizemos um jogo, que dividimos o grupo ao meio e metades ficavam de mãos dadas e os outros tinham que entrar e sair da roda sem serem apanhados, o grupo conseguiu estar concentrado durante um certo tempo, só que depois tudo ficou descontrolado, embora a educadora não tivesse interrompido o jogo.

Hoje o almoço foi arroz de frango e algumas crianças demoraram mais algum tempo a comer, quando já só tinha duas crianças, as senhoras do refeitório, disseram-nos para juntar os meninos numa só mesa.

Por volta das 12.20h as mesmas senhoras disseram-nos que a hora do pré-escolar almoçar já tinha acabado e que tínhamos que levar dali as crianças, mesmo sem terem almoçado.

Depois do almoço as crianças foram para uma sala assistir a um filme, porque estava a chover e não podiam estar no recreio. Quando parou de chover as crianças voltaram para o recreio.

Falámos com uma das auxiliares sobre o que se tinha passado no refeitório e disseram-nos para amanhã falarmos com as educadoras porque as crianças não podem ser mandadas embora sem almoçarem.

Referências

Documentos relacionados

Frases de perigo (CLP) : H226 - Vapor e líquido inflamáveis H302 - Nocivo se for ingerido H315 - Causa irritação na pele H318 - Causa lesões sérias nos olhos H335 - Pode

Claro que, em função disso, uma abordagem relevante do tempo numa economia capitalista, para ser coerente com essa proposição de Keynes, está condenada a formular uma

O primeiro que avistou o homem estranho (na verdade a deusa disfarçada) foi Telêmaco, que estava sentado no meio dos pretendentes com tristeza no coração,

Jornal da Metrópole, Salvador, 8 de abril de 2021 13 400 CIDADE 55 R$ para oferta do vale- alimentação O PANORAMA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO. Com pandemia, rede de ensino na Bahia

As conjugações 2ª e 3ª muito se assemelham, pois ambas fazem o infi nitivo em ERE. A diferença está na localização da sílaba tônica, a qual, na 2ª conjugação, é longa.

Material e métodos: Estudo retrospectivo dos casos e análise de dados relativos à epidemiologia, etiologia, apresentação clínica, diagnóstico, tratamento e complicações,

Análise do Curriculum Vitae e do Histórico Escolar Análise do Projeto de Pesquisa para a Dissertação

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que